Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mquinaz » 24/11/2009 21:37

kpt Escreveu:Desconheço tal "K".



Refiro-me a este K:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=70479


Já agora, no teu ultimo post citás-te o meu nome... quem disse isso foi o Marau1 :wink:
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 821
Registado: 11/2/2008 18:54
Localização: Covilhã / Guarda

por kpt » 24/11/2009 20:25

mquinaz Escreveu:Ulisses, o Kpt é o K, mas num formato portuga k(pt)do qual já te ouvi falar e a quem chegas-te a fazer uma entrevista :?:


Desconheço tal "K".

mquinaz Escreveu:Boa tarde,

desculpa Ulisses mas penso que esse comentário também será para mim, em relação ao que disse do Kpt... Tenho a dizer-te (e não mais falarei neste assunto) que o que critiquei foi o facto de o Kpt sempre que alguém colocava uma observação positiva sobre a acçã, ele deitava-a e deita-a abaixo (a ela e aos comentarios). Cada qual dá a sua opinião, agora se ela não muda porquê estar sempre a repeti-la???? mas por mim é na boa, até porque a opinião dele vale o que vale, e as pessoas que vêm ao Caldeirão com o tempo também se apercebem do que as vezes as opiniões pretendem...
Abraço e bons negócios...


É uma percepção totalmente errada mas da mesma forma que dizes isso, eu pergunto-te. Porque é que então aquelas pessoas que estão optimistas e não mudaram a sua opinião desde então têm que dizê-lo e comentá-lo todos os dias?

Deixa-me dizer que não é por haver um comentário positivo que eu venho a correr deitá-lo abaixo. Aliás, eu apenas contra-argumento e não ando a acusar-vos de isto ou de aquilo.

Os meus comentários têm decorrido ao longo de vários dias seguidos ou interpolados, mas isso é uma mera coincidência. Mas revejam o anterior tópico, em que há mais de um mês a minha posição era a mesma (quando andava à volta dos 1 € e tal). Na altura também houve quem discordasse mas se calhar não estive assim tão longe do que na realidade aconteceu.

Estarei eu errado? Ninguém pode dizê-lo agora. Estarei certo? Idem.

Se se vier a demonstrar que estou de momento errado, pois bem, é assim o mercado. Umas vezes erra-se, outras acerta-se mas o essencial é fundamentar aquilo que se faz, senão é um autêntico gambling.

Se reparares, o que eu critiquei foi a falta de sumo daquele comentário. Tal comentário assemelha-se a dizer "tudo pode acontecer". Pergunto eu, que valor acrescentado tem isto?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1131
Registado: 11/5/2007 23:19
Localização: Lx

por Ulisses Pereira » 24/11/2009 19:23

Não, não. :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por mquinaz » 24/11/2009 19:21

Ulisses, o Kpt é o K, mas num formato portuga k(pt)do qual já te ouvi falar e a quem chegas-te a fazer uma entrevista :?:
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 821
Registado: 11/2/2008 18:54
Localização: Covilhã / Guarda

por Ulisses Pereira » 24/11/2009 18:55

Marau, critiquei-te directamente no tópico próprio. Quem discorda de uma análise tem uma solução fácil: Apresentar argumentos contrários.

Aproveito para sublinhar que a generalidade das análises do kpt são das melhores que se fazem no Caldeirão.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Marau1 » 24/11/2009 18:46

Boa tarde,

desculpa Ulisses mas penso que esse comentário também será para mim, em relação ao que disse do Kpt... Tenho a dizer-te (e não mais falarei neste assunto) que o que critiquei foi o facto de o Kpt sempre que alguém colocava uma observação positiva sobre a acçã, ele deitava-a e deita-a abaixo (a ela e aos comentarios). Cada qual dá a sua opinião, agora se ela não muda porquê estar sempre a repeti-la???? mas por mim é na boa, até porque a opinião dele vale o que vale, e as pessoas que vêm ao Caldeirão com o tempo também se apercebem do que as vezes as opiniões pretendem...
Abraço e bons negócios...
 
Mensagens: 16
Registado: 2/5/2009 11:00
Localização: 15

por Ulisses Pereira » 24/11/2009 18:21

fitas, um comentário que diz que a qualquer momento pode subir 20% não pode ser criticado e apontar-se para que possa acontecer o contrário?

Sinceramente, acho que há alguns membros deste fórum que estão com dificuldades em aceitar opiniões negativas sobre os títulos e isso é um sinal muito negativo para a sua maturidade como investidores.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Nyk » 24/11/2009 18:11

Depois de estar quase toda a sessão de hoje a subir, fechou a cair com mais um péssimo fecho.
Tecnicamente temos um suporte nos 0,90\0,91 e mais abaixo os famosos 0,88, ninguem sabe o que o titulo vai fazer, poderá muito bem vir visitar os 0,88 como nunca o fazer, dependerá tambem do desenrolar das bolsas a nivel global. Resta-nos Aguardar.
Anexos
BCP24112009.JPG
BCP24112009.JPG (59.45 KiB) Visualizado 10895 vezes
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por kpt » 24/11/2009 17:59

fitas Escreveu:Palavra que não entendo essa tua teoria.

Observações dessas, espremidas o que é que dão?

Só pretendes demonstrar que não estás de acordo com
a intervenção...baseado em quê!!!

Meu caro neste momento conjecturas à muito quem as faz, quem vai adivinhar o dia de amanhã????

Fitas


Ao dizeres "neste momento conjecturas à muito quem as faz, quem vai adivinhar o dia de amanhã????" só me dás razão precisamente em relação ao meu comentário.

Conjecturar sem fundamentação foi precisamente aquilo que comentei/critiquei.

Cada um sabe de si e tem as suas opiniões. Será que não sabem viver em democracia? Agora digo eu, palavra que não vos entendo. Ou é à vossa maneira, ou já está tudo errado...

Ah, mas já agora, qual teoria? Essa não entendi... podes explicar?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1131
Registado: 11/5/2007 23:19
Localização: Lx

por fitas » 24/11/2009 17:50

Palavra que não entendo essa tua teoria.

Observações dessas, espremidas o que é que dão?

Só pretendes demonstrar que não estás de acordo com
a intervenção...baseado em quê!!!

Meu caro neste momento conjecturas à muito quem as faz, quem vai adivinhar o dia de amanhã????

Fitas
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/6/2005 17:48
Localização: Figueira da Foz

por kpt » 24/11/2009 17:35

Rosario2008 Escreveu:No BCP é só dar tempo ao tempo. Está confirmado que o pior já passou. A recuperação tanto pode ser brusca como mais lenta. Pode andar varios meses dentro do mesmo range apertado e de repende subir 20% a 30%.


Realmente pode, como pode cair 20%, subir 20%, descer 10% e depois ainda disparar 50%.

Certo é que não passam de cenários e cenários há milhentos possíveis.

Por agora o mais sensato é esperar pelo suporte ou pela LTA.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1131
Registado: 11/5/2007 23:19
Localização: Lx

por Nyk » 24/11/2009 17:29

Vai fazer mais um fecho miserável :!:
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por Rosariom2014 » 24/11/2009 16:32

No BCP é só dar tempo ao tempo. Está confirmado que o pior já passou. A recuperação tanto pode ser brusca como mais lenta. Pode andar varios meses dentro do mesmo range apertado e de repende subir 20% a 30%.
 
Mensagens: 330
Registado: 29/1/2007 13:13
Localização: 20

por Nyk » 24/11/2009 16:29

O BCP está aguentar-se muito bem em dia de indecisão nas bolsa.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por Nyk » 24/11/2009 11:09

BCP vende dívida sénior com maturidade a três anos
O Banco Comercial Português (BCP) vai avançar com uma emissão de dívida sénior, a taxa variável. Não é conhecido o montante desta operação que tem um prazo de três anos e três meses.

--------------------------------------------------------------------------------

Paulo Moutinho
paulomoutinho@negocios.pt


O Banco Comercial Português (BCP) vai avançar com uma emissão de dívida sénior, a taxa variável. Não é conhecido o montante desta operação que tem um prazo de três anos e três meses.

Segundo a Bloomberg, que cita um dos quatro bancos envolvidos na operação (Millennium IB, Barclays, JPMorgan e UniCredit), a emissão de dívida tem maturidade em Fevereiro de 2013.

Recentemente, o BES fez uma emissão idêntica. Colocou 1,5 mil milhões de euros, também a taxa variável, equivalente à Euribor a 3 meses acrescida de um “spread” de 105 pontos base.

“O sucesso da operação ficou demonstrado pela composição do livro de ordens que atingiu um volume de 1,5 mil milhões de euros, com a participação de 138 investidores”, revelou o banco num comunicado emitido na semana passada.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

Re: Bota abaixo...

por kpt » 23/11/2009 19:05

Marau1 Escreveu:Realmente Kpt, acho engraçado que sempre que alguém dá uma análise mais positiva tu vens aqui deitar abaixo, será que tens tanto interesse assim que a acção desvalorize???? ou será que perdeste o comboio???
Gostaria de ouvir uma análise do Ulisses ou do Nyk para esta acção, se fôr possível.

Abraço a todos e bons negócios...


Marau1, não percebo porquê tanto espanto ou indignação.

Não tem sido esta a minha perspectiva desde há já algum tempo?

Da mesma forma que tu fizeste essa pergunta, eu pergunto-te: "Porque será que por alguém dar uma análise positiva eu teria que mudar a minha automaticamente?"

Aconselho também a releres as minhas expectativas e análises no anterior tópico do BCP e hás-de concluir se a minha postura mudou ou não.

Lê também meia dúzia de posts atrás onde refiro que saí a 0,99, pelo que de momento não estou a perder comboio algum.

Na realidade até contínuo expectante face à possbilidade de o voltar a apanhar cá mais abaixo nos 0,86/0,88.

Apenas tenho sustentado a minha opinião naquilo que me parece ser mais provável de momento.

Mas o mercado é isto mesmo, uns acham assim outros acham assado.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1131
Registado: 11/5/2007 23:19
Localização: Lx

Re: Bota abaixo...

por Nyk » 23/11/2009 18:46

Marau1 Escreveu:Realmente Kpt, acho engraçado que sempre que alguém dá uma análise mais positiva tu vens aqui deitar abaixo, será que tens tanto interesse assim que a acção desvalorize???? ou será que perdeste o comboio???
Gostaria de ouvir uma análise do Ulisses ou do Nyk para esta acção, se fôr possível.

Abraço a todos e bons negócios...


Tecnicamente poderá muito bem fazer uma visita os 0,88 (valor onde se encontra a lta de curto-médio prazo).
Anexos
BCP23112009.JPG
BCP23112009.JPG (67.56 KiB) Visualizado 10809 vezes
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por Ulisses Pereira » 23/11/2009 18:29

Marau, mas qual é o problema do Kpt colocar análises pessimistas? Ele faz aquilo que muitos se esquecem de fazer: Argumentar. Quem discorda, tem uma boa solução: Contra-argumentar.

Dizer mal de uma acção com argumentos faz parte do que é o Caldeirão. Dizer mal do que os outros dizem sem contra-argumentar está muito longe do que é o espírito do Caldeirão...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Bota abaixo...

por Marau1 » 23/11/2009 18:14

Realmente Kpt, acho engraçado que sempre que alguém dá uma análise mais positiva tu vens aqui deitar abaixo, será que tens tanto interesse assim que a acção desvalorize???? ou será que perdeste o comboio???
Gostaria de ouvir uma análise do Ulisses ou do Nyk para esta acção, se fôr possível.

Abraço a todos e bons negócios...
 
Mensagens: 16
Registado: 2/5/2009 11:00
Localização: 15

por kpt » 23/11/2009 17:59

Num dia em que as praças sobem, principalmente na Europa, mais de 2%, o BCP sobe 1,62% com menos de 10 milhões de acções transaccionadas...

Parece-me volume manifestamente insuficiente e contínua a pairar no ar um certo cheiro a desconfiança.

Mais, o Euro continua a debater-se com os 1,50. Caso não quebre e corrija, teremos um bom efeito negativo nos mercados...

Mas o volume realmente foi fraco.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1131
Registado: 11/5/2007 23:19
Localização: Lx

por Luka! » 23/11/2009 15:27

AC Investor Blog Escreveu:Continuo Bullish no BCP..... O BCP está sobre-vendido segundo o STOC. neste momento, e a qualquer altura um forte disparo pode acontecer. Daí que entrar curto aqui, é mais arriscado do que entar longo. A Divergência Bullish no MACD tb pode contribuir para esse bounce.....


Vejo o mesmo ... talvez a nota positiva do Santander favoreça a tua visao ... e o meu feeling...

(depois é uma questão de contagio "as subidas trazem mais subidas" ...)...

:wink:
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3395
Registado: 21/10/2003 21:48

por fitas » 23/11/2009 13:33

Ainda parece haver muitos receios, pois o volume para o título é diminuto.

Vamos indo e vamos vendo. :roll:


Fitas
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/6/2005 17:48
Localização: Figueira da Foz

por Luka! » 23/11/2009 11:38

Espírito Santo Investment
BCP é dos bancos europeus mais baratos
A Espírito Santo Investment (ESI) escolheu o Banco Comercial Português como um dos dois "top picks" entre os bancos ibéricos, prevendo uma recuperação dos seus resultados em 2010 e realçando que é um dos bancos europeus mais baratos.

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios Online
negocios@negocios.pt


A Espírito Santo Investment (ESI) escolheu o Banco Comercial Português como um dos dois 'top picks' entre os bancos ibéricos, prevendo uma recuperação dos seus resultados em 2010 e realçando que é um dos bancos europeus mais baratos.

No “Equity Strategy for Iberia” para 2010, citado pela agência Reuters, o analista Tiago Dionísio aponta que os 'key drivers' deverão passar por melhorias na performance operacional, nomeadamente na frente das receitas; contínuas medidas de corte de custos; performance do Fundo de Pensões; bem como adicionais passos de reforço dos rácios de capital.


"Acreditamos que o pior já deverá ter passado para o BCP, com os resultados a começarem a melhorar a partir do final deste ano," adianta Tiago Dionísio, que tem um preço-alvo de 1,20 euros por acção para o BCP.

Acrescenta que "o BCP está a negociar a 0,9 vezes P/TBV sendo um dos bancos mais baratos da Europa e da Pensínsula Ibérica".

De acordo com a nota de “research” citada pela Reuters, a ESI espera que, "as unidades internacionais do grupo beneficiarão de uma melhoria no ambiente macroeconómico global".
Anexos
BCP IMG.jpg
BCP IMG.jpg (3.68 KiB) Visualizado 11470 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3395
Registado: 21/10/2003 21:48

por kpt » 22/11/2009 16:26

nunoand99 Escreveu:
kpt Escreveu:
AC Investor Blog Escreveu:Continuo Bullish no BCP..... O BCP está sobre-vendido segundo o STOC. neste momento, e a qualquer altura um forte disparo pode acontecer. Daí que entrar curto aqui, é mais arriscado do que entar longo. A Divergência Bullish no MACD tb pode contribuir para esse bounce.....


O RSI não é isso que indica, ainda. É que, quer queiramos quer não, estamos neste momento abaixo da MM50 coisa que não acontecia desde há largissímos meses.

Mais, estamos abaixo dos 50 no RSI, facto que também já não sucedia há largos meses. Não encontro também grande suporte nesta zona.

Um teste à zona dos 0,86, pode ser efectivamente o tónico necessário para que em termos técnicos surja um interesse em força. Nessa altura muito provavelmente já estará, aí sim, realmente sobrevendido, a tocar na LTA de médio prazo e ainda a tocar campaínhas em muitas cabecinhas ("compra compra!"). Por agora, mantenho-me de fora a observar.


Boas kpt,

O que referes é um cenário possivel, mas parece-me que isso, a acontecer, será sempre um "toca e foge"

Ou seja, não há especial risco em acumular na zona dos 0,88€-0,92€.

O rácio compensa!
Mesmo que tenhas em vista somente um novo máximo.
Se tiveres em vista os 1,20€, ainda compensa mais.

Saudações & Bons Negócios


Zonas junto a suportes normalmente nunca são más para acumular. A questão aplica-se a quem de momento ainda está de fora e procura o melhor ponto de entrada possível (se é que isso é realmente possível).

Eu tinha entrado nos 0,76 e saí ha mais de um mês a 0,99. Já na altura, quando saí, entendi que o movimento poderia estar sujeito a uma correcção, quicá, até aos 0,86, daí que a minha estratégia por agora seja reentrar nessa zona. Se vai lá mesmo ou não, não sei, veremos, apenas jogo com o que o gráfico demonstra actualmente.

Toca e foge é bem possível mas a ordem estará lá para ser preenchida ;). Aliás, a existir um toca e foge será precisamente um indicio do grande interesse que existe nessa zona.

Se me disseres, não é mau entrar agora e reforçar caso teste os 0,86, não, não é. Mas...tudo se resume a estratégias e posicionamentos de cada um. Basta para isso ver que saí a 0,99, mesmo acreditando que a médio/longo prazo contínue a subir. Tudo se resume ao time-frame ;)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1131
Registado: 11/5/2007 23:19
Localização: Lx

por nunoand99 » 22/11/2009 14:29

kpt Escreveu:
AC Investor Blog Escreveu:Continuo Bullish no BCP..... O BCP está sobre-vendido segundo o STOC. neste momento, e a qualquer altura um forte disparo pode acontecer. Daí que entrar curto aqui, é mais arriscado do que entar longo. A Divergência Bullish no MACD tb pode contribuir para esse bounce.....


O RSI não é isso que indica, ainda. É que, quer queiramos quer não, estamos neste momento abaixo da MM50 coisa que não acontecia desde há largissímos meses.

Mais, estamos abaixo dos 50 no RSI, facto que também já não sucedia há largos meses. Não encontro também grande suporte nesta zona.

Um teste à zona dos 0,86, pode ser efectivamente o tónico necessário para que em termos técnicos surja um interesse em força. Nessa altura muito provavelmente já estará, aí sim, realmente sobrevendido, a tocar na LTA de médio prazo e ainda a tocar campaínhas em muitas cabecinhas ("compra compra!"). Por agora, mantenho-me de fora a observar.


Boas kpt,

O que referes é um cenário possivel, mas parece-me que isso, a acontecer, será sempre um "toca e foge"

Ou seja, não há especial risco em acumular na zona dos 0,88€-0,92€.

O rácio compensa!
Mesmo que tenhas em vista somente um novo máximo.
Se tiveres em vista os 1,20€, ainda compensa mais.

Saudações & Bons Negócios
 
Mensagens: 1344
Registado: 16/5/2005 21:38

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], CORTIÇA, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Opcard e 385 visitantes