Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por tiopatinhas » 10/10/2011 14:52

Elias, por favor, podes actualizar o teu desenho?
Parece-me que nos estamos a preparar para mais umas quedinhas acentuadas... :roll:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2013
Registado: 17/3/2005 14:58
Localização: 24

por Pickbull » 6/10/2011 11:36

artista Escreveu:
artista Escreveu:Pickbull, eu falei em teste "à zona" de suporte, essa não foi quebrada, nem mesmo hoje com o fecho marginalmente abaixo da LT de suporte ainda não temos uma confirmação... não me parece que sejam "minudências"!!!

Eu também acho, e já o disse, que deverá ser uma questão de tempo a confirmação da quebra, mas se olharmos para a "big picture" a quebra ainda não existe!


... e mais uma vez esta zona está a ser um oso duro de roer para os ursos, os touros parecem não querer ceder esta fronteira importante, veremos se o conseguem fazer?! Se tivesse de apostar diria que não conseguirão mas os mercados fazem constantemente o oposto daquilo que pensamos que vão fazer!


Eu se tivesse que apostar diria que essa zona será quebrada.
A não ser que finalmente se tomem medidas sérias quanto à resolução dos problemas porque as palavras e promessas já nós sabemos quais são os resultados!
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por artista_ » 6/10/2011 10:27

artista Escreveu:Pickbull, eu falei em teste "à zona" de suporte, essa não foi quebrada, nem mesmo hoje com o fecho marginalmente abaixo da LT de suporte ainda não temos uma confirmação... não me parece que sejam "minudências"!!!

Eu também acho, e já o disse, que deverá ser uma questão de tempo a confirmação da quebra, mas se olharmos para a "big picture" a quebra ainda não existe!


... e mais uma vez esta zona está a ser um oso duro de roer para os ursos, os touros parecem não querer ceder esta fronteira importante, veremos se o conseguem fazer?! Se tivesse de apostar diria que não conseguirão mas os mercados fazem constantemente o oposto daquilo que pensamos que vão fazer!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por luisfna » 6/10/2011 0:47

Desculpa Elias, mas todos os acontecimentos de que falas, só serviram para as bolsas descerem.

Nem a "operação twist" do Obama serviu para fazer subirem as acções.

E o que fez elas subirem? Qual o facto real na economia mundial que provocou as subidas? Nada!!!!!

Por isso é que eu acho que as bolsas ultimamente, têm andado na onda das opiniões dos Presidentes, Primeiros Ministros e Ministros das Finanças.

O que aconteceu ontem e hoje vem mais uma vez provar o que eu digo.

O que aconteceu á economia mundial para as bolsas nos EU ontem em uma hora valorizarem mais de 4% nos fechos das sessões. Estava um dia péssimo por lá com as bolsas no vermelho em mais de 2%, e em uma hora a "economia mundial" melhorou 4%, e fecharam todas no verde.

É claro que hoje por arrasto a Ásia fechou em alta, e a Europa foi tambem na onda.

Bem Elias todos nós sabemos que o único facto conhecido, foi a noticia no Financial Times sobre a reunião dos ministros das finanças europeus em que decidiram ajudar a banca, senão vai tudo para a falência e não seria só o Dexia. Hoje a Sra. Merkel confirmou essa decisão, mas, ainda ninguem sabem como, e só se sabe que será ainda este mês. Ou seja mais uma vêz essa "malta" diz que vão resolver um problema bem grave, e mais uma ondinha nas bolsas para cima.

Como disse atrás estava á espera de mais um acontecimento destes para entrar "na onda", mas tambem te digo, que acredito que "isto será sol de pouca dura", e em principio amanhã para o fim da sessão estarei fora.

Como hoje os EU fecharam em alta, provavelmente a Ásia e a Europa amanhã estará em alta, mas não acredito que na sexta fique verde. O que se passa é demasiado grave e não se vai resolver com boas intenções dessa "malta", por isso a tendencia vai continuar a ser descendente. Só podemos aproveitar estes ressaltos, e esta ondulação que se tem mantido.

Obrigado e um abraço.
LA
 
Mensagens: 84
Registado: 19/11/2010 10:12
Localização: 16

por artista_ » 4/10/2011 17:44

Pickbull, eu falei em teste "à zona" de suporte, essa não foi quebrada, nem mesmo hoje com o fecho marginalmente abaixo da LT de suporte ainda não temos uma confirmação... não me parece que sejam "minudências"!!!

Eu também acho, e já o disse, que deverá ser uma questão de tempo a confirmação da quebra, mas se olharmos para a "big picture" a quebra ainda não existe!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Pickbull » 4/10/2011 15:56

artista Escreveu:
Pickbull Escreveu:
artista Escreveu:
artista Escreveu:
jromeira Escreveu:Os 5750 a funcionarem agora como resistência?


Para já esta zona tem servido é de suporte e não de resistência... veremos se aguenta mas, como se costuma dizer, "cântaro vai tantas vezes à fonte que um dia deixa lá a asa"! :|


Mais um teste à zona de suporte, mínimos desde 2009 ... aqueles que o Euroverde tem a certeza que não serão quebrados até 2017! :shock:

... lá vai o cântaro outra vez à fonte!!


Esses mínimos (de finais de 2008) já foram quebrados em Setembro. 8-)


Não houve uma quebra confirmada, a quebra foi momentânea e marginal...


Minudências ...

Mas dito por outras palavras. Já fez novos mínimos e inclusivamente já fechou abaixo do fecho mínimo. O que não fez (provavelmente será hoje) foi fechar abaixo do mínimo.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por artista_ » 4/10/2011 15:04

Pickbull Escreveu:
artista Escreveu:
artista Escreveu:
jromeira Escreveu:Os 5750 a funcionarem agora como resistência?


Para já esta zona tem servido é de suporte e não de resistência... veremos se aguenta mas, como se costuma dizer, "cântaro vai tantas vezes à fonte que um dia deixa lá a asa"! :|


Mais um teste à zona de suporte, mínimos desde 2009 ... aqueles que o Euroverde tem a certeza que não serão quebrados até 2017! :shock:

... lá vai o cântaro outra vez à fonte!!


Esses mínimos (de finais de 2008) já foram quebrados em Setembro. 8-)


Não houve uma quebra confirmada, a quebra foi momentânea e marginal...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Pickbull » 4/10/2011 12:53

artista Escreveu:
artista Escreveu:
jromeira Escreveu:Os 5750 a funcionarem agora como resistência?


Para já esta zona tem servido é de suporte e não de resistência... veremos se aguenta mas, como se costuma dizer, "cântaro vai tantas vezes à fonte que um dia deixa lá a asa"! :|


Mais um teste à zona de suporte, mínimos desde 2009 ... aqueles que o Euroverde tem a certeza que não serão quebrados até 2017! :shock:

... lá vai o cântaro outra vez à fonte!!


Esses mínimos (de finais de 2008) já foram quebrados em Setembro. 8-)
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por artista_ » 4/10/2011 12:39

artista Escreveu:
jromeira Escreveu:Os 5750 a funcionarem agora como resistência?


Para já esta zona tem servido é de suporte e não de resistência... veremos se aguenta mas, como se costuma dizer, "cântaro vai tantas vezes à fonte que um dia deixa lá a asa"! :|


Mais um teste à zona de suporte, mínimos desde 2009 ... aqueles que o Euroverde tem a certeza que não serão quebrados até 2017! :shock:

... lá vai o cântaro outra vez à fonte!!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Elias » 3/10/2011 23:43

luisfna Escreveu:O que eu quiz dizer foi que, os únicos factos que conheço para este sobe e desce, das bolsas mundiais nos últimos tempos, foram as várias opiniões dessa "malta", em que á segunda fala um e diz que tudo se vai resolver, e á quinta vem outro e diz que vai tudo por água abaixo.

Desculpa mas não podes dizer que isto não é real.

Já agora gostava de saber a tua opinião sobre isto.


luisfna,

Claro que é real, mas quando saltas daí para a conclusão de que estes foram os únicos factos que justificam este sobe e desce, fico com a sensação de que andas distraído.

Relembro alguns acontecimentos relevantes dos últimos tempos que ajudaram à descida e nada têm a ver com a Grécia:

- baixa do rating dos EUA
- confiança dos consumidores nos EUA em mínimos de 30 anos
- dados do emprego nos EUA muito maus no início de Setembro
- pacote anunciado pelo Obama ("operação twist")
- receios de recessão nos EUA
- baixa do rating dos bancos franceses
- receios da propagação da crise da dívida a Itália, Espanha e quiçá França

Há mais, mas acho que estes exemplos ilustram o que quero dizer.

1 abraço,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por luisfna » 3/10/2011 23:29

Não claro que não.

Para ajudar as descidas temos a Grécia muito mal mesmo, e quem faz descer as bolsas mundiais é a perpectiva futura do que pode acontecer á Grécia se não for ajudada. Alem da Grécia temos o possivel efeito dominó em que vai tudo para o fundo, incluindo muito banco alemão, françês e americano por arrasto.

O que eu quiz dizer foi que, os únicos factos que conheço para este sobe e desce, das bolsas mundiais nos últimos tempos, foram as várias opiniões dessa "malta", em que á segunda fala um e diz que tudo se vai resolver, e á quinta vem outro e diz que vai tudo por água abaixo.

Desculpa mas não podes dizer que isto não é real.

Já agora gostava de saber a tua opinião sobre isto.

Um abraço.
 
Mensagens: 84
Registado: 19/11/2010 10:12
Localização: 16

por Elias » 3/10/2011 23:16

luisfna Escreveu:No último mês e meio, quem tem feito subir as bolsas têm sido a Sra. Merkel, o Sr. Sarkozy, o Sr. Papandreou, O Sr Durão Barroso e tambem presidente do BE que não sei o nome, com as suas opiniões favoráveis á manutenção da Grécia dentro do euro.

E os que fazem descer, com as suas comunicações ou "opiniões" têm sido o ministro das finanças alemão, e agora o ministro das finanças grego, e mais alguns que têm feito o contraponto.


luisfna,

Enumeras dois conjuntos de personagens. Os primeiros são presidentes, chefes de governo. Os segundos são ministros das finanças.

Dado que as bolsas têm descido mais do que sobem, só posso deduzir que consideras que os ministros das finanças têm mais poder para influenciar os mercados do que os chefes dos governo a que pertencem.

Estou certo? :wink:
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por luisfna » 3/10/2011 23:10

Elias

No último mês e meio, quem tem feito subir as bolsas têm sido a Sra. Merkel, o Sr. Sarkozy, o Sr. Papandreou, O Sr Durão Barroso e tambem presidente do BE que não sei o nome, com as suas opiniões favoráveis á manutenção da Grécia dentro do euro.

E os que fazem descer, com as suas comunicações ou "opiniões" têm sido o ministro das finanças alemão, e agora o ministro das finanças grego, e mais alguns que têm feito o contraponto.

Elias sei bem que parece ficção, e como é que a opinião de uma só pessoa na altura certa faz mexer as bolsas mundiais, mas a verdade é que isso tem acontecido nas últimas semanas, com opiniões diversas nuns dias e as bolsas mundiais sobem, e passados dois, três ou quatro dias dias alguem com influencia politica nesta Europa, diz o contrário e elas descem.

Á um mês e meio que tem sido assim.

Agora se me perguntas se isto está "programado" durante esta indecisão sobre a Grécia, é claro que eu não sei, mas que para mim está suspeito lá isso está.

Cumprimentos
 
Mensagens: 84
Registado: 19/11/2010 10:12
Localização: 16

por Elias » 3/10/2011 22:57

artista Escreveu:
Elias Escreveu:
luisfna Escreveu:Ando a pensar em arranjar um fundo para pagarmos umas entrevistas a essa malta que faz mexer as bolsas.



luisfna,

Quem é essa "malta" a que fazes referência?


Deve ser o "Rabino" e outros do género! :mrgreen:


artista,

por favor não avacalhes... ou, como dizem os americanos, "please do not avacalhate" 8-)
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por artista_ » 3/10/2011 22:54

Elias Escreveu:
luisfna Escreveu:Ando a pensar em arranjar um fundo para pagarmos umas entrevistas a essa malta que faz mexer as bolsas.



luisfna,

Quem é essa "malta" a que fazes referência?


Deve ser o "Rabino" e outros do género! :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Elias » 3/10/2011 22:43

luisfna Escreveu:Ando a pensar em arranjar um fundo para pagarmos umas entrevistas a essa malta que faz mexer as bolsas.



luisfna,

Quem é essa "malta" a que fazes referência?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por luisfna » 3/10/2011 22:33

Boa noite

Com tantas noticias favoráveis á descida, penso que provávelmente iremos ver o PSI nos 5500 dentro de dois dias ( descida de mais 4,2% ).

Como não acredito que deixem cair a Grécia já, e como todos sabemos que o valor a emprestar agora para os entreter, é muito menor que a desgraça que virá a seguir, espero que lá para quinta ou sexta feira digam alguma coisa boa, para as bolsas mundiais subirem um pouco.

Ando a pensar em arranjar um fundo para pagarmos umas entrevistas a essa malta que faz mexer as bolsas. Num dia pagamos a uns para dizer mal que o melhor seria a Grécia ir ao fundo, até mesmo aos ministros gregos para dizerem que não conseguem cumprir com nada do está acordado, e as bolsas vêm por aí abaixo, e passado poucos dias depois de enchermos o cofre com algumas acções, vamos ter com outros para dizerem que nem pensar que a Grécia nunca irá sair do euro.

Bem isto até parece ficção, mas que está a resultar para alguns, lá isso é verdade, e nós os pequeninos só temos que aproveitar a onda.

Bem mas últimamente tem sido uma coisa interessante a ver a Merkel a dizer que temos que ajudar a Grécia e passado três dias vem o ministro das finanças alemão a dizer o contrario. Deve de haver muitos fundos alemães a ganhar com estas noticias, ou a livrar-se de parte da dívida grega.

Estou a pensar entrar na Quarta ou na quinta feira, mas com um Stop curto.

Cumprimentos
 
Mensagens: 84
Registado: 19/11/2010 10:12
Localização: 16

por asrael » 28/9/2011 19:31

luisfna Escreveu:Boa tarde

Hoje quase tocou na LTa superior do canal de curto prazo ( 6000 ), e desceu como em toda a europa que fechou toda no vermelho.

Como a Ásia de manhã estava negativa, e a europa abriu alternada, uns a vermelho outros verde, a probabilidade era de cair, e resolvi sair já hoje, e aproveitar os ganhos destes dois últimos dias.

Se continuar a tendencia do último mês e meio, vamos ver o PSI voltar a cair em dois ou três dias para os 5500/5600, e a seguir mais uma noticia favorável à Grécia e volta a subir.

Isto até parece fácil não parece?

Mesmo a descer, acho esta regularidade do PSI, bastante interessante e que tem dado para ganhar uns "centimos".

Cumprimentos


Visto assim até parece mesmo fácil, mas como deves saber quando menos esperas essa regularidade altera-se é que assim não dava "pica". :mrgreen:
Nunca digas nunca.

Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 461
Registado: 2/2/2010 1:35
Localização: Viseu

por artista_ » 28/9/2011 19:30

Engraçados os movimentos dos mercados, quando "entrei na bolsa" estava o Psi bem acima dos valores actuais, mas ainda subiram muito, até à zona dos 15.000. Neste momento estamos pouco acima dos 5000 e as coisas não estão famosas... tudo isto em quase 15 anos!! :roll: :shock:
Editado pela última vez por artista_ em 28/9/2011 19:31, num total de 1 vez.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por luisfna » 28/9/2011 18:25

Boa tarde

Hoje quase tocou na LTa superior do canal de curto prazo ( 6000 ), e desceu como em toda a europa que fechou toda no vermelho.

Como a Ásia de manhã estava negativa, e a europa abriu alternada, uns a vermelho outros verde, a probabilidade era de cair, e resolvi sair já hoje, e aproveitar os ganhos destes dois últimos dias.

Se continuar a tendencia do último mês e meio, vamos ver o PSI voltar a cair em dois ou três dias para os 5500/5600, e a seguir mais uma noticia favorável à Grécia e volta a subir.

Isto até parece fácil não parece?

Mesmo a descer, acho esta regularidade do PSI, bastante interessante e que tem dado para ganhar uns "centimos".

Cumprimentos
 
Mensagens: 84
Registado: 19/11/2010 10:12
Localização: 16

por jromeira » 27/9/2011 13:18

artista Escreveu:
jromeira Escreveu:Os 5750 a funcionarem agora como resistência?


Para já esta zona tem servido é de suporte e não de resistência... veremos se aguenta mas, como se costuma dizer, "cântaro vai tantas vezes à fonte que um dia deixa lá a asa"! :|


Desta feita aguentou e bem, só q o SP está nos máximos previstos para este rebound, se cair aí vem o PSI.
"Para venceres nos mercados, como na vida, terás de vencer primeiro a tua angústia."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 408
Registado: 29/11/2007 9:27
Localização: lisboa

por artista_ » 26/9/2011 12:47

jromeira Escreveu:Os 5750 a funcionarem agora como resistência?


Para já esta zona tem servido é de suporte e não de resistência... veremos se aguenta mas, como se costuma dizer, "cântaro vai tantas vezes à fonte que um dia deixa lá a asa"! :|
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por jromeira » 26/9/2011 11:35

Os 5750 a funcionarem agora como resistência?
"Para venceres nos mercados, como na vida, terás de vencer primeiro a tua angústia."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 408
Registado: 29/11/2007 9:27
Localização: lisboa

por luisfna » 25/9/2011 15:47

Boa tarde

Penso que Portugal não irá cair ( sair do euro), porque a Alemanha e a França não irão permitir esse tal efeito de dominó, para a moeda única, senão seria o tal terramoto para a Europa que se propagaria pelo mundo todo.

A seguir seria a Irlanda depois a Espanha, e com isto a falencia da banca alemã e francesa, e aí sim seria o fim do euro. Se a Grécia sair do euro como eu penso que sim, será uma saida de forma controlada, e de forma a dar tempo a Portugal para poder mostrar alguma coisa do que é capaz de fazer para dar a volta á situação, e dar tempo a toda a Europa para se preparar para o embate que isso vai causar.

E tambem estou mais optimista em relação ao nosso país, mesmo com as últimas noticias sobre a Madeira, acho que vamos dar a volta a isto como sempre fizemos, e acredito que há males que vêm por bem.

Portugal é um país com história de bravos guerreiros, de bravos marinheiros e descobridores, que sempre souberam estar no mundo, que já foi invadido por espanhois e por franceses, mas nunca nos deixamos dominar por quem nos invadiu. Recentemente nas dificuldades sempre soubemos nos unir e encontrar soluções ( com os nossos emigrantes bem sucedidos pelo mundo, com a entrada massiva dos retornados das ex-colonias que este pequeno país teve de absorver em tão pouco tempo, e com os dois resgates pelo FMI). Desculpem mas ainda sou dos que acredito em Portugal.

A nossa grande diferença em relação á Grécia é que tivemos a sorte de ter sido um governo PS a assinar o acordo com a Troika, com o acordo dos dois partidos que a seguir ganharam as eleições e formaram governo, ou seja ese acordo terá o apoio de cerca de 85% dos portugueses que votaram.

Desta forma, politicamente não vejo razões para não aplicarmos, tudo o que nos foi pedido antes de nos emprestarem o dinheiro. Já estou como o Cavaco, se cumprirmos com o que prometemos, não vejo como eles poderão não cumprir tambem. E pelo menos há uma coisa muito importante no nosso país é que estamos a ser controlados por quem nos empresta o dinheiro, e não podemos continuar a esconder os nossos problemas económicos e financeiros.

Agora é claro que tambem iremos sofrer com a saida da Grécia do euro ( se sair), como todos os mercados mundiais, disso ninguem tem dúvidas, mas será menos que se for uma saída brusca. É por isso que acredito que em Outubro ainda vão entregar á Grécia esta tranche em troca das medidas anunciadas pelo governo grego, e depois se verá.

Cumprimentos
 
Mensagens: 84
Registado: 19/11/2010 10:12
Localização: 16

por Marco Martins » 24/9/2011 23:23

jromeira Escreveu:
meu-gôdo Escreveu:O problema não está no buraco da Madeira em si. Na verdade, em Portugal existem muitos buracos. Os hospitais empresa, as PPP e ainda a nível autárquico penso que haverá muita coisa escondida. Quando tudo isso vier ao de cima, ninguém acreditará em nós e Portugal pagará a fatura dos anos e anos em que esbanjou recursos e não investiu de modo a tornar-se num país mais rico...


Pois... Portugal não é mais que o exemplo, em gd plano, do que aconteceu qd os fundos comunitários apareceram. A ideia era emprestar-se dinheiro para os empresários investirem e criarem riqueza. O que é q gd parte deles fizeram? Compraram gds carrões para o vizinho ver e investir tá quieto. Pensavam que já estavam ricos!!!
Qual é a dúvida com o que se passa com Portugal? Qual é a dúvida com a vaidade e a ganância dos Angolanos? Eles foram aculturados por nós! Não gostam de trabalhar? Claro, quem os aculturou tb ñ. Tivessem sido, por ex., os alemães...


Em relação à vaidade dos Angolanos faz parte da própria cultura e raça e não vejo nenhum mal nisso... desde que (como qualquer outra raça ou pessoa) tenham o dinheiro para gastar!

Quanto à "aculturação" que os portugueses fizeram em Angola, devo dizer que já os meus bisavós emigraram para Angola e sempre trabalharam e passaram as passas da amargura com trabalho.

Se há Angolanos que não gostam de trabalhar, também os há em Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra, França ou Alemanha.

Mas a cultura também se faz e também se muda... tem é de haver vontade para isso...
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, Google [Bot], JFDIL, mquinaz, PAULOJOAO, zulu404 e 243 visitantes