Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por O Alquimista » 25/6/2015 0:25

ovelhaxone Escreveu:não tenho dados/conhecimento sobre QEs que me permitam negar isso mas penso que o principio será o mesmo: só tem efeito se o sentimento de mercado estiver no mesmo sentido. mas aceito perfeitamente que seja dos eventos externos mais potenciadores de um movimento numa dada direcção. é esse efeito também que se junta ao meu cenário catastrofista, que aliás não é nada de original pois muita gente já comenta o mesmo: não haverá mais balas na próxima crise se ela chegar a curto/médio prazo sem as economias estarem "consolidadas" e o QE ter sido retirado.


Humm...So You Want to be a Top Caller?
http://awealthofcommonsense.com/so-you- ... op-caller/
In early 2013, it became fashionable to say that U.S. stocks were reaching extreme levels of overvaluation. Since the start of that year stocks are up 55%. If you missed out on that rally because you got scared out of stocks, that’s about five years’ worth of average historical market gains that were missed (obviously this works the opposite way when stocks fall).
Investors have become infatuated with calling the next correction, crash or market top because so many lost money during the last crisis. The next time the market tops out it will seem so easy to have predicted it after the fact. Getting there ahead of time is the tricky part that no one has quite figured out yet with any precision.


Is This the Top?
http://awealthofcommonsense.com/is-this-the-top/
Do you find youself paying more attention to pundits and investors who speak with a sense of certainty about an uncertain future because it gives you an illusion of comfort and control?
Have much time do you spend worrying about daily economic data releases?
Remember when the dollar was supposed to collapse as the world’s reserve currency?
Or gold was supposed to go to $5,000 an ounce?
Or the Fed was going to cause hyperinflation?
Or we were certain to witness to a double dip recession?
Do you spend too much time worrying about low probability events that are completely outside of your control?

Era uma vez Pedro, o pastor...
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: PSI 20

por J Alves » 24/6/2015 17:05

:arrow:
Anexos
PSI20 Index.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7149
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: PSI 20

por trend=friend » 24/6/2015 16:30

ovelhaxone Escreveu:
trend=friend Escreveu:Olá ovelhaxone,
E o don't fight the fed/bce/boj?
Confesso que partilho muitas das tuas preocupações, mas "parece" que talvez possa não cair à séria antes de finais de 2016, com pelo menos cerca de um ano de subidas de taxas nos EUA (lá para os 2,5% de taxa?)
Em termos de EW de longo prazo, daquilo que tenho visto continuamos altures no processo de topping de uma 3 (quem sabe já numa hipotética lateralização inerente a uma 4?), pelo que parece existir alguma gasolina para continuar (e sinais de bolha apenas nas biotech e social media).
Quanto a Portugal, tal implicaria um rally de recuperação se isto da Grécia se endireitar (pelo menos até Dezembro, quando o 3.º resgate estará na berra). Num ano, até mid-2016, parece-me possível revisitar os 7000. Não digo muito mais que isso, mas penso que teremos capacidade para lá chegar, especialmente se as eleições por cá não gerarem caos governativo...
Voltando ao parágrafo inicial, o BCE quer o QE até Setembro de 2016, parece-me que isso acabará por suportar a coisa... Depois, depois acho que tens toda a razão. :?
Abraço


não consigo descartar essa hipótese por completo. parece-me contudo remota. porquê? porque não é necessário que haja uma bolha para os preços deixarem de subir (os fundamentais também pesam, e por vezes muito) e porque vejo uma crise mundial tremenda a aproximar-se rapidamente. este "rapidamente" está ligado aos fenómenos de expansão e contração dos preços cada vez mais curtos e intensos. temo que estes QE só estejam a acelerar o processo e a agravá-lo. repare-se por exemplo no movimento das obrigações um pouco por todo o mundo. é certo que no caso das bonds americanas é apenas um soluço numa tendência que já leva mais de 30 anos mas faz lembrar os metais preciosos em 2011. é uma amostra que as coisas muitas vezes não são óbvias/lineares como parecem e as inversões surgem aparentemente do nada. no caso das acções tenho o nasdaq como referência para uma indicação de inversão de rumo no ultimo trimestre. o resto seguirá.


Pois, o diagóstico é exactamente o mesmo. Vamos ver se serão 12-15 meses ou menos ainda... E seguindo o RUT e o Nasdaq, de facto.
O Baltic Dry Index está tão deprimido que até tenho medo que seja leading seja do que for... 11000 em 2008, 700 agora...!
Abraço
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: PSI 20

por ovelhaxone » 24/6/2015 16:20

trend=friend Escreveu:Olá ovelhaxone,
E o don't fight the fed/bce/boj?
Confesso que partilho muitas das tuas preocupações, mas "parece" que talvez possa não cair à séria antes de finais de 2016, com pelo menos cerca de um ano de subidas de taxas nos EUA (lá para os 2,5% de taxa?)
Em termos de EW de longo prazo, daquilo que tenho visto continuamos altures no processo de topping de uma 3 (quem sabe já numa hipotética lateralização inerente a uma 4?), pelo que parece existir alguma gasolina para continuar (e sinais de bolha apenas nas biotech e social media).
Quanto a Portugal, tal implicaria um rally de recuperação se isto da Grécia se endireitar (pelo menos até Dezembro, quando o 3.º resgate estará na berra). Num ano, até mid-2016, parece-me possível revisitar os 7000. Não digo muito mais que isso, mas penso que teremos capacidade para lá chegar, especialmente se as eleições por cá não gerarem caos governativo...
Voltando ao parágrafo inicial, o BCE quer o QE até Setembro de 2016, parece-me que isso acabará por suportar a coisa... Depois, depois acho que tens toda a razão. :?
Abraço


não consigo descartar essa hipótese por completo. parece-me contudo remota. porquê? porque não é necessário que haja uma bolha para os preços deixarem de subir (os fundamentais também pesam, e por vezes muito) e porque vejo uma crise mundial tremenda a aproximar-se rapidamente. este "rapidamente" está ligado aos fenómenos de expansão e contração dos preços cada vez mais curtos e intensos. temo que estes QE só estejam a acelerar o processo e a agravá-lo. repare-se por exemplo no movimento das obrigações um pouco por todo o mundo. é certo que no caso das bonds americanas é apenas um soluço numa tendência que já leva mais de 30 anos mas faz lembrar os metais preciosos em 2011. é uma amostra que as coisas muitas vezes não são óbvias/lineares como parecem e as inversões surgem aparentemente do nada. no caso das acções tenho o nasdaq como referência para uma indicação de inversão de rumo no ultimo trimestre. o resto seguirá.
 
Mensagens: 1585
Registado: 18/7/2013 15:16

Re: PSI 20

por trend=friend » 24/6/2015 16:11

ovelhaxone Escreveu:não haverá mais balas na próxima crise se ela chegar a curto/médio prazo sem as economias estarem "consolidadas" e o QE ter sido retirado.


Sem dúvida. Ainda há um par de semanas a Economist tinha um artigo muito interessante sobre o tema:

http://www.economist.com/printedition/c ... a-me-na-uk
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: PSI 20

por ovelhaxone » 24/6/2015 16:00

não tenho dados/conhecimento sobre QEs que me permitam negar isso mas penso que o principio será o mesmo: só tem efeito se o sentimento de mercado estiver no mesmo sentido. mas aceito perfeitamente que seja dos eventos externos mais potenciadores de um movimento numa dada direcção. é esse efeito também que se junta ao meu cenário catastrofista, que aliás não é nada de original pois muita gente já comenta o mesmo: não haverá mais balas na próxima crise se ela chegar a curto/médio prazo sem as economias estarem "consolidadas" e o QE ter sido retirado.
 
Mensagens: 1585
Registado: 18/7/2013 15:16

Re: PSI 20

por trend=friend » 24/6/2015 15:49

ovelhaxone Escreveu:ignorar o marketing. ver primeiro video apenas.
http://video.limelight.com/player/loade ... 9ee2e0d036


Interessante. Especialmente para quem acredita que não há ineficiências no mercado que possam ser aproveitadas ou que as notícias são uma fonte inspiradora de confiança para adoptar comportamentos no mercado.

Existe, contudo, um processo causal que creio não ter sido ainda refutado: correlação de um programa de QE com subidas.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: PSI 20

por ovelhaxone » 24/6/2015 15:19

ignorar o marketing. ver primeiro video apenas.
http://video.limelight.com/player/loade ... 9ee2e0d036
 
Mensagens: 1585
Registado: 18/7/2013 15:16

Re: PSI 20

por Novela » 24/6/2015 14:39

Tem toda a razão. Errei.
 
Mensagens: 50
Registado: 20/2/2014 0:01

Re: PSI 20

por SunFarmJP » 24/6/2015 12:26

novel Escreveu:
SunFarmJP Escreveu:As subidas de ontem e hoje nada tem que ver com a Grécia. Aliás quem se preocupa neste mundo com a Grécia. O PSI subiu ontem e hoje porque tinha que subir e desceu porque tinha que descer. O que movimenta os índices é um sentimento difuso, um desvio comportamental da personalidade interior, um lapso difuso de uma sinapse egocêntrica..... Queremos lá saber se há acordo com a Grécia, queremos lá saber se a zona euro vai implodir, queremos lá saber do ponto de vista geo-estratégico se a Grécia se aproxima da Rússia ou outra qualquer coisa completamente marada - O que faltava era os mercados se preocuparem com "peanuts".

O que interessado são resistências e suportes, ou seja, a resistência da Grécia e o suporte do Eurogrupo UE (apesar de formalmente um estar no outro e o outro estar neles.)

Queremos saber sim. E toda a gente que emprestou dinheiro a Grécia também quer saber.


Caro Novel,

Por vezes a ironia é um registo de difícil perceção. A interpretação que fizeste foi o oposto do que escrevi. Para corroborar o que escrevi basta verificar que um tweet do Tsipras e mais um impasse nas negociações foi o suficiente para mandar tudo cá para baixo. Mas como referi ontem "Quem quer saber da Grécia!" (não resumas o teu pensamento à questão grega ao mero paga/não paga, malandros/desgraçados e outros paradoxos de conversa fácil) o que está em jogo é muito mais que isso.
 
Mensagens: 53
Registado: 11/2/2008 0:38

Re: PSI 20

por trend=friend » 24/6/2015 10:03

ovelhaxone Escreveu:não ficou claro mas o rumo para as próximas duas semanas, marcadas pela seta a dourado, referem-se á parte da subida pelos 6200. a fase descendente da mesma seta será a seguir.

sim, estou pessimista pois julgo não haver motivos para a continuação do "bull" no psi (nem na europa). a razão fundamental deve-se á minha visão pessimista de longo prazo para as bolsas, que poderei tentar exlpicar noutro post. a razão técnica imediata é que temos empresas em maximos históricos no que me parece ser uma leg final no seu movimento, e empresas que tiveram um ressalto relevante nos primeiros 4 meses e viram a sua situação técnica deteriorar-se com esta correcção, não me parecendo que haverá força para levá-las mais acima.

é uma previsão muito arriscada dado ser feita antes de ver o como o preço se comporta pelos 6200. por exemplo, pode perfeitamente vir a 5800/900 e arrancar para testar máximo anual. e se aí for pode até ir um pouco mais alto, se a envolvente macro estiver favorável.


Olá ovelhaxone,
E o don't fight the fed/bce/boj?
Confesso que partilho muitas das tuas preocupações, mas "parece" que talvez possa não cair à séria antes de finais de 2016, com pelo menos cerca de um ano de subidas de taxas nos EUA (lá para os 2,5% de taxa?)
Em termos de EW de longo prazo, daquilo que tenho visto continuamos altures no processo de topping de uma 3 (quem sabe já numa hipotética lateralização inerente a uma 4?), pelo que parece existir alguma gasolina para continuar (e sinais de bolha apenas nas biotech e social media).
Quanto a Portugal, tal implicaria um rally de recuperação se isto da Grécia se endireitar (pelo menos até Dezembro, quando o 3.º resgate estará na berra). Num ano, até mid-2016, parece-me possível revisitar os 7000. Não digo muito mais que isso, mas penso que teremos capacidade para lá chegar, especialmente se as eleições por cá não gerarem caos governativo...
Voltando ao parágrafo inicial, o BCE quer o QE até Setembro de 2016, parece-me que isso acabará por suportar a coisa... Depois, depois acho que tens toda a razão. :?
Abraço
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: PSI 20

por ovelhaxone » 24/6/2015 9:47

não ficou claro mas o rumo para as próximas duas semanas, marcadas pela seta a dourado, referem-se á parte da subida pelos 6200. a fase descendente da mesma seta será a seguir.

sim, estou pessimista pois julgo não haver motivos para a continuação do "bull" no psi (nem na europa). a razão fundamental deve-se á minha visão pessimista de longo prazo para as bolsas, que poderei tentar exlpicar noutro post. a razão técnica imediata é que temos empresas em maximos históricos no que me parece ser uma leg final no seu movimento, e empresas que tiveram um ressalto relevante nos primeiros 4 meses e viram a sua situação técnica deteriorar-se com esta correcção, não me parecendo que haverá força para levá-las mais acima.

é uma previsão muito arriscada dado ser feita antes de ver o como o preço se comporta pelos 6200. por exemplo, pode perfeitamente vir a 5800/900 e arrancar para testar máximo anual. e se aí for pode até ir um pouco mais alto, se a envolvente macro estiver favorável.
 
Mensagens: 1585
Registado: 18/7/2013 15:16

Re: PSI 20

por Novela » 24/6/2015 7:49

Desculpe, ovelha one, o que quer dizer "a dourado"?
 
Mensagens: 50
Registado: 20/2/2014 0:01

Re: PSI 20

por F-Type » 24/6/2015 0:37

ovelhaxone Escreveu:deverá haver amanhã, e eventualmente depois, um compasso de espera antes de se definir o rumo para as proximas 2 semanas, cujo traço geral que me parece mais provável é o a dourado.


tão negativista ovelhaxone??

Agora que isto parece encaminhar-se com a força toda para BULL Mode após ter batido na mm200 períodos sem espinhas....?

Reembolso + resultados 2 trimestre + Revisão Rating etc....
\
Cump
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 468
Registado: 27/8/2008 12:47

Re: PSI 20

por Novela » 23/6/2015 23:54

SunFarmJP Escreveu:As subidas de ontem e hoje nada tem que ver com a Grécia. Aliás quem se preocupa neste mundo com a Grécia. O PSI subiu ontem e hoje porque tinha que subir e desceu porque tinha que descer. O que movimenta os índices é um sentimento difuso, um desvio comportamental da personalidade interior, um lapso difuso de uma sinapse egocêntrica..... Queremos lá saber se há acordo com a Grécia, queremos lá saber se a zona euro vai implodir, queremos lá saber do ponto de vista geo-estratégico se a Grécia se aproxima da Rússia ou outra qualquer coisa completamente marada - O que faltava era os mercados se preocuparem com "peanuts".

O que interessado são resistências e suportes, ou seja, a resistência da Grécia e o suporte do Eurogrupo UE (apesar de formalmente um estar no outro e o outro estar neles.)

Queremos saber sim. E toda a gente que emprestou dinheiro a Grécia também quer saber.
 
Mensagens: 50
Registado: 20/2/2014 0:01

Re: PSI 20

por ovelhaxone » 23/6/2015 23:22

deverá haver amanhã, e eventualmente depois, um compasso de espera antes de se definir o rumo para as proximas 2 semanas, cujo traço geral que me parece mais provável é o a dourado.
Anexos
psi-2015-06-23.png
psi-2015-06-23.png (40.91 KiB) Visualizado 5231 vezes
 
Mensagens: 1585
Registado: 18/7/2013 15:16

Re: PSI 20

por 654235 » 23/6/2015 20:42

Acima dos 6025 (61,8)

Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4377
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: PSI 20

por SunFarmJP » 23/6/2015 18:56

As subidas de ontem e hoje nada tem que ver com a Grécia. Aliás quem se preocupa neste mundo com a Grécia. O PSI subiu ontem e hoje porque tinha que subir e desceu porque tinha que descer. O que movimenta os índices é um sentimento difuso, um desvio comportamental da personalidade interior, um lapso difuso de uma sinapse egocêntrica..... Queremos lá saber se há acordo com a Grécia, queremos lá saber se a zona euro vai implodir, queremos lá saber do ponto de vista geo-estratégico se a Grécia se aproxima da Rússia ou outra qualquer coisa completamente marada - O que faltava era os mercados se preocuparem com "peanuts".

O que interessa são resistências e suportes, ou seja, a resistência da Grécia e o suporte do Eurogrupo UE (apesar de formalmente um estar no outro e o outro estar neles.)
 
Mensagens: 53
Registado: 11/2/2008 0:38

Re: PSI 20

por J Alves » 23/6/2015 17:10

:arrow:
Anexos
PSI20 Index.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7149
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: PSI 20

por JohnyRobaz » 23/6/2015 17:07

Julgo que há uma resistência importante já na zona à volta dos 5985...
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: PSI 20

por pacheco1979 » 23/6/2015 16:43

ovelhaxone Escreveu:psi a recuperar o tempo perdido e novamente na primeira grande zona de resistência (linha horizontal, MM50 e LTD descendente)...


consegues colocar o gráfico pff. obg
 
Mensagens: 565
Registado: 17/8/2013 23:25

Re: PSI 20

por ovelhaxone » 23/6/2015 16:40

psi a recuperar o tempo perdido e novamente na primeira grande zona de resistência (linha horizontal, MM50 e LTD descendente)...
 
Mensagens: 1585
Registado: 18/7/2013 15:16

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 23/6/2015 12:06

A Bolsa portuguesa leva mais de 2 meses de quedas, travando o entusiasmo que se viveu no primeiro trimestre deste ano. Não posso dizer que seja surpreendente. Há alguns meses que me referia à zona entre os 6100 e os 6300 pontos do PSI como a grande fronteira entre o “Bear” e o “Bull Market” e, apesar das críticas sobre esse meu excessivo conservadorismo, sempre mantive essa posição pela importância dessa resistência que acabou por travar esse ressalto da Bolsa portuguesa nos primeiros meses deste ano.

O tema Grécia está, naturalmente, em cima da mesa e os mercados olham para ele, mas bem longe da paranóia informativa e da sobrevalorização que a maioria lhes atribui. Quando os mercados accionistas caem, a explicação é óbvia e infalível - Grécia. Que jeito dá para quem tem que, todos os dias, explicar os movimentos dos mercados… Mas chega a ser ridículo num dia as quedas dos mercados serem explicadas pela questão da Grécia e, no dia seguinte, com os mercados a subirem na mesma dimensão, a questão grega nem sequer ser lembrada.

A este propósito, deixo também um dado que considero interessante. Desde a vitória do Syriza nas eleições gregas, a Bolsa portuguesa – tal como a maioria dos principais índices mundiais - tem uma valorização positiva. Claro que alguns poderão sempre dizer que, se não fosse a questão grega, a valorização poderia ser muito maior. Será? Mantenho a minha opinião que, caso os piores cenários em relação à Grécia se concretizem, poderá haver um abanão de alguns dias mas acredito que os mercados rapidamente seguem o seu rumo sem grandes remorsos.

Enquanto Tsipras e Varoufakis, vão jogando ao jogo do rato e do gato com o mundo, as minhas anotações no gráfico permanecem incólumes. E só quando a resistência dos 6300 pontos for quebrada é que serei um touro de corpo e alma. Salvo seja.
Anexos
psi1.png
psi2.png
psi3.png
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por rsacramento » 22/6/2015 15:11

a imagem não entrou, apenas há texto..
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 22/6/2015 15:01

Penso que o artigo ainda está apenas disponível a assinantes do Negócios. Quando estiver "livre" deixo o link.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Ferreiratrade, Gioes, Google Adsense [Bot], Jonas74, Phil2014, Shimazaki_2 e 387 visitantes