Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 24/6/2013 14:22

Dialmedia, isso apenas com a quebra da zona de suporte entre os 5100 e os 5200.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por PT_Trader » 24/6/2013 14:17

K. Escreveu:Eu diria que o índice está a suportar bem nos 50%, o que é a correcção esperada por um abc após um movimento de 5 ondas.

Se estivermos perante um verdadeiro Bull market, estou certo que ele vencerá!

De qualquer maneira vou aumentar a compra de fundos a estes níveis. Chamo a atenção que não estou a fazer trading, mas EUR cost averaging, que reforço aumentando progressivamente o tamanho das ordens em níveis predeterminados à medida que o mercado desce e depois reduzindo nos mesmos níveis quando ele sobe.


E se continuar a descer?

Obg
 
Mensagens: 1191
Registado: 20/6/2011 21:48
Localização: 16

por K. » 24/6/2013 14:08

Eu diria que o índice está a suportar bem nos 50%, o que é a correcção esperada por um abc após um movimento de 5 ondas.

Se estivermos perante um verdadeiro Bull market, estou certo que ele vencerá!

De qualquer maneira vou aumentar a compra de fundos a estes níveis. Chamo a atenção que não estou a fazer trading, mas EUR cost averaging, que reforço aumentando progressivamente o tamanho das ordens em níveis predeterminados à medida que o mercado desce e depois reduzindo nos mesmos níveis quando ele sobe.
 
Mensagens: 692
Registado: 28/5/2008 1:17

por Dialmedia » 24/6/2013 13:45

Ulisses Pereira Escreveu:fará despir-me o fato de touro que trago vestido desde há um ano atrás


A este ritmo quase que vestes o fato de urso directamente sem passar a neutro, não?

:wink:
 
Mensagens: 515
Registado: 26/1/2007 17:07

por Soma e segue » 24/6/2013 13:40

Attentive Escreveu:Julgo que o gráfico diário que postei em 13JUN se mantém actualizado.

O próximo fibo (38,2%), situa-se na zona dos 5.160. Zona a vigiar :wink:

BFS


Reafirmo, na minha IMO, julgo que a zona 5.160 será uma zona de conflito.

Em quatro sessões apenas, o PSI20 leva um tombo de -10%. Enfim ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 876
Registado: 15/1/2009 21:17
Localização: 16

por Ulisses Pereira » 24/6/2013 12:31

Um segundo fecho claro abaixo da zona de suporte (5500-5700) fará despir-me o fato de touro que trago vestido desde há um ano atrás, quando o PSI nos 4800 pontos. A sessão de hoje parece caminhar nesse sentido.

Caaso isso aconteça, em termos do PSI, ficarei numa posição neutra.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por HJOR » 24/6/2013 9:57

lfhm Escreveu:
HJOR Escreveu:Por este andar a zona dos 5130 será o próximo destino...
:(


4800?

Isto só com o target do duplo topo é que estanca.


Sim, será o próximo destino, caso a zona dos 5130 não aguentar.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

por BearManBull » 24/6/2013 9:54

HJOR Escreveu:Por este andar a zona dos 5130 será o próximo destino...
:(


4800?

Isto só com o target do duplo topo é que estanca.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8744
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

por HJOR » 24/6/2013 9:51

Por este andar a zona dos 5130 será o próximo destino...
:(
Anexos
PSI20.png
PSI20.png (51.97 KiB) Visualizado 6947 vezes
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

por Figueiraa1 » 24/6/2013 9:44

nook Escreveu:
ZangDout Escreveu:Agora o que vai interessar é o fecho, o movimento intradiario é menos importante.

O importante era não existir panic sell na abertura, como se confirmou.


Pois agora o que interessa já é o final do dia... :roll: :roll: já vai em 2%.

Não existiu panic sell porque quiseram apanhar mais uns patos e agora siga para bingo... :| :|


Recordo o Ulisses dizer que alguns traders profissionais só iniciam a negociar meia hora após a abertuar.
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1252
Registado: 26/3/2011 9:55

por nook » 24/6/2013 9:23

ZangDout Escreveu:Agora o que vai interessar é o fecho, o movimento intradiario é menos importante.

O importante era não existir panic sell na abertura, como se confirmou.


Pois agora o que interessa já é o final do dia... :roll: :roll: já vai em 2%.

Não existiu panic sell porque quiseram apanhar mais uns patos e agora siga para bingo... :| :|
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

por HJOR » 24/6/2013 8:48

Figueiraa1 Escreveu:O que define se os mercados caiem ou sobem são os States, são eles a locomotiva.


A china e o japão não estão a ajudar... resta esperar pelos states. Se estes também não ajudarem... Vai ser muito difícil...
:(
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

por PC05 » 24/6/2013 8:47

As yields sobem, arrastam a banca .... e o psi20.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3256
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

por Figueiraa1 » 24/6/2013 8:45

O que define se os mercados caiem ou sobem são os States, são eles a locomotiva.
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1252
Registado: 26/3/2011 9:55

por ZangDout » 24/6/2013 8:38

Agora o que vai interessar é o fecho, o movimento intradiario é menos importante.

O importante era não existir panic sell na abertura, como se confirmou.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 363
Registado: 21/7/2012 18:06
Localização: 12

por nook » 24/6/2013 8:30

ZangDout Escreveu:Abertura tal como eu tinha previsto, parece me claro que vai inverter a tendencia de descida.


Tal e qual... já está a cair quase 1% :!:

:shock: :shock: :roll: :roll:
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

por ZangDout » 24/6/2013 8:05

Abertura tal como eu tinha previsto, parece me claro que vai inverter a tendencia de descida.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 363
Registado: 21/7/2012 18:06
Localização: 12

por mais_um » 23/6/2013 12:48

Continuo a não ver sinais na economia real que justifiquem correr riscos em investimentos de médio/longo prazo no PSI20, situação que mantenho desde Novembro/Dezembro de 2012.

Tenho feito algumas entradas pontuais, mas de curto prazo, estando practicamente a zero os lucros/prejuizos

Obviamente que esta posição tem a ver com a minha estrategia, gastar pouco tempo com os mercados, assim pretendo fazer investimentos de médio prazo, que não me obriguem a estar sempre a olhar para os graficos ou acompanhar os mercados.

Os lucros que posso tirar desta actividade não justificam o tempo que eu anteriormente gastava.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8123
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

por latrinaxxl » 23/6/2013 10:34

Gostava de partilhar do otimismo do Pepe7 e de outros, mas depois de analisar todas as cotadas do nosso PSI e verificar o volume brutal com que quase todas cairam e muitas passaram suportes, pode-se constatar que não foi um abanar de "mãos fracas", mas um abandonar do navio dos ratos (grandes casas de investimento) que vêm o navio a meter água e não lhe auguram salvação.
Digo isto com a tristeza de que 2ªfeira verei as minhas posições atingirem os stops como faca quente a cortar manteiga derretida :( . Pena, porque até tive boas entradas este ano, mas não chega definir stops, sair com algum ganho também vai estar mais na minha mente, em vez da ganância de querer acumular em posições ganhadoras.
É a vida; caimos, lambemos as feridas, levantamos a carcaça e seguimos em frente :wink:
No jogo da bolsa, as mãos fracas e fortes estão sempre a perder, quem ganha sempre é a "casa" (corretoras e bancos).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 492
Registado: 15/2/2010 20:30
Localização: Norte

por Rags » 23/6/2013 0:17

pepe7 Escreveu:Caro Rags,

Essa é uma possibilidade sem dúvida! A pior delas…icon_twisted.gif

No entanto pode estar a formar-se um canal horizontal / retângulo com a base nos 5500.

Como consequência poderemos assistir a um novo rally até ao topo do canal, formando um triplo teste à resistência dos 6367 sendo que normalmente ao terceiro toque rompe (Sell double top and buy triple top).

Tomei a liberdade de fazer um upgrade ao teu gráfico com esta segunda possibilidade.. icon_wink.gif


Boa noite caro pepe7, o rectângulo é uma hipótese e eu como tuga e como especulador :) preferencialmente do lado longo, quero é ver este suposto bull market continuar por muitos e bons anos e que a figura que apresentaste de desenvolva.

Mas o cenário não se está a desenrolar da melhor forma e à que encarar os factos. Abaixo dos 5540 pts era activado o duplo topo, o que se veio a verificar na última sessão (agora carece de confirmação).

De qualquer forma como já foi dito a zona de suporte ainda não foi quebrada, esta última vela até poderá ser de exaustão dado o volume e amplitude, e quem sabe segunda feira (com a volatilidade que se regista) o indice até sobe 3 ou 4%... Neste preciso momento estamos em "zona de ninguém" a pender para os ursos, é necessário deixar decorrer mais 1,2,3 ou 4 sessões para definir pelo menos a viabilidade do duplo topo. Enfim nos mercados temos que estar à espera de todos os cenários e agir em conformidade com os factos :wink:
Cumprimentos
Rags
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 838
Registado: 24/5/2010 22:06
Localização: Lisboa

PSI20

por pepe7 » 22/6/2013 23:06

HJOR Escreveu:
pepe7 Escreveu:Caro Rags,

Essa é uma possibilidade sem dúvida! A pior delas…:twisted:

No entanto pode estar a formar-se um canal horizontal / retângulo com a base nos 5500.

Como consequência poderemos assistir a um novo rally até ao topo do canal, formando um triplo teste à resistência dos 6367 sendo que normalmente ao terceiro toque rompe (Sell double top and buy triple top).

Tomei a liberdade de fazer um upgrade ao teu gráfico com esta segunda possibilidade.. :wink:


Pelas mais variadas razões, partilho da visão optimista do pepe7, acreditando que o PSI20 poderá iniciar um novo impulso e romper o topo do canal.
As razões que me levam a acreditar nesse cenário são as seguintes:
- O PSI20 iniciou um impulso no dia 14 de junho de 2012 que terminou no dia 23 de janeiro de 2013;
- Desde essa data, o PSI tem vindo a corrigir e julgo poder estar/terminar um duplo zigzag. Os alvos possíveis poderão estar na zona compreendida entre os 5406 e 5367. O PSI fechou o dia 21 de junho nos 5451,82.

Acreditando neste cenário, o PSI20 poderá já na próxima semana dar início a um novo impulso.


Caro HJOR,
Como referi "esta segunda possibilidade", pois certezas no mercado não há, é uma possibilidade que a concretizar-se serio bom sinal para PSI20 e para longos.
Os suportes estão identificados pelo Ulisses e "temos" que estar preparados para todos os cenários, e que em caso no que acreditamos corra mal, "ter-mos" sempre uma plano alternativo, uma porta de saída, pois o mercado é soberano e nós temos que o respeitar... :wink:
Uma coisa é no que "acreditamos", nas possibilidades e o que acontece na prática.

EuroVerde Escreveu:Não me tentem arranjar discussões nem


Euroverde,
O meu post não era para arranjar discussões, e espero que não tenhas levado a mal, pois não o fiz com maldade, ontem também fiz futurologia... :mrgreen:

EuroVerde Escreveu:invensões sobre o que pensam ou o que gostariam que o indice fizesse.


Alias como referi apenas expus uma segunda possibilidade e uma questão "gostariam que o índice fizesse.", pois como referi atrás tenho algumas pequenas posições no PSI20, estou relativamente há vontade para o lado que der, mas também te digo que preferi que acontecesse a tal "segunda possibilidade", era bom sinal para País, para PSI20, para longos.. :wink: e maus para curtos, mas também te digo se acertares nos teus gráficos com tal "futurologia", apesar não serem lineares os mesmos, estarei aqui para te dar parabéns.
Boa noite
Abraço,
Pepe

Querer é poder.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

por ZangDout » 22/6/2013 22:58

Na minha opinião o psi abre segunda feira em gap num valor a rondar os 5540 pontos e deverá permanecer o resto da sessão na zona compreendida entre os 5540 e os 5635. Isto será, claro, a situação mais optimista.

Caso isso não aconteça, mas se se mantiver entre os 5450 e os 5540, teremos de aguardar pelas sessões que se seguirão para perceber a direção que o índice poderá tomar.

Pelo contrario se fechar o dia abaixo dos 5450 será um claro sinal de fraqueza.
Anexos
Psi.png
Psi.png (34 KiB) Visualizado 5084 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 363
Registado: 21/7/2012 18:06
Localização: 12

por EuroVerde » 22/6/2013 22:54

O dia 18 Junho 2012 não foi um dia normal, pois deu-se a entrada massiva de capital que foi de vez projectar e condicionar o indice obrigatoriamente a uma onda secundária bull.

Por outro lado o dia 31 Maio 2013 o volume foi grande dando a saída massiva de capital que deverá projectar o indice obrigatoriamente ao reforço da tendência primária. Embora renitente, indecisa, nada exclarecedora a curto prazo.

Com o dia de 6feira o PSI20 está a pontuar novos minimos anuais, o que é mau.

Nunca como antes a recessão foi tão dura na intensidade e no tempo, excepto na Grande Depressão iniciada em 1929.

Creio que o PSI20 vai demorar muito tempo a recuperar aos niveis do Verão 2007. Temos um caminho muito incerto e árguo no pós-troika que aniquilará o desenvolvimento de Portugal. Por mais que se deseje, a gestão danosa do Estado e de alguns bancos portugueses deverá continuar a surtir seus efeitos nos próximos anos, bem como toda a influência de outras economias mundiais.

Creio que, ou já a partir de agora, ou a partir de Setembro o indice deverá caminhar para os 4500 pontos por forma a que no Verão de 2014 o indice esteja de novo em minimos com a saída da Troika e com o péssimismo todo descontado (agora não o está descontar ainda...).

Só após esse minimo em 4500 pontos no Verão de 2014 é que julgo que se iniciará um longo bull market no PSI20, com um rally para o resto segundo semestre de 2014, mas com 2015 e 2016 a lateralizar, prosseguindo o bull em 2017, 2018 e por aí diante.
Anexos
PSI 20 INDEX.png
PSI 20 INDEX.png (13.53 KiB) Visualizado 5096 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

comentário

por jotabilo » 22/6/2013 21:18

Gostei deste tópico....e do modo como são formuladas as possibilidades de evolução do índice em causa.
Fico agradecido pela sensatez apresentada.
Muito bem.

cumps
 
Mensagens: 940
Registado: 3/12/2007 20:31
Localização: 14

por HJOR » 22/6/2013 20:50

pepe7 Escreveu:Caro Rags,

Essa é uma possibilidade sem dúvida! A pior delas…:twisted:

No entanto pode estar a formar-se um canal horizontal / retângulo com a base nos 5500.

Como consequência poderemos assistir a um novo rally até ao topo do canal, formando um triplo teste à resistência dos 6367 sendo que normalmente ao terceiro toque rompe (Sell double top and buy triple top).

Tomei a liberdade de fazer um upgrade ao teu gráfico com esta segunda possibilidade.. :wink:


Pelas mais variadas razões, partilho da visão optimista do pepe7, acreditando que o PSI20 poderá iniciar um novo impulso e romper o topo do canal.
As razões que me levam a acreditar nesse cenário são as seguintes:
- O PSI20 iniciou um impulso no dia 14 de junho de 2012 que terminou no dia 23 de janeiro de 2013;
- Desde essa data, o PSI tem vindo a corrigir e julgo poder estar/terminar um duplo zigzag. Os alvos possíveis poderão estar na zona compreendida entre os 5406 e 5367. O PSI fechou o dia 21 de junho nos 5451,82.

Acreditando neste cenário, o PSI20 poderá já na próxima semana dar início a um novo impulso.
Anexos
PSI20_D_2013-06-21.jpg
PSI20_D_2013-06-21.jpg (46.85 KiB) Visualizado 5249 vezes
Editado pela última vez por HJOR em 22/6/2013 21:46, num total de 2 vezes.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO e 394 visitantes