Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por C0rr3i4 » 25/3/2013 15:37

correia1978 Escreveu:Acham mesmo que após a decisão do TC a bolsa portuguesa vai descer :?:

Não acham que até pode subir e bastante :?:


Muito provavelmente, os mercados já incorporaram a decição de insconstitucionalidades no OE...
Editado pela última vez por C0rr3i4 em 3/4/2013 13:28, num total de 2 vezes.
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1561
Registado: 18/1/2012 17:35
Localização: Sorria, está na Maia.

por Elias » 25/3/2013 15:36

correia1978 Escreveu:Os pesos do PSI20 após a revisão anual.
O BES e o BCP aumentaram consideravelmente a sua influência no PSI20.


Desde que me lembro é a primeira vez que o PSI-20 conta com cinco componentes a valerem mais de 10%. Isto é óptimo porque deixa de estar tão dependente de duas ou três cotadas e passa a ser realmente aquilo que deve ser: um cabaz alargado.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por C0rr3i4 » 25/3/2013 15:28

Acham mesmo que após a decisão do TC a bolsa portuguesa vai descer :?:

Não acham que até pode subir e bastante :?:
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1561
Registado: 18/1/2012 17:35
Localização: Sorria, está na Maia.

por rasteiro » 25/3/2013 15:26

isto não está nada fácil.
estou de férias na bolsa, por tempo indeterminado, para não estragar o que fiz até agora.
Muitas nuvens negras a pairar na europa e não só.
Por cá, temos o anuncio do TC das medidas do orçamento a qualquer momento, e por aquilo que se começou a falar a semanaa passada, não serão nada boas.
O governo anda ás aranhas com o défice, que de dia para dia aumenta,remodelação no governo a caminho.
Isto não está fácil.
Agora temos o CHIPRE.
E a seguir o que será.
OK, vou olhando para isto de vez em quando á espera de melhores dias.

abraços
Rasteiro
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

Re: PSI 20

por EuroVerde » 25/3/2013 14:23

joao4702 Escreveu:Essa é a questão, até que ponto os mercados antecipam os efeitos na economia real.

Recordo-me na altura haver muita gente que não conseguia justificar a dimensão das quedas pois os fundamentais ainda se mostravam sólidos...

Isto é o mercado a funcionar no seu melhor. A perspectiva que tenho é que os mercados reagem muito mas mesmo muito rápido, ou melhor antecipam muito rápido...


Sem dúvida que o mercado é muito à frente, e é ele a causa do comportamento da economia!!!!!!!!!!!!!!!!!

Quando houve a especulação sobre o Dubai ia falir, os mercados pouco ou nada reagiram sobre.
No Chipre este alarido todo já o mercado devia estar de novo em colapso?

Na verdade, a única e única vez que o mercado teve uma forte correcção após o crash de 2008, foi apenas com a tomada de posse da TROIKA em 2011 que quase coincidiu com o momento em que os Americanos estavam indecisos sobre o aumento do tecto da dívida.

A verdade é que o Euro não é uma moeda de confiança, mesmo que os activos de risco não entrem em colapso. Os activos de risco como acções da zona euro até podem subir, mas o Euro aniquilará toda e qualquer possibilidade de ganho relativamente ao dólar.

Eu acredito que os Americanos devem continuar a procurar formas de reestabelecer a confiança na sua moeda, pois só assim eles podem continuar como potência primeira e a dirigir o mundo economica e outras mentes! Para isso devem abdicar a curto prazo de olhar primeiramente para consolidação orçamental.
Mas todos nós sabemos que o conjunto de PIBs somados da Zona Euro continuam a ser bastante superior ao dos EUA. A Europa não se pode dar ao luxo de permanecer durante muito mais tempo com países recessivos que piorem o desempenho da economia mundial, sob pena de provocar paragens no dinâmico desenvolvimento Africano e BRICS.

Nunca em 80 anos Portugal tinha tido 3 anos consecutivos de recessão (2011,2012,2013) e agora os mercados já estão dando um primeiro sinal de tentativa de sair do plano de baixo, enquanto nos telejornais o ambiente continua de desespero.
Uma subida dos indices até Maio/Junho colocaria de vez o relançamento economico em Portugal para 2014. E arrisco a dizer que em 2014 (estimo 1%) ainda vamos crescer bastante mais do que em 2015 (estimo 0,7%).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por JDoe » 25/3/2013 13:59

HOPE Escreveu:E vendi justamente a que estava a ganhar.
Erro 1: não ter vendido tb as outras duas (onde estou a perder pouquinho)atendendo às minhas expectativas futuras. Sempe tive muita difivuldade/resistência a aceitar/reconhecer perdas.


já somos 2 :?
 
Mensagens: 244
Registado: 17/9/2012 9:57

por HOPE » 25/3/2013 13:45

Figueiraa1 Escreveu:@HOPE
É verdade tudo o que dizes, mas o mercado parece não ligar a isso :wink:



Sim verdade, parecem não ligar.
Mas a pergunta que eu coloco é: até quando é que continuam a não ligar?
Porque o que vem aí, no caso de Portugal, só pode ser mau.
Não há hipótese de pagar este volume de dívida...com os actuais juros...e ainda por cima a termos crescimentos negativos...é matematicamente impossível!

Curiosamente, eu acabei por fazer uma coisa que não devia...desviei-me do meu plano de trading.
Ontem disse que ia desfazer-me de 3 posições longas que tinha e que ia aguardar (líquido) o que ia acontecer nas próximas semanas.
Pois aproveitei esta subida matinal de hoje (por causa de Chipre) e vendi uma posição.
E vendi justamente a que estava a ganhar.
Erro 1: não ter vendido tb as outras duas (onde estou a perder pouquinho)atendendo às minhas expectativas futuras. Sempe tive muita difivuldade/resistência a aceitar/reconhecer perdas.
Erro 2: a que vendi...recomprei-a mais abaixo horas depois. O trading diário é um vício e ficar de fora é muito difícil.
E com todas estas imperfeições da minha parte aqui continuo no PSI. Espero que as minhas más expectativas para o que vem aí...tb sejam imperfeitas!
Uma boa semana a todos :)
 
Mensagens: 358
Registado: 29/11/2007 3:50
Localização: Feijó

PSI 20

por joao4702 » 25/3/2013 13:31

Essa é a questão, até que ponto os mercados antecipam os efeitos na economia real.

Recordo-me na altura haver muita gente que não conseguia justificar a dimensão das quedas pois os fundamentais ainda se mostravam sólidos...

Isto é o mercado a funcionar no seu melhor. A perspectiva que tenho é que os mercados reagem muito mas mesmo muito rápido, ou melhor antecipam muito rápido...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 574
Registado: 21/9/2006 10:04
Localização: S. João da Madeira

por Ulisses Pereira » 25/3/2013 12:52

Hope, vamos pensar ao contrário. Entre 2007 e 2012, quantos anos de recessão os investidores incorporaram naquela queda violentíssima?

Repara que se o PSI tivesse caído nesse período mais 50%, tu manterias os teus argumentos.

UM abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Figueiraa1 » 25/3/2013 8:54

@HOPE
É verdade tudo o que dizes, mas o mercado parece não ligar a isso :wink:
Anexos
sc (1).png
sc (1).png (6.33 KiB) Visualizado 6020 vezes
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1252
Registado: 26/3/2011 9:55

por HOPE » 25/3/2013 0:51

EuroVerde Escreveu:Olha lá, alguém acredita que o PSi20 vem já para o nível que andava antes da tomada de posse do actual governo e da vinda do TROIKA? Ou seja, para os niveis primeiro trimestre de 2011?

Eu acredito e espero que Portugal sai da crise o quanto antes.. Pois a base para a consolidação orçamental está quase feita. E quando estiver tudo em ordem provávelmente já será demasiado tarde para se fazer investimentos no PSI20.

LOL



Mas Euroverde, acreditas mesmo que estamos no bom caminho?
Acreditas mesmo que os sacrifícios estão a acabar e que a partir de agora vão verificar-se melhorias?
Gostava de ter o teu optimismo, mas não consigo.
Vem aí mais desemprego...mais austeridade...menos receitas...mais austeridade...mais desemprego...menos receitas...mais austeridade...é uma fórmula errada...é um ciclo sem saída...é uma bola de neve.
A solução teria que passar por cortes orçamentais no lado da despesa por um lado, sem dúvida, mas por outro apostar no emprego, no investimento, no crescimento económico.
Pagar dívidas (capital + juros) com o PIB a diminuir consecutivamente...simplesmente não dá.
E obrigar todo um povo a empobrecer drasticamente...tb não dá. A própria democracia poderá ser posta em causa.
Espero estar enganado...mas vêm aí tempos difíceis.
 
Mensagens: 358
Registado: 29/11/2007 3:50
Localização: Feijó

por EuroVerde » 25/3/2013 0:04

Olha lá, alguém acredita que o PSi20 vem já para o nível que andava antes da tomada de posse do actual governo e da vinda do TROIKA? Ou seja, para os niveis primeiro trimestre de 2011?

Eu acredito e espero que Portugal sai da crise o quanto antes.. Pois a base para a consolidação orçamental está quase feita. E quando estiver tudo em ordem provávelmente já será demasiado tarde para se fazer investimentos no PSI20.

LOL
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

Re: As próximas semanas do PSI...

por HOPE » 24/3/2013 23:45

Dom_Quixote Escreveu:
HOPE Escreveu:Parece-me que a Bolsa/PSI vai completamente desajustada da realidade da economia e um ajustamento forçado (para baixo) vai ter que acontecer.


I HOPE not! :wink:



Mas estou optimista para amanhã...partindo do princípio que esta noite se vai chegar a uma solução para Chipre, por muito "remendada" que seja.
E é justamente na 2ª feira com o mercado em alta que espero vender a posição que tenho em 3 títulos...para ficar líquido...e esperar para ver o que vai acontecer nas próximas semanas.
Se não houver acordo por Chipre esta noite/madrugada, lá vai o PSI levar um trambolhão...assim como os outros índices.
 
Mensagens: 358
Registado: 29/11/2007 3:50
Localização: Feijó

Re: As próximas semanas do PSI...

por Dom_Quixote » 24/3/2013 22:50

HOPE Escreveu:Parece-me que a Bolsa/PSI vai completamente desajustada da realidade da economia e um ajustamento forçado (para baixo) vai ter que acontecer.


I HOPE not! :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2286
Registado: 3/4/2012 21:06
Localização: Mancha

As próximas semanas do PSI...

por HOPE » 24/3/2013 21:56

Boas noites caros investidores & especuladores! :)

Venho aqui postar as minhas dúvidas e inquietações relativamente ao comportamento do PSI para os próximos tempos.
A verdade é que a Economia em Portugal vai de mal a pior. Não só a nossa, mas principalmente a nossa.
Apesar da mensagem que o Governo vai tentando passar, que vai tudo bem...dentro da normalidade, não vai mesmo!
Praticamente todos os indicadores estão piores: é o desemprego, é o défice, é a dívida.
Se tudo à nossa volta estivesse bem, talvez desse para nos reerguermos, step by step, apoiados fortemente nas nossas exportações.
Mas com tanta e cada vez mais austeridade europeia, até nas exportações estamos limitados.
E dentro de portas, o clima social está à beira de ruptura. Acredito que as decisões do TC que se aproximam serão o rastilho para o inevitável:
- caída do Governo...nova subida das taxas da dívida...
restruturação da dívida...e até possível saída do Euro.
Daí que decidi adoptar uma posição de venda das minhas posições/títulos nos próximos dias e esperar para ver o que tudo isto vai dar nas próximas semanas.
Parece-me que a Bolsa/PSI vai completamente desajustada da realidade da economia e um ajustamento forçado (para baixo) vai ter que acontecer.
Pronto...já desabafei! Lol
Uma boa semana para todos.
 
Mensagens: 358
Registado: 29/11/2007 3:50
Localização: Feijó

por Joao-D » 21/3/2013 12:08

O índice PSI20 encontrou suporte a 6037,35 na terça feira.
Resta ver, nos próximos dias, se o suporte aguenta a cotação.
Anexos
PSI.PNG
PSI.PNG (49.92 KiB) Visualizado 6944 vezes
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

por C0rr3i4 » 19/3/2013 10:32

Os pesos do PSI20 após a revisão anual.
O BES e o BCP aumentaram consideravelmente a sua influência no PSI20.
Anexos
Pesos do PSI20.jpg
Pesos do PSI20.jpg (59.6 KiB) Visualizado 7396 vezes
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1561
Registado: 18/1/2012 17:35
Localização: Sorria, está na Maia.

por Figueiraa1 » 18/3/2013 12:25

Concordo e só para clarificar sou a favor dos stop's e uso-os sempre.
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1252
Registado: 26/3/2011 9:55

por Zeb_PT » 18/3/2013 12:12

Sem duvida, mas se no meu casoo stop está lá é para sair. Lá por abrir em gap nada assegura que venha para cima e mesmo que venha onde é que se aceita sair novamente? O local "lógico" é nada mais nada menos que o minimo do proprio dia...

Acho que é irrealaista andarmos nos mercado e pensarmos que não teremos perdas, o que interessa é sempre a estatistica pois, novamente, este "jogo" é um jogo de "repetição".
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 919
Registado: 9/3/2009 23:07
Localização: 16

por Figueiraa1 » 18/3/2013 12:05

Zeb_PT Escreveu:- Aquando uma entrada assegurar uma perda maxima


Nem sempre é possível assegurar quando acontecem os gap's.

Abraço
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1252
Registado: 26/3/2011 9:55

por Zeb_PT » 18/3/2013 11:53

A utilização de stops tem muito que se lhe diga, não é uma situação preto/branco, mas no meu caso servem mais que tudo para:
- Não transformar um ganho em perda
- Aquando uma entrada assegurar uma perda maxima

E nestes casos é muito importante pois este "jogo" é um jogo de repetição e no meu caso quero cortar perdas e deixar correr longos!
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 919
Registado: 9/3/2009 23:07
Localização: 16

por asrael » 18/3/2013 11:16

Já repararam quantos stops já foram à vida por essa Europa! Se eles por um lado funcionam como um seguro por outro são os responsáveis pelo stress que anda por aí :) :mrgreen:

Cada um tem a sua estratégia mas que para mim existem muitos interessados em comer os stops lá isso há, por isso deixei de usar stops exceto em casos especiais.
Nunca digas nunca.

Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 461
Registado: 2/2/2010 1:35
Localização: Viseu

por careca79 » 18/3/2013 1:34

Boas.
Deixo aqui a minha última análise feita ao PSI-20 que podem encontrar na sua totalidade no blogue Careca da bolsa

Aqui me apresento para mais uma análise técnica ao PSI-20, ao dia 15 de Março de 2013, dia que demonstra algum aliviar relativo à pressão por parte dos compradores que ocorreu no dia anterior. Assim temos o PSI-20 a ceder 0,57% para os 6185 pontos, não anulando de maneira alguma os ganhos obtidos pela bolsa portuguesa durante toda a semana, mas com especial ênfase na quinta-feira dia 14 de Mrço.


<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/kWjxKuBy1nc" width="560">O</iframe>

Deixo-vos a imagem e o vídeo.

Imagem
Careca da Bolsa
Para mais análises ao PSI-20 e outro material sobre análise Técnica.
Stock Market Analysis
Análise técnica a índices e acções dos mercados fora de Portugal
 
Mensagens: 400
Registado: 29/11/2007 3:04
Localização: 16

Chipre

por getede » 18/3/2013 0:28

O que aconteceu com banca na sexta feira parece que foi um aviso da condiçao cipriota, ou seja tanto no Psi20 como nas outras bolsas houve um volume apos o fecho anormal, "ninguem" sabia do que ia suceder se com o Chipre e há um volume daqueles :-k ?
Há, sempre houve e sempre irá haver inside traders
:evil:
 
Mensagens: 156
Registado: 10/5/2010 15:35
Localização: 24

por C0rr3i4 » 15/3/2013 20:28

Elias Escreveu:
correia1978 Escreveu:Pesos do PSI, antes da actualização na próxima 2ª feira (o peso máximo de cada acção no índice não poderá ultrapassar os 15%).


Hum, reduziram para 15%? Tenho ideia que era 20%...


Página 10 do PSI 20 Family Rulebook 13-01 (Jan 2013)

(...)5.3.3 Capping
A maximum weighting of 15% is applied to each index constituent at the annual review. (...)
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1561
Registado: 18/1/2012 17:35
Localização: Sorria, está na Maia.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], JFDIL, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 389 visitantes