Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por HPS » 17/7/2014 12:47

yaya Escreveu:A propósito das declarações (unânimes) de tozé e pedro acerca de não serem os contribuintes a pagarem os erros do bes não são à toa e têm uma razão de ser. É que há uma nova lei nacional aprovada sobre a capitalização dos bancos com ajuda estatal (Decreto N.º 193/XII dezembro 2013). Ninguém fala nela, mas existe. A proposta lei 181/XII de 2013 adaptada para a união bancária refere entre outras coisas que:

"em primeiro lugar, estabelece o princípio de que as medidas de recapitalização só poderão, em regra, ser adotadas depois de aprovado um plano de reestruturação para a instituição de crédito...nesse sentido, o Estado-Membro passa agora a ter de apresentar às autoridades europeias competentes em matéria de auxílios de Estado um «plano de reforço de capitais», que deve conter as medidas de reforço de capitais a adotar pela instituição de crédito, bem como eventuais medidas de repartição de encargos pelos respetivos acionistas e credores subordinados, e ainda conter salvaguardas que impeçam saídas de fundos da instituição."

Ainda há muito por descobrir da teia montada pela holdings ges. Bancos expostos como CGD, BCP e empresas como a PT. É um fio que se vai puxando do novelo.

Ou seja se o bes necessitar de reforçar o capital com ajuda do estado, e já se fala em outro AC, terá 1º de ter um plano de reestruturação apresentado e aprovado em bruxelas, depois para o estado entrar no capital os encargos têm de ser repartidos por ordem: acionistas, credores e depositantes com mais de 100 mil euros. No tempo dos Cocos ainda não havia esta obrigatoriedade por isso o bes se calhar fez mal em não ter pedido ajuda nessa altura. Agora a questão é: porque é que o bes não pediu ajuda dos coco's? Por orgulho ou para evitar que fossem escrutinados?


Eventualmente nao queriam mesmo ninguem a passar a pente fino a situacao.
Por outro lado se tinham em vista todo o problema que agora veio ao de cima, fica no ar porque fizeram o aumento de capital de tamanho tao "reduzido" ? :mrgreen:


Outra questao: Se a (1) ESFG sair do PSI ou (2) ou a ESFG sair do PSI 20 e entrar outra cotada, o que acontece com o indice em si em termos de valor?
Tendo em vista que a saida da ESFG e muito provavel, e tendo em vista que tenho uns pius 20 em carteira da jeito ter ideia dos acontecimentos proximos!
If you watch every tick, you trade like a di..
PS.: O meu teclado nao tem assentos, portanto a escrita sai sem eles!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 53
Registado: 6/5/2009 19:20
Localização: CEE

Re: PSI 20

por yaya » 17/7/2014 11:20

A propósito das declarações (unânimes) de tozé e pedro acerca de não serem os contribuintes a pagarem os erros do bes não são à toa e têm uma razão de ser. É que há uma nova lei nacional aprovada sobre a capitalização dos bancos com ajuda estatal (Decreto N.º 193/XII dezembro 2013). Ninguém fala nela, mas existe. A proposta lei 181/XII de 2013 adaptada para a união bancária refere entre outras coisas que:

"em primeiro lugar, estabelece o princípio de que as medidas de recapitalização só poderão, em regra, ser adotadas depois de aprovado um plano de reestruturação para a instituição de crédito...nesse sentido, o Estado-Membro passa agora a ter de apresentar às autoridades europeias competentes em matéria de auxílios de Estado um «plano de reforço de capitais», que deve conter as medidas de reforço de capitais a adotar pela instituição de crédito, bem como eventuais medidas de repartição de encargos pelos respetivos acionistas e credores subordinados, e ainda conter salvaguardas que impeçam saídas de fundos da instituição."

Ainda há muito por descobrir da teia montada pela holdings ges. Bancos expostos como CGD, BCP e empresas como a PT. É um fio que se vai puxando do novelo.

Ou seja se o bes necessitar de reforçar o capital com ajuda do estado, e já se fala em outro AC, terá 1º de ter um plano de reestruturação apresentado e aprovado em bruxelas, depois para o estado entrar no capital os encargos têm de ser repartidos por ordem: acionistas, credores e depositantes com mais de 100 mil euros. No tempo dos Cocos ainda não havia esta obrigatoriedade por isso o bes se calhar fez mal em não ter pedido ajuda nessa altura. Agora a questão é: porque é que o bes não pediu ajuda dos coco's? Por orgulho ou para evitar que fossem escrutinados?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1816
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: PSI 20

por iMMgrafik » 17/7/2014 10:44

Boas,

Na minha opiniao o PSI20 esta oversold. O RSI esta a querer voltar para cima por isso espero em ressalto para cima. Agora resta saber se aguenta ou se apenas se trata de um ressalto...
Neste momento estamos Bear no curto prazo, tenho os 6500 como a fronteira Bear/Bull de medio/longo prazo.

Fecho seminal/mensal acima dos 6500 e estou "in" novamente, abaixo estou "out".
Julgo que no final de Agosto teremos o ponto decisivo (pois em mes e meio ja tera passado tempo suficiente do AC do BCP e a auditoria e provavel AC -ou possivel entrada do estado- do BES). Em termos conservadores, julgo que Outubro sera num espaco temporal mais alargado tambem muito importante - costuma ser um mes descisivo em termos historicos.

Bons investimentos.
 
Mensagens: 65
Registado: 10/9/2010 16:36

Re: PSI 20

por yaya » 17/7/2014 10:22

Teresa. Escreveu:Olha que ao JM já iniciou a correção há muito e está em boa posição para inversão (atento).

Apesar das quedas do PSI a UBS só está reforçar a carteira com JM e NOS (segundo um artigo ontem). quem diria!? :oh:
No entanto hoje temos esta noticia:
CaixaBI estima queda dos lucros da Jerónimo Martins no segundo trimestre.
Segundo os analistas, as vendas deverão ter aumentado 9,1%, mas os lucros poderão ter caído 4,2%.
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... estre.html

Este ano vi este filme 2 vezes e ambas resultou em gap negativo.
Em resumo: cuidado com as tentações nas supostas inversões :(


Eu não disse que ía entrar na JM, ainda é cedo para inversão, simplesmente referi para estar atento à JM em termos de AT porque o mensal parece estar a começar a lateralizar no pico de saturação. A inversão pode demorar semanas ou meses ou anos. Até lá é aguardar pelo golden cross das ma's. Quanto à AF da queda dos lucros, por norma não invisto com base em notícias, primeiro o gráfico. Mas é um facto, no entanto a JM tem o mercado polonia, não está tão exposta ao mercado nacional como outras cotadas (não tem os ovos todos no mesmo cesto).

Cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1816
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: PSI 20

por trend=friend » 17/7/2014 7:35

Sou mais conservador... Diria que enquanto não passar os 6600-6700 pode estar a corrigir...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3983
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: PSI 20

por HJOR » 16/7/2014 23:34

Enquanto não passar os 6420, pode estar a corrigir.
Emoções controladas!
Anexos
PSI20_1H_2014-07-16.png
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: PSI 20

por Piu26 » 16/7/2014 21:04

Dom_Quixote Escreveu:Ela é a minha Teresa da praia
Se ela é tua é minha também
O verão passou todo comigo
E o inverno adivinha com quem
Então vamos a Teresa da praia deixar aos beijos do sol e abraços do mar
Um abraço,
D.Q.


Este post só pode dever-se a alguma disjunção pós-prandial do Sr Pança (o Sancho para os amigos) que conduziu el burrito d’el ingenioso hidalgo Don Quixote para a praia errada!
Acho que este é um Fórum para falar de Bovespa e não para janeirar o Jobim.
… ou seja: está a sambar na praia errada :shame:
 
Mensagens: 128
Registado: 26/6/2014 23:20

Re: PSI 20

por Dom_Quixote » 16/7/2014 19:50

Ela é a minha Teresa da praia
Se ela é tua é minha também
O verão passou todo comigo
E o inverno adivinha com quem

Então vamos a Teresa da praia deixar aos beijos do sol e abraços do mar

Um abraço,
D.Q.
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2286
Registado: 3/4/2012 21:06
Localização: Mancha

Re: PSI 20

por Piu26 » 16/7/2014 19:44

Limonov Escreveu:Como diria a minha avó: "olha que bordado tão lindo, Deus queira que seja dos que dure!"
Limonov

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
... acho lhe faltou um bocadinho de linha (volume), mas lá que ficou bonito, ficou !
 
Mensagens: 128
Registado: 26/6/2014 23:20

Re: PSI 20

por Piu26 » 16/7/2014 19:41

yaya Escreveu:Olha que ao JM já iniciou a correção há muito e está em boa posição para inversão (atento).


Apesar das quedas do PSI a UBS só está reforçar a carteira com JM e NOS (segundo um artigo ontem). quem diria!? :oh:
No entanto hoje temos esta noticia:
CaixaBI estima queda dos lucros da Jerónimo Martins no segundo trimestre.
Segundo os analistas, as vendas deverão ter aumentado 9,1%, mas os lucros poderão ter caído 4,2%.
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... estre.html

Este ano vi este filme 2 vezes e ambas resultou em gap negativo.
Em resumo: cuidado com as tentações nas supostas inversões :(
 
Mensagens: 128
Registado: 26/6/2014 23:20

Re: PSI 20

por negociosbolsa81 » 16/7/2014 14:03

Acho que foi mais a noticia de que poderiam entrar um ou dois investidores fortes e assim evitar AC´s e Estado...
Devagarinho devagarinho, vai enchendo o papo da galinha de ovos de ouro... :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 461
Registado: 29/3/2012 18:17
Localização: Porto

Re: PSI 20

por tncm » 16/7/2014 13:58

yaya Escreveu:
JorgeNevada Escreveu:Algumas cotadas indicam que continuarão o seu percuso bear, como PT e JMT.
Outras parecem estar a a entrar em inversão de tendencia de médio prazo, como Altri, NOS, Sonae, Impresa, CTT, TDSA.
Outras estão em zonas de importante definição, como Portucel, Mota Engil, Galp, REN, Semapa.
Depois temos o verdadeiro motor do PSI, a banca, que está absolutamente de rastos e apenas vemos sinais de continuação de quedas.

Sobram poucas da lista em que o bull ainda não está em causa, EDP e EDPR.


Olha que ao JM já iniciou a correção há muito e está em boa posição para inversão (atento). Tirando esta e a Galp as outras iniciaram processo correção em Maio, com a ma rápida a cruzar abaixo da ma lenta. Neste momento entradas só curtas.

Curioso que nos últimos dias tem-se ouvido os media a dizer que bes subiu por causa do vitor bento, desceu por causa disto ou daquilo. Hoje sobe por causa do quê? Deve ser da Rioforte que não pagou uma tranche. E a PT obe porquê? Por causa de uma imparidade? :wink:

Cumps


Mas que hoje está a haver cornada da boa está! :twisted:
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 7/3/2010 16:49
Localização: Portugal

Re: PSI 20

por yaya » 16/7/2014 10:39

JorgeNevada Escreveu:Algumas cotadas indicam que continuarão o seu percuso bear, como PT e JMT.
Outras parecem estar a a entrar em inversão de tendencia de médio prazo, como Altri, NOS, Sonae, Impresa, CTT, TDSA.
Outras estão em zonas de importante definição, como Portucel, Mota Engil, Galp, REN, Semapa.
Depois temos o verdadeiro motor do PSI, a banca, que está absolutamente de rastos e apenas vemos sinais de continuação de quedas.

Sobram poucas da lista em que o bull ainda não está em causa, EDP e EDPR.


Olha que ao JM já iniciou a correção há muito e está em boa posição para inversão (atento). Tirando esta e a Galp as outras iniciaram processo correção em Maio, com a ma rápida a cruzar abaixo da ma lenta. Neste momento entradas só curtas.

Curioso que nos últimos dias tem-se ouvido os media a dizer que bes subiu por causa do vitor bento, desceu por causa disto ou daquilo. Hoje sobe por causa do quê? Deve ser da Rioforte que não pagou uma tranche. E a PT obe porquê? Por causa de uma imparidade? :wink:

Cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1816
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: PSI 20

por Limonov » 16/7/2014 10:07

Como diria a minha avó: "olha que bordado tão lindo, Deus queira que seja dos que dure!"

Abraço,

Limonov
Anexos
psisemanal.jpg
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
 
Mensagens: 1402
Registado: 7/2/2014 18:03

Re: PSI 20

por sanchobeti » 16/7/2014 9:39

Sem argumentos;
parece que o pc..hi está a reagir consistente..mente!!? :clap:
 
Mensagens: 183
Registado: 29/11/2007 13:06
Localização: 16

Re: PSI 20

por vella » 15/7/2014 19:26

Ops...parte do texto foi-se....mas ficou a ideia :oops:
 
Mensagens: 13
Registado: 26/4/2014 2:10

Re: PSI 20

por vella » 15/7/2014 19:22

JorgeNevada Escreveu:Quanto aoopinião temPSI, muitas vezes parece que os amigos foristas se esquecem que o PSI não é mais do que a soma ponderada das cotadas que o constituem..
Por isso, a melhor forma de avaliar o futuro do PSI20, na minha opinião, será avaliar as cotadas que o constituem, e, sinceramente, neste campo as coisas não me parecem muito risonhas.

Algumas cotada indicam que continuarão o seu percuso bear, como PT e JMT.
Outras parecem estar a a entrar em inversão de tendencia de médio prazo, como Altri, NOS, Sonae, Impresa, CTT, TDSA.
Outras estão em zonas de importante definição, como Portucel, Mota Engil, Galp, REN, Semapa.
Depois temos o verdadeiro motor do PSI, a banca, que está absolutamente de rastos e apenas vemos sinais de continuação de quedas.

Sobram poucas da lista que em que o bull ainda não está em causa, EDP e EDPR.


Infelizmente partilho da sua opinião, penso que ainda não é chegada a hora de soar o alarme no psi20 para uma reversão para bear, mas a falta de confiança reflete-se na falta de força do psi20. Se dentro de pouco tempo não surgirem algumas noticias que
acalmem, basta outra má notícia, para isto ir por água a baixo.

relativas à banca , que possam acalmar a sangria, então meus caros será preocupante, pois outra má notícia que apareça vai levar as c




referentes à banca que acalmem os mercados, basta outra má notícia qualquer
 
Mensagens: 13
Registado: 26/4/2014 2:10

Re: PSI 20

por JorgeNevada » 15/7/2014 18:40

Quanto ao bull do PSI, muitas vezes parece que os amigos foristas se esquecem que o PSI não é mais do que a soma ponderada das cotadas que o constituem..
Por isso, a melhor forma de avaliar o futuro do PSI20, na minha opinião, será avaliar as cotadas que o constituem, e, sinceramente, neste campo as coisas não me parecem muito risonhas.

Algumas cotadas indicam que continuarão o seu percuso bear, como PT e JMT.
Outras parecem estar a a entrar em inversão de tendencia de médio prazo, como Altri, NOS, Sonae, Impresa, CTT, TDSA.
Outras estão em zonas de importante definição, como Portucel, Mota Engil, Galp, REN, Semapa.
Depois temos o verdadeiro motor do PSI, a banca, que está absolutamente de rastos e apenas vemos sinais de continuação de quedas.

Sobram poucas da lista em que o bull ainda não está em causa, EDP e EDPR.
Editado pela última vez por JorgeNevada em 15/7/2014 19:30, num total de 1 vez.
"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 283
Registado: 5/1/2014 17:11

Re: PSI 20

por yaya » 15/7/2014 18:33

Hojoe foi o dia do yô-yô.
O que vejo no diário é a média rápida MA20 já abaixo das médias lentas. :-k
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1816
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: PSI 20

por canguru » 15/7/2014 17:53

canguru Escreveu:(...)
o apelidado "ressalto" de 6ª, têm muito pouco de ressalto (movimento violento de x% (x>5%), com a banca a subir 2 dígitos).
ressaltará, sim. mas a seu tempo.


acredito num ressalto violento, de dias, nos 5700, caso prossiga a enorme pressão vendedora.
Anexos
PSI 20(Weekly)20140715175004.png
PSI 20(Weekly)20140715175004.png (30.04 KiB) Visualizado 5150 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

Re: PSI 20

por artista_ » 15/7/2014 16:57

Eu acho que se está a preparar para ressaltar... já coloquei umas fichas na mesa com stops relativamente apertados!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: PSI 20

por trend=friend » 15/7/2014 16:41

Com toda esta sangria, o PSI mostra alguma resiliência nos 6.100. Apesar de eu estar genuinamente neutro quanto ao futuro, parece um bom sinal.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3983
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: PSI 20

por canguru » 15/7/2014 15:44

entre um bull e o bear market há uma zona de indefinição.
o facto de eu ter vendido todos os activos que tinha no PSI na quebra do suporte de médio prazo nos ~7100, não me faz automaticamente bear.
agora, manter bull depois de quebrado o último mínimo nos ~6800 parece-me, no mínimo, perigoso. mais confusão me faz agora nos ~61XX.
até pode haver pessoas optimistas mas estar optimista e ver o seu dinheiro esfumar-se parece-me tortura. IMHO, mais vale perder alguma parte de um eventual movimento ascendente do que estar dentro a assistir a esta sangria.

parece-me um bull? não, e fui escrevendo o que me fez deixar de estar optimista.
parece-me um bear? ...

sinceramente, por agora parece-me mais cara ou coroa :twisted:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

Re: PSI 20

por tncm » 15/7/2014 15:40

Jorge Fr. Escreveu:Acho estes anuncios do fim do Bull market um pouco precipitados. Sim, há muitos indicios contra a continuação do Bull, mas pessoalmente só irei considerar por definitivo o seu final quando vir de forma bem definida um máximo menor que o anterior seguido de um mínimo menor ao anterior, até lá continuo expectante e não é desta forma que quero as coisas, é simplesmente assim que estou a trabalhar com o mercado.
Ainda vai correr muita tinta até identificarmos a próxima tendência do PSI20.

Cumps,



Esta queda é provocada pela crise do GES amplificada com uma necessidade de correção do índice, e a dita queda está a tomar tão amplas proporções , que corre mesmo o risco de se tornar "irrevogável" :evil: para já o PSI tenta agarrar-se com unhas e dentes para não quebrar em baixa os 6100 pontos.
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 7/3/2010 16:49
Localização: Portugal

Re: PSI 20

por Jorge Fr. » 15/7/2014 15:30

Acho estes anuncios do fim do Bull market um pouco precipitados. Sim, há muitos indicios contra a continuação do Bull, mas pessoalmente só irei considerar por definitivo o seu final quando vir de forma bem definida um máximo menor que o anterior seguido de um mínimo menor ao anterior, até lá continuo expectante e não é desta forma que quero as coisas, é simplesmente assim que estou a trabalhar com o mercado.
Ainda vai correr muita tinta até identificarmos a próxima tendência do PSI20.

Cumps,
 
Mensagens: 103
Registado: 7/5/2014 13:33

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, Bing [Bot], Google [Bot], Jonas74, OCTAMA, PAULOJOAO, Silvaz77, zulu404 e 112 visitantes