Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 3/1/2013 1:10

Nada garante. Mas, historicamente, consegue sempre financiar-se pelo menos 1% abaixo do que costuma fazer no mercado secundário.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por atomez » 3/1/2013 0:51

Ulisses Pereira Escreveu:Atomez, são independentes. Mas por que hás de comprar no mercado primário com uma taxa implícita de 5% se o podes fazer a 15% (como já esteve este ano) no mercado secundário?

Porque neste momento Portugal e os outros países sob "resgate" estão fora do marcado primário...

Mas quer dizer, neste momento nada garante que se o estado português fosse ao mercado primário financiar-se, a taxa a que conseguia colocar seja idêntica à do secundário.

Bom ano.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

por Ulisses Pereira » 3/1/2013 0:47

Atomez, são independentes. Mas por que hás de comprar no mercado primário com uma taxa implícita de 5% se o podes fazer a 15% (como já esteve este ano) no mercado secundário?

Por isso, é que o Teixeira dos Santos dizia que acima dos 7% tínhamos que pedir ajuda. E pedimos.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por atomez » 3/1/2013 0:43

Ulisses Pereira Escreveu:Isto é o mercado secundário.

Ou seja, quanto maior for a pressão vendedora nas obrigações no mercado secundário, mais sobe a taxa de juro implícita.

O que está a acontecer há um ano é precisamente o contrário.

Mas do ponto de vista do estado o que interessa é o mercado primário.

Os mercados primário e secundário são independentes ou estão relacionados?
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

por Ulisses Pereira » 3/1/2013 0:38

Vamos lá tentar explicar rapidamente esta história das yields das OT. Não se preocupem muito com o realismo dos números pois servem apenas para ilustrar a ideia.

Imaginem que o Estado emitiu 1 milhão de obrigações do tesouro a 10 anos à taxa de 5% ao preço de 1 euros. Se eu comprei 5000 obrigações, estou a emprestar ao Estado 5000 euros, comprometendo-se o Estado Português a pagar-me 250 euros de juro por ano e, no final dos 10 anos, reembolsar-me os 5000 euros. Isto é o mercado primário.

Entretanto, a situação do país deteriora-se e eu começo a ficar com medo que o Estado não me pague o que devo. E proponho ao Zeca que ele me compre essas obrigações. Ele responde: "Ó Uli, com as dificuldades com que o Estado está? Compro-te mas só pago 0,9 euros por cada uma delas". Eu aceito, recebo 4500 euros mas fico descansado.

O Zeca vai continuar a receber os 250 euros de juro por ano, mas pagou apenas 4500 euros. Isto significa que a taxa de juro implícita aumentou. (basta fazer as contas).

Isto é o mercado secundário.

Ou seja, quanto maior for a pressão vendedora nas obrigações no mercado secundário, mais sobe a taxa de juro implícita.

O que está a acontecer há um ano é precisamente o contrário.

Um abraço,
Ulisses[/img]
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Oscar, Podes esclarecer?

por Joao-D » 2/1/2013 23:45

oscar c. Escreveu:
Storgoff Escreveu:
oscar c. Escreveu:[
Narigudo,

O meu raciocínio é o seguinte:
A forte desvalorização das obrigações soberanas dos periféricos hoje ocorrida indicia para mim uma venda maciça desses activos. Muita pressão do lado dos vendedores levou a esta descida muito acentuada.

Essa venda tem para mim duas razões: os investidores acreditam que as yieldes vão descer mais e vendem, guardando os lucros, e/ou os investidores acreditam na recuperação destas economias e precisam de liquidez para investir em activos com maior potencial de valorização. Neste caso, as acções.

Ambos os motivos concorrem, na minha opinião, para que esta subida do PSI seja sustentada.


Oh Oscar acho que estas todo baralhado.


A descida das yields dos titulos de divida publica dos periféricos, é devido a forte pressão vendedora
nestes títulos???
:shock:

Então não é exactamente o contrário?

Tens que ver aí melhor o teu raciocínio.
:wink:


Acho que não estou baralhado.
As yieldes são as rendibilidades das obrigações. Desceu hoje mais de 6%, nas obrigações a 10 anos. Se essas taxas estão em baixa é sinal que está a haver uma forte pressão vendedora de obrigações.
Não será?


Claro que sim e foi muito bem explicado. :)
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

Re: Oscar, Podes esclarecer?

por oscar c. » 2/1/2013 23:40

Storgoff Escreveu:
oscar c. Escreveu:[
Narigudo,

O meu raciocínio é o seguinte:
A forte desvalorização das obrigações soberanas dos periféricos hoje ocorrida indicia para mim uma venda maciça desses activos. Muita pressão do lado dos vendedores levou a esta descida muito acentuada.

Essa venda tem para mim duas razões: os investidores acreditam que as yieldes vão descer mais e vendem, guardando os lucros, e/ou os investidores acreditam na recuperação destas economias e precisam de liquidez para investir em activos com maior potencial de valorização. Neste caso, as acções.

Ambos os motivos concorrem, na minha opinião, para que esta subida do PSI seja sustentada.


Oh Oscar acho que estas todo baralhado.


A descida das yields dos titulos de divida publica dos periféricos, é devido a forte pressão vendedora
nestes títulos???
:shock:

Então não é exactamente o contrário?

Tens que ver aí melhor o teu raciocínio.
:wink:


Acho que não estou baralhado.
As yieldes são as rendibilidades das obrigações. Desceu hoje mais de 6%, nas obrigações a 10 anos. Se essas taxas estão em baixa é sinal que está a haver uma forte pressão vendedora de obrigações.
Não será?
«Ninguém sabe o suficiente para ser intolerante»

Karl Popper
 
Mensagens: 252
Registado: 6/11/2002 0:41
Localização: Coimbra

por Narigudo » 2/1/2013 23:36

Oscar,
A descida das yields das obrigações deve-se ao factores existirem mais compradores interessados nesses títulos mesmo para premios de risco inferiores.

Sinceramente, nao sei as razões fundamentais desta subida mas também essa nao e a minha preocupação...limito-me a tentar...tentar...apanhar tendências.

Abraco e BN
Narigudo
 
Mensagens: 13
Registado: 18/8/2012 18:27

Re: Oscar, Podes esclarecer?

por Storgoff » 2/1/2013 22:10

oscar c. Escreveu:[
Narigudo,

O meu raciocínio é o seguinte:
A forte desvalorização das obrigações soberanas dos periféricos hoje ocorrida indicia para mim uma venda maciça desses activos. Muita pressão do lado dos vendedores levou a esta descida muito acentuada.

Essa venda tem para mim duas razões: os investidores acreditam que as yieldes vão descer mais e vendem, guardando os lucros, e/ou os investidores acreditam na recuperação destas economias e precisam de liquidez para investir em activos com maior potencial de valorização. Neste caso, as acções.

Ambos os motivos concorrem, na minha opinião, para que esta subida do PSI seja sustentada.


Oh Oscar acho que estas todo baralhado.


A descida das yields dos titulos de divida publica dos periféricos, é devido a forte pressão vendedora
nestes títulos???
:shock:

Então não é exactamente o contrário?

Tens que ver aí melhor o teu raciocínio.
:wink:
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

por futriber » 2/1/2013 22:02

KAM Escreveu:Eu não negoceio o nosso indice - apenas Dax, Ibex e S&P - mas tenho que salientar que hoje o PSI20 foi o 2º indice que mais valorizou entre os principais indices europeus. Apenas a Espanha valorizou mais que nós. Quero com isto alertar que esta força do indice não deve ser de modo algum desvalorizada.

Julgo que o italiano também foi superior ao Psi20.
 
Mensagens: 159
Registado: 29/11/2007 3:31
Localização: ribeirao

Re: Oscar, Podes esclarecer?

por oscar c. » 2/1/2013 21:46

Narigudo Escreveu:Oscar ,

Nao percebi o raciocínio, podes explicar melhor?
Obrigado e BN


Narigudo,

O meu raciocínio é o seguinte:
A forte desvalorização das obrigações soberanas dos periféricos hoje ocorrida indicia para mim uma venda maciça desses activos. Muita pressão do lado dos vendedores levou a esta descida muito acentuada.

Essa venda tem para mim duas razões: os investidores acreditam que as yieldes vão descer mais e vendem, guardando os lucros, e/ou os investidores acreditam na recuperação destas economias e precisam de liquidez para investir em activos com maior potencial de valorização. Neste caso, as acções.

Ambos os motivos concorrem, na minha opinião, para que esta subida do PSI seja sustentada.
«Ninguém sabe o suficiente para ser intolerante»

Karl Popper
 
Mensagens: 252
Registado: 6/11/2002 0:41
Localização: Coimbra

Re: Acordo sobre "Fiscal cliff"

por BearManBull » 2/1/2013 21:32

joao4702 Escreveu:
Storgoff Escreveu:A euforia com as noticias dos EUA estão a contagiar fortemente as cotadas do PSI20.
Até ao final da semana se calhar volta tudo à estaca zero.
A opinião de muitos analistas ia no sentido de que o mercado já estaria a descontar um acordo no ultimo minuto.
Apenas aqueles impasses nas negociações nos últimos dias, fizeram vacilar ligeiramente o mercado.
Portanto, a noticia que hoje poderia fazer mexer a sério os mercados seria a ausência de acordo e não este meio acordo que se conseguiu.

O acordo fechado à ultima da hora não resolve o problema do Fiscal Cliff, apenas o adia por mais 2 meses. No final de Fevereiro lá estaremos outra vez a bater na mesma tecla.


Sim, mas era isso que o mercado queria ouvir, pois caso contrário a economia dos EUA entraria em recessão, quanto mais não seja pela forte queda no consumo das familias e expectativas, confiança, etc.

Até lá claro que ainda vamos ter uma correção que até pode ser forte, mas para já surfar a tendência...


Num deixo de estar optimista com a bolsa nacional no médio prazo mas acho que estar um mês a subir fortemente e passar uma resistência tão importante como a dos 5700 sem dificuldades maiores só pode ser um movimento artificial causado por euforia de início de ano.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8734
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

por KAM » 2/1/2013 21:30

Eu não negoceio o nosso indice - apenas Dax, Ibex e S&P - mas tenho que salientar que hoje o PSI20 foi o 2º indice que mais valorizou entre os principais indices europeus. Apenas a Espanha valorizou mais que nós. Quero com isto alertar que esta força do indice não deve ser de modo algum desvalorizada.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 445
Registado: 15/1/2011 20:27
Localização: Lisboa

por Aqui_Vale » 2/1/2013 21:05

oscar c. Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Exacto, canguru. A euforia de início do ano alimentada pelas notícias nos States não é a forma ideal para quebrar uma resistência.

Um abraço,
Ulisses


Vejo esta subida do PSI sustentada. Por uma razão principal: a forte descida hoje das taxas de juro das obrigações portuguesas o que supõe a migração dos investidores destes activos para as acções.
A janela que hoje ficou aberta, não me parece nada saudável.
Poderei estar enganado, mas mais me parece uma caçada aos patos.
talvez por eu ter saído, quase por completo, na sexta feira passada. :shock:
CumPrim/
Aquilino Vale

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2896
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Oscar, Podes esclarecer?

por Narigudo » 2/1/2013 20:50

Oscar ,

Nao percebi o raciocínio, podes explicar melhor?
Obrigado e BN
 
Mensagens: 13
Registado: 18/8/2012 18:27

por oscar c. » 2/1/2013 19:24

Ulisses Pereira Escreveu:Exacto, canguru. A euforia de início do ano alimentada pelas notícias nos States não é a forma ideal para quebrar uma resistência.

Um abraço,
Ulisses


Vejo esta subida do PSI sustentada. Por uma razão principal: a forte descida hoje das taxas de juro das obrigações portuguesas o que supõe a migração dos investidores destes activos para as acções.
«Ninguém sabe o suficiente para ser intolerante»

Karl Popper
 
Mensagens: 252
Registado: 6/11/2002 0:41
Localização: Coimbra

por Storgoff » 2/1/2013 17:58

EuroVerde,

Não percebi nada do que disseste!!!
:lol:

Troca lá isso por miudos
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

por EuroVerde » 2/1/2013 17:52

Storgoff Escreveu:A euforia com as noticias dos EUA estão a contagiar fortemente as cotadas do PSI20.
Até ao final da semana se calhar volta tudo à estaca zero.
A opinião de muitos analistas ia no sentido de que o mercado já estaria a descontar um acordo no ultimo minuto.
Apenas aqueles impasses nas negociações nos últimos dias, fizeram vacilar ligeiramente o mercado.
Portanto, a noticia que hoje poderia fazer mexer a sério os mercados seria a ausência de acordo e não este meio acordo que se conseguiu.

O acordo fechado à ultima da hora não resolve o problema do Fiscal Cliff, apenas o adia por mais 2 meses. No final de Fevereiro lá estaremos outra vez a bater na mesma tecla.



Mentira. O mercado não funciona dessa forma. 2 meses? final de Fevereiro?
O mercado não funciona assim.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

Acordo sobre "Fiscal cliff"

por joao4702 » 2/1/2013 16:33

Storgoff Escreveu:A euforia com as noticias dos EUA estão a contagiar fortemente as cotadas do PSI20.
Até ao final da semana se calhar volta tudo à estaca zero.
A opinião de muitos analistas ia no sentido de que o mercado já estaria a descontar um acordo no ultimo minuto.
Apenas aqueles impasses nas negociações nos últimos dias, fizeram vacilar ligeiramente o mercado.
Portanto, a noticia que hoje poderia fazer mexer a sério os mercados seria a ausência de acordo e não este meio acordo que se conseguiu.

O acordo fechado à ultima da hora não resolve o problema do Fiscal Cliff, apenas o adia por mais 2 meses. No final de Fevereiro lá estaremos outra vez a bater na mesma tecla.


Sim, mas era isso que o mercado queria ouvir, pois caso contrário a economia dos EUA entraria em recessão, quanto mais não seja pela forte queda no consumo das familias e expectativas, confiança, etc.

Até lá claro que ainda vamos ter uma correção que até pode ser forte, mas para já surfar a tendência...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 574
Registado: 21/9/2006 10:04
Localização: S. João da Madeira

por Storgoff » 2/1/2013 16:30

A euforia com as noticias dos EUA estão a contagiar fortemente as cotadas do PSI20.
Até ao final da semana se calhar volta tudo à estaca zero.
A opinião de muitos analistas ia no sentido de que o mercado já estaria a descontar um acordo no ultimo minuto.
Apenas aqueles impasses nas negociações nos últimos dias, fizeram vacilar ligeiramente o mercado.
Portanto, a noticia que hoje poderia fazer mexer a sério os mercados seria a ausência de acordo e não este meio acordo que se conseguiu.

O acordo fechado à ultima da hora não resolve o problema do Fiscal Cliff, apenas o adia por mais 2 meses. No final de Fevereiro lá estaremos outra vez a bater na mesma tecla.
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: Subidas violentas

por ee03146 » 2/1/2013 16:30

mas não acham que as subidas tem fundamento?
yields portuguesas a 10 anos nos 6.6%
não e normal que isto suba?

mcarvalho Escreveu:
joao4702 Escreveu:
canguru Escreveu:Gosto pouco destas subidas violentas... Parecem ressaltos de bull markets.


Se olhar para as velas das principais cotadas nacionais, não vejo subidas violentas mas continuas ao longo da sessão.





e então se olharmos para a sonae.com..

como é a que sobe menos .. é a que tem menos hipotesese de cair.. ou mais hipotesese de subir :mrgreen:
 
Mensagens: 259
Registado: 7/4/2011 15:21
Localização: 14

Re: Subidas violentas

por mcarvalho » 2/1/2013 16:25

joao4702 Escreveu:
canguru Escreveu:Gosto pouco destas subidas violentas... Parecem ressaltos de bull markets.


Se olhar para as velas das principais cotadas nacionais, não vejo subidas violentas mas continuas ao longo da sessão.





e então se olharmos para a sonae.com..

como é a que sobe menos .. é a que tem menos hipotesese de cair.. ou mais hipotesese de subir :mrgreen:
mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por EuroVerde » 2/1/2013 16:25

Ulisses se vires o ano de 1962 no SP500, vemos que foram feitos minimos inferiores aos do ano anterior (1961). Nos anos seguintes foi sempre a subir...

2013 penso que o mecanismo será igual, por forma a termos crescimento em 2014, 2015, 2016.. em 2017 os EUA e o mundo estará melhor em termos economicos e com rácios de divida e outros em condições mais favoraveis, e não tão ameaçadoras como actualmente.
O objectivo do ilimitado Q3 é reduzir o desemprego para pelo menos 6,5%, se se confirmar o mini-crash em 2013 não tenho dúvidas de que em 2016/2017 esse objectivo está alcançado e Obama ficará na história por ser um excelente presidente que reduziu o desemprego de 10,5% para 6,5% em dois mandatos.

(desculpa por estar a falar sobre Sp500 neste tópico, mas era para dar sequência à ideia).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por gorgo » 2/1/2013 16:21

Ulisses Pereira Escreveu:O que me faz achar que vamos ter um ano "flat" é, além da evolução dos juros da dívida pública, o desempenho do nosso mercado accionista nos últimos 6 meses, naquilo que considero uma antecipação da recuperação económica.

Um abraço,
Ulisses


Obrigado Ulisses,

Por estares contra corrente. Em Fev 2008 não acreditei na queda dos mercados, quando dizias que a resistência dos 11.700 no PSI20 tinha de ser superada para estares neutro. Como tens estado do lado certo ao longo de 5 anos!

Mas melhor, já se nota na minha carteira essa abordagem de inversão de ciclo e um melhor domínio das resistências e suportes. Como tens razão que no bear os suportes não valem e no bull as resistências existem para serem quebradas até que inverte.

Agora uma visão mais fundamental que já está disponível, mas quando se está negativo só se vê um dos lados do copo:

Défice externo positivo em 2012, corrigido em 3 anos de 10%, parametro igual a 1982 - 1985, com desvalorização Câmbial. Prevê-se um superavit de 3% em 2013.

No 3º trimestre 2012 as necessidades liquidas de financiamento da economia foram positivas, com as familias a terem um saldo positivo de 6%.

Poupança interna nos 11,2%, em clima de recessão e perda de rendimento.

Quer as obrigações soberanas quer as obrigações das empresas e bancos já estão acima do par na maior parte dos casos.

Sucesso nas privatizações, com o respetivo encaixe.

Sucesso nas exportações num contexto recessivo na Europa.

Serão os estrangeiros a ver estes fundamentais e nós a perder o comboio do investimento em ações?

Reli este fim de semana os 20 pontos do Braga de Matos para "Como reconhecer o bull market". Parece-me que estão todos validados, até com figuras de inversão e eventual quebra de uma grande resistência.

Espero que alguns pessimistas entrem com estes meus simples comentários nas suas decisões de investimento.
Editado pela última vez por Visitante em 2/1/2013 16:37, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 551
Registado: 26/8/2007 20:40
Localização: 16

Subidas violentas

por joao4702 » 2/1/2013 16:18

canguru Escreveu:Gosto pouco destas subidas violentas... Parecem ressaltos de bull markets.


Se olhar para as velas das principais cotadas nacionais, não vejo subidas violentas mas continuas ao longo da sessão.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 574
Registado: 21/9/2006 10:04
Localização: S. João da Madeira

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Barão de Soestrova, Ferreiratrade, Google [Bot], Goya777, icemetal, karaya75, Kooc, latbal, m-m, MR32, PAULOJOAO, pbasto, peterteam2, Shimazaki_2, Tx9262, Xacal e 200 visitantes