Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por careca79 » 25/6/2012 0:04

Os Futuros arrancam vermelhos, a ver vamos se esta segunda-feira arrancamos bem.

O gráfio semanal do PSI-20 em anexo neste post, mostra uma vontade de o índice ir testar a média móvel de 15 dias ( linha a preto ).

Vamos ver se temos um movimento de continuação, ou se pelo contrário, temos uma queda, levando o PSI-20 de novo para apuros e nos mínimos nunca vistos desde 1995.

Para já, o movimento de curto-prazo de subida continua intacto, com o estocástico e o MACD praticametne a darem sinais positivos para "entradas", pelo que rapidamente vamos descobrir se se tratou de uma mera reacção técnica, ou algo com mais substância, com força para continuar as subidas.

Abraço e bons trades.
Anexos
PSI20_25062012.JPG
PSI20_25062012.JPG (132.92 KiB) Visualizado 5338 vezes
Careca da Bolsa
Para mais análises ao PSI-20 e outro material sobre análise Técnica.
Stock Market Analysis
Análise técnica a índices e acções dos mercados fora de Portugal
 
Mensagens: 400
Registado: 29/11/2007 3:04
Localização: 16

por careca79 » 22/6/2012 23:58

Caríssimos.

Publiquei no meu blogue Careca da bolsa a minha última análise em vídeo, que também partilho em baixo, neste posto.

<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/AYUVFS-lvHo" width="560"></iframe>

Agradeço desde já a atenção e as questões.

Obrigado.
Careca da Bolsa
Para mais análises ao PSI-20 e outro material sobre análise Técnica.
Stock Market Analysis
Análise técnica a índices e acções dos mercados fora de Portugal
 
Mensagens: 400
Registado: 29/11/2007 3:04
Localização: 16

por BearManBull » 22/6/2012 15:12

asrael Escreveu:
sergix Escreveu:
bmmteixeira Escreveu:Caso a Cimpor saia quais são as principais candidatas a subsitui-la no Psi20? Soane Capital, novabase, Teixeira duarte?


Era boma para mim a Sonae Capital que tenho desde a sisão, mas nem por sombras lá chegará. Apostava mais na Compal/Sumol. *Sem qualquer argumento que possa sustentar esta afirmação*


Banif


Efacec :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

por asrael » 22/6/2012 14:55

sergix Escreveu:
bmmteixeira Escreveu:Caso a Cimpor saia quais são as principais candidatas a subsitui-la no Psi20? Soane Capital, novabase, Teixeira duarte?


Era boma para mim a Sonae Capital que tenho desde a sisão, mas nem por sombras lá chegará. Apostava mais na Compal/Sumol. *Sem qualquer argumento que possa sustentar esta afirmação*


Banif
Nunca digas nunca.

Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 461
Registado: 2/2/2010 1:35
Localização: Viseu

por K. » 22/6/2012 14:41

É 11, fui ver agora. Outro sinal importante é o movimento definido da PT, o "Farol do Mercado", como lhe chamaste.

Um abraço.
 
Mensagens: 692
Registado: 28/5/2008 1:17

por K. » 22/6/2012 14:38

É 8. Sim, há de facto um mínimo a seguir (não existe um canal ascendente), mas isso não tira de lá o high anterior.

De certa maneira entendo-te, não queres correr o risco de ser apanhado numa formação de alargamento, mas o preço a pagar por isso é limitar a negociação à quinta onda de Elliot, o que é um risco ainda maior numa formação contra-trend, que normalmente se desenvolve em 3 ondas ABC.

Neste caso as divergências favorecem os highs.
 
Mensagens: 692
Registado: 28/5/2008 1:17

por Ulisses Pereira » 22/6/2012 14:04

K, 9 de Junho foi um Sábado. Se se querias dizer 8 ou 11, depois a seguir tens um novo mínimo relativo, pelo que não faz sentido falares aí de um high.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por K. » 22/6/2012 13:59

Ulisses, 9 de Junho. Mas há uma formação em W a ser quebrada em alta pelo actual swing. Eu diria que este padrão adicionado às divergências no Estocástico e MACD do último mínimo indica um enfraquecimento significativo do lado vendedor. Repara também que desta vez o movimento coincide com a normalização da curva dos yields das obrigações do tesouro, que começaram a desfazer o padrão de incumprimento (os 5 anos estão a encostar aos 10).

Um abraço.
 
Mensagens: 692
Registado: 28/5/2008 1:17

por sergix » 22/6/2012 11:29

bmmteixeira Escreveu:Caso a Cimpor saia quais são as principais candidatas a subsitui-la no Psi20? Soane Capital, novabase, Teixeira duarte?


Era boma para mim a Sonae Capital que tenho desde a sisão, mas nem por sombras lá chegará. Apostava mais na Compal/Sumol. *Sem qualquer argumento que possa sustentar esta afirmação*
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 438
Registado: 4/1/2008 2:33

por BearManBull » 22/6/2012 8:48

rsacramento Escreveu:
careca79 Escreveu:
rsacramento Escreveu:quando lá chegar forma-se o quê? uma LT? mas para isso são precisos 3 toques... e o da última sessão não conta...


Na verdade, sendo claros e concretos, uma linha de tendência pode ser definida por apenas dois pontos. Claro que é bastante mais fraca que uma que tenha 3 ou mais toques, no entanto dois pontos bastam para ser considerada uma LT.

Deixo um link sobre o assunto.
http://stockcharts.com/school/doku.php? ... rend_lines

(...)


esse link vem de encontro aquilo que todos sabemos: 2 pontos fazem uma linha, e uma LT tem de ter 3 toques para ser válida, daí eu não encontrar relevância na tua
The general rule in technical analysis is that it takes two points to draw a trend line and the third point confirms the validity.


não imaginas a quantidade de vezes que aqui no fórum já tive de explicar isto :)


o problema é que muitas vezes no 4º toque fazem inversão... Em vez de seguirem o caminho natural para cima descem...

Sobre o PSI eu neste momento depois de 5 dias a subir acho um risco tremendo estar a apostar numa subida continuada...

Segunda com aquele sinal no volume que o euroverde referiu teria sido bom dia pra entrar. Assim já tinha elevado o stop até ao nível actual e estava mais seguro.


K. Escreveu:lfhm, a ser rigoroso, de facto o segundo maximo ainda nao foi formado, mas se a barra está acima do máximo anterior, a proxima oscilação tem de formar um máximo, aconteça o que acontecer. Sendo assim, a tendência nesse prazo é obrigatoriamente de alta. Há quem simplifique a situação e diga simplesmente que o topo anterior foi quebrado. Certo?


Ok mas nesse caso ainda não aconteceu.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

por C0rr3i4 » 22/6/2012 1:41

A última a sair... Banif.
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1561
Registado: 18/1/2012 17:35
Localização: Sorria, está na Maia.

por bmmteixeira » 22/6/2012 1:04

Caso a Cimpor saia quais são as principais candidatas a subsitui-la no Psi20? Soane Capital, novabase, Teixeira duarte?
 
Mensagens: 97
Registado: 6/5/2004 20:19
Localização: Avelãs de Caminho

por Ulisses Pereira » 21/6/2012 11:55

K., qual é então para ti o primeiro "high"?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por K. » 21/6/2012 7:59

lfhm, a ser rigoroso, de facto o segundo maximo ainda nao foi formado, mas se a barra está acima do máximo anterior, a proxima oscilação tem de formar um máximo, aconteça o que acontecer. Sendo assim, a tendência nesse prazo é obrigatoriamente de alta. Há quem simplifique a situação e diga simplesmente que o topo anterior foi quebrado. Certo?
 
Mensagens: 692
Registado: 28/5/2008 1:17

por rsacramento » 21/6/2012 1:12

Sr_SNiper Escreveu:Eu imagino :)
Manda mas é o teu NIB para eu no final do ano te transferir parte dos lucros devido às tuas belas análises e gráficos a pedido :)


uma mariscada põe a contabilidade em dia 8-)

careca79 Escreveu: (...)
No Caso do PSI, não há dúvidas que no Longo e Médio prazo encontramo-nos uma tendência descendente com linhas ou sem linhas. A curto prazo estamos em subida, a dúvida é onde se considera que o sentimento de médio prazo mudou, apresento aí uma hipótese, haverá concerteza outras, dependendo da visão de cada um.

Abraço.


aqui estou 100% de acordo com o careca, e a questão de detectar atempadamente a inversão de médio prazo será crucial para alguns investidores que negoceiem especificamente nesses prazos

aqueles que me conhecem sabem que me guio exclusivamente pela análise gráfica, o que significa que me atenho apenas a linhas de S/R e a LTs, respeitando integralmente a sua utilização, embora ocasionalmente me socorra de um ou outro indicador para salientar determinado ponto

neste caso há dois caminhos: existirem higher highs intercalados com higher lows, ou a quebra de resistências credíveis; pode dizer-se que marginalmente o índice já fez um higher high, embora, por outro lado, a zona determinante esteja nos 51XX/525X, onde a inversão da tendência de médio prazo se jogará :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por Sr_SNiper » 21/6/2012 0:57

Eu imagino :)
Manda mas é o teu NIB para eu no final do ano te transferir parte dos lucros devido às tuas belas análises e gráficos a pedido :)
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por rsacramento » 21/6/2012 0:51

careca79 Escreveu:
rsacramento Escreveu:quando lá chegar forma-se o quê? uma LT? mas para isso são precisos 3 toques... e o da última sessão não conta...


Na verdade, sendo claros e concretos, uma linha de tendência pode ser definida por apenas dois pontos. Claro que é bastante mais fraca que uma que tenha 3 ou mais toques, no entanto dois pontos bastam para ser considerada uma LT.

Deixo um link sobre o assunto.
http://stockcharts.com/school/doku.php? ... rend_lines

(...)


esse link vem de encontro aquilo que todos sabemos: 2 pontos fazem uma linha, e uma LT tem de ter 3 toques para ser válida, daí eu não encontrar relevância na tua
The general rule in technical analysis is that it takes two points to draw a trend line and the third point confirms the validity.


não imaginas a quantidade de vezes que aqui no fórum já tive de explicar isto :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por careca79 » 21/6/2012 0:21

rsacramento Escreveu:quando lá chegar forma-se o quê? uma LT? mas para isso são precisos 3 toques... e o da última sessão não conta...


Na verdade, sendo claros e concretos, uma linha de tendência pode ser definida por apenas dois pontos. Claro que é bastante mais fraca que uma que tenha 3 ou mais toques, no entanto dois pontos bastam para ser considerada uma LT.

Deixo um link sobre o assunto.
http://stockcharts.com/school/doku.php? ... rend_lines

No Caso do PSI, não há dúvidas que no Longo e Médio prazo encontramo-nos uma tendência descendente com linhas ou sem linhas. A curto prazo estamos em subida, a dúvida é onde se considera que o sentimento de médio prazo mudou, apresento aí uma hipótese, haverá concerteza outras, dependendo da visão de cada um.

Abraço.
Careca da Bolsa
Para mais análises ao PSI-20 e outro material sobre análise Técnica.
Stock Market Analysis
Análise técnica a índices e acções dos mercados fora de Portugal
 
Mensagens: 400
Registado: 29/11/2007 3:04
Localização: 16

por careca79 » 21/6/2012 0:00

rsacramento Escreveu:
careca79 Escreveu:(...)O primeiro teste é perceber se a linha a tracejado funciona como resistência ali na zona dos 4,785 pontos.(...)


se te referes àquela linha vermelha que aponta para os 4575.9, não tem qualquer relevância como linha de tendência..


Correcto, falta o 3º toque, não terei sido claro na frase, onde deixo a ressalva.

BlitzFerr Escreveu:Acho que por isso é que ele disse "perceber se a linha a tracejado funciona". Ao lá chegar pode ser que sim pode ser que não se forme nada, mas tá de pré-aviso.


Correcto, obrigado pela clarificação.

Obrigado.
Careca da Bolsa
Para mais análises ao PSI-20 e outro material sobre análise Técnica.
Stock Market Analysis
Análise técnica a índices e acções dos mercados fora de Portugal
 
Mensagens: 400
Registado: 29/11/2007 3:04
Localização: 16

por rsacramento » 20/6/2012 23:58

careca79 Escreveu: (...) obrigado pela clarificação.

Obrigado.

quanto a mim o blitz não clarificou nada :roll:

BlitzFerr Escreveu:Acho que por isso é que ele disse "perceber se a linha a tracejado funciona". Ao lá chegar pode ser que sim pode ser que não se forme nada, mas tá de pré-aviso.


quando lá chegar forma-se o quê? uma LT? mas para isso são precisos 3 toques... e o da última sessão não conta...
Editado pela última vez por rsacramento em 21/6/2012 0:05, num total de 2 vezes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por BlitzFerr » 20/6/2012 23:57

Acho que por isso é que ele disse "perceber se a linha a tracejado funciona". Ao lá chegar pode ser que sim pode ser que não se forme nada, mas tá de pré-aviso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 244
Registado: 9/6/2011 12:20

por rsacramento » 20/6/2012 23:53

careca79 Escreveu:(...)O primeiro teste é perceber se a linha a tracejado funciona como resistência ali na zona dos 4,785 pontos.(...)


se te referes àquela linha vermelha que aponta para os 4575.9, não tem qualquer relevância como linha de tendência..
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por careca79 » 20/6/2012 23:46

Boas.

Aqui fica a minha Visão do PSI-20 a curto e médio prazo.

Têm sido 5 dias interessantes para o PSI-20, cavalgando os resultados das eleições Gregas e o descer dos Juros exigidos pelos nossos credores.

Mas penso havere muitas resistências a serem quebradas. O primeiro teste é perceber se a linha a tracejado funciona como resistência ali na zona dos 4,785 pontos. Depois temos a azul clarinho a média móvel de 50 dias e a resistência dos 5100 pontos que claramente são passos mais que importantes para alteração do sentimento no índice.

O descolar do topo da banda de bolliger também pode indiciar algum tipo de inversão, mas para já só agora é que chegámos lá.

Vamos ver se o mercado continua a suportar o nosso índice.

Abraço.
Anexos
PSI20_20Junho2012.JPG
PSI20_20Junho2012.JPG (169.15 KiB) Visualizado 4866 vezes
Careca da Bolsa
Para mais análises ao PSI-20 e outro material sobre análise Técnica.
Stock Market Analysis
Análise técnica a índices e acções dos mercados fora de Portugal
 
Mensagens: 400
Registado: 29/11/2007 3:04
Localização: 16

por richardj » 20/6/2012 23:45

reparei que existe um conjunto considerável de cotadas que actualmente estão com PER relativamente baixos, nomeadamente EDP e semapa. pode ser interessante
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2699
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

por EuroVerde » 20/6/2012 22:54

careca79 Escreveu:
EuroVerde Escreveu:
Um entendimento na Europa e um possivel Q3 é motivo de levar o indice para lá dos 7000.


Esta afirmação, caro EuroVerde é no mínimo agressiva do ponto vista técnico e apesar das suas análises, que vou acompanhando, apontarem para movimentos mais agressivos, nem os problemas da Europa se resolveram, nem sequer os nossos.

Parece-me extemporâneo uma afirmação dessas, mas claro que temos visões diferentes, hoje penso conseguir postar um vídeo com a minha visão.

Abraço


Olá sigo este tópico mas não costumo assíduamente ver teus videos.
Admito que a frase é agressiva, porque projecta algo de incerteza na resolução dos nossos problemas, tal como diz...

...mas, sabemos que enquanto se faz tempo e contra-tempo de espera na resolução de problemas, o Estado a recpaitalizar-se está. (não só o nosso)

Enquanto isso, a amargura nas ruas é evidente de dia para dia, de semana a mês, e até se calhar anos até uma gestão cuidadosa das contas públicas voltar a puxar pela confiança dos investidores, ou seja, enquanto houver de novo dinheiro para novas parcerias publico-privadas e criação de empregos e outros esquemas que dêem dinheiro, independentemente da produtividade no país. (porque é assim que as coisas são)

5 anos (2007-2012) em Bear Primário => 5 anos (2012-2017) em Bull Market.
-A década perdida- 10 anos para atingir os máximos de Verão 2007.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Cem pt, Google [Bot], Google Adsense [Bot], jprgodinho, Musus, PAULOJOAO e 170 visitantes