Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por RaposoTavares » 19/2/2014 19:24

7197,67 Olha! pode ser que seja só uma correção pequenina com criação de algum suporte no processo. Coisa de 7200 pontos + ou -...
Isto dos testes do 'saiba você mesma' em gravidezes ectópicas sempre tem muito que se lhe diga.
Engraçado, engraçado, era se também houvesse mudança dos sectores com mais forte subida. Cá para mim, dava-me um forte jeitaço se a Sonae descolasse... (e já agora, sem querer ter tudo -longe de mim, coitado!-, que a Mota e a Altri descolassem também.)

Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: PSI 20

por rsacramento » 19/2/2014 13:11

scarface11 Escreveu:Bom dia malta,
O pessoal de analise tecnica tem alguma experiencia com a utilização de speed resistence lines. A frequencia de sucesso é elevada para prever pontos de retração?
Basicamente, estas linhas constroiem-se desenhando uma reta entre o ponto mais alto e o ponto inicial da tendencia e vice versa na tendencia descendente. Depois os pontos que servem como suporte ou resistencia da tendencia são 2/3 e 1/3 da reta. É um mix de Fibonacci com linhas de tendencia.
Envio exemplo do PSI em anexo.
Se alguem tem alguma experiencia nesta matéria e se não se importar de comentar ou alguem que queira comentar agradecia.
Abraços e Bons negócios

pessoalmente não atribuo qualquer relevância a esse método
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: PSI 20

por scarface » 19/2/2014 12:57

Bom dia malta,
O pessoal de analise tecnica tem alguma experiencia com a utilização de speed resistence lines. A frequencia de sucesso é elevada para prever pontos de retração?
Basicamente, estas linhas constroiem-se desenhando uma reta entre o ponto mais alto e o ponto inicial da tendencia e vice versa na tendencia descendente. Depois os pontos que servem como suporte ou resistencia da tendencia são 2/3 e 1/3 da reta. É um mix de Fibonacci com linhas de tendencia.
Envio exemplo do PSI em anexo.
Se alguem tem alguma experiencia nesta matéria e se não se importar de comentar ou alguem que queira comentar agradecia.
Abraços e Bons negócios
Anexos
PSI 20 INDEX.png
PSI 20 INDEX.png (33.97 KiB) Visualizado 4498 vezes
 
Mensagens: 73
Registado: 6/9/2011 23:18
Localização: 20

Re: PSI 20

por rsacramento » 19/2/2014 12:42

retirado do livro do S Nison: JAPANESE CANDLESTICK CHARTING TECHNIQUES
A shooting star is a two-line pattern that sends a warning of an impending
top. It looks like its name, a shooting star. It is usually not a major
reversal signal as is the evening star. As shown in the Exhibit 5.23, the
shooting star has a small real body at the lower end of its range with a
long upper shadow. As with a11 stars, the color of the real body is not
important. The shooting star pictorially tells us that the market opened
near its low, then strongly rallied and finally backed off to close near the
opening. In other words, that sessionls rally could not be sustained.
An ideal shooting star has a real body which gaps away from the
prior real body.


retirado do Stock charts:
The shooting star is made up of one candlestick (white or black) with a small body, long upper shadow and small or nonexistent lower shadow. The size of the upper shadow should be at least twice the length of the body and the high/low range should be relatively large. Large is a relative term and the high/low range should be large relative to the range over the last 10-20 days.

For a candlestick to be in star position, it must gap away from the previous candlestick. (...) A gap up would definitely enhance the robustness of a shooting star, but the essence of the reversal should not be lost without the gap.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: PSI 20

por scarface » 19/2/2014 12:11

Ulisses Pereira Escreveu:Ui... dava para escrever um livro. Nesta fase intermédia, ignorar más notícias, subir nas boas notícias, quando o optimismo se torna grande corrigir para que nunca se torne eufórico... Coisas deste género :)

Um abraço,
Ulisses


Estou a perceber.
Obrigado Ulissses
Abraço e bons negócios
 
Mensagens: 73
Registado: 6/9/2011 23:18
Localização: 20

Re: PSI 20

por trend=friend » 19/2/2014 8:52

Pode até tratar-se de um momento de recomposição de carteiras. Isso, para mim, era ótimo, partindo do princípio que os capitais disponibilizados pelas fortes vendas na banca possam ser reinvestidos na construção, na celulose e no retalho.

Um abraço,
Raposo Tavares[/quote]

Caro Raposo,
É sempre agradável ler sobre a tão negligenciada quanto interessante rotação de sectores nas subidas (nas descidas a coisa é menos evidente).
Diria contudo que o momento do retalho costuma ser logo no início dos movimentos, depois a coisa abranda, ainda que não sejam de excluir alguns esticões a assinalar inícios de sub-fases em que o retalho já não predomina... ("retalho" leia-se Sonae SGPS porque a JM está em contraciclo, curiosamente como esteve naquele bull dotcom de final do século passado, quando se meteu no Brasil...).
Um abraço
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3987
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: PSI 20

por pingu123 » 19/2/2014 8:10

IzNouGuud Escreveu:Alguém sabe como se calcula o valor do psi?
Qual a influência que o valor de uma cotada tem sobre o valor do psi?

Gostaria de comparar o valor do PSI20 no fim do ultimo bull e agora, mas subtraindo a banca. Será isto possível?


Podes ver nas estatísticas da cmvm. No fundo da pagina tem um excel com os pesos das cotadas (entre muitas outras coisas). Aqui fica o link:
http://www.cmvm.pt/cmvm/estatisticas/indicadores/pages/janeiro2014.aspx
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 27
Registado: 29/11/2007 11:59
Localização: Braga

Re: PSI 20

por RaposoTavares » 19/2/2014 1:32

Sr_SNiper Escreveu:Essa de a vela de amanhã decidir a vela de hoje é fabuloso :lol:


Olha, outro com a mesma ideia. Este boneco andava para aí perdido e nem sei se é de algum sítio fidedigno, casado e de boas maneiras. De qualquer forma, ao rapaz que inseriu o boneco aqui, também lhe contaram a história da confirmação no dia seguinte de situações manhosas.
Aí vai o bonequito:
Imagem

Ao fim e ao cabo, meu caro Sniper isto é como tudo. Até acontece com as gravidezes ectópicas...

Imagem

Um abraço para ti e outro para o compincha do Bar,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: PSI 20

por Bar38 » 19/2/2014 1:30

Sr_SNiper Escreveu:Essa de a vela de amanhã decidir a vela de hoje é fabuloso :lol:


:lol:
 
Mensagens: 1376
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: PSI 20

por RaposoTavares » 19/2/2014 1:28

Sr_SNiper Escreveu:Essa de a vela de amanhã decidir a vela de hoje é fabuloso :lol:


Cá para mim, não sei onde a apanhei, a confirmação de uma queda após um boneco manhoso como aquele, faz-se se a cotação cair abaixo de meio corpo da vela verde anterior ao boneco. Disseram-me esta há uns anos, acreditei e tenho visto isto confirmado algumas vezes.

Se não é assim. Paciência.

Um abraço,
Raposo.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: PSI 20

por Sr_SNiper » 19/2/2014 1:20

Essa de a vela de amanhã decidir a vela de hoje é fabuloso :lol:
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: PSI 20

por RaposoTavares » 19/2/2014 1:18

Amanhã teremos a certeza... Para já, a ser uma shooting star, é mal desenhada porque tem perna muito curta. No entanto não é muito agradável o que se vê num gráfico em que se coloquem os indicadores RSI (73,3657) e BB (a vela suplanta a banda superior).
Por outro lado, o ISTOXX está mais calmo face aos últimos dois dias, os índices americanos deitaram-se indefinidos...
Pode ter sido só um momento de tomada de algumas mais valias.

Será uma shooting star se amanhã o PSI cair abaixo dos 7195. Se não, não.

Pode até tratar-se de um momento de recomposição de carteiras. Isso, para mim, era ótimo, partindo do princípio que os capitais disponibilizados pelas fortes vendas na banca possam ser reinvestidos na construção, na celulose e no retalho.

Um abraço,
Raposo Tavares
Editado pela última vez por Visitante em 19/2/2014 1:22, num total de 1 vez.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: PSI 20

por Bar38 » 19/2/2014 0:57

pacheco1979 Escreveu:Nesse gráfico não vejo nenhuma shooting star...


Não viste tu, não vi eu, nem vê ninguém.
 
Mensagens: 1376
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: PSI 20

por pacheco1979 » 19/2/2014 0:31

Nesse gráfico não vejo nenhuma shooting star...
 
Mensagens: 565
Registado: 17/8/2013 23:25

Re: PSI 20

por albarrã » 19/2/2014 0:15

P307 Escreveu:Parece que o PSI perdeu o fôlego... Penso que este topo com uma shoting star, marca o inicio de uma correção.
Vira ate aos valores da ultima a duas semanas atras?
Opinioes, aceitam-se.....

Como benfiquista que sou confesso que prefiro as velas verdes às vermelhas, mas daí a concluir que com uma único vela ainda que feiosa que o PSI inverteu parece-me precipitado.
Que nunca por vencidos se conheçam!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 194
Registado: 20/4/2009 12:50
Localização: 21

Re: PSI 20

por IzNouGuud » 18/2/2014 23:21

Alguém sabe como se calcula o valor do psi?
Qual a influência que o valor de uma cotada tem sobre o valor do psi?

Gostaria de comparar o valor do PSI20 no fim do ultimo bull e agora, mas subtraindo a banca. Será isto possível?
O cérebro é uma coisa tão maravilhosa que toda a gente devia ter um
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 255
Registado: 18/7/2013 20:59

Re: PSI 20

por P307 » 18/2/2014 22:57

Parece que o PSI perdeu o fôlego... Penso que este topo com uma shoting star, marca o inicio de uma correção.
Vira ate aos valores da ultima a duas semanas atras?
Opinioes, aceitam-se.....
 
Mensagens: 21
Registado: 30/11/2013 0:30

Re: PSI 20

por j0a0 » 18/2/2014 13:12

Stop ativado. Pois tinha bem, bem apertado.

Estou já a pensar na melhor entrada.
Vamos ver se a 1º suporte aguenta. :-k
Anexos
Sem Títulodd.png
Sem Títulodd.png (13.28 KiB) Visualizado 5568 vezes
Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...
Caso antigo: BPN
Caso mais recente: BES
Próximo caso: ???
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 512
Registado: 14/11/2013 0:04

Re: PSI 20

por j0a0 » 18/2/2014 11:13

Oberon__ Escreveu:
j0a0 Escreveu:lá vem a correcção... Vamos ver até onde. :-k


Não se deve falar propriamente em correcção apenas porque a bolsa desce. Vamos com calma ;) Sem euforias e sem pânicos.


Sim, claro. :mrgreen:
Mas pelas dúvidas, perdi a cabeça e meti um Stop bem apertado.

Não vá fazer uma "consolidação", como a anterior, que me papou mais valias, num valor superior a 25 salários mínimos. :wall: :wall:
Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...
Caso antigo: BPN
Caso mais recente: BES
Próximo caso: ???
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 512
Registado: 14/11/2013 0:04

Re: PSI 20

por Oberon » 18/2/2014 11:03

j0a0 Escreveu:lá vem a correcção... Vamos ver até onde. :-k


Não se deve falar propriamente em correcção apenas porque a bolsa desce. Vamos com calma ;) Sem euforias e sem pânicos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 238
Registado: 14/4/2011 15:12
Localização: 16

Re: PSI 20

por j0a0 » 18/2/2014 10:53

lá vem a correcção... Vamos ver até onde. :-k
Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...
Caso antigo: BPN
Caso mais recente: BES
Próximo caso: ???
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 512
Registado: 14/11/2013 0:04

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 18/2/2014 3:51

Ui... dava para escrever um livro. Nesta fase intermédia, ignorar más notícias, subir nas boas notícias, quando o optimismo se torna grande corrigir para que nunca se torne eufórico... Coisas deste género :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por scarface » 18/2/2014 1:42

Ulisses Pereira Escreveu:trend=friend, essa é, de facto, a essência das fases intermédias do Bull Market. E o PSI tem cumprido à risca todos os princípios clássicos de um "Bull Market".

Um abraço,
Ulisses


Ulisses,
o que entendes por principios básicos de um Bull Market?
Abraço e bons negócios
 
Mensagens: 73
Registado: 6/9/2011 23:18
Localização: 20

Re: PSI 20

por HJOR » 18/2/2014 1:15

trend=friend Escreveu:Observando o último gráfico do HJOR de dia 15 que mostra o caminho percorrido desde Junho 12, temos a onda 1 que durou até Janeiro 13, a onda 2 que durou até ao "momento Paulo Portas" em Julho 13 e a onda 3 desde então, sendo que eventuais subdivisões dentro desta são para já wishful thinking para mim.
Correndo o risco de algum simplismo (mas não esquecendo os ensinamentos de Ockham sobre as virtudes das hipóteses mais simples...), a onda 3 fará aproximadamente 1,618 da onda 1, cerca de 3250 pontos, ou seja, terminará na zona dos 8400.


Deixo-vos um pequeno "rascunho" com a parte final das minhas contagens.
Pelas minhas contagens, para já, tudo leva a querer estar a terminar a W5 of W3 of W(3 or C).
A primeira zona alvo foi atingida na sessão de hoje.
Resta acompanhar!
Anexos
PSI20_D_2014-02-17.jpg
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: PSI 20

por Eurouro » 17/2/2014 22:03

Os combustiveis vão começar a aumentar a partir de agora de forma exponêncial.
De início lentamente em conformidade com a evolução da saída da crise de forma a que não impeça o relançamento economico.
O crude jámais vai voltar a níveis abaixo de 100 usd. Isso é expectável!!!

Belas apostas podem ser feitas em algumas petroliferas para o longo prazo. Recordo que Mr.Buffett comprou ExxonMobil a 90usd a 2ª maior empresa do Mundo.
A Petrobras também me parece ter potêncial com um Brasil imenso... à espera do Mundial e Jogos Olimpics.

O PSI20 deverá entrar em bull se é que não está já em Bull, mas a qualquer momento pode acontecer correcção.
Com a entrada em Bull market na bolsa, e com o lento aumento dos combustiveis vai-se notar alguma inflação, isso implica mais dinheiro em circulação nos anos 2014, 2015, 2016, 2017 mas uma contínua perda do poder de compra na zona euro.
Entretanto eu espero que este ano a taxa de crescimento do PIB seja superior à taxa de inflação anual.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 498
Registado: 18/7/2013 16:01

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, afcapitao, Alfa Trader, Conservador, Google [Bot], Google Adsense [Bot], hugob0ss, kknd2, latbal, m-m, macau5m, malakas, MPAM, PAULOJOAO, peterteam2, Tx9262, xzx e 284 visitantes