Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por jrnabolsa » 30/11/2010 3:17

Elias Escreveu:
jrnabolsa Escreveu:Estou a começar a olhar para lá do atlântico. Obrigado


Nos mercados americanos acompanho unicamente as acções que pertencem aos Nasdaq 100 (e que já são muitas!).

De qualquer forma se pretenderes trocar uma opinião sobre uma qualquer acção, sugiro que procures o respectivo tópico (já existem tópicos para muitas acções americanas).
Obrigado Elias.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 866
Registado: 4/1/2010 15:57
Localização: Lisboa

por Sr_SNiper » 29/11/2010 23:45

e-finance Escreveu:Os índices americanos aliviaram as quedas, acredito que amanha o PSI faça um pequeno ressalto, mas como a maioria já só vejo ursos. :(

Cumps.

Bem, se já só ves ursos então vou entrar longo amanhã...
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por e-finance » 29/11/2010 23:39

Os índices americanos aliviaram as quedas, acredito que amanha o PSI faça um pequeno ressalto, mas como a maioria já só vejo ursos. :(

Cumps.
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 666
Registado: 20/8/2010 21:23

por Marco Martins » 29/11/2010 22:57

Elias Escreveu:
rsacramento Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Por este andar, o Gap dos 7500 irá ser fechado...


não existe qualquer gap: tens de ter em conta os movimentos intradiários - isso já foi aclarado aqui no fórum :wink:


Talvez o Marco estivesse a falar do gap dos 6700 :-k


Referia-me a um Gap nos 7530 em Outubro e um nos 7660.

Mas em análises de gráficos passo a palavra :)
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

por Elias » 29/11/2010 21:32

jrnabolsa Escreveu:Estou a começar a olhar para lá do atlântico. Obrigado


Nos mercados americanos acompanho unicamente as acções que pertencem aos Nasdaq 100 (e que já são muitas!).

De qualquer forma se pretenderes trocar uma opinião sobre uma qualquer acção, sugiro que procures o respectivo tópico (já existem tópicos para muitas acções americanas).
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por jrnabolsa » 29/11/2010 21:22

Elias Escreveu:
jrnabolsa Escreveu:
Elias Escreveu:
jrnabolsa Escreveu:Não quero nada com o psi20 neste momento, mas nunca negociei noutras praças. Alguém me pode dar umas dicas?Cumpts


jrnabolsa,

Posso dizer-te que durante os meus primeiros 8 anos de bolsa (1997 a 2005) só negociei PSI. Acho que só sabia o nome de meia dúzia de acções estrangeiras. A maioria dos nomes não me dizia nada e eu nem sabia a que sector pertencia.

Quando chegou a 2005 o PSI não saía da cepa torta, mas os mercados lá fora estavam todos a subir; isso fez-me alguma confusão e aí pensei "está na hora de começar a alargar os meus horizontes, pois o objectivo é ganhar dinheiro e o nosso mercado não dá nada, é uma pasmaceira".

Virei-me então para as outras praças Euronext (uma vez que de entre os mercados estrangeiros eram as que tinham comissões mais baixas, pelo menos na minha corretora).

Foi uma decisão difícil, não só porque não tinha qualquer experiência com mercados estrangeiros, mas também porque nos nossos foruns (nomeadamente no Caldeirão) eram praticamente inexistentes os tópicos sobre acções europeias. Quase não havia informação e por isso senti-me a trabalhar "sem rede". Mas decidi ir em frente pois quando olhava para o nosso mercado até me arrepiava.

Estreei-me no CAC com a EADS (salvo erro em Julho de 2005). Seguiram-se a TOTAL e a VEOLIA e depois muitas outras. Demorei algum tempo a habituar-me à volatilidade que havia lá fora (comparando com a do nosso mercado), mas com o passar dos anos habituei-me a isso.

Hoje em dia negoceio principalmente em mercados estrangeiros (europeus e americanos) e só ocasionalmente no PSI.

Felizmente hoje há muito mais informação no Caldeirão sobre as acções estrangeiras, por isso se tens interesse em explorar outros mercados sugiro que comeces a acompanhar os tópicos sobre acções de outros países (aliás posso dizer que nas minhas incursões quase diárias ao Caldeirão leio todos os tópicos sobre acções europeias e americanas, mas só ocasionalmente leio os longuíssimos threads sobre as acções nacionais - não tenho pachorra :)).

Espero que isto ajude.

1 abraço,
Elias
Elias por acaso negoceia Alcoa?Cumpts


Nop, nunca tive essa acção em carteira.
É que parece-me com bom aspecto, do ponto de vista de uma entrada.
Estou a começar a olhar para lá do atlântico. Obrigado
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 866
Registado: 4/1/2010 15:57
Localização: Lisboa

por Elias » 29/11/2010 21:19

jrnabolsa Escreveu:
Elias Escreveu:
jrnabolsa Escreveu:Não quero nada com o psi20 neste momento, mas nunca negociei noutras praças. Alguém me pode dar umas dicas?Cumpts


jrnabolsa,

Posso dizer-te que durante os meus primeiros 8 anos de bolsa (1997 a 2005) só negociei PSI. Acho que só sabia o nome de meia dúzia de acções estrangeiras. A maioria dos nomes não me dizia nada e eu nem sabia a que sector pertencia.

Quando chegou a 2005 o PSI não saía da cepa torta, mas os mercados lá fora estavam todos a subir; isso fez-me alguma confusão e aí pensei "está na hora de começar a alargar os meus horizontes, pois o objectivo é ganhar dinheiro e o nosso mercado não dá nada, é uma pasmaceira".

Virei-me então para as outras praças Euronext (uma vez que de entre os mercados estrangeiros eram as que tinham comissões mais baixas, pelo menos na minha corretora).

Foi uma decisão difícil, não só porque não tinha qualquer experiência com mercados estrangeiros, mas também porque nos nossos foruns (nomeadamente no Caldeirão) eram praticamente inexistentes os tópicos sobre acções europeias. Quase não havia informação e por isso senti-me a trabalhar "sem rede". Mas decidi ir em frente pois quando olhava para o nosso mercado até me arrepiava.

Estreei-me no CAC com a EADS (salvo erro em Julho de 2005). Seguiram-se a TOTAL e a VEOLIA e depois muitas outras. Demorei algum tempo a habituar-me à volatilidade que havia lá fora (comparando com a do nosso mercado), mas com o passar dos anos habituei-me a isso.

Hoje em dia negoceio principalmente em mercados estrangeiros (europeus e americanos) e só ocasionalmente no PSI.

Felizmente hoje há muito mais informação no Caldeirão sobre as acções estrangeiras, por isso se tens interesse em explorar outros mercados sugiro que comeces a acompanhar os tópicos sobre acções de outros países (aliás posso dizer que nas minhas incursões quase diárias ao Caldeirão leio todos os tópicos sobre acções europeias e americanas, mas só ocasionalmente leio os longuíssimos threads sobre as acções nacionais - não tenho pachorra :)).

Espero que isto ajude.

1 abraço,
Elias
Elias por acaso negoceia Alcoa?Cumpts


Nop, nunca tive essa acção em carteira.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por jrnabolsa » 29/11/2010 21:16

Elias Escreveu:
jrnabolsa Escreveu:Não quero nada com o psi20 neste momento, mas nunca negociei noutras praças. Alguém me pode dar umas dicas?Cumpts


jrnabolsa,

Posso dizer-te que durante os meus primeiros 8 anos de bolsa (1997 a 2005) só negociei PSI. Acho que só sabia o nome de meia dúzia de acções estrangeiras. A maioria dos nomes não me dizia nada e eu nem sabia a que sector pertencia.

Quando chegou a 2005 o PSI não saía da cepa torta, mas os mercados lá fora estavam todos a subir; isso fez-me alguma confusão e aí pensei "está na hora de começar a alargar os meus horizontes, pois o objectivo é ganhar dinheiro e o nosso mercado não dá nada, é uma pasmaceira".

Virei-me então para as outras praças Euronext (uma vez que de entre os mercados estrangeiros eram as que tinham comissões mais baixas, pelo menos na minha corretora).

Foi uma decisão difícil, não só porque não tinha qualquer experiência com mercados estrangeiros, mas também porque nos nossos foruns (nomeadamente no Caldeirão) eram praticamente inexistentes os tópicos sobre acções europeias. Quase não havia informação e por isso senti-me a trabalhar "sem rede". Mas decidi ir em frente pois quando olhava para o nosso mercado até me arrepiava.

Estreei-me no CAC com a EADS (salvo erro em Julho de 2005). Seguiram-se a TOTAL e a VEOLIA e depois muitas outras. Demorei algum tempo a habituar-me à volatilidade que havia lá fora (comparando com a do nosso mercado), mas com o passar dos anos habituei-me a isso.

Hoje em dia negoceio principalmente em mercados estrangeiros (europeus e americanos) e só ocasionalmente no PSI.

Felizmente hoje há muito mais informação no Caldeirão sobre as acções estrangeiras, por isso se tens interesse em explorar outros mercados sugiro que comeces a acompanhar os tópicos sobre acções de outros países (aliás posso dizer que nas minhas incursões quase diárias ao Caldeirão leio todos os tópicos sobre acções europeias e americanas, mas só ocasionalmente leio os longuíssimos threads sobre as acções nacionais - não tenho pachorra :)).

Espero que isto ajude.

1 abraço,
Elias
Elias por acaso negoceia Alcoa?Cumpts
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 866
Registado: 4/1/2010 15:57
Localização: Lisboa

por Sr_SNiper » 29/11/2010 20:09

O volume de hoje embora a vela seja enorme, é muito pequenino...
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por Rags » 29/11/2010 19:57

Adamhedge,

Parabéns pela humildade em reconheceres o erro.

Fica o exemplo positivo.:wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 838
Registado: 24/5/2010 22:06
Localização: Lisboa

por Adam hedge » 29/11/2010 19:37

Boa noite.

Depois do dia de hoje,o mais certo é amanha ser stopado nos 7400pts,só um milagre ou a descoberta de petroleo é que mudava e mesmo assim...
Entrei nos 7630.possivelmente vou sair nos 7400 perco 230pts.

A minha analise estava de facto incorrecta,parabens aos bears. :|
Anexos
psi.PNG
psi.PNG (45.82 KiB) Visualizado 8294 vezes
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2002
Registado: 21/2/2007 18:24
Localização: zamzibar

por tncm » 29/11/2010 18:08

Provavelmente, o Psi vai aos valores de Abril, o pior é que há vários pesos pesados que estão em mínimos ou para lá caminham e o psi ainda agora quebrou os 7500pts... até onde irão certas cotadas? O cenário não é famoso para quem está longo no nosso índice. :cry:
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 7/3/2010 16:49
Localização: Portugal

por Krupper » 29/11/2010 17:58

Elias Escreveu:
EuroVerde Escreveu:O PSI20 está sobre MM200. Será que é suporte?


EuroVerde um dia ainda hás-de me explicar essa tua fixação na MM200 como suporte...

EuroVerde Escreveu:Até agora está tomando o rumo que previ, ou seja, está desenhando um triângulo simétrico de longo prazo.


Estás a reinar, não? Se não te lembras do que é que tu previste, eu refresco-te a memória. No dia 8 de Novembro escreveste isto (página 23 deste thread):

EuroVerde Escreveu:Amanhã pode ser um bom dia para entrar longo no PSI20

com target a 8500 a 8600.


Desde que escreveste isto o PSI caiu 300 pontos (de 7881 para 7581) e o target que apontaste ficou mais longe. A tua previsão falhou.

Nota que eu não vejo nada de errado no facto de teres falhado (eu também falho muitas vezes) e não é meu hábito vir apontar o dedo a quem falhou uma previsão. No entanto, não considero correcto vires aqui escrever que o índice tomou o rumo que tu previste, quando na verdade aconteceu exactamente o contrário daquilo que previste no dia 8.

Em anexo o boneco que colocaste no dia 8 e que é bastante diferente daquele que colocaste hoje. No dia 8 previas que o índice iria subir mais 9-10% e agora ajustaste o último máximo relativo à inversão do dia 3 de Novembro (anterior ao teu post de dia 8).


Isto é a velha táctica do Pontes... Já não sei de nada.
 
Mensagens: 705
Registado: 30/9/2010 13:54

por helderjsm » 29/11/2010 17:51

tncm Escreveu:O PSI parece a câmara dos horrores! Vamos ver se perto do fecho o índice atenua...


Atenuou sim senhor. Ao não cair muito mais. O que mais me preocupa é que o PSI já começou a cair muito antes dos outros índices e o que na altura parecia uma correcção agora parece o retomar do bear market. Ainda por cima com a PT "esticada" por causa do dividendo é agora que o nosso Psizinho vai ver o que é bom para a tosse. (Só espero estar outra vez enganado).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1166
Registado: 23/10/2009 8:52
Localização: Maia

por tncm » 29/11/2010 17:25

O PSI parece a câmara dos horrores! Vamos ver se perto do fecho o índice atenua...
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 7/3/2010 16:49
Localização: Portugal

por Trisquel » 29/11/2010 16:47

helderjsm Escreveu:Tenho aqui uma dúvida que para muitos pode ser estúpida, mas para mim que sou total ignorante gostaria de saber a resposta :P

Ao ler esta notícia: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=456297 , dei por mim a pensar mas Portugal não pode comprar dívida sempre a curto prazo e renegociar de x em x meses para assim beneficiar da taxa de juro mais baixa?

:?


Em teoria é uma boa solução mas na prática tinhamos de ir mais vezes ao pote, leia-se mercado!
Qual seria o impacto de fazer-mos mais leilões?

Também penso que a compra de dívida a longo prazo é um empurrar o problema com a barriga. Agora pagamos juros daqui a 10 ou 30 anos logo se vê onde se arranja dinheiro para liquidar as contas! 8-)

É uma mera opinião, também não percebo nada disto! :oops:

Nota - Não foi por um gesto idêntico ao que se vê na foto que o Pinho foi demitido. Ou o mesmo gesto só é punido/válido entre bancadas! :lol:
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2190
Registado: 17/3/2009 11:05
Localização: Setúbal

por helderjsm » 29/11/2010 16:20

Tenho aqui uma dúvida que para muitos pode ser estúpida, mas para mim que sou total ignorante gostaria de saber a resposta :P

Ao ler esta notícia: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=456297 , dei por mim a pensar mas Portugal não pode comprar dívida sempre a curto prazo e renegociar de x em x meses para assim beneficiar da taxa de juro mais baixa?

:?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1166
Registado: 23/10/2009 8:52
Localização: Maia

por FilRib » 29/11/2010 13:53

Só sei que estou bastante bear no nosso indice... O suporte junto dos 7600 foi totalmente rasgado, e o pequeno bull a surgir antes da aprovação do orçamento já é uma miragem...
Vamos a ver o que nos espera até ao final do ano...
 
Mensagens: 787
Registado: 4/8/2010 10:09
Localização: 13

por helderjsm » 29/11/2010 13:14

Não percebo nada de nada. Mas afinal em quem é que podemos confiar.

Na GoBulling sai-me esta notícia:

Dados Zona Euro: A União Europeia mantem a previsão de crescimento do PIB para 2010/2011. O crescimentoa tingirá os 1.7% em 2010 e 1.5% em 2011. A previsão do deficit foi reduzida em 2010 de 6.6% para 6.3% e em 2011 de 6.1% para 4.6%.


Dados Zona Euro: A União Europeia prevê uma taxa de desemprego em 2010 de 10.1%, em 2011 de 2.2%, em 2012 de 9.6%.


Já o jornaldenegocios fala em abrandamento:
Previsão de abrandamento da Zona Euro leva moeda a negociar na casa dos 1,31 dólares

nesta notícia: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=456279

Mas afinal em que ficamos?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1166
Registado: 23/10/2009 8:52
Localização: Maia

por helderjsm » 29/11/2010 12:09

p3droPT Escreveu:Acabam por ser dias, semanas negativas das bolsas de valores, tal como em finais de Setembro e durante Outubro foram dias positivos. Só falta saber se haverá inversão de tendência de curto prazo brevemente ou se ainda vamos levar com mais uns dias vermelhos :roll:

Abç
Pedro


Eu acho que depende muito de amanhã e de hoje não cair muito mais do que o que já está a cair. Está muita coisa pelas costuras (ou pelos suportes).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1166
Registado: 23/10/2009 8:52
Localização: Maia

por MVP » 29/11/2010 12:07

Acabam por ser dias, semanas negativas das bolsas de valores, tal como em finais de Setembro e durante Outubro foram dias positivos. Só falta saber se haverá inversão de tendência de curto prazo brevemente ou se ainda vamos levar com mais uns dias vermelhos :roll:

Abç
Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1123
Registado: 27/6/2010 23:26

por helderjsm » 29/11/2010 12:05

Parece que os investidores não ficaram muito entusiasmados com o crescimento a manter-se inalterado.
Pelo menos as previsões para o défice se são mais optimistas.

:?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1166
Registado: 23/10/2009 8:52
Localização: Maia

por helderjsm » 29/11/2010 11:45

Lá po raio das Coreias, que nem assim isto arrebita. Falta é o relatório da Comissão Europeia sobre o crescimento económico a ver se a coisa anima um bocadito (ou piora :?).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1166
Registado: 23/10/2009 8:52
Localização: Maia

tantos advogados!!!

por verdeacordaesperança » 29/11/2010 11:28

Não era minha intenção criar qq agressividade no que escrivi, apenas que o Elias com bom " forista " que é, fizesse uma argumentação ao que disse.
Peço desculpa, se ofendi alguém, no entanto, tentei apenas perceber qual era a diferença entre o argumento do Elias e o quadro do Euro-verde.
abç
 
Mensagens: 368
Registado: 29/11/2007 3:24
Localização: 16

por ruimiguelalmeida » 29/11/2010 1:02

Boa noite a todos..

Realmente, para quem dá um contributo importante neste Fórum como o Elias dá, é acima de tudo ser ingrato com este tipo de comentários...
Pois na minha opinião, a razão de acompanhar diariamente o Caldeirão, é o facto de haver pessoas como o Elias e os inequívocos Ulisses; Marco; etc...

Quanto ás previsões e "análises" do Euroverde, enfim...que dizer?!..

Eu mesmo, como ainda humilde aprendiz, prefiro falar pouco e ler muito...

Na minha opinião, em relação ao PSI20, como está bem reflectido nas 2 anteriores análises do Ulisses, o PSI está em cima de um suporte (antiga resistÊncia) e ha duas saidas possiveis:
1- Estanca a onda de maus sentimentos com a notícia dada hoje do fecho das negociações do FMI com a IRLANDA, e o contágio não se verifica a Portugal e Espanha...Este rumo faria com que, aliado ao facto do PSI estar em cima do suporte, tivessemos uma semana positiva.

2- Nem a noticia de ajuda à IRLANDA afasta o negativismo dos investidores internacionais que estão a fugir de Lisboa, e com as prováveis pressões para que Portugal também seja resgatado, os juros da dívida portuguesa não aliviem e aí complicar-se-ia a nossa situação, levando o PSI a quebrar a resistÊncia situada nos +- 7500 e ir por ai a baixo.

PS: Acredito que amanha os mercados aliviem com o plano de ajuda para a Irlanda fechado. Os juros baixem, e o PSI suba.

Abraço, bons negócios a todos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 105
Registado: 20/10/2009 14:13
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Jonas74, malakas, OCTAMA, PAULOJOAO, silva_39, Zguibz2 e 246 visitantes