Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Subidas violentas

por joao4702 » 2/1/2013 16:18

canguru Escreveu:Gosto pouco destas subidas violentas... Parecem ressaltos de bull markets.


Se olhar para as velas das principais cotadas nacionais, não vejo subidas violentas mas continuas ao longo da sessão.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 574
Registado: 21/9/2006 10:04
Localização: S. João da Madeira

por Ulisses Pereira » 2/1/2013 16:15

Exacto, canguru. A euforia de início do ano alimentada pelas notícias nos States não é a forma ideal para quebrar uma resistência.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por EuroVerde » 2/1/2013 16:14

Obviamente o PSI20 vai fazer-se sentir pontuando novos minimos ou na melhor das hipóteses iguais aos do ano anterior. - É a minha visão.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por canguru » 2/1/2013 16:13

Gosto pouco destas subidas violentas... Parecem ressaltos de bull markets.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

Mini crash

por joao4702 » 2/1/2013 16:12

EuroVerde Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:O que é o precipício orçamental?


Vamos ter a oportunidade de ver e sentir as suas consequências em breve !

O não aumento de impostos é a forma ideal que os EUA têm de não bloquear a economia para o futuro. (ponto nº1)

Eles (a Fed e alguns fundos) têm mecanismos válidos e extremamente eficazes para poder criar oscilações nos indices por forma a poderem lucrar e a gerar dinheiro real para equilibrar as contas estatais sem ser pela via de aumento de impostos.

Penso que desde 5 ou 6 meses no SP500 se está a preparar para um mini-crash (perto dos 1100 pontos) que levará os actuais compradores ao desespero e venderem no fundo do crash altura em que a Fed e outros grandes fundos estarão a comprar e a segurar eficazmente o mercado. Já está tudo estudado e preparado desde o Verão.
O Estado Americano assim, vai gerar uma enorme receita. Bem superior à que seria pela via de aumento de impostos sem sacrificar a economia a longo prazo. Ao mesmo tempo que corta a despesa e segura o SP500 e segura a dívida.


Não acredito nessa estratégia, até porque os efeitos colaterais de tais medidas seriam incalculáveis.

Além disso, os principais agentes económicos sabem que a economia funciona na base das expectativas e confiança.

Mini crash pode acontecer em qualquer momento, mas não acredito que dessa forma.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 574
Registado: 21/9/2006 10:04
Localização: S. João da Madeira

por Ulisses Pereira » 2/1/2013 16:12

Já está tudo estudado e preparado desde o Verão.


Obrigado pela informação. :roll:
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por EuroVerde » 2/1/2013 16:06

Ulisses Pereira Escreveu:O que é o precipício orçamental?


Vamos ter a oportunidade de ver e sentir as suas consequências em breve !

O não aumento de impostos é a forma ideal que os EUA têm de não bloquear a economia para o futuro. (ponto nº1)

Eles (a Fed e alguns fundos) têm mecanismos válidos e extremamente eficazes para poder criar oscilações nos indices por forma a poderem lucrar e a gerar dinheiro real para equilibrar as contas estatais sem ser pela via de aumento de impostos.

Penso que desde 5 ou 6 meses no SP500 se está a preparar para um mini-crash (perto dos 1100 pontos) que levará os actuais compradores ao desespero e venderem no fundo do crash altura em que a Fed e outros grandes fundos estarão a comprar e a segurar eficazmente o mercado. Já está tudo estudado e preparado desde o Verão.
O Estado Americano assim, vai gerar uma enorme receita. Bem superior à que seria pela via de aumento de impostos sem sacrificar a economia a longo prazo. Ao mesmo tempo que corta a despesa e segura o SP500 e segura a dívida.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

Verão

por joao4702 » 2/1/2013 16:06

EuroVerde Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:O que me faz achar que vamos ter um ano "flat" é, além da evolução dos juros da dívida pública, o desempenho do nosso mercado accionista nos últimos 6 meses, naquilo que considero uma antecipação da recuperação económica.

Um abraço,
Ulisses


Eu no PSI20 e no PS500 espero ano negativo.

Quem está a comprar agora acções em massa e com toda confiança a pensar que vamos todos ganhar dinheiro é devido a duas coisas, ao sentimento dos tais últimos 6 meses e também por pensarem que o pior já passou.
De facto o PSI20 neste momento encontra-se bull, mas espero em breve um inverter de sinal para bear.
Quem comprou em Julho fez bem. Quem está a comprar agora aos que compraram no Verão está a antecipar-se ao precipicio orçamental.


Euroverde,

Segundo a sua opinião os que estão a vender compraram em Julho e estão a antecipar-se a um precipicio (orçamental?!).

A bolsa não é o jogo da roda ou bolha, existem interesses estratégicos, de antecipação, de expectativas, etc.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 574
Registado: 21/9/2006 10:04
Localização: S. João da Madeira

por Ulisses Pereira » 2/1/2013 16:01

Euroverde, nisso estou à vontade para falar como sabes pois os meus artigos estão escritos e ficam em arquivo. ;)

Mas agora até estávamos a falar do PIB. ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por mcarvalho » 2/1/2013 15:56

Euro

quem comprou em Julho " fez bem"


baseou-se em quê para o fazer?
mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por Ulisses Pereira » 2/1/2013 15:53

O que é o precipício orçamental?
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por EuroVerde » 2/1/2013 15:45

Ulisses Pereira Escreveu:O que me faz achar que vamos ter um ano "flat" é, além da evolução dos juros da dívida pública, o desempenho do nosso mercado accionista nos últimos 6 meses, naquilo que considero uma antecipação da recuperação económica.

Um abraço,
Ulisses


Eu no PSI20 e no PS500 espero ano negativo.

Quem está a comprar agora acções em massa e com toda confiança a pensar que vamos todos ganhar dinheiro é devido a duas coisas, ao sentimento dos tais últimos 6 meses e também por pensarem que o pior já passou.
De facto o PSI20 neste momento encontra-se bull, mas espero em breve um inverter de sinal para bear.
Quem comprou em Julho fez bem. Quem está a comprar agora aos que compraram no Verão está a antecipar-se ao precipicio orçamental.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por Ulisses Pereira » 2/1/2013 15:32

O que me faz achar que vamos ter um ano "flat" é, além da evolução dos juros da dívida pública, o desempenho do nosso mercado accionista nos últimos 6 meses, naquilo que considero uma antecipação da recuperação económica.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por mcarvalho » 2/1/2013 15:29

Ulisses Pereira Escreveu:Ao contrário de quase todas as previsões eu acredito ser mais provável termos um ano de crescimento em Portugal. Em termos de intervalo de previsão diria entre -0,7% e + 1%.

Um abraço,
Ulisses



exacto Ulisses... ao contrário dos "profetas" que inconscientemente ignoravam e ridicularizavam aqueles que apelidavam de " os profetas da desgraça" e que agora profetizam a própria desgraça.... quando a desgraça já passou..

porque será:

- Ignorancia
- Incompetencia

- preversidade .. para ganharem com isso

ou simplesmente ... estupidez??!!


bom ano 2013.. o PSI vai aos 8000 ou mais ..


ps. não me perguntes porquê :wink:
mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por mais_um » 2/1/2013 15:24

Ulisses Pereira Escreveu:Ao contrário de quase todas as previsões eu acredito ser mais provável termos um ano de crescimento em Portugal. Em termos de intervalo de previsão diria entre -0,7% e + 1%.

Um abraço,
Ulisses


Já estou mais descansado! :mrgreen: não colocas todas as fichas em não haver recessão mas mesmo assim ainda dás 41% (aritmeticamente) à possibilidade de termos uma recessão.

O que te faz estar tão optimista? É só as YTM da divida publica?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8120
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

por Ulisses Pereira » 2/1/2013 15:17

Ao contrário de quase todas as previsões eu acredito ser mais provável termos um ano de crescimento em Portugal. Em termos de intervalo de previsão diria entre -0,7% e + 1%.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por mais_um » 2/1/2013 15:07

Ulisses Pereira Escreveu:
boasorte, ora nem mais. É por isso que contrario a opinião de 99% dos economistas que acreditam em mais um ano de recessão em Portugal.

Um abraço,
Ulisses


Se percebi bem, na tua opinião em 2013 não vai haver recessão em Portugal?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8120
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

por bogos » 2/1/2013 14:54

Ulisses Pereira Escreveu:afcapitao, o CTR respondeu-te correctamente. Gostaria de acrescentar que a AT não é apenas uma questão psicológica. A relação de força entre compradores/Vendedores acaba por definir suportes/resistências e, naturalmente, tendências.

Euroverde, se há pessoa que nada influencia em Portugal é o Cavaco.
boasorte, ora nem mais. É por isso que contrario a opinião de 99% dos economistas que acreditam em mais um ano de recessão em Portugal.

Um abraço,
Ulisses


O Cavaco nem influência, nem deixa de influênciar.

Pura e simplesmente o Cavaco não existe.

Cavaco simplesmente ardeu, é cinza....

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

por Ulisses Pereira » 2/1/2013 14:48

afcapitao, o CTR respondeu-te correctamente. Gostaria de acrescentar que a AT não é apenas uma questão psicológica. A relação de força entre compradores/Vendedores acaba por definir suportes/resistências e, naturalmente, tendências.

Euroverde, se há pessoa que nada influencia em Portugal é o Cavaco.

boasorte, ora nem mais. É por isso que contrario a opinião de 99% dos economistas que acreditam em mais um ano de recessão em Portugal.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por boa sorte » 2/1/2013 14:32

Se estou a ver bem, estamos precisamente no nível de há precisamente um ano atrás, concluindo a recuperação em 12 meses...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 106
Registado: 15/2/2012 10:46

por FHSMONTEIRO » 2/1/2013 14:25

afcapitao Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:PSI acima dos 5700 pontos. Resistência quebrada? É demasiado cedo para concluirmos isso. A sessão ainda vai a meio e não basta apenas uma ou duas sessões acima da resistência para a considerarmos quebrada, sobretudo uma com tanta importância e peso como esta dos 5700 pontos.

De qualquer das formas, os bons sinais continuam, tal como nos últimos 7 meses.

Um abraço,
Ulisses



Olá,

Já há uns meses que trago esta dúvida comigo: a análise ao Indice em termos de resitência e suporte faz assim tanto sentido? Isto é, compreendo que para uma acção exista o acompanhamento dos preços e as respectivas resistências e suportes. Agora, no indice, qual a razão para dar relevo a resistências e suportes? A negociação de ETFs influencia assim tanto? Outra razão?

Obrigado!


Penso que tem a ver com certos títulos cujo comportamento está altamente correlacionado com o índice.

E por outro lado, já se dispõe de instrumentos para apostar nas variações dos índices.

Daí também haver essa relevância da minha perspetiva.

Abraço
 
Mensagens: 721
Registado: 29/11/2007 2:47
Localização: Unknown

por EuroVerde » 2/1/2013 14:04

Costuma-se dizer: "o que os olhos vêem, só a mão o sabe!!!!"

O primeiro dia do ano bull, será que temos mais um ano Bull? dúvido.
Mas as pequenas capitalizações da nossa praça parecem querer valorizar. Existe uma evidência de força nas pequenas capitalizações.
Vamos ver o que é que isto nos deixa...

Cavaco não fala em novo dinheiro, mas fala em confiança. Ela, mesmo com pouco dinheiro nos mercados, é que cria as condições para a ascensão.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por afcapitao » 2/1/2013 13:53

Ulisses Pereira Escreveu:PSI acima dos 5700 pontos. Resistência quebrada? É demasiado cedo para concluirmos isso. A sessão ainda vai a meio e não basta apenas uma ou duas sessões acima da resistência para a considerarmos quebrada, sobretudo uma com tanta importância e peso como esta dos 5700 pontos.

De qualquer das formas, os bons sinais continuam, tal como nos últimos 7 meses.

Um abraço,
Ulisses



Olá,

Já há uns meses que trago esta dúvida comigo: a análise ao Indice em termos de resitência e suporte faz assim tanto sentido? Isto é, compreendo que para uma acção exista o acompanhamento dos preços e as respectivas resistências e suportes. Agora, no indice, qual a razão para dar relevo a resistências e suportes? A negociação de ETFs influencia assim tanto? Outra razão?

Obrigado!
 
Mensagens: 251
Registado: 8/3/2012 17:31
Localização: 21

por Ulisses Pereira » 2/1/2013 13:25

PSI acima dos 5700 pontos. Resistência quebrada? É demasiado cedo para concluirmos isso. A sessão ainda vai a meio e não basta apenas uma ou duas sessões acima da resistência para a considerarmos quebrada, sobretudo uma com tanta importância e peso como esta dos 5700 pontos.

De qualquer das formas, os bons sinais continuam, tal como nos últimos 7 meses.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Celsius-reloaded » 2/1/2013 12:23

Gosto mto destes dias.

Toda a gente a querer entrar antes que o comboio passe! :)

É engraçado apreciar estes grande momentos consoante a fase do mercado em que nos encontramos.

Nos tempos da grande instabilidade estes episódios era frequentes, quer em subida quer em descida, mas mesmo as primeias ilustravam a incerteza que os mercados viviam.

Nos dias de hj, tem-se notado que os mercados, nomeadamente o Português, mal reagem as noticias negativas - recordo-me nomeadamente do corte de rating da França - e a algumas positivos - cfr. o upgrade da Grécia embora continue "lixo" - por isso, para mim, são especialmente salutares estes dias. :lol:
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Bing [Bot], ciliegino, Dar Adal, Google [Bot], JoeP, jorgemvm, latbal, m-m, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, Tx9262, VALHALLA, vasco007 e 181 visitantes