Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por novato » 5/9/2017 17:21

Boas!!
Isto está a ficar feio para quem está dentro ( é o meu caso), vamos aguardar a ver no que dá os próximos dias :wall:
 
Mensagens: 437
Registado: 30/3/2003 22:07

Re: PSI 20

por fjcbolsa » 5/9/2017 17:02

:arrow:
Anexos
PSI.png
PSI.png (130.51 KiB) Visualizado 8281 vezes
 
Mensagens: 1027
Registado: 24/11/2010 10:03
Localização: 20

Re: PSI 20

por EAGLETRADER20 » 4/9/2017 17:32

Àlvaro Escreveu:Sim, seriam condições para fazer disparar o PSI, mas como bem sabemos, a geringonça está longe de querer crescimento e desenvolvimento, quer votos e pouca iniciativa privada:
https://eco.pt/2017/09/04/carlos-costa- ... -acelerar/


"1.Ser altamente competitiva, já que a concorrência obriga as empresas a inovar;
2.Ter uma população altamente qualificada, numa “cultura de mérito e empreendedorismo”;
3.Ter um mercado de trabalho com maior flexibilidade;
4.E ter sistemas financeiros adequados aos mercados de capitais e ao financiamento das empresas."

Discursos de circunstancia são muito bonitos . Palavras leva-as o vento .
Só quem não conhecer a realidade do pais .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: PSI 20

por EAGLETRADER20 » 4/9/2017 17:27

Ulisses , ao longo dos muitos anos que acompanho as tuas intervenções , até no tempo do fogueiro e até antes, nunca me esqueço de uma citação que varias vezes salientaste.

"Os CRASH acontecem no pico e TOPO do mercado quando está todo o mercado confiante e dentro e quase ninguém os espera .
Não acontecem depois de mercado ter corrigido muito ."

Penso recordar-me de teres efetuado esta citação em 2008 ou 2009 , quando nos fóruns estava tudo com medo de um crash naqueles níveis e salientaste e bem, que depois daquela forte e prolongada correcção era difícil um crash para níveis bem inferiores , e depois passado alguns meses o mercado nos USA iniciou a forte recuperação que durou anos .
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 4/9/2017 17:57, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: PSI 20

por Àlvaro » 4/9/2017 17:27

Sim, seriam condições para fazer disparar o PSI, mas como bem sabemos, a geringonça está longe de querer crescimento e desenvolvimento, quer votos e pouca iniciativa privada:
https://eco.pt/2017/09/04/carlos-costa- ... -acelerar/
 
Mensagens: 9732
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: PSI 20

por EAGLETRADER20 » 4/9/2017 16:56

Ulisses , compreendo o que dizes relativamente a num mercado fraco , entrar em pânico com qualquer coisa devido ao medo eminente de uma correcção no mercado .
Compreendo quando dizes que a situação na Coreia não assusta porque mercado ainda está forte .

Coreia não assusta porque vários artigos dizem que num ataque militar USA não conseguiam aniquilar todas as armas e potencialmente nos primeiros dias poderiam morrer milhões de pessoas na coreia do sul e Japao .
Logo mercado não acredita que esse ataque algum dia exista por parte dos uSA e desvaloriza.

É um facto que mercado dos USA ainda não tem fraqueza no gráfico e continua perto de máximos históricos e ninguém pode dizer que já se iniciou algum tipo de correcção , por isso os curtos nos USA até hoje têm saído quase todos queimados e ainda alimentam as subidas com STOPS .

Mas na minha visão os níveis atuais nos USA são insustentáveis e não acredito vão muito alem disto sem uma correcção nos próximos meses .
E quando corrigirem o PSI corrige, e já muitos perceberam isso e aguardam e aumentam os níveis de liquidez .
É certo que ninguém pode dizer que já se iniciou, mas para mim é uma questão de tempo.

No PSI a nível fundamental, os títulos cotam em valores bastante elevados , e quanto a mim sem grande potencial de subida face atividade futura e lucros.
De salientar que empresas do PSI nos USA até podiam estar em níveis mais elevados , mas estão em Portugal, sujeitas , ao nosso rating, aos nossos desequilíbrios da republica , a uma fraca economia e que com primeira crise internacional , vamos como sempre ter fortíssimos impactos nos desequilíbrios das nossas empresas e economia .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: PSI 20

por maceirafernandesjose » 4/9/2017 16:51

Ulisses em bull compro no suporte,se for a zona de resistência vendo e se achar que quebrou a resistência volto a comprar,pode não ser a melhor estratégia mas. :-k
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 4/9/2017 16:45

Eagle, o facto do mercado não se assustar muito com isso é para mim um sinal de força. Num mercado fraco uma situação como aquela já tinha levado os índices a despenharem-se.

Maceira, não entendi bem o teu comentário.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por maceirafernandesjose » 4/9/2017 16:28

Ulisses concordo, mas em bul market deve apenas comprar se em suportes ou na quebra de resistências. :-k
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: PSI 20

por EAGLETRADER20 » 4/9/2017 16:19

Ulisses , para mim a situação na Coreia não tem tido nenhum significado no mercado , nem o mercado nunca se assustou com isso.

Se bem que no inicio , houve alguma suscetibilidade , rapidamente das varias vezes recuperou no mesmo dia tudo o mercado já nem liga a isso.
Mercado já há muito percebeu que consequências de uma intervenção militar seriam catastróficas e isso está descrito em vários artigos , e já nem liga mesmo intraday recupera tudo. Não é por ai que mercado vai ceder.
Mercado já não acredita que possa existir alguma intervenção militar pelos efeitos catastróficos ( Pelo menos é o que implicam as rápidas recuperações ).

Quanto a mim esta falta de volume tem a ver com os elevados valores do mercado e a falta de vontade de alocar novo capital neste níveis .

No USA está tudo em rácios máximos historicamente , e algumas acções em níveis estratosféricos que só precisam de uma razão para uma correcção violentíssima .
Lá existem inúmeros fatores e a elevada liquidez do mercado e estratégias quânticas e de shortar em força o VIX e compra de ETF.
Mesmo no PSI existem muitas situações em que a atividade e lucros não justificam níveis acima destes .

Bluechips como JMT GALP EDP , não têm fundamentais para justificar níveis muito acima dos atuais.
Mesmo acções com bons fundamentais não justificam a nível fundamental valores acima destes .
E depois ainda temos IPR , INA , MOT CPR, Martifer, etç que a nível fundamental nem vou comentar porque não existe muito para dizer a nível de balanço.

Acredito que o único caminho para mercado alocar dinheiro em força e liquidez muito superior é níveis bem inferiores a estes .

( Comigo incluído , não vejo compras nestes valores me criem uma boa valorização na carteira , no PSI ou DAX ou CAC ou outro na europa )
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 4/9/2017 16:35, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 4/9/2017 16:08

Eagle, discordo de ti. O mercado teve em toda esta tensão coreana a desculpa perfeita para corrigir. E pouco o fez. A falta de liquidez só me preocupava se isso acontecesse na quebra de resistências. A falta de liquidez não é nenhuma característica de Bull nem de Bear Markets. Tirar conclusões disso para mim historicamente não tem qualquer relevância.

maceira, se não houver procura os preços não sobem, isso é óbvio. Assim como não havendo oferta eles não caem. Abaixo da zona de suporte entre os 4800 e os 4850 pontos este Bull Market morreria para mim, mas para já não há qualquer sinal disso.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por EAGLETRADER20 » 4/9/2017 15:48

LIQUIDEZ ????????

Bem sei que os USA hoje estão fechados .
No outro dia era o UK fechado.
No outro é porque era verão
No outro é porque foram todos para a piscina .
No outro foram todos aos gambozinos .

Para mim não passam de desculpas os vários motivos .
O facto é que estes volumes desde há muito tempo que não convencem .

JMT com 100 K ?
GALP com 200K
SONAE com 1 M ?
EDP com 1 M ?
BCP com 20 M ?

WHAT ??????

O facto é que provavelmente uma parte do capital disponível não acredita em valorizações significativas acima destes valores , nem no PSI , nem nos USA . ( EU INCLUIDO )

Quem quer entrar aguarda preços menos elevados e com risk/reward mais compensador.

Quem tem posições não vende enquanto não quebrar suportes cruciais , mas enquanto não existir uma correcção significativa , não acredito em grande aumento de volume .

O mercado continua a marinar á espera de uma desculpa convincente para corrigir. Na minha perspetiva é uma questão de tempo.

Mas com estes volumes não vamos a lado nenhum. E já não há a desculpa de ferias . Já voltou tudo de ferias .

Não existe é vontade para aplicar mais capital neste nível do mercado nem catalisadores para subidas acentuadas .

Nem acredito que na próxima quinta feira o MARIO vá ser um fator catalisador de subidas .
Anexos
PSI 0409.PNG
PSI 0409.PNG (48.84 KiB) Visualizado 6547 vezes
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: PSI 20

por maceirafernandesjose » 4/9/2017 15:26

Ulisses o que te faria ficar pessimista no psi a quebra de que zona, espero não ficar sem resposta. :-k
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: PSI 20

por maceirafernandesjose » 4/9/2017 13:14

Ulisses mas não havendo procura os preços estão condenados e já agora não consideras a aprovação do orçamento importante também. :-k
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 4/9/2017 13:05

É demasiado curto prazo para mim. A questão importante na minha análise de mais médio/prazo é a resiliência demonstrada mesmo perante esta ameaça de guerra (mesmo sabendo que as probabilidades dela suceder são muito pequenas). Num mercado dominado pelos ursos, estaríamos a assistir a um afundar das cotações semanas após semana.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por maceirafernandesjose » 4/9/2017 11:21

Serao os 4850 pontos o objectivo, ou sera que ainda vem fechar o gap. :-k
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 4/9/2017 11:04

Na semana passada, disse que hoje publicaria um artigo com a minha visão sobre o mercado mas por questões de agenda do Jornal de Negócios, adiámos esse regresso para a próxima Segunda-feira.

Depois do teste nuclear do fim-de-semana, era esperada esta abertura difícil das Bolsas europeias. Tem sido este o ritmo do Verão: As bolsas caem com os devaneios do líder norte-coreano e sobem quando não há notícias.

Aqui ficam os gráficos actualizados.

Abraço,
Ulisses
Anexos
psi1.jpg
psi1.jpg (289.85 KiB) Visualizado 6897 vezes
psi2.jpg
psi2.jpg (318.26 KiB) Visualizado 6897 vezes
psi3.jpg
psi3.jpg (419.2 KiB) Visualizado 6897 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por Àlvaro » 31/8/2017 19:17

A referência que aqui fiz não a vejo como politiquice, a menos que o que diz quem representa um dos Partidos que sustenta o Governo seja irrelevante para a economia. Talvez...
 
Mensagens: 9732
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 31/8/2017 19:09

Se querem discutir o PSI, óptimo. Se estão para aqui com politiquices, escolham outro tópico mais adequado.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por Àlvaro » 31/8/2017 18:31

Nada melhor que consultar informação fidedigna! Um paleio que comove qualquer economista. Mas gostei da indirecta do poucochinho... eh! eh! Ai o poucochinho deve ficar com as orelhas a arder.
 
Mensagens: 9732
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: PSI 20

por Rango » 31/8/2017 15:45

Àlvaro Escreveu:Red Bull, o PSI começa a sentir o efeito geringonça e o à vontade dos vendedores é evidente. São os fundamentais a dar-lhe gás! :wall:


Mais outro que anda desinformado. Eu ajudo-te a andar informado. Olha, lê lá aqui:

Crescimento do PIB revisto em alta para 2,9%, investimento acelera
http://www.jornaldenegocios.pt/economia/conjuntura/detalhe/crescimento-do-pib-revisto-em-alta-para-29-investimento-acelera?ref=HP_Destaquesduasnotícias
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1476
Registado: 16/9/2016 15:35

Re: PSI 20

por salvador_guru » 31/8/2017 14:53

peaners Escreveu:o fecho da vela mensal está a compor-se com uma doji candle
no semanal temos um pullback a aguardar por + 1 sessão

ía descer aos 4900? :twisted: de momento não me parece



:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Concordo em absoluto, a lateralização está a dar mostras de querer terminar, e mantenho o meu otimismo em ver o PSI perto dos 6000 pontos ainda este ano.

Bons Negocios.
 
Mensagens: 942
Registado: 31/3/2017 13:26

Re: PSI 20

por JohnyRobaz » 31/8/2017 14:35

Àlvaro Escreveu:Red Bull, o PSI começa a sentir o efeito geringonça e o à vontade dos vendedores é evidente. São os fundamentais a dar-lhe gás! :wall:


???
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: PSI 20

por Àlvaro » 31/8/2017 14:30

Red Bull, o PSI começa a sentir o efeito geringonça e o à vontade dos vendedores é evidente. São os fundamentais a dar-lhe gás! :wall:
 
Mensagens: 9732
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: PSI 20

por peaners » 31/8/2017 14:22

o fecho da vela mensal está a compor-se com uma doji candle
no semanal temos um pullback a aguardar por + 1 sessão

ía descer aos 4900? :twisted: de momento não me parece
"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, afcapitao, BigLift, Bing [Bot], cmsbarros, Ferreiratrade, Google Adsense [Bot], Inácio Barreto, JoeP, m-m, malakas, morinni, MPAM, MR32, nfaz, Nietz19, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, PMP69, PXYC, Shift72, Tx9262, vasco007 e 323 visitantes