Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por artista_ » 2/5/2014 11:05

katolo Escreveu:Não valido a tua tese. Tem sido o dinheiro mais sofrido e desgastante que tenho ganho, no campo emocional. Hoje dou valor aos profissionais deste segmento de mercado!


Não percebeste... Eu não disse que era fácil, disse que os portugueses no geral quem as coisas de forma fácil, o teu exemplo é apenas mais um!

O essencial do que quis transmitir é que temos de aceitar aquilo que o mercado faz e não estar contra ele porque não faz o que queríamos que fizesse...

Acessoriamente, acho que estás equivocado em relação à recuperação da economia portuguesa, estamos menos mal mas muito longe do que estávamos em 2007/2008. Os níveis de desemprego são brutalmente mais altos, a dívida do país é muito mais elevada, o PIB caiu significativamente, etc... isto tudo traduz-se em ratings de risco muito inferiores... comparando com os países de referência continuamos muito pior, daí que não faz sentido querer que a nossa bolsa esteja em máximos porque a alemã ou as americanas estão... mas, como disse, esta é apenas uma reflexão acessória, não é com ela que invisto, apenas tento observar o que o mercado está a fazer e invisto em confomidade com isso!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: PSI 20

por katolo » 2/5/2014 1:52

artista Escreveu:
Isto não funciona "a pedido", da forma que mais no interessa! Não sei se te tens dado conta da crise em que o país está mergulhado?! :roll: :roll:

Querer que a bolsa de um país em crise profunda com vários problemas financeiros, económicos, estruturais, de mentalidade, etc, tenha um comportamento similar às de países com situações enconómico financeiras completamente diferentes é... enfim, é o que é!

Olha sabes o que é? é um "círculo completo". Na realidade o país está assim porque as pessoas são acomodadas, fazem pouco mas querem muito, não se preocupam em ser profissionais, em exigir aos políticos (a exigência começa por estar informado de todas as questões de interesse para o páis e votar responsavelmente), em exigir aos filhos e ser exigente consigo mesmo na educação dos mesmos, etc... ou seja, o que está na génese dos problemas do país é exatamente o que estás a fazer, queres dinheiro fácil, justificado porque os "outros têm". Isto não funciona assim, os mercados não andam a dormir...os mercados são constituídos por investidores como eu e tu, "pessoas exigentes" que não metem as suas poupanças sem algumas garantias de que não estão a comprar uma surrapa qualquer...

Seja como for, independentemente destas considerações económico/financeiras, quem não aceita o mercado como ele é tem mais hipóteses de se equivocar nos investimentos que faz.. é apenas a minha opinião!


artista,

Poderás ter razão em muito do que dizes, embora não possas nem devas generalizar e por isso vou-me abster de comentar dado que entramos num campo que ultrapassa o objetivo deste tópico.

Os mercados gerem expectativas e como tal seria de esperar a atual recuperação da bolsa em prol da recuperação da nossa economia. O problema é que o nosso PSI tem tudo para prolongar o bull por um longo período dado o fosso em que caiu. No entanto, como o PSI é uma "Maria vai com as outras" e dado que os outros mercados começam a amainar, e embora a economia comece a dar sinais de melhoria, tenho receio que fiquemos pelos preliminares a kms da meta, já atingida por praticamente todo os competidores.

Não valido a tua tese. Tem sido o dinheiro mais sofrido e desgastante que tenho ganho, no campo emocional. Hoje dou valor aos profissionais deste segmento de mercado!
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: PSI 20

por RaposoTavares » 2/5/2014 0:22

A propósito da discussão entre o Carlos e o Katolo, um gráfico comparativo entre o PSI, o DAX e o IBEX:

dax.ibex.psi.umano.JPG
Apesar de os riscos me poderem contradizer um pouco, sempre acho que o Katolo tem alguma razão. Especialmente nos últimos 30, 40 dias, o PSI perdeu gás face ao IBEX. É por isso que devemos apostar numa recuperação do PSI...


Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: PSI 20

por eu-ro-bo-rn » 1/5/2014 15:01

euro-born Escreveu:exato katolo...
vamos caminhando otimistas bem atentos aos sinais de inversão dos EUA e injeções de dinheiro (europa) e/ou retirada de dinheiro (EUA)


Afinal Portugal tem uma saída limpa....com muita dívida para pagar, mas saída limpa!
 
Mensagens: 101
Registado: 21/10/2007 21:38

Re: PSI 20

por artista_ » 1/5/2014 13:12

katolo Escreveu:Isto é uma vergonha! Quase todas as bolsas em máximos históricos e o nosso PSI20 a definhar nas últimas semanas e a anos luz de máximos.

Tristeza... :wall:


:shock: :shock: :shock: :shock:

Isto não funciona "a pedido", da forma que mais no interessa! Não sei se te tens dado conta da crise em que o país está mergulhado?! :roll: :roll:

Querer que a bolsa de um país em crise profunda com vários problemas financeiros, económicos, estruturais, de mentalidade, etc, tenha um comportamento similar às de países com situações enconómico financeiras completamente diferentes é... enfim, é o que é!

Olha sabes o que é? é um "círculo completo". Na realidade o país está assim porque as pessoas são acomodadas, fazem pouco mas querem muito, não se preocupam em ser profissionais, em exigir aos políticos (a exigência começa por estar informado de todas as questões de interesse para o páis e votar responsavelmente), em exigir aos filhos e ser exigente consigo mesmo na educação dos mesmos, etc... ou seja, o que está na génese dos problemas do país é exatamente o que estás a fazer, queres dinheiro fácil, justificado porque os "outros têm". Isto não funciona assim, os mercados não andam a dormir...os mercados são constituídos por investidores como eu e tu, "pessoas exigentes" que não metem as suas poupanças sem algumas garantias de que não estão a comprar uma surrapa qualquer...

Seja como for, independentemente destas considerações económico/financeiras, quem não aceita o mercado como ele é tem mais hipóteses de se equivocar nos investimentos que faz.. é apenas a minha opinião!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: PSI 20

por Eurobrexit » 1/5/2014 2:13

exato katolo...
vamos caminhando otimistas bem atentos aos sinais de inversão dos EUA e injeções de dinheiro (europa) e/ou retirada de dinheiro (EUA)
 
Mensagens: 793
Registado: 29/11/2007 10:27
Localização: Portugal

Re: PSI 20

por katolo » 1/5/2014 2:01

Obrigado Cardos,

Eu tenho essa noção, mas o problema é que começámos o bull muito mais tarde que os outros e nunca chegaremos onde os outros chegaram antes da tendência se inverter. Hoje o Dow voltou a fazer máximos históricos. Algum dia faremos máximos históricos? Vamos ficar muito longe desse objetivo...
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: PSI 20

por Cardos » 1/5/2014 1:51

katolo Escreveu:... Quase todas as bolsas em máximos históricos e o nosso PSI20 a definhar nas últimas semanas e a anos luz de máximos.
Espero que o quantitative easing europeu chegue depressa :pray:


Boa noite Katolo,

Vê por esta perspetiva o índice Psi-20 desde 31 de dezembro de 2013... :wink:
Cumprimentos,
Anexos
Índices.png
Índices.png (12.37 KiB) Visualizado 6082 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 367
Registado: 12/6/2010 18:48
Localização: Portugal

Re: PSI 20

por katolo » 1/5/2014 1:41

Não fez mais do que a sua obrigação, face ao atraso que levava (e leva) face aos seus congéneres. Este ano deveria ter "explodido" para recuperar muito face aos restantes índices, porque desconfio que quando as outras praças entrarem em bear, nós iremos atrás e será um bullzito da treta comparativamente aos restantes mercados e aos bulls de períodos anteriores.
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: PSI 20

por RaposoTavares » 1/5/2014 1:11

O PSI não é o Índice que menos subiu no último ano. Nem será o mais complicado no próximo ano.

Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: PSI 20

por katolo » 1/5/2014 0:20

Isto é uma vergonha! Quase todas as bolsas em máximos históricos e o nosso PSI20 a definhar nas últimas semanas e a anos luz de máximos.

Tristeza... :wall:

Espero que o quantitative easing europeu chegue depressa :pray:
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: PSI 20

por fff » 30/4/2014 11:10

Bem hoje sendo o "FED DAY" , em principio, o resto do dia já não deve mexer muito.

Como amanhá está fechado o PSI, na sexta , há mais .

O Oscar é de opinião que após a FED meeting, o rumo do mercado será descendente, mas tambem pode estar enganado.

Volumes e volatilidade superior, provavelmente só na proxima sexta ou segunda-feira.
 
Mensagens: 1265
Registado: 29/11/2007 3:19
Localização: S. Cosme

Re: PSI 20

por RaposoTavares » 29/4/2014 1:00

psi20_28_abr_2014.JPG
Coisa perfeita! o nosso Psizinho...
psi20_28_abr_2014.JPG (41.34 KiB) Visualizado 6711 vezes
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: PSI 20

por e-finance » 28/4/2014 22:46

lfhm Escreveu:
nmprc Escreveu:volumes fraquissimos... está tudo de férias?



Pois com estes volumes não se pode criar uma visão concreta de mercado, os big players estão de fora possivelmente á espera do desfecho da crise na Rússia...

Os "Senhores" estão indecisos, o melhor é esperar que se decidam e depois ir atrás 8-) .
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 666
Registado: 20/8/2010 21:23

Re: PSI 20

por BearManBull » 28/4/2014 21:27

nmprc Escreveu:volumes fraquissimos... está tudo de férias?



Pois com estes volumes não se pode criar uma visão concreta de mercado, os big players estão de fora possivelmente á espera do desfecho da crise na Rússia...
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: PSI 20

por nmprc » 28/4/2014 15:25

volumes fraquissimos... está tudo de férias?
 
Mensagens: 531
Registado: 29/11/2007 10:48
Localização: Lisboa

Re: PSI 20

por Eurouro » 28/4/2014 13:20

Sobretudo é indispensável saber-se que é quando as coisas chegam a um limite que se dá a mudança. E tudo tem um limite. Tudo! ... há limites!

Se a nossa sociedade tivesse educação (sociedade todos nós em quanto comunidade) nunca se deixaria o factor chegar ao limite, e assim a mudança nunca seria tão drástica e dolorosa para ti, para mim e para todos. A mudança de hábitos, de vida que mexe connosco não só individualmente mas também como comunidade e que é sentida mais ou menos intensamente conforme a consciência de cada um de nós. Ou seja, é o mundo em mudanças para e por bem?

Bem, em termos de consciência muitos de nós podemos estar conscientes de tais mudanças, mas isso pode não chegar para podermos e sabermos tirar partido de tirar dinheiro do mercado (dos outros investidores que arriscam à procura do mesmo de nós).

Portanto, não basta sermos conscientes.

A educação, deve ser prioridade para a sociedade para não deixar o factor chegar ao limite e para que a mudança não seja tão rápida e vertiginosa que possa se virar contra nós próprios enquanto seres pensantes. Já viram o quanto mudou o mundo nos últimos 20 a 30 anos? A galopada nas novas descobertas!

É por isso que eu digo que no futuro a coisa tem que acalmar, e com mais educação! 8-)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 498
Registado: 18/7/2013 16:01

Re: PSI 20

por vella » 27/4/2014 23:45

Eurouro Escreveu:Do mesmo modo, quais os efeitos da independência de Portugal dos Filipes em 1640, e qual a diferença da passagem de Monarquia para a República em 1910, e a passagem depois a uma nova Era pós 25 de Abril 1974, e por fim, os tempos actuais que a maioria das pessoas não estão a ser capazes de interpretar os sinais dos tempos?

Os mercados vão seguindo um rumo que incorporam todos os agentes, capitais, timings, pricings, acontecimentos, politicas governativas e monetárias, etc etc. Algo complexo com múltiplos efeitos sobre a mente humana no tentar antecipar o preço de um activo.

Exactamente...nada mais correcto, os graficos mostram esses movimentos, por isso a AT com todos os seus estudos, mostram-se apenas como uma previsão, podendo reverter dadas as circunstâncias que envolvem os mercados influenciados pelo factor humano. Sendo que por vezes se torna...inútil, mas indispensável como uma lanterna numa noite escura.
 
Mensagens: 13
Registado: 26/4/2014 2:10

Re: PSI 20

por Eurouro » 26/4/2014 22:01

Do mesmo modo, quais os efeitos da independência de Portugal dos Filipes em 1640, e qual a diferença da passagem de Monarquia para a República em 1910, e a passagem depois a uma nova Era pós 25 de Abril 1974, e por fim, os tempos actuais que a maioria das pessoas não estão a ser capazes de interpretar os sinais dos tempos?

Os mercados vão seguindo um rumo que incorporam todos os agentes, capitais, timings, pricings, acontecimentos, politicas governativas e monetárias, etc etc. Algo complexo com múltiplos efeitos sobre a mente humana no tentar antecipar o preço de um activo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 498
Registado: 18/7/2013 16:01

Re: PSI 20

por Eurouro » 26/4/2014 21:53

jarc Escreveu:Peocupante a situação na Ucrania e com impacto nos mercados:
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior. ... cao=Europa


Não vejo qualquer preocupação para já com tudo isto. Não passa de um circo só para ver quem são as mãos fracas na bolsa porque o bull está lá. Este episódio é igual ao de 2009 quando se falou que o Dubai ia entrar em colapso por causa do imobiliário e fazer crash na bolsa. Na altura quem acreditou nisso perdeu um grande momento do bullmarket.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 498
Registado: 18/7/2013 16:01

Re: PSI 20

por jarc » 26/4/2014 21:43

Peocupante a situação na Ucrania e com impacto nos mercados:
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior. ... cao=Europa
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2320
Registado: 23/7/2003 16:05
Localização: Sul

Re: PSI 20

por Eurouro » 26/4/2014 20:27

Se as previsões são um crescimento economico cada vez maior, ano após ano, então é pouco provável que exista já um crash ou correcção. (taxa crescimento do PIB maior em 2015 do que 2014, e a de 2016 maior do que a 2015).

A ingremissidade a que temos vindo assistir o desenrolar do bullmarket (de 5 anos) nos EUA é equivalente à urgência da reposição da melhoria das condições de vida mundiais.

No entanto, basta uma correcção de 20% sobre os indices para colocar em causa mais uns bons anos de sustentabilidade economica (com taxa de crescimento do PIB maior do que a taxa anual de inflação). Isso é possível na prática e colocará em causa todas as previsões das mais altas entidades responsáveis e profissionais.

É a bolsa, são os mercados que são a causa das recessões e são também eles a causa dos grandes periodos de avanços economicos. Não é a economia que condiciona os mercados.

No caso do PSI20 e aqui chegados, o indice diz-nos que daqui a entre 6 a 9 meses a economia esteja mais forte do que actualmente.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 498
Registado: 18/7/2013 16:01

Re: PSI 20

por HJOR » 26/4/2014 19:00

Para relembrar que o "rabisco" publicado no dia 12 de abril continua válido.
O de hoje é apenas uma atualização...
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: PSI 20

por jotas007 » 26/4/2014 17:36

jotas007 Escreveu:No gráfico semanal apresenta divergências negativas do RSI.
Na minha opinião, o maior risco neste momento está do lado dos longos.

Estou esperando um padrão técnico de inversão de tendência nesta zona de circulo.

Caso quebre os 8000/8300 é porque estou errado na minha análise.

Bons negócios



PS: -Gráfico semanal sem a sessão de hoje.
-Atenção isto é só uma análise, não uma recomendação!



Boa tarde

Há duas semanas atrás tinha dito que esperava um padrão técnico de inversão de tendência nesta zona onde se encontra actualmente o Psi20.
Bem, parece que o Psi20 quer fazer a minha vontade... e é tão perfeito que até fico a desconfiar! :D
Mas atenção, ainda não foi activado! =;

Continuo afirmar que o maior risco neste momento está do lado dos bulls, por isso, mente aberta!!

Em relação à zona de stops, baixo o valor dos 8000/8300 para os 7800 pontos. Caso ultrapasse este valor é porque estou totalmente errado na minha análise.


Bons negócios
Anexos
psi.png
psi.png (28.65 KiB) Visualizado 4775 vezes
“O sucesso no investimento é toda a gente concordar contigo... mais tarde.” - Jim Grant
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 406
Registado: 28/7/2013 12:03

Re: PSI 20

por Gonee111 » 26/4/2014 17:13

O Alquimista Escreveu:
GooPrime Escreveu: Sim, penso que esse gráfico está bastante elaborado e fala por si.


Apresenta ambos os lados da moeda.
Sendo nesta altura cedo para dizer para que lado vai pender.

Seguindo isto, deixo aqui uma frase do James Altucher que o caro membro deste fórum LTCM teve o prazer de partilhar: "The most important three words in investing is: “I don’t know”. If someone doesn’t say that to you then they are lying."


qual é a tendência (principal, de base)?
de momento o preço obedece a esse tendência ou corrige?
o preço encontra-se mais perto de um suporte e ou de uma resistência?

hoje, perante o gráfico em questão, "eu sei" as respostas a estas perguntas (de acordo com a minha interpretação) e para mim isto é, em geral, o suficiente para arriscar o meu dinheiro num negócio

o que menos me preocupa é não saber se vai ou não correr como espero


Certo, senão ninguém negociava... daí o risk/reward ser tão importante em qualquer estratégia.
 
Mensagens: 499
Registado: 4/2/2014 15:24

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], JFDIL, Shimazaki_2 e 368 visitantes