Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Azul10 » 26/11/2010 0:21

Embora ainda esteja a começar e grande parte do que faço em bolsa seja em ambiente de simulação. Penso que é um passo necessário, abro algumas vezes posições reais mas nunca com muito capital, há que ganhar calo primeiro.

É claro que volta e meia as coisas correm exactamente como planeamos e ver uma acção subir e subir numa posição virtual nos faz ficar irritados e pensar que devíamos ter arriscado mesmo mas também há o reverso, quando a coisa vai ao vermelho é uma alívio.

Estou a investir essencialmente no CAC neste momento, quero começar a conhecer o mercado melhor para futuramente me aventurar a sério.
Com as dicas dos mais experientes cá do Caldeirão tenho aprendido bastante para quem não tinha contacto nenhum com a parte prática, agora há que ganhar calo e, com sorte e saber, ver se consigo uns ganhos.

Entretanto tenho o meu dinheiro no BPIonline que sempre rende algum mesmo que não o invista, os juros são creditados semanalmente e o capital está sempre à ordem para o caso de o querer investir em alguma acção. Isso foi uma das razões que me fez deslocar o capital que normalmente destino ao DPs para lá.
 
Mensagens: 409
Registado: 4/10/2010 11:29
Localização: 14

por jrnabolsa » 26/11/2010 0:20

artista Escreveu:
Elias Escreveu:
jrnabolsa Escreveu:Não quero nada com o psi20 neste momento, mas nunca negociei noutras praças. Alguém me pode dar umas dicas?Cumpts


jrnabolsa,

Posso dizer-te que durante os meus primeiros 8 anos de bolsa (1997 a 2005) só negociei PSI. Acho que só sabia o nome de meia dúzia de acções estrangeiras. A maioria dos nomes não me dizia nada e eu nem sabia a que sector pertencia.

Quando chegou a 2005 o PSI não saía da cepa torta, mas os mercados lá fora estavam todos a subir; isso fez-me alguma confusão e aí pensei "está na hora de começar a alargar os meus horizontes, pois o objectivo é ganhar dinheiro e o nosso mercado não dá nada, é uma pasmaceira".

Virei-me então para as outras praças Euronext (uma vez que de entre os mercados estrangeiros eram as que tinham comissões mais baixas, pelo menos na minha corretora).

Foi uma decisão difícil, não só porque não tinha qualquer experiência com mercados estrangeiros, mas também porque nos nossos foruns (nomeadamente no Caldeirão) eram praticamente inexistentes os tópicos sobre acções europeias. Quase não havia informação e por isso senti-me a trabalhar "sem rede". Mas decidi ir em frente pois quando olhava para o nosso mercado até me arrepiava.

Estreei-me no CAC com a EADS (salvo erro em Julho de 2005). Seguiram-se a TOTAL e a VEOLIA e depois muitas outras. Demorei algum tempo a habituar-me à volatilidade que havia lá fora (comparando com a do nosso mercado), mas com o passar dos anos habituei-me a isso.

Hoje em dia negoceio principalmente em mercados estrangeiros (europeus e americanos) e só ocasionalmente no PSI.

Felizmente hoje há muito mais informação no Caldeirão sobre as acções estrangeiras, por isso se tens interesse em explorar outros mercados sugiro que comeces a acompanhar os tópicos sobre acções de outros países (aliás posso dizer que nas minhas incursões quase diárias ao Caldeirão leio todos os tópicos sobre acções europeias e americanas, mas só ocasionalmente leio os longuíssimos threads sobre as acções nacionais - não tenho pachorra :)).

Espero que isto ajude.

1 abraço,
Elias


Engraçado, eu acabei por nunca dar esse passo, digo para mim mesmo que é por falta de tempo, mas acho que também se deve muito a falta de motivação para o fazer... nos últimos tenho-me afastado dos mercados, já não me dão aquela "pica" dos primeiros anos, nem nada que se pareça! Acabei por dar o passo ao contrário, como a bolsa portuguesa não sai da cepa torta (nos últimos tempos tem é entortado mais a cepa :mrgreen:) afastei-me um bocado dos mercados, tirei a grande maioria do capital que tinha na corretora e ficou lá o que já ganhei. O capital tem estado praticamente parado mas neste momento até tenho duas posições pequenas a longo prazo, BPI e EDP, a primeira está negativa a segunda marginalmente positiva...

Enfim, fica o relato... a confidência! :)

abraços

artista
Pois...para mim é um mundo completamente desconhecido, no entanto, parece que a malta se safa bem melhor fora de portas. Pelo que já consultei no link, que o Elias teve a amabilidade de me fornecer, parece-me que as comissões são puxadas. Talvez me aventure... Cumpts
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 866
Registado: 4/1/2010 15:57
Localização: Lisboa

por artista_ » 26/11/2010 0:10

Elias Escreveu:
jrnabolsa Escreveu:Não quero nada com o psi20 neste momento, mas nunca negociei noutras praças. Alguém me pode dar umas dicas?Cumpts


jrnabolsa,

Posso dizer-te que durante os meus primeiros 8 anos de bolsa (1997 a 2005) só negociei PSI. Acho que só sabia o nome de meia dúzia de acções estrangeiras. A maioria dos nomes não me dizia nada e eu nem sabia a que sector pertencia.

Quando chegou a 2005 o PSI não saía da cepa torta, mas os mercados lá fora estavam todos a subir; isso fez-me alguma confusão e aí pensei "está na hora de começar a alargar os meus horizontes, pois o objectivo é ganhar dinheiro e o nosso mercado não dá nada, é uma pasmaceira".

Virei-me então para as outras praças Euronext (uma vez que de entre os mercados estrangeiros eram as que tinham comissões mais baixas, pelo menos na minha corretora).

Foi uma decisão difícil, não só porque não tinha qualquer experiência com mercados estrangeiros, mas também porque nos nossos foruns (nomeadamente no Caldeirão) eram praticamente inexistentes os tópicos sobre acções europeias. Quase não havia informação e por isso senti-me a trabalhar "sem rede". Mas decidi ir em frente pois quando olhava para o nosso mercado até me arrepiava.

Estreei-me no CAC com a EADS (salvo erro em Julho de 2005). Seguiram-se a TOTAL e a VEOLIA e depois muitas outras. Demorei algum tempo a habituar-me à volatilidade que havia lá fora (comparando com a do nosso mercado), mas com o passar dos anos habituei-me a isso.

Hoje em dia negoceio principalmente em mercados estrangeiros (europeus e americanos) e só ocasionalmente no PSI.

Felizmente hoje há muito mais informação no Caldeirão sobre as acções estrangeiras, por isso se tens interesse em explorar outros mercados sugiro que comeces a acompanhar os tópicos sobre acções de outros países (aliás posso dizer que nas minhas incursões quase diárias ao Caldeirão leio todos os tópicos sobre acções europeias e americanas, mas só ocasionalmente leio os longuíssimos threads sobre as acções nacionais - não tenho pachorra :)).

Espero que isto ajude.

1 abraço,
Elias


Engraçado, eu acabei por nunca dar esse passo, digo para mim mesmo que é por falta de tempo, mas acho que também se deve muito a falta de motivação para o fazer... nos últimos tenho-me afastado dos mercados, já não me dão aquela "pica" dos primeiros anos, nem nada que se pareça! Acabei por dar o passo ao contrário, como a bolsa portuguesa não sai da cepa torta (nos últimos tempos tem é entortado mais a cepa :mrgreen:) afastei-me um bocado dos mercados, tirei a grande maioria do capital que tinha na corretora e ficou lá o que já ganhei. O capital tem estado praticamente parado mas neste momento até tenho duas posições pequenas a longo prazo, BPI e EDP, a primeira está negativa a segunda marginalmente positiva...

Enfim, fica o relato... a confidência! :)

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por jrnabolsa » 26/11/2010 0:08

Elias Escreveu:
jrnabolsa Escreveu:Eu negoceio através do Bes e não faço ideia das comissões que cobram, mas à partida serão superiores às dos negócios nacionais. Que me tem a dizer sobre isto? Cumprimentos e obrigado desde já.


Desconheço as comissões do BES, mas certamente estarão disponíveis na página deles.

De qualquer forma sugiro que dês uma espreitadela nesta página que tem um comparativo global dos preçários das várias corretoras: http://www.cmvm.pt/CMVM/SDI/Informacao% ... eiraa.aspx
Obrigado Elias, vou dar uma olhada. Cumpts
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 866
Registado: 4/1/2010 15:57
Localização: Lisboa

por Elias » 26/11/2010 0:05

jrnabolsa Escreveu:Eu negoceio através do Bes e não faço ideia das comissões que cobram, mas à partida serão superiores às dos negócios nacionais. Que me tem a dizer sobre isto? Cumprimentos e obrigado desde já.


Desconheço as comissões do BES, mas certamente estarão disponíveis na página deles.

De qualquer forma sugiro que dês uma espreitadela nesta página que tem um comparativo global dos preçários das várias corretoras: http://www.cmvm.pt/CMVM/SDI/Informacao% ... eiraa.aspx
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por jrnabolsa » 25/11/2010 23:58

Elias Escreveu:
jrnabolsa Escreveu:Não quero nada com o psi20 neste momento, mas nunca negociei noutras praças. Alguém me pode dar umas dicas?Cumpts


jrnabolsa,

Posso dizer-te que durante os meus primeiros 8 anos de bolsa (1997 a 2005) só negociei PSI. Acho que só sabia o nome de meia dúzia de acções estrangeiras. A maioria dos nomes não me dizia nada e eu nem sabia a que sector pertencia.

Quando chegou a 2005 o PSI não saía da cepa torta, mas os mercados lá fora estavam todos a subir; isso fez-me alguma confusão e aí pensei "está na hora de começar a alargar os meus horizontes, pois o objectivo é ganhar dinheiro e o nosso mercado não dá nada, é uma pasmaceira".

Virei-me então para as outras praças Euronext (uma vez que de entre os mercados estrangeiros eram as que tinham comissões mais baixas, pelo menos na minha corretora).

Foi uma decisão difícil, não só porque não tinha qualquer experiência com mercados estrangeiros, mas também porque nos nossos foruns (nomeadamente no Caldeirão) eram praticamente inexistentes os tópicos sobre acções europeias. Quase não havia informação e por isso senti-me a trabalhar "sem rede". Mas decidi ir em frente pois quando olhava para o nosso mercado até me arrepiava.

Estreei-me no CAC com a EADS (salvo erro em Julho de 2005). Seguiram-se a TOTAL e a VEOLIA e depois muitas outras. Demorei algum tempo a habituar-me à volatilidade que havia lá fora (comparando com a do nosso mercado), mas com o passar dos anos habituei-me a isso.

Hoje em dia negoceio principalmente em mercados estrangeiros (europeus e americanos) e só ocasionalmente no PSI.

Felizmente hoje há muito mais informação no Caldeirão sobre as acções estrangeiras, por isso se tens interesse em explorar outros mercados sugiro que comeces a acompanhar os tópicos sobre acções de outros países (aliás posso dizer que nas minhas incursões quase diárias ao Caldeirão leio todos os tópicos sobre acções europeias e americanas, mas só ocasionalmente leio os longuíssimos threads sobre as acções nacionais - não tenho pachorra :)).

Espero que isto ajude.

1 abraço,
Elias
Sim ajuda, obrigado Elias.
Eu negoceio através do Bes e não faço ideia das comissões que cobram, mas à partida serão superiores às dos negócios nacionais. Que me tem a dizer sobre isto? Cumprimentos e obrigado desde já.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 866
Registado: 4/1/2010 15:57
Localização: Lisboa

por Elias » 25/11/2010 23:46

jrnabolsa Escreveu:Não quero nada com o psi20 neste momento, mas nunca negociei noutras praças. Alguém me pode dar umas dicas?Cumpts


jrnabolsa,

Posso dizer-te que durante os meus primeiros 8 anos de bolsa (1997 a 2005) só negociei PSI. Acho que só sabia o nome de meia dúzia de acções estrangeiras. A maioria dos nomes não me dizia nada e eu nem sabia a que sector pertencia.

Quando chegou a 2005 o PSI não saía da cepa torta, mas os mercados lá fora estavam todos a subir; isso fez-me alguma confusão e aí pensei "está na hora de começar a alargar os meus horizontes, pois o objectivo é ganhar dinheiro e o nosso mercado não dá nada, é uma pasmaceira".

Virei-me então para as outras praças Euronext (uma vez que de entre os mercados estrangeiros eram as que tinham comissões mais baixas, pelo menos na minha corretora).

Foi uma decisão difícil, não só porque não tinha qualquer experiência com mercados estrangeiros, mas também porque nos nossos foruns (nomeadamente no Caldeirão) eram praticamente inexistentes os tópicos sobre acções europeias. Quase não havia informação e por isso senti-me a trabalhar "sem rede". Mas decidi ir em frente pois quando olhava para o nosso mercado até me arrepiava.

Estreei-me no CAC com a EADS (salvo erro em Julho de 2005). Seguiram-se a TOTAL e a VEOLIA e depois muitas outras. Demorei algum tempo a habituar-me à volatilidade que havia lá fora (comparando com a do nosso mercado), mas com o passar dos anos habituei-me a isso.

Hoje em dia negoceio principalmente em mercados estrangeiros (europeus e americanos) e só ocasionalmente no PSI.

Felizmente hoje há muito mais informação no Caldeirão sobre as acções estrangeiras, por isso se tens interesse em explorar outros mercados sugiro que comeces a acompanhar os tópicos sobre acções de outros países (aliás posso dizer que nas minhas incursões quase diárias ao Caldeirão leio todos os tópicos sobre acções europeias e americanas, mas só ocasionalmente leio os longuíssimos threads sobre as acções nacionais - não tenho pachorra :)).

Espero que isto ajude.

1 abraço,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por latrinaxxl » 25/11/2010 23:41

Mas se comprares no dia anterior, não tens direito a dividendo. Compreendo os pontos de vista.
No jogo da bolsa, as mãos fracas e fortes estão sempre a perder, quem ganha sempre é a "casa" (corretoras e bancos).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 492
Registado: 15/2/2010 20:30
Localização: Norte

por artista_ » 25/11/2010 23:20

latrinaxxl Escreveu:Desculpem-me e expliquem-me como se eu fosse muito burro (vá, nada de insultos :mrgreen: ), este dividendo da PT não é extraordinário? Porque tem de ser descontado na acção como se de um dividendo normal se tratasse? Não pode a acção seguir simplesmente o seu curso normal?


Não achas que se fosse como dizes todos iriam comprar acções da PT no dia antes de distribuir o dividendo para no dia seguinte as vender?!! :)

Como o Ulisses disse que não há almoços grátis... neste caso estaríamos a falar de um almoço bem recheado, 10% garantidos de um dia para o outro!!!!!!! :mrgreen:

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por jrnabolsa » 25/11/2010 23:05

Não quero nada com o psi20 neste momento, mas nunca negociei noutras praças. Alguém me pode dar umas dicas?Cumpts
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 866
Registado: 4/1/2010 15:57
Localização: Lisboa

por mais_um » 25/11/2010 23:02

helderjsm Escreveu:Com tanto sistema automático (basta ver às reacções quase instantâneas dos movimentos das yelds das obrigações Portuguesas)


As yields da OT portuguesas e de outros paises são o que os operadores quiserem, visto não existir qualquer fiscalização dos valores apresentados.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8116
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

por Adam hedge » 25/11/2010 22:57

Elias Escreveu:
Adamhedge Escreveu: - mm100 cruzou em alta a mm200


Adamhedge os cruzamentos de uma média móvel por outra são sinais muito tardios, especialmente quando estamos a falar de médias móveis com parâmetros elevados, como é o caso...


Sim elias é uma verdade. Mas neste momento o preço está na suas zonas como que a testá-lo, a ver vamos...
abaixo dos 7400 out
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2002
Registado: 21/2/2007 18:24
Localização: zamzibar

por helderjsm » 25/11/2010 22:50

Adamhedge Escreveu: - reagiu positivamente na mm100


Ainda há dias ouvi esses mesmos argumentos em relação à Alcatel. E depois logo de seguida mergulhou.
Atenção não quero dizer que concorde ou discorde disso que disseste. Só acho que o momento não está favorável ao PSI.

Com tanto sistema automático (basta ver às reacções quase instantâneas dos movimentos das yelds das obrigações Portuguesas) e com tão pouca liquidez o nosso mercado anda à deriva. De qualquer forma é preciso ver também que as yelds estão de novo acima dos 7% e os mercados lá fora estão demasiado sobrecomprados. Se juntarmos a isso uma cambada de palhaços no governo e outra cambada a querer chegar lá que faz com que o país fique mal lá fora. Então temos muito com que nos preocupar.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1166
Registado: 23/10/2009 8:52
Localização: Maia

por Elias » 25/11/2010 22:43

Adamhedge Escreveu: - mm100 cruzou em alta a mm200


Adamhedge os cruzamentos de uma média móvel por outra são sinais muito tardios, especialmente quando estamos a falar de médias móveis com parâmetros elevados, como é o caso...
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Adam hedge » 25/11/2010 22:38

Boa noite.

:roll: Ainda estou positivo no psi20. :shock:

aspectos negativos do indicie :
- quebrou a lta
- tem vindo a ganhar momentum descendente.
-volume das descidas

Aspectos positivos :
- ainda não violou o suporte (que eu defino como...)zona dos 7500/7400
- reagiu positivamente na mm100
- mm100 cruzou em alta a mm200
- fechou sempre acima dos 38.20%fibo
- acima dos 38.20% e dos 50% fibo

fecho abaixo dos 7400 out.
Anexos
psi20.PNG
psi20.PNG (53.31 KiB) Visualizado 8389 vezes
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2002
Registado: 21/2/2007 18:24
Localização: zamzibar

por Ulisses Pereira » 25/11/2010 19:26

latrina, não há almoços grátis nos mercados.

Se deteres uma acção no dia X te der 1 euro e no dia X+1 não der, achas que as pessoas estão dispostas a pagar o mesmo pela acção no dia X do que no dia X+1?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por latrinaxxl » 25/11/2010 19:23

Desculpem-me e expliquem-me como se eu fosse muito burro (vá, nada de insultos :mrgreen: ), este dividendo da PT não é extraordinário? Porque tem de ser descontado na acção como se de um dividendo normal se tratasse? Não pode a acção seguir simplesmente o seu curso normal?
No jogo da bolsa, as mãos fracas e fortes estão sempre a perder, quem ganha sempre é a "casa" (corretoras e bancos).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 492
Registado: 15/2/2010 20:30
Localização: Norte

por Ulisses Pereira » 25/11/2010 13:36

Sim, esse efeito ex-dividendo terá impacto no PSI.

Um abraço,
ULisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por antsal » 25/11/2010 11:51

Olá,

sabem-me dizer se quando a PT distribuir o dividendo, e perder cerca de um euro no preço, isto terá efeito no PSI20?

Se fiz bem os cálculos isto corresponderia a uma perda de 150 pontos por esse efeito...
 
Mensagens: 6
Registado: 29/11/2007 2:03

por helderjsm » 25/11/2010 1:23

Karamázov Escreveu:Heldersjm,

Julgo que as posições curtas que a gobulling oferece através de CFDs, são apenas sobre acções do índice, e não sobre o próprio psi20.


Sim tens razão desculpa não percebi que querias shortar o indice. :?

Estive a ver e o máximo que a GoBulling tem é um fundo (ComStage ETF PSI20) que replica o índice mas mesmo esse não dá para shortar é pena...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1166
Registado: 23/10/2009 8:52
Localização: Maia

por Karamázov » 25/11/2010 1:04

Heldersjm,

Julgo que as posições curtas que a gobulling oferece através de CFDs, são apenas sobre acções do índice, e não sobre o próprio psi20.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 107
Registado: 3/6/2008 22:07
Localização: Viseu

Re: Opinião

por helderjsm » 25/11/2010 0:51

camaleo Escreveu:
joao bravo Escreveu:Estou Bear no PSI. Acho que a esperança de que o FMI não iria cá por os pés está-se a desvanecer. Parece-me cada vez mais claro que terá de cá aterrar.
Penso que iremos ter nova sucessão de quedas violentas e não será só nacional.
Entre Maio até agora tem sido um ressalto como os outros (exemplo: Fev a Abril) com a tendência dominante bear.
Abraços e BN


Isto quer dizer que está curto...

Eu não consigo entrar curto no PSI...
Aguem sabe qual é o instrumento para posições curtas no psi 20...
Acho que a gobulling não disponibiliza nenhum


Claro que sim. A GoBulling disponibiliza posições curtas através de CFD's. Em acções apenas algumas correctoras disponibilizam essas posições mas em Portugal as posições curtas tem que ser fechadas no próprio dia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1166
Registado: 23/10/2009 8:52
Localização: Maia

Re: Opinião

por camaleo » 25/11/2010 0:43

joao bravo Escreveu:Estou Bear no PSI. Acho que a esperança de que o FMI não iria cá por os pés está-se a desvanecer. Parece-me cada vez mais claro que terá de cá aterrar.
Penso que iremos ter nova sucessão de quedas violentas e não será só nacional.
Entre Maio até agora tem sido um ressalto como os outros (exemplo: Fev a Abril) com a tendência dominante bear.
Abraços e BN


Isto quer dizer que está curto...

Eu não consigo entrar curto no PSI...
Aguem sabe qual é o instrumento para posições curtas no psi 20...
Acho que a gobulling não disponibiliza nenhum
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 385
Registado: 25/3/2010 21:12
Localização: Maia

por Elias » 24/11/2010 22:49

EuroVerde Escreveu:Dando a minha opinião:
- a longo prazo o actual nivel do PSI20 está barato.
- a curto prazo subirá.
- Mas a médio prazo o indice está brutalmente prerigoso e caro. Pois estamos dentro do triângulo simétrico de longo prazo.


EuroVerde não percebo nada disso que estás para aí a escrever. Misturas conceitos de AF com AT.

Não me parece que faça muito sentido escrever que um activo está "barato no médio prazo e caro no longo prazo". Um activo ou está "caro" (isto é sobre-avaliado) ou está "barato" (subavaliado), sendo esta avaliação o resultado de Análise Fundamental efectuada ao activo em causa.

Por outro lado falas num triângulo simétrico de longo prazo para justificar que o índice está caro no médio prazo.

Corrige-me se estou errado, mas não fizeste qualquer análise fundamental ao PSI-20 para justificar essa tua avaliação...
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por EuroVerde » 24/11/2010 22:30

Dando a minha opinião:
- a longo prazo o actual nivel do PSI20 está barato.
- a curto prazo subirá.
- Mas a médio prazo o indice está brutalmente prerigoso e caro. Pois estamos dentro do triângulo simétrico de longo prazo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], Cem pt, delta2024, farami, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, malakas, MP65, navaldoc, PAULOJOAO, tami e 195 visitantes