Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por Youmeu » 13/11/2014 20:19

yaya Escreveu:3-4 anos? Porque não certificados tesouro?


Até poderia ser uma opção mas duvido que o psi20 daqui a 4 anos se encontre a baixo dos 5750pts, valor este que seria o necessário para bater o investimento em certificados do tesouro caso eu pretendesse entrar neste momento. Para as ofertas actuais, 3,15% TAEL no caso de investir a 4 anos é uma muito boa hipótese para quem pretenda dormir descansado.

Agora que penso melhor diversificar a carteira será a melhor opção e aquela que eu optarei. Só falta escolher duas destas 3 opções para um prazo de 4anos: ETF PSI20, Fundo de investimento ou certificados do tesouro. Agora a questão é: qual o melhor par tendo em conta a relação risco/retorno :wink: Aceito opiniões

Abraço e Bons Negócios
The only thing certain is uncertainty itself...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 455
Registado: 17/8/2013 17:10

Re: PSI 20

por jccgold » 13/11/2014 19:58

No periodo de 2003 a 2007 o PSI20 valorizou +50% que as restantes bolsas. É possível. E principalmente possível porque muitas empresas do PSI20 se internacionalizaram. Se não o tivessem feito diria que era impossivel porque investir em Portugal é para loucos.
 
Mensagens: 1278
Registado: 11/11/2011 3:58
Localização: 16

Re: PSI 20

por Youmeu » 13/11/2014 19:51

Se fosse a analisar o PSI20 pelos seus últimos 10 anos tudo bem, agora quando o junto aos outros índices mundiais tá bem está. Estão eles a bater recordes estamos nós a bater mínimos. Agora deixo-vos um desafio interessante: Encontrem-me um período CONSIDERÁVEL dos últimos 10 anos, em que o SP500 esteja negativo e nós a crescer? Até se pode ignorar os valores das quedas e subidas e focar-se por e simplesmente no simples facto de se cair ou não.

Imagem

Não existe nenhum período em que eles estejam Bear e nós Bull. Agora o contrário pode ser constatado diversas vezes, incluindo agora. Será que se por ventura eles ponderarem acabar com o seu "pequeno Bull Market" de 5 anos, ou pelo menos fazer uma pausa e dar um passeio cá abaixo, será que nós tínhamos forças para subir sozinhos??? É que existe uma diferença abismal entre ambos os ínices. Supondo que ambos caem 25% dos valores actuais:

Os States ficam nos 1520pts = valor os máximos de 2007
Os Tugas ficam nos 3800pts = valor 3,5x mais baixo dos máximos de 2007, ou seja por e simplesmente menos 10 000 pontos aproximadamente

Estou mesmo curioso para ver o que vai acontecer. Algumas opiniões??? É fisicamente possível eles cairem, o dax cair e nós subirmos todos contentes? :-k :-k :-k
The only thing certain is uncertainty itself...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 455
Registado: 17/8/2013 17:10

Re: PSI 20

por jccgold » 13/11/2014 19:50

EuroSexy Escreveu:As universidade ensinam a milhares de alunos que o mercado tende para o equilíbrio de preços, ou que reflectem o preço correcto dos activos com um desvio padrão singular, residual, mas isso não é de todo verdade.


As universidades têm razão, o mercado tende para o valor justo das coisas, a questão é quanto tempo depois lá chegam. Umas vezes são dias, outras vezes são anos. O BES já valia 0 há muito tempo e só chegou a esse valor em Julho 2014.

EuroSexy Escreveu: Eu por exemplo, já cheguei a conseguir visualizar o mercado a 7 ou 8 dimensões, mas não de forma contínua no tempo. Eu reconheço que tive esse dom, mas também sei reconhecer que em determinados momentos poderei estar errado no espaço e no tempo.


Nao existem várias dimensoes, existem várias variáveis e nao sao 7 ou 8 sao infinitas. Muita coisa pode influenciar o valor duma empresa. E ninguém tem a informação toda.

EuroSexy Escreveu:Se os participantes no mercado não conseguem estar certos no espaço, também nunca conseguirão estar certos no tempo.


Um relógio avariado discordaria de ti 2x ao dia.

EuroSexy Escreveu: Da mesma forma que Warren Buffett nos seus investimentos é bem sucedido por alcançar dimensões tamanhas que o tempo deixa de fazer sentido nas suas práticas de investimento, que se confundem com as mais valias no tempo.


Já li livros do Warren Buffet inclusivé "O Tao de Buffet" e dimensões é palavra que o mesmo nunca usou. Nem espaço-tempo. Nem cometa.
 
Mensagens: 1278
Registado: 11/11/2011 3:58
Localização: 16

Re: PSI 20

por yaya » 13/11/2014 19:30

youmeu Escreveu:Boas estou a ponderar investir no PSI20 no longo prazo assim que achar propício tentado evitar ao máximo evitar facas a cair. DIgo estou a ponderar mas ainda iria esperar mais umas semanas ou mesmo uns mesinhos para ver qual é o desenrolar do mesmo. Estava a pensar fazer o investimento no prazo de 3-4 anos até acabar os estudos. No início ainda ponderei investir em acções mas isto consome demasiado tempo e não o quero perceber tarde demais. No início ainda vi a hipótese de o fazer através de um CFD mas quando me meti a fazer as contas dos juros do CFD fiquei parvo: custar-me-ia cerca de 150 euros anuais.

Depois existe a opção de negociar ETF, mais especificamente o PPP e o PP2. Uma vez que se trata de um investimento de longo prazo o ETF alavancado fora de questão, Relativamente aos custos anuais do PP, não consigo perceber quais são, mesmo sabendo que não é uma diferença muito significativa:

- por um lado dizem que são 0,20% (http://www9.comstage-etf.com/FAQ/FAQInd ... 0022#25365 em quais as taxas anuais de gestão)
- por outro lado dizem que são 0,35% (http://www9.comstage-etf.com/Products/P ... 1&c=220009 em comissões de gestão)

Agora gostaria de vos perguntar esta questão às vozes da experiência esta simples questão: Para um longo prazo (3-4anos) mais vale subscrever este ETF ou um fundo de investimento em acções do PSI20. Resumindo, procuro algo com um risco moderado ou elevado que me permita ter uma gestão passiva do meu capital durante os próximos 3/4 anos.


3-4 anos? Porque não certificados tesouro?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1827
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: PSI 20

por ovelhaxone » 13/11/2014 19:10

o termo passivo depende do ponto de vista. se do investidor, tanto o ETF como o fundo podem ser passivos na medida em que os compra e espera pelo seu horizonte temporal para fechar a posição. do ponto de vista do funcionamento/gestão do produto, o ETF é passivo, pois segue o indice, enquanto que o fundo normalmente é activo, isto é, existe uma ponderação e stock picking por parte da entidade gestora na escolha das componentes do fundo.

a tendência nos anos mais recentes é de outperform dos trackers passivos contra o stock picking/hedge funds.

todos os produtos alavancados são para a maioria das pessoas produtos de curto prazo. aqui se incluem os CFDs
 
Mensagens: 1585
Registado: 18/7/2013 15:16

Re: PSI 20

por Youmeu » 13/11/2014 18:50

Boas estou a ponderar investir no PSI20 no longo prazo assim que achar propício tentado evitar ao máximo evitar facas a cair. DIgo estou a ponderar mas ainda iria esperar mais umas semanas ou mesmo uns mesinhos para ver qual é o desenrolar do mesmo. Estava a pensar fazer o investimento no prazo de 3-4 anos até acabar os estudos. No início ainda ponderei investir em acções mas isto consome demasiado tempo e não o quero perceber tarde demais. No início ainda vi a hipótese de o fazer através de um CFD mas quando me meti a fazer as contas dos juros do CFD fiquei parvo: custar-me-ia cerca de 150 euros anuais.

Depois existe a opção de negociar ETF, mais especificamente o PPP e o PP2. Uma vez que se trata de um investimento de longo prazo o ETF alavancado fora de questão, Relativamente aos custos anuais do PP, não consigo perceber quais são, mesmo sabendo que não é uma diferença muito significativa:

- por um lado dizem que são 0,20% (http://www9.comstage-etf.com/FAQ/FAQInd ... 0022#25365 em quais as taxas anuais de gestão)
- por outro lado dizem que são 0,35% (http://www9.comstage-etf.com/Products/P ... 1&c=220009 em comissões de gestão)

Agora gostaria de vos perguntar esta questão às vozes da experiência esta simples questão: Para um longo prazo (3-4anos) mais vale subscrever este ETF ou um fundo de investimento em acções do PSI20. Resumindo, procuro algo com um risco moderado ou elevado que me permita ter uma gestão passiva do meu capital durante os próximos 3/4 anos.
The only thing certain is uncertainty itself...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 455
Registado: 17/8/2013 17:10

Re: PSI 20

por HJOR » 13/11/2014 17:25

5640533 Escreveu:Para HJOR
Não, melhor para si.


Muito obrigado, pela parte que me toca!
Se quiser, posso dar-lhe a referência da citação que fiz. Assim, sempre pode ler e estudar um pouco.
Quanto ao resto... who cares? I don't!
:mrgreen:
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: PSI 20

por O Alquimista » 13/11/2014 17:16

Para quem não tem tempo, o mercado tira-lhe espaço. Para quem tem "espaço", o mercado vai-lhe dando tempo...
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: PSI 20

por 5640533 » 13/11/2014 17:07

Para HJOR
Não, melhor para si.
 
Mensagens: 1983
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: PSI 20

por Gil Rumor » 13/11/2014 17:01

EuroSexy Escreveu:
yaya Escreveu:Eurosexy quando falas nessas dimensões tás-te a referir a quê? Timeframes?
Uma das regras em bolsa é keep it simple e o teu post é muita complexo.
Ou eu é que não percebi. :mrgreen:



Cem, obrigado pelas palavras. Se podesses acrescentar mais agradecia. :lol:

Yaya, Time-frame é relativo ao tempo, e este deixa de ter sentido.
Quando falo em espaço, primeiramente assim e de forma simples refiro-me à indicação da intenção dos participantes na negociação com o respectivo montante de forma faseada e alternada, não contínua. Li algures no tópico do ouro, o Zeca referiu que é engraçado como 2 pessoas uma curta e outra longa no ouro, conseguem concretizar os seus objectivos independentemente do time-frame a utilizar, mas tendo em conta os espaços em que cada um estão inseridos, dentro do mesmo periodo de tempo. O tempo é irrelevante porque não conta.


O tempo de umas umas das operações vai-se dar mais rápido do que a outra (isso não conta)?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1074
Registado: 28/8/2014 13:39

Re: PSI 20

por yaya » 13/11/2014 17:00

EuroSexy Escreveu:
yaya Escreveu:Eurosexy quando falas nessas dimensões tás-te a referir a quê? Timeframes?
Uma das regras em bolsa é keep it simple e o teu post é muita complexo.
Ou eu é que não percebi. :mrgreen:



Cem, obrigado pelas palavras. Se podesses acrescentar mais agradecia. :lol:

Yaya, Time-frame é relativo ao tempo, e este deixa de ter sentido.
Quando falo em espaço, primeiramente assim e de forma simples refiro-me à indicação da intenção dos participantes na negociação com o respectivo montante de forma faseada e alternada, não contínua. Li algures no tópico do ouro, o Zeca referiu que é engraçado como 2 pessoas uma curta e outra longa no ouro, conseguem concretizar os seus objectivos independentemente do time-frame a utilizar, mas tendo em conta os espaços em que cada um estão inseridos, dentro do mesmo periodo de tempo. O tempo é irrelevante porque não conta.


Continuo a não perceber o que queres dizer com "espaço". Referes-te a volume? Entradas de posições?
O tempo é irrelevante (isto numa conversa esotérica ao estilo do nosso conhecido pintor Nadir Afonso) mas dependendo da posição que tens ou pretendes ter o timeframe conta (e muito). Buffet disse qualquer coisa como investir em bolsa com o desejo que esta feche e volte a abrir ao fim de uns anos. Fala no tempo, numa posição longa.

http://www.youtube.com/watch?v=OdYI3uTfnBo
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1827
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: PSI 20

por AntonioR. » 13/11/2014 16:50

Uma pequena observação. Espero não estar a cometer um erro de principiante de encontrar padrões em tudo.

É impressão minha ou o PSI20 e o próprio CAC 40 movimentam-se em função do DAX 30? Reparei nesta semelhança ontem, hoje verifiquei comportamento semelhante e o que me fez confusão foi que os dados indicativos do CPY alemão ficaram dentro dos esperados mas os dados de CPY e Current Account francês foram melhor do que antecipados, o que contudo não manifestou qualquer diferença no CAC 40 ao longo do dia (em comparação com o Dax 30). O mesmo parece aplicar-se ao PSI20, embora este pareça ter um delay de 10-20 minutos.
 
Mensagens: 111
Registado: 6/11/2014 13:32

Re: PSI 20

por EuroSexy » 13/11/2014 16:40

yaya Escreveu:Eurosexy quando falas nessas dimensões tás-te a referir a quê? Timeframes?
Uma das regras em bolsa é keep it simple e o teu post é muita complexo.
Ou eu é que não percebi. :mrgreen:



Cem, obrigado pelas palavras. Se podesses acrescentar mais agradecia. :lol:

Yaya, Time-frame é relativo ao tempo, e este deixa de ter sentido.
Quando falo em espaço, primeiramente assim e de forma simples refiro-me à indicação da intenção dos participantes na negociação com o respectivo montante de forma faseada e alternada, não contínua. Li algures no tópico do ouro, o Zeca referiu que é engraçado como 2 pessoas uma curta e outra longa no ouro, conseguem concretizar os seus objectivos independentemente do time-frame a utilizar, mas tendo em conta os espaços em que cada um estão inseridos, dentro do mesmo periodo de tempo. O tempo é irrelevante porque não conta.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: PSI 20

por Blue Epsilon » 13/11/2014 16:33

Euroverde,

Provavelmente inspiraste-te na teoria das cordas. Andas a ler Michio Kaku ou Stephen Hawking?

Se tens um dom para conseguir ver além da quarta dimensão, já pensaste em escrever um livro onde descreves esse processo? Já imaginaste o teu potencial?
Não precisas de ir aos pormenores da física quântica, mas podes escrever para o comum dos mortais, para a malta do CdB entender. Isso aplicado aos mercados é como uma espécie de "Novo Graal" dos especuladores.

You are the special one, no doubt.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1325
Registado: 29/11/2007 2:13
Localização: Porto

Re: PSI 20

por yaya » 13/11/2014 16:28

Eurosexy quando falas nessas dimensões tás-te a referir a quê? Timeframes?
Uma das regras em bolsa é keep it simple e o teu post é muita complexo.
Ou eu é que não percebi. :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1827
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: PSI 20

por Cem pt » 13/11/2014 16:19

EuroSexy Escreveu:bogos, eu não sou adepto daqueles que dizem que o mercado tem sempre razão porque na maioria das vezes ele não a tem.

O mercado não é soberano porque na prática são mais as vezes que não reflecte a realidade ou valor justo dos activos, do que as que reflecte inteiramente de forma contínua.
As universidade ensinam a milhares de alunos que o mercado tende para o equilíbrio de preços, ou que reflectem o preço correcto dos activos com um desvio padrão singular, residual, mas isso não é de todo verdade.

Não há melhor momento para constatar essa minha verdade, do que o actual momento no PSI20. Milhares de pessoas erradas interpretam o mercado como ele está e fazem seus julgamentos tomando posições nele. Mas essas posições podem e estão a maioria das vezes erradas, o que leva o mercado a afastar-se do equilibrio e do real valor das coisas, aniquilando por completo a maioria dos participantes. Milhares de participantes com decisões erradas criam a realidade subjacente, o que leva aos leigos a dizer que o mercado é soberano, mas não é. Pois o mercado é mentiroso a maior parte das vezes e nunca reflecte inteiramente no presente a realidade.

Quando os participantes estão demasiado envolvidos no mercado com dinheiro e com alma, não conseguem a maioria do tempo acompanhar o mercado de forma contínua e constante a poder tirar o máximo partido dele. É necessário um afastamento temporário. Nesse afastamento, é fundamental reflectir e tomar posições de pensamento prático que não estão ao alcance da maioria dos participantes.

A maioria dos participantes vê gráficos a 2 dimensões (xy). :idea:
Uma parte dessa maioria fica a entender melhor se conseguir alcançar e projectar preços a 3 dimensões (xyz), mas só uma pequena minoria consegue visualizar mais de 3 dimensões, podendo chegar a infinitas dimensões se a cabeça poder acompanhar todas as formas possíveis do mercado se comportar. Eu por exemplo, já cheguei a conseguir visualizar o mercado a 7 ou 8 dimensões, mas não de forma contínua no tempo. Eu reconheço que tive esse dom, mas também sei reconhecer que em determinados momentos poderei estar errado no espaço e no tempo.

Se os participantes no mercado não conseguem estar certos no espaço, também nunca conseguirão estar certos no tempo. O espaço ganha cada vez mais sentido quantas mais dimensões nós conseguimos alcançar. Mas para alcançar esses espaços é preciso, a meu ver, primeiro conseguir detectar os sub-espaços, que são mini, inferiores em relação ao grã- espaço. Também quero dizer que quantos mais espaços nós conseguimos alcançar estando de acordo com os mesmos, menor a importância do tempo, podendo este deixar de ter sentido. O tempo pode deixar de ter sentido para aqueles que deixam de ver a 2,a 3 dimensões. Isto, porque o tempo é sempre relativo a um espaço.

No caso actual da nova chegada deste satélite ao Cometa que está a 500 milhões de km do planeta Terra, o espaço não está cingido apenas e só em relação à Terra. O satélite demorou 10 anos até lá chegar e deslocou-se a mais de 5000 km/h todos os dias de forma contínua e ininterrupta. A dimensão é infinita que até é possível nem se falar no tempo, pois este deixa de ter sentido. Mas as mais valias que esse satélite pode trazer até nós é imensa também. Da mesma forma que Warren Buffett nos seus investimentos é bem sucedido por alcançar dimensões tamanhas que o tempo deixa de fazer sentido nas suas práticas de investimento, que se confundem com as mais valias no tempo.

Quero com isto dizer que o tempo deixa de fazer sentido quando se consegue visualizar outros espaços do que os normais ou aqueles que nos querem impingir ou que nos demonstram como sendo a realidade. O que passa a fazer sentido é as mais-valias do proveito do reconhecimento desses espaços. :)





:shock: :shock: :shock: :mrgreen: :-k :idea: :shock:

Com essa mensagem das múltiplas dimensões mataste-me todo!

Até o lendário e famoso trader da primeira metade do século XX, W. D. Gann, que era um esotérico e que chegou a associar fenómenos astrológicos ao binómio espaço-tempo, deveria ficar a matutar profundamente com a tua teoria pluridimensional!

:?: :shock: :mrgreen:
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3140
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: PSI 20

por HJOR » 13/11/2014 16:15

5640533 Escreveu:
HJOR Escreveu:
5640533 Escreveu:Arrependo-me que ontem poupei o seu inglês.


Nunca se arrependa do que não fez!
:mrgreen:

Fiz. Cedi à pena.


Fez bem, então. Melhor para si!
:mrgreen:
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: PSI 20

por yaya » 13/11/2014 16:13

bogos Escreveu:.....o mercado tem sempre razão.....SEMPRE.


O mercado nem sempre tem razão. Move-se muitas vezes pelo impulso das massas criando bolhas.
Tem o poder de engolir todos os que têm e não têm razão por isso o ideal é não ir contra o mercado estilo Dom Quixote.
"Eu seria um mendigo nas ruas com uma caneca de lata se os mercados fossem eficientes". Buffet
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1827
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: PSI 20

por 5640533 » 13/11/2014 16:11

HJOR Escreveu:
5640533 Escreveu:Arrependo-me que ontem poupei o seu inglês.


Nunca se arrependa do que não fez!
:mrgreen:

Fiz. Cedi à pena.
 
Mensagens: 1983
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: PSI 20

por EuroSexy » 13/11/2014 15:59

bogos, eu não sou adepto daqueles que dizem que o mercado tem sempre razão porque na maioria das vezes ele não a tem.

O mercado não é soberano porque na prática são mais as vezes que não reflecte a realidade ou valor justo dos activos, do que as que reflecte inteiramente de forma contínua.
As universidade ensinam a milhares de alunos que o mercado tende para o equilíbrio de preços, ou que reflectem o preço correcto dos activos com um desvio padrão singular, residual, mas isso não é de todo verdade.

Não há melhor momento para constatar essa minha verdade, do que o actual momento no PSI20. Milhares de pessoas erradas interpretam o mercado como ele está e fazem seus julgamentos tomando posições nele. Mas essas posições podem e estão a maioria das vezes erradas, o que leva o mercado a afastar-se do equilibrio e do real valor das coisas, aniquilando por completo a maioria dos participantes. Milhares de participantes com decisões erradas criam a realidade subjacente, o que leva aos leigos a dizer que o mercado é soberano, mas não é. Pois o mercado é mentiroso a maior parte das vezes e nunca reflecte inteiramente no presente a realidade.

Quando os participantes estão demasiado envolvidos no mercado com dinheiro e com alma, não conseguem a maioria do tempo acompanhar o mercado de forma contínua e constante a poder tirar o máximo partido dele. É necessário um afastamento temporário. Nesse afastamento, é fundamental reflectir e tomar posições de pensamento prático que não estão ao alcance da maioria dos participantes.

A maioria dos participantes vê gráficos a 2 dimensões (xy). :idea:
Uma parte dessa maioria fica a entender melhor se conseguir alcançar e projectar preços a 3 dimensões (xyz), mas só uma pequena minoria consegue visualizar mais de 3 dimensões, podendo chegar a infinitas dimensões se a cabeça poder acompanhar todas as formas possíveis do mercado se comportar. Eu por exemplo, já cheguei a conseguir visualizar o mercado a 7 ou 8 dimensões, mas não de forma contínua no tempo. Eu reconheço que tive esse dom, mas também sei reconhecer que em determinados momentos poderei estar errado no espaço e no tempo.

Se os participantes no mercado não conseguem estar certos no espaço, também nunca conseguirão estar certos no tempo. O espaço ganha cada vez mais sentido quantas mais dimensões nós conseguimos alcançar. Mas para alcançar esses espaços é preciso, a meu ver, primeiro conseguir detectar os sub-espaços, que são mini, inferiores em relação ao grã- espaço. Também quero dizer que quantos mais espaços nós conseguimos alcançar estando de acordo com os mesmos, menor a importância do tempo, podendo este deixar de ter sentido. O tempo pode deixar de ter sentido para aqueles que deixam de ver a 2,a 3 dimensões. Isto, porque o tempo é sempre relativo a um espaço.

No caso actual da nova chegada deste satélite ao Cometa que está a 500 milhões de km do planeta Terra, o espaço não está cingido apenas e só em relação à Terra. O satélite demorou 10 anos até lá chegar e deslocou-se a mais de 5000 km/h todos os dias de forma contínua e ininterrupta. A dimensão é infinita que até é possível nem se falar no tempo, pois este deixa de ter sentido. Mas as mais valias que esse satélite pode trazer até nós é imensa também. Da mesma forma que Warren Buffett nos seus investimentos é bem sucedido por alcançar dimensões tamanhas que o tempo deixa de fazer sentido nas suas práticas de investimento, que se confundem com as mais valias no tempo.

Quero com isto dizer que o tempo deixa de fazer sentido quando se consegue visualizar outros espaços do que os normais ou aqueles que nos querem impingir ou que nos demonstram como sendo a realidade. O que passa a fazer sentido é as mais-valias do proveito do reconhecimento desses espaços. :)
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: PSI 20

por HJOR » 13/11/2014 15:58

5640533 Escreveu:Arrependo-me que ontem poupei o seu inglês.


Nunca se arrependa do que não fez!
:mrgreen:
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: PSI 20

por 5640533 » 13/11/2014 15:19

Arrependo-me que ontem poupei o seu inglês.
 
Mensagens: 1983
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: PSI 20

por HJOR » 13/11/2014 14:40

5640533 Escreveu:
HJOR Escreveu:
5640533 Escreveu:Só por causa o queVAI FAZER e que a Jm sobe tanto. E a Sonae que já FEZ quase cae. Não se entende.


Os movimentos tem d
e ser concluídos!

Ups... :-#

Quais movimentos? Aqui não se trata de AT.


Claramente AT... puramente AT!!!

Mas vou estar :-# ... porque com o sr. mais vale estar :-# .
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: PSI 20

por 5640533 » 13/11/2014 14:36

HJOR Escreveu:
5640533 Escreveu:Só por causa o queVAI FAZER e que a Jm sobe tanto. E a Sonae que já FEZ quase cae. Não se entende.


Os movimentos tem d
e ser concluídos!

Ups... :-#

Quais movimentos? Aqui não se trata de AT.
 
Mensagens: 1983
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], bpcolaco, Cem pt, farami, JFDIL, Jmdm, navaldoc, PAULOJOAO, Phil2014, sempreamesma, Xacal e 380 visitantes