Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por EuroVerde » 1/1/2013 23:10

lfhm Escreveu:Num estou tão optimista para os primeiros meses do ano se olhares para o semanal já tem os indicadores um bocado esticados. O toque nos 5700 teve uma reacção negativa. Não me parece que escape de vir aos 5400 antes de voltar a atacar a resistência.


Eu também não estou nada optimista. Arrisco afirmar que todo movimento bull do indice feito desde Julho em breve será anulado e mais destruição de riqueza se reporta.
2013 é ano de recessão em Portugal não de recuperação.

Fundamentalmente as metas orçamentais vão ser muito dificeis de atingir. E a "maratona" está ainda longe do fim se é que existe de facto um fim em si mesmo.

O fim seria colocar a economia a crescer para que o rácio divida/PIB diminua. Mas isso só é possivel com o défice e inflação em ordem. Até estar em ordem, muita onda virá.

O PSI20 acabou de desenhar uma cunha ascendente.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por BearManBull » 1/1/2013 22:17

Num estou tão optimista para os primeiros meses do ano se olhares para o semanal já tem os indicadores um bocado esticados. O toque nos 5700 teve uma reacção negativa. Não me parece que escape de vir aos 5400 antes de voltar a atacar a resistência.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8724
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

por careca79 » 1/1/2013 21:16

Caríssimos.
Espero que todos tenham tido um excelente 2013.
Deixo a minha prespectiva para 2013, num post algo extenso no meu blogueCareca da Bolsa, o qual deixo aqui uma parte.
Podem ver na imagem em baixo ( e no vídeo ) uma quebra da linha de tendência descendente que vem sendo formada desde Julho de 2007, ou seja imediatamente antes da "crise". Esta quebra é um sinal na minha opinião muito positivo, se aliado à quebra em alta da média móvel de 12 meses e a uma reação em alta à linha de suporte horizontal nos 5120, temos o combustível que irá alimentar o curto prazo ( e quem sabe o médio ) da bolsa Portuguesa.


Deixo-vos o vídeo e a imagem que suporta esta análise.

<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/_-YZ3cuxEOg" width="560">O</iframe>
Anexos
PSI20_01012013.JPG
PSI-20 (01-01-2013 ) Gráfico Mensal
PSI20_01012013.JPG (135.13 KiB) Visualizado 5634 vezes
Careca da Bolsa
Para mais análises ao PSI-20 e outro material sobre análise Técnica.
Stock Market Analysis
Análise técnica a índices e acções dos mercados fora de Portugal
 
Mensagens: 400
Registado: 29/11/2007 3:04
Localização: 16

por albarrã » 30/12/2012 0:39

O último comentário do EuroVerde suscitou-me uma questão que deixo aqui para discussão:
Será que podemos hierarquizar os vários padrões da análise técnica? O que é mais importante em análise técnica: Suportes e Resistências, Linhas de Tendência, O C O, Duplos e Triplos Fundos e Topos, Triângulos, Cunhas, Pendões, etc..
Que nunca por vencidos se conheçam!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 194
Registado: 20/4/2009 12:50
Localização: 21

por EuroVerde » 29/12/2012 22:13

As cunhas ascendentes normalmente são quebradas em baixa. O PSI20 está na última onda da cunha ascendente. Mas como AT é falivel...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por Cardos » 29/12/2012 21:43

EuroVerde Escreveu:Nook tu só mostras o que te convem.

Porque não colocas o outro gráfico que tem a 2ªhipotese de ida aos 7000?


Afinal, alguém mais conceituado partilhará a mesma ideia (... quase, quase) do nosso caldeireiro Euroverde, senão vejam:

"Em 2013 podemos ver o PSI-20 com valorização de 24%" :shock:
Pedro Lino, Dif Broker ao Jornal de Negócios

Cumprimentos,
Editado pela última vez por Cardos em 30/12/2012 23:08, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 367
Registado: 12/6/2010 18:48
Localização: Portugal

por Dom_Quixote » 29/12/2012 11:14

Trolha2 Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Fecha 2012 positivo (ligeiramente).



Boas,
Eu não quero ser agoirento :) , mas segunda-feira ainda há uvas para pisar :) .
13.05 horas, e venha o próximo ano \:D/


Para pisar já não haverá muitas, diria mais para prensar...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2286
Registado: 3/4/2012 21:06
Localização: Mancha

por Trolha2 » 28/12/2012 23:41

EuroVerde Escreveu:Fecha 2012 positivo (ligeiramente).



Boas,
Eu não quero ser agoirento :) , mas segunda-feira ainda há uvas para pisar :) .
13.05 horas, e venha o próximo ano \:D/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 204
Registado: 24/3/2012 17:17
Localização: Lisboa

por EuroVerde » 28/12/2012 20:12

Fecha 2012 positivo (ligeiramente).
Anexos
PSI 20 INDEX.png
PSI 20 INDEX.png (22.12 KiB) Visualizado 6718 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por Sr_SNiper » 28/12/2012 17:35

majomo Escreveu:Uma dúvida:

- que análise fazem quando uma ação sobe com volume acima da média e depois vai descendo com um volume mais baixo do que a média?

Saudável para os longos, se o verde foi na resistência e depois vem descendo com pouco volume. É dos manuais... É comprar, é comprar...
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por majomo » 28/12/2012 17:30

Uma dúvida:

- que análise fazem quando uma ação sobe com volume acima da média e depois vai descendo com um volume mais baixo do que a média?
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

Re: É a vida....

por nook » 27/12/2012 18:13

rasteiro Escreveu:anda tudo á espera do Rally do Natal,do fim de Ano, e nada......... :idea: :idea:
Até eu ando á espera, mas acho que o pessoal pode esperar sentado.
Já só temos 1 dia e meio e mais uns pozitos.
Os EUA, ainda para cima não estão nada a ajudar á festa.
Enfim,.............. :twisted: :twisted:

abraços


E nada :?: :?: :shock: :shock:

Nas últimas 3 semanas, desde o início de Dezembro, o índice subiu 10% :!:

Para ser um rally melhor que nada tinha que ser quanto? 20% em 3 semanas... :roll: :roll:
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

por dfviegas » 27/12/2012 18:07

Mais um sinal, que podemos vir a ter um ano de 2013 positivo.

Fusões e aquisições em todo o mundo totalizaram 690 mil milhões de dólares nos últimos três meses de 2012.

De acordo com dados da Bloomberg, foram anunciados a nível mundial operações no valor total de 690 mil milhões de dólares no último trimestre de 2012, igualando o terceiro trimestre de 2008, com maior actividade nos mercados norte-americano e europeu e com o sector das telecomunicações a dar um dos contributos mais decisivos. No Velho Continente o volume de negócios aumentou 73% neste último trimestre do ano face aos três meses anteriores.

"As pessoas estão um pouco mais confiantes e já não acreditam que a zona euro se vai desmoronar", interpretava Giuseppe Monarchi, do Credit Suisse, em declarações à Bloomberg.

Já o volume de operações de M&A para todo o ano de 2012 recuou cerca de 10% para 2,19 biliões de dólares, o mesmo nível de 2010, segundo a mesma fonte.

As fusões e aquisições podem ser interpretadas como um barómetro do optimismo nos mercados financeiros. Desde a crise de 2008 que muitas empresas adiaram os seus planos de crescimento por via de aquisições.

"Esperar para ver tem sido a atitude dominante das aquisições por causa da incerteza macroeconómica, devido ao abismo orçamental nos EUA e à crise da dívida soberana na Europa. Perante a expectativa de que estas crises sejam solucionadas, provavelmente haverá uma retoma da actividade de (M&A)", disse Gene Sykes, da Goldman Sachs, apontando para os sectores de recursos naturais, industrial, tecnológico e financeiro.

http://economico.sapo.pt/noticias/fusoe ... 59200.html
 
Mensagens: 988
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: Alto do Moinhi

Re: É a vida....

por V_Monteiro » 27/12/2012 17:06

rasteiro Escreveu:anda tudo á espera do Rally do Natal,do fim de Ano, e nada......... :idea: :idea:
Até eu ando á espera, mas acho que o pessoal pode esperar sentado.
Já só temos 1 dia e meio e mais uns pozitos.
Os EUA, ainda para cima não estão nada a ajudar á festa.
Enfim,.............. :twisted: :twisted:

abraços


=) mas o rally está em frente aos seus olhos. Denomina-se rally por precisamente não ser uma linha recta ascendente( neste caso chamar-se-ía Drag Race ou picanço numa recta de uma qualquer zona Industrial) =) up and down, moving all around =)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 43
Registado: 10/9/2012 22:22
Localização: Aveiro

É a vida....

por rasteiro » 27/12/2012 16:35

anda tudo á espera do Rally do Natal,do fim de Ano, e nada......... :idea: :idea:
Até eu ando á espera, mas acho que o pessoal pode esperar sentado.
Já só temos 1 dia e meio e mais uns pozitos.
Os EUA, ainda para cima não estão nada a ajudar á festa.
Enfim,.............. :twisted: :twisted:

abraços
Rasteiro
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

por canguru » 27/12/2012 11:01

nook Escreveu:Conheça as apostas do BESI para 2013
26 Dezembro 2012, 22:30 por Paulo Moutinho | paulomoutinho@negocios.pt


BESI elegeu quatro cotadas entre as empresas do índice de referência da bolsa nacional. Mota-Engil, Galp Energia, Semapa e a EDP Renováveis deverão, segundo o banco, apresentar os melhores desempenhos em 2013. Saiba porquê.


:lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

por nook » 27/12/2012 10:13

Conheça as apostas do BESI para 2013
26 Dezembro 2012, 22:30 por Paulo Moutinho | paulomoutinho@negocios.pt


BESI elegeu quatro cotadas entre as empresas do índice de referência da bolsa nacional. Mota-Engil, Galp Energia, Semapa e a EDP Renováveis deverão, segundo o banco, apresentar os melhores desempenhos em 2013. Saiba porquê.
Anexos
besi para 2013.gif
besi para 2013.gif (81.8 KiB) Visualizado 9045 vezes
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

por nook » 27/12/2012 10:11

BESI: Bolsa de Lisboa com margem para valorizar 15% em 2013
26 Dezembro 2012, 22:30 por Paulo Moutinho | paulomoutinho@negocios.pt

O Espírito Santo Investment Banking (BESI) está optimista para a bolsa nacional. O banco acredita que Lisboa vai valorizar em 2013, beneficiando da continuação da queda da percepção de risco sobre Portugal. A equipa de "research" do BESI antecipa um desempenho positivo de dois dígitos para o índice de referência, com as empresas mais castigadas a liderarem a recuperação.


O Espírito Santo Investment Banking (BESI) está optimista para a bolsa nacional. O banco acredita que Lisboa vai valorizar em 2013, beneficiando da continuação da queda da percepção de risco sobre Portugal. A equipa de "research" do BESI antecipa um desempenho positivo de dois dígitos para o índice de referência, com as empresas mais castigadas a liderarem a recuperação.

"Tendo por base as nossas avaliações para as empresas que fazem parte do PSI-20, e para as quais temos cobertura, estimamos um potencial de subida entre 10% e 15% para o índice [principal da bolsa portuguesa] ao longo de 2013", diz o departamento de "research" do BESI, ao Negócios. Este ano, Lisboa acumula um ganho de 3,9%, depois de dois anos de desempenhos negativos.

Esta perspectiva positiva para a praça nacional assenta não no crescimento dos resultados das empresas presentes no índice, mas na inversão do sentimento dos investidores perante o mercado português. Algo que permitiu já a forte valorização do PSI-20 desde meados do Verão.

"Por um lado, a evolução dos resultados das empresas deverá ser neutral ou ligeiramente negativa, nomeadamente para as empresas mais dependentes da procura interna, devido à contracção acentuada do rendimento disponível das famílias e à necessidade de dar continuidade ao processo de desalavancagem da economia", diz o BESI. Mas por outro, a percepção de risco sobre Portugal está em queda.

A equipa de "research" do banco de investimento do BES acredita "que ainda há espaço para uma redução adicional do prémio de risco em Portugal", mesmo depois dos juros da dívida terem afundado de 11% para menos de 7%, no prazo a 10 anos, em menos de seis meses.

Esta evolução positiva das taxas exigidas pelos investidores da dívida portuguesa "deverá permitir um alargamento dos múltiplos que os investidores estão dispostos a pagar [para entrarem nos títulos da bolsa nacional], e deverá compensar os riscos de revisão em baixa dos resultados [das cotadas]", sublinha Filipe Rosa.

"O alargamento de múltiplos deverá ser especialmente favorável para as companhias que foram mais penalizadas pela recessão económica e a escassez de crédito", acrescenta o responsável pelo "research" do BESI. Empresas mais dependentes da economia nacional, mas também o sector financeiro poderão, neste sentido, apresentar retornos acima das restantes cotadas.

A perspectiva do banco de investimento vai no sentido de uma continuação daquilo a que se tem assistido nos últimos meses, com as empresas mais castigadas a apresentarem desempenhos superiores. A banca é um dos casos mais expressivos, nomeadamente o BPI, que com a recuperação encetada em meados do ano mais do que duplicou de valor desde o início de 2012. Mas as exportadoras também têm margem para surpreender.

"Acreditamos numa gradual re-aceleração do crescimento global", refere o BESI. A confirmar-se, tal "poderá ter um impacto positivo nas acções mais cíclicas com exposição à procura de mercados emergentes", acrescenta o banco, que entre as suas quatro acções preferidas na bolsa de Lisboa, inclui duas que encaixam neste perfil: Mota-Engil e Semapa, que controla a Portucel. As outras duas são a Galp Energia e a EDP Renováveis.

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... _besi.html
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

por nook » 27/12/2012 9:51

EuroVerde Escreveu:Nook tu só mostras o que te convem.

Porque não colocas o outro gráfico que tem a 2ªhipotese de ida aos 7000?


Coloquei o teu último gráfico, o de 5 deste mês.

Ou querias que fosse buscar um de meados de 2010???
:shock:

What? Já vamos de novo aos 7000? Brutal! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Ahhh possivelmente o que conviria a ti era este: :wink:

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Nunca mais aprendes pá!! Assim nunca mais vais errar no timing nem no valor man!!! :wink: 8-) 8-)
Anexos
PSI 1 x 2.png
PSI 1 x 2.png (35.57 KiB) Visualizado 9080 vezes
Editado pela última vez por nook em 27/12/2012 11:37, num total de 1 vez.
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

por Trolha2 » 27/12/2012 3:48

Não sei apagar este post :oops:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 204
Registado: 24/3/2012 17:17
Localização: Lisboa

por Trolha2 » 27/12/2012 3:42

Boas,

Como é que eu vejo o psi20 neste momento!!!
Pessoalmente para mim ainda não quebrou a grande resistência, que mais parece um pescoço (neck line).
Se vai quebrar ou não, não sei, mas ao ver as cotadas no geral, parecem estar com os movimentos esticados, se tivesse que escolher acho que vem aos 5500 e depois tentava a quebra dos 5800.

Isto é o que faz ler livros por aqui recomendados e ainda vou a 1/4 de 1 com 800 pag. :? 8-)
Anexos
psi20.png
psi20.png (92.51 KiB) Visualizado 9168 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 204
Registado: 24/3/2012 17:17
Localização: Lisboa

não quis ser indelicado

por MõesBalula » 26/12/2012 20:16

Não quis ser indelicado com ninguém! Há bons comentadores no caldeirão, por isso, é que diariamente vou ao caldeirão ler muitas análises. O Ulisses faz uma análise semanal a determinadas ações e, por que não uma análise abrangente, analisando o PSI 20, mas já me respondeste. Foi uma sugestão. Ulisses, eu sei que o PSI 20 subiu 30% e em parte investi dinheiro em ações porque li análises do caldeirão da bolsa. Agora Ulisses, o PSI 20 já esteve nos 12 mil pontos e hoje apesar desta valorização está nuns míseros 5700 pontos. Enquanto o SP 500 está nos 1500 pontos, que faria em casos anteriores, anteriores a esta um PSI 20 nos 10 000 pontos pelo menos. Quando digo, que anda nas ruas da amargura, é porque faço esta correlação com os americanos e com o DAX. O que tenho receio no PSI 20 é que as bolsas mundiais fruto das valorizações, que tiveram, DAX 2012, 30% de ganhos enquanto o nosso 4%, venham agora descer e o português venha por arrasto.
Um abraço!
 
Mensagens: 58
Registado: 29/11/2007 10:44
Localização: Calde - Viseu

por AxeRiver » 26/12/2012 20:07

http://economico.sapo.pt/noticias/banco ... 59164.html

"Os bancos a operar em Portugal transaccionaram 10,7 mil milhões de euros nos primeiros três meses desde a reativação do mercado monetário interbancário doméstico, de acordo com os dados fornecidos à Lusa pelo Banco de Portugal (BdP).

Desde 03 de Setembro e até 07 de Dezembro, "o valor global transacionado no MMI/SG [mercado monetário interbancário sem garantia] desde o seu lançamento ascende a 10,7 mil milhões de euros", disse à Lusa fonte oficial do regulador bancário.

O Banco de Portugal (BdP) repôs em setembro o mercado monetário interbancário, depois de mais de três anos em que esteve suspenso. A intenção de o fazer tinha sido anunciada pelo governador do BdP,

Carlos Costa, em Abril, quando afirmou que a instituição estava a trabalhar para pôr os bancos a operar em Portugal a emprestarem dinheiro entre si ainda no segundo semestre deste ano, objetivo para o qual criou uma plataforma para registo e processamento das operações.

O objectivo era ultrapassar os constrangimentos sentidos nas instituições da zona euro para emprestarem dinheiro entre si. Para já o mercado monetário interbancário está a funcionar com operações até um ano, sem garantia. Fonte do Banco de Portugal adiantou à Lusa que "prevê-se que ocorra durante o primeiro trimestre de 2013" o lançamento do mercado monetário interbancário doméstico com garantia de ativos.

O Mercado Monetário Interbancário (MMI) do Sistema de Transferências Eletrónicas de Mercado (SITEME) do Banco de Portugal - o nome oficial desde mecanismo - foidescontinuado em Janeiro de 2009 face às poucas operações realizadas, num momento em que as transacções de liquidez eram sobretudo efectuadas a nível europeu.

No entanto, com a crise das dívidas soberanas e a intensificação da crise financeira a criar aversão ao risco, o Banco de Portugal notou a preferência pela realização de operações de mercado monetário a nível doméstico, pelo que decidiu avançar com a plataforma nacional com vista a melhorar as transacções de liquidez entre o sistema bancário português, tendo em conta que este "desempenha um papel fundamental no mecanismo de transmissão à economia real das decisões de política monetária", como refere o 'site' do Banco de Portugal.

A reanimação do Mercado Monetário Interbancário deverá ser temporária, até que a transacção de liquidez entre bancos a nível europeu esteja normalizada, sendo depois descontinuado, tal como aconteceu em 2009."




O crescimento da confiança no sector bancário é um sinal mais para a economia nacional.
"You want to know a little about a lot"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 837
Registado: 17/8/2009 18:36
Localização: Peniche

por EuroVerde » 26/12/2012 16:09

Nook tu só mostras o que te convem.

Porque não colocas o outro gráfico que tem a 2ªhipotese de ida aos 7000?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por nook » 26/12/2012 14:12

EuroVerde Escreveu:O que o nosso mercado de acções até agora nos diz é que a economia está a bater no fundo agora e durante o primeiro trimestre 2013 (pelo fundo feito em Julho 2012) e se levantará um pouco daqui a 6 meses, lá para Junho. Mas ainda não o suficiente para sair de recessão, a não ser que o PSI20 venha mesmo definitivamente para cima dos 7000 pontos.


Alto e pára o baile :!:

Então o fundo foi feito em 2012 :?: :?:

o teu gráfico de 5 de Dezembro... já não vamos aos 4000 pontos :?: :?: :?: :?:

:shock: :shock: :shock: :shock:
Anexos
PSI.png
PSI.png (18.05 KiB) Visualizado 9727 vezes
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Google [Bot], Google Adsense [Bot], NTempero, PAULOJOAO, rg7803 e 115 visitantes