Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por jotas007 » 27/10/2014 18:07

HJOR Escreveu:
jotas007 Escreveu:Calma HJOR, eu não posso comparar o incomparável! :oh:

Repara que eu utilizei o RSI de 14 periodos e o que tu estas a falar é de um periodo de tempo com 48 velas diárias, o que é praticamente impossivel haver alguma div.

Então o que é que eu fiz? Aumentei o time frame!

No gráfico semanal já tens um periodo de tempo de 11 velas semanais para um RSI de 14 periodos e o que acontece? Temos uma div positiva!! :-s


Na resposta que deste ao alquimista até repondeste bem, "características matemáticas do próprio indicador"... é isso mesmo,é tudo uma questão de matemática!!

Espero que tenha sido bem explícito HJOR. :wink:


Bons negócios


Então identifica uma, no diário, desde o dia 8 de setembro.


Para um espaço temporal tão curto, não podes usar o diário, tens que usar um gráfico de 1h, 4h ou se quiseres 6h.
“O sucesso no investimento é toda a gente concordar contigo... mais tarde.” - Jim Grant
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 406
Registado: 28/7/2013 12:03

Re: PSI 20

por HJOR » 27/10/2014 17:57

Sobre divergências, positivas e/ou negativas para quem, como eu, utiliza as EW, sabe que caracterizam determinados momentos.

Apenas comentei o fenómeno, tendo em conta o que já disse anteriormente, sobre a possibilidade de novos mínimos.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: PSI 20

por ovelhaxone » 27/10/2014 17:46

acho que não se deve complicar. uma divergência é positiva quando se tem um novo low (relativo a uma vizinhança próxima temporalmente) no gráfico de preço, e o indicador de momentum não faz um novo low para esse mesmo periodo. a questão é que um low pode ser batido por um novo low no futuro proximo, tornando a divergência, no máximo, num padrao 123-bottom (ou cunha descendente).

uma divergência tem de ser intuitiva. não vale a pena complicar com formulas matemáticas complexas para se retirar aquilo que se vê a olho nu com algum treino . por exemplo, nao preciso de formalizar o que é uma vizinhança proxima temporalmente no caso actual, quando estou a olhar para um gráfico diário e tive um low há 2 meses. é óbvio que se trata de um low próximo e devo procura pistas para uma possivel inversão. e uma dessas pistas é uma divergencia de momentum.

o que muitas vezes distingue uma divergência que tem probabilidades relevantes de se concretizar de outra que é meramente um reflexo da alteração temporária do ritmo do preço é a configuração do movimento numa escala maior, por exemplo, no semanal, ou numa análise a um periodo temporal mais alongado (1 ano por exemplo)

neste caso, temos a possibilidade de ter completado 5 ondas impulsivas descendentes que terminaram praticamente no target de 4900, sobre aquilo que parece ter sido o topo da onda 1 do primeiro impulso em zig-zag do "bull" de 2012/2014. é uma zona interessante como costuma dizer o HJOR.

o que me faz ficar mais apreensivo no entanto nesta configuraçao actual, é que estamos a "jogar" contra a tendencia de fundo de longo prazo e de muito longo prazo, sendo que é altamente provavel que o PSI vá testar os lows de 2012 num futuro próximo (alguns meses no máximo). e que movimentos noutras bolsas de referencia indicam a probabilidade de pelo menos um pull-back a muito curto prazo, ao qual a nossa bolsa não ficará indiferente.

resumindo e baralhando, não é uma divergência onde eu meteria muitas fichas.
 
Mensagens: 1585
Registado: 18/7/2013 15:16

Re: PSI 20

por HJOR » 27/10/2014 16:54

O Alquimista Escreveu:
HJOR Escreveu:
O Alquimista Escreveu:Pois claro, amigo hjor, mas se estamos a falar de divergências, é o olhómetro que entra em jogo.
Abraço


Mas entre dois swing lows/highs consecutivos.


Aí, meu amigo, a doutrina diverge. Rob Booker, no seu livro The Wallaby trade, usa 2 ou mais, inclusive chega a ignorar um swing de intermédio quando inferior ao anterior e ao seguinte.
Abraço


Pois diverge, pois diverge.
Abraço.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: PSI 20

por O Alquimista » 27/10/2014 15:58

HJOR Escreveu:
O Alquimista Escreveu:Pois claro, amigo hjor, mas se estamos a falar de divergências, é o olhómetro que entra em jogo.
Abraço


Mas entre dois swing lows/highs consecutivos.


Aí, meu amigo, a doutrina diverge. Rob Booker, no seu livro The Wallaby trade, usa 2 ou mais, inclusive chega a ignorar um swing de intermédio quando inferior ao anterior e ao seguinte.
Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: PSI 20

por HJOR » 27/10/2014 15:54

jotas007 Escreveu:Calma HJOR, eu não posso comparar o incomparável! :oh:

Repara que eu utilizei o RSI de 14 periodos e o que tu estas a falar é de um periodo de tempo com 48 velas diárias, o que é praticamente impossivel haver alguma div.

Então o que é que eu fiz? Aumentei o time frame!

No gráfico semanal já tens um periodo de tempo de 11 velas semanais para um RSI de 14 periodos e o que acontece? Temos uma div positiva!! :-s


Na resposta que deste ao alquimista até repondeste bem, "características matemáticas do próprio indicador"... é isso mesmo,é tudo uma questão de matemática!!

Espero que tenha sido bem explícito HJOR. :wink:


Bons negócios


Então identifica uma, no diário, desde o dia 8 de setembro.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: PSI 20

por HJOR » 27/10/2014 15:50

O Alquimista Escreveu:Pois claro, amigo hjor, mas se estamos a falar de divergências, é o olhómetro que entra em jogo.
Abraço


Mas entre dois swing lows/highs consecutivos.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: PSI 20

por O Alquimista » 27/10/2014 14:16

HJOR Escreveu:
O Alquimista Escreveu:
HJOR Escreveu:Tem sido sempre a descer... :-"


Contudo, nota-se algo interessante: preço fez novo mínimo mas o rsi recusou-se a isso.


Normal, tendo em conta as características matemáticas do próprio indicador.
Abraço.


Pois claro, amigo hjor, mas se estamos a falar de divergências, é o olhómetro que entra em jogo.
Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: PSI 20

por jotas007 » 27/10/2014 13:35

HJOR Escreveu:
jotas007 Escreveu:Boa tarde,

Esta semana o Psi20 teve um bom desempenho, subiu e não fez novos minimos. :)

Já tinha dito na semana passada e reforço outra vez que o fundo poderá estar feito no curto médio-prazo. E olhando para o gráfico semanal podemos reparar que está-se a formar uma "poderosa" divergência positiva no RSI, o que poderá ser mais um grande sinal. :shock:
Mas perfeito era fazer um padrão de inversão de têndencia num gráfico com time-frame mais curto! :-$ Veremos.


Caso faça novos minimos é porque estou totalmente errado na minha análise.


Bons negócios


E que tal dares uma olhada no diário? Será que encontras alguma divergência positiva, desde o mínimo do dia 12 de agosto?

:-"



Calma HJOR, eu não posso comparar o incomparável! :oh:

Repara que eu utilizei o RSI de 14 periodos e o que tu estas a falar é de um periodo de tempo com 48 velas diárias, o que é praticamente impossivel haver alguma div.

Então o que é que eu fiz? Aumentei o time frame!

No gráfico semanal já tens um periodo de tempo de 11 velas semanais para um RSI de 14 periodos e o que acontece? Temos uma div positiva!! :-s


Na resposta que deste ao alquimista até repondeste bem, "características matemáticas do próprio indicador"... é isso mesmo,é tudo uma questão de matemática!!

Espero que tenha sido bem explícito HJOR. :wink:


Bons negócios
Anexos
psiii.png
psiii.png (26.09 KiB) Visualizado 5290 vezes
psiiii.png
psiiii.png (29.18 KiB) Visualizado 5290 vezes
“O sucesso no investimento é toda a gente concordar contigo... mais tarde.” - Jim Grant
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 406
Registado: 28/7/2013 12:03

Re: PSI 20

por HJOR » 27/10/2014 8:02

O Alquimista Escreveu:
HJOR Escreveu:Tem sido sempre a descer... :-"


Contudo, nota-se algo interessante: preço fez novo mínimo mas o rsi recusou-se a isso.


Normal, tendo em conta as características matemáticas do próprio indicador.
Abraço.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: PSI 20

por O Alquimista » 27/10/2014 2:42

HJOR Escreveu:Tem sido sempre a descer... :-"


Contudo, nota-se algo interessante: preço fez novo mínimo mas o rsi recusou-se a isso.
Anexos
psi202.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: PSI 20

por HJOR » 27/10/2014 2:00

HJOR Escreveu:
jotas007 Escreveu:Boa tarde,

Esta semana o Psi20 teve um bom desempenho, subiu e não fez novos minimos. :)

Já tinha dito na semana passada e reforço outra vez que o fundo poderá estar feito no curto médio-prazo. E olhando para o gráfico semanal podemos reparar que está-se a formar uma "poderosa" divergência positiva no RSI, o que poderá ser mais um grande sinal. :shock:
Mas perfeito era fazer um padrão de inversão de têndencia num gráfico com time-frame mais curto! :-$ Veremos.


Caso faça novos minimos é porque estou totalmente errado na minha análise.


Bons negócios


E que tal dares uma olhada no diário? Será que encontras alguma divergência positiva, desde o mínimo do dia 12 de agosto?

:-"


Tem sido sempre a descer... :-"
Anexos
PSI20_D_2014-10-24.png
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: PSI 20

por HJOR » 27/10/2014 1:50

jotas007 Escreveu:Boa tarde,

Esta semana o Psi20 teve um bom desempenho, subiu e não fez novos minimos. :)

Já tinha dito na semana passada e reforço outra vez que o fundo poderá estar feito no curto médio-prazo. E olhando para o gráfico semanal podemos reparar que está-se a formar uma "poderosa" divergência positiva no RSI, o que poderá ser mais um grande sinal. :shock:
Mas perfeito era fazer um padrão de inversão de têndencia num gráfico com time-frame mais curto! :-$ Veremos.


Caso faça novos minimos é porque estou totalmente errado na minha análise.


Bons negócios


E que tal dares uma olhada no diário? Será que encontras alguma divergência positiva, desde o mínimo do dia 12 de agosto?

:-"
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: PSI 20

por BearManBull » 26/10/2014 21:15

Estou contigo 007 isto até ao final do ano e ínicio de 2015 deve ser coisa para festa, por agora parece-me que as vendas perderam a força.

Um bocado de futurologia. Também estou de acordo com os Antónios mas não será para o curto prazo o target da quebra da TLA é explicitado a azul :mrgreen:
Anexos
PSI20 Index.png
PSI20 Index.png (44.22 KiB) Visualizado 5957 vezes
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8857
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: PSI 20

por jotas007 » 26/10/2014 19:49

Boa tarde,

Esta semana o Psi20 teve um bom desempenho, subiu e não fez novos minimos. :)

Já tinha dito na semana passada e reforço outra vez que o fundo poderá estar feito no curto médio-prazo. E olhando para o gráfico semanal podemos reparar que está-se a formar uma "poderosa" divergência positiva no RSI, o que poderá ser mais um grande sinal. :shock:
Mas perfeito era fazer um padrão de inversão de têndencia num gráfico com time-frame mais curto! :-$ Veremos.


Caso faça novos minimos é porque estou totalmente errado na minha análise.


Bons negócios
Anexos
psi.png
psi.png (34.05 KiB) Visualizado 6074 vezes
“O sucesso no investimento é toda a gente concordar contigo... mais tarde.” - Jim Grant
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 406
Registado: 28/7/2013 12:03

Re: PSI 20

por AntónioManuel » 26/10/2014 18:58

HJOR Escreveu:
AntónioManuel Escreveu:Alguém sabe se há alguma forma de ver o PSI20 com volume?


Prorealtime



Obrigado
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1387
Registado: 17/4/2014 21:22

Re: PSI 20

por HJOR » 26/10/2014 18:50

AntónioManuel Escreveu:Alguém sabe se há alguma forma de ver o PSI20 com volume?


Prorealtime
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: PSI 20

por AntónioManuel » 26/10/2014 18:37

Anthìmio Escreveu:Excelsos do PSI20,

A minha visão do bicho é diametralmente oposta à do Excelso António Manuel, mas assim é que tem piada, se todos víssemos a coisa da mesma maneira isto seria um bocado "seca"...
Mas porquê subir? Simplesmente porque acho que o ressalto ainda não terminou e porque na minha ótica da coisa faz sentido ir aos 5450.

Anthìmio


Não digo que não vá fazer esse movimento, mas está numa resistência e para mim a ultima vela do diário foi um sinal de fraqueza, mas ainda não chega, com mais uma ou duas já vamos saber o caminho

Alguém sabe se há alguma forma de ver o PSI20 com volume?
Anexos
psi20dia.png
Gráfico DIário
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1387
Registado: 17/4/2014 21:22

Re: PSI 20

por Anthìmio » 26/10/2014 13:11

Excelsos do PSI20,

A minha visão do bicho é diametralmente oposta à do Excelso António Manuel, mas assim é que tem piada, se todos víssemos a coisa da mesma maneira isto seria um bocado "seca"...
Mas porquê subir? Simplesmente porque acho que o ressalto ainda não terminou e porque na minha ótica da coisa faz sentido ir aos 5450.

Anthìmio
Anexos
Gráfico20141026.JPG
Gráfico20141026_2.JPG
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 479
Registado: 27/5/2014 23:03
Localização: Atmosfera

Re: PSI 20

por AntónioManuel » 26/10/2014 11:20

Deixo o cenário para o qual estou mais inclinado
Anexos
psisemanal.png
Gráfico Semanal
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1387
Registado: 17/4/2014 21:22

Re: PSI 20

por bboniek33 » 25/10/2014 22:36

Raposo Tavares Escreveu:Já agora, e como ninguém me leva a sério, quer dizer que provei a superioridade da at sobre a af ao prever a queda do BEs e satélites só através de alguns riscos sabiamente traçados. Foram, passe a imodéstia, os meus rigorosos traços que lançaram o PSI para o fundo do poço dos índices europeus e, por calculado e previsto arrasto, levaram as entidades supervisoras à loucura e os legisladores ao desvario.
À laia de justificação última devo dizer que, tal como Kondratiev, me guio por linhas de tendência de 70 anos, com desvios padrão de 70 a 80 meses em ondas de sentido contrário ao da tendência padrão dominante.
Mais não digo porque a modéstia mo não permite.


Exacto: saabios trac,os sao trac,os saabios. Essa ee que ee essa. E, como se comprova pela realidade, saabios sao os trac,os e mailas ondas. E que a modeestia nos limite. Oxalaa.
Imagem
 
Mensagens: 2713
Registado: 22/4/2003 23:12

PSI 20

por marathmartin » 25/10/2014 21:20

Se posso perguntar: estas análises de minimos absolutos, e outras linhas de suporte e resistencia nesta especie de indice, PSI qualquer coisa, ponderam o desaparecimento do maior banco privado portugues?

No fundo o que pretendo saber é se a presença do BES no Histórico destes gráficos não está a enviezar a análise actual.

Obrigado
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 46
Registado: 5/8/2014 9:37

Re: PSI 20

por RaposoTavares » 25/10/2014 0:58

Já agora, e como ninguém me leva a sério, quer dizer que provei a superioridade da at sobre a af ao prever a queda do BEs e satélites só através de alguns riscos sabiamente traçados. Foram, passe a imodéstia, os meus rigorosos traços que lançaram o PSI para o fundo do poço dos índices europeus e, por calculado e previsto arrasto, levaram as entidades supervisoras à loucura e os legisladores ao desvario.
À laia de justificação última devo dizer que, tal como Kondratiev, me guio por linhas de tendência de 70 anos, com desvios padrão de 70 a 80 meses em ondas de sentido contrário ao da tendência padrão dominante.
Mais não digo porque a modéstia mo não permite.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: PSI 20

por RaposoTavares » 25/10/2014 0:44

HJOR, concordo plenamente contigo.
Também me parece que a zona de mínimos está mais próxima de ser atingida agora do que estava há 6 meses atrás. A prova disso são os mínimos que o PSI tem vindo a realizar.
Vou mais longe e vou mais fundo:Pode-se até chegar aos mínimos absolutos dos últimos tempos. (Mas quanto a isso convém que me resguarde que é para não me expor.)
Por outro lado posso até prever que isto não ocorra exatamente assim. Nesse sentido, só o desenvolvimento das linhas de tendência do próximo mês é que poderão esclarecer algumas dúvidas que persistem. É preciso, porém, ter presente que as quedas ocorridas nos últimos tempos afastam, como eu sempre digo, o nosso PSI dos máximos ocorridos há meia dúzia de anos.
Já agora, é bom que tenhamos presentes que entre os máximos de há alguns anos e a cotação atual tem havido sempre uma tendencia de descida, como aliás penso que já comprovei de forma cabal.
Quero deixar claro que depois de atingidos os mínimos (especialmente se estivermos focados em mínimos absolutos) é sempre prevísivel uma tendência de subida de curto prazo e, a longo prazo, uma tendencia de subida de longa duração. Isto se tivermos como referencial os minímos absolutos como eu penso que ficou patente nas minhas últimas intervenções.
Dito isto, mais não direi nem responderei a mensagens privadas.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: PSI 20

por SFT » 25/10/2014 0:36

Concordo contigo.

Está naquela zona que, se não subir, desce de certeza. Ou isso ou então fica igual.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Burbano, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Kooc, lito, MR32, Noel1, PAULOJOAO, peterteam2, richardj, Shimazaki_2, vasco007 e 353 visitantes