Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por Primvs » 12/10/2014 16:46

Da mesma maneira que depois de ter ido aos 6100...perder 300 ou 400 pontos parecia-me normal...um pequeno retrace para atacar os 6400...tenho duvida em achar que o martelo esteja a sinalizar o fim das quedas.

Eu misturo AT com um misto de AF e economia para tomar as decisoes e ver os cenarios do que pode acontecer...geralmente dá sempre mais força ao que diz a AT e muitas vezes elas complementam-se.

O Artista Romeno já há-de por aqui aparecer que eu só vejo é mortos e sangue nas ruas...mas em Portugal e o nosso mercado de capitais nao vejo a coisa bonita...o impacto BES ainda não se manifestou...tá a ir aos poucos...quando chegar o Natal...já vemos os números...a nossa consolidação orçamental foi feita pela receita...tanta coisa com o Socrates e o Passos nao fez diferente...confesso...o pobre do Passos também não pode fugir muito às amarras da Constituição e da rigidez da despesa...o crescimento economico é anemico...assim...e sem crescimento...nao ha milagres...e cada vez há menos cotadas interessantes para investir...

O rei está morto...viva o rei...e isto quer dizer que no sec XXI o investir pode-se fazer de diversas maneiras e em diversas latitudes...o que nao falta por ai é empresas e mercados pelo mundo fora e agora há instrumentos real time para o efeito.

A Europa vai pagar o preço de funcionar a várias velocidades e dentro dela ter vários interesses e nao ter havido um plano para atacar a crise...é futurologia mas daqui a uns anos vai-se analisar que o Bernanke e o Obama conseguiram por de pé a economia americana...dito isto...o SP pode recuar o bocado...porque nao vive isolado do mundo...mas se a earnings season for boa...pode acontecer novo ataque a maximos...ou la perto...mas nao mais que isso...

Ora...no Velho Continente...tá tudo mamado...todos os dados que sairam entretanto deverao confirmar a entrada em recessao da França e da Italia e da Alemanha no 3º trimestre...os Franceses e os Italianos a cagarem-se para o Tratado Orçamental....os Alemaes com superavit, mas o Rodinhas tá numa de formiga e nao quer gastar o cacau...os Nordicos possessos com estra treta toda e os Tugas, Espanhois e Gregos todos lixados...ah e tal temos de cumprir as regras...mas os outros nao?

Toda esta confusao nao vai ser boa...ou a malta se senta para afinar politicas e acertar os mecanismo de estabilizaçao automatica...ou isto vai correr mal...na europa...dax e cac vao tomar um caminho descendente e o resto vem atras...

Dito isto...nao quer dizer que isto nao já dar uns ressaltos de vez em quando...mas para mim...a tendencia mudou e mudou ate começarem a sair dados economicos que justifiquem as cotaçoes irem para norte...

Acho que me perdi um bocado da ideia inicial que queria abordar...que é...tamos a chegar ai a uns patamares/suportes que podem criar algum rebound...mas ha-de ser tipo verao de sao martinho...depressa há-de voltar a chuva
É da vida...
 
Mensagens: 2983
Registado: 6/2/2007 16:36
Localização: Alverca

Re: PSI 20

por rsacramento » 12/10/2014 11:15

mmrmm Escreveu:O ponto mais alto do anterior período de ascensão – Março/2014, mais não foi do que um novo higher-low
higher low?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: PSI 20

por mmrmm » 12/10/2014 9:38

Se tomarmos como espaço temporal o ano de 2007 até ao presente, alguma vez saímos do bearmarket? O ponto mais alto do anterior período de ascensão – Março/2014, mais não foi do que um novo higher-low, isto numa análise de velas mensais. Com o estocástico a dar sinais de entrada no subcomprado, poderemos estar a caminhar para novos mínimos históricos?

Cmps,
Anexos
PSI20 mensal.png
PSI20 mensal.png (42.79 KiB) Visualizado 4684 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 376
Registado: 27/2/2014 20:36

Re: PSI 20

por rsacramento » 11/10/2014 20:50

jgut Escreveu:
rsacramento Escreveu:ainda podia dizer mais umas coisas:

se a próxima sessão abrir em gap up, esta vela passará a ser um abandoned baby bottom, padrão de inversão

caso abra a subir, mas sem gap, pode eventualmente integrar um padrão de inversão mais alargado chamado morning (doji) star


Mais importante ainda que a abertura será o fecho, não concordas? :)

se te referes à concretização do último padrão que refiro, é isso mesmo - se fechar abaixo da sessão de hoje não há padrão :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: PSI 20

por jgut » 11/10/2014 20:25

rsacramento Escreveu:ainda podia dizer mais umas coisas:

se a próxima sessão abrir em gap up, esta vela passará a ser um abandoned baby bottom, padrão de inversão

caso abra a subir, mas sem gap, pode eventualmente integrar um padrão de inversão mais alargado chamado morning (doji) star


Mais importante ainda que a abertura será o fecho, não concordas? :)
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1614
Registado: 27/3/2014 21:50

Re: PSI 20

por rsacramento » 11/10/2014 18:11

ainda podia dizer mais umas coisas:

se a próxima sessão abrir em gap up, esta vela passará a ser um abandoned baby bottom, padrão de inversão

caso abra a subir, mas sem gap, pode eventualmente integrar um padrão de inversão mais alargado chamado morning (doji) star
menos é mais
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: PSI 20

por malvoisin » 11/10/2014 18:09

Primus, um último aspecto: em relação ao gap down, se tivesse sido feito em zona de topo preocupar-me-ia bastante mais, pelo contrário, tendo ocorrido em mínimos anuais, normalmente é bom sinal (mt provavelmente, exaustão).

seja como for, para quem entrou longo em acções do psi na 6ªf (o meu caso), penso que será prudente estar com as ordens de venda já preparadas para qq eventualidade...
Editado pela última vez por malvoisin em 11/10/2014 18:14, num total de 2 vezes.
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: PSI 20

por malvoisin » 11/10/2014 18:04

p.s. estive bastante atento à sessão de 6ªf e fui acompanhando mota, bpi e bcp desde as 8h, e o que reparei é que na altura em que se atingiram mínimos, estas 3 ficaram relativamente estáticas. havia poucas transacções, parecia que tinha ficado tudo parado, sugerindo que o que havia para vender já tinha sido vendido, parecia um campo transformado em silencio após uma forte enxurrada. bem sei que tudo isto é bastante subjectivo, mas foi essa a impressão (forte) com que fiquei.
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: PSI 20

por rsacramento » 11/10/2014 17:59

Primvs Escreveu:Para a malta entendida das velas...aquilo é alguma coisa relevante?

pelo facto de o corpo da vela ser diminuto, chama-se spinning top, independentemente do tamanho das sombras; não tem qualquer significado

como o corpo é muito pequeno mesmo, pode dizer-se que não o tem, e então a vela é vista com um doji, sinal de indecisão

se não considerarmos a sombra superior, trata-se de um hammer (devido a aparecer numa descida) e é sinal de que está a terminar



cabe agora tirares as devidas ilações :D
Anexos
vela no psi.png
vela no psi.png (12.28 KiB) Visualizado 5222 vezes
menos é mais
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: PSI 20

por malvoisin » 11/10/2014 17:54

boa tarde Primus, comecei a imaginar a situação inversa à presente:

virando o gráfico ao contrário e, dessa forma, fazendo deste último mínimo de 6ªf, um máximo, e, consequentementeme, invertendo tb a vela, ou seja, virando o J.C. de cabeça para baixo, e imaginando que tinha comprado nesses valores altíssimos de topo e com gap up em relação aos dias anteriores, estaria seriamente preocupado.

ou seja, olhando para a vela de 6ªf (em conjunto com as anteriores), feita, ainda para mais, com volume relativamente alto, e terminando o fecho próximo da abertura e simultaneamente perto do máximo do dia, querendo isso dizer que houve smp compradores desde o mínimo do dia até próximo do topo, e se tivesse que fazer um prognóstico para 2ªf (e, por enquanto, apenas para 2ªf), diria que é mt natural que suba, e isto, volto a dizer, olhando unicamente para as velas.

esperemos é que os indices na Europa e nos USA abram no verde e que a enxurrada de vendas fique por aqui.
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: PSI 20

por Primvs » 11/10/2014 17:26

Como nao gostei nada do fecho dos states...hoje o dia é passado a ver bonecos...isto ainda é pior que os gatafunhos que fazia na primaria....

Assinalei duas zonas...a vela Portas e a Vela do Jesus Cristo...que foi ontem...(parece mesmo onde o tipo foi pregado)...

Para a malta entendida das velas...aquilo é alguma coisa relevante? Alem do gap down...que me ta a assustar como o caraças?
Anexos
psi18.png
É da vida...
 
Mensagens: 2983
Registado: 6/2/2007 16:36
Localização: Alverca

Re: PSI 20

por nmprc » 10/10/2014 23:27

HJOR Escreveu:Apenas dizer que a zona entre os 5200-5100 é muito interessante.
Curioso para verificar como vai fechar a semana.
:-"


Caro HJOR, já esteve na zona, aconteceu o que esperava? Mais zonas interessantes?

Abraço,

NC
 
Mensagens: 531
Registado: 29/11/2007 10:48
Localização: Lisboa

Re: PSI 20

por Marco Martins » 10/10/2014 22:08

Parece que a fitch manteve o rating...
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: PSI 20

por sem2006 » 10/10/2014 21:58

Ulisses Pereira Escreveu:sem, insolvente porquê? Há algum sinal disso?

A PT ficou foi reduzida à sua pequenez, depois de ter vendido a sua jóia da coroa para remunerar os accionistas aflitos.

Abraço,
Ulisses


Depois de ver o que aconteceu ao BES, um tipo começa a ponderar :(
 
Mensagens: 348
Registado: 29/4/2009 13:31
Localização: 13

Re: PSI 20

por yaya » 10/10/2014 18:27

epinay Escreveu:Esta recuperação resultará do fecho de shorts? O medo de já hoje uma subida de rating? Ou amanha um acordo do governo em Conselho de Ministros extraordinário quanto ao Orçamento? Vamos ver o fecho, com tanto sangue nas ruas houve gente que parece ter aproveitado.


A explicação técnica é: oversold. Saiu fora da banda bolinger no diário por isso ressalta. Mas o semanal continua com espaço aberto. O mensal parece quase a tocar na bb mínima.

Semana negra para todas cotadas. Mota Engil foi a pior. Banca, PT e Impresa com tombos grandes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1808
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: PSI 20

por fff » 10/10/2014 16:31

A mim parece-me cobertura de shorts que tendencialmente apos grandes quedas tendem a cobrir posições e é habitual ás sextas o indice inverter a meio da sessão com a cobertura.

Combinado com a GALP que tem muito peso no indice e segunda de manhã apresenta o trading update, e deve existir malta apostar em aumento da exploração, e conseguir vender mais caro no inicio de segunda com o update.

Pessoalmente enquanto o BRENT não subir sustentadamente acima dos 90 dolares não estou interessado a estes preços.
 
Mensagens: 1265
Registado: 29/11/2007 3:19
Localização: S. Cosme

Re: PSI 20

por epinay » 10/10/2014 16:24

Esta recuperação resultará do fecho de shorts? O medo de já hoje uma subida de rating? Ou amanha um acordo do governo em Conselho de Ministros extraordinário quanto ao Orçamento? Vamos ver o fecho, com tanto sangue nas ruas houve gente que parece ter aproveitado.
 
Mensagens: 677
Registado: 15/2/2012 12:50

Re: PSI 20

por ricardmag » 10/10/2014 15:46

Eu vi logo que estava a interpretar mal, obrigado pelo esclarecimento :wink:
Em relação à PT SGPS, que está com um peso no PSI20 de 6%, a única coisa que tem é 25% da OI? Não tem mais nada?
Uma dúvida de saloio, o peso da PT no PSI20 baixará se o volume de negociação baixar? Como é que se calcula o peso no índice?

Agradeço desde já, cumprimentos.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 10/10/2014 15:37

Não são favores. Quando venderem a Vivo, grande parte dessa venda serviu para pagar dividendos extraordinários. Foi uma decisão dos accionistas, muito condicionada pela necessidade de liquidez que muitos deles (sobretudo o grupo GES) tinham.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por ricardmag » 10/10/2014 15:20

Ulisses, houve favores? É o que estás a dizer? (Desculpa se estiver a perceber mal) Quem foram esses acionistas aflitos?

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 10/10/2014 15:13

sem, insolvente porquê? Há algum sinal disso?

A PT ficou foi reduzida à sua pequenez, depois de ter vendido a sua jóia da coroa para remunerar os accionistas aflitos.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por yaya » 10/10/2014 15:10

sem2006 Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:A PT já foi atrás há muito tempo. A PT morreu há muito tempo, agora é apenas o funeral.

Abraço,
Ulisses


Na tua opinião, achas que a PT vai acabar insolvente? Ou será "salva" sendo comprada por outro grande grupo?

Se achares que não deves demonstrar a tua opinião deste assunto aqui no forum, pedia-te só que me respondesses por mensagem, email...

Apenas pergunto, porque embora nunca tenha gostado da PT e a sua posição monopolista, tenho familiares ligados à PT e uma opinião sobre o assunto neste momento seria importante.

Desde já agradeço a resposta que possas dar.


PT e BES as voltas que a vida dá: http://bolsa-trade-invest.blogspot.com/2014/10/PT-e-Novobanco-ou-a-ironia-do-destino.html

Quando sair a (provável) notícia de insolvência da Rioforte o buraco terá de ser assumido pela PT. Rioforte pode seguir o caminho a ESFG...
Editado pela última vez por yaya em 10/10/2014 15:21, num total de 2 vezes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1808
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: PSI 20

por sem2006 » 10/10/2014 14:22

Ulisses Pereira Escreveu:A PT já foi atrás há muito tempo. A PT morreu há muito tempo, agora é apenas o funeral.

Abraço,
Ulisses


Na tua opinião, achas que a PT vai acabar insolvente? Ou será "salva" sendo comprada por outro grande grupo?

Se achares que não deves demonstrar a tua opinião deste assunto aqui no forum, pedia-te só que me respondesses por mensagem, email...

Apenas pergunto, porque embora nunca tenha gostado da PT e a sua posição monopolista, tenho familiares ligados à PT e uma opinião sobre o assunto neste momento seria importante.

Desde já agradeço a resposta que possas dar.
 
Mensagens: 348
Registado: 29/4/2009 13:31
Localização: 13

Re: PSI 20

por nuuuuno » 10/10/2014 14:09

F.Ferreira1 Escreveu:É realmente uma pena (para nao usar outras palavras) aquilo que acontece em Portugal...

A facilidade com que se destroem grandes empresas.

O BES ainda há uns meses era um "grande" banco... A PT uma das maiores empresas em Portugal... como é possivel investir 900 M€ num negocio que nao tem nada a ver com a sua actividade, e principalmente numa empresa como o GES, que pouco tempo depois faliu?

A quantidade de bancos que já faliram, ou que estiveram perto disso, em Portugal...

Portugal vive ano após ano com defice comercial...divida sempre a subir...

Portugal praticamente nao tem industria...a agricultura morreu...

Se olharmos para o PSI20 desde 2007, é um belo espelho do que tem vindo a acontecer com a economia Portuguesa.

Tenho imensa pena, mas é o Portugal que temos.
Eu vivo na Alemanha, mas gostava de poder voltar a Portugal...mas nao este Portugal...

Desculpem o meu desabafo...

Cumprimentos,
Fernando Ferreira

Nao confundamos as coisas...portugal é 1 jardim plantado á beira mar. Isto é bolsa e mercado, e o nosso sempre foi pequeno e com uma falta de liquidez que permite estas variações brutas que assistimos hoje.
Agora que portugal é 1 pais maravilhoso é. Sol, praias, boa comida, boa gente...priceless...!
Claro que temos IMENSO para mudar e ficarmos mais competitivos no mundo global, mas nem 2000€ a mais de salario me poem na alemanha.
abraço e boa sorte...e volta sim, precisamos de mentalidade e civismo conjunto que tao bem os alemaes demonstram.
 
Mensagens: 1226
Registado: 10/11/2011 10:05

Re: PSI 20

por F.Ferreira1 » 10/10/2014 14:01

É realmente uma pena (para nao usar outras palavras) aquilo que acontece em Portugal...

A facilidade com que se destroem grandes empresas.

O BES ainda há uns meses era um "grande" banco... A PT uma das maiores empresas em Portugal... como é possivel investir 900 M€ num negocio que nao tem nada a ver com a sua actividade, e principalmente numa empresa como o GES, que pouco tempo depois faliu?

A quantidade de bancos que já faliram, ou que estiveram perto disso, em Portugal...

Portugal vive ano após ano com defice comercial...divida sempre a subir...

Portugal praticamente nao tem industria...a agricultura morreu...

Se olharmos para o PSI20 desde 2007, é um belo espelho do que tem vindo a acontecer com a economia Portuguesa.

Tenho imensa pena, mas é o Portugal que temos.
Eu vivo na Alemanha, mas gostava de poder voltar a Portugal...mas nao este Portugal...

Desculpem o meu desabafo...

Cumprimentos,
Fernando Ferreira
 
Mensagens: 287
Registado: 29/11/2007 3:11

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, bento.jp13, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Xacal e 209 visitantes