Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por rsacramento » 5/1/2013 15:31

capitalist: por favor encolhe os teus gráficos de modo a que todos possamos ler o tópico confortavelmente
obrigado
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por capitalist » 5/1/2013 15:30

Caríssimos.

Após a quebra da resistência dos 5763 pontos, o psi está ao nível de outubro/Novembro de 2011.

Pela minha análise, verifico que, caso o psi se consiga aguentar acima deste "novo" suporte, tem muito espaço para subir até aos 6561 pontos, sem grandes dificuldades. Apenas verifico uma pequena resistência, mas sem grande expressão, na zona dos 6175 pontos.

É verdade que neste momento o psi se encontra um pouco "esticado" pelo que seria de aconselhar uma correcção nos próximos dias mantendo-se, no entanto, acima dos 5763 pontos, ou acima da MM12.

Cumprimentos capitais.

Gráfico:
Anexos
psi1.JPG
psi1.JPG (91.49 KiB) Visualizado 4442 vezes
psi2.JPG
psi2.JPG (107.4 KiB) Visualizado 4443 vezes
 
Mensagens: 61
Registado: 17/2/2009 13:30
Localização: 14

por Reislb » 5/1/2013 15:24

xanosena Escreveu:Boa tarde,
Eis como eu vejo o PSI20:

Resistências: 6600; 7400; 8900
Suportes: 5700; 5100; 4400

Cumprimentos ;)


Consideras portanto que a resistência 5700-5800 já era?

Cumprimentos.
"Queres remar contra a maré????
Compra um barco a motor."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 300
Registado: 26/8/2009 17:21
Localização: 14

por xanosena » 5/1/2013 15:01

Boa tarde,
Eis como eu vejo o PSI20:

Resistências: 6600; 7400; 8900
Suportes: 5700; 5100; 4400

Cumprimentos ;)
Anexos
psi20.JPG
psi20.JPG (59.08 KiB) Visualizado 4472 vezes
 
Mensagens: 78
Registado: 1/2/2011 10:11
Localização: Aveiro

por EuroVerde » 4/1/2013 20:36

Actualização...
Um fundo em Abril levaria o mercado a antecipar o pior cenário da evolução de Setembro, altura em que Portugal deixa de estar sob influência financeira da TROIKA e regressa ao mercado.
Anexos
PSI 20 INDEX.png
PSI 20 INDEX.png (17.76 KiB) Visualizado 4729 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por 1_Mac_3 » 4/1/2013 2:21

careca79 Escreveu:Boa noite.
Deixo a análise ao PSI20 que fiz para o dia de hoje no meu blogue Careca da Bolsa

Temos uma zona de resistência muito perto, nos 6000 pontos que poderá servir de parede e dar algum alívio aos indicadores que continuam bastante esticados, em overbought. Esta parede poderá servir de amortecedor para estes últimos dias de "euforia" no nosso índice. Penso ser saudável haver uma acalmia para se construirem zonas "analisáveis" para futuras quedas / subidas.


<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/ucSOesKEyg0" width="560">O</iframe>


Boa noite Careca79, gostaria de saber a tua opinião em relação á MotaEngil.
Obrigado e um bom ano.
 
Mensagens: 280
Registado: 28/7/2009 14:54
Localização: 17

por careca79 » 4/1/2013 1:16

Boa noite.
Deixo a análise ao PSI20 que fiz para o dia de hoje no meu blogue Careca da Bolsa

Temos uma zona de resistência muito perto, nos 6000 pontos que poderá servir de parede e dar algum alívio aos indicadores que continuam bastante esticados, em overbought. Esta parede poderá servir de amortecedor para estes últimos dias de "euforia" no nosso índice. Penso ser saudável haver uma acalmia para se construirem zonas "analisáveis" para futuras quedas / subidas.


<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/ucSOesKEyg0" width="560">O</iframe>
Anexos
PSI20_04012013.JPG
PSI20_04012013.JPG (154.16 KiB) Visualizado 5238 vezes
Careca da Bolsa
Para mais análises ao PSI-20 e outro material sobre análise Técnica.
Stock Market Analysis
Análise técnica a índices e acções dos mercados fora de Portugal
 
Mensagens: 400
Registado: 29/11/2007 3:04
Localização: 16

por Joao-D » 3/1/2013 21:44

correia1978 Escreveu:
A mm100 não está nos 5318? :?:


É o gráfico semanal.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

por C0rr3i4 » 3/1/2013 21:42

Adamhedge Escreveu:
Joao-D Escreveu:
correia1978 Escreveu:
Adamhedge Escreveu:grafico semanal para mim o mais importante para o longo medio prazo. podemos ter ali um possivel H&S que a ser ativado pode dar um bom target lá pós 6900/7000 e até pareçe que está a quebrar a neckline e ativa-lo mas será que vai ser a subir com aquela media movel a azul tão descendente? se lá chegar a tocar por volta dos 5940 é natural que corriga um bocado e ai a zona dos 5700 era muito bom suster a possivel correção. penso que estamos no momento muito giro no nosso psi


qual é essa média móvel?


A mm100 não está nos 5318

Parece ser a ma(100), pelo menos, está próximo daquele valor.


sim sim é a mm100 desculpem de não a mencionar :oops:


A mm100 não está nos 5318? :?:
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1561
Registado: 18/1/2012 17:35
Localização: Sorria, está na Maia.

por Adam hedge » 3/1/2013 21:37

Joao-D Escreveu:
correia1978 Escreveu:
Adamhedge Escreveu:grafico semanal para mim o mais importante para o longo medio prazo. podemos ter ali um possivel H&S que a ser ativado pode dar um bom target lá pós 6900/7000 e até pareçe que está a quebrar a neckline e ativa-lo mas será que vai ser a subir com aquela media movel a azul tão descendente? se lá chegar a tocar por volta dos 5940 é natural que corriga um bocado e ai a zona dos 5700 era muito bom suster a possivel correção. penso que estamos no momento muito giro no nosso psi


qual é essa média móvel?


Parece ser a ma(100), pelo menos, está próximo daquele valor.


sim sim é a mm100 desculpem de não a mencionar :oops:
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2002
Registado: 21/2/2007 18:24
Localização: zamzibar

por Joao-D » 3/1/2013 21:34

correia1978 Escreveu:
Adamhedge Escreveu:grafico semanal para mim o mais importante para o longo medio prazo. podemos ter ali um possivel H&S que a ser ativado pode dar um bom target lá pós 6900/7000 e até pareçe que está a quebrar a neckline e ativa-lo mas será que vai ser a subir com aquela media movel a azul tão descendente? se lá chegar a tocar por volta dos 5940 é natural que corriga um bocado e ai a zona dos 5700 era muito bom suster a possivel correção. penso que estamos no momento muito giro no nosso psi


qual é essa média móvel?


Parece ser a ma(100), pelo menos, está próximo daquele valor.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

por C0rr3i4 » 3/1/2013 20:57

Adamhedge Escreveu:grafico semanal para mim o mais importante para o longo medio prazo. podemos ter ali um possivel H&S que a ser ativado pode dar um bom target lá pós 6900/7000 e até pareçe que está a quebrar a neckline e ativa-lo mas será que vai ser a subir com aquela media movel a azul tão descendente? se lá chegar a tocar por volta dos 5940 é natural que corriga um bocado e ai a zona dos 5700 era muito bom suster a possivel correção. penso que estamos no momento muito giro no nosso psi


qual é essa média móvel?
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1561
Registado: 18/1/2012 17:35
Localização: Sorria, está na Maia.

por Adam hedge » 3/1/2013 20:41

grafico semanal para mim o mais importante para o longo medio prazo. podemos ter ali um possivel H&S que a ser ativado pode dar um bom target lá pós 6900/7000 e até pareçe que está a quebrar a neckline e ativa-lo mas será que vai ser a subir com aquela media movel a azul tão descendente? se lá chegar a tocar por volta dos 5940 é natural que corriga um bocado e ai a zona dos 5700 era muito bom suster a possivel correção. penso que estamos no momento muito giro no nosso psi
Anexos
psi205.PNG
psi205.PNG (21.8 KiB) Visualizado 5692 vezes
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2002
Registado: 21/2/2007 18:24
Localização: zamzibar

por Dom_Quixote » 3/1/2013 20:29

Se as taxas de juros das obrigações descem é porque aumentou a procura...

Se o mercado bolsista sobe é porque aumentou a procura....
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2286
Registado: 3/4/2012 21:06
Localização: Mancha

por Joao-D » 3/1/2013 20:18

Acho que as taxas de juro das obrigações portuguesas têm descido de forma mais acentuada desde Junho de 2012? Certo? A bolsa portuguesa sobe também desde essa altura. Se for verdade que as taxas de juro das obrigações portuguesas estão a descer desde Junho de 2012, confirma-se que neste período as duas coisas têm estado correlacionadas, e por isso, o que o oscar escreveu faz-me sentido.
Com um gráfico das taxas juro das obrigações isto fica confirmado ou desmentido.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

Re: Oscar, Podes esclarecer?

por Storgoff » 3/1/2013 19:59

Joao-D Escreveu:
Storgoff Escreveu:
João, estuda um bocado o tema.
Material aqui neste tópico não falta.


Não acompanho as taxas de juro das obrigações, mas a mim faz-me sentido o que o oscar escreveu. No entanto, acho que se podia facilmente confirmar com gráficos em vez de se estar a perder tempo a trocar argumentos que não são conclusivos. Se a descida das taxas de juro das obrigações tiver correlacionada com a subida dos mercados então o que o oscar escreveu faz sentido. Alguém tem os gráficos para colocar no forum?


Isso tudo depende do pais em concreto.

Em Portugal o que tu assististe nos ultimos anos foi uma fuga de capitais tanto das accções portuguesas como das obrigações .
Resultado, subida das yields das obrigações e queda do mercado bolsista.
É natural que à medida que a percepção de risco do pais começa a diminuir os investidores regressem a ambos os mercados.
Neste momento tens as yields das OT´s a descer e o PSI a subir, ou seja , forte compra de obrigações e de acções.


No entanto se pensarmos nos EUA a situação já é bem diferente.
No periodo de bear market as acções cairam e as yields das bonds, ao contrario de Portugal, desceram.
Aqui os investidores sairam do mercado accionista e refugiaram-se nos titulos de divida americana. O mesmo se passou na Alemanha.
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: Oscar, Podes esclarecer?

por Joao-D » 3/1/2013 19:04

Storgoff Escreveu:
João, estuda um bocado o tema.
Material aqui neste tópico não falta.


Não acompanho as taxas de juro das obrigações, mas a mim faz-me sentido o que o oscar escreveu. No entanto, acho que se podia facilmente confirmar com gráficos em vez de se estar a perder tempo a trocar argumentos que não são conclusivos. Se a descida das taxas de juro das obrigações tiver correlacionada com a subida dos mercados (acho que está) então o que o oscar escreveu faz sentido. Alguém tem os gráficos para colocar no forum?
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

Re: Oscar, Podes esclarecer?

por Storgoff » 3/1/2013 18:58

Joao-D Escreveu:
Storgoff Escreveu:
Joao, também concordas com a lógica do Oscar??? :shock: :shock:



Concordo com o que está a negrito.
A mim faz-me sentido. Também não acho que haja euforia porque as sondagens de sentimento não transmitem isso.

oscar c. Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Exacto, canguru. A euforia de início do ano alimentada pelas notícias nos States não é a forma ideal para quebrar uma resistência.

Um abraço,
Ulisses


Vejo esta subida do PSI sustentada. Por uma razão principal: a forte descida hoje das taxas de juro das obrigações portuguesas o que supõe a migração dos investidores destes activos para as acções.




Eu desisto
:shock:

Vejo que ao fim de tantos contributos para explicar como é que funciona a yield de uma obrigação, há aqui participantes que não fazem o minimo esforço para tentar assimilar alguma coisa e preferem ficar a bater nos mesmos erros de palmatoria vezes sem conta.

João, estuda um bocado o tema.
Material aqui neste tópico não falta.
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: Estou perplexo

por Storgoff » 3/1/2013 18:50

gorgol,


Se bem percebeste, essa minha afirmação refere-se apenas ao que o Oscar afirmou.
Eu não digo que não há dinheiro a sair do mercado obrigacionista para o mercado accionista.

O que eu digo é que se as yields no mercado obrigacionista estiverem a cair então isso significa que está a entrar mais dinheiro nesse mercado e não o contário como afirma o Oscar.

gorgol Escreveu:Quando a yield da obrigação está muito baixa, é um indicador de arranque do mercado de ações, com melhor yield comparativa. Até o Braga de Matos refere este ponto, se bem o entendo.


Esta afirmação o que diz é que se as yields estão muito baixas então é porque houve uma fuga de capitais do mercado bolsita para o mercado obrigacionista e portanto é natural que o mercado obrigacionista esteja numa bolha e o mercado accionista bastante deprimido.
Vê o que se tem passado na Europa. O mercado accionista em queda e as Yields das Bunds também a descer. Fuga de capitais à procura de refugio.
Chegado a este extremo podemos estar na eminencia de uma venda forte no mercado obrigacionista com consequente aumento das yields e uma fuga desse captal novamente para o mercado accionista.
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: Oscar, Podes esclarecer?

por Joao-D » 3/1/2013 18:05

Storgoff Escreveu:
Joao, também concordas com a lógica do Oscar??? :shock: :shock:



Concordo com o que está a negrito.
A mim faz-me sentido. Também não acho que haja euforia porque as sondagens de sentimento não transmitem isso.

oscar c. Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Exacto, canguru. A euforia de início do ano alimentada pelas notícias nos States não é a forma ideal para quebrar uma resistência.

Um abraço,
Ulisses


Vejo esta subida do PSI sustentada. Por uma razão principal: a forte descida hoje das taxas de juro das obrigações portuguesas o que supõe a migração dos investidores destes activos para as acções.

 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

Re: Estou perplexo

por gorgo » 3/1/2013 17:28

Storgoff Escreveu:
Talvez desta chegues à conclusão que aquele teu raciocínio inicial, quando afirmavas que o mercado accionista subia porque havia fuga das obrigações , está completamente errado já que partes de uma permissa errada.


Com esta parte não concordo. O capital de risco que estava nas obrigações de elevada Yield (como investimento de risco e equivalente a ações) estará a sair, visto se prevê agora uma redução de rendibilidade da obrigação em comparação com as ações. Quando a yield da obrigação está muito baixa, é um indicador de arranque do mercado de ações, com melhor yield comparativa. Até o Braga de Matos refere este ponto, se bem o entendo.
 
Mensagens: 551
Registado: 26/8/2007 20:40
Localização: 16

Re: Estou perplexo

por Storgoff » 3/1/2013 16:57

oscar c. Escreveu:Ou seja, o mercado das obrigações desafia a lei da oferta e da procura: quanto mais os investidores saem, mais rendibilidade tem o activo! :roll: :roll: :roll:
Já pensaram bem naquilo que estão a dizer?
É como eu dizer: vou vender as minhas obrigações porque quero que a sua rendibilidade suba e que quem as vá comprar ganhe dinheiro. Para filantropia não está mal, não senhor!


Eu é que estou perplexo com a tua insistencia, revelando no mínimo que não percebes o mecanismo como é determinada a yield de uma obrigação.

O que eu disse desde o inicio é que no mercado o que é cotado é o preço da obrigação.
Este pode andar abaixo ou acima do PAR ( valor nominal da obrigação)
A yield é obtida atraves dum calculo indirecto.
A partir da cotação da obrigação e do valor do cupão( fixo na emissão) é possivel determinar a yield.
Esta por sua vez varia na relação inversa do preço da obrigação no mercado.

Como vês ninguem está aqui a desafiar a lei da oferta/procura.

Quando há muita procura o preço da obrigação sobe logo a yield desce.
Quando há muita oferta o preço desce e a yield sobe.

É tão simples quanto isto.

Quanto a este tema parece que já não há nada mais a crescentar e eu próprio já me estou a repetir.
Lê com atenção o que já foi aqui escrito sobre este assunto.

Talvez desta chegues à conclusão que aquele teu raciocínio inicial, quando afirmavas que o mercado accionista subia porque havia fuga das obrigações , está completamente errado já que partes de uma permissa errada.
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Financiamento da economia alemã

por joao4702 » 3/1/2013 13:27

A respeito desta discussão apanhei uma noticia interessante aqui no negocios, que confirma o maior apetite por parte dos investidores pela divida de paises periféricos, como Portugal.


Corrida aos activos de risco obriga Alemanha a pagar para emitir dívida
02 Janeiro 2013, 23:30 por Edgar Caetano | edgarcaetano@negocios.pt

O ano começou com grande optimismo nas bolsas, com os indicadores de mercado a ilustrarem uma corrida pelos activos considerados de maior risco. Acções, dívida dos países da periferia do euro e matérias-primas dispararam graças ao acordo orçamental nos EUA, dando seguimento ao sentimento positivo que marcou o final do ano passado.
A menor procura por refúgio pelos investidores levou a que a Alemanha pagasse juros positivos para se financiar a dois anos, o que não acontecia desde Outubro.A bolsa de Lisboa teve a melhor primeira sessão do ano desde 1999 e ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 574
Registado: 21/9/2006 10:04
Localização: S. João da Madeira

por Ulisses Pereira » 3/1/2013 13:19

oscar, o resto da malta está a dizer-te bem. O raciocínio é o mesmo com, por exemplo, os dividend yields das acções. Quanto mais as acções caem, mais sobe o dividend yield.

correia, não é preciso reteste para se considerar ultrapassada. Mas é preciso alguns dias claramente acima da mesma. Segunda publicarei um artigo sobre o tema. Quanto a resistências relevantes, acima dos 5700 não encontro.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Estou perplexo

por gorgo » 3/1/2013 12:06

oscar c. Escreveu:Ou seja, o mercado das obrigações desafia a lei da oferta e da procura: quanto mais os investidores saem, mais rendibilidade tem o activo! :roll: :roll: :roll:
Já pensaram bem naquilo que estão a dizer?
É como eu dizer: vou vender as minhas obrigações porque quero que a sua rendibilidade suba e que quem as vá comprar ganhe dinheiro. Para filantropia não está mal, não senhor!


Oscar,

Pára um pouco para pensar! Admite que podes estar errado! As Yields estão a descer, logo a taxa de rendibilidade está a reduzir-se. Eu até admito que é altura para vender obrigações, visto poder encontrar investimentos alternativos com maior potencial e rodar das obrigações para as ações. Assim podiammos admitir uma pressão vendedora. O smart money estará a fazer isso, mas a massa dos investidores em obrigações procura o conforto, logo baixas yields, baixo risco, só compram quando a remuneração é baixa e não tem risco, logo a pressão compradora aumenta com a redução das yields. Porque será que 80% dos portugueses têm depósitos a prazo, com rendibilidades inferiores às obrigações.

Tu estás a ter uma visão de gestão de risco de acordo com o teu perfil de investidor, que também é parecido com o meu, mas a maioria dos investidores tem um perfil de risco baixo, logo foge das obrigações de elevada Yield.
Editado pela última vez por Visitante em 3/1/2013 13:40, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 551
Registado: 26/8/2007 20:40
Localização: 16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Cem pt, kknd2, PAULOJOAO, Phil2014, Xacal e 422 visitantes