Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por fjcbolsa » 14/5/2014 15:37

Ulisses Pereira Escreveu:Euro-born, não é assustar. A vida dos mercados e das empresas é feita destes momentos. As teorias da conspiração são óptimas mas não são para nos ajudar a ganhar dinheiro, certamente. Podem é limpar-nos a alma e a consciência.

Um abraço,
Ulisses


Boa tarde,
Estive a dar vista de olhos em artigos e vídeos seus que acompanho, e estamos em cima de suportes importantes.
PSI - 7100pts
BCP - 0,19€
BES - 1,08€ / 1,15€
Parece-me que estas retracções podem ser boas zonas de entrada, com as yelds estáveis, o cenário económico mais favorável, e com (pelo menos aparente) estabilidade governativa.
Mas infelizmente eu não posso entrar, porque já tenho todo o meu capital destinado à bolsa investido (já estive com bons lucros, agora reduzidos a próximo de zero).
Preocupação neste momento é a quebra ou não dos suportes, no caso do BCP pode levar a quedas muito grandes. (0,16€) ?, (0,12€).
Se poder dar opinião, no caso do BCP quantos dias de fecho abaixo dos 0,19€, poderá ser considerado o suporte quebrado?
:-k
 
Mensagens: 1027
Registado: 24/11/2010 10:03
Localização: 20

Re: PSI 20

por HJOR » 14/5/2014 15:35

acrescento... "rabisco" vencedor da tarde.
Anexos
PSI_D_2014-05-14.png
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: PSI 20

por O Alquimista » 14/5/2014 15:34

Ulisses Pereira Escreveu:Aqui está o PSI em cima do seu primeiro suporte. Excelente teste a este "Bull Market".

Um abraço,
Ulisses


Et voilà!
Quando o mercado está bull, a fase é ascendente e o preço chega a um suporte, o que se faz?
O outro lado da moeda é a imaginação: se bem virmos está ali a formar-se...
Que diabos, isto nunca é limpinho, limpinho!

Success rides on the hour of decision - Jesse Livermore
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 14/5/2014 15:09

Aqui está o PSI em cima do seu primeiro suporte. Excelente teste a este "Bull Market".

Um abraço,
Ulisses
Anexos
psi1.png
psi2.png
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por MME5 » 14/5/2014 14:35

Olhando para o Gráfico do Ulisses :shock: :shock: :shock:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 697
Registado: 26/10/2013 19:07

Re: PSI 20

por Eurobrexit » 14/5/2014 12:24

Claro que sim.

Desceu por causa de uma notícia desmentida.
Tem vindo a descer com muita volatilidade

movimentos de correção
o cenário continua positivo
 
Mensagens: 793
Registado: 29/11/2007 10:27
Localização: Portugal

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 14/5/2014 12:02

Euro-born, não é assustar. A vida dos mercados e das empresas é feita destes momentos. As teorias da conspiração são óptimas mas não são para nos ajudar a ganhar dinheiro, certamente. Podem é limpar-nos a alma e a consciência.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por Eurobrexit » 14/5/2014 11:41

Neste verão vamos ter muito sol, muito sol.....
Pena é estarem a assustar o pessoal todo com chuva, ainda por cima com trovoada e ciclones para limparem o pessoal todo - assim são poucos os que se aguentam...

Como diz o Ulisses: "Acreditar é possuir antes de ter..."
 
Mensagens: 793
Registado: 29/11/2007 10:27
Localização: Portugal

Blog - Especuladorzen

por Especuladorzen » 14/5/2014 9:44

PSI20 abre a perder 0,59%


Imagem


O índice de referência da bolsa de Lisboa, o PSI20, abriu hoje a perder 0,59%, para os 7.279.12 pontos.

Na terça-feira, o principal índice da bolsa portuguesa encerrou a cair 0,73% para, 7.322,28 pontos, com fortes perdas na energia e na banca, em contraciclo com as congéneres europeias.

Entre as 20 cotadas que compõem o índice PSI20, 16 encerraram em queda, três valorizaram e uma fechou inalterada (Banif, nos 0,01 euros).

Os títulos do Espírito Santo Financial Group foram os que mais recuaram e cederam 2,64%, para 2,94 euros. A Altri perdeu 2,56%, para 2,43 euros, e os CTT deslizaram 2,12%, para 7,49 euros.
A informação contida nos meus posts, não se destina a ser uma recomendação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro. Qualquer investimento em ativos financeiros e produtos idênticos é caracterizado por um certo nível de incerteza, e consequentemente, qualquer investimento desta natureza envolve riscos pelos quais o leitor é o único responsável.

Blog Privado Sobre Mercados Financeiros Com Atualizações Ao Longo do Dia: Blog - Especuladorzen
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 55
Registado: 13/5/2014 0:25

Re: PSI 20

por Eurobrexit » 14/5/2014 1:10



a ser verdade amanhã teremos novas quedas... ou já as tivemos....
 
Mensagens: 793
Registado: 29/11/2007 10:27
Localização: Portugal

Re: PSI 20

por Artista Romeno » 14/5/2014 0:52

esperado pensei k o bes tllvz se safasse com 500m a 750m o bcp do ponto de vista da criação de valor faz bem os cocos são mt caros o mercado ta bom, é livrar se deles quanto mais rapido melhor, pode também indicar que os resultados ainda vão demorar a disparar mais tempo mas com uma porrada de 300m / ano e prejuizos ainda este ano na globalidade ia ser mt dificil... eu estou tranquilo o stop está lá se for ativado baixando dos 20 cent é sem dramas... mas o titulo a ser verdade pode sofrer alguma incerteza no cp, mas sinceramente se a diluição não for mt grande é positivo... o bcp só com 1,1m de cocos vale aí 6,5mm assim o credito torrado não de mas surpresas bottom line em nada altera a minha posição... qt a bes um dos argumentos de quem usa analise tecnica é que as informações estao descontadas... eu qd espetaram o bes em preços altos tinha dito que 1,46 cheirava a pico era o TBV e o bes tava curto de capital... qq observador atento já suspeitaria que o bes estava fraco de capital......1000m com a garantia de angola incluida pode indiciar alguma tareia na folha de resultados... proximamente... veremos eu pessoalmente esperaria um pouco menos 500m-750m...o bes tem 2mm de imoveis e o aqr está aí
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: PSI 20

por VHVR » 14/5/2014 0:28

.
Editado pela última vez por VHVR em 3/7/2014 22:01, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 175
Registado: 11/4/2014 16:59

Re: PSI 20

por Eurobrexit » 13/5/2014 14:18

tendo presente que o psi começou o presente bull em Junho/Julho de 2012
tendo presente que os resultados de algumas empresas (incluindo a banca) está a melhorar
tendo presente que o indicador da OCDE para Portugal renova máximo de sete anos.
tendo presente o aumento do investimento das empresas
tendo em conta a forte possibilidade de ocorrerem OPA por parte dos EUA na Europa,

Posto isto, temos condições para que o psi continue a sua caminhada ascendente?
 
Mensagens: 793
Registado: 29/11/2007 10:27
Localização: Portugal

Re: PSI 20

por Artista Romeno » 12/5/2014 19:12

Relativamente à questão da euforia não euforia, não me parece do ponto de vista fundamental que seja excessivo... mas há praças europeias mais baratas em termos de forward p/e to normalized roe, dados de dia 6 maio,sendo espanha uma delas... já a belgica parece estar a aquecer... deixo também alguns graficos que relacionam frança e alemanha, tema principal do estudo de onde foi tirado este excerto
Anexos
SOCGEN.png
Vários mercados europeus
SOCGEN.png (83.19 KiB) Visualizado 5417 vezes
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: PSI 20

por VHVR » 12/5/2014 16:59

.
Editado pela última vez por VHVR em 3/7/2014 22:01, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 175
Registado: 11/4/2014 16:59

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 12/5/2014 14:37

Estamos em sintonia. ;)

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por F.Ferreira1 » 12/5/2014 14:21

Obrigado pela resposta caro Ulisses.

Eu também acho que não existe Euforia na bolsa. E isso é bem visivel aqui no caldeirão.
Apesar de já ter lido alguns dos seus comentários assim como outras informaçoes relativamente ao que Euforia num Bull Market significa, eu nunca vivi um. Por isso esta minha cautela.

Relativamente ao facto de um máximo histórico ser um dos mais poderosos sinais de força, isso só é verdade quando definitivamente quebrado em alta. :)
Mas sem dúvida, uma quebra em alta de um máximo é um sinal muito poderoso em termos técnicos. Basta olhar para alguns exemplos. :)

Sem dúvida que caso o PSI20 venha a quebrar os 8900 Pontos, esse seria um fortissimo sinal de força da nossa bolsa, e um sinal de que a economia Portuguesa estava no bom caminho. :)

Cumprimentos,
Fernando Ferreira
 
Mensagens: 287
Registado: 29/11/2007 3:11

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 12/5/2014 14:04

F. Ferreira, do ponto de vista técnico, a Bolsa portuguesa continua sob o domínio dos touros. Euforia nem vê-la, os sinais de euforia não estão visíveis na Bolsa portuguesa.

Isto é alguma garantia de que vamos continuar a subir? Não. E é por isso que eu encaro sempre a hipótese de uma inversão e deixo os cenários que me farão mudar de posição.

Já agora, uma última nota: Um máximo histórico é um dos mais poderosos sinais de força em termos de análise técnica.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por F.Ferreira1 » 12/5/2014 12:31

Apesar do PSI 20 estar 50% abaixo dos máximo de 2007 existem várias cotadas (ou até uma grande parte) que está bem perto dos máximos de 2007. Existem até algumas que já superaram esse patamar (como é o caso da Portucel).

Apenas a banca ainda se encontra bem longe dos máximos de 2007.

Será que ainda existe muito potencial de subida nas várias cotadas que constituem o PSI20 de forma a sustentar novas subidas e quem sabe quebrar a barreira dos 8900 pontos?

No meu caso, devido ao meu estando embrionário, em relação ao conhecimento de bolsa, não sei, ou nunca vivi uma euforia num bull market. Por isso a minha precaução.

Cumpimentos,
Fernando Ferreira
 
Mensagens: 287
Registado: 29/11/2007 3:11

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 12/5/2014 11:57

É verdade que, para muitos, tem sido uma desilusão a Bolsa portuguesa não ter subido numa altura em que finalmente apareceram a subida dos "ratings" mas mantenho a opinião de que isso o mercado foi descontando ao longo dos meses e não é por acaso que o PSI é dos índices que mais subiu este ano. Além disso,estamos na época de distribuição de dividendos e o PSI vai sofrendo a erosão natural da correcção dos dias ex-dividendo de cada acção, pelo que está a aguentar estas pequenas estocadas.

Deixo aqui os gráficos actualizados do PSI mantendo as minhas anteriores análises: Mantenho o optimismo em relação à Bolsa portuguesa que venho mantendo há 22 meses. Um primeiro sinal de fraqueza, em termos de curto e médio prazo, seria a quebra do suporte horizontal entre os 7100 e os 7150 pontos. A fronteira entre o Bear e o Bull Market está na zona crucial de suporte entre os 6300 e os 6400 pontos. Para já, apesar do marasmo dos últimos meses, nenhum dos níveis importantes foi quebrado.

Abraço,
Ulisses
Anexos
psi1.png
psi2.png
psi3.png
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por mario s carvaho » 11/5/2014 0:22

Caro VHVR

Isso não é confusão é por outros a pensar numa perspectiva diferente da que têm ,, isso é muito importante :win

ab

mcarvalho
 
Mensagens: 466
Registado: 28/4/2014 15:32

Re: PSI 20

por RaposoTavares » 11/5/2014 0:07

VHVR Escreveu:Amigo Raposo,

Entre nós, que ninguém nos "ouve":
Penso que, o "Forrest" vai voltar ao trilho, rumo a Norte. Mas, talvez não apanhe todas as acções que deixou cair, talvez prefira apanhar outras novas, mais "frescas", de outras "árvores", a "fruta da época", pois as que largou poderiam estar já "maduras", talvez demasiado "maduras"… Talvez…
Digo eu, que não sou analista…

Um abraço,
VHVR


Ou talvez, muito verdes, demasiado verdes...

Digo eu, que também não sou nenhum analista...
Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: PSI 20

por VHVR » 10/5/2014 23:59

.
Editado pela última vez por VHVR em 3/7/2014 22:02, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 175
Registado: 11/4/2014 16:59

Re: PSI 20

por mario s carvaho » 10/5/2014 23:38

VHVR Escreveu:Amigo carvalho,

Por vezes, tirar as lentes "micro", e colocar as "macro", ajuda a ver melhor, pelo menos, a quem quer ver ao longe...
Repare na coluna %YTD…

Um abraço,
VHVR



Caro VHVR

muito sugestivo

e agradeço

tenho a certeza que interpretou bem o que pretendi transmitir

a fábula do Urso e do Touro

o Ulisses tem uns artigos muito interessante sobre o urso Misha e o Touro Bill... e eles falam ... daí a fábula

Agora tem razão.. a nivel macro tudo aponta para norte --- vamos aproveitando a tendencia
grande abraço e pf continue a ajudar-nos e a valorizar este espaço com os seus comentários (extensivo a todos os bem intencionados)

mcarvalho
 
Mensagens: 466
Registado: 28/4/2014 15:32

Re: PSI 20

por HJOR » 10/5/2014 22:50

Deixo um "rabisco" muito simples mas com algo muito interessante. O time cluster no dia 6 de maio.
Anexos
PSI20_D_2014-05-09.jpg
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], m-m, PAULOJOAO e 257 visitantes