Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por EuroSexy » 16/12/2014 14:15

Ulisses Pereira Escreveu:Eurosexy, já várias vezes tens repetido que o mercado está barato. Mas nunca o justificaste. Explica lá por que razão dizes isso.

Abraço,
Ulisses


Caro Ulisses,
Eu afirmo hoje que as acções portuguesas nunca tiveram tão baratas desde o 25 de Abril porque o rácio preço/valor está muito baixinho. Porquê?
Salvo um caso ou outro que o preço está perto do valor, todo resto está a desconto.
A galp é uma das empresas que ao cotar hoje está ao valor, mas se descer para 6 fica a desconto desde que o valor futuro se mantenha crescente.

Mesmo com as intervenções do banco central russo, o rubro entra em colapso e a economia provoca danos graves nas redes comerciais entre Europa Russia.
As autoridades têm uma influência controlada mas chega a certo ponto que nem eles conseguem controlar a situação da política monetária proque existem factores externos a influenciar a própria política. Quando isso acontece, o resto dos investidores entendem isso como uma falha grave porque acham que os mercados são eficientes e mesmo eles acabam com suas acções por destruir e reforçar os preços a baixar sem ter em conta a potencialidade futura de certas empresas.

Posso só dizer que desde que a galp entrou em bolsa só a tive uma vez. Todo tempo refutei investimento na galp e noutras porque achava que o mercado não estava a ser eficiente com a empresa.

Como conseguir ter dinheiro numa altura em que o mercado está barato e não há motivação nem dinheiro para fazer levantar o mercado?
Quem conseguir responder - não investindo a preços altos e insensatos.

Mr. Buffett compreende bem o mercado e tem sempre em conta a relação preço/valor de longo prazo. É por ai que devemos ir.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 16/12/2014 14:03

Hjor, mas o Caldeirão é palco de opiniões, desde as análise técnicas às fundamentais. É a pluralidade de opiniões que confere riqueza a este espaço e o confronto de opiniões é saudável.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por HJOR » 16/12/2014 13:56

EuroSexy Escreveu:
HJOR Escreveu:
EuroSexy Escreveu:(...)
Nunca em toda a história da bolsa portuguesa os preços das acções estiveram tão baratos como actualmente.
(...)


Baratas? Quais? Baratas estiveram no mínimo de 2012.
Neste momento só a GALP, JMT e PTC estão abaixo do valor quando do mínimo de 2012.
As restantes cotadas apresentam valorizações de 100%, 200%...300%.
Para igualarem o índice que se encontra próximo do mínimo de 2012 têm ainda muito que cair.
Enfim...



É por isso que nós nunca havemos de nos entender.
Uma acção pode subir e ficar mais barata pá! O mercado não tem que cair como dizes (mas tem estado a cair) mas isso não significa que vá cair mais dos 4500 euros, mas pode cair mais ainda...

E pode descer e ficar mais cara, efectivamente.

Mas repito: Desde o 25 de Abril que as acções portuguesas nunca tiveram tão baratas como hoje.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :shock:

A galp mesmo assim anda a cotar ao valor hoje. Andou anos acima do valor com o mercado optimista e com investidores contra mim a afirmar que tinha potencial e realmente até tem, mas isso depende do preço.

Sejam disciplinados e não gozem com a galp a 6 euros.
Se tivessem de comprar hoje uma acção e tivessem que a manter por 10 anos qual seria a escolha?
Eu já fiz as minhas escolhas, vocês façam as vossas.


Pois, pois, pois...podes dizer o que quiseres e até justificares, mas só me interessa o preço que aparece nos gráficos.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 16/12/2014 13:52

Eurosexy, já várias vezes tens repetido que o mercado está barato. Mas nunca o justificaste. Explica lá por que razão dizes isso.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por EuroSexy » 16/12/2014 13:48

HJOR Escreveu:
EuroSexy Escreveu:(...)
Nunca em toda a história da bolsa portuguesa os preços das acções estiveram tão baratos como actualmente.
(...)


Baratas? Quais? Baratas estiveram no mínimo de 2012.
Neste momento só a GALP, JMT e PTC estão abaixo do valor quando do mínimo de 2012.
As restantes cotadas apresentam valorizações de 100%, 200%...300%.
Para igualarem o índice que se encontra próximo do mínimo de 2012 têm ainda muito que cair.
Enfim...



É por isso que nós nunca havemos de nos entender.
Uma acção pode subir e ficar mais barata pá! O mercado não tem que cair como dizes (mas tem estado a cair) mas isso não significa que vá cair mais dos 4500 euros, mas pode cair mais ainda...

E pode descer e ficar mais cara, efectivamente.

Mas repito: Desde o 25 de Abril que as acções portuguesas nunca tiveram tão baratas como hoje.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :shock:

A galp mesmo assim anda a cotar ao valor hoje. Andou anos acima do valor com o mercado optimista e com investidores contra mim a afirmar que tinha potencial e realmente até tem, mas isso depende do preço.

Sejam disciplinados e não gozem com a galp a 6 euros.
Se tivessem de comprar hoje uma acção e tivessem que a manter por 10 anos qual seria a escolha?
Eu já fiz as minhas escolhas, vocês façam as vossas.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: PSI 20

por fff » 16/12/2014 13:26

Eu na minha analise de entrada parto sempre da visualização da floresta para a arvore. Normalmente do internacional para o nacional, e do nacional para a cotada .

Nunca da arvore para a floresta .

O sentimento destes dias, e o reflexo nas cotadas é um bom exemplo.
 
Mensagens: 1265
Registado: 29/11/2007 3:19
Localização: S. Cosme

Re: PSI 20

por HJOR » 16/12/2014 13:22

Caro Alquimista.

O Alquimista Escreveu:- tu olhas para o psi2o e daí procuras retirar informação para as cotadas; eu, se por exemplo quero negociar o bpi, quero lá saber como está o psi20.


O Alquimista Escreveu:Se o teu sistema e a tua opinião te dizem isso, presumo que tenhas recentemente shortado o psi20 (ou uma cotada onde queiras tentar replicar o mesmo movimento e não faltarão bons exemplos) e/ou que tenhas aproveitado toda esta descida.


Nem mais, este é um excelente exemplo, "in real time", de que tanto falamos e discordamos.

O Alquimista Escreveu:(...)Quanto a mim, nem estive/não estou longo ou curto pois dedico-me a outras praças, nem que seja pelo número de "treinadores de bancada" cá da nossa praça.


Por isso, deixei de comentar cotadas e raramente coloco um "rabisco", ficando-me pelo PSI20. :wink:

Abraço.
Editado pela última vez por HJOR em 16/12/2014 13:34, num total de 2 vezes.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 16/12/2014 13:16

Aqui ficam os gráficos actualizados do PSI, sem grandes novidades, com os ursos a dominarem em todos os horizontes temporais.

Abraço,
Ulisses
Anexos
psi1.png
psi2.png
psi3.png
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por yaya » 16/12/2014 12:28

HJOR Escreveu:
EuroSexy Escreveu:(...)
Nunca em toda a história da bolsa portuguesa os preços das acções estiveram tão baratos como actualmente.
(...)


Baratas? Quais? Baratas estiveram no mínimo de 2012.
Neste momento só a GALP, JMT e PTC estão abaixo do valor quando do mínimo de 2012.
As restantes cotadas apresentam valorizações de 100%, 200%...300%.
Para igualarem o índice que se encontra próximo do mínimo de 2012 têm ainda muito que cair.
Enfim...


Nem mais HJOR. A malta tem a memória curta.
Nessa altura (2012) é que estavam baratas. 8-)
Nesta altura entrar só a pensar que estão mais baratas do que há uns meses é um erro porque as médias móveis estão invertidas. A não ser para posições curtas.
Exemplo: a Mota Engil foi de 1€ em 2012 a 6€ em 2014. Agora tá quase a tocar na BBmínima no mensal que anda ali nos 1,7€.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1820
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: PSI 20

por jonas007 » 16/12/2014 11:31

É impressão minha ou quer inverter?
Se fechar assim ou melhor é um bom sinal...

Aguardando :wink:
 
Mensagens: 831
Registado: 21/5/2014 22:06

Re: PSI 20

por pvg80713 » 16/12/2014 11:13

pcm1979 Escreveu:
gorgo Escreveu: Será que o mercado está a prever uma crise mundial em 2015. Os emergentes estão mostrar esse cenário: Russia, brasil, china até as cotadas africanas estão a cair fortemente.


Banco chinês dá carro da Mercedes para atrair clientes e depósitos - InfoMoney
Veja mais em: http://www.infomoney.com.br/bloomberg/c ... -depositos

:mrgreen:



A Rússia alterou a taxa de juro para 17% !

Isto não pode mesmo ser bom para os BRICS e para o mundo em geral... O petróleo está ao nivel mais baixo de muitos anos, mas nem isto faz as coisas recuperarem...

Também concordo que não se está a fazer nenhum rally de Natal... As principais empresas estão a descer muito... Caso da Galp que salvo erro está abaixo do IPO... e depois há empresas a despenhar-se tipo Mota Engil. Há também a PT que nem se fala... enfim, nenhuma luz de Natal...

Desgraça toda a gente fala... mas nunca acontece....

Todos os sinais de uma Tespestade Perfeita estão em frente de nós.... mas nunca aconteceu.... parece-me mais uma morte lenta...

E não me admirava nada que o PSI fizesse abaixo de 4000 muito em breve....
 
Mensagens: 4191
Registado: 19/4/2005 11:11

Re: PSI 20

por katolo » 16/12/2014 1:45

Rally de Natal :mrgreen:

Imagem
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: PSI 20

por Sergon » 15/12/2014 23:22

Eh pá!
Fizeram hoje cada vela mais feia, para mim, numa visão apressada, a vela mais decente, menos decadente é a da EDPR, o resto diz bem das quedas que se avizinham.

Quando parar o movimento de queda espero bem que os mais avisados sinalizem, pois tenho aprendido, mas a custo de uns bons tostões queimados. Claro, ainda espero que haja mundo por estes dias e não hajam mais falências pelo caminho.

até lá aguardar com serenidade.
 
Mensagens: 115
Registado: 8/12/2006 20:38

Re: PSI 20

por pcm1979 » 15/12/2014 22:51

gorgo Escreveu: Será que o mercado está a prever uma crise mundial em 2015. Os emergentes estão mostrar esse cenário: Russia, brasil, china até as cotadas africanas estão a cair fortemente.


Banco chinês dá carro da Mercedes para atrair clientes e depósitos - InfoMoney
Veja mais em: http://www.infomoney.com.br/bloomberg/c ... -depositos

:mrgreen:
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: PSI 20

por gorgo » 15/12/2014 21:51

Efetivamente não podemos perder on foco. Dois anos e meio depois a relação alterou-se. Temos mais duas que valem zero. ESFG e BES, mas não podem ser transacionadas.
O barato terá de ter em conta o contexto de crescimento da economia e não de espiral recessiva de 2012. Será que o mercado está a prever uma crise mundial em 2015. Os emergentes estão mostrar esse cenário: Russia, brasil, china até as cotadas africanas estão a cair fortemente.
 
Mensagens: 551
Registado: 26/8/2007 20:40
Localização: 16

Re: PSI 20

por HJOR » 15/12/2014 21:12

EuroSexy Escreveu:(...)
Nunca em toda a história da bolsa portuguesa os preços das acções estiveram tão baratos como actualmente.
(...)


Baratas? Quais? Baratas estiveram no mínimo de 2012.
Neste momento só a GALP, JMT e PTC estão abaixo do valor quando do mínimo de 2012.
As restantes cotadas apresentam valorizações de 100%, 200%...300%.
Para igualarem o índice que se encontra próximo do mínimo de 2012 têm ainda muito que cair.
Enfim...
Editado pela última vez por HJOR em 15/12/2014 21:52, num total de 1 vez.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: PSI 20

por EuroSexy » 15/12/2014 19:55

Quem pensou que em 2013 seria o início de um bullmarket, hoje dá-me razão que a tendência primária se auto-reforça.

Não é possível estabelecer paralelismo com o que ser quer do mercado com realmente a realidade.

Nunca em toda a história da bolsa portuguesa os preços das acções estiveram tão baratos como actualmente.

Se tivesse que arriscar diria que o PSI20 deve vir aos 4500 pontos ou um pouco mais abaixo e entrar depois num longo bullmarket.

O mercado não é eficiente porque apenas se está a basear no presente. O mercado devia antecipar a potencialidade futura das acções portuguesas, mas não o faz.
Porquê? - Porque os investidores em massa, no seu conjunto erráticos e dependentes daquilo que o mercado faz, não pensam de forma correcta.

Teremos galp a 6 euros finalmente? A galp parece querer ficar mais próxima da realidade. Sem dúvida.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: PSI 20

por Celsius-reloaded » 15/12/2014 18:37

Parece que este ano em vez do rally temos o drift de Natal. :shock:
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: PSI 20

por yaya » 15/12/2014 18:23

Dia 17 é já a 1ª volta eleições na Grécia.
Amanhã índice PMI ZE e Alemanha e índice industrial da China. E ainda resultado testes stress a bancos ingleses.
Editado pela última vez por yaya em 15/12/2014 19:04, num total de 2 vezes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1820
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: PSI 20

por fff » 15/12/2014 16:59

Estes são outros tempos ...
 
Mensagens: 1265
Registado: 29/11/2007 3:19
Localização: S. Cosme

Re: PSI 20

por ovelhaxone » 15/12/2014 16:53

como se dizia há uns anos, atenção que o comboio vai partir. \:D/
 
Mensagens: 1585
Registado: 18/7/2013 15:16

Re: PSI 20

por fff » 15/12/2014 16:18

O PSI neste momento está todo a mexer , o que é muito bom , especialmente para quem estiver curto neste momento.
 
Mensagens: 1265
Registado: 29/11/2007 3:19
Localização: S. Cosme

Re: PSI 20

por ovelhaxone » 15/12/2014 16:14

até a sonae industria está a querer mexer. muito bom :-"
 
Mensagens: 1585
Registado: 18/7/2013 15:16

Re: PSI 20

por yaya » 15/12/2014 15:56

katolo Escreveu:Por mais AT's e AF's que inventem, ninguém adivinha o comportamento do mercado no curto, médio ou longo-prazo! Há tantas variáveis independentes e não controláveis que influenciam os mercados que "prognósticos só no final do jogo"!

Espero mesmo que tenha sido o fundo! Custa-me que não o tenha sido, porque dizem que o mercado é a realidade do país... Eu estou farto de ver este país na m€rd@...


katolo a AT é fundamental se quiseres ter sucesso

Explicando por analogias: para andar de bicicleta há que aprender, para andar carro é necessário tirar a carta e umas aulas de condução, para tocar viola é fundamental de aprender a tocar, para pilotar um avião é necessário ter MUITAS horas de voo a treinar. Para a bolsa se quiseres ter sucesso tens de aprender também a técnica. É que se não souberes andar de bicicleta nem tocar viola não vem mal ao mundo agora em bolsa arriscas-te a perder o TEU dinheiro.

A lógica das ondas é sempre a mesma e funciona para o diário, semanal e mensal. MACRO = MICRO. Adivinhar o dia de amanhã ninguém adivinha mas se perceberes a lógica das ondas consegues prever com uma certa margem de erro o rumo que tomará e não cometes o erro de entrar no momento errado.

Sem querer ser desmancha prazeres, quanto a dividendos existe sempre a hipótese de serem cortados para reduzir a dívida das cotadas.

Cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1820
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: PSI 20

por fff » 15/12/2014 14:40

SHARPTRADER Escreveu:Gosto destas subidas de inicio de semana , "Fresquinhas".

A mim parecem-me mais subidas para os ansiosos ou distraidos .

Para quem está a aguardar o Rallye de Natal , é melhor começar a enviar cartas ao Pai Natal , que isto não está fácil.


É por isso que gosto do PSI . Demasiado previsivel, o que nos momentos de subida , nos dá boas rentabilidades e mais-valias, com pouco risco.

UPS, lá se foi o rallye do inicio da manhã e já está negativo.
 
Mensagens: 1265
Registado: 29/11/2007 3:19
Localização: S. Cosme

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Cem pt, Crissssx, Google [Bot], Google Adsense [Bot], mquinaz, PAULOJOAO, PMP69, zulu404 e 298 visitantes