Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por HJOR » 31/10/2013 18:11

Espero o mesmo que descrevi para o BES, pois tem tido nos últimos tempos comportamento idêntico.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: PSI 20

por jotas007 » 31/10/2013 16:07

canguru Escreveu:updade. esta semana a zona crírica levou com mais um toque no lombo. parece-me que os touros já gastarm todas as balas da semana.

à 3ª será de vez (seria a 5ª este ano...)?

3 semanas no range ~6150-6350


Boa tarde Canguru,

Olhando para o teu grafico, acredito que o PSI-20 tenha que picar o ponto nos 61% da fibo, fazendo uma correção em forma de abc e depois veremos se aparecem os compradores para fazer subir isto e quebrar a resistencia!!

É minha leitura, agora falta saber se faz a minha vontade! :D

Bons negocios
“O sucesso no investimento é toda a gente concordar contigo... mais tarde.” - Jim Grant
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 406
Registado: 28/7/2013 12:03

Re: PSI 20

por trend=friend » 31/10/2013 15:50

gap de ontem a ser fechado?
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: PSI 20

por canguru » 31/10/2013 13:29

updade. esta semana a zona crírica levou com mais um toque no lombo. parece-me que os touros já gastarm todas as balas da semana.

à 3ª será de vez (seria a 5ª este ano...)?

3 semanas no range ~6150-6350
Anexos
PSI 20(Hourly)20131031122421.png
PSI 20(Hourly)20131031122421.png (32.31 KiB) Visualizado 7667 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

Re: PSI 20

por Elias » 31/10/2013 1:02

também há CFD sobre índices
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: PSI 20

por 5640533 » 31/10/2013 0:55

Os ETF's replicam fielmente os índices. Custos: há informação no preçário do Banco Best. A fiscalidade é quase igual à dos fundos de investimento.
 
Mensagens: 1981
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: PSI 20

por pedrovik77 » 31/10/2013 0:17

canguru Escreveu:
pedrovik77 Escreveu:Do teu esclarecimento falas de fundos de investimento e unidades de participação mas isto não tem que ver com índices. Correto?


Tentam replicar o índice mas muito raramente o batem. Deve haver ETF mas aí mas tens de ver: liquidez, custódia, custos de entrada/saída, impostos de mais valias, etc...

Por exemplo, eu tenho uma parte da carteira (~1/3) no Caixa Gest PT (mais pelo índice do que pela performance do fundo - não bate o mercado)



Amanha, quando o mercado estiver aberto irei analisar e depois darei nota daquilo que me aparece no homebanking da CGD.

Eu pretendia, no futuro, equilibrar a minha carteira com índices e não com fundos. Mas, se é como informas, principalmente a questão da tributação sobre as mais valias, é uma hipótese que terei que analisar.

Obrigado,
Pedro
 
Mensagens: 20
Registado: 5/8/2013 21:01

Re: PSI 20

por canguru » 31/10/2013 0:07

pelo que me lembro o melhor fundo de acções nacionais ate era o Santander
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

Re: PSI 20

por canguru » 31/10/2013 0:00

pedrovik77 Escreveu:Do teu esclarecimento falas de fundos de investimento e unidades de participação mas isto não tem que ver com índices. Correto?


Tentam replicar o índice mas muito raramente o batem. Deve haver ETF mas aí mas tens de ver: liquidez, custódia, custos de entrada/saída, impostos de mais valias, etc...

Por exemplo, eu tenho uma parte da carteira (~1/3) no Caixa Gest PT (mais pelo índice do que pela performance do fundo - não bate o mercado)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

Re: PSI 20

por pedrovik77 » 30/10/2013 23:56

canguru Escreveu:
pedrovik77 Escreveu:boas noites caros colegas,

Caso deseje como posso negociar índices? Qual o preço de transação?

Cumprimentos,
Pedro


fundos de investimento (qualquer banco português têm um que actua sobre o mercado português). negocias unidades de participação. não tens de adivinhar as que sobem mais (porque é muito muito difícil bater o mercado) e já vêm limpinhos de impostos


boa noite,

Eu utilizo a orey itrade para negociar mas não consigo negociar índices, per si.

Já no meu homebanking (CGD) e, provavelmente, pelo mercado estar fechado não é possível perceber como funciona.

Do teu esclarecimento falas de fundos de investimento e unidades de participação mas isto não tem que ver com índices. Correto?

Cumprimentos,
Pedro
 
Mensagens: 20
Registado: 5/8/2013 21:01

Re: PSI 20

por canguru » 30/10/2013 23:42

pedrovik77 Escreveu:boas noites caros colegas,

Caso deseje como posso negociar índices? Qual o preço de transação?

Cumprimentos,
Pedro


fundos de investimento (qualquer banco português têm um que actua sobre o mercado português). negocias unidades de participação. não tens de adivinhar as que sobem mais (porque é muito muito difícil bater o mercado) e já vêm limpinhos de impostos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

Re: PSI 20

por pedrovik77 » 30/10/2013 23:18

boas noites caros colegas,

Caso deseje como posso negociar índices? Qual o preço de transação?

Cumprimentos,
Pedro
 
Mensagens: 20
Registado: 5/8/2013 21:01

Re: PSI 20

por canguru » 30/10/2013 12:34

Depois de o psi ter sido amparado (para cima e para baixo) pelos "fibonacci retracement", explode e entra novamente na zona teste. dos 63XX

abaixo dos 6100 o cenário bull de curto-médio prazo é alterado
Anexos
PSI 20(Hourly)20131030112910.png
PSI 20(Hourly)20131030112910.png (31.24 KiB) Visualizado 8324 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

Re: PSI 20

por Trolha2 » 30/10/2013 12:25

O animal hoje está bruto :shock:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 204
Registado: 24/3/2012 17:17
Localização: Lisboa

Re: PSI 20

por Momenta » 29/10/2013 20:08

PSI confirma o harami e faz uma vela bem bonita. Gostei...
Anexos
screenshot_001.png
screenshot_001.png (20.26 KiB) Visualizado 8723 vezes
 
Mensagens: 421
Registado: 6/10/2011 13:34
Localização: 14

Re: PSI 20

por tiagopt2 » 28/10/2013 17:34

Obrigado pelos vossos comentários.

Marcanov,
Tens toda a razão, a jmt tem sido de contraciclos, mesmo sendo um título de peso não é de facto fundamental para traçar o rumo do índice.

Albarra,
Bem visto, esqueci-me da lateralização da Galp. É curioso que são os títulos com maior exposição a investidores estrangeiros aqueles que menos sobem... Será isso resultado da desconfiança internacional face ao nosso país? Apesar de terem existido algumas entradas institucionais, nem por aí tem havido grandes movimentações!
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

Re: PSI 20

por albarrã » 28/10/2013 15:40

Tiago, mais um muito bom contributo para o fórum! Face ao peso que tem no índice (e até simbolismo) acrescentaria a Galp à tua análise, tanto para sustentar a lateralização do PSI como para uma arrancada definitiva para um bull mode.
Que nunca por vencidos se conheçam!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 194
Registado: 20/4/2009 12:50
Localização: 21

Re: PSI 20

por Pousada » 28/10/2013 14:58

Execelente trabalho Tiago Parabéns.

Bons Negócios
Pousada
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 310
Registado: 20/5/2006 11:13
Localização: Berço de Portugal

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 28/10/2013 14:25

Muito bom, Tiago e excelente comentário do Marcanov.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por RML » 28/10/2013 12:24

tiagopt Escreveu:O PSI-20 foi o vencedor da sondagem semanal, dando uma goleada às commodities! Não é de todo surpreendente, dadas as crescentes expectativas que ultimamente têm sido geradas em redor do mercado português. A bolsa parece estar a querer dar um ar da sua graça e, se assim fosse, muito teria o país a ganhar com esse factor. Não só pela tributação de impostos sob as mais valias, e semelhantes ganhos colaterais. Caso o movimento ascendente se mantivesse pelo menos até meados de 2014 teríamos certamente uma colocação em bolsa dos CTT de grande sucesso, permitindo esse factor arrecadar provavelmente mais 100 ou 200 milhões de euros do que aconteceria numa privatização por venda directa. Haja sucesso nesta colocação em bolsa e mais seguirão esta via! Assim de repente vem-me à memória o nome da TAP... talvez por tantas vezes ter defendido que a OPV seria a melhor solução para a empresa, para os contribuintes e para o estado...

Depois de uma subida de 45% em relativamente pouco tempo, a inversão de 12% nos 6355 pontos originou uma dor de cabeça em forma de resistência, que teima em perdurar. Apesar de termos atingido na passada semana novo máximo relativo, nos 6416 pontos, não podemos considerar ainda que a difícil resistência tenha sido superada. Será necessário novo ataque e uma convincente quebra em alta para se poder assinalar em definitivo a passagem de bear para bull market.

Pode assim considerar-se que tecnicamente o PSI está em lateralização desde o início deste ano. Esta lateralização deve-se em muito a apenas dois dos seus constituíntes, a PT e a Jerónimo Martins. Se não há grandes dúvidas em assinalar que títulos como a EDP, a Altri, o BPI, Mota-Engil e afins estão em claro bull mode, estes dois pesos-pesados continuam a levantar fortes suspeitas aos investidores e isso tem prejudicado uma subida mais consistente do índice. E se em relação à PT estou neutro e expectante, em relação à Jerónimo Martins estou claramente negativista.

Voltando ao índice, o que poderemos esperar do curto-médio prazo? Depois de nove velas verdes, algo que já não era visto há vários anos, a actual correcção tem tanto de normal como de salutar. Não era expectável que a resistência quebrasse em definitivo à primeira tentativa... O mesmo já não se espera de uma segunda tentativa, que poderá chegar em breve. A consolidação triangular que esteve na origem do ataque à resistência deverá agora servir de suporte à correcção, relançando novo ataque ascendente. Por definição o vértice das consolidações triangulares serve normalmente de suporte/resistência, devido ao congestionamento que geralmente existe nessas zonas. Assim, acredito que o padrão impeça maiores quedas, sendo provável que a inversão se dê antes dos 6000 pontos.

Caso esta zona não resista e a correcção se intensifique poderão regressar as dúvidas e a incerteza, o que poderia despoletar uma visita à zona dos 5600 pontos. Mas esse é um cenário que é ainda demasiado hipotético para ser considerado. Para já, tudo aponta para que as cotações continuem a subir!


Boas Tiagopt.
Antes de mais os meus parabens pelos artigos que publicas, pois são uma mais valia para quem acompanha este forum.
Quanto ao eventual bullish do PSI20, é verdade que estaremos dependentes dos pesos pesados, não obstante, é de relembrar que a Jerónimo Martins nos ultimos anos tem estado Bullish e o PSI 20 Bearish, não sendo para mim um ponto importante para o PSI 20 poder cavalgar rumo a norte. Já quanto à PT, também estou neutro, e esta sim, na minha ótica é de uma primordial importância para auxiliar o PSI 20.

Bons negócios.
Cump`s

RML
 
Mensagens: 109
Registado: 19/11/2010 19:34
Localização: 10

Re: PSI 20

por pacheco1979 » 28/10/2013 12:03

tiagopt Escreveu:O PSI-20 foi o vencedor da sondagem semanal, dando uma goleada às commodities! Não é de todo surpreendente, dadas as crescentes expectativas que ultimamente têm sido geradas em redor do mercado português. A bolsa parece estar a querer dar um ar da sua graça e, se assim fosse, muito teria o país a ganhar com esse factor. Não só pela tributação de impostos sob as mais valias, e semelhantes ganhos colaterais. Caso o movimento ascendente se mantivesse pelo menos até meados de 2014 teríamos certamente uma colocação em bolsa dos CTT de grande sucesso, permitindo esse factor arrecadar provavelmente mais 100 ou 200 milhões de euros do que aconteceria numa privatização por venda directa. Haja sucesso nesta colocação em bolsa e mais seguirão esta via! Assim de repente vem-me à memória o nome da TAP... talvez por tantas vezes ter defendido que a OPV seria a melhor solução para a empresa, para os contribuintes e para o estado...

Depois de uma subida de 45% em relativamente pouco tempo, a inversão de 12% nos 6355 pontos originou uma dor de cabeça em forma de resistência, que teima em perdurar. Apesar de termos atingido na passada semana novo máximo relativo, nos 6416 pontos, não podemos considerar ainda que a difícil resistência tenha sido superada. Será necessário novo ataque e uma convincente quebra em alta para se poder assinalar em definitivo a passagem de bear para bull market.

Pode assim considerar-se que tecnicamente o PSI está em lateralização desde o início deste ano. Esta lateralização deve-se em muito a apenas dois dos seus constituíntes, a PT e a Jerónimo Martins. Se não há grandes dúvidas em assinalar que títulos como a EDP, a Altri, o BPI, Mota-Engil e afins estão em claro bull mode, estes dois pesos-pesados continuam a levantar fortes suspeitas aos investidores e isso tem prejudicado uma subida mais consistente do índice. E se em relação à PT estou neutro e expectante, em relação à Jerónimo Martins estou claramente negativista.

Voltando ao índice, o que poderemos esperar do curto-médio prazo? Depois de nove velas verdes, algo que já não era visto há vários anos, a actual correcção tem tanto de normal como de salutar. Não era expectável que a resistência quebrasse em definitivo à primeira tentativa... O mesmo já não se espera de uma segunda tentativa, que poderá chegar em breve. A consolidação triangular que esteve na origem do ataque à resistência deverá agora servir de suporte à correcção, relançando novo ataque ascendente. Por definição o vértice das consolidações triangulares serve normalmente de suporte/resistência, devido ao congestionamento que geralmente existe nessas zonas. Assim, acredito que o padrão impeça maiores quedas, sendo provável que a inversão se dê antes dos 6000 pontos.

Caso esta zona não resista e a correcção se intensifique poderão regressar as dúvidas e a incerteza, o que poderia despoletar uma visita à zona dos 5600 pontos. Mas esse é um cenário que é ainda demasiado hipotético para ser considerado. Para já, tudo aponta para que as cotações continuem a subir!


:clap: :clap: :clap: :clap: gosto....
 
Mensagens: 565
Registado: 17/8/2013 23:25

Re: PSI 20

por tiagopt2 » 28/10/2013 9:13

O PSI-20 foi o vencedor da sondagem semanal, dando uma goleada às commodities! Não é de todo surpreendente, dadas as crescentes expectativas que ultimamente têm sido geradas em redor do mercado português. A bolsa parece estar a querer dar um ar da sua graça e, se assim fosse, muito teria o país a ganhar com esse factor. Não só pela tributação de impostos sob as mais valias, e semelhantes ganhos colaterais. Caso o movimento ascendente se mantivesse pelo menos até meados de 2014 teríamos certamente uma colocação em bolsa dos CTT de grande sucesso, permitindo esse factor arrecadar provavelmente mais 100 ou 200 milhões de euros do que aconteceria numa privatização por venda directa. Haja sucesso nesta colocação em bolsa e mais seguirão esta via! Assim de repente vem-me à memória o nome da TAP... talvez por tantas vezes ter defendido que a OPV seria a melhor solução para a empresa, para os contribuintes e para o estado...

Depois de uma subida de 45% em relativamente pouco tempo, a inversão de 12% nos 6355 pontos originou uma dor de cabeça em forma de resistência, que teima em perdurar. Apesar de termos atingido na passada semana novo máximo relativo, nos 6416 pontos, não podemos considerar ainda que a difícil resistência tenha sido superada. Será necessário novo ataque e uma convincente quebra em alta para se poder assinalar em definitivo a passagem de bear para bull market.

Pode assim considerar-se que tecnicamente o PSI está em lateralização desde o início deste ano. Esta lateralização deve-se em muito a apenas dois dos seus constituíntes, a PT e a Jerónimo Martins. Se não há grandes dúvidas em assinalar que títulos como a EDP, a Altri, o BPI, Mota-Engil e afins estão em claro bull mode, estes dois pesos-pesados continuam a levantar fortes suspeitas aos investidores e isso tem prejudicado uma subida mais consistente do índice. E se em relação à PT estou neutro e expectante, em relação à Jerónimo Martins estou claramente negativista.

Voltando ao índice, o que poderemos esperar do curto-médio prazo? Depois de nove velas verdes, algo que já não era visto há vários anos, a actual correcção tem tanto de normal como de salutar. Não era expectável que a resistência quebrasse em definitivo à primeira tentativa... O mesmo já não se espera de uma segunda tentativa, que poderá chegar em breve. A consolidação triangular que esteve na origem do ataque à resistência deverá agora servir de suporte à correcção, relançando novo ataque ascendente. Por definição o vértice das consolidações triangulares serve normalmente de suporte/resistência, devido ao congestionamento que geralmente existe nessas zonas. Assim, acredito que o padrão impeça maiores quedas, sendo provável que a inversão se dê antes dos 6000 pontos.

Caso esta zona não resista e a correcção se intensifique poderão regressar as dúvidas e a incerteza, o que poderia despoletar uma visita à zona dos 5600 pontos. Mas esse é um cenário que é ainda demasiado hipotético para ser considerado. Para já, tudo aponta para que as cotações continuem a subir!
Anexos
PSI 20 INDEX.png
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

Re: PSI 20

por richboy » 25/10/2013 23:06

trend=friend Escreveu:Euroouro, qual a lógica de acções e juros da dívida a descer?

REPARA..o estado vai acabr por equilibar as contas e sabemos como, a consequencia sera asfixiar a economia, portanto yelds a baixarem e a economia a acompanhar `e possivel, este seria um voltar ao tempo de salazar cofres cheios de dinheiro e a populaçao sem dinheiro!
 
Mensagens: 135
Registado: 10/7/2013 18:37

Re: PSI 20

por KIMBALA » 25/10/2013 21:57

Eurouro Escreveu:O mercado já está antecipando o fraco crescimento economico de 2014 e acho que excedeu-se. Se 2015 for igual a 2013 então vamos ter algumas dificuldades de curto prazo.
Vamos assistir a um fenómeno que é nos depararmos com as acções a descer juntamente com o juros da divida pública até à saída da TROIKA.

O petróleo está a corrigir para patamares que permitem a longo prazo relançamento economico sustentado.


Boas,

faço te só uma pergunta? Mas em momento algum o mercado pensou que o crescimento de Portugal seria diferente de fraco em 2014? Ao ler o teu comentário da forma como é posto, dá a entender que estava previsto um mega crescimento e que entretanto se chegou a conclusão que afinal portugal não crescerá assim tanto..

Tu e os fenómenos... desculpa lá mas maior fenómeno que tu é difícil encontrar
Os teus comentários raramente fazem um minimo de sentido. hummm tirando aquelas vezes que os acompanhas com uns graficos marados com uns sarrabiscos que mais parecem desenhos abstratos... sorry não me contive :)

Cumps,
MAV
 
Mensagens: 381
Registado: 24/8/2009 17:17
Localização: 20

Re: PSI 20

por ZangDout » 25/10/2013 21:32

trend=friend Escreveu:Euroouro, qual a lógica de acções e juros da dívida a descer?


Mas ainda te das ao trabalho de lhe perguntar alguma coisa?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 363
Registado: 21/7/2012 18:06
Localização: 12

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Andre vez, Bing [Bot], Google [Bot], MR32, PAULOJOAO, PMP69, Shimazaki_2 e 218 visitantes