Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por scarface » 26/11/2013 11:59

grafico PSI dos ultimos dois anos o indice tem respeitado uma barreira dos 5700 6400 com quebra em baixa em Maio de 2013 mas que encontrou suporte numa provável LTA que se pode vir a formar com o minimo de Agosto de 2012 e segundo toque Agosto de 2013, faltando um terceiro para validar a linha.
Nos ultimos meses o PSI tem encontrado suporte nos 6100 e resistencia 6400/6450.
Para já na minha opiniao não existe muito a fazer apesar das ações que compõe o índice algumas estarem com sinais claros bullish.
Entretanto vamos aguardar por futuros desenvolvimentos.
MM com golden cross e OBV a sinalizar aumento volume.
Que vos parece?
Abraço e bons negócios!
Anexos
PSI 20 INDEX(C).png
PSI 20 INDEX(C).png (36.09 KiB) Visualizado 6727 vezes
 
Mensagens: 73
Registado: 6/9/2011 23:18
Localização: 20

Re: PSI 20

por scarface » 26/11/2013 11:48

TheMolle Escreveu:Que comentários vos sugere este "boneco"?


The Molle sugeres um triangulo simétrico?

Abraço
 
Mensagens: 73
Registado: 6/9/2011 23:18
Localização: 20

Re: PSI 20

por AAA_ » 25/11/2013 18:04

TheMolle Escreveu:oscar, parece-me que o PSI está a subir de acordo com a subida dos pesos pesados. Nada de anormal até agora! A mim também me parece que para se quebrar esta resistência teremos de contar com a subida não apenas dos pesos pesados, mas também dos "médios" e "leves"!

Mas se queres a minha opinião, parece-me que se estão a por a jeito ;)


Manifestamente a subida do PSI foi travada pela banca. Os pesos pesados subiram bastante mais que o índice.
Continuo a achar que isto não vai lá sem a banca a ajudar...
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: PSI 20

por Primvs » 25/11/2013 15:18

O que falta...é aquele tipo dos tambores das galeras do Ben-Hur...a acelerar o ritmo e a gritar..."Ramming Speed"
Anexos
Benhur.jpg
Benhur.jpg (4.4 KiB) Visualizado 7148 vezes
É da vida...
 
Mensagens: 2983
Registado: 6/2/2007 16:36
Localização: Alverca

Re: PSI 20

por TheMolle » 25/11/2013 15:06

oscar, parece-me que o PSI está a subir de acordo com a subida dos pesos pesados. Nada de anormal até agora! A mim também me parece que para se quebrar esta resistência teremos de contar com a subida não apenas dos pesos pesados, mas também dos "médios" e "leves"!

Mas se queres a minha opinião, parece-me que se estão a por a jeito ;)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 662
Registado: 19/7/2013 19:23

Re: PSI 20

por AAA_ » 25/11/2013 14:18

Os 3 pesos pesados EDP, Galp e JM a puxarem pelo PSI e com a PT a puxar mais ainda e não arranca. Isto não passa os 6400 se a banca não ajudar, caros amigos. :!:
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: PSI 20

por Primvs » 25/11/2013 13:24

É um post sem grande conteudo...mas é um desabafo...é tao confregedora a fragilidade da nossa bolsa e das nossas cotadas face às congeneres europeias...

Enfim...um tipo só compra accoes portuguesas porque quer...

Como dizia o Scolari...o Burro sou eu!!!
É da vida...
 
Mensagens: 2983
Registado: 6/2/2007 16:36
Localização: Alverca

Re: PSI 20

por trend=friend » 23/11/2013 12:40

Interessante pepe7...

Parece-me também interessante apontar o facto de estarmos a chegar à última semana de Novembro, penso que qualquer um se recorda do período que se iniciou no PSI20 há cerca de 52/53 semanas e que terminou em finais de Janeiro já deste ano.

Comentário talvez mais para quem dá valor a determinados meses do ano e se guia por sell in Mays and go aways ou por Christmas rallys, mas será que poderemos ter um movimento paralelo? Esbatida que está agora, pelas 2 últimas semanas, alguma bullishness da chegada à porta dos 6.400...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3983
Registado: 27/8/2013 19:39

ETF PSI20

por pepe7 » 23/11/2013 1:58

Olá,
Deixo o gráfico do ETF PPP - ComStage PSI20 e respectivo volume brutal desta sexta feira... :shock: :P
Bom fdsemana
Anexos
ComStage PSI20.png
ComStagePSI20.png
ComStage PSI20.png1.png
Abraço,
Pepe

Querer é poder.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: PSI 20

por TheMolle » 22/11/2013 22:15

Que comentários vos sugere este "boneco"?
Anexos
PSI 20 INDEX22112013SEMANAL.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 662
Registado: 19/7/2013 19:23

Re: PSI 20

por bosss » 21/11/2013 3:23

Hummm estas noticias fazem-me lembrar algo!!...

PSI
Investidores portugueses regressam em força à bolsa nacional

21/11/13 00:06

As ordens dos investidores de retalho residentes sobre acções dispararam 70% em Outubro, para 1,56 mil milhões.

É o regresso dos pequenos investidores portugueses à bolsa nacional. De acordo com os dados ontem divulgados pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, as ordens sobre acções dadas por investidores de retalho residentes dispararam 70% em Outubro face ao mês anterior, para um total de 1,56 mil milhões de euros. Um valor semelhante ao que era negociado por estes investidores em Agosto de 2008, antes do colapso financeiro mundial, mas longe ainda da fasquia dos quatro mil milhões que eram transaccionados em 2007.
cumprimentos...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 413
Registado: 15/10/2013 0:37
Localização: wall street

Re: PSI 20

por Trolha2 » 21/11/2013 1:27

Boas,

Para dizer a verdade não gostei nada do dia de hoje, eu sou daqueles que pensa que se o SP500 começa a corrigir ou começa a descambar nós vamos atrás.
Já tinha observado que sempre que existem correcções no sp500 o psi20 vai atrás.
Ficou demonstrado no passado dia 7 quando o BCE baixou a taxa para 0,25 e os mercados dispararam, o sp500 abriu a cair e toda a Europa foi atrás. :-k
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 204
Registado: 24/3/2012 17:17
Localização: Lisboa

Re: PSI 20

por Momenta » 20/11/2013 18:19

MAV8 Escreveu:
Momenta Escreveu:P.S. Em termos filosóficos, é interessante o aparente paradoxo de um dos caminhos para se saber mais sobre algo sugerir não dar importância aos porquês.


A questão aqui é que os porquês só se conhecem posteriormente, conseguir saber qual a reação dos investidores, as suas razões para investir seria o conhecimento mais valioso que se podia ter no mercado.

Os Porquês que se veem nas noticias são meras especulações e geralmente não se relacionam com os movimentos descritos, para já não falar dos porques que servem para justificar movimentos contrários!!!!

A verdadeira razão dos movimentos bolsistas normalmente verifica-se semanas ou meses mais tarde com a saida de informações, resultados, indicadores economicos, opa's, alterações de mercados, etc...

Quando estas noticias saem geralmente o titulo em questão está na fase final do seu movimento...


Nem mais. Desperdício de energia na "caça ao piopardo". Ou aos gambozinos, para quem preferir.
 
Mensagens: 421
Registado: 6/10/2011 13:34
Localização: 14

Re: PSI 20

por sem2006 » 20/11/2013 17:54

pacheco1979 Escreveu:mas que grande pancada hoje... alguma explicação para estas quedas de hoje??

abraços



que tal uns 6400 que são uma autêntica muralha da china :lol:
 
Mensagens: 348
Registado: 29/4/2009 13:31
Localização: 13

Re: PSI 20

por pacheco1979 » 20/11/2013 17:50

mas que grande pancada hoje... alguma explicação para estas quedas de hoje??

abraços
 
Mensagens: 565
Registado: 17/8/2013 23:25

Re: PSI 20

por Eurouro » 20/11/2013 14:09

Warren Buffett comprou recentemente a Exxon Mobil por 90 usd e grandiosamente manda cá para fora que daqui a 100 anos a Exxon continuará a ser uma das maiores companhias petroliferas de sempre dando aos seus accionistas trilhoes e trilhoes de dolares!!!

Será a Exxon uma petrolifera especial?

E a Galp? e as outras petroliferas?

Qual ou quais as petroliferas que sobrevivem e as que saiem do mapa?
Não deixarão as petroliferas de desempenhar um papel importante com o desenvolvimento das energias alternativas?

Por cá Americo Amorim já veio dizer que não está interessado ficar com mais acções da galp e prefere reforçar a parceria com os chinas de modo a lhe garantirem que fiquem um dia com as suas acções no caso de pretender sair.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 498
Registado: 18/7/2013 16:01

Re: PSI 20

por canguru » 20/11/2013 13:46

canguru Escreveu:
ZangDout Escreveu:Ninguém é da opinião que a maior parte das cotadas do psi está com o movimento bastante esticado, e que seria saudável uma laterização ou até correção em alguns casos?
É esse o principal motivo que me leva a estar fora neste momento.



das que fazem mexer o índice*, nenhuma está "esticada". nenhuma mesmo.

*BCP/BES
EDP
GALP
JMT
PT
representam 80% do psi



há dias o Elias fez referência ao comportamento destas cotadas e à restência do PSI nos ~6350.

a quebra desse valor (a verificar-se) terá de correspoder a um movimento up de pelo menos metade destas 5/6.

melhores colocadas (evidências técnicas):
BCP - próxima de máximos de 2 anos
EDP - próxima de máximos de 2 anos

quanto às restantes:
JMT - pode quebrar a LTD e a zona de resistência 15-14.5. não será nada fácil e mudaria o aspecto bear de médio prazo do título (além disso esta gosta de contrariar o PSI)
PT - reagir ao suporte nos 3?

BES - ainda têm de escalar ~10% até ao anterior máximo
GALP - está perdida num range (e ainda por cima a meio caminho da resitência e suporte)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

Re: PSI 20

por MAV8 » 20/11/2013 13:36

Momenta Escreveu:P.S. Em termos filosóficos, é interessante o aparente paradoxo de um dos caminhos para se saber mais sobre algo sugerir não dar importância aos porquês.


A questão aqui é que os porquês só se conhecem posteriormente, conseguir saber qual a reação dos investidores, as suas razões para investir seria o conhecimento mais valioso que se podia ter no mercado.

Os Porquês que se veem nas noticias são meras especulações e geralmente não se relacionam com os movimentos descritos, para já não falar dos porques que servem para justificar movimentos contrários!!!!

A verdadeira razão dos movimentos bolsistas normalmente verifica-se semanas ou meses mais tarde com a saida de informações, resultados, indicadores economicos, opa's, alterações de mercados, etc...

Quando estas noticias saem geralmente o titulo em questão está na fase final do seu movimento...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

Re: PSI 20

por trend=friend » 20/11/2013 13:08

isso, e procurar o caminho/explicação mais simples, como Ockham...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3983
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: PSI 20

por Momenta » 20/11/2013 12:51

P.S. Em termos filosóficos, é interessante o aparente paradoxo de um dos caminhos para se saber mais sobre algo sugerir não dar importância aos porquês.
 
Mensagens: 421
Registado: 6/10/2011 13:34
Localização: 14

Re: PSI 20

por Momenta » 20/11/2013 12:36

pacheco1979 Escreveu:
NOX Escreveu:Amigos,

Tenho acompanhado este forum com muita atenção nos ultimos tempos e até tenho participado para dar o meu modesto contributo em alguns tópicos. Agora gostava que alguém que perceba bem mais disto do que eu me esclareça, ou pelo menos avance uma teoria, para o seguinte:

Ontem, com já aconteceu outras vezes os mercados europeus aguardavam noticias dos US pois se os estimulos fossem retirados agora haveria o caos no mercado. Logo as bolsas tiveram um dia mau, não compreendo mas ok (para mim a remoção dos estimulos significaria uma melhoria da economia e isso seria um sinal BOM!)

Hoje, como os estimulos não vao ser tirados temos um dia mau porque o mercado está espectante acerca das minutas da reunião da FED...
Entretanto as bolsas do lado de lá estão em maximos historicos e nós do lado de cá continuamos a ter dias maus porque sim e porque não e porque talvez...os gajos vao subindo, logo é normal que desçam qq coisa apos atingirem niveis tao altos. Nós descemos porque eles descem, descemos porque eles sobem, descemos por tudo e nada....Alguem me explica a relação? Afinal o que se passa com o mercado?

Cumps




Como eu te compreendo.... é algo que não entendo, então a economia está boa e por isso vou retirar os estímulos e o mercado reage a descer feito louco?? e as asneiradas todas são passadas lá e nós descemos??? defaults, sirias, feds..... haja paciência


É talvez o que eu mais gosto na análise técnica:

- já está tudo descontado
- não tentar perceber ou explicar o comportamento dos mercados. São demasiados intervenientes, não é possível conhecer as motivações e as razões para milhões de ordens de compra e venda.

Reconheço que estou muito mais descansado desde que desisti de procurar explicações para as coisas. Fico com mais disponibilidade para suportes, resistências, volumes, tendência, etc... Ou seja, por que motivo subiu ou desceu? Não sei, nem quero gastar energias a tentar saber.
 
Mensagens: 421
Registado: 6/10/2011 13:34
Localização: 14

Re: PSI 20

por pacheco1979 » 20/11/2013 12:08

NOX Escreveu:Amigos,

Tenho acompanhado este forum com muita atenção nos ultimos tempos e até tenho participado para dar o meu modesto contributo em alguns tópicos. Agora gostava que alguém que perceba bem mais disto do que eu me esclareça, ou pelo menos avance uma teoria, para o seguinte:

Ontem, com já aconteceu outras vezes os mercados europeus aguardavam noticias dos US pois se os estimulos fossem retirados agora haveria o caos no mercado. Logo as bolsas tiveram um dia mau, não compreendo mas ok (para mim a remoção dos estimulos significaria uma melhoria da economia e isso seria um sinal BOM!)

Hoje, como os estimulos não vao ser tirados temos um dia mau porque o mercado está espectante acerca das minutas da reunião da FED...
Entretanto as bolsas do lado de lá estão em maximos historicos e nós do lado de cá continuamos a ter dias maus porque sim e porque não e porque talvez...os gajos vao subindo, logo é normal que desçam qq coisa apos atingirem niveis tao altos. Nós descemos porque eles descem, descemos porque eles sobem, descemos por tudo e nada....Alguem me explica a relação? Afinal o que se passa com o mercado?

Cumps


Como eu te compreendo.... é algo que não entendo, então a economia está boa e por isso vou retirar os estímulos e o mercado reage a descer feito louco?? e as asneiradas todas são passadas lá e nós descemos??? defaults, sirias, feds..... haja paciência
 
Mensagens: 565
Registado: 17/8/2013 23:25

Re: PSI 20

por Eurouro » 20/11/2013 11:35

O que se passa é que uma tendência primária na sua fase final tem por norma de auto-reforçar excepto se as autoridades tal como Fed, BCE, etc intervirem temporariamente para impedir que a economia entre em depressão ou em gigantescas bolhas e crescimentos insustentaveis. Sim. O crescimento pode tornar-se insustentavel... O BCE já sustentou em demaisa o Euro desde que Super Mario afirmou que iria fazer tudo para não deixar cair o euro. Mas para a Europa sair da crise é necessário o euro depreciar-se a fim de colocar Portugal e outro em superavit tão necessário!

Mas agora o que temos é, um misto entre a esperança de que estamos a sair de 3 anos consecutivos de recessão (em que o PIB baixa) , ou a eterna ameaça de se continuar em depressão pelo auto-reforço do mercado.

Independentemente da Fed retirar os estimulos lenta ou rápidamente, agora ou mais logo, o mercado já subiu a um tal ponto que deverá por ele próprio ter uma forte correcção reagindo abruptamente a um efeito ainda não visivel e futuro que a maioria de nós ainda não se deu conta.
Por exemplo, o PSI20 não deverá ter força para já romper os 6500p e o SP500 deverá ter por aqui algures um momento de reversão caindo mais de 20%

Quanto mais tempo o mercado estiver a níveis baixos maiores as probabilidades de vir investidores com a estratégia buy and hold e maiores e mais consistentes os ganhos para o futuro. Da mesma maneira que quanto mais tempo o mercado anda a niveis elevados com preços acima do valor dos activos, maiores as chances de se incorrer em elevadas perdas se se mantiver in, o que põe em causa a riqueza geral da maioria dos investidores e fundos de pensões, etc etc..

Bernanke começou desde Maio a falar para o mercado ter cautela que a Fed poderia em breve retirar estimulos, o mercado foi sempre a subir. Quem se baseou nas palavras do Bernanke e não investiu, acabou por ficar de fora a ver o SP500 a subir durante 2013. E quem espera desespera por olhar a resistencia no PSI20.

Desde que a Fed baixou juros referencia para 0,25% o risco tornou-se impossivel de ser avaliado correctamente, pois todo mundo ficou focado no que a Fed suas politicas e palavras ditam. Mas para além disso, é que se chega a um ponto que já nem as palavras valem e ainda para mais em época de mudança.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 498
Registado: 18/7/2013 16:01

Re: PSI 20

por NOX » 20/11/2013 9:37

Amigos,

Tenho acompanhado este forum com muita atenção nos ultimos tempos e até tenho participado para dar o meu modesto contributo em alguns tópicos. Agora gostava que alguém que perceba bem mais disto do que eu me esclareça, ou pelo menos avance uma teoria, para o seguinte:

Ontem, com já aconteceu outras vezes os mercados europeus aguardavam noticias dos US pois se os estimulos fossem retirados agora haveria o caos no mercado. Logo as bolsas tiveram um dia mau, não compreendo mas ok (para mim a remoção dos estimulos significaria uma melhoria da economia e isso seria um sinal BOM!)

Hoje, como os estimulos não vao ser tirados temos um dia mau porque o mercado está espectante acerca das minutas da reunião da FED...
Entretanto as bolsas do lado de lá estão em maximos historicos e nós do lado de cá continuamos a ter dias maus porque sim e porque não e porque talvez...os gajos vao subindo, logo é normal que desçam qq coisa apos atingirem niveis tao altos. Nós descemos porque eles descem, descemos porque eles sobem, descemos por tudo e nada....Alguem me explica a relação? Afinal o que se passa com o mercado?

Cumps
 
Mensagens: 214
Registado: 6/6/2008 13:45
Localização: 16

Re: PSI 20

por bosss » 20/11/2013 2:34

É desta que vão os 6400 pts??? Dia da selecção dia de CR7....

A ver vamos:

Bernanke diz que juros continuarão baixos depois da retirada dos estímulos

20-11-2013 01:20:00

A taxa de juro de referência – a Fed Funds Rate - deverá manter-se próxima de zero (está entre 0% e 0,2% desde finais de 2008) durante “um período de tempo considerável” já depois de terminado o programa de compra de activos, “talvez bastante tempo depois de a taxa de desemprego quebrar o limiar de 6,5% estabelecido pela Fed”, declarou Ben Bernanke, citado pela Bloomberg, num discurso perante economistas na terça-feira à noite, em Washington.

Janet Yellen, que substituirá Ben Bernanke à frente da Reserva Federal, tinha já assinalado na semana passada que a actual ronda de flexibilização quantitativa (a terceira, iniciada em Setembro de 2012), que visa estimular a economia dos EUA, prosseguirá. Recorde-se que, actualmente, o programa de compra de activos por parte da Fed, no âmbito destes estímulos, é de 85 mil milhões de dólares por mês.

Tem havido muita especulação quanto à data de início da retirada dos estímulos (principalmente depois de Bernanke ter aludido a essa possibilidade, num discurso que proferiu em Maio passado), mas enquanto a economia não der sinais mais permanentes de solidez, estes manter-se-ão intactos.

A maioria dos economistas apontava para que começassem a ser progressivamente retirados a partir de Março do próximo ano e as palavras de Yellen vieram reforçar a ideia de que essa redução dos estímulos não acontecerá para já.

Agora, Bernanke veio dizer que mesmo depois da retirada total dos estímulos, os juros deverão permanecer nos actuais níveis historicamente baixos.
cumprimentos...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 413
Registado: 15/10/2013 0:37
Localização: wall street

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, Bing [Bot], Jonas74, OCTAMA, PAULOJOAO, Silvaz77, zulu404 e 110 visitantes