Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por Vip480 » 19/12/2013 17:11

ola
pesos pesados continuam a decepcionar o psi, galp/PT/j.martins/zon/edp/edpr
vip480
 
Mensagens: 157
Registado: 29/11/2007 14:16
Localização: lisboa

O dia começa bem

por RaposoTavares » 19/12/2013 2:03

Para os diversos índices, não sei se incluindo o nosso, há três boas notícias:
Uma - http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... _anos.html
Outra - http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... caria.html
E mais esta - http://www.bloomberg.com/news/2013-12-1 ... mulus.html

P.S.: A banca, ao fim de uma hora de negociação, toda a subir. O Bcp já negociou 65 000 000 papéis, o Bes negociou 6 500 000...
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: PSI 20

por Momenta » 18/12/2013 20:38

Espero bem que sim. No diário, o PSI está a formar algo que lembra um triângulo descendente, o que não me agrada nada.
Precisa-se bater o máximo relativo da semana passada (6504) para ver se os touros recuperam a força. Confesso que estou apreensivo, dado o encosto aos 6350 a que temos assistido.
 
Mensagens: 421
Registado: 6/10/2011 13:34
Localização: 14

Re: PSI 20

por trend=friend » 18/12/2013 20:17

apesar de os prognósticos serem sempre um exercício difícil, parece-me que a nossa muralha no PSI amanhã vem abaixo: i) com tapering, a satisfação foi grande pela recuperação da economia americana e isso vai reflectir-se por cá ii) o acordo do bloco central no IRC é um importante sinal de consenso para credor ver.
we shall see, até amanhã!
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: PSI 20

por trend=friend » 17/12/2013 11:05

Não estou com software à séria, mas fui espreitar ao Google Finance, e no PSI (a 5 dias) ele é bem visível
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: PSI 20

por Momenta » 17/12/2013 10:57

trend=friend Escreveu:Se a queda aguentar por esta zona, podemos ter um IHS (desenhado nos últimos 3 dias) com target na zona dos 6500…

Já no DAX a figura é de maior grau e se aguentar atiraria para 9400...


Em que timeframe?

No diário (até ao fecho de ontem) está com um aspeto triangulável... A luta nos 6350/6400 está renhida.
Anexos
PSI_16_12.png
PSI_16_12.png (14.61 KiB) Visualizado 8074 vezes
 
Mensagens: 421
Registado: 6/10/2011 13:34
Localização: 14

Re: PSI 20

por trend=friend » 17/12/2013 10:43

Se a queda aguentar por esta zona, podemos ter um IHS (desenhado nos últimos 3 dias) com target na zona dos 6500…

Já no DAX a figura é de maior grau e se aguentar atiraria para 9400...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: PSI 20

por trend=friend » 16/12/2013 16:58

e agora.... irrevogavelmente... uma conferência de imprensa...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: PSI 20

por Elias » 16/12/2013 16:51

Esclarecido!

Abraço
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Bad News. Again and again...

por RaposoTavares » 16/12/2013 16:48

Elias, uma auto-citação, para acabar de vez com o nosso mal entendido:

Raposo Tavares Escreveu:A notícia da aposta do Buffet de há alguns dias, a notícia de há alguns momentos de que o Dow e o Nasdaq estão perto de uma bolha devem ter efeitos... Para já o Nikkei atirou-se violentamente ao chão e o índice australiano, apesar de agora querer recuperar um pouco, também começou a semana em estiloso mergulho. Más notícias, é o que é...

Agora só falta o grande académico fazer uma normalidade e atirar o TC contra o OE. Pode não ser a tempestade perfeita, mas é cá uma bernarda... Irra!


Como vês não referi o Nikkei isoladamente. Com o meu comentário, limitei-me a fazer uma chamada de atenção para alguns dos diversos riscos que ameaçam os diversos índices. (Não conhecia a irrelevância do Nikkei nos últimos anos para os índices europeus). Resumindo, o meu post alertava para a cada vez mais falada bolha americana, para os índices asiáticos em baixa (volto a dizer que não os supunha irrelevantes...) e para a ameaça do constitucional ao oe.

Pronto! Águas passadas não movem moinhos.
Um abraço,
Raposo
Editado pela última vez por Visitante em 16/12/2013 18:37, num total de 1 vez.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Bad News. Again and again...

por Elias » 16/12/2013 16:14

Raposo Tavares Escreveu:Caro Elias, acho excelente que não seja influenciado por fatores psicológicos, nem se mova em bolsas onde esse tipo de fatores possam ter alguma influência no desenrolar dos mercados. Continue assim, frio, racional, corajoso e com sorte. Admiro-o.

(...)

É com comentários destes que ficamos todos mais informados, mais previdentes e mais ricos. Um abraço aos meus dois finamente sofisticados e inteligentes comentadores.

Mais uma vez, aos dois, o meu muito comovido obrigado.


Raposo, percebo a ironia do teu comentário, de qualquer forma parece-me importante esclarecer o seguinte: eu não escrevi em parte alguma que eu não era influenciado por factores psicológicos; o que eu contestei foi a tua afirmação acerca da importância psicológica acerca do Nikkei - a forma categórica como apresentaste a questão sugeria que isso era uma verdade universal (como se isso fosse "importante para toda a gente"); o que eu quis frisar - admito que não tenha sido muito claro - foi isto: aquilo que do teu ponto de vista parece ser importante, pode não ser psicologicamente importante para os outros. Não presumas saber o que é psicologicamente importante para os outros ("para os mercados"), porque na verdade não sabes. Não sabes tu, não sei eu, não sabe ninguém.

Como o Ulisses já referiu, a correlação entre o Nikkei e os mercados europeus tem sido quase nula. Em contrapartida, tem havido uma correlação elevada entre o Nikkei e o USDJPY, facto que aliás salientei quando postei no tópico do Nikkei há dois dias, conforme podes ver aqui.

1 abraço,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: PSI 20

por RaposoTavares » 16/12/2013 13:49

Ulisses Pereira Escreveu:Raposo, a correlação do Nikkei com as praças europeias tem sido inexistente nos últimos anos.

Um abraço,
Ulisses


Ulisses, ora aí está um dado que eu desconhecia.
Um abraço,
Raposo
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 16/12/2013 13:34

DC, a forma deselegante como comentaste o comentário de quem escreveu antes de ti é tudo o que não queremos no fórum.

Raposo, a correlação do Nikkei com as praças europeias tem sido inexistente nos últimos anos.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Bad News. Again and again...

por RaposoTavares » 16/12/2013 11:48

Ao que parece, apesar do Nikkei ter acentuado a queda ao longo do dia, o PSI está a subir e as praças europeias também. Ainda bem para todos nós.

Caro Elias, acho excelente que não seja influenciado por fatores psicológicos, nem se mova em bolsas onde esse tipo de fatores possam ter alguma influência no desenrolar dos mercados. Continue assim, frio, racional, corajoso e com sorte. Admiro-o.

Amigo DC. Gostei muito da expressão táxismo bolsista. É muito enriquecedor para mim o contato com os ricos e fabulosos termos técnicos borsáteis. Lindo!
(Não percebi foi essa da Ford Transit: Os taxistas conduzem carrinhas fechadas? Os táxis são conduzidos por ciganitos?)

É com comentários destes que ficamos todos mais informados, mais previdentes e mais ricos. Um abraço aos meus dois finamente sofisticados e inteligentes comentadores.

Mais uma vez, aos dois, o meu muito comovido obrigado.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Bad News. Again and again...

por Elias » 16/12/2013 9:09

Raposo Tavares Escreveu:Em termos psicológicos é importante que o Nikkei não esteja a cair tanto daqui a 6 horas. (Aquela situação dos contágios e etc e tal.)


"Em termos psicológicos" isso é importante para quem? Para ti, suponho...?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Bad News. Again and again...

por DC1989 » 16/12/2013 6:20

Raposo Tavares Escreveu:
Elias Escreveu:
Raposo Tavares Escreveu:Para já o Nikkei atirou-se violentamente ao chão e o índice australiano, apesar de agora querer recuperar um pouco, também começou a semana em estiloso mergulho.


Raposo, a tua descrição para os movimentos dos índices da Ásia / Pacífico parece-me francamente exagerada: o Nikkei cai 0,5% e o ASX cai 0,1% - isto são amplitudes normais para um dia de negociação em índices bolsistas. :wink:


O Nikkei já vai em -0,57+-, o ASX lá chegou à linha de água... As ações da Europa acompanharam em queda o Nikkei na última semana. Em termos psicológicos é importante que o Nikkei não esteja a cair tanto daqui a 6 horas. (Aquela situação dos contágios e etc e tal.)

Quer-me parecer que é muito importante para o PSI que os mercados europeus não abram deprimidos.


Comentários deste género apenas me reassegura que o numero de "taxistas" que tenho vindo a notar é cada vez maior e poderá ser um sinal de um próspero ano novo. :idea: :twisted:

Cuidado com as Ford Transit colega Raposo. :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 194
Registado: 27/11/2013 0:47

Re: Bad News. Again and again...

por RaposoTavares » 16/12/2013 2:29

Elias Escreveu:
Raposo Tavares Escreveu:Para já o Nikkei atirou-se violentamente ao chão e o índice australiano, apesar de agora querer recuperar um pouco, também começou a semana em estiloso mergulho.


Raposo, a tua descrição para os movimentos dos índices da Ásia / Pacífico parece-me francamente exagerada: o Nikkei cai 0,5% e o ASX cai 0,1% - isto são amplitudes normais para um dia de negociação em índices bolsistas. :wink:


O Nikkei já vai em -0,57+-, o ASX lá chegou à linha de água... As ações da Europa acompanharam em queda o Nikkei na última semana. Em termos psicológicos é importante que o Nikkei não esteja a cair tanto daqui a 6 horas. (Aquela situação dos contágios e etc e tal.)

Quer-me parecer que é muito importante para o PSI que os mercados europeus não abram deprimidos.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Bad News. Again and again...

por RaposoTavares » 16/12/2013 2:29

Elias Escreveu:
Raposo Tavares Escreveu:Para já o Nikkei atirou-se violentamente ao chão e o índice australiano, apesar de agora querer recuperar um pouco, também começou a semana em estiloso mergulho.


Raposo, a tua descrição para os movimentos dos índices da Ásia / Pacífico parece-me francamente exagerada: o Nikkei cai 0,5% e o ASX cai 0,1% - isto são amplitudes normais para um dia de negociação em índices bolsistas. :wink:


O Nikkei já vai em -0,57+-, o ASX lá chegou à linha de água... As ações da Europa acompanharam em queda o Nikkei na última semana. Em termos psicológicos é importante que o Nikkei não esteja a cair tanto daqui a 6 horas. (Aquela situação dos contágios e etc e tal.)

Quer-me parecer que é muito importante para o PSI que os mercados europeus não abram deprimidos.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Bad News. Again and again...

por Elias » 16/12/2013 2:11

Raposo Tavares Escreveu:Para já o Nikkei atirou-se violentamente ao chão e o índice australiano, apesar de agora querer recuperar um pouco, também começou a semana em estiloso mergulho.


Raposo, a tua descrição para os movimentos dos índices da Ásia / Pacífico parece-me francamente exagerada: o Nikkei cai 0,5% e o ASX cai 0,1% - isto são amplitudes normais para um dia de negociação em índices bolsistas. :wink:
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Bad News. Again and again...

por RaposoTavares » 16/12/2013 1:49

A notícia da aposta do Buffet de há alguns dias, a notícia de há alguns momentos de que o Dow e o Nasdaq estão perto de uma bolha devem ter efeitos... Para já o Nikkei atirou-se violentamente ao chão e o índice australiano, apesar de agora querer recuperar um pouco, também começou a semana em estiloso mergulho. Más notícias, é o que é...

Agora só falta o grande académico fazer uma normalidade e atirar o TC contra o OE. Pode não ser a tempestade perfeita, mas é cá uma bernarda... Irra!
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: PSI 20

por Eurouro » 13/12/2013 13:52

K. Escreveu:
K. Escreveu:Não é bem um bearish engulfing, a barra de venda é quase do tamanho da anterior e fechou acima do mínimo anterior; como temos uma barra grande de compra seguida de uma barra grande de venda, estamos oficialmente em trading range definido pelos extremos dessas barras, ou seja entre os 6.350 e os 6.550 pontos. É possível tomar posições de compra na zona inferior do range com um stop curto ou fazer um trade de momentum quando (se) o range for quebrado em alta.


Nada de novo. Continua em range. E nesta altura do ano já dificilmente vai haver novidades, as contas dos fundos já estão a ser feitas.



Sempre quero ver se isso se aguenta!
No mercado é cada um por si. A tentar sacar o que há e o que não há a curto prazo, nisto, se se não perder! O trader tem miopia.

Normalmente o periodo de Outubro a Maio é sempre mais positivo que de Maio a Outubro, mas pode haver excepções.

Para Portugal estima-se um crescimento de 0,8% em 2014.
Para 2015 melhor ainda que 2014.
Eu acho que o mercado vai chegar ao final de 2015 bastante optimista e dinâmico em tipo de bolha vendo um futuro risonho. Em 2016 pode haver colapso/crash nas bolsas de novo para -20% a -30% devido a que os bancos centrais não deixem a inflação crescer. Em 2016 mesmo que já não exista riscos deflacionistas e a taxa de inflação andar por 3,x%, o BCE poderá muito bem coloca-la de novo abaixo de 2% e nos anos que se seguirem podemos ter muita muita muita muita muita muita prosperidade na Europa com a inflação controlada e com a economia a crescer como nunca antes vista.


Há é que saber jogar o jogo das acções.lol
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 498
Registado: 18/7/2013 16:01

Re: PSI 20

por canguru » 13/12/2013 13:45

é um range enorme (200 pts). uma saída (abaixo ou acima) pode/deve ditar um movimento bastante mais forte.

horário
Anexos
PSI 20(Hourly)20131213124055.png
PSI 20(Hourly)20131213124055.png (31.59 KiB) Visualizado 7155 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

Re: PSI 20

por K. » 13/12/2013 12:14

K. Escreveu:Não é bem um bearish engulfing, a barra de venda é quase do tamanho da anterior e fechou acima do mínimo anterior; como temos uma barra grande de compra seguida de uma barra grande de venda, estamos oficialmente em trading range definido pelos extremos dessas barras, ou seja entre os 6.350 e os 6.550 pontos. É possível tomar posições de compra na zona inferior do range com um stop curto ou fazer um trade de momentum quando (se) o range for quebrado em alta.


Nada de novo. Continua em range. E nesta altura do ano já dificilmente vai haver novidades, as contas dos fundos já estão a ser feitas.
 
Mensagens: 692
Registado: 28/5/2008 1:17

Re: PSI 20

por yaya » 13/12/2013 11:57

The stocks markets are playing the Fed game (again)

Isto já dura há meses. De cada vez que se aproxima uma reunião da Fed lá vêm as bolsas a corrigir. Foi assim antes da crise política. É conhecido que a Fed só abranda o QE quando a taxa de desemprego estiver abaixo de 6,5%. De momento está em 7%, tem vindo a descer mas ainda está longe do pretendido, pelo que não se perspectivam mexidas. Mas os media, analistas, comentadores (e alguns membros da Fed!!) vão alimentando especulações que perturbam os mercados. E a própria Fed deveria ser clara a comunicar. Quando o Bernanke refere que vai-se manter o QE e outro membro refere que se calhar é na próxima reunião em que ficamos? Uma coisa é certa os próprios membros da Fed têm informação privilegiada e não me admirava nada que andassem a "brincar" com os mercados para proveito próprio.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1827
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: PSI 20

por RaposoTavares » 13/12/2013 1:33

Nikkei e ASX abrem a subir. O Kospi desce pelos dois. A ver vamos o nosso PSI...
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Akinfiev, Alfa Trader, Bing [Bot], Cem pt, dm222, Goya777, Inácio Barreto, JoeP, Kooc, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO e 409 visitantes