Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Duvida sobre Stops

por Figueiraa1 » 5/7/2013 11:50

rorvalho Escreveu:
kentukinho Escreveu:É a primeira vez que posto neste fórum, ou em qq outro sobre bolsa e não abusando da boa vontade gostava de saber se a plataforma do meu banco funcionou bem...Eu no fim de semana passado coloquei os stops para esta semana: (BCP, stop a 0.091 peço mínimo de 0.089) e (PT, stop a 2.89 preço mínimo de 2.85). Ontem os stops foram galgados sem por lá passar sequer, hoje efetuaram as vendas pelo preço mínimo sem que a cotação chegasse ao meu preço de disparo. BCP atingiu o máximo de 0.090/stop 0.091 e PT máximo de 2.88/stop 2.89.
Agradeço antecipadamente quem me possa esclarecer.


Parece-me uma situação normal.
Basicamente, colocaste stops e não conseguiste vender porque as acções em causa tiveram um "gap down", isto é, desceram de valor tão depressa que não foi possível vender ao preço minimo que colocaste.
No caso do BCP, na terça-feira fecharam a 0,093€, e abriram na quarta-feira a 0,073€. Activou o teu stop de 0,91€ e colocou a ordem de venda ao preço minimo de 0,089€.
Durante a sessão de quarta-feira nunca chegou a esse valor, logo não vendeste.
Durante a sessão de quinta-feira, subiu a esse valor e vendeste a acção porque a ordem stop continuava activa.
É assim que funcionam os stops. A partir de um determinado preço activa a ordem de venda. Neste caso, activou a ordem de venda, mas o preço da acção desceu muito depressa abaixo do teu limite minimo e não conseguiste vender.


...uma nota:
Poderias se assim o quisesses ter alterado/anulado a Ordem Stop.
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1252
Registado: 26/3/2011 9:55

Re: Duvida sobre Stops

por rorvalho » 5/7/2013 11:15

kentukinho Escreveu:É a primeira vez que posto neste fórum, ou em qq outro sobre bolsa e não abusando da boa vontade gostava de saber se a plataforma do meu banco funcionou bem...Eu no fim de semana passado coloquei os stops para esta semana: (BCP, stop a 0.091 peço mínimo de 0.089) e (PT, stop a 2.89 preço mínimo de 2.85). Ontem os stops foram galgados sem por lá passar sequer, hoje efetuaram as vendas pelo preço mínimo sem que a cotação chegasse ao meu preço de disparo. BCP atingiu o máximo de 0.090/stop 0.091 e PT máximo de 2.88/stop 2.89.
Agradeço antecipadamente quem me possa esclarecer.


Parece-me uma situação normal.
Basicamente, colocaste stops e não conseguiste vender porque as acções em causa tiveram um "gap down", isto é, desceram de valor tão depressa que não foi possível vender ao preço minimo que colocaste.
No caso do BCP, na terça-feira fecharam a 0,093€, e abriram na quarta-feira a 0,073€. Activou o teu stop de 0,91€ e colocou a ordem de venda ao preço minimo de 0,089€.
Durante a sessão de quarta-feira nunca chegou a esse valor, logo não vendeste.
Durante a sessão de quinta-feira, subiu a esse valor e vendeste a acção porque a ordem stop continuava activa.
É assim que funcionam os stops. A partir de um determinado preço activa a ordem de venda. Neste caso, activou a ordem de venda, mas o preço da acção desceu muito depressa abaixo do teu limite minimo e não conseguiste vender.
 
Mensagens: 42
Registado: 14/3/2010 22:53
Localização: 16

por latrinaxxl » 5/7/2013 10:49

elreidom Escreveu:Eu acho que quem ler com atenção verifica que eles dizer exactamente o contrário disso. Dizem que de facto se verificam esse tipo de valorizações que são praticamente impossíveis de prever, como também desvalorizações do mesmo calibre, pelo que o melhor é ficar de fora.

Se leres ainda com mais atenção temos esta dica:
"Mas é em alturas de instabilidade que também se podem encontrar oportunidades." e depois diz que também podes ficar de fora. Assim também eu: Na segunda-feira tenho a certeza que está tudo a descer, mas também pode subir ou manter-se inalterado...
No jogo da bolsa, as mãos fracas e fortes estão sempre a perder, quem ganha sempre é a "casa" (corretoras e bancos).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 492
Registado: 15/2/2010 20:30
Localização: Norte

por Heisenberg » 5/7/2013 10:21

Eu acho que quem ler com atenção verifica que eles dizer exactamente o contrário disso. Dizem que de facto se verificam esse tipo de valorizações que são praticamente impossíveis de prever, como também desvalorizações do mesmo calibre, pelo que o melhor é ficar de fora.
 
Mensagens: 357
Registado: 2/9/2011 12:01
Localização: 14

por canguru » 5/7/2013 9:55

latrinaxxl Escreveu:http://economico.sapo.pt/noticias/saiba-como-proteger-o-seu-dinheiro-do-nervosismo-dos-mercados_172827.html
Não sei se este artigo cola bem aqui, mas para dar dicas como estes analistas também eu: se comprares BCP a 0,073 e venderes a 0,093 ganhas 23% num dia, mas também pode ir por ai abaixo e perderes muito :shock: :roll: :evil: .
Também quero ganhar para mandar umas "análises" destas...


bela treta de conselhos.

neste momento o PSI não só não está bull em qualquer horizonte temporal, como tem uma elevadíssima dose de volatilidade em cima.

por enquanto, e para quem o dinheiro custou a ganhar, o melhor mesmo é comprar pipocas :twisted:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

por latrinaxxl » 5/7/2013 9:24

http://economico.sapo.pt/noticias/saiba ... 72827.html
Não sei se este artigo cola bem aqui, mas para dar dicas como estes analistas também eu: se comprares BCP a 0,073 e venderes a 0,093 ganhas 23% num dia, mas também pode ir por ai abaixo e perderes muito :shock: :roll: :evil: .
Também quero ganhar para mandar umas "análises" destas...
No jogo da bolsa, as mãos fracas e fortes estão sempre a perder, quem ganha sempre é a "casa" (corretoras e bancos).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 492
Registado: 15/2/2010 20:30
Localização: Norte

Re: PSI20

por General Patton » 5/7/2013 4:12

Renegade Escreveu:
pepe7 Escreveu:Bom Dia,
De referir que o PSI após a abertura de ontem até este momento já subiu penso 5%.
Nota : mas eu estou quietinho



:?: :?: :?: :?:

Se ontem caiu 6% e hoje sobre 3%, dá um resultado de -3% nestes 2 dias.


Não, Renegade... Dá um resultado de -4,5%!
Ou seja, falta ainda 9% para recuperar a queda de 6%...
Four-Star General Officer
Général 4 Étoiles

J’espère pouvoir l'élever à la 5ème étoile, ce qui n'est rien si on y rappelle tout son héroïsme...

''I don't look to jump over 7-foot bars: I look around for 1-foot bars that I can step over.''
WARREN BUFFETT

À ironia e ao surrealismo que a serve; à condição humana ... e à felicidade escondida nesta vida ...
Arthur H & Lhasa de Sela - On rit encore:
https://www.youtube.com/watch?v=7LIjMJgFJxg
Brascht - Dans le ciel de ma rue:
https://www.youtube.com/watch?v=bgGb--i0ypE
Do valor do marmeleiro...
https://www.youtube.com/watch?v=ZIURJ7YN4cg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 643
Registado: 11/6/2012 23:18

Duvida sobre Stops

por Kentukinho » 5/7/2013 1:10

É a primeira vez que posto neste fórum, ou em qq outro sobre bolsa e não abusando da boa vontade gostava de saber se a plataforma do meu banco funcionou bem...Eu no fim de semana passado coloquei os stops para esta semana: (BCP, stop a 0.091 peço mínimo de 0.089) e (PT, stop a 2.89 preço mínimo de 2.85). Ontem os stops foram galgados sem por lá passar sequer, hoje efetuaram as vendas pelo preço mínimo sem que a cotação chegasse ao meu preço de disparo. BCP atingiu o máximo de 0.090/stop 0.091 e PT máximo de 2.88/stop 2.89.
Agradeço antecipadamente quem me possa esclarecer.
 
Mensagens: 1
Registado: 22/2/2008 19:51
Localização: 7

Sou da opinião

por albarrã » 5/7/2013 0:26

Para quem negocia num horizonte temporal de médio e longo prazo e com o PSI20 a cotar entre os 5200 e 5700 pontos, ou seja, muito longe dos seus máximos de longo e muito longo prazo, estando sujeito a alta volatilidade por todas as envolvências que conhecemos, diga-se que esperada, não faz sentido usar stops automáticos.
No médio prazo considero que ainda estamos em bull market e nesse sentido com maior ou menor mossa são de esperar gaps, descidas e subidas acentuadas, que no final não passam de movimentos normais.
Acima dos 9000 pontos (não sei quando lá chegaremos, mas vejo como provável que tal possa acontecer até ao final de 2015), pensarei de forma diferente.
Que nunca por vencidos se conheçam!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 194
Registado: 20/4/2009 12:50
Localização: 21

por BearManBull » 4/7/2013 20:05

Joao-D Escreveu:
Obrigado novamente. Esse foi mesmo o maior.
Também tenho o histórico todo do PSI 20 mas como esse dia foi tão estranho, achei que tivesse sido um erro das cotações. Aconteceu em 27/10/1987.


E ao que parece foi um belo início de bull market.

Por agora vou-me mantendo por fora até ver os 5700 bem superados (3 fechos por cima e de preferência com rebound ao suporte).


À primeira vista parece que temos um bullish abandon baby mas não segue o padrão à risca faltaram os maruzamis pela investopedia:

Definition of 'Bullish Abandoned Baby'
A type of candlestick pattern that is used by traders to signal a reversal in the current trend. This pattern is formed by three distinct candlesticks that show the following characteristics:

1. The first bar is a large red candlestick located within a defined downtrend.
2. The second bar is a doji candle (open equal to the close) that gaps below the close of the first bar.
3. The last bar is a large white candle that opens above the second bar and is used to show the change in trader sentiment.

Mas encontra-se dentro das guidelines do Bulkowski:

Configuration: Look for the bullish abandoned baby in a downward price trend and find a black candle as the first day. Following that, a doji should appear that gaps below the two adjacent candle shadows. The last day is a white candle with a lower shadow that remains above the top of the doji.

Example: The first day is a black candle of any shape -- wide, tall, who cares? The next day is the doji. A doji is a candle line in which the opening and closing prices are within pennies of each other. The final day is a white candle. There must be a price gap between the top of the doji and the surrounding two candles, like that shown in the figure.

Since the price trend leading to this bullish abandoned baby is downward and the breakout is upward, this candle acts as a reversal. An upward breakout is when price closes above the top of the pattern. A downward breakout would be a close below the bottom of the three-line pattern. Notice that the upward price trend after the bullish abandoned baby does not last long.

Bullish Abandoned Baby Important Results:

Theoretical performance: Bullish reversal
Tested performance: Bullish reversal 70% of the time
Frequency rank: 92
Overall performance rank: 9
Best percentage meeting price target: 71% (bear market, down breakout)
Best average move in 10 days: -10.31% (bear market, down breakout)
Best 10-day performance rank: 1 (bear market, down breakout)

@ http://www.thepatternsite.com/AbandonBabyBull.html


Aproveito para deixar as linhas que considero como os grandes obstáculos ao PSI no momento.
Anexos
PSI 20.png
PSI 20.png (38.22 KiB) Visualizado 6608 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

por monterrey » 4/7/2013 16:09

Ulisses Pereira Escreveu:terranova, se quando achas que estás a perder o suficiente vendes, isso é um stop :)

Um abraço,
Ulisses


Tens razão Ulisses :mrgreen:
 
Mensagens: 321
Registado: 29/11/2007 1:59
Localização: mouriz

por Ulisses Pereira » 4/7/2013 15:50

terranova, se quando achas que estás a perder o suficiente vendes, isso é um stop :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por monterrey » 4/7/2013 15:41

Stresszero Escreveu:
correia1978 Escreveu:
Stresszero Escreveu:O grande problema dos que venderam ontem é que foram na conversa dos grandes "comentadeiros" políticos que temos nas nossas televisões.
Todos previram a queda do governo quando quem manda em Portugal são os mercados.
Os "comentadeiros" são um perigo para a opinião pública, queriam a queda do governo mas aos mercados simplesmente "não lhes apeteceu". Paciência.


Eu acho mais o seguinte: quem não vendeu ontem é porque não usa stop's... 8-) e não é capaz de assumir perdas.


Mas há muita gente que não usa stops.
Eu por acaso tenho duas posições no psi20 e ainda não tinha colocado stops, às vezes acontece negociar assim.


Para o bem ou para o mal eu nunca uso stops :lol:
Eu quando acho que já estou a ganhar/perder o suficiente vendo.
 
Mensagens: 321
Registado: 29/11/2007 1:59
Localização: mouriz

por C0rr3i4 » 4/7/2013 15:27

gráfico 1 minuto (2 dias)
Anexos
transferir.png
transferir.png (16.44 KiB) Visualizado 7273 vezes
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1561
Registado: 18/1/2012 17:35
Localização: Sorria, está na Maia.

por C0rr3i4 » 4/7/2013 15:25

Stresszero Escreveu:
correia1978 Escreveu:
Joao-D Escreveu:
correia1978 Escreveu:Eu acho mais o seguinte: quem não vendeu ontem é porque não usa stop's... 8-) e não é capaz de assumir perdas.


Concordo com a primeira parte. Concordo menos com a segunda. Um investidor pode usar um montante pequeno numa operação e por causa disso achar que não vale a pena usar stop, ou, pode simplesmente, preferir usar stops mentais em vez de stop automáticos.

Mas, quem vendeu ontem porque o stop foi atingido, teve um azar tremendo, mesmo tendo feito a coisa certa. São situações raras. O que aconteceu ontem é uma situação rara.


A situação aplica-se tanto a stop's automáticos como mentais. Quem tinha stop's mentais ontem de manhã não adivinharia o que se passaria mais tarde...


Pois, mas os valores mais baixos do dia de ontem foram precisamente nos primeiros minutos de negociação, portantanto quem tinha stops mentais e não vendeu aguardou pelo evoluir ds acontecimentos, e por acaso a coisa foi-se recompondo e hoje temos o dia que temos.
tens a certeza disso?
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1561
Registado: 18/1/2012 17:35
Localização: Sorria, está na Maia.

por Joao-D » 4/7/2013 15:23

Só uma coisa. Não estou a dizer que os stops mentais são melhores do que os stops automáticos. Não acho isso. Todos sabemos o que custa assumir uma perda... Quem tinha stop e vendeu fez a coisa certa. Teve foi um grande azar.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

por STRESSZERO » 4/7/2013 15:18

correia1978 Escreveu:
Joao-D Escreveu:
correia1978 Escreveu:Eu acho mais o seguinte: quem não vendeu ontem é porque não usa stop's... 8-) e não é capaz de assumir perdas.


Concordo com a primeira parte. Concordo menos com a segunda. Um investidor pode usar um montante pequeno numa operação e por causa disso achar que não vale a pena usar stop, ou, pode simplesmente, preferir usar stops mentais em vez de stop automáticos.

Mas, quem vendeu ontem porque o stop foi atingido, teve um azar tremendo, mesmo tendo feito a coisa certa. São situações raras. O que aconteceu ontem é uma situação rara.


A situação aplica-se tanto a stop's automáticos como mentais. Quem tinha stop's mentais ontem de manhã não adivinharia o que se passaria mais tarde...


Pois, mas os valores mais baixos do dia de ontem foram precisamente nos primeiros minutos de negociação, portantanto quem tinha stops mentais e não vendeu aguardou pelo evoluir ds acontecimentos, e por acaso a coisa foi-se recompondo e hoje temos o dia que temos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1199
Registado: 16/9/2011 9:25
Localização: 24

por Joao-D » 4/7/2013 15:12

correia1978 Escreveu:
A situação aplica-se tanto a stop's automáticos como mentais. Quem tinha stop's mentais ontem de manhã não adivinharia o que se passaria mais tarde...


Depois do "Gap down" de ontem, era mais provável que subisse nos dias seguintes. Isto, por causa do que aconteceu no passado, em situações similares, o mercado recuperou, pelo menos, parcialmente. Nesse sentido, o investidor podia não querer vender já e esperar que recuperasse alguma coisa da queda.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

por C0rr3i4 » 4/7/2013 15:06

Joao-D Escreveu:
correia1978 Escreveu:Eu acho mais o seguinte: quem não vendeu ontem é porque não usa stop's... 8-) e não é capaz de assumir perdas.


Concordo com a primeira parte. Concordo menos com a segunda. Um investidor pode usar um montante pequeno numa operação e por causa disso achar que não vale a pena usar stop, ou, pode simplesmente, preferir usar stops mentais em vez de stop automáticos.

Mas, quem vendeu ontem porque o stop foi atingido, teve um azar tremendo, mesmo tendo feito a coisa certa. São situações raras. O que aconteceu ontem é uma situação rara.


A situação aplica-se tanto a stop's automáticos como mentais. Quem tinha stop's mentais ontem de manhã não adivinharia o que se passaria mais tarde...
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1561
Registado: 18/1/2012 17:35
Localização: Sorria, está na Maia.

por Joao-D » 4/7/2013 15:00

correia1978 Escreveu:Eu acho mais o seguinte: quem não vendeu ontem é porque não usa stop's... 8-) e não é capaz de assumir perdas.


Concordo com a primeira parte. Concordo menos com a segunda. Um investidor pode usar um montante pequeno numa operação e por causa disso achar que não vale a pena usar stop, ou, pode simplesmente, preferir usar stops mentais em vez de stop automáticos.

Mas, quem vendeu ontem porque o stop foi atingido, teve um azar tremendo, mesmo tendo feito a coisa certa. São situações raras. O que aconteceu ontem é uma situação rara.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

por STRESSZERO » 4/7/2013 14:54

correia1978 Escreveu:
Stresszero Escreveu:O grande problema dos que venderam ontem é que foram na conversa dos grandes "comentadeiros" políticos que temos nas nossas televisões.
Todos previram a queda do governo quando quem manda em Portugal são os mercados.
Os "comentadeiros" são um perigo para a opinião pública, queriam a queda do governo mas aos mercados simplesmente "não lhes apeteceu". Paciência.


Eu acho mais o seguinte: quem não vendeu ontem é porque não usa stop's... 8-) e não é capaz de assumir perdas.


Mas há muita gente que não usa stops.
Eu por acaso tenho duas posições no psi20 e ainda não tinha colocado stops, às vezes acontece negociar assim.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1199
Registado: 16/9/2011 9:25
Localização: 24

por C0rr3i4 » 4/7/2013 14:49

Stresszero Escreveu:O grande problema dos que venderam ontem é que foram na conversa dos grandes "comentadeiros" políticos que temos nas nossas televisões.
Todos previram a queda do governo quando quem manda em Portugal são os mercados.
Os "comentadeiros" são um perigo para a opinião pública, queriam a queda do governo mas aos mercados simplesmente "não lhes apeteceu". Paciência.


Eu acho mais o seguinte: quem não vendeu ontem é porque não usa stop's... 8-) e não é capaz de assumir perdas.
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1561
Registado: 18/1/2012 17:35
Localização: Sorria, está na Maia.

por STRESSZERO » 4/7/2013 14:40

O grande problema dos que venderam ontem é que foram na conversa dos grandes "comentadeiros" políticos que temos nas nossas televisões.
Todos previram a queda do governo quando quem manda em Portugal são os mercados.
Os "comentadeiros" são um perigo para a opinião pública, queriam a queda do governo mas aos mercados simplesmente "não lhes apeteceu". Paciência.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1199
Registado: 16/9/2011 9:25
Localização: 24

por Joao-D » 4/7/2013 14:05

Ulisses Pereira Escreveu:
Ulisses Pereira escreveu:
Não gosto de dar conselhos tão concretos como esse que dei anteontem à noite, mas na esmagadora maioria das vezes em que há notícias "dramáticas", a abertura costuma reflectir todo o pânico e costuma ser mesmo o pior local para quem quer sair.

Um abraço,
Ulisses


Acho que sim. Geralmente, costuma recuperar alguma coisa nas sessões seguintes. Tirando alguns casos extremamente graves, como o de "11 de Setembro", em que desceu durante algumas semanas, mas depois recuperou.

Ulisses, podes confirmar-me que o "Gap down" de ontem no PSI 20 foi o maior de sempre? O PSI já desceu mais num só dia, mas acho que foi o maior gap de sempre, podes confirmar? Obrigado.


João, quase, quase. Olha para este dia maluco...


Obrigado novamente. Esse foi mesmo o maior.
Também tenho o histórico todo do PSI 20 mas como esse dia foi tão estranho, achei que tivesse sido um erro das cotações. Aconteceu em 27/10/1987. Antes, tinha acontecido o crash "Black Monday" nas bolas na América em 19/10/1987. Acho que foi também mais ou menos nessa altura que o Cavaco disse numa entrevista à RTP que os portugueses estavam "a comprar gato por lebre" na bolsa de valores.
Desta vez, o motivo foi a demissão do Paulo Portas...
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

por Ulisses Pereira » 4/7/2013 13:59

Ulisses Pereira escreveu:
Não gosto de dar conselhos tão concretos como esse que dei anteontem à noite, mas na esmagadora maioria das vezes em que há notícias "dramáticas", a abertura costuma reflectir todo o pânico e costuma ser mesmo o pior local para quem quer sair.

Um abraço,
Ulisses


Acho que sim. Geralmente, costuma recuperar alguma coisa nas sessões seguintes. Tirando alguns casos extremamente graves, como o de "11 de Setembro", em que desceu durante algumas semanas, mas depois recuperou.

Ulisses, podes confirmar-me que o "Gap down" de ontem no PSI 20 foi o maior de sempre? O PSI já desceu mais num só dia, mas acho que foi o maior gap de sempre, podes confirmar? Obrigado.


João, quase, quase. Olha para este dia maluco...
Anexos
gap.png
gap.png (21.04 KiB) Visualizado 7957 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], c, Garfield, latbal, m-m, malakas, MPAM, Musus, Opcard, pauljr1975, PAULOJOAO, VALHALLA e 142 visitantes