Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por jonas007 » 16/12/2014 11:31

É impressão minha ou quer inverter?
Se fechar assim ou melhor é um bom sinal...

Aguardando :wink:
 
Mensagens: 831
Registado: 21/5/2014 22:06

Re: PSI 20

por pvg80713 » 16/12/2014 11:13

pcm1979 Escreveu:
gorgo Escreveu: Será que o mercado está a prever uma crise mundial em 2015. Os emergentes estão mostrar esse cenário: Russia, brasil, china até as cotadas africanas estão a cair fortemente.


Banco chinês dá carro da Mercedes para atrair clientes e depósitos - InfoMoney
Veja mais em: http://www.infomoney.com.br/bloomberg/c ... -depositos

:mrgreen:



A Rússia alterou a taxa de juro para 17% !

Isto não pode mesmo ser bom para os BRICS e para o mundo em geral... O petróleo está ao nivel mais baixo de muitos anos, mas nem isto faz as coisas recuperarem...

Também concordo que não se está a fazer nenhum rally de Natal... As principais empresas estão a descer muito... Caso da Galp que salvo erro está abaixo do IPO... e depois há empresas a despenhar-se tipo Mota Engil. Há também a PT que nem se fala... enfim, nenhuma luz de Natal...

Desgraça toda a gente fala... mas nunca acontece....

Todos os sinais de uma Tespestade Perfeita estão em frente de nós.... mas nunca aconteceu.... parece-me mais uma morte lenta...

E não me admirava nada que o PSI fizesse abaixo de 4000 muito em breve....
 
Mensagens: 4191
Registado: 19/4/2005 11:11

Re: PSI 20

por katolo » 16/12/2014 1:45

Rally de Natal :mrgreen:

Imagem
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: PSI 20

por Sergon » 15/12/2014 23:22

Eh pá!
Fizeram hoje cada vela mais feia, para mim, numa visão apressada, a vela mais decente, menos decadente é a da EDPR, o resto diz bem das quedas que se avizinham.

Quando parar o movimento de queda espero bem que os mais avisados sinalizem, pois tenho aprendido, mas a custo de uns bons tostões queimados. Claro, ainda espero que haja mundo por estes dias e não hajam mais falências pelo caminho.

até lá aguardar com serenidade.
 
Mensagens: 115
Registado: 8/12/2006 20:38

Re: PSI 20

por pcm1979 » 15/12/2014 22:51

gorgo Escreveu: Será que o mercado está a prever uma crise mundial em 2015. Os emergentes estão mostrar esse cenário: Russia, brasil, china até as cotadas africanas estão a cair fortemente.


Banco chinês dá carro da Mercedes para atrair clientes e depósitos - InfoMoney
Veja mais em: http://www.infomoney.com.br/bloomberg/c ... -depositos

:mrgreen:
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: PSI 20

por gorgo » 15/12/2014 21:51

Efetivamente não podemos perder on foco. Dois anos e meio depois a relação alterou-se. Temos mais duas que valem zero. ESFG e BES, mas não podem ser transacionadas.
O barato terá de ter em conta o contexto de crescimento da economia e não de espiral recessiva de 2012. Será que o mercado está a prever uma crise mundial em 2015. Os emergentes estão mostrar esse cenário: Russia, brasil, china até as cotadas africanas estão a cair fortemente.
 
Mensagens: 551
Registado: 26/8/2007 20:40
Localização: 16

Re: PSI 20

por HJOR » 15/12/2014 21:12

EuroSexy Escreveu:(...)
Nunca em toda a história da bolsa portuguesa os preços das acções estiveram tão baratos como actualmente.
(...)


Baratas? Quais? Baratas estiveram no mínimo de 2012.
Neste momento só a GALP, JMT e PTC estão abaixo do valor quando do mínimo de 2012.
As restantes cotadas apresentam valorizações de 100%, 200%...300%.
Para igualarem o índice que se encontra próximo do mínimo de 2012 têm ainda muito que cair.
Enfim...
Editado pela última vez por HJOR em 15/12/2014 21:52, num total de 1 vez.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: PSI 20

por EuroSexy » 15/12/2014 19:55

Quem pensou que em 2013 seria o início de um bullmarket, hoje dá-me razão que a tendência primária se auto-reforça.

Não é possível estabelecer paralelismo com o que ser quer do mercado com realmente a realidade.

Nunca em toda a história da bolsa portuguesa os preços das acções estiveram tão baratos como actualmente.

Se tivesse que arriscar diria que o PSI20 deve vir aos 4500 pontos ou um pouco mais abaixo e entrar depois num longo bullmarket.

O mercado não é eficiente porque apenas se está a basear no presente. O mercado devia antecipar a potencialidade futura das acções portuguesas, mas não o faz.
Porquê? - Porque os investidores em massa, no seu conjunto erráticos e dependentes daquilo que o mercado faz, não pensam de forma correcta.

Teremos galp a 6 euros finalmente? A galp parece querer ficar mais próxima da realidade. Sem dúvida.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: PSI 20

por Celsius-reloaded » 15/12/2014 18:37

Parece que este ano em vez do rally temos o drift de Natal. :shock:
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: PSI 20

por yaya » 15/12/2014 18:23

Dia 17 é já a 1ª volta eleições na Grécia.
Amanhã índice PMI ZE e Alemanha e índice industrial da China. E ainda resultado testes stress a bancos ingleses.
Editado pela última vez por yaya em 15/12/2014 19:04, num total de 2 vezes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1833
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: PSI 20

por fff » 15/12/2014 16:59

Estes são outros tempos ...
 
Mensagens: 1265
Registado: 29/11/2007 3:19
Localização: S. Cosme

Re: PSI 20

por ovelhaxone » 15/12/2014 16:53

como se dizia há uns anos, atenção que o comboio vai partir. \:D/
 
Mensagens: 1585
Registado: 18/7/2013 15:16

Re: PSI 20

por fff » 15/12/2014 16:18

O PSI neste momento está todo a mexer , o que é muito bom , especialmente para quem estiver curto neste momento.
 
Mensagens: 1265
Registado: 29/11/2007 3:19
Localização: S. Cosme

Re: PSI 20

por ovelhaxone » 15/12/2014 16:14

até a sonae industria está a querer mexer. muito bom :-"
 
Mensagens: 1585
Registado: 18/7/2013 15:16

Re: PSI 20

por yaya » 15/12/2014 15:56

katolo Escreveu:Por mais AT's e AF's que inventem, ninguém adivinha o comportamento do mercado no curto, médio ou longo-prazo! Há tantas variáveis independentes e não controláveis que influenciam os mercados que "prognósticos só no final do jogo"!

Espero mesmo que tenha sido o fundo! Custa-me que não o tenha sido, porque dizem que o mercado é a realidade do país... Eu estou farto de ver este país na m€rd@...


katolo a AT é fundamental se quiseres ter sucesso

Explicando por analogias: para andar de bicicleta há que aprender, para andar carro é necessário tirar a carta e umas aulas de condução, para tocar viola é fundamental de aprender a tocar, para pilotar um avião é necessário ter MUITAS horas de voo a treinar. Para a bolsa se quiseres ter sucesso tens de aprender também a técnica. É que se não souberes andar de bicicleta nem tocar viola não vem mal ao mundo agora em bolsa arriscas-te a perder o TEU dinheiro.

A lógica das ondas é sempre a mesma e funciona para o diário, semanal e mensal. MACRO = MICRO. Adivinhar o dia de amanhã ninguém adivinha mas se perceberes a lógica das ondas consegues prever com uma certa margem de erro o rumo que tomará e não cometes o erro de entrar no momento errado.

Sem querer ser desmancha prazeres, quanto a dividendos existe sempre a hipótese de serem cortados para reduzir a dívida das cotadas.

Cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1833
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: PSI 20

por fff » 15/12/2014 14:40

SHARPTRADER Escreveu:Gosto destas subidas de inicio de semana , "Fresquinhas".

A mim parecem-me mais subidas para os ansiosos ou distraidos .

Para quem está a aguardar o Rallye de Natal , é melhor começar a enviar cartas ao Pai Natal , que isto não está fácil.


É por isso que gosto do PSI . Demasiado previsivel, o que nos momentos de subida , nos dá boas rentabilidades e mais-valias, com pouco risco.

UPS, lá se foi o rallye do inicio da manhã e já está negativo.
 
Mensagens: 1265
Registado: 29/11/2007 3:19
Localização: S. Cosme

Re: PSI 20

por fff » 15/12/2014 12:21

Gosto destas subidas de inicio de semana , "Fresquinhas".

A mim parecem-me mais subidas para os ansiosos ou distraidos .

Para quem está a aguardar o Rallye de Natal , é melhor começar a enviar cartas ao Pai Natal , que isto não está fácil.
 
Mensagens: 1265
Registado: 29/11/2007 3:19
Localização: S. Cosme

Re: PSI 20

por O Alquimista » 15/12/2014 4:02

O Alquimista Escreveu: (...) já estava comprado no psi20 e quais a razões e onde estaria a stoploss;
- que, se o mínimo fosse quebrado, tanto melhor porque seria uma forma de "levantar os patos" e o movimento que se seguiria seria mais violento; aliás há pouco tempo no meu tópico falei no "João Moura" num gráfico de 1 h do psi20
(...)
Parece-me que não faltará muito para saber qual o sentido (o verdadeiro): se for para continuar a cair, não pode hesitar; se hesitar e saltar para dentro do range...danger will robinson!
Aproximam-se pois dias muito interessantes.

Abraço


Amigo hjor, só para completar o raciocínio com uma exemplificação:
- gráfico 1: quebras que não hesitaram (a última hesitou fazer idêntica magnitude e lateralizou);
- gráfico 2: o perigo de o preço voltar para dentro do range
Anexos
psi.jpg
bid.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: PSI 20

por O Alquimista » 15/12/2014 2:02

HJOR Escreveu:Alquimista, continuas igual... :P

Ainda bem que usamos ferramentas diferentes, assim é sempre proveitoso quando trocamos opiniões. :wink:

Abraço.


Indeed! :D

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: PSI 20

por HJOR » 15/12/2014 1:51

Alquimista, continuas igual... :P

Ainda bem que usamos ferramentas diferentes, assim é sempre proveitoso quando trocamos opiniões. :wink:

Abraço.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: PSI 20

por O Alquimista » 15/12/2014 1:45

Amigo Hjor,

Uso outras técnicas mas para potenciar ainda mais as EW. Algumas potenciadas por mim. :wink:

Falta saber o que fazes quando eventualmente se contradisserem. Para além de que se algo precisa de ser "potenciado" com outros indicadores ou técnicas é porque é fraco e bem vistas as coisas até poderá ser substituído. O que é forte vale por si mesmo.

O sinal que falo é o fim do seu movimento. Até já sei como será constituído! :wink:

O fim não é um sinal; o sinal é o início. Ninguém negoceia para o passado. Só os livros e respectivos autores.

Sabes bem que pela subjetividade é impossível criar tal sistema porque "markets reflect the actions and emotions of humans caused by exterior influences or mass psychology".

Então não podes dizer que se aconteceu x, o que vai acontecer só pode ser y, porque as circunstâncias exteriores são vindouras. Estás a querer tirar uma fotografia a uma coisa que está em constante mutação com um "negativo" do passado e isso é uma proposta perigosa em si mesma.


Estarei bear enquanto o movimento iniciado nos finais de março deste ano terminar, até já apresentei uma zona alvo, apesar de prematura. Discordei de muitos quando vaticinavam que as quedas tinham terminado no mínimo realizado em meados de outubro.
Resta aguardar pelo seu fim... :wink:

Se o teu sistema e a tua opinião te dizem isso, presumo que tenhas recentemente shortado o psi20 (ou uma cotada onde queiras tentar replicar o mesmo movimento e não faltarão bons exemplos) e/ou que tenhas aproveitado toda esta descida. Da próxima vez já sei quem vai pagar o jantar :D Ter um sistema e não o aproveitar não é de especulador. Quanto a mim, nem estive/não estou longo ou curto pois dedico-me a outras praças, nem que seja pelo número de "treinadores de bancada" cá da nossa praça. Imagina só se tivesse feito uma sugestão como a que fiz com a amat numa cotada cá do burgo...

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: PSI 20

por HJOR » 15/12/2014 1:02

katolo Escreveu:Sábias palavras Alquimista!

É essa humildade que nos enriquece enquanto seres humanos.



Não só sábias mas respeitadas (pelo menos por mim) de alguém que estuda e investe no conhecimento.

Só aprende quem está predisposto a aprender. O problema é que a tarefa de aprender não é fácil, custa tempo e dinheiro, mas dá uma satisfação tremenda.

O Alquimista Escreveu:Amigo Hjor, apenas alguns comentários muito breves à tua intervenção, porque não quero abrir neste espaço uma troca de opiniões sobre o mérito ou falta dele das ew (o espaço é pequeno, grande parte do público, dos "treinadores de bancada", não perceberia nada do que disséssemos e se sugeríssemos o estudo seríamos apelidados de arrogantes e pouco solidários - eu sei que seria !)


Compreendo-te perfeitamente. Eu já fui, tantas vezes.

Abraço.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: PSI 20

por HJOR » 15/12/2014 0:59

Alquimista, apenas esclarecer alguns pontos...

O Alquimista Escreveu:- se usas outras coisas (técnicas) para além das ew (que não seja o teu próprio discernimento), é porque elas não te satisfazem e procuras colmatar a sua imperfeição com outras técnicas, que também não serão perfeitas (e por aí adiante...);


Uso outras técnicas mas para potenciar ainda mais as EW. Algumas potenciadas por mim. :wink:

O Alquimista Escreveu:- parece-me que o teu raciocínio entra em contradição quando por um lado dizes que segundo as EW o movimento que quebrou o mínimo anterior tem de ser uma motivewave e por outro lado falas em esperar por sinais. Então o sinal já não foi dado? Por falar em sinais, que saudades eu tenho desse tópico (os seus criadores devem ter sido banidos); estou ruído de inveja com a valorização de uma acção que eles mencionaram: a WFM; fosse qual fosse a candeia deles, parecia-me muito interesssante!)


O sinal que falo é o fim do seu movimento. Até já sei como será constituído! :wink:

O Alquimista Escreveu:- se é assim tão evidente e fácil recorrer às ew - pelos vistos não há melhor candeia,tanto mais que me dizes que "quando A acontece só pode ser B"), - será facílimo criar um sistema automático de negociação, um robot, com base nelas. Penso também que será barato e certamente dará milhões. Muitos dos foristas e frequentadores deste fórum têm conhecimentos suficientes para implementarem um tal estratagema de negociação. Não sei porque ainda não o fizeram. Por alguma razão quando o LTCM (o fundo, leia-se) tentou algo parecido, deu no que deu. E eles já sabiam da existências das ondas assim e assado...e de certeza que eram muito mais inteligentes do que este fórum inteiro...


Sabes bem que pela subjetividade é impossível criar tal sistema porque "markets reflect the actions and emotions of humans caused by exterior influences or mass psychology".

O Alquimista Escreveu:Em suma:
- tu estás bear, eu estou bull, tu achas que vai continuar a cair, eu acho que o break do mínimo é falso, tal como falso foi o break para o upside, e que o mercado formou uma base bem boa (acumulando energia que mais tarde ou mais cedo libertará);


Estarei bear enquanto o movimento iniciado nos finais de março deste ano terminar, até já apresentei uma zona alvo, apesar de prematura. Discordei de muitos quando vaticinavam que as quedas tinham terminado no mínimo realizado em meados de outubro.
Resta aguardar pelo seu fim... :wink:



O Alquimista Escreveu:Maneiras diferentes para se atingir o mesmo objectivo: ganhar dinheiro.

Os dados estão lançados, é so esperar. Parece-me que não faltará muito para saber qual o sentido (o verdadeiro): se for para continuar a cair, não pode hesitar; se hesitar e saltar para dentro do range...danger will robinson!
Aproximam-se pois dias muito interessantes.

Abraço


Indeed...

Abraço.
Editado pela última vez por HJOR em 15/12/2014 1:13, num total de 1 vez.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: PSI 20

por katolo » 15/12/2014 0:54

Sábias palavras Alquimista!

É essa humildade que nos enriquece enquanto seres humanos.


Por mais AT's e AF's que inventem, ninguém adivinha o comportamento do mercado no curto, médio ou longo-prazo! Há tantas variáveis independentes e não controláveis que influenciam os mercados que "prognósticos só no final do jogo"!

Mas parabéns a quem tenta aperfeiçoar as suas competências nesta área! O que eu desejo é que todos tenhamos sucesso e que dê para todos, touros e ursos. Umas vezes para uns, outras vezes para outros :wink:

Eu virei-me para os dividendos e empresas que, em princípio, não me deem cabo do coração. Embora ainda tenha a minha cruz, o BCP...

Espero mesmo que tenha sido o fundo! Custa-me que não o tenha sido, porque dizem que o mercado é a realidade do país... Eu estou farto de ver este país na m€rd@...
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: PSI 20

por O Alquimista » 15/12/2014 0:35

HJOR Escreveu:Alquimista, mais digo e segundo as EW o movimento que quebrou o mínimo anterior tem de ser uma motivewave.

Existe melhor candeia que esta?

Só resta esperar pelos sinais...

Abraço.


Amigo Hjor, apenas alguns comentários muito breves à tua intervenção, porque não quero abrir neste espaço uma troca de opiniões sobre o mérito ou falta dele das ew (o espaço é pequeno, grande parte do público, dos "treinadores de bancada", não perceberia nada do que disséssemos e se sugeríssemos o estudo seríamos apelidados de arrogantes e pouco solidários - eu sei que seria !):

- se usas outras coisas (técnicas) para além das ew (que não seja o teu próprio discernimento), é porque elas não te satisfazem e procuras colmatar a sua imperfeição com outras técnicas, que também não serão perfeitas (e por aí adiante...);

- parece-me que o teu raciocínio entra em contradição quando por um lado dizes que segundo as EW o movimento que quebrou o mínimo anterior tem de ser uma motivewave e por outro lado falas em esperar por sinais. Então o sinal já não foi dado? Por falar em sinais, que saudades eu tenho desse tópico (os seus criadores devem ter sido banidos); estou ruído de inveja com a valorização de uma acção que eles mencionaram: a WFM; fosse qual fosse a candeia deles, parecia-me muito interesssante!)

- se é assim tão evidente e fácil recorrer às ew - pelos vistos não há melhor candeia,tanto mais que me dizes que "quando A acontece só pode ser B"), - será facílimo criar um sistema automático de negociação, um robot, com base nelas. Penso também que será barato e certamente dará milhões. Muitos dos foristas e frequentadores deste fórum têm conhecimentos suficientes para implementarem um tal estratagema de negociação. Não sei porque ainda não o fizeram. Por alguma razão quando o LTCM (o fundo, leia-se) tentou algo parecido, deu no que deu. E eles já sabiam da existências das ondas assim e assado...e de certeza que eram muito mais inteligentes do que este fórum inteiro...

- sim, eu sei que disseste que o mínimo ia ser quebrado e eu retorqui dizendo:
- que já estava comprado no psi20 e quais a razões e onde estaria a stoploss;
- que, se o mínimo fosse quebrado, tanto melhor porque seria uma forma de "levantar os patos" e o movimento que se seguiria seria mais violento; aliás há pouco tempo no meu tópico falei no "João Moura" num gráfico de 1 h do psi20

Em suma:
- tu estás bear, eu estou bull, tu achas que vai continuar a cair, eu acho que o break do mínimo é falso, tal como falso foi o break para o upside, e que o mercado formou uma base bem boa (acumulando energia que mais tarde ou mais cedo libertará);
- tu olhas para o psi2o e daí procuras retirar informação para as cotadas; eu, se por exemplo quero negociar o bpi, quero lá saber como está o psi20.

Maneiras diferentes para se atingir o mesmo objectivo: ganhar dinheiro.

Os dados estão lançados, é so esperar. Parece-me que não faltará muito para saber qual o sentido (o verdadeiro): se for para continuar a cair, não pode hesitar; se hesitar e saltar para dentro do range...danger will robinson!
Aproximam-se pois dias muito interessantes.

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 167 visitantes