Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por Youmeu » 13/3/2016 16:54

corre Escreveu:Youmeu, não me parece nada exagerado que vá mais além dos 5100 pontos, repara que o Spx poderá estar a preparar um suporte em 2000 pontos e isso poderá significar a confirmação da rotura da linha descendente de curto prazo no Psi20. Porém há que esperar pela confirmação da rotura dos 5000 pontos que está longe de ser um facto consumado. Nestas situações para quem é menos agressivo o mais avisado é vender metade ali na dúvida dos 5000 e voltar a entrar se passar ou então vender a restante posição se recuar. Para mim a rotura dos 5000 pontos abrem espaço a mais 4 a 5% de valorização no índice. Será?

Curto prazo entre aspas :!: a linha que apresentei já tem 2 anos, sendo que ainda por cima vem acompanhada da MM200. Mas pronto, por um lado tenho de concordar contigo no que toca ao spx.... altero o que disse previamente: em vez de ser duvido muito, fica apenas duvido :mrgreen:

Tal acontece uma vez que quer o oil, o spx e o psi20 estão muito perto das suas resistências descendentes... Até se observar uma quebra das mesmas continuo pessimista :twisted:
The only thing certain is uncertainty itself...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 455
Registado: 17/8/2013 17:10

Re: PSI 20

por Àlvaro » 13/3/2016 16:39

Youmeu, não me parece nada exagerado que vá mais além dos 5100 pontos, repara que o Spx poderá estar a preparar um suporte em 2000 pontos e isso poderá significar a confirmação da rotura da linha descendente de curto prazo no Psi20. Porém há que esperar pela confirmação da rotura dos 5000 pontos que está longe de ser um facto consumado. Nestas situações para quem é menos agressivo o mais avisado é vender metade ali na dúvida dos 5000 e voltar a entrar se passar ou então vender a restante posição se recuar. Para mim a rotura dos 5000 pontos abrem espaço a mais 4 a 5% de valorização no índice. Será?
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: PSI 20

por Youmeu » 13/3/2016 14:53

Duvido muito que passe os 5100-5150 com consistência :!:
Anexos
psi20.png
The only thing certain is uncertainty itself...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 455
Registado: 17/8/2013 17:10

Re: PSI 20

por Àlvaro » 12/3/2016 13:14

A confirmar-se essa rotura teríamos alguns ressaltos importantes que poderiam até estender-se a ações que têm sido severamente castigadas pelas vendas e que andam em marasmo absoluto à espera de ver para que lado vai. O facto de algumas empresas terem aprovado compra de ações próprias (e são várias as que aprovaram essa medida) poderá condicionar os curtos, ou pelo menos deixá-los menos confortáveis nas suas posições. Vamos ver se é verdade que rompe os 5000 pontos e se isso inquieta ainda mais as posições curtas a ponto de os levar a comprar antes que subam. Digamos que seria interessante...
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: PSI 20

por TremalNaik » 11/3/2016 14:42

E agora?
Tremal Naik
Anexos
PSI 11.3.png
 
Mensagens: 212
Registado: 10/5/2015 14:55

Re: PSI 20

por yaya » 10/3/2016 18:08

A "pastilha" Draghi durou pouco, euro sobe e bolsas abrandam - sell on the news.

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/cambios/detalhe/efeito_draghi_na_moeda_unica_dura_pouco_euro_sobe.html

Depois do doping veio a AF com as novas previsões em baixa do BCE:

O banco central espera agora que a economia da Zona Euro cresça 1,4% em 2016, 1,7% em 2018 e 1,8% em 2018, o que compara com as previsões de Dezembro de um crescimento de 1,7% em 2016 e 1,9% em 2017. "Uma ligeira revisão em baixa", segundo Mario Draghi.
O presidente do BCE afirmou ainda que espera que as taxas de inflação na Zona Euro (-0,2% em Fevereiro) permaneçam negativas nos próximos meses, recuperando mais para o final do ano. Nas novas previsões do banco central a taxa de inflação será de 0,1% em 2016, 1,3% em 2017 e 1,6% em 2018, deixando a inflação longe do objectivo do BCE de uma inflação abaixo mas próxima de 2%.
Em Dezembro, o BCE apontava para 1% em 2016 e de 1,6% em 2017. A revisão em baixa foi justificada essencialmente pela evolução dos preços do petróleo.


Quanto aos estímulos só falta mesmo os bancos emprestarem dinheiro às pessoas com juros negativos :twisted: . Já faltou mais...
O gurú Buffet é que sabe: taxas de juro negativas prolongadas é um caminho desconhecido.

O DAX caiu 2.3% :shock:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1820
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: PSI 20

por fitas » 10/3/2016 14:22

Boas...

Seria ótimo um fecho em alta acima dos 5000 pontos. :-"

Seria uma atitude de força... será?

BN

Fitas
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/6/2005 17:48
Localização: Figueira da Foz

Re: PSI 20

por soso » 9/3/2016 14:53

Depois de um almoço um pouco a correr, lá vi que tinha sido stopado positivamente a 4 900 pontos.....

Não estou nada convencido que as quedas tenham finalizado, mas como amanhã quem manda é o BCE, vou ver no que param as modas.

Cumprimentos bolsistas :wink: .
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2024
Registado: 4/2/2008 13:37
Localização: Coimbra

Re: PSI 20

por rsacramento » 7/3/2016 23:51

Pecunia...olet! Escreveu:Nas que ideia foi esta de incluir as UP do Montepio no índice PSI18?

(...) Já não basta terem que manter no índice uma empresa cujo activo mais relevante é uma participação na massa falida de outra empresa, e agora incluem ainda este espécime... Não era melhor mudar o índice para PSI15, em vez destas alternativas?
Porque para o bem e para o mal, o índice é um espelho do mercado.


estas medidas representam uma séria descredibilização do índice

procurei no site da euronext mas não encontrei nada referente a estas decisões: alguém sabe qual é a fonte exacta? quem tomou esta decisão?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: PSI 20

por Pecunia...olet! » 7/3/2016 23:18

Mas que ideia foi esta de incluir as UP do Montepio no índice PSI18?

Caros senhores responsáveis pela gestão do índice, podem ter a melhor das intenções, o Montepio merece todo o respeito enquanto instituição, mas esta inclusão "forçada" é um mau serviço para o mercado nacional.
Não me refiro à evolução histórica ou perspectivas futuras das unidades de participação ou da instituição Montepio. Estou a referir-me ao "princípio" de incluir no índice um título cujo "free-float" actual é inferir a 10%. Não faz qualquer sentido.

O capital do Montepio é constituido por:
- Capital Institucional: 1,500,000,000 € (100% detido pela Associação Mutualista)
- Fundo de Participação: 400,000,000 € (200 milhões detidos pela AM, e dos outros 200 milhões o Montepio e a Associação Mutualista já recompraram uma parte considerável).

O capital "social" do banco seria 1,900,000,000 €, dos quais mais de 1,700,000,000 € são detidos pela Associação Mutualista (e uma parte pelo próprio banco). Ou seja, se encararmos numa perspectiva de "free float", o que fica "livre" em mercado são menos de 10% desse "capital social". É esta a representatividade que querem no índice? Podem dizer que estão admitidas à negociação os 400,000,000 de UP. Mas a realidade é que a grande maioria das mesmas estão na posse de entidades do grupo Montepio.

As UPs tiveram uma "origem forçada", uma "forma forçada" e um comportamento em bolsa que é uma desgraça e agora o cúmulo é a inclusão "forçada" no índice PSI20? Que representatividade têm estas UP's para o mercado? O mercado já sofre com várias empresas com free-float reduzido, mas incluir mais este "exemplar exótico"?

O TINA (there is no alternative) chegou ao índice PSI18. Já não basta terem que manter no índice uma empresa cujo activo mais relevante é uma participação na massa falida de outra empresa, e agora incluem ainda este espécime... Não era melhor mudar o índice para PSI15, em vez destas alternativas?
Porque para o bem e para o mal, o índice é um espelho do mercado.
Editado pela última vez por Pecunia...olet! em 8/3/2016 9:37, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 163
Registado: 5/11/2014 11:45

Re: PSI 20

por tiagopt2 » 7/3/2016 20:36

É bom ver finalmente o PSI20 a dar um ar da sua graça. A activação do padrão de inversão no gráfico de 4 horas foi o melhor que nos podia ter acontecido, pois está a ajudar a suportar este bom momento do índice. À semelhança, aliás, do que diversas cotadas já anteriormente referidas têm estado a fazer. Antes de continuar na AT, deixem-me aproveitar a oportunidade para manifestar a minha tristeza relativamente à decisão de englobar o fundo de activos "discretamemte tóxicos" (chamemos-lhe assim.... ou se preferirem, semi-CEMG) do Montepio no PSI20. Não nos chegava já a Pharol? É triste ver o índice de referência de um País ser aos poucos transformado numa anedota. Renomeassem-no de PSI15, ou de PSI10, em vez de andarem a pescar empresas como a Sonae Capital (nada contra a empresa em si, mas esta cotada tem dias de negociar menos de 10.000€!). Bem, é o que temos, por isso temos mesmo de levar com estas coisas...

Como disse acima, o índice activou um padrão de inversão no gráfico de 4 horas ao quebrar os 4788 pontos em alta, com uma projecção que aponta para os 5134 pontos. Digo desde já, contudo, que vejo como muito difícil que estes 3% que faltam até essa projecção sejam percorridos, pelo menos sem um pullback. E isto porquê? Porque para lá chegar, o índice terá de inverter o poderoso padrão de lower-highs que o acompanha há cerca de um ano. E, se assim for, tem tudo para inverter o médio prazo e iniciar um movimento mais alargado no tempo. É, contudo, realista reafirmar que tal dificilmente acontecerá sem uma consolidação/retracção.

Se esse cenário se vier a colocar, poderá proporcionar uma boa oportunidade de entrada. Aumentaria tanto o conforto defensivo (puxando para cima o ponto de stop) como o ofensivo (geraria um movimento mais sustentado). Para já, é fundamental manter os olhos bem abertos. Ou estamos a meio caminho de algo maior, ou é apenas mais uma bull trap. Em breve descobriremos.
Anexos
PSI20 Index.png
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

Re: PSI 20

por VALHALLA » 7/3/2016 19:49

PSI-20 com 18 cotadas, uma delas será o fundo do Montepio

A revisão anual do índice vai ditar a expulsão da Impresa e da Teixeira Duarte da principal “montra” da bolsa de Lisboa. Saem duas, entram três, sendo uma delas o fundo que permitiu a capitalização do Montepio.
Corticeira Amorim, Sonae Capital e também o fundo do Montepio vão passar a integrar o principal índice da bolsa nacional. São três cotadas eleitas pela gestora da bolsa portuguesa para integrarem o PSI-20 a partir de meados deste mês, levando o índice novamente ao número mínimo de 18 cotadas. Saem duas: Impresa e Teixeira Duarte.
(...)
Entram três empresas, mas saem duas cotadas. A Impresa, que desde este fim-de-semana passou a ter um novo presidente executivo, Francisco Pedro Balsemão, e a Teixeira Duarte vão ambas abandonar o índice português. A saída acontecerá a 18 de Março. As três cotadas promovidas têm a primeira sessão no PSI-20 a 21 de Março.

Noticia completa no Jornal de Negócios
SE NÃO FOSSE PARA GANHAR...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 585
Registado: 19/2/2006 23:45
Localização: Portugal

Re: PSI 20

por 5640533 » 7/3/2016 2:04

Thanks.
 
Mensagens: 1981
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: PSI 20

por EAGLETRADER20 » 6/3/2016 23:45

5640533 Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:O PSI ainda conseguiu nesta fase ascendente ir perto da MM50 nos 4915 e para já não conseguiu ultrapassar.
Não me parece que tenha força nesta fase para ultrapassar esta barreira estando já as cotadas de maior significancia perto de maximos , fortes resistencias ou nas MM50.
A mim parece-me que o PSI provavelmente entrou na fase das mais valias e distribuição pausada, calma e descontraida.
Até dia 17 Março penso que iremos entrar numa fase de lateralização nos indices e a partir dai poderemos iniciar um periodo descendente .

Desculpe. O que vai acontecer er no dia 17?


A partir de dia 17 os catalizadores que o mercado tem estado a antever estarão já ultrapassados e as expectativas concretizadas, estando os indices já bem esticados e sem novos catalisadores visiveis no curto prazo :

Reuniões dos Bancos Centrais :

BCE dia 10 Março
BOJ dia 15 Março
FED dia 16 de Março

And that´s all Folks .....
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: PSI 20

por 5640533 » 6/3/2016 18:36

EAGLETRADER20 Escreveu:O PSI ainda conseguiu nesta fase ascendente ir perto da MM50 nos 4915 e para já não conseguiu ultrapassar.
Não me parece que tenha força nesta fase para ultrapassar esta barreira estando já as cotadas de maior significancia perto de maximos , fortes resistencias ou nas MM50.
A mim parece-me que o PSI provavelmente entrou na fase das mais valias e distribuição pausada, calma e descontraida.
Até dia 17 Março penso que iremos entrar numa fase de lateralização nos indices e a partir dai poderemos iniciar um periodo descendente .

Desculpe. O que vai acontecer er no dia 17?
 
Mensagens: 1981
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: PSI 20

por soso » 4/3/2016 16:18

" Fitch pode acabar com perspectiva "positiva" para Portugal"

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... tugal.html

Por isto e pelo exposto em cima (gráfico + estocástico esticado) estou curto no PSI a 4 950 pontos :idea:

Bom, bom, era a vela terminar com uma espécie de shooting star....

Cumprimentos bolsistas :wink: .
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2024
Registado: 4/2/2008 13:37
Localização: Coimbra

Re: PSI 20

por TremalNaik » 4/3/2016 13:17

Mais um esforço exegético: o IBEX, que tem oscilado como o PSI, está a 5% de uma grande resistência: 9200 pontos.

Tremal Naik
Anexos
IBEX 35 4 Março.png
 
Mensagens: 212
Registado: 10/5/2015 14:55

Dias importantes

por TremalNaik » 4/3/2016 12:23

Deixo a minha perspectiva, em função de linhas de tendência riscadas a 4 meses. Creio que Soso e fff viram o que eu vejo: o gráfico do PSI 20 está a aproximar-se cada vez mais da linha de tendência dos máximos relativos e encostado à primeira resistência. Cerca de 5000 pontos e um par de dias e estão sobrepostos. Proponho a Soso, fff, e outros foristas que se dê um passo em frente: do ponto de vista técnico, que sinais há a favor do rompimento e que sinais há a favor da retracção? Alguém quer tirar mais uma casca à cebola?

Cumprimentos,
Tremal Naik
Anexos
PSI diário 4 de Março.png
 
Mensagens: 212
Registado: 10/5/2015 14:55

Re: PSI 20

por fff » 3/3/2016 14:51

Estamos na fase " Wait for Draghi"

Os indices estão em stand bye.
Algumas cotadas ainda estão a ir testar máximos ou resistencias, mas já se nota alguma apatia e pouca disposição para compras no geral.
Está tudo encostado a resistencias ou maximos á espera do Draghi.
Começo a ter que concordar com alguns artigos que referem que após draghi ou Yellen a correcção forte tem possibilidade elevada de ocorrer, pois já toda a gente comprou a contar com a subida até ao momento Draghi.
Vamos ver o que nos reserva este momento de espera.
 
Mensagens: 1265
Registado: 29/11/2007 3:19
Localização: S. Cosme

Re: PSI 20

por soso » 3/3/2016 12:12

Cumprimentos bolsistas :wink: .
Anexos
MARÇO.png
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2024
Registado: 4/2/2008 13:37
Localização: Coimbra

Re: PSI 20

por EAGLETRADER20 » 3/3/2016 10:25

O PSI ainda conseguiu nesta fase ascendente ir perto da MM50 nos 4915 e para já não conseguiu ultrapassar.
Não me parece que tenha força nesta fase para ultrapassar esta barreira estando já as cotadas de maior significancia perto de maximos , fortes resistencias ou nas MM50.
A mim parece-me que o PSI provavelmente entrou na fase das mais valias e distribuição pausada, calma e descontraida.
Até dia 17 Março penso que iremos entrar numa fase de lateralização nos indices e a partir dai poderemos iniciar um periodo descendente .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: PSI 20

por yaya » 1/3/2016 14:25

Será que já fez fundo? Os mercados parece que acalmaram um bocado.
Taxa de inflação na ZE novamente em terreno negativo por causa do petróleo e energia. Draghi pouco pode fazer para contrariar isso.
O PIB nos EUA subiu por isso a taxa de juro da FED é capaz de continuar a subir, o que penaliza os emergentes.

G.A. semanal
Anexos
3 - s2analise.png
3 - s2analise.png (84.29 KiB) Visualizado 5378 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1820
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: PSI 20

por yaya » 26/2/2016 18:19

G.A. semanal, vela negra depois de semana com gap-ups seguidos :roll:
Anexos
3 - s2.png
3 - s2.png (39.82 KiB) Visualizado 5809 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1820
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: PSI 20

por scarface » 23/2/2016 12:49

Blue Epsilon Escreveu:
scarface Escreveu:Um dos aspetos que gostava de lançar para discussão é que as subidas, quer do psi quer de algumas componentes, não tem sido acompanhadas com bom volume, o que me deixa muito desconfiado face à validade destes movimentos.
Alguém quer comentar.
Abc e bons negócios



Posso-te dizer que há uns 2 anos atrás, em pleno bull market, estava-se constantemente a dizer isso do S&P..... que continuou a subir paulatinamente e o bull lá continuou e ainda continua.


No bull do SP se vires pelo OBV vês que o volume acompanhou a subida. Não conheço ninguém bull market que tenha ocorrido sem que o volume tenha suportado as subidas, senão dificilmente resistiria. Mas por favor corrijam me se estiver enganado.
Agora sempre ouvi falar que o bull market que se viveu foi um bull market mal amado.
Na minha opinião e para a tendência de longo prazo , a perspectiva é baixista sendo estas subidas uma mero ressalto.
Não existem para já indícios de alteração à tendência. A ver vamos
Abc e bons negócios.
 
Mensagens: 73
Registado: 6/9/2011 23:18
Localização: 20

Re: PSI 20

por JohnyRobaz » 23/2/2016 1:40

scarface Escreveu:Um dos aspetos que gostava de lançar para discussão é que as subidas, quer do psi quer de algumas componentes, não tem sido acompanhadas com bom volume, o que me deixa muito desconfiado face à validade destes movimentos.
Alguém quer comentar.
Abc e bons negócios


Boa noite. Tenho reparado no mesmo, principalmente no DAX e SP500 nestas últimas subidas. Parece-me tudo um arrasto pelas oscilações do petróleo, mas não sou de todo a voz da experiencia..
Abrç e BN
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, Conservador, Google [Bot], iniciado1, maturidade, Musus, Nietz19, PAULOJOAO, Xacal e 196 visitantes