Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por careca79 » 4/6/2012 17:50

Boas.

O problema é que o gráfico no pro realtime já está ajustado ao dividendo, anexo a este post duas imagens, uma do Jornal de Negócios ( não ajustado ) e a do pro-real time ajustado.

Daí não notar a diferença.
Anexos
SonaeSGSP.jpg
Cotação pro-real time ajustada
SonaeSGSP.jpg (262.34 KiB) Visualizado 3830 vezes
SonaeSGPS_naoAjustado.JPG
Cotação Sonae SGSPS do Jornal de negócios não ajustada.
SonaeSGPS_naoAjustado.JPG (58.1 KiB) Visualizado 3808 vezes
Careca da Bolsa
Para mais análises ao PSI-20 e outro material sobre análise Técnica.
Stock Market Analysis
Análise técnica a índices e acções dos mercados fora de Portugal
 
Mensagens: 400
Registado: 29/11/2007 3:04
Localização: 16

por rodrigo2002 » 4/6/2012 17:09

careca79 Escreveu:Caríssimos.
Publiquei a minha mais recente análise, com vídeo, ao índice PSI-20, podem encontrá-la no meu blogue Careca da Bosla.

Em baixo deixo também o vídeo, presente nesse post.

<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/VbnSfcywaio" width="560"></iframe>


Obrigado.


Boa tarde Careca,
Tenho uma dúvida nos gráficos que agradecia que me esclareças que é o seguinte: nos gráficos da Portucel e EDP, por exemplo, no dia ex-dividendo a cotação desce o valor do pagamento do mesmo, mas no caso da Sonae isso não acontece.
Se puderes esclarecer, agradecia.
Abraço,
NM
 
Mensagens: 14
Registado: 1/2/2011 13:17
Localização: Lisboa

por careca79 » 4/6/2012 14:31

Caro Jromeira.
Obrigado pelo feedback, hoje vou aumentar a qualidade do som a ver se fica melhor.

Agradeço o feedback.

abraço.
Careca da Bolsa
Para mais análises ao PSI-20 e outro material sobre análise Técnica.
Stock Market Analysis
Análise técnica a índices e acções dos mercados fora de Portugal
 
Mensagens: 400
Registado: 29/11/2007 3:04
Localização: 16

por jromeira » 4/6/2012 12:32

careca79 Escreveu:Caríssimos.
Publiquei a minha mais recente análise, com vídeo, ao índice PSI-20, podem encontrá-la no meu blogue Careca da Bosla.

Em baixo deixo também o vídeo, presente nesse post.

<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/VbnSfcywaio" width="560"></iframe>


Obrigado.


Boas careca79,

Fantástica análise, mas muito difícil de ouvir pelo menos no meu portátil, mesmo com o som no máximo. É possível gravares as análises com mais volume?

Obgd
"Para venceres nos mercados, como na vida, terás de vencer primeiro a tua angústia."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 408
Registado: 29/11/2007 9:27
Localização: lisboa

por careca79 » 3/6/2012 23:36

Caríssimos.
Publiquei a minha mais recente análise, com vídeo, ao índice PSI-20, podem encontrá-la no meu blogue Careca da Bosla.

Em baixo deixo também o vídeo, presente nesse post:

Com o fecho de hoje o PSI-20 recupera para os 4471 pontos, ficando ainda longe da zona, entre os 4590 e 4765 pontos, que caso seja ultrapassado com volume, indicará uma reversão do sentimento de curto prazo, deixando intocáveis os sentimentos de médio e longo prazo, que continuam "bearish".


<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/VbnSfcywaio" width="560"></iframe>


Obrigado.
Editado pela última vez por careca79 em 4/6/2012 21:58, num total de 1 vez.
Careca da Bolsa
Para mais análises ao PSI-20 e outro material sobre análise Técnica.
Stock Market Analysis
Análise técnica a índices e acções dos mercados fora de Portugal
 
Mensagens: 400
Registado: 29/11/2007 3:04
Localização: 16

Re: Composição do psi 20

por EuroVerde » 2/6/2012 23:31

jimx Escreveu:Boa Noite,

Para efeitos de estudo, sabem se há informação histórica disponível na internet sobre a ponderação de cada ação no índice psi 20?
Obrigado.


Não tenho essa informação, nem nunca me dei ao trabalho de procurar o histórico de influências que determinadas empresas tiveram no indice e que já estão fora dele.

Mas, pode dizer-se com algum grau de segurança que com essas alterações todas que vão ocorrendo, o minimo actual pode ter o mesmo value que outro minimo relativo anterior significativo?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

Composição do psi 20

por edujorge » 2/6/2012 23:28

Boa Noite,

Para efeitos de estudo, sabem se há informação histórica disponível na internet sobre a ponderação de cada ação no índice psi 20?
Obrigado.
 
Mensagens: 7
Registado: 29/11/2007 3:03
Localização: santo tirso

Composição do psi 20

por edujorge » 2/6/2012 23:27

Boa Noite,

Para efeitos de estudo, sabem se há informação histórica disponível na internet sobre a ponderação de cada ação no índice psi 20?
Obrigado.
 
Mensagens: 7
Registado: 29/11/2007 3:03
Localização: santo tirso

por artista_ » 1/6/2012 11:29

rfm73 Escreveu:Não é só o DAX ... para ti o psi 20, no final do ano, estará nos 7500 pontos... isto sim é uma bonita vela verde!!! :) :) :) :mrgreen: :mrgreen:


Andas desatualizado, na última versão a projeção era para os 6500 pontos... a não ser que já tenha havido mais alguma! De qualquer forma não deixa de ser uma bela vela verde... entretanto a Galp vai caíndo, na volta uns 5 anos depois chegará aos 6 euros (?)! Será que, se isto acontecer, isso quer dizer que ele está com um atraso de 5 anos, isso poderá querer dizer que em 2017 a psi poderá atingir os 7500 pontos! :mrgreen: :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por nook » 1/6/2012 10:43

EuroVerde Escreveu:
rsacramento Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Eu escrevi as denominações de memória e é bem possível que me tenha equivocado. Seja como for, é acessório, independentemente das denominações exactas a diferença que referi existe mesmo...

ok, tudo bem, mas a diferença não é entre o cac e o psi, mas entre estes e o dax, que esse sim é total return - não abate os dividendos.. :wink:


Não se esqueçam que este ano 2012 o Dax é sempre positivo com uma bonita vela verde. :mrgreen:


Não é só o DAX ... para ti o psi 20, no final do ano, estará nos 7500 pontos... isto sim é uma bonita vela verde!!! :) :) :) :mrgreen: :mrgreen:
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

por EuroVerde » 31/5/2012 22:37

rsacramento Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Eu escrevi as denominações de memória e é bem possível que me tenha equivocado. Seja como for, é acessório, independentemente das denominações exactas a diferença que referi existe mesmo...

ok, tudo bem, mas a diferença não é entre o cac e o psi, mas entre estes e o dax, que esse sim é total return - não abate os dividendos.. :wink:


Não se esqueçam que este ano 2012 o Dax é sempre positivo com uma bonita vela verde. :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por rsacramento » 31/5/2012 22:22

MarcoAntonio Escreveu:Eu escrevi as denominações de memória e é bem possível que me tenha equivocado. Seja como for, é acessório, independentemente das denominações exactas a diferença que referi existe mesmo...

ok, tudo bem, mas a diferença não é entre o cac e o psi, mas entre estes e o dax, que esse sim é total return - não abate os dividendos.. :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por Dom_Quixote » 31/5/2012 22:07

Ok, valeu! (se bem que continue a pensar que o dobro é muita fruta...) :(
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2286
Registado: 3/4/2012 21:06
Localização: Mancha

por MarcoAntonio » 31/5/2012 22:07

Eu escrevi as denominações de memória e é bem possível que me tenha equivocado. Seja como for, é acessório, independentemente das denominações exactas a diferença que referi existe mesmo...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 31/5/2012 22:08, num total de 1 vez.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38076
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por rsacramento » 31/5/2012 21:56

MarcoAntonio Escreveu:(...)
convém notar que (...) o PSI20 é índice do tipo "total return"
(...)

essa agora :shock:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por MarcoAntonio » 31/5/2012 21:50

Sim, é disso mesmo que eu estou a falar (aliás depois acrescentei um parentisis para o caso de não estar claro).

O CAC (ao contrário do PSI20) é um índice do tipo "net return" e por isso considera sempre que os dividendos são totalmente reinvestidos sendo portanto que da forma como é calculado, o índice não cai por causa de distribuições de dividendos.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38076
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por TRSM86 » 31/5/2012 21:44

MarcoAntonio Escreveu:
Dom_Quixote Escreveu:Eu gostava de compreender porque é que em Maio o PSI20 caíu sensivelmente o dobro do CAC e do DAX.

Alguém ajuda?


Sem certeza se é isso que está a justificar toda a diferença (tinha de ir verificar e naturalmente ainda dá algum trabalho, de recolha e cálculo) convém notar que o PSI20 e o CAC40 são indíces diferentes: o PSI20 é índice do tipo "total return" e o CAC40 é um índice do tipo "net return".

Eles funcionam diferente em relação à forma como tratam a distribuição dos dividendos e pode ser essa a razão para a diferença de que estás a falar.

Seja como for, os índices não variam todos a mesma coisa o tempo todo e a diferença pode dever-se (também) a outras coisas...


Não esquecer os diversos dividendos das várias cotadas que foram pagos agora em Maio e foram refelectidos no gráfico do psi20
uma passagem para a outra margem

http://trsm87.blogspot.pt/
 
Mensagens: 2163
Registado: 29/11/2007 2:05
Localização: aqui

por MarcoAntonio » 31/5/2012 21:39

Dom_Quixote Escreveu:Eu gostava de compreender porque é que em Maio o PSI20 caíu sensivelmente o dobro do CAC e do DAX.

Alguém ajuda?


Sem certeza se é isso que está a justificar toda a diferença (tinha de ir verificar e naturalmente ainda dá algum trabalho, de recolha e cálculo) convém notar que o PSI20 e o CAC40 são índices diferentes: o PSI20 é índice do tipo "total return" e o CAC40 é um índice do tipo "net return".

Eles funcionam diferente em relação à forma como tratam a distribuição dos dividendos e pode ser essa a razão para a diferença de que estás a falar (especialmente tendo em conta a concentração de distribuições de dividendo em Maio).

Seja como for, os índices não variam todos a mesma coisa o tempo todo e a diferença pode dever-se (também) a outras coisas...
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38076
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por PC05 » 31/5/2012 21:37

Dom_Quixote Escreveu:Eu gostava de compreender porque é que em Maio o PSI20 caíu sensivelmente o dobro do CAC e do DAX.

Alguém ajuda?



Basta olhar para o estado da espanha e não ignorar a dependência da economia portuguesa desta...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3247
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

por Dom_Quixote » 31/5/2012 21:33

Eu gostava de compreender porque é que em Maio o PSI20 caíu sensivelmente o dobro do CAC e do DAX.

Alguém ajuda?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2286
Registado: 3/4/2012 21:06
Localização: Mancha

por BearManBull » 31/5/2012 12:21

artista Escreveu:
O que ele disse é exatamente o contrário, "é o mais grave a seguir à Grécia", quer dizer que a o da Grécia é pior! :) [/b]


:mrgreen: fiz confusão com "a seguir à Grécia que fica por cima de nós" é o que dá ler na diagonal...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

por latrinaxxl » 31/5/2012 12:04

Importante é não sermos os piores :roll:
No jogo da bolsa, as mãos fracas e fortes estão sempre a perder, quem ganha sempre é a "casa" (corretoras e bancos).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 492
Registado: 15/2/2010 20:30
Localização: Norte

por artista_ » 31/5/2012 11:52

lfhm Escreveu:
Carlos Tavares deixou no Parlamento um retrato preocupante de degradação da saúde financeira das cotadas portuguesas. O ano passado ficou marcado por uma descapitalização das empresas, com um "aumento significativo da dívida e redução significativa dos capitais próprios". O desequilíbrio nas contas das cotadas não financeiras é o mais grave na Europa, a seguir à Grécia.


Discurso um bocado exagerado no meu parecer, como é que as nossas cotadas podem estar pior que as gregas?!


O que ele disse é exatamente o contrário, "é o mais grave a seguir à Grécia", quer dizer que a o da Grécia é pior! :) [/b]
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por BearManBull » 31/5/2012 10:09

Saltitante Escreveu:O gráfico transparece a realidade..


E transparece os fundamentais que vêm sempre de atrelado :D

Carlos Tavares deixou no Parlamento um retrato preocupante de degradação da saúde financeira das cotadas portuguesas. O ano passado ficou marcado por uma descapitalização das empresas, com um "aumento significativo da dívida e redução significativa dos capitais próprios". O desequilíbrio nas contas das cotadas não financeiras é o mais grave na Europa, a seguir à Grécia.


Discurso um bocado exagerado no meu parecer, como é que as nossas cotadas podem estar pior que as gregas?!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

por Saltitante » 30/5/2012 0:55

O gráfico transparece a realidade..
Anexos
Psi20 Semanal 30-5.jpg
Psi20 Semanal 30-5.jpg (129.67 KiB) Visualizado 5781 vezes
 
Mensagens: 33
Registado: 14/3/2012 23:12

AnteriorPróximo

Quem está ligado: