Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por BearManBull » 27/11/2012 17:34

PintinhoFX Escreveu:
artista Escreveu:
PintinhoFX Escreveu:Deixo o gráfico semanal com as seguintes ideias:

1- O indice encontra-se a "lutar" com uma LTD bem visivel e válida (3 toques)...e por ser num gráfico semanal...eu dou-lhe ainda mais valor (a mim...mete-me respeitinho :mrgreen: )

2- Indicador apresenta uma divergência escondida negativa (continuação da tendência descendente)

3- TODOS os fundos de longo/médio prazo do PSI20 foram acompanhados de uma divergência positiva no indicador!

Posto isto, o cenário que me parece mais provável, será pelo menos um teste ao último minimo...por volta dos 4.380 pts...antes de haver uma recuperação mais sustentada.

Cumprimentos e bons negócios a todos.


Boa reflexão!! :wink:

Ainda assim espero que estejas enganado na conclusão final, eu estou algo mais otimista, não me surpreendo que não haja mais correção e, se houver, não espero por um novo toque nos mínimos anteriores... se calhar é mais um desejo que outra coisa! :|


Boas artista,
Eu sirvo-me da análise técnica para aferir a probabilidade de um determinado cenário! Como tal, e dado a análise que fiz...friamente...tenho que dizer que um teste ao último minimo é o meu cenário mais plausivel!
Mas não fico "agarrado" cegamente a esta ideia...basta um fecho acima da LTD e eu mudo automaticamente de opinião LOL
Sou um troca tintas :mrgreen:

Cumprimentos


Análise interessante mas será que esse 3º toque já é válido?

Se calhar precisa de vir aos 5000 para mostrar que realemente existe uma reacção á LTD.

Mas basta a Galp entrar para aí em rota descendente (que parece estar a começar a acontecer com o gap down de hoje) e a JM ficar sem força para o indice vir por aí abaixo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

por FXX » 27/11/2012 13:40

artista Escreveu:
PintinhoFX Escreveu:Deixo o gráfico semanal com as seguintes ideias:

1- O indice encontra-se a "lutar" com uma LTD bem visivel e válida (3 toques)...e por ser num gráfico semanal...eu dou-lhe ainda mais valor (a mim...mete-me respeitinho :mrgreen: )

2- Indicador apresenta uma divergência escondida negativa (continuação da tendência descendente)

3- TODOS os fundos de longo/médio prazo do PSI20 foram acompanhados de uma divergência positiva no indicador!

Posto isto, o cenário que me parece mais provável, será pelo menos um teste ao último minimo...por volta dos 4.380 pts...antes de haver uma recuperação mais sustentada.

Cumprimentos e bons negócios a todos.


Boa reflexão!! :wink:

Ainda assim espero que estejas enganado na conclusão final, eu estou algo mais otimista, não me surpreendo que não haja mais correção e, se houver, não espero por um novo toque nos mínimos anteriores... se calhar é mais um desejo que outra coisa! :|


Boas artista,
Eu sirvo-me da análise técnica para aferir a probabilidade de um determinado cenário! Como tal, e dado a análise que fiz...friamente...tenho que dizer que um teste ao último minimo é o meu cenário mais plausivel!
Mas não fico "agarrado" cegamente a esta ideia...basta um fecho acima da LTD e eu mudo automaticamente de opinião LOL
Sou um troca tintas :mrgreen:

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 66
Registado: 1/5/2008 0:11
Localização: 13

por artista_ » 27/11/2012 13:29

PintinhoFX Escreveu:Deixo o gráfico semanal com as seguintes ideias:

1- O indice encontra-se a "lutar" com uma LTD bem visivel e válida (3 toques)...e por ser num gráfico semanal...eu dou-lhe ainda mais valor (a mim...mete-me respeitinho :mrgreen: )

2- Indicador apresenta uma divergência escondida negativa (continuação da tendência descendente)

3- TODOS os fundos de longo/médio prazo do PSI20 foram acompanhados de uma divergência positiva no indicador!

Posto isto, o cenário que me parece mais provável, será pelo menos um teste ao último minimo...por volta dos 4.380 pts...antes de haver uma recuperação mais sustentada.

Cumprimentos e bons negócios a todos.


Boa reflexão!! :wink:

Ainda assim espero que estejas enganado na conclusão final, eu estou algo mais otimista, não me surpreendo que não haja mais correção e, se houver, não espero por um novo toque nos mínimos anteriores... se calhar é mais um desejo que outra coisa! :|
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por AmigosdaBolsa » 27/11/2012 9:41

Rags Escreveu:
AmigosdaBolsa Escreveu:Rags, poderá também ser assim.


Sinceramente nem tinha reparado nessa hipótese. Obrigado.

Sim também poderá sair dai um H&S, para o ombro ser perfeito ainda tinha de vir aos 5430, depois reagir em baixa e depois quebrar a neckline que coincide com um importante suporte.

Mas como Tuga, espero que esse cenário não se concretize :wink:


Acho que não tem de ser necessário os 5430, este H&S pode ser inclinado se vires as linhas que tracei do neckline e transpus para os e dos Shoulders
 
Mensagens: 965
Registado: 25/10/2010 9:57
Localização: 14

por FXX » 27/11/2012 2:36

Deixo o gráfico semanal com as seguintes ideias:

1- O indice encontra-se a "lutar" com uma LTD bem visivel e válida (3 toques)...e por ser num gráfico semanal...eu dou-lhe ainda mais valor (a mim...mete-me respeitinho :mrgreen: )

2- Indicador apresenta uma divergência escondida negativa (continuação da tendência descendente)

3- TODOS os fundos de longo/médio prazo do PSI20 foram acompanhados de uma divergência positiva no indicador!

Posto isto, o cenário que me parece mais provável, será pelo menos um teste ao último minimo...por volta dos 4.380 pts...antes de haver uma recuperação mais sustentada.

Cumprimentos e bons negócios a todos.
Anexos
psi.jpg
psi.jpg (167.6 KiB) Visualizado 4822 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 66
Registado: 1/5/2008 0:11
Localização: 13

por Rags » 27/11/2012 2:26

AmigosdaBolsa Escreveu:Rags, poderá também ser assim.


Sinceramente nem tinha reparado nessa hipótese. Obrigado.

Sim também poderá sair dai um H&S, para o ombro ser perfeito ainda tinha de vir aos 5430, depois reagir em baixa e depois quebrar a neckline que coincide com um importante suporte.

Mas como Tuga, espero que esse cenário não se concretize :wink:
Cumprimentos
Rags
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 838
Registado: 24/5/2010 22:06
Localização: Lisboa

por AmigosdaBolsa » 27/11/2012 1:40

Rags, poderá também ser assim.
Anexos
PSI20.jpg
PSI20.jpg (68.95 KiB) Visualizado 4853 vezes
 
Mensagens: 965
Registado: 25/10/2010 9:57
Localização: 14

por albarrã » 27/11/2012 1:29

Rags,
Concordo..., na maioria dos casos deparamo-nos com o segundo ombro menor que o primeiro.
Que nunca por vencidos se conheçam!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 194
Registado: 20/4/2009 12:50
Localização: 21

por Rags » 26/11/2012 23:57

Tentando ser simples na análise e não querendo repetir o que aqui já foi dito, e falo principalmente nas análises aos gráficos diários, como por exemplo a do luissm na página 130, com a qual concordo (quase) na totalidade e ainda se mantêm actual.

Quero sim realçar a possibilidade de se estar a formar um H&S de curto prazo. Estamos neste momento a assistir à construção do segundo ombro, que seria perfeito se viesse aos 5250 e de seguida reagisse em alta, mas como a maioria das vezes os ombros dos H&S não são perfeitos poderá ser 30 pts mais para cima ou 30 pts mais para baixo do valor que referi. Mas o mais importante é vigiar a Neckline, é a quebra em alta ou não da mesma que definirá se a figura é activada ou não.

Deixo o gráficos actualizados:
Anexos
PSI 26-11-2012 diário.png
PSI 26-11-2012 diário.png (86.26 KiB) Visualizado 4941 vezes
PSI horário 26-11-2012.png
PSI horário 26-11-2012.png (58.1 KiB) Visualizado 4951 vezes
Cumprimentos
Rags
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 838
Registado: 24/5/2010 22:06
Localização: Lisboa

por EuroVerde » 23/11/2012 22:52

Em Setembro 2013 está previsto que Portugal deixe o dinheiro da TROIKA e volte a financiar-se nos mercados.
Seria vantajoso que o governo começásse a estimular os juros de intrumentos financeiros obrigacionistas internos por forma a que a poupança ficásse dentro de terriotório nacional.
Seria vantajoso também para o futuro nos nossos cidadãos assim que possivel e que exista retoma no PIB, começar-se a pensar em aumentar o salário minimo nacional ou de forma geral os salários e baixar ainda mais as reformas de quem trabalhou. Aliás sou adepto que se deixe de descontar para a segurança social.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por EuroVerde » 23/11/2012 22:43

Só os 5450 me fariam entrar longo no indice... acontece que esse valor está bastante acima do meu indicador SAR e também está fora da Bollinger superior, o que torna para já pouco provável que lá chegue, mesmo com as subidas recentes (dentro da neutrecidade do panorama que engana).

Neste momento vamos neutros, depois da saída de 16 Novembro. Portanto fora do indice. E bem fora, excepto na Ibersol. :oops:



Uma entrada curta é razoável logo na quebra da MM200 sem hesitar.(desde que exista um fecho abaixo dela).

Podemos ter uma analógia com o ano de 2009 porque esse foi o primeiro ano de recessão de -2,6%!!! Na prática (e o que interessa é mesmo a prática com dinheiro real) o indice nesse ano começou a cair até Março e veio fechar o ano positivissímo. Mas não deixou de visitar os anteriores minimos de Outubro de 2008.
Confesso que aquela expressão final descendente do 1ºtrimestre 2009 fora um assentuar de que aquela seria uma recessão que teria inevitavelmente que abrir portas para outras recessões subsequentes. E isso é verdade na prática!!! embora a teoria diga que a seguir a periodos de contracção vêm periodos de expansão!!

2013 teremos uma recessão menos profunda da de 2012, mas na prática as condições das pessoas vão continuar dificeis porque embora o juros da dívida portuguesa tenha estado a descer, há muitas obrigações a serem vencidas no futuro próximo e o Estado não tem margem para aliviar a austeridade. Pois estamos nos deparando com 3 anos de recessão consecutivos nunca vistos na história recente de Portugal. Por um lado o Estado tem que mostrar garantias e a dificuldade de obter financiamento, por outro tem que cumprir com as suas obrigações financeiras e não só...
Para existir uma recessão em 2013 o indice terá que fazer algo semelhante a 2009 e durante o primeiro trimestre!!! Mas terminando positivo, antecipando logo a ténue e tímida recuperação de 2014 que será ainda uma pequenissíma gota no ocêano da forte recuperação que mais tarde se adivinhará. Esse mais tarde, é só quando o Estado cumprir não só as obrigações financeiras que são dificeis mas também sociais que estão a ter os efeitos de um massacre de guerra.
Anexos
PSI 20 INDEX.png
PSI 20 INDEX.png (17.24 KiB) Visualizado 5263 vezes
PSI 20 INDEX.png
PSI 20 INDEX.png (17.95 KiB) Visualizado 5258 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por EuroVerde » 21/11/2012 23:42

Olá Caro K.

Vivemos tempos anormais em épocas excepcionais.

Portugal em 2013 terá o 3ºano de recessão consecutiva!!! Algo nunca antes visto em 80 anos.

Uma recessão em 2009 de -2,6% que só por si já faria estragos nos anos subsequentes, mesmo que esses anos fossem de crescimento...

Depois uma recessão em 2011 de -1,5%, e depois em 2012 uma estimativa de mais de -3,x% no PIB.
Implicará também uma recessão em 2013, menos pesada é certo, mas com consequências para 2014 imprevisiveis.

A questão que agora coloco é: se a estimativa para o crescimento do PIB português em 2013 será de -0,5% a -1,5% (menos pesada do que em 2012) isso dará aos mercados uma espectativa bull precisamente pela recessão ser menos pesada, ou ainda pesará para que o indice faça novos minimos abaixo de 4400?

Sendo esta crise, uma crise com várias crises dentro da mesma crise, e sabendo nós que no longo prazo o mercado se auto-reforça, o que será esperado para o PSI20 no próximo ano?

É que se o mercado subir para os 7000 pontos pode acontecer mesmo aquilo que o Ulisses diz no video que é, em 2013 não haver recessão ou esta estar muito proxima da estagnação.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por K. » 21/11/2012 17:42

Outro aspecto técnico interessante é a intrepretação de Elliot deste padrão.

Reparem que há uma terceira onda que fez exactamente 1.6 de extensão da primeira. Como a segunda onda foi "sharp", pelo princípio da alternância, as probabilidades estão a favor de uma quarta complexa, nesse caso estaremos a falar de um "expanded flat". Esta interpretação pode ser negociada no caso da quebra do topo do B da W4 em alta (5550 pontos). É uma negócio que poderá valer a pena, pois se estamos de facto perante um padrão de impulso, 1.6 de extensão para a W3 é pouco, e juntamente com a complexidade da W4, favorece a probabilidade de ocorrer uma W5 extendida que poderá levar o mercado para perto dos 7.000 pontos.

A outra interpretação de Elliot leva-nos à analogia feita pelo Euroverde com o padrão do Nikkey. Nesse caso o padrão é bem claro: a primeira subida é um A feito em 3 movimentos a-b-c, a correcção é um B feito em 3 movimentos a-b-c e a segunda subida seria um C feito em 5 movimentos. Assim, o movimento de alta dos últimos meses seria a quarta onda do C correspondente ao movimento correctivo major iniciado em 2007. Logo seria necessária uma nova correcção para terminar o padrão das 5 ondas correctivas, levando o mercado para novos mínimos.
 
Mensagens: 692
Registado: 28/5/2008 1:17

por K. » 21/11/2012 17:20

O mercado está a fazer uma figura de alargamento (fez um higher high e agora um lower low).

Estas figuras são (pelo menos para mim) impossíveis de negociar: o máximo marca uma tendência de alta e o mínimo marca uma tendência de baixa.
 
Mensagens: 692
Registado: 28/5/2008 1:17

por SDIASA » 21/11/2012 13:49

Quando passar a zona dos 5700 pontos será a confirmação de Bull e activação dessa mesma figura.
Até lá vai ser o sobe e desce.
Bons negócios.

Sérgio Dias.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 175
Registado: 12/7/2007 14:49
Localização: Leiria

por joaopedropinho » 21/11/2012 13:23

Acho que já alguém aqui disse isto e que provavelmente ainda é um pouco cedo mas se tivesse que apostar sem justificar, diria que o Psi20 se prepara para fazer uma bela cabeça e ombros invertida.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 204
Registado: 8/4/2006 17:25
Localização: litoral centro

por artista_ » 21/11/2012 1:50

EuroVerde Escreveu:Após ter sido stopado e estar de fora, o indice para mim continua neutro. Caso o indice venha de novo aos 4400 teremos um recessão em 2013.
Não há motivos para eu entrar curto ou longo para já.


Até aos 4400 ainda tem muito para cair... e alguns níveis importantes para quebrar!

Esperemos que nem chegue lá... como já disse (não me lembro onde) uma quebra desses mínimos seria o "fim" de Portugal! :|
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por EuroVerde » 20/11/2012 23:43

Após ter sido stopado e estar de fora, o indice para mim continua neutro. Caso o indice venha de novo aos 4400 teremos um recessão em 2013.
Não há motivos para eu entrar curto ou longo para já.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por nook » 20/11/2012 23:37

Hoje fechou em cima da MME50!

Parece que mais uma vez o suporte da zona dos 5170 aguentou o índice! :wink:

Vamos lá ver se amanhã consegue passar os 5300 e cotar acima de todas as MME...

Gráfico:
Anexos
psi.png
psi.png (23.72 KiB) Visualizado 6325 vezes
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

por Sr_SNiper » 20/11/2012 17:25

artista Escreveu:Acho que o dia de hoje é particularmente importante e positivo. Parece que em definitivo os mercados já não reagem mal às más notícias! A bem do país esperemos que este raciocínio esteja correto!
Amanha é dia de comprar um PPP para o médio/longo prazo...
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por artista_ » 20/11/2012 17:14

Acho que o dia de hoje é particularmente importante e positivo. Parece que em definitivo os mercados já não reagem mal às más notícias! A bem do país esperemos que este raciocínio esteja correto!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por nook » 20/11/2012 17:09

Discos Pedidos - PSI (20 de Novembro)

Vídeo: Ulisses Pereira mantém "optimismo" na bolsa nacional
20 Novembro 2012 | 14:48
Ulisses Pereira - Analista Dif Broker - ulisses.pereira@difbroker.com


Ulisses Pereira continua optimista em relação à bolsa nacional. O responsável salienta que os cortes de "rating" já não têm o impacto de outros tempos nas bolsas, referindo-se à redução da nota de França por parte da Moody’s.

Este optimismo deverá perdurar, enquanto o PSI-20 aguentar o suporte entre os 5.100 e os 5.200 pontos.

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=81111 [/b]
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

por careca79 » 20/11/2012 1:13

Caríssimos.
Deixo a minha análise que podem encontrar completa com vídeo em Careca da Bolsa


O vídeo podem encontrar no blogue.
Anexos
PSI20_19112012.JPG
PSI-20 de dia 19 de Novembro de 2012
PSI20_19112012.JPG (156.27 KiB) Visualizado 6797 vezes
Careca da Bolsa
Para mais análises ao PSI-20 e outro material sobre análise Técnica.
Stock Market Analysis
Análise técnica a índices e acções dos mercados fora de Portugal
 
Mensagens: 400
Registado: 29/11/2007 3:04
Localização: 16

por artista_ » 19/11/2012 18:10

artista Escreveu:Atualizei a minha análise ao índice:

http://sobe-e-desce.blogspot.pt/2012/11 ... lcada.html

Isto ficou bem mais negro, esperemos que seja apenas passageiro, como o tornado que andou a chatear uns amigos meus em Lagoa! :|


Os índices reverteram a vela feia de sexta-feria e recuperaram para cima dos 5200 pontos... menos mal, vamos ver se nos aguentamos, esperemos que sim!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Garfield » 18/11/2012 21:43

Narigudo Escreveu:Obrigado Garfield! ?..isso nao pode ser considerado manipulacao de mercado?

BN
Narigudo


Não.

Tudo depende das posições dos clientes como acontece diariamente só que em dia de vencimento o volume é bastante superior logo o efeito é igualmente maior.

BN
Garfield
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2368
Registado: 9/2/2005 4:29
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AdsBot [Google], Apramg, Bing [Bot], Cem pt, Ferreiratrade, Google [Bot], mpaquim, PAULOJOAO, PMP69 e 136 visitantes