Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por careca79 » 5/7/2012 23:41

Boa noite.

Deixo uma imagem da minha visão do PSI-20 e parte do post que fiz no meu blogue

(...)
Hoje acontece uma vela de possível Bearish Engulfing Pattern, que dependendo do fecho de amanhã, poderá dar a confirmação de uma reversão, tendo para isso apenas de fechar de novo abaixo do fecho de hoje.

Caso tal não aconteça, continua a porta aberta para o teste na resistÊncia dos 5110, zona onde eu penso ir acontecer a reversão de sentimento no mercado. Até lá andaremos com o coração nas mãos e e modo erracional.
(...)


Imagem

Análise vídeo PSI-20 de 05 de Julho de 2012
<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/UEISyN1ESjg" width="560"></iframe>

Agradeço comentários
Careca da Bolsa
Para mais análises ao PSI-20 e outro material sobre análise Técnica.
Stock Market Analysis
Análise técnica a índices e acções dos mercados fora de Portugal
 
Mensagens: 400
Registado: 29/11/2007 3:04
Localização: 16

por BearManBull » 5/7/2012 18:50

zeunzas Escreveu:correcoes = quedas da pt? Porquê?


É só uma posta para o ar. Existe ali um gap a vencer que é meio complicado acho que vai precisar de apanhar balanço (momentum) para o atacar, num vai ser com um RSI quase esgotado em modo bear que me parece que vá consiguir.

E depois é o peso da PT no PSI. Mas o que eu disse é que pode haver uma mudança de tendência não necessáriamente que vá para baixo pode lateralizar durante algum tempo e depois inesperadamente voltar a subir.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

por Zeb_PT » 5/7/2012 18:35

Intimidar?!? Cada um de vocês já quase que me pagaram um almoço... quase...
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 919
Registado: 9/3/2009 23:07
Localização: 16

por rsacramento » 5/7/2012 18:31

Elias Escreveu:

O meu amigo certamente tem noção de que é tudo uma questão de preço



zeb: não te deixes intimidar!

em caso de dúvida, olha:
Anexos
owl.jpg
owl.jpg (46.46 KiB) Visualizado 3655 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por Elias » 5/7/2012 18:17

Zeb_PT Escreveu:
Velas diárias ascendente (a continuação depende só e apenas de se manter acima do ultimo higher low)
Velas semanais descendente...


Tava dificil de alguem meter aí o gráfico de velas semanais...

<----- Sem acesso ao PRT :P
[/quote]

O meu amigo certamente tem noção de que é tudo uma questão de preço

rsacramento Escreveu:ahhh, e amigos como dantes :) :mrgreen:


:wink:
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por rsacramento » 5/7/2012 18:15

Elias Escreveu:Entendo o raciocínio.

Agora repara neste gráfico em velas semanais. Só tens um higher high acima dos 5660.


fazendo minhas as tuas palavras: entendo o raciocínio

ahhh, e amigos como dantes :) :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por Zeb_PT » 5/7/2012 18:14

Velas diárias ascendente (a continuação depende só e apenas de se manter acima do ultimo higher low)
Velas semanais descendente...


Tava dificil de alguem meter aí o gráfico de velas semanais...

<----- Sem acesso ao PRT :P[/quote]
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 919
Registado: 9/3/2009 23:07
Localização: 16

por Elias » 5/7/2012 18:13

Entendo o raciocínio.

Agora repara neste gráfico em velas semanais. Só tens um higher high acima dos 5660.
Anexos
PSI 20 INDEX.png
PSI 20 INDEX.png (15.16 KiB) Visualizado 3689 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por rsacramento » 5/7/2012 18:11

Elias Escreveu:
Elias Escreveu:
rsacramento Escreveu:aquilo a que me refiro, e é real, é que o movimento ascendente nascido do fundo leva dois altos mais altos e um fundo tb mais alto, de acordo?


podes assinalar no gráfico?


Se calhar não fui claro e admito que o termo fantasia tenha sido algo excessivo (peço desculpa por isso).

É mais uma questão de interpretação e a questão é esta: os 'altos' dos dias 11 e 25 de junho são altos ou não?

É que eu acho que não...


para mim o que interessa é o fecho, mas adaptando as datas, a resposta é sim, são higher highs

tudo isto é fractal, de maneira que se podem conceber H&S com n anos de formação, ou pode dizer-se que enquanto não se vencer os 5261.XX o índice não deu qualquer sinal de força...

curiosamente passa por aí, para mim, a fronteira bull/bear de curto médio prazo
Anexos
PSI 20 INDEX.png
PSI 20 INDEX.png (9.66 KiB) Visualizado 3696 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por Elias » 5/7/2012 17:46

Elias Escreveu:
rsacramento Escreveu:aquilo a que me refiro, e é real, é que o movimento ascendente nascido do fundo leva dois altos mais altos e um fundo tb mais alto, de acordo?


podes assinalar no gráfico?


Se calhar não fui claro e admito que o termo fantasia tenha sido algo excessivo (peço desculpa por isso).

É mais uma questão de interpretação e a questão é esta: os 'altos' dos dias 11 e 25 de junho são altos ou não?

É que eu acho que não...
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Elias » 5/7/2012 17:43

rsacramento Escreveu:aquilo a que me refiro, e é real, é que o movimento ascendente nascido do fundo leva dois altos mais altos e um fundo tb mais alto, de acordo?


podes assinalar no gráfico?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Zeb_PT » 5/7/2012 17:27

Velas diárias ascendente (a continuação depende só e apenas de se manter acima do ultimo higher low)
Velas semanais descendente...
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 919
Registado: 9/3/2009 23:07
Localização: 16

por rsacramento » 5/7/2012 17:16

Elias Escreveu:
O fundo mais alto dou de barato, o alto mais alto já é fantasia...
(de qualquer forma o meu comentário sobre fundos e altos não era de curto mas sim de médio prazo)



fantasia vamos lá mais devagar

aquilo a que me refiro, e é real, é que o movimento ascendente nascido do fundo leva dois altos mais altos e um fundo tb mais alto, de acordo?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por Elias » 5/7/2012 17:12

rsacramento Escreveu:há que ser objectivo: após o fundo vêem-se dois altos mais altos intercalados por um fundo também mais alto


O fundo mais alto dou de barato, o alto mais alto já é fantasia...
(de qualquer forma o meu comentário sobre fundos e altos não era de curto mas sim de médio prazo)

rsacramento Escreveu:(aliás isso levou inclusivamente o nosso druida a ficar todo contente com a recuperação do índice)


eu respeito muito a opinião do druida, mas se estivéssemos todos de acordo não havia mercado :P
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por rsacramento » 5/7/2012 17:07

Elias Escreveu:
O que eu vejo neste gráfico são lower highs e lower lows - a definição de uma tendência descendente.


há que ser objectivo: após o fundo vêem-se dois altos mais altos intercalados por um fundo também mais alto

(aliás isso levou inclusivamente o nosso druida a ficar todo contente com a recuperação do índice)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por EuroVerde » 5/7/2012 17:02

K. Escreveu:Euroverde, não é pessimismo mas sim amor ao dinheiro.. :mrgreen: .

A leitura técnica recomenda cautelas..."in case of doubt, stay out".


Na pag. anterior revelo (caso o negociasse) o momento da entrada. Neste momento, uma vez dentro, colocaria o stop ligeiramente acima do dia de entrada.

A MM20 também quer passar a MM39 o que é bom.

É essa a estratégia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por K. » 5/7/2012 16:54

Euroverde, não é pessimismo mas sim amor ao dinheiro.. :mrgreen: .

A leitura técnica recomenda cautelas..."in case of doubt, stay out".
 
Mensagens: 692
Registado: 28/5/2008 1:17

por Elias » 5/7/2012 16:44

EuroVerde Escreveu:Mal um dia o PSI20 cai é logo motivo para alarido e desconfiança do lado longo?


Eu nem vejo é razões para ter confiança no lado longo.

O que eu vejo neste gráfico são lower highs e lower lows - a definição de uma tendência descendente.

Além disso, hoje tivemos um bearish engulfing, que é um padrão de inversão para baixa. Eu não tenho qualquer posição do PSI, mas se tivesse nesta altura era curto e não longo.
Anexos
PSI 20 INDEX.png
PSI 20 INDEX.png (19.83 KiB) Visualizado 4018 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por EuroVerde » 5/7/2012 16:37

Mal um dia o PSI20 cai é logo motivo para alarido e desconfiança do lado longo?

Existe muita gente com péssimismo de facto! Numa altura destas, onde para a banca portuguesa não se espera nada de bom.

Uma coisa são os bancos estarem capitalizados, a outra são os activos que lhe trazem retorno.


O BCP ainda não conseguiu atingir a MM200 como o BPI.
Agora antes de lá tocar, vai cair. Porquê?
Devido às alterações que estão feitas de juros a 0,75% e toda uma adaptação a esse panorama.

A diferença agora com a América é menor, isso significa menor volatidade a longo prazo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por K. » 5/7/2012 16:20

Bem que me cheirava a outside de venda...Como referi no post anterior, os vendedores regressaram ontem às suas actividades. Hoje foi o dia dos compradores recuarem.


O padrão agora é difícil de negociar: a força da outside é superior à do trend up (que tem um down fortíssimo no semanal), logo posições longas são arriscadas: os compradores vão ficar a ver até onde o mercado corrige, o que pode levar a uma correção "sharp", especialmente tendo em conta que o uptrend ainda é jovem e ninguém sabe se atingirá a maioridade-ou seja, a quinta onda de Elliott (para já ainda é um ABC e a hipotética terceira ficou abaixo dos 1.6).

Esta sequência ilustra em tempo real a eficácia da pseudo figura de alargamento, formada por dois higher highs, um low e um pseudo low.
 
Mensagens: 692
Registado: 28/5/2008 1:17

por C0rr3i4 » 5/7/2012 15:58

é importante que os índices europeus subam, mas acho que subidas bruscas, como as dos últimos dias, não são positivas, pois dessa forma os mercados atingem rapidamente a sobrecompra.
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1561
Registado: 18/1/2012 17:35
Localização: Sorria, está na Maia.

por Elias » 5/7/2012 15:51

lfhm Escreveu:Afinal a culpa é toda do Draghi!


O importante é encontrar um culpado 8-)
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por zeunzas » 5/7/2012 15:44

correcoes = quedas da pt? Porquê?
Carpe Diem
 
Mensagens: 223
Registado: 9/6/2012 14:02

por BearManBull » 5/7/2012 15:37

K. Escreveu:Uma outside de venda hoje seria uma barra com minimo e maximo superiores a ontem e fecho abaixo do minimo de ontem.


Afinal a culpa é toda do Draghi!

Declarações de Draghi levam PSI-20 a acentuar queda para 1,5%

Galp, EDP Renováveis e BES desvalorizam mais de 3% e lideram as quedas em Lisboa. Europa negoceia toda no vermelho, após declarações de Mario Draghi.
A bolsa nacional está a intensificar as quedas, acompanhando os deslizes sentidos por toda a Europa. As declarações do presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, em que indica que os riscos para a economia da Zona Euro se materializaram, vieram trazer receios aos investidores.

O PSI-20, que subiu nas últimas quatro sessões, segue a cair 1,51% para os 4.871,38 pontos. O índice tinha começado a sessão em alta, mas logo começou a registar quedas ligeiras, que agora ganharam mais expressão.

O BCE anunciou o corte da taxa de juro de referência da região para um novo mínimo histórico nos 0,75%. A decisão já era esperada pelos economistas. Por isso, a atenção dos investidores virou-se para as declarações de Draghi, que indicou que os riscos negativos para o crescimento se estão a “materializar”, dizendo que toda a Zona Euro está a ser afectada.

Nem os dados positivos do emprego nos Estados Unidos nem a decisão de estender o programa de estímulos no Reino Unido e nem mesmo a decisão de cortar juros na China conseguiram trazer optimismo para os mercados. Se a sessão da manhã foi marcada por deslizes e valorizações ligeiras, agora há índices com variações mais expressivas. O espanhol IBEX-35 cede 2,69%, enquanto o italiano cai 2,37%. O Stoxx Europe 600 negoceia com uma quebra mais ligeira, de 0,28%.

Galp contraria subida do petróleo

Lisboa cai penalizada sobretudo, pela Galp Energia. Após as seis sessões de subida, a petrolífera desliza 3,20% para 10,735 euros. Os preços do petróleo estão a subir perto de 1% em Londres, mercado de referência para Portugal.

Na energia, a EDP cai 1,93% para os 1,932 euros e a EDP Renováveis destaca-se com a maior queda do PSI-20, com um deslize de 3,77%, o que leva as acções aos 2,784 euros.

A Jerónimo Martins também se destaca nas descidas. A dona dos supermercados Pingo Doce recua 2,29% para os 13,65 euros, continuando a ser contrariada pela rival Sonae, que ganha 2,16% e negoceia nos 0,426 euros.

Banca recua mais de 1%

Na banca, a queda é a tendência quase total. O BES cede 3,25% para os 0,566 euros, ao passo que o ESFG, a “holding” que o detém, soma 1,14% e está nos 5,34 euros. O BCP cai 1,96% para os 0,10 euros, enquanto o BPI está nos 0,568 euros, ao descer 1,39%.

Além da Sonae, também a Portugal Telecom segue em alta, ao ganhar 0,22% para os 3,627 euros. A Sonaecom soma 0,84% para os 1,328 euros, enquanto a Zon Multimédia cede 1,82% e negoceia nos 2,264 euros.

A Sonae Indústria continua em destaque. Com um volume que mais do que duplica a média dos últimos seis meses, a empresa de conglomerados de madeira soma 2,79% para os 0,59 euros, embora tenha já disparado 10%.


:oh: :oh: :oh:

Anyway está formar padrão para mudança de tendência a mim bem me parecia que isto num ía continuar a subir sem correcções, o PSI pode estar a mostrar alguns sinais de força mas ainda está muito debilitado...

nota + para a SonaeCom que está numa luta muito agressiva com a zona de resistência dos 1,30~1,35 passando esta zona poderá ser um blue market de médio prazo. A PT pode entrar em correcções já amanhã.

Engulfing pattern (http://www.onlinetradingconcepts.com/Te ... lfing.html) só se vai confirmar no fecho e se amanhã correr mal mas acho que vai mesmo nesse caminho uma abertura amanhã abaixo do fecho de hoje confirma a quebra de tendência.

A retracção pode ir aos 50% abaixo disso será muito mau sinal.
Anexos
psi.JPG
psi.JPG (38.11 KiB) Visualizado 4224 vezes
psi.JPG
psi.JPG (29.92 KiB) Visualizado 4225 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

por EuroVerde » 5/7/2012 15:18

th3Rm Escreveu:
EuroVerde Escreveu:
th3Rm Escreveu:Concordo no geral com as vossas análises, mas pergunto-me se a resistência nos 5300 pts não terá mais significado que a resistência nos 5170 pts não é que faça muita diferença... mas a resistência nos 5300 pts tem 3 toques enquanto a nos 5170 pts apenas tem 2 toques.

Não levem a mal o meu comentário, coloco esta dúvida no sentido de eu próprio e outros membros do forum podermos ficar mais esclarecidos e confiantes nas nossas análises quando se debatem este tipo de situações.


Boas!
Será que é essa a maneira mais eficaz de pensar sobre o trading actual do PSI20?

Gostava de saber a tua resposta, para depois te responder.

Abraço


Não se trata de definir qual a maneira mais eficaz de trading do PSI20 cada um terá a sua (se bem que quando existem mais cabeças a pensar da mesma forma as probabilidades de acerto são maiores), é apenas uma dúvida minha que coloquei na esperança de ver respondida.

Obrigado pelos vossos comentários.

Abraço.


Não creio que quando há mais cabeças a pensar da mesma forma as probabilidades de acerto na bolsa sejam maiores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], Garfield, jprgodinho, jvrs, latbal, m-m, malakas, MPAM, Opcard, PAULOJOAO, rg7803 e 155 visitantes