Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por DIXIE2020 » 25/10/2017 9:46

No médio prazo: tudo depende do plano fiscal de Trump, passar ou não?
Se não passar, à semelhança do Obamacare(alguns senadores republicanos ontem afirmaram em vários media que Trump é um perigo para a democracia nos USA), preparem os cintos, porque os mercados vão reagir forte... para sul.
BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: PSI 20

por Thoth » 25/10/2017 9:29

Roma e Pavia não se fizeram num dia.
Não será hoje nem amanha que vai ao céu ou ao inferno.
Não me parece que no gráfico diário seja evidente uma inversão como referes eagle.

Cumprimentos e bons negócios

psi20.png
psi20.png (34.56 KiB) Visualizado 4855 vezes
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: PSI 20

por EAGLETRADER20 » 24/10/2017 19:19

PSI está para já sem força ascendente com inversão visível no topo no gráfico diário.

Veremos como se comporta nos próximos dias , se se mantem nesta zona , ou inicia descida .

Tendencia de descida também deverá depender como se comportar nos próximos dias DAX e USA , com especial destaque para o DRAGHI na quinta , com esperada diminuição das compras para metade do valor habitual.

Poderá ser uma semana interessante
Anexos
psi 24105.PNG
psi 24105.PNG (47.03 KiB) Visualizado 6984 vezes
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: PSI 20

por EAGLETRADER20 » 24/10/2017 5:52

...
Anexos
psi 23101.PNG
psi 23101.PNG (45.35 KiB) Visualizado 7252 vezes
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: PSI 20

por EAGLETRADER20 » 23/10/2017 14:33

O PSI neste ponto e o DAX nos 13.000 estão com uma força ascendente estonteante .
Até tenho medo da reacção do movimento ascendente neste ponto .... :lol:
Anexos
PSI 2310.PNG
PSI 2310.PNG (44.55 KiB) Visualizado 7456 vezes
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: PSI 20

por RFPB » 23/10/2017 14:04

EAGLETRADER20 Escreveu:Para mim a melhor definição de BULL MARKET é esta .

E basta ver pelo comportamento de IPR ( Ver Previsão de duplicação de prejuízos para não falar no resto dos fundamentais e quanto sobe este ano na euforia ) , MOTA ( com resultados sofríveis e quanto sobe este ano ) , e outras com situações de balanço difíceis .

1.
Negociação bolsista é, fundamentalmente, um jogo mental
2.
Não só uma luta entre medo e ganancia , mas também um caso flagrante do célebre comportamento de manada
3.
Bull Market , nada mais é do que um mercado em que a perceção da massa de investidores está enviesada no sentido do embelezamento da realidade
4.
Bear Market , situação em que ninguém dá um tostão furado por ativos com bons fundamentais


Esquece a definição.
Vai mentalizando-te que este movimento poderá ter muito mais força que aquela que tú pensas.
Tú já estás mostrando alguma incerteza nas tuas previsões, já não tens aquela convicção que o mercado vai cair. Isso é notório.
Imagina que este movimento ainda cresce mais 20%, tú irás ficar esgotado de tanto apregoares a correcção e muito provavelmente irás entrar no mercado quando ela acontecer.
Resta saber é se entras para comprar o que vendeste, ou se entras a comprar para vender.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1428
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: PSI 20

por RFPB » 23/10/2017 13:55

Ulisses Pereira Escreveu:RFPB, a definição dos "media" de Bull ou Bear Market é quando o mefcado sobe ou desce 20%. Não me revejo minimamente nessa definição. Para mim um "Bull Market" acontece quando são quebradas as resistências que considero decisivas e quando uma série de outros factores estão presentes. Daí que o que é "Bull Market" para alguns não o seja para mim.

Quem acompanhou os meus escritos nesses períodos que referes, percebe a coerência destes gráficos.

Abraço,
Ulisses


Ok.
Obrigado pela resposta.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1428
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: PSI 20

por Shortista » 23/10/2017 13:34

O bull market é como o Natal: haverá sempre que o homem quiser.
 
Mensagens: 25
Registado: 17/10/2017 15:36

Re: PSI 20

por EAGLETRADER20 » 23/10/2017 13:28

Para mim a melhor definição de BULL MARKET é esta .

E basta ver pelo comportamento de IPR ( Ver Previsão de duplicação de prejuízos para não falar no resto dos fundamentais e quanto sobe este ano na euforia ) , MOTA ( com resultados sofríveis e quanto sobe este ano ) , e outras com situações de balanço difíceis .

1.
Negociação bolsista é, fundamentalmente, um jogo mental
2.
Não só uma luta entre medo e ganancia , mas também um caso flagrante do célebre comportamento de manada
3.
Bull Market , nada mais é do que um mercado em que a perceção da massa de investidores está enviesada no sentido do embelezamento da realidade
4.
Bear Market , situação em que ninguém dá um tostão furado por ativos com bons fundamentais
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 23/10/2017 13:20

RFPB, a definição dos "media" de Bull ou Bear Market é quando o mefcado sobe ou desce 20%. Não me revejo minimamente nessa definição. Para mim um "Bull Market" acontece quando são quebradas as resistências que considero decisivas e quando uma série de outros factores estão presentes. Daí que o que é "Bull Market" para alguns não o seja para mim.

Quem acompanhou os meus escritos nesses períodos que referes, percebe a coerência destes gráficos.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por DIXIE2020 » 23/10/2017 11:16

POis... e governo de coligação na Alemanha já há? É q desde as eleições que n se vê nenhum média a pegar neste tema. Porque será? :-k
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: PSI 20

por RFPB » 23/10/2017 11:11

Ulisses,

Não percebo os critérios utilizados nos gráficos, para definir o respectivo bull market.
No período compreendido entre o final de 2014 e metade de 2015, não deveria ser considerado de bull market? O movimento tem mais amplitude que o começa em finais de 2016.
Entre 2012 e 2014 existe um bull market, de 2008 a 2010 não!? Os movimentos têm a mesma amplitude, não deveria ser considerado um bull market?

Relativamente ao sentimento do mercado, concordo plenamente, e até acho que quem está céptico, irá entrar no fim do movimento.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1428
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: PSI 20

por EAGLETRADER20 » 23/10/2017 10:49

Um caso sintomático das politicas de compra do BCE , que para já continuam mas que um dia terão de terminar e que obviamente beneficiam o pais e o PSI com as empresas representadas é as atuais tx juro a 10 anos .

Estados unidos sendo uma das maiores potencias mundiais com a inovação e empreendedorismo e líder a nível mundial nas mais diversas áreas e rating AAA, tem neste momento a tx juro no mercado a 10 anos nos 2.388%.

Portugal com os ratings atuais ( Todos sabemos quais são ) , sendo a realidade que todos conhecemos e desequilíbrios macros e perspetivas futuras sobejamente conhecidas tem taxa juro 10 anos a 2.30% !!!!!
Muito mais baixa que USA

Investidores ( BCE !!!! ) querem receber um premio de risco e valor muito inferior para financiar Portugal que os estados unidos .


Isto é tudo muito bonito e segundo alguns uma grande conquista do governo , e dá jeito ás contas do Pais .

Mas um dia quando BCE desligar a ficha , toda esta realidade paralela irá mudar .

Claro não será já . Para já vamos aproveitando.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 23/10/2017 10:42

Continua o "Bull Market". Sem euforias, sem excitações, com subidas tranquilas. Ao contrário do que tantas vezes se apregoa, o dia-a-dia de um "Bull MarkeT" não é feito de excitação e loucura. Isso sucede nos finais de "Bull Markets".

O PSI está a consolidar, tentando aliviar a situação de "sobrecompra". Tem sido este o perfil deste "Bull Market" que continua sem dar sinais de fraqueza. Para quem dizia que Outubro ia ser um mês trágico, este mês tem sido tudo menos isso. Tem sido mais um mês doce e sereno para o PSI.

Aqui ficam os gráficos actualizados.

Abraço,
Ulisses
Anexos
psi1.jpg
psi1.jpg (349.55 KiB) Visualizado 7793 vezes
psi2.jpg
psi2.jpg (334.96 KiB) Visualizado 7793 vezes
psi3.jpg
psi3.jpg (430.02 KiB) Visualizado 7793 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por EAGLETRADER20 » 20/10/2017 16:33

Mais uma ficha , mais uma volta .

PSI fecha a semana sem conseguir ultrapassar a zona da MM200 semanal que está a demonstrar ser uma zona dura de roer , e já em resistências fortes em algumas cotadas.
DAX também está combalido e não consegue convencer quando tenta ultrapassar em alta os 13000

Veremos o que nos reserva a próxima semana com provavelmente o DRAGHI na quinta a anunciar o inicio da redução das compras e a YELLEN a provavelmente ser anunciada a sua substituição antes do final do mês antes do deadline do TRUMP para 3 de Novembro .
Anexos
PSI 2010.PNG
PSI 2010.PNG (44.52 KiB) Visualizado 8100 vezes
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: PSI 20

por DIXIE2020 » 18/10/2017 9:24

Na minha modesta opinião o sentido próximo do PSI vai depender da evolução a curto prazo das pracas americanas e DAX, sendo que a questão da Catalunha e IBEX tb poderá determinar evolução até ao fim do mês do PSI.
BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: PSI 20

por BearManBull » 18/10/2017 0:11

Há uma pequena divergência do RSI com o preço, e as velas dos ultimos dias demonstram pouca firmeza dos touros, pode indicar um periodo de correcção.
Anexos
PSI20 Daily.png
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: PSI 20

por EAGLETRADER20 » 17/10/2017 14:36

Depois de existir uma correcção nos índices sim.

Enquanto indicadores técnicos estiverem assim esticados não , mas penso que a correcção não deve tardar muito e irá aliviar os indicadores técnicos .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: PSI 20

por novato » 17/10/2017 14:12

EAGLETRADER20 Escreveu:
novato Escreveu:Eagletrader, podes dizer o porque do fim do mês de outubro??
E já agora na tua análise a partir deste mês não era quando os investidores passavam a olhar para "nós" com mais apetite de investir?
Obrigado
BN


Porque historicamente é um mês com elevada volatilidade e com algumas correcções mais fortes especialmente na segunda metade do mês .
No ponto em que estão os índices com todos os indicadores muito esticados e a pedir uma correcção , poderá manter-se nesta sonolência ou poderá ocorrer uma correcção mais forte . Ninguem sabe.

Em Outubro existem múltiplos fatores que tornam o mês mais volátil, final ano fiscal fundos americanos , revisão de recomendações e targets empresas para próximo ano, previsões económicas para próximo ano , perspetivas empresas ano seguinte , etç. E tudo isso neste período pesa na reavaliação de carteiras podendo existir mudanças substanciais nas carteiras e estratégias tornando o movimento dos índices mais volátil.

Quem está dentro com bons ganhos aguarda que índices subam mais um pouco a esticar a corda até ao limite .
Para quem como eu está fora , é no meu ponto de vista esta a pior altura para alocar o capital ao mercado com péssimo RISK / REWARD e com a possibilidade de uma correcção eminente.
Quem está dentro aguarda e se vir alguma correcção provavelmente aplica stop loss imediato com bons ganhos.

A única coisa que me deixa cauteloso é a ideia que todo o mercado tem que quando existir uma correcção , saem todos com bons ganhos aplicando stop loss e vão existir compradores para absorver a provável massa de vendas e todos vão sair ao mesmo tempo com bons ganhos .

Só se forem os bancos centrais a comprar, está já quase quase toda a gente dentro e com a totalidade do capital alocado , não vejo quem vai absorver vendas massivas do mercado numa correcção mais forte .

Eu não sou , primeiro deixo assentar a poeira e que ocorram as quedas mais fortes , até mercado estabilizar a níveis muito inferiores para possibilitar boas entradas.

Mas até pode ser que mercado suba ate ao infinito e nunca mais existam quedas no mercado.

NUNCA ACONTECEU na historia dos mercados. MAS DESTA VEZ É DIFERENTE .

Já há muitos meses que investidores estão com apetite de investir , por isso empresas com pobres fundamentais este ano sobem no PSI mais de 100%.

Não vai ser depois de outubro.

A mim só me interessa o SP500 e o DAX . O PSI a medio prazo vai para onde estes forem se corrigirem
Se corrigirem forte PSI corrige forte .


posso deduzir então que a partir de novembro, independentemente do PSI continuar para norte já te vai fazer apostar forte!!
 
Mensagens: 435
Registado: 30/3/2003 22:07

Re: PSI 20

por EAGLETRADER20 » 17/10/2017 10:01

novato Escreveu:Eagletrader, podes dizer o porque do fim do mês de outubro??
E já agora na tua análise a partir deste mês não era quando os investidores passavam a olhar para "nós" com mais apetite de investir?
Obrigado
BN


Porque historicamente é um mês com elevada volatilidade e com algumas correcções mais fortes especialmente na segunda metade do mês .
No ponto em que estão os índices com todos os indicadores muito esticados e a pedir uma correcção , poderá manter-se nesta sonolência ou poderá ocorrer uma correcção mais forte . Ninguem sabe.

Em Outubro existem múltiplos fatores que tornam o mês mais volátil, final ano fiscal fundos americanos , revisão de recomendações e targets empresas para próximo ano, previsões económicas para próximo ano , perspetivas empresas ano seguinte , etç. E tudo isso neste período pesa na reavaliação de carteiras podendo existir mudanças substanciais nas carteiras e estratégias tornando o movimento dos índices mais volátil.

Quem está dentro com bons ganhos aguarda que índices subam mais um pouco a esticar a corda até ao limite .
Para quem como eu está fora , é no meu ponto de vista esta a pior altura para alocar o capital ao mercado com péssimo RISK / REWARD e com a possibilidade de uma correcção eminente.
Quem está dentro aguarda e se vir alguma correcção provavelmente aplica stop loss imediato com bons ganhos.

A única coisa que me deixa cauteloso é a ideia que todo o mercado tem que quando existir uma correcção , saem todos com bons ganhos aplicando stop loss e vão existir compradores para absorver a provável massa de vendas e todos vão sair ao mesmo tempo com bons ganhos .

Só se forem os bancos centrais a comprar, está já quase quase toda a gente dentro e com a totalidade do capital alocado , não vejo quem vai absorver vendas massivas do mercado numa correcção mais forte .

Eu não sou , primeiro deixo assentar a poeira e que ocorram as quedas mais fortes , até mercado estabilizar a níveis muito inferiores para possibilitar boas entradas.

Mas até pode ser que mercado suba ate ao infinito e nunca mais existam quedas no mercado.

NUNCA ACONTECEU na historia dos mercados. MAS DESTA VEZ É DIFERENTE .

Já há muitos meses que investidores estão com apetite de investir , por isso empresas com pobres fundamentais este ano sobem no PSI mais de 100%.

Não vai ser depois de outubro.

A mim só me interessa o SP500 e o DAX . O PSI a medio prazo vai para onde estes forem se corrigirem
Se corrigirem forte PSI corrige forte .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: PSI 20

por novato » 17/10/2017 9:36

Eagletrader, podes dizer o porque do fim do mês de outubro??
E já agora na tua análise a partir deste mês não era quando os investidores passavam a olhar para "nós" com mais apetite de investir?
Obrigado
BN
 
Mensagens: 435
Registado: 30/3/2003 22:07

Re: PSI 20

por Mendix » 16/10/2017 0:39

Eagletrader,

Porque tens tanto receio do mes de Outubro?

Bons negocios
 
Mensagens: 79
Registado: 3/3/2015 1:20

Re: PSI 20

por EAGLETRADER20 » 15/10/2017 21:12

P-Mendes Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:Li num artigo hoje algumas definições claras que penso refletirem o elemento psicológico fundamental na negociação dos mercados e que refletem na perfeição a meu ver o atual momento dos mercados tanto no PSI20 como no SP500.
Deste ponto de vista , mais do que em termos de fundamentais alguns questionáveis e difíceis , poderemos para já considerar estar em bull market enquanto este sentimento se mantiver .
O embelezamento da realidade neste momento é nítido , aqui e do outro lado do atlantico
Enquanto se mantiver é aproveitar .

1.
Negociação bolsista é, fundamentalmente, um jogo mental
2.
Não só uma luta entre medo e ganancia , mas também um caso flagrante do célebre comportamento de manada
3.
Bull Market , nada mais é do que um mercado em que a perceção da massa de investidores está enviesada no sentido do embelezamento da realidade
4.
Bear Market , situação em que ninguém dá um tostão furado por ativos com bons fundamentais


Antes de mais, e em parte, concordo com as tuas definições.

Permite-me perguntar se podemos assim concluir que estás finalmente bull no PSI20?


A massa de investidores está ainda claramente Bull e vê se na subida exponencial de inúmeras empresas sem fundamentais que o justifiquem.
E enquanto este sentimento continuar pode continuar com subidas.

Na minha estratégia não entro neste ponto porque:

1. A maior parte empresas não têm fundamentais para estas subidas ou estão ja caríssimas em relação aos fundamentais e só sobem com sentimento e esse e efêmero na primeira correcção

2. pode continuar a subir, como pode a todo o momento ter uma correcção forte e não vou assumir o risco dessa desvalorização na minha carteira

3. os indicadores estão esticados e propensos a uma correcção

4. o meu farol e o sp500 e será essa a razão da correção
O psi com este sentimento não vai corrigir per si
Só quando sp500 corrigir

5. entro após ocorrerem 3 condições
Correcção sp500 e psi20
Indicadores técnicos aliviarem
Estar terminado mês outubro


Até lá não assumo riscos de entrada neste nível
Mas essa é a minha estratégia pessoal e só para mim
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 16/10/2017 5:22, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: PSI 20

por P-Mendes » 15/10/2017 20:51

EAGLETRADER20 Escreveu:Li num artigo hoje algumas definições claras que penso refletirem o elemento psicológico fundamental na negociação dos mercados e que refletem na perfeição a meu ver o atual momento dos mercados tanto no PSI20 como no SP500.
Deste ponto de vista , mais do que em termos de fundamentais alguns questionáveis e difíceis , poderemos para já considerar estar em bull market enquanto este sentimento se mantiver .
O embelezamento da realidade neste momento é nítido , aqui e do outro lado do atlantico
Enquanto se mantiver é aproveitar .

1.
Negociação bolsista é, fundamentalmente, um jogo mental
2.
Não só uma luta entre medo e ganancia , mas também um caso flagrante do célebre comportamento de manada
3.
Bull Market , nada mais é do que um mercado em que a perceção da massa de investidores está enviesada no sentido do embelezamento da realidade
4.
Bear Market , situação em que ninguém dá um tostão furado por ativos com bons fundamentais


Antes de mais, e em parte, concordo com as tuas definições.

Permite-me perguntar se podemos assim concluir que estás finalmente bull no PSI20?
 
Mensagens: 496
Registado: 25/1/2017 0:43

Re: PSI 20

por EAGLETRADER20 » 15/10/2017 12:12

Li num artigo hoje algumas definições claras que penso refletirem o elemento psicológico fundamental na negociação dos mercados e que refletem na perfeição a meu ver o atual momento dos mercados tanto no PSI20 como no SP500.
Deste ponto de vista , mais do que em termos de fundamentais alguns questionáveis e difíceis , poderemos para já considerar estar em bull market enquanto este sentimento se mantiver .
O embelezamento da realidade neste momento é nítido , aqui e do outro lado do atlantico
Enquanto se mantiver é aproveitar .

1.
Negociação bolsista é, fundamentalmente, um jogo mental
2.
Não só uma luta entre medo e ganancia , mas também um caso flagrante do célebre comportamento de manada
3.
Bull Market , nada mais é do que um mercado em que a perceção da massa de investidores está enviesada no sentido do embelezamento da realidade
4.
Bear Market , situação em que ninguém dá um tostão furado por ativos com bons fundamentais
Anexos
psi semanal 1510.PNG
psi semanal 1510.PNG (43.94 KiB) Visualizado 9625 vezes
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], caganixo7, Google [Bot], João 87, niceboy, PAULOJOAO e 156 visitantes