Economia:-É possivel viver com uma nota de €500?
Só hoje reparei neste tópico, que achei especialmente interessante, e isto porque me faz lembrar uma máxima que considero muito acertada e que diz o seguinte: "o orçamento expande-se até absorver todo o rendimento disponível".
Scotch, relativamente à água gostava de te perguntar em que concelho resides e qual o montante de taxas fixas que pagas por mês (pergunto isto porque aqui há tempos criei neste espaço um tópico sobre o preço da água que faz estas comparações).
Scotch, relativamente à água gostava de te perguntar em que concelho resides e qual o montante de taxas fixas que pagas por mês (pergunto isto porque aqui há tempos criei neste espaço um tópico sobre o preço da água que faz estas comparações).
- Registado: 5/11/2002 12:21
O ano de 2009 já acabou à cerca de 2 meses. No entanto para os cépticos deste assunto decidi recuperar este tópico.
Durante o ano inteiro de 2009 as minhas despesas correntes pesaram 51,80% do meu rendimento total anual.Significa que os outros 48,20% foram exedente acumulado.
E para que os cépticos não digam que € 500,00 é um orçamentos de sobrevivência aqui ficam alguns dados.
Em relação ao meu rendimento total anual:
Vestuário/calçado: 4,37%
Eletro/Mobiliario: 2,25%
Pessoalmente incluo as duas rúbricas anteriores numa mais abrangente denomidada "Bem estar"
Ainda houve imprevistos de 6,65% do total dos rendimentos.O que prova a importância de racionar as despesas correntes mensais.
Durante o ano inteiro de 2009 as minhas despesas correntes pesaram 51,80% do meu rendimento total anual.Significa que os outros 48,20% foram exedente acumulado.
E para que os cépticos não digam que € 500,00 é um orçamentos de sobrevivência aqui ficam alguns dados.
Em relação ao meu rendimento total anual:
Vestuário/calçado: 4,37%
Eletro/Mobiliario: 2,25%
Pessoalmente incluo as duas rúbricas anteriores numa mais abrangente denomidada "Bem estar"
Ainda houve imprevistos de 6,65% do total dos rendimentos.O que prova a importância de racionar as despesas correntes mensais.
- Registado: 23/2/2008 0:35
Eu, no meu ponto de vista, acho que todos temos de ter controlo pelos nossos gastos. Mas pelo amor de deus, a vida não é só trabalho, temos de reservar sempre uma pequena percentagem do nosso salário para gastarmos em coisas que gostamos. Se não, não é viver.
É assim que eu faço.
Quanto aos valores que o autor do post colocou, isso é muito relativo de pessoa para pessoa.
É assim que eu faço.
Quanto aos valores que o autor do post colocou, isso é muito relativo de pessoa para pessoa.
- Registado: 14/6/2009 14:17
É verdade que as nossas necessidades de gastos dependem bastante do que está à nossa volta. Em Marraquexe senti-me rico, em Nova Iorque achei-me pobre.
Mas, como muitos disseram, objectivamente ninguém vive em Lisboa com €500/mês. Sobrevive-se. E mal.
Mas, como muitos disseram, objectivamente ninguém vive em Lisboa com €500/mês. Sobrevive-se. E mal.
- Registado: 2/4/2009 22:13
Engraçado este tópico. Aqui vão as minhas despesas para uma familia de 4 pessoas:
Agua 21
Luz 54
Gas 50
Tv+Internet 56
Telem. 15
Prest.Casa 560
Seg.Vida 75
Emp.Pessoal 184
Gasoleo 100
Seg.Carro 50
Alim. 650
Tempos.livres 80 (do miudo mais novo)
Condominio 44
IMI 71
TOTAL 2010
Algumas despesas estão mensalizadas como o condominio que pago trimestralmente e o Gás que é pago bimensalmente embora gaste 5x mais no inverno graças ao aquecimento central. Ora visto assim, sendo que são 4 pessoas, até que dá cerca dos 500€ mensais.
Mas, a isto, devo acrescentar o tabaquito dos 2 adultos (3€ X 2 X 30 = 180, sim sei que é supérfluo)
e mais a roupa para 4. Mais livros para os putos, mais roupa para o desporto que eles praticam, mais umas prendas de anos todos os meses pois há sempre alguém a fazer anos (mesmo só a familia é grande), revisão e pneus para o carro, etc etc. E resumindo nunca chega e por vezes a "almofada" tem mesmo de ser o MasterCard, pelo que embora a receita seja superior à despesa fixa, estes extras anulam esta diferença e não consigo grandes poupanças.
Mas como diz o boniek00 e o anuncio: Podia viver com menos? Podia, mas não era a mesma coisa.
Às vezes a diferença é entre viver uma vida cheia ou apenas acabar a vida "cheio".
Agua 21
Luz 54
Gas 50
Tv+Internet 56
Telem. 15
Prest.Casa 560
Seg.Vida 75
Emp.Pessoal 184
Gasoleo 100
Seg.Carro 50
Alim. 650
Tempos.livres 80 (do miudo mais novo)
Condominio 44
IMI 71
TOTAL 2010
Algumas despesas estão mensalizadas como o condominio que pago trimestralmente e o Gás que é pago bimensalmente embora gaste 5x mais no inverno graças ao aquecimento central. Ora visto assim, sendo que são 4 pessoas, até que dá cerca dos 500€ mensais.
Mas, a isto, devo acrescentar o tabaquito dos 2 adultos (3€ X 2 X 30 = 180, sim sei que é supérfluo)
e mais a roupa para 4. Mais livros para os putos, mais roupa para o desporto que eles praticam, mais umas prendas de anos todos os meses pois há sempre alguém a fazer anos (mesmo só a familia é grande), revisão e pneus para o carro, etc etc. E resumindo nunca chega e por vezes a "almofada" tem mesmo de ser o MasterCard, pelo que embora a receita seja superior à despesa fixa, estes extras anulam esta diferença e não consigo grandes poupanças.
Mas como diz o boniek00 e o anuncio: Podia viver com menos? Podia, mas não era a mesma coisa.
Às vezes a diferença é entre viver uma vida cheia ou apenas acabar a vida "cheio".
- Registado: 21/3/2003 18:01
tonirai Escreveu:Dansousa Escreveu:scotch Escreveu:Água, electricidade e gás estão nas utilities.São €8 para a água, €7 para o gás e €20 para a electricidade.Tomo banho todos os dias e não ando às escuras em casa!!
Desculpa lá mas então deves ter água de poço e gás de garrafa porque isso pago eu só dos alugueres e despesas......de água só de tarifa, tratamento de saneamento e resíduos sólidos pago mais de €13, eu sei que os valores são dados em função dos consumos mas mesmo assim?!?!??!? No gás as despesas são menores mas mesmo assim mais de €2 são "roubados" nem sei bem para quê, portanto ficam só €5 para gás e a tomar banho todos os dias?!?!??! Hhhhuuuummmmmm!!!!
Olá Dansousa, estás bom?
Olha, pelo que sei, as despesas de água e gás variam muito com a localidade, por isso o caso dele pode não ser comparável com o teu.
Lembro-te que ele fala de um orçamento para uma pessoa (quem vive sozinho) - é também o meu caso, e posso dizer-te que:
- Água, pago à volta de 12€. Não tenho aqui à mão uma factura para esclarecer quanto é só de aluguer;
- Electricidade, pago 25€, com potência contratada de 3,45 kVA (chega perfeitamente para uma casa com 1 habitante);
- Gás... quase não gasto!Para ser mais claro, tenho termoacumulador eléctrico, ligado a um temporizador que só permite aquecer nas horas de vazio do meu contador bi-horário... ou seja, uso garrafas de gás de 13 kg, devo gastar 1 por ano (porque cozinho pouco e coisas rápidas), o que ao preço de agora dá pouco mais de 1€ por mês.
Já agora, acrescento como exemplo que nunca tive TV por cabo... morando sozinho (não havendo mais quem usufrua), e tendo pouco tempo em casa para ver TV (e o pouco que tenho, é mais gasto com internet que com TV), achei sempre que não se justificava.
Edit:
Lembrei-me que, como dizes, é muito provável que o gás dele seja de garrafa, pois para "famílias" de 1 só elemento, é mais económico que gás canalizado.
É a mesma razão pela qual não troquei o meu termoacumulador eléctrico de origem por um esquentador:
O investimento inicial necessário, mais o gasto mínimo em factura de gás que iria pagar, eram superiores ao que o eléctrico consumiria em electricidade com bi-horário (contas feitas na altura de optar se trocava ou não, e que me levaram a colocar bi-horário).
Olá Tonirai, tudo bem obrigado, espero que esteja tudo bem também contigo...
Quanto ao teu post e à tua participação aqui no topico, deixa-me dizer-te que foi excelente, não só neste post mas também nos posteriores.
Em relação às minhas contas, assumo os erros visto que estou a fazer contas a um agregado familiar com três pessoas (que é o meu caso) por isso torna-se difícil entender algumas realidades (como é a dos solteiros) pelo facto de algumas despesas serem variáveis e por outro pelo facto de alguns comportamentos de grupo se distinguirem dos de uma pessoa isolada, como referiu e bem o autor do tópico (scotch).
Relativamente ao tópico, aproveito para dar os parabéns ao scotch porque sinceramente o acho excelente e volto a dizer que nenhuma das minhas intervenções foram feitas no sentido critico/destrutivo, muito pelo contrário porque até me revejo de certa forma naquilo que o tópico retrata, posso dizer que o meu orçamento mensal, com os devidos ajustes porque se trata de um agregado familiar diferente (como expliquei) não se afasta muito em termos proporcionais do que é apresentado.
Abraço
DS
DS
Re: Eu diria mais:
bboniek00 Escreveu:Seria possivel viver sem os 500 Euros por mes ? Possivel.. era. Mas nao era a mesma coisa.

Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Obrigao HappyGuy
Este é um orçamento do lado da despesa.Por isso a retenção na fonte é irrelevante.O acerto de contas na altura da declaração de rendimento está incluido no planeamento de médio/longo prazo.
Pois,ninguém aqui disse que ganhava 500 euro.Mas como disse num tópico anterior a essência da Economia é gerir os poucos recursos para fazer face às necessidades.Poucos recursos, porque por mais alto que seja o ordenado, ele será sempre pouco para todas as nessecidades/desejos de cada um!Sejam as necessidade de curto, médio, longo ou muito longo prazo!
SilvaSilvilino Escreveu:E IRS não pagam ?
Este é um orçamento do lado da despesa.Por isso a retenção na fonte é irrelevante.O acerto de contas na altura da declaração de rendimento está incluido no planeamento de médio/longo prazo.
artista Escreveu:Quem ganha 500 euros por mês não!
Pois,ninguém aqui disse que ganhava 500 euro.Mas como disse num tópico anterior a essência da Economia é gerir os poucos recursos para fazer face às necessidades.Poucos recursos, porque por mais alto que seja o ordenado, ele será sempre pouco para todas as nessecidades/desejos de cada um!Sejam as necessidade de curto, médio, longo ou muito longo prazo!
De qualquer forma quem ganha 500 euros por mês mesmo que desconte um pouco de IRS vai acabar por os receber, bastam as despesas da casa para isso...
bboniek00, gostei do "mas não era a mesma coisa"!
abraços
artista
bboniek00, gostei do "mas não era a mesma coisa"!

abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
SilvaSilvilino Escreveu:tonirai Escreveu:Mas aqui ninguém disse que ganhava 500€... apenas que conseguiam viver com essa quantia
Então se tomarmos em conta esse caso, então efectivamente tem-se de entrar em conta com o IRS (e outros eventuais impostos a pagar ao estado ou Seg. Social).
Pronto, desculpa lá, mas como não desenvolveste a questão (e com o historial curto mas "amargo" de casa), pensei que era a brincar

Sabes concerteza que nos salários é descontado irs e S.S.;
Quem aqui falou em viver com essa quantia, e refere as despesas que com ela faz, está obviamente a referir-se a salário líquido, e não bruto.
tonirai Escreveu:Artista, a questão deve ter sido para lançar "farpas", à semelhança do outro tópico![]()
Simplesmente perguntei se não entram também com o IRS nos 500 €.
Algo mal nessa pergunta ?
Ainda não consegui comprovar se com 500 € mensais se paga ou não IRS.
tonirai Escreveu:Mas aqui ninguém disse que ganhava 500€... apenas que conseguiam viver com essa quantia
Então se tomarmos em conta esse caso, então efectivamente tem-se de entrar em conta com o IRS (e outros eventuais impostos a pagar ao estado ou Seg. Social).
- Registado: 30/6/2008 20:42
Eu diria mais:
Seria possivel viver sem os 500 Euros por mes ?
Possivel.. era. Mas nao era a mesma coisa.
Possivel.. era. Mas nao era a mesma coisa.

- Registado: 22/4/2003 23:12
Re: sim, sobreviver...
sadinos Escreveu:Este é só um mero exemplo; o gás pago cerca de 40€ por mês(480€ por ano)em 2010 vou por um termocumulador e vou acabar com o gás.-480€ por ano(gasta pouca luz)
Espero que tenham gostado e se tiverem alguma dica digam...
Antes de mais, obrigado HappyGuy :wink:
Sadinos, referes-te a colocar termoacumulador eléctrico, é isso? (Também os há a gás, mas como referes "acabar com o gás"...)
Dizes que gasta pouca electricidade, mas não é a noção que tenho... a não ser que a tecnologia dos mesmos tenha mudado muito, ou que estejas a falar de um aquecimento solar;
Na perspectiva do primeiro, deixo-te alguns pontos a teres em consideração (que poderão valer a outras pessoas):

No meu caso (mas lá está, é apenas 1 pessoa em casa), o meu programador, para além de limitar o aquecimento do termoacumulador às horas de vazio, ainda o limita às 2 primeiras e às 2 últimas horas do mesmo, simplesmente porque, após este atingir a temperatura programada, continuaria a noite toda a ligar/desligar para manter a temperatura, e a soma desses períodos de funcionamento é bastante maior que o de funcionamento contínuo que terá horas depois para recuperar os 4 ou 5º perdidos.
Espero ter sido útil.
Parabéns ao Scotch e Tonirai
Quero dar os meus parabéns ao Scotch pela iniciativa desta thread e pela abertura com que tratou o assunto. Ao Tonirai pela contribuição construtiva que deu. Aos dois por manterem o nível de qualidade e o civismo apesar de alguns comentários feitos.
No Natal de 2007 a Orey ofereceu aos seus clientes um livro que se chamava "O meu primeiro milhão", do Pedro Queiroga Carrilho. Li-o por curiosidade, já que considero que faço uma boa gestão das minhas contas. Quase tudo o que o autor sugeria eu já realizava. Mas fiquei a achar que se calhar a maioria das pessoas não controla minimamente as suas despesas e não faz mesmo ideia de onde gasta o dinheiro.
Mais tarde, na TV começam a dar as histórias dos "novos pobres", famílias com rendimentos de 2000€+ que vão à sopa dos pobres ou ao Banco Alimentar pedir comida. E realmente acho que essas pessoas não só não controlam as contas como preferem pedir a ter de cortar no supérfulo. Para que hão-de cortar no telemóvel, num dos carros ou no pacote extra da tv cabo se podem pedir a comida e manter tudo?
Não contribuo com exemplo pessoal para reforçar a ideia do Scotch e do Tonirai porque nunca vivi sozinho, saí de casa dos pais para viver com a mulher e temos agora um filho, além de que nos damos a vários luxos e vivemos num apartamento grande no centro de Lisboa. Mas confirmo a importância de ter as contas controladas. Quando a euribor esteve em máximos e o nosso nível de poupança mensal ficou reduzido a 20% do nosso rendimento, facilmente vimos onde podíamos cortar para repor a poupança num mínimo de 30% do rendimento.
Outra vantagem interessante é precisamente a que o Scotch indicou. Permite facilmente fazer o exercício de, se um de nós ficasse no desemprego, o que precisaríamos de cortar para vivermos os três apenas com um dos rendimentos (ganhamos praticamente o mesmo). É um exercício que fazemos periodicamente, quer quando há contracções no nosso ramo, quer quando queremos tomar decisões importantes (quando trocámos de casa, quando tivemos o filho).
Sem impingir o livro do Carrilho, que pode ser útil apenas a quem precisa de saber como o fazer, também aconselho quem falou negativamente nesta thread a fazer uma contabilidade de gastos e recebimentos. E, olhando criticamente para o resultado de alguns meses, verão que é possível viver bem com menos do que julgam.
Por último, tenho de dizer que acho "maravilhoso" quando ouço pessoas dizerem que o telemóvel, que há 10 anos não era massificado como agora, se considera um bem de primeira necessidade. Como este, há outros exemplos que igualmente me "maravilham".
Só para reforçar, parabéns Scotch e Tonirai! Cumprimentos,
No Natal de 2007 a Orey ofereceu aos seus clientes um livro que se chamava "O meu primeiro milhão", do Pedro Queiroga Carrilho. Li-o por curiosidade, já que considero que faço uma boa gestão das minhas contas. Quase tudo o que o autor sugeria eu já realizava. Mas fiquei a achar que se calhar a maioria das pessoas não controla minimamente as suas despesas e não faz mesmo ideia de onde gasta o dinheiro.
Mais tarde, na TV começam a dar as histórias dos "novos pobres", famílias com rendimentos de 2000€+ que vão à sopa dos pobres ou ao Banco Alimentar pedir comida. E realmente acho que essas pessoas não só não controlam as contas como preferem pedir a ter de cortar no supérfulo. Para que hão-de cortar no telemóvel, num dos carros ou no pacote extra da tv cabo se podem pedir a comida e manter tudo?
Não contribuo com exemplo pessoal para reforçar a ideia do Scotch e do Tonirai porque nunca vivi sozinho, saí de casa dos pais para viver com a mulher e temos agora um filho, além de que nos damos a vários luxos e vivemos num apartamento grande no centro de Lisboa. Mas confirmo a importância de ter as contas controladas. Quando a euribor esteve em máximos e o nosso nível de poupança mensal ficou reduzido a 20% do nosso rendimento, facilmente vimos onde podíamos cortar para repor a poupança num mínimo de 30% do rendimento.
Outra vantagem interessante é precisamente a que o Scotch indicou. Permite facilmente fazer o exercício de, se um de nós ficasse no desemprego, o que precisaríamos de cortar para vivermos os três apenas com um dos rendimentos (ganhamos praticamente o mesmo). É um exercício que fazemos periodicamente, quer quando há contracções no nosso ramo, quer quando queremos tomar decisões importantes (quando trocámos de casa, quando tivemos o filho).
Sem impingir o livro do Carrilho, que pode ser útil apenas a quem precisa de saber como o fazer, também aconselho quem falou negativamente nesta thread a fazer uma contabilidade de gastos e recebimentos. E, olhando criticamente para o resultado de alguns meses, verão que é possível viver bem com menos do que julgam.
Por último, tenho de dizer que acho "maravilhoso" quando ouço pessoas dizerem que o telemóvel, que há 10 anos não era massificado como agora, se considera um bem de primeira necessidade. Como este, há outros exemplos que igualmente me "maravilham".
Só para reforçar, parabéns Scotch e Tonirai! Cumprimentos,
HappyFather
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)
SilvaSilvilino Escreveu:E IRS não pagam ?
Quem ganha 500 euros por mês não!

abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Posso concluir que de todos os que comentaram neste tópico, muito poucos conseguiriam viver com €500/mês.
Com €500 vive-se, não se sobrevive!Eu com €500 alimento-me do que quiser, quantas vezes necessitar e visto roupa comprada todos os anos.
Até agora ninguém se queixou da minha higiene.
Neste orçamento eu só incluí as despesas básicas mensais.O que é para mim básico,parece estar àquem do que é para muitos que aqui comentaram.
Talvez a diferença esteja na concepção do que são despesas básicas.Façam o seguinte raciocino:
Numa situação de desemprego quais as despesas que eleminavam inicialmente? Repitam o raciocino até chegarem ao valor que teriam direito pelo subsidio de desemprego.
Este é um orçamento mensal,por isso não incluí despesas anuais.Essas despesas estão incluidas no planeamento de médio/longo prazo que recorre ao acumulado do exedente mensal.
Este também é um orçamento para agora.Noutras circunstancias o orçamento seria diferente.Um aumento da taxa de juro no futuro ou a diminuição dos rendimentos alteraria decerto o orçamento para mais ou menos!Mas mais uma vez falo na Economia.Se alguma parte do orçamento sofre uma alteração é necessáio compensar essa alteração com outra alteração noutra parte do orçamento.
Ou seja se a parte de casa aumenta, reduz-se a parte das telecomunicações, por exemplo.
Com €500 vive-se, não se sobrevive!Eu com €500 alimento-me do que quiser, quantas vezes necessitar e visto roupa comprada todos os anos.
Até agora ninguém se queixou da minha higiene.
Neste orçamento eu só incluí as despesas básicas mensais.O que é para mim básico,parece estar àquem do que é para muitos que aqui comentaram.
Talvez a diferença esteja na concepção do que são despesas básicas.Façam o seguinte raciocino:
Numa situação de desemprego quais as despesas que eleminavam inicialmente? Repitam o raciocino até chegarem ao valor que teriam direito pelo subsidio de desemprego.
Este é um orçamento mensal,por isso não incluí despesas anuais.Essas despesas estão incluidas no planeamento de médio/longo prazo que recorre ao acumulado do exedente mensal.
Este também é um orçamento para agora.Noutras circunstancias o orçamento seria diferente.Um aumento da taxa de juro no futuro ou a diminuição dos rendimentos alteraria decerto o orçamento para mais ou menos!Mas mais uma vez falo na Economia.Se alguma parte do orçamento sofre uma alteração é necessáio compensar essa alteração com outra alteração noutra parte do orçamento.
Ou seja se a parte de casa aumenta, reduz-se a parte das telecomunicações, por exemplo.
scotch Escreveu: Na casa de um(a) solteiro(a) existe o cuidado de apagar as lampadas de onde não se está ou de desligar a TV se se está na Net.
Não existe em todos... conheço alguns que não ligam a nada disso; mas é óbvio que existe esse cuidado na tua casa e na minha

scotch Escreveu:Optei por confeccionar refeições que deêm para 2 ou 3 dias, ao invés de estar a cozinhar todos os dias e gastar mais gás!
Por acaso actualmente não o faço, porque como menos em casa que há uns tempos atrás;
Nesses tempos, também eu optei por cozinhar para 2 ou 3 refeições de uma vez.
scotch Escreveu:É curioso que na minha familia tenho um parente que não prescinde dos pequenos prazeres.Como por exemplo as idas ao café 2 ou 3 vezes por dia, o tabaco, a revista semanal ou o cinema aos fins-de-semana.Mas depois esta-se sempre a queixar das despesas, e que o dinheiro não chega para tudo, etc...
Há pessoas que se queixam, mas não tomam consciência que a situação em que estão é causada pelas escolhas que tomaram.
Faço mea culpa no tabaco, de que não consigo abdicar... mas como o teu parente há muitos, diria mesmo uma maioria

scotch Escreveu:Os meus rendimentos superam em 30% o orçamento de €500.Por isso tenho capacidade financeira para algumas coisas que não estão incluidas neste orçamento.
Mas existem os imprevistos que aqui já se falaram.Eu chamo-lhe planeamento médio/longo prazo.
Exactamente.
Nessa óptica do longo prazo, com os meus "excedentes", transfiro mais que aquilo que desconto para a Segurança Social para um PPR...
E sobra algum, na óptica do médio prazo

Marco, maroto, não leste o tópico todo!
Ele disse que a luz, água e gás estão no item "utilities".
Em relação à mensalidade, realmente foi no que também pensei... quando os juros voltarem a subir, fica o orçamento estragado
No que a mim me toca, e seguindo os teus exemplos:
Posso dizer-te que pago seguro de casa... assim como de carro, e IMI, e condomínio;
Quanto a transportes, tendo eu carro próprio, faço diariamente 65 km para trabalhar... mas partilho carro com outro colega, trocamos semanalmente
Quanto a almoços, eu não recebo subsídio de alimentação, mas tenho em contrapartida refeitório no trabalho, com refeição gratuita;
Tenho a sorte de ter seguro de saúde, pago pela empresa;
Os passeios ao fim-de-semana, realmente são poucos, por opção (também não tenho mulher e filhos para levar a passear) - estes são mais passados em casa, ou em visita aos pais (eheh, mais umas refeições à borla).

Ele disse que a luz, água e gás estão no item "utilities".
Em relação à mensalidade, realmente foi no que também pensei... quando os juros voltarem a subir, fica o orçamento estragado

No que a mim me toca, e seguindo os teus exemplos:
Posso dizer-te que pago seguro de casa... assim como de carro, e IMI, e condomínio;
Quanto a transportes, tendo eu carro próprio, faço diariamente 65 km para trabalhar... mas partilho carro com outro colega, trocamos semanalmente

Quanto a almoços, eu não recebo subsídio de alimentação, mas tenho em contrapartida refeitório no trabalho, com refeição gratuita;
Tenho a sorte de ter seguro de saúde, pago pela empresa;
Os passeios ao fim-de-semana, realmente são poucos, por opção (também não tenho mulher e filhos para levar a passear) - estes são mais passados em casa, ou em visita aos pais (eheh, mais umas refeições à borla).
Dansousa Escreveu:Hhhhuuuummmmmm!!!!
Acredita!
Como disse o tonirai, é prefeitamente possível para uma pessoa.
Ao contrário do que acontece numa familia de 3 ou 4 pessoas, em que todas as lampadas do apartamento estão acessas e 2 ou 3 televisores estão a funcionar em simultaneo.Na casa de um(a) solteiro(a) existe o cuidado de apagar as lampadas de onde não se está ou de desligar a TV se se está na Net.
O meu gás é canalizado.Mas mais uma vez escolhi!Optei por confeccionar refeições que deêm para 2 ou 3 dias, ao invés de estar a cozinhar todos os dias e gastar mais gás!
É curioso que na minha familia tenho um parente que não prescinde dos pequenos prazeres.Como por exemplo as idas ao café 2 ou 3 vezes por dia, o tabaco, a revista semanal ou o cinema aos fins-de-semana.Mas depois esta-se sempre a queixar das despesas, e que o dinheiro não chega para tudo, etc...
Há pessoas que se queixam, mas não tomam consciência que a situação em que estão é causada pelas escolhas que tomaram.
Os meus rendimentos superam em 30% o orçamento de €500.Por isso tenho capacidade financeira para algumas coisas que não estão incluidas neste orçamento.
Mas existem os imprevistos que aqui já se falaram.Eu chamo-lhe planeamento médio/longo prazo.
Para o curto prazo existe a gestão de um orçamento corrente.O exedente vai para o planeamento de médio/longo prazo.É com este exedente que eu posso, por exemplo, planear comprar roupa algumas vezes por ano.
Re: Economia:-É possivel viver com uma nota de €500?
scotch Escreveu:É possível viver com €500 por mês!
Aqui está a demonstração:
Alim+Hig+Limp: €172
Telecoms: €49
Transportes: €29
Utilities: €35
Casa: €215
TOTAL: €500
Desculpem a minha ironia, mas no fim tem uma conclusão:
Espero que a pessoa que fez estas contas tenha considerado que a luz, água e gás sejam ofertas (ou então no item "Alim+Hig+Limp" não está a ser considerado comer carne nem peixe, nem tão pouco usar pasta de dentes, shampoo ou desodorizantes).
Em relação à mesalidade, creio que esse valor será com um spread 0, e com as taxas actuais, pois assim que as taxas subam a pessoa não conseguirá pagar a casa.
Em termos seguro de vida obrigatório em qualquer empréstimo de habitação, a pessoa também terá de ser beneficiada por uma vida eterna para poder estar isenta.
Quanto ao seguro da casa, também não será necessário, pois a pessoa é de fé e não lhe poderá acontecer nada!
Com tanta sorte que a pessoa tem, terá de viver perto de um centro para que apenas necessite de apanhar um transporte público (situação que será fácil pelo preço da casa).
Com essa mesma sorte, conseguirá ter tempo para ir almoçar a casa para não ter que almoçar perto da empresa.
O facto de não ter seguro de saúde é pacífico, pois só terá de faltar algumas vezes para ir para o hospital ou para o centro de saúde à espera de uma consulta (mas normalmente os patrões são sensíveis a esse aspecto, e além disso, o facto da pessoa receber menos um dia de trabalho não será grave, dado que tem as contas controladas!!)
É certo que os passeios ao fim de semana, poderão ser feitos de transporte público, desde que não seja necessário tomar ou comer qualquer coisa!
Bom, curiosamente acredito que seja possível viver com 500€/mês, pois existem muitas pessoas que o fazem e mesmo reformados com necessidade de medicamentos, etc.
Mas uma pessoa que necessite de ir trabalhar diariamente sem ser perto de casa, fica completamente difícil!!!
Acima de tudo, as pessoas devem gastar no essencial, tudo o mais é um luxo!
Achei interessante as "Telecoms"... pois não são uma necessidade básica, mas no contexto aparece como sendo, pois são 10% de todo o orçamento e aí na minha opinião poderiam reduzir (ou gastar menos no telemóvel, ou acabar com a tv cabo).

saudações
- Registado: 7/4/2007 17:13
Dansousa Escreveu:scotch Escreveu:Água, electricidade e gás estão nas utilities.São €8 para a água, €7 para o gás e €20 para a electricidade.Tomo banho todos os dias e não ando às escuras em casa!!
Desculpa lá mas então deves ter água de poço e gás de garrafa porque isso pago eu só dos alugueres e despesas......de água só de tarifa, tratamento de saneamento e resíduos sólidos pago mais de €13, eu sei que os valores são dados em função dos consumos mas mesmo assim?!?!??!? No gás as despesas são menores mas mesmo assim mais de €2 são "roubados" nem sei bem para quê, portanto ficam só €5 para gás e a tomar banho todos os dias?!?!??! Hhhhuuuummmmmm!!!!
Olá Dansousa, estás bom?
Olha, pelo que sei, as despesas de água e gás variam muito com a localidade, por isso o caso dele pode não ser comparável com o teu.
Lembro-te que ele fala de um orçamento para uma pessoa (quem vive sozinho) - é também o meu caso, e posso dizer-te que:
- Água, pago à volta de 12€. Não tenho aqui à mão uma factura para esclarecer quanto é só de aluguer;
- Electricidade, pago 25€, com potência contratada de 3,45 kVA (chega perfeitamente para uma casa com 1 habitante);
- Gás... quase não gasto!

Já agora, acrescento como exemplo que nunca tive TV por cabo... morando sozinho (não havendo mais quem usufrua), e tendo pouco tempo em casa para ver TV (e o pouco que tenho, é mais gasto com internet que com TV), achei sempre que não se justificava.
Edit:
Lembrei-me que, como dizes, é muito provável que o gás dele seja de garrafa, pois para "famílias" de 1 só elemento, é mais económico que gás canalizado.
É a mesma razão pela qual não troquei o meu termoacumulador eléctrico de origem por um esquentador:
O investimento inicial necessário, mais o gasto mínimo em factura de gás que iria pagar, eram superiores ao que o eléctrico consumiria em electricidade com bi-horário (contas feitas na altura de optar se trocava ou não, e que me levaram a colocar bi-horário).