Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Frutração

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 11/3/2003 3:07

Lol Dwer! Não dês ideias!!!

Luisky, não sei porquê o teu post tinha-me passado despercebido. Tu realmente tinhas discutido a Corning comigo... Que galo!

Já agora, fica a imagem deste espectáculo que passou ao lado da minha carteira! :shock:

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-ctxs.gif
forum-ctxs.gif (12.34 KiB) Visualizado 859 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

FRUTRAÇÃO

por Dwer » 10/3/2003 23:43

Ora aqui está uma alternativa às novelas do JIN.

Quando acabar a grande novela DESTAPAÇÃO pode começar a novíssima FRUTRAÇÃO.

Aceitam-se enredos.

LOL

Abraçãos
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por Ulisses Pereira » 10/3/2003 19:40

Acredito mesmo nisso. Assim como acredito que há jogadores de futebol extraordinários tecnicamente mas que nunca poderão ser grandes craques porque lhes falta cabeça... :)

Eu acredito que as aptidões naturais possam ser treinadas e aperfeiçoadas. Não acredito é que todos tenham as aptidões mínimas para que, mesmo aperfeiçoadas, possam ter sucesso no "trading".

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por gtr » 10/3/2003 19:29

Ulisses, tu achas então que há pessoas que por muito que percebam de bolsa nunca podem vir a ser bons nisto?
gtr

por Ulisses Pereira » 10/3/2003 18:47

Olá Profit!

É verdade que neste caso, esta minha frustração se deveu a um esquecimento, mas em outras ocasiões deveu-se a hesitações ou maus julgamentos na hora de tomar decisões.

Hoje, em virtude de ter sido um esquecimento não tem muito impacto no meu estado de espírito (até porque o dia me está a correr excelentemente), mas confesso que quando o erro se deve a hesitações ou mau julgamento, isso deixa sempre marcas, por mais pequenas que sejam.

Quando acontece um erro destes isolado, rapidamente se apaga da memória e consigo seguir em frente sem nenhuma consequência negativa. Contudo, quando estas situações ocorrem com mais frequência, os erros começam a martelar a cabeça e começo a perder confiança, um dos mais fundamentais aspectos de qualquer “trader” de sucesso, na minha opinião.

Comparo muitas vezes um “trader” a um jogador de basket. Há momentos em que estamos completamente “on fire” (ou “in the zone”, como preferirem) e em que todos os negócios que fazemos correm bem (ou todas as bolas que lançamos entram no cesto). É nestes momentos que devemos estar muito em jogo, com paradas altas, pois é este O NOSSO MOMENTO. Um dia, a mão arrefece e começamos a ter negócios falhados (ou as bolas deixam de entrar) e é aí que temos que parar por uns tempos ou então seleccionar melhor os negócios, intervindo esporadicamente e com apostas baixas porque assim como há alturas em que tudo corre bem, o oposto também sucede e temos o condão de comprar no máximo do dia e vender no mínimo da sessão (ou lançar a bola a dois metros do cesto e ela nem tocar no aro).

Eu sei qual é a situação que mais me afecta psicologicamente em termos de “trading”: É quando deixo que um negócio bem ganhador se transforme num negócio perdedor. Isto arrasa-me completamente e é por isso que cada vez menos deixo que isso aconteça.

Ainda bem que focaste este tema, profit (desculpa tratar-te por tu, mas acho que facilita a nossa comunicação), pois cada vez mais me convenço que a psicologia de um “trader” é o aspecto fulcral para o seu sucesso. Se calhar, é porque estou cansado de conhecer grandes analistas que terminam como péssimos “traders”.

Nós não podemos controlar o mercado, mas podemos controlar o nosso interior, não é? :)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Caro Ulisses e restantes participantes

por pr0fit » 10/3/2003 18:02

É com muito agrado que vejo que também é capaz de se emocionar com o mercado, dado que desde há muito tempo que acompanho as suas comunicações e, regra geral, o sentimento não esteve incluído nos seus discursos de mercado.
Penso que este "desabafo" (se é que lhe posso chamar assim) reflete uma frustração por inacção, que no seu caso se deve exclusivamente a esquecimento mas que em outros tantos casos se pode dever a hesitação. Em qualquer das situações, causa danos psicológicos no trader, que são proporcionais à dimensão do paper profit.
Todos estaremos de acordo com os chavões: "amanhã é outro dia"; "os mercados estão sempre lá, o trader pode ou não estar"; "se não perdeu, já ganhou", etc.
Mas afinal como é que cada pessoa lida com a sua inacção !?
Eu, pessoalmente, fui aprendendo que, se hesitar (por não estar atento no momento; calafrios inexplicáveis ou ainda preocupações pessoais, etc), mais vale não entrar. Ou seja, ou apanho o comboio na estação prevista, ou vou para casa ver os hórários para tentar encontrar um novo comboio. No entanto, o custo de oportunidade "martela-me" a cabeça e passo às vezes algum tempo afastado do mercado para aliviar a tensão e só volto quando não me surgirem na cabeça expressões como "mas por quê que eu não..." ou "Poque raio de carga de água é que eu não carreguei no botão ???"

Mas isto são divagações obviamente de um humano não mecanizado profissionalmente. De qualquer forma, qual é o impacto destas situações na psicologia de cada um?

Fica a questão ao Ulisses e ao forum...

Um abraço
Although we have never met...

Registado: 5/11/2002 17:02

erros humanos ...

por Luisky » 10/3/2003 17:01

Pois... acontece a todos... ainda a passada semana coloquei aqui a Corning... que estava com excelente aspecto....nos 5.30 ... depois por ter outras coisas a fazer e nao a tinha no meu streamer tb .... ja foi quase aos 6 dolares.... isto mete nervos ...

um abraço

Registado: 5/11/2002 0:04

por Ulisses Pereira » 10/3/2003 16:47

Até a escrever o título me enganei! Frustração! :)

Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Frutração

por Ulisses Pereira » 10/3/2003 16:44

Se há coisa que odeio é ter as coisas todas bem preparadas e depois, por um erro meu, não as colocar em execução como queria.

Já tinha deixado na semana passada nos meus "Rabiscos americanos" ( http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... php?t=6772 ), o meu "setup" para a entrada curta na CTXS. Hoje, por lapso, esqueci-me de a incluir na minha lista do "streamer", pelo que não estava a acompanhar o que lhe estava a acontecer.

Quando agora dei conta do erro e fui ver como estava.... Tinha quebrado o meu ponto e já estava a cair quase 8%! Quando deixo passar um negócio destes por uma falha humana fico pior que estragado! :evil:

Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Google [Bot], Google Adsense [Bot], josehenry400, Luzemburg, niceboy, PAULOJOAO, Shimazaki_2, TTM62 e 570 visitantes