Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Dow Jones

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Dow Jones

por Elias » 21/8/2013 21:19

O Dow Jones não se aguentou nas canetas e fechou a perder mais de 100 pontos. Este foi o terceiro dia em estado oversold.

A última vez que o Dow esteve mais de 3 dias seguidos em estado oversold foi em Julho de 2008.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Dow Jones

por pepe7 » 21/8/2013 19:59

Elias Escreveu:Terceiro dia do Dow Jones em estado oversold. No entanto, a sessão ainda agora começou e convém lembrar que às 19h saem as minutas da Fed, o que geralmente desencadeia movimentos violentos.

O link seguinte dá um panorama das reacções passadas às minutas da Fed:
http://blogs.marketwatch.com/thetell/20 ... d-minutes/


Após as ditas minutas isto "Birou"... :lol: Não foi com muita "biolência "...Mas "birou"...e será que vai acontecer ao DJ o que o Elias expôs aqui.... :roll: :wink:
Vamos aguardar próximos dias.
Abraço,
Pepe

Querer é poder.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: Dow Jones

por diogo33 » 21/8/2013 18:26

Boa tarde . Estou confuso . Alguem me sabe dizer o que será melhor para as bolsaas isto em relação ás minutas da FED ?
 
Mensagens: 46
Registado: 16/8/2013 22:40

Re: Dow Jones

por SergioS12 » 21/8/2013 18:24

Elias Escreveu:Exacto Sérgio.

Apenas gostaria de acrescentar que a quebra de uma tendência ascendente não implica o início de uma tendência descendente. Em vez disso pode ter lugar uma lateralização.


Concordo plenamente.

Até podemos estar a entrar nessa fase .... e saber ... :-k

Isto parece fácil, mas não é :wall:

Neste momento, estou apenas longo na Daimler. Fiquei "apaixonado" pelo novo classe S, veremos se não é um amor sem "retorno" :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 435
Registado: 10/8/2011 1:14
Localização: 16

Re: Dow Jones

por Elias » 21/8/2013 17:53

Exacto Sérgio.

Apenas gostaria de acrescentar que a quebra de uma tendência ascendente não implica o início de uma tendência descendente. Em vez disso pode ter lugar uma lateralização.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Dow Jones

por SergioS12 » 21/8/2013 17:27

Ainda que o gráfico seja em cfd's, o qual não difere muito do cash, o DJI quebrou a LTa.

Agora é aguardar ... estará a formar um novo canal (linhas azuis) ?? à posteriori é sempre fácil e até lógico que siga neste ou naquele sentido, mas olhar no momento presente para o vazio seguinte e acertar é que é difícil.

De facto os indicadores apresentam-se oversold, nomeadamente o stocástico e o CCI já começou a inverter. Considerando que este indicador antecipa em 2, 3 ou 4 dias, uma mudança de sentido, veremos se isso irá ocorrer.

Seria importante que esta descida não fizesse um mínimo inferior ao anterior (+/- 1.650).
Anexos
2013-08-21_DJI_TF_Diario_17h07m.jpg
Editado pela última vez por SergioS12 em 21/8/2013 19:16, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 435
Registado: 10/8/2011 1:14
Localização: 16

Re: Dow Jones

por 654235 » 21/8/2013 17:11

Elias Escreveu:Posso estar a ver mal, mas parece-me que em Janeiro não chega a tocar na linha...


Como disse anteriormente, a linha não vale nada. Nem mesmo com dois toques
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4367
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: Dow Jones

por zecatreca_1 » 21/8/2013 16:29

Elias Escreveu:Posso estar a ver mal, mas parece-me que em Janeiro não chega a tocar na linha...

Faz mais sentido dizer que quebrou uma lta e que eventualmente podemos ver, muito em breve, um reteste à dita cuja.
A que ele desenhou obviamente vale 0.
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1540
Registado: 17/2/2012 14:31

Re: Dow Jones

por Elias » 21/8/2013 16:19

Posso estar a ver mal, mas parece-me que em Janeiro não chega a tocar na linha...
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Dow Jones

por 654235 » 21/8/2013 16:01

Elias Escreveu:Luxor essa tua LTA é bastante questionável: só tem um toque :!:



Eu sei, acho que tem 2 (NOV e JAN). No Semanal vê-se melhor.

Só coloquei a linha para juntar os 2 minimos, qd referiste o RSI em oversold.
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4367
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: Dow Jones

por Elias » 21/8/2013 15:56

Luxor essa tua LTA é bastante questionável: só tem um toque :!:
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Dow Jones

por 654235 » 21/8/2013 15:41

Será que ...?
Anexos
Sem nome.png
Sem nome.png (64.06 KiB) Visualizado 10276 vezes
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4367
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: Dow Jones

por Hramos3 » 21/8/2013 15:16

Tens razão, obrigado pelo alerta e pela explicação.

É menos uma hora que passo a olhar para o indice a pensar porque não se passa nada :lol:
 
Mensagens: 410
Registado: 14/6/2011 16:43
Localização: 20

Re: Dow Jones

por Elias » 21/8/2013 15:05

HLopes4 Escreveu:
Elias Escreveu:Terceiro dia do Dow Jones em estado oversold. No entanto, a sessão ainda agora começou e convém lembrar que às 19h saem as minutas da Fed, o que geralmente desencadeia movimentos violentos.

O link seguinte dá um panorama das reacções passadas às minutas da Fed:
http://blogs.marketwatch.com/thetell/20 ... d-minutes/


Boas tardes,

É às 19:00? A única informação que encontrei dizia 13:00 CDT o que traduzindo em GMT daria as 18:00.. DST sempre a criar confusão...


HLopes confirmo que é às 19h.
Nota que em Portugal Continental a hora legal é GMT+1 (isto durante o período da chamada "hora de Verão").
18h GMT = 19h em Portugal Continental.

CDT = Central Daylight Saving Time = seis horas a menos que em Portugal.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Dow Jones

por Hramos3 » 21/8/2013 15:02

Elias Escreveu:Terceiro dia do Dow Jones em estado oversold. No entanto, a sessão ainda agora começou e convém lembrar que às 19h saem as minutas da Fed, o que geralmente desencadeia movimentos violentos.

O link seguinte dá um panorama das reacções passadas às minutas da Fed:
http://blogs.marketwatch.com/thetell/20 ... d-minutes/


Boas tardes,

É às 19:00? A única informação que encontrei dizia 13:00 CDT o que traduzindo em GMT daria as 18:00.. DST sempre a criar confusão...
 
Mensagens: 410
Registado: 14/6/2011 16:43
Localização: 20

Re: Dow Jones

por Elias » 21/8/2013 14:50

Terceiro dia do Dow Jones em estado oversold. No entanto, a sessão ainda agora começou e convém lembrar que às 19h saem as minutas da Fed, o que geralmente desencadeia movimentos violentos.

O link seguinte dá um panorama das reacções passadas às minutas da Fed:
http://blogs.marketwatch.com/thetell/20 ... d-minutes/
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Dow Jones

por Elias » 21/8/2013 2:17

Segundo dia do Dow Jones no estado oversold (RSI), com uma queda ligeira.

Se o padrão dominante de ocorrências anteriores se mantiver, amanhã teremos uma vela verde, sendo a saída de oversold feita nessa sessão ou na sessão seguinte. Será?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Dow Jones

por SergioS12 » 20/8/2013 0:03

Falso break ou quebra da Lta :-k
Anexos
2013-08-19_DJI_TF_Diario_23h45m.jpg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 435
Registado: 10/8/2011 1:14
Localização: 16

Re: Dow Jones

por HJOR » 19/8/2013 23:51

Elias Escreveu:HJOR,
Entendo o raciocínio sobre os indicadores, na medida em que eles são calculados sobre o preço, o que eu quis referir com as divergências é que por vezes há certos indicadores que evidenciam determinados comportamentos antes de o mercado (preço) inverter.


Ok, Elias.
... e por isso falham mais do que acertam... muitas vezes analysis paralysis or paralysis of analysis.
Eu até me esqueço que existem indicadores...
Mais uma vez, muito grato por esta troca de ideias tão rara.
Grande abraço
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: Dow Jones

por Elias » 19/8/2013 23:33

HJOR,

Antes de mais podes tratar-me por tu porque eu não sounenhum nobre ancião :D

Entendo o raciocínio sobre os indicadores, na medida em que eles são calculados sobre o preço, o que eu quis referir com as divergências é que por vezes há certos indicadores que evidenciam determinados comportamentos antes de o mercado (preço) inverter.

De qualquer forma, eu olho para alguns indicadores mas os únicos que realmente uso para efeitos de trading são a MACD e as médias móveis. O resto é mera curiosidade.

1 abraço
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Dow Jones

por HJOR » 19/8/2013 23:27

Elias Escreveu:HJOR,

Concordo que o preço é o mais importante - já a parte do volume é mais discutível; o volume é secundário face ao preço e pessoalmente ligo pouco ao volume, porque na maioria das situações (excepto talvez em breakouts) o volume não dá indicações muito claras.

Não concordo totalmente que os indicadores sejam lagging face ao preço. Isso varia um bocado de indicadores para outros. As divergências que surgem em muitos indicadores, por exemplo, aparecem amiúde antes do movimento do preço propriamente dito e permitem antecipar um dado movimento.

De qualquer forma o meu post anterior era uma mera curiosidade - uma simples observação / constatação e não uma qualquer tentativa de adivinhar o que quer que seja. Faço notar que eu tenho curiosidade e interesse na simples observação dos movimentos dos mercados e gosto de identificar padrões e "manias" dos títulos e dos índices. Acho interessante, mesmo sem que isso signifique vou a correr negociar o padrão.

Sempre que olho para gráficos descubro coisas curiosas, mesmo em gráficos que já tinha visto dezenas de vezes encontro coisas "novas" que anteriormente me tinham escapado. De vez em quando dá-me para partilhar aqui algumas das situações que descubro e que considero interessantes foi isso que aconteceu há pouco neste tópico do Dow Jones: partilhei porque achei interessante a relação que encontrei entre a vinda do RSI a sobrevenda e o comportamento do índice nos meses seguintes. Não estou com isto a dar mais ou menos importância ao RSI, mas apenas a partilhar a constatação que fiz :wink:


Caro Elias, bem haja pela resposta.
Compreende que esta pergunta, não é de agora, mas já estava na minha "algibeira" à algum tempo porque é recorrente neste fórum.
Decidi coloca-lhe a referida questão pela enorme respeito e reconhecimento.
Quanto às divergências entre indicadores e preço, permita-me discordar e dizer-lhe que o preço é o único que permite definir alvos, resistências e suportes e mais uma vez (sempre) os indicadores, porque dependem do preço ou volume (sem eles não existiam), apenas são uma ferramenta que podem ser utilizados para confirmar a mudança de direcção do preço através de divergências, mas não necessária.
Na minha modesta opinião, todos os indicadores técnicos são lagging face ao preço e volume porque dependem dos seus valores.
Um erro que já deixei de cometer à algum tempo foi deixar de olhar primeiros para os indicadores técnicos e só depois para o preço e volume.
Grande abraço e grato pela troca de ideias.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: Dow Jones

por Elias » 19/8/2013 22:51

HJOR,

Concordo que o preço é o mais importante - já a parte do volume é mais discutível; o volume é secundário face ao preço e pessoalmente ligo pouco ao volume, porque na maioria das situações (excepto talvez em breakouts) o volume não dá indicações muito claras.

Não concordo totalmente que os indicadores sejam lagging face ao preço. Isso varia um bocado de indicadores para outros. As divergências que surgem em muitos indicadores, por exemplo, aparecem amiúde antes do movimento do preço propriamente dito e permitem antecipar um dado movimento.

De qualquer forma o meu post anterior era uma mera curiosidade - uma simples observação / constatação e não uma qualquer tentativa de adivinhar o que quer que seja. Faço notar que eu tenho curiosidade e interesse na simples observação dos movimentos dos mercados e gosto de identificar padrões e "manias" dos títulos e dos índices. Acho interessante, mesmo sem que isso signifique vou a correr negociar o padrão.

Sempre que olho para gráficos descubro coisas curiosas, mesmo em gráficos que já tinha visto dezenas de vezes encontro coisas "novas" que anteriormente me tinham escapado. De vez em quando dá-me para partilhar aqui algumas das situações que descubro e que considero interessantes foi isso que aconteceu há pouco neste tópico do Dow Jones: partilhei porque achei interessante a relação que encontrei entre a vinda do RSI a sobrevenda e o comportamento do índice nos meses seguintes. Não estou com isto a dar mais ou menos importância ao RSI, mas apenas a partilhar a constatação que fiz :wink:
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Dow Jones

por HJOR » 19/8/2013 22:16

Elias Escreveu:O índice Dow Jones entrou hoje em estado de sobrevenda (RSI < 30).

Esta é uma situação pouco frequente que não se regista, em geral mais de uma vez por ano (nalguns anos duas vezes, raramente três, em certos anos nenhuma vez).

Nos vezes anteriores em que esta situação de sobrevenda se registou - (nota: em situações de Bull Market) - tem-se geralmente verificado o seguinte:
- a situação de sobrevenda não persiste por mais de 3 dias;
- após a saída de sobrevenda verifica-se um poderoso ressalto
- quando o estado de sobrevenda se registou durante uma correcção após a realização de um novo máximo absoluto (ou de 52 semanas), os meses que se seguem foram de intensas subidas e conduziram o índice a novos máximos, superando o pico que antecedeu a correcção

Estas observações não são válidas em situação de Bear Market (que não é o caso da situação presente); nessas situações, o estado de sobrevenda persistiu mais de 3 dias e o ressalto que se seguiu apenas foi um aliviar antes de novas quedas mais acentuadas.

Considerando que estamos em Bull Market, será que vai acontecer o mesmo desta vez, isto é, será que vamos ter aqui um enorme ressalto, seguido de umas boas subidas? Podemos sonhar com os 16 mil pontos até ao fim do ano?


Caro Elias.
Sabendo que os verdadeiros leading indicators são o preço e o volume e que todos os outros indicadores técnicos andam sempre atrás destes.
Gostaria que me explicasse porque razão faz o contrário.
Porque razão baseia-se nos indicadores técnicos para justificar o preço, colocando o preço atrás dos indicadores.
Abraço.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: Dow Jones

por Elias » 19/8/2013 21:30

O índice Dow Jones entrou hoje em estado de sobrevenda (RSI < 30).

Esta é uma situação pouco frequente que não se regista, em geral mais de uma vez por ano (nalguns anos duas vezes, raramente três, em certos anos nenhuma vez).

Nos vezes anteriores em que esta situação de sobrevenda se registou - (nota: em situações de Bull Market) - tem-se geralmente verificado o seguinte:
- a situação de sobrevenda não persiste por mais de 3 dias;
- após a saída de sobrevenda verifica-se um poderoso ressalto
- quando o estado de sobrevenda se registou durante uma correcção após a realização de um novo máximo absoluto (ou de 52 semanas), os meses que se seguem foram de intensas subidas e conduziram o índice a novos máximos, superando o pico que antecedeu a correcção

Estas observações não são válidas em situação de Bear Market (que não é o caso da situação presente); nessas situações, o estado de sobrevenda persistiu mais de 3 dias e o ressalto que se seguiu apenas foi um aliviar antes de novas quedas mais acentuadas.

Considerando que estamos em Bull Market, será que vai acontecer o mesmo desta vez, isto é, será que vamos ter aqui um enorme ressalto, seguido de umas boas subidas? Podemos sonhar com os 16 mil pontos até ao fim do ano?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Elias » 15/3/2013 20:50

o Dow Jones completou ontem uma série de 10 sessões consecutivas de alta, o que já não se verificava desde 1996.

Deixo este artigo interessante sobre o tema:

The Longest Winning Streak On Record Belongs To..

It's February 8th, 2011, and the Dow Jones Industrial Average has finished higher the last seven days in a row.

This is the longest winning streak for the DJIA since July of 2010.

I thought that it would be interesting to run some numbers to see how much longer the DJIA (and the NASDAQ and S+P 500 for that matter) would have to run to break the all-time record for the most number of "green" days in a row.

Of the DJIA, NASDAQ and S+P 500, the NASDAQ currently holds the record for the longest winning streak at 19 days. If you are thinking that this streak occurred during the "dot-com boom" days of the late '90s/early '00s, then you would be wrong.

The NASDAQ posted a 19 day winning streak in August of 1979. The last day of the streak was August 31st, 1979.

In January of 1987, the DJIA managed to put together an impressive streak of 13 days in a row where the index closed in the green. This streak was snapped on January 20th, 1987. "Black Monday" would take place later in the year, wiping over 22% off of the value of the DJIA in just one day.

The longest winning streak for the S+P 500 occurred in March/April of 1971, when the index managed to close higher 14 days in a row.

--

Here are the longest winning streaks in the history of the DJIA, NASDAQ and S+P 500 (note: our DJIA data goes back to 1928):

Last Day of Streak, Number of Days

DJIA

1987-01-20, 13
1929-07-08, 12
1970-12-07, 12
1955-02-01, 11
1992-01-03, 11

NASDAQ

1979-08-31, 19
1985-01-31, 18
1977-11-21, 15
1992-01-09, 13
1980-10-15, 12
1986-02-18, 12
1988-02-25, 12
2009-07-23, 12

S&P 500

1971-04-15, 14
1954-09-17, 12
1955-06-27, 12
1970-12-07, 12
1972-08-14, 12
1995-09-14, 12

Sources: DJIA Historical Data

http://www.davemanuel.com/2011/02/09/th ... d-s-p-500/
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Crissssx, icemetal, J.f.vieira, PAULOJOAO, Pmart 1 e 94 visitantes