Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Dow Jones

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Dow Jones

por VirtuaGod » 21/12/2013 23:22

Elias Escreveu:A minha pergunta para ti é esta: esses index-tracking ETF fazem o mesmo tipo de ajuste aos dividendos? E distribuem os dividendos pelo investidor? Como é que esse rendimento adicional é incorporado no cálculo final de valorização ao fim de x anos?


Eu por motivos de simplificação não meti os dividendos ao barulho pois não haveria muito interesse para isso (a discussão era apenas valorização real vs valorização nominal como medida de riqueza e rentabilidade).

Mas já que perguntas o DIA segue o Dow Jones não o Dow Jones TR sendo que distribui os dividendos dos componentes. Coloco em anexo um gráfico do Dow Jones vs Dow Jones TR vs DIA. O Google Finance só tem o DJ TR desde 2004 mas dá para teres uma ideia.

A UP do DIA segue o DJ sendo que os ganhos totais para um investidor em DIA são equivalentes ao DJ TR (mas atingidos através de distribuições dos dividendos).

P.S. O actual dividend yield do DIA é de 2.15%

EDIT: Há ali um desfasamento visível entre DIA e Dow Jones. Não é um desfasamento real, deve ser um errozito qualquer do google finance ( e nota-se logo que DIA e os dow jones não começam bem no mesmo ponto). Mas tb não tenho paciência para ir tirar outra vez o gráfico.
Anexos
DJ TR vs DJ vs DIA.JPG
DJ TR vs DJ vs DIA.JPG (56.71 KiB) Visualizado 13258 vezes
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Dow Jones

por Elias » 21/12/2013 23:01

VirtuaGod,

Entendo o raciocínio, mas se queres fazer as contas bem feitas, falta-te aí uma parcela importante: os dividendos.

O Dow Jones, tal como a maioria dos índices, corrige quando alguma das suas componentes distribui dividendos.

A minha pergunta para ti é esta: esses index-tracking ETF fazem o mesmo tipo de ajuste aos dividendos? E distribuem os dividendos pelo investidor? Como é que esse rendimento adicional é incorporado no cálculo final de valorização ao fim de x anos?

1 abraço,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Dow Jones

por VirtuaGod » 21/12/2013 22:44

Elias Escreveu:O que eu quero dizer é que ajustar à inflação não acrescenta grande coisa...


Permite-me discordar. A inflação é das coisas mais importantes (a par com o risco) nos mercados financeiros. Um investimento de 5% garantidos num mundo de inflação 1,5% pode parecer bom enquanto esses 5% num mundo com inflação 6% é mau.

O retorno real é o que interessa no fim do dia.

Eu invisto para ganhar dinheiro, quero ganhar dinheiro para melhorar o meu nível de vida.

Quem investiu em DIA (ETF tracker do Dow Jones) em final de 1999 está a ganhar 41.6%. Ou seja se investisses 1000 dólares estavas com 1400. Mas se com 1400 dólares faço tanto como com 1000 dólares há 14 anos atrás quanto ganhaste realmente? :-k

Sim estás mais rico 400 dólares, pena que eu não como dólares (mas sim a sopinha) ao jantar. O teu nível de vida não aumentou embora estejas aparentemente mais rico.

O valor nominal mede o riqueza em papel do investidor, o valor ajustado à inflação mede a riqueza real.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Dow Jones

por Elias » 21/12/2013 18:08

VirtuaGod Escreveu:
Elias Escreveu:O Dow de hoje não é o Dow do ano 2000 - as empresas são outras, logo os dois Dows não são comparáveis...


O mesmo poderia eu usar para comparação nominais... Se o índice é outro qualquer tipo de comparação será errada, ou irrelevante, da forma que o dizes.


E é verdade. Por isso é que os índices tendem a subir ad aeternum e as acções não.

O que eu quero dizer é que ajustar à inflação não acrescenta grande coisa...
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Dow Jones

por VirtuaGod » 21/12/2013 18:04

Elias Escreveu:O Dow de hoje não é o Dow do ano 2000 - as empresas são outras, logo os dois Dows não são comparáveis...


O mesmo poderia eu dizer para comparação nominais... Se o índice é outro qualquer tipo de comparação será errada, ou irrelevante, da forma que o dizes.
Editado pela última vez por VirtuaGod em 21/12/2013 18:09, num total de 1 vez.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Dow Jones

por Elias » 21/12/2013 16:56

VirtuaGod Escreveu:Dow Jones faz "apenas agora" máximos históricos ajustados à inflação


Nunca percebi a relevância de se ajustar o Dow à inflação.

O Dow de hoje não é o Dow do ano 2000 - as empresas são outras, logo os dois Dows não são comparáveis...
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Dow Jones

por VirtuaGod » 21/12/2013 16:16

Dow Jones faz "apenas agora" máximos históricos ajustados à inflação

Imagem

Fonte: U.S. Economy Begins to Hit Growth Stride

Gráfico secular do Dow Jones ajustado à inflação:
Dow Jones 100 Year Historical Chart
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Dow Jones

por Elias » 18/12/2013 22:20

g.a.

Reteste perfeito ao suporte (antiga resistência dos 15700) e subida tipo foguete, para terminar o dia no fecho mais alto de sempre nos 16167,97.
Anexos
DJ INDUSTRIAL AVG.png
DJ INDUSTRIAL AVG.png (27.95 KiB) Visualizado 13417 vezes
DJ INDUSTRIAL AVG 2.png
DJ INDUSTRIAL AVG 2.png (27.91 KiB) Visualizado 13417 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Dow Jones

por MAV8 » 11/12/2013 15:17

DC1989 Escreveu:Ontem não tive possibilidades por isso deixo hoje aqui o "boneco".
:-k :pray: :wall:


Parece o Gráfico do Ouro !!! LOL
Anexos
Xau especial.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

Re: Dow Jones

por DC1989 » 11/12/2013 15:06

Ontem não tive possibilidades por isso deixo hoje aqui o "boneco".
:-k :pray: :wall:
Anexos
INTERNATIONAL BUSINESS MACHINES.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 194
Registado: 27/11/2013 0:47

Re: Dow Jones

por DC1989 » 11/12/2013 1:28

Elias Escreveu:Os pesos relativos das componentes do Dow Jones antes (à esquerda) e depois (à direita) das alterações que tiveram lugar no passado mês de Setembro


Ainda hoje deu uma espreitadela na IBM e começa a ficar negro aquilo, não sabia era que tinha este peso.
Vamos lá ver o que nos aguarda :twisted:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 194
Registado: 27/11/2013 0:47

Re: Dow Jones

por DC1989 » 11/12/2013 1:25

The DJ may be forming a dangerous triple top of major long-term significance in inflation-adjusted terms

Here’s something really scary: The stock market may be forming a dangerous triple top of major long-term significance.

That’s because the Dow, in inflation-adjusted terms, is no higher today than it was at the 2000 and 2007 tops. It should give us pause to note that the market — strong as it has been — is only back to the level that turned the market back on two prior occasions.

That puts the market in a “make or break” position. On the one hand, it would be a sign of significant strength if the market were able to break through the “resistance” created by the 2000 and 2007 tops

On the other hand, if the market were to turn down from close-to-current levels — and thereby form a triple top — then it would mean that the market on three occasions had tried, and failed, to break through to higher levels. According to the theory behind technical analysis, that would mean that current levels represent particularly strong resistance — and make it that much harder for the market to break through in the future as well.

In other words, if you believe in technical analysis, the market is at a very critical juncture.

Take a look at the accompanying chart, which plots the Dow in constant 2013 dollars. Compared to the Dow’s current level of close to 16,000, the October 2007 bull market top was near 15,800 and the Dow at its early 2000 top stood at close to 16,200.

To be sure, as David Aronson points out, a chart of the inflation-adjusted S&P 500 index tells a slightly different story. Aronson is president of Hood River Research, a firm that employs sophisticated modeling to “enhance the profitability of quantitative investing strategies,” and the recent author (with Dr. Timothy Masters) of “Statistically Sound Machine Learning for Algorithmic Trading of Financial Instruments.”

For example, while the inflation-adjusted S&P 500 currently is ahead of where it stood at the October 2007 market high, it is below where it stood in early 2000. Still, Aronson said in an interview, the picture painted by the S&P 500’s inflation-adjusted chart is broadly similar to the message of the Dow chart: “From a technical analysis perspective [the S&P 500 is] in a zone of resistance based on the two prior highs.”

Also worth noting is that this analysis focuses on price levels and does not include dividends. Though the market’s dividend yield over the last 15 years has been quite low, the inflation-adjusted market today would be modestly higher than at the 2007 and 2000 peaks if dividends were taken into account. However, Aronson argues, it wouldn’t be so much higher as to invalidate the concern about a potential triple top.

To be sure, the market may resolve its current critical juncture by headed higher rather than turning down. Yet Aronson notes that other indicators are also flashing caution.

One to which he draws special attention is known as the Value Line Median Appreciation Potential, or VLMAP, for short. This represents the median of the projections made by Value Line’s analysts of where the 1,700 widely followed stocks they closely monitor will be trading in three to five years’ time. But for brief exceptions, the VLMAP currently is lower than it’s been in many decades.

For example, the VLMAP today stands at 30%, where it’s been for seven straight weeks. Prior to the October 2007 peak, it got this low for just one week. And it never got this low in the months leading up to the 2000 market top. ( Read a column I devoted earlier this year to the VLMAP. )

In fact, you have to go all the way back to early 1969 to find another time in which the VLMAP spent as long a period at 30% or below. From then until the market’s December 1974 low, of course, the Dow fell more than 40%.

When coupling the bearish message of the VLMAP with the potential triple top of the inflation-adjusted market, Aronson thinks we should be worried about where the market is headed.
Anexos
MW-BQ583_triple_20131209120031_MG.jpg
MW-BQ583_triple_20131209120031_MG.jpg (38.28 KiB) Visualizado 13559 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 194
Registado: 27/11/2013 0:47

Re: Dow Jones

por Elias » 22/11/2013 14:02

Os pesos relativos das componentes do Dow Jones antes (à esquerda) e depois (à direita) das alterações que tiveram lugar no passado mês de Setembro
Anexos
dow pesos.PNG
dow pesos.PNG (45.48 KiB) Visualizado 13615 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Dow Jones

por L.S.S » 22/11/2013 12:57

Elias Escreveu:Dow Jones acima dos 16 mil pontos pela primeira vez na sua história.


Dow Jones fecha pela primeira vez acima de 16 mil pontos.

Gráfico Diário


Imagem
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
 
Mensagens: 2805
Registado: 29/11/2007 13:03
Localização: 10

Re: Dow Jones

por Elias » 18/11/2013 16:33

Dow Jones acima dos 16 mil pontos pela primeira vez na sua história.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Dow Jones

por Elias » 15/11/2013 22:57

lá vai ele, todo contente
Anexos
DJ INDUSTRIAL AVG.png
DJ INDUSTRIAL AVG.png (30.52 KiB) Visualizado 9817 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Dow Jones

por Elias » 14/11/2013 22:53

g.a.

O target do rectãngulo andará pelos 16500. Será que lá vai?
Anexos
DJ INDUSTRIAL AVG.png
DJ INDUSTRIAL AVG.png (30.95 KiB) Visualizado 9844 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Dow Jones

por Elias » 13/11/2013 23:39

Sr_SNiper Escreveu:
Elias Escreveu:De acordo quanto à parte do Jogo da Bolsa, mas nota que o teu comentário de 8/11/2013 0:47 dava a entender que querias entrar curto com dinheiro real e não com massa virtual.

Sim, ponderei entrar curto na resistência entre as 0:45 e as 0:48 do dia 11, depois fui dormir e quando acordei às 08:10 á hora do almoço, por volta das 12:07 já não ponderava essa entrada curta.

A minha pergunta anterior "Já te ocorreu negociares no sentido da tendência dominante com vista a fazeres umas percentagens mais jeitosinhas, ou isso não faz o teu estilo?" tinha a ver com essa situação e não com o Jogo da Bolsa.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Dow Jones

por Sr_SNiper » 13/11/2013 23:36

Elias Escreveu:De acordo quanto à parte do Jogo da Bolsa, mas nota que o teu comentário de 8/11/2013 0:47 dava a entender que querias entrar curto com dinheiro real e não com massa virtual.

Sim, ponderei entrar curto na resistência entre as 0:45 e as 0:48 do dia 11, depois fui dormir e quando acordei às 08:10 á hora do almoço, por volta das 12:07 já não ponderava essa entrada curta.
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Dow Jones

por Elias » 13/11/2013 23:19

De acordo quanto à parte do Jogo da Bolsa, mas nota que o teu comentário de 8/11/2013 0:47 dava a entender que querias entrar curto com dinheiro real e não com massa virtual.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Dow Jones

por Sr_SNiper » 13/11/2013 23:01

Elias Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:O problema é definir o espaço temporal da trende que queres seguir, aqui a ideia era descer uns 2% a 3% e a tendência no muito curto prazo era de descida


Já te ocorreu negociares no sentido da tendência dominante com vista a fazeres umas percentagens mais jeitosinhas, ou isso não faz o teu estilo? :P

Faz o meu estilo, mas no jogo da bolsa, com rendibilidade alucinantes e apenas 15 dias úteis para jogar, para ganhar, preciso de um trade exótico que vá contra tudo o que o resto da malta faz, porque durante o dia não tenho acesso à conta do jogo, preciso disso e de sorte como em tudo na vida 8-)
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Dow Jones

por Elias » 13/11/2013 22:50

Sr_SNiper Escreveu:O problema é definir o espaço temporal da trende que queres seguir, aqui a ideia era descer uns 2% a 3% e a tendência no muito curto prazo era de descida


Já te ocorreu negociares no sentido da tendência dominante com vista a fazeres umas percentagens mais jeitosinhas, ou isso não faz o teu estilo? :P
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Dow Jones

por Sr_SNiper » 13/11/2013 22:46

Elias Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Podes explicar melhor sff?


Aqui.

O problema é definir o espaço temporal da trende que queres seguir, aqui a ideia era descer uns 2% a 3% e a tendência no muito curto prazo era de descida
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Dow Jones

por zecatreca_1 » 13/11/2013 22:36

Sr_SNiper Escreveu:
Elias Escreveu:Após algumas hesitações, o Dow hoje lá conseguiu passar os 15800 e está em máximos de sempre.

Ainda bem que estou a estourar os 100k virtuais do Jogo da Bolsa nisto, estou alavancado 15x curto no DJI
Espero um crash para amanhã para ganhar a bicicleta semanal do Jogo :)

Reforça esses curtos e não metas stops. Assim já sabes como rebentar uma conta.:-)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1540
Registado: 17/2/2012 14:31

Re: Dow Jones

por Elias » 13/11/2013 22:29

Sr_SNiper Escreveu:Podes explicar melhor sff?


Aqui.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], CORTIÇA, Google [Bot], JoaoMatosSilva, MR32, PAULOJOAO e 104 visitantes