Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP - Tópico Geral

por nook » 9/10/2013 10:13

Serra Lapa Escreveu:Nook:

Eu estou fora da Edp, mas sinceramente não me parece nada com bom aspecto. Sem força e sem sinais de mudança.


Sim Serra Lapa já sei que para ti 35 milhões de euros nos RL de 2014, num universo de 1000 milhões, dá uma queda de 10-15%, ou seja, até 2,30 euros. :shock:

Também por estar dentro não te vou dizer, como o rasteiro, que nesta zona dá para ver que é só acumulação.

A única coisa que te posso responder é que para mim a queda foi excessiva e que segundo a minha AT está oversold e em cima de 2 suportes importantes: LtaLp e MME200.

Depois o stop está lá... e o mercado é soberano!!

abraço e bons negócios,

Nook.
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

Re: EDP - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 9/10/2013 9:59

Nook:

Eu estou fora da Edp, mas sinceramente não me parece nada com bom aspecto. Sem força e sem sinais de mudança.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: EDP - Tópico Geral

por nook » 9/10/2013 8:38

TheMolle Escreveu:Nook, o único motivo que eu encontro para a EDP estar a descer é o facto de haver mais investidores a vender do que a comprar.

Neste momento continua sem força no curto prazo. Oxalá a LTA a aguente ;) Não tenho nenhum motivo para pensar o contrário. :wink:


TheMolle tens que mudar o teu username para TheMolle de La Palice pá! :wink: :mrgreen: :mrgreen:

Essa conclusão nunca falha e é melhor do que inventar a la rasteiro:

rasteiro Escreveu:Dá para ver que nestes valores de 2.54€, é ACUMULAÇÃO.
estou dentro


Mais um toque na LtaLp.... vamos ver se os touros ganham a batalha e força neste patamar... :roll: :roll:

Acredito que sim pois estou longo :!: :wink:

Se não for esse o caso, o mercado é soberano, e por isso o stop está lá...

Bons negócios.

Nook.
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

Re: EDP - Tópico Geral

por TheMolle » 8/10/2013 22:21

Nook, o único motivo que eu encontro para a EDP estar a descer é o facto de haver mais investidores a vender do que a comprar.

Neste momento continua sem força no curto prazo. Oxalá a LTA a aguente ;) Não tenho nenhum motivo para pensar o contrário. :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 662
Registado: 19/7/2013 19:23

Re: EDP - Tópico Geral

por nook » 8/10/2013 20:42

Lion_Heart Escreveu:Lol , acham que a EDP cai por causa de meia dúzia de milhões de euros? Se, e friso se os pagar, a conta vai para os clientes (mas duvido que os pague).

Ja agora e com a medida de redução do IRC? não sobe?


Por causa de algo que vai afectar ( dúvido que os pague também) os resultados de 2014 em 35 milhões de euros numa empresa que estima atingir um RL perto dos 1000 milhões de euros... já temos aí a queda do Carmo e da Trindade... :roll: :roll: :roll:

Por exemplo BESI considera que a reacção negativa das acções da EDP “terá sido suficiente, dado o detalhe que temos actualmente” sobre as medidas.

A consolidar a recente queda e a absorver as vendas com a cotação acima da sua LtaLp + MME200!

Gráfico:
Anexos
EDP.png
EDP.png (57.36 KiB) Visualizado 6279 vezes
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

Re: EDP - Tópico Geral

por _x_ » 8/10/2013 20:31

Não e o montante que afecta a EDP, mas sim a acção em si, mina a confiança.
Como esta minado a confiança dos portugueses no pais e em quem nos governa.
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1904
Registado: 9/1/2008 17:56
Localização: 15

Re: EDP - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 8/10/2013 20:31

O Ulisses na última análise já tinha alertado para o problema da possibilidade de alteração dos contratos com o governo.

Se percebi bem, isso impunha uma alteração significativa. De acordo com os analistas o impacto das medidas será à volta dos 8%.

Como o mercado costuma descontar mais um pouco, acredito que a correcção será por volta dos 10-15%. De acordo com isso penso que a cotação se irá situar perto da resitência dos 2.30.

É a minha visão..Mas como em tudo se algum de nés tivesse a certeza, já estava rico!
Editado pela última vez por SERRA LAPA em 8/10/2013 20:33, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: EDP - Tópico Geral

por Lion_Heart » 8/10/2013 19:15

Lol , acham que a EDP cai por causa de meia dúzia de milhões de euros? Se, e friso se os pagar, a conta vai para os clientes (mas duvido que os pague).

Ja agora e com a medida de redução do IRC? não sobe?
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

Re: EDP - Tópico Geral

por TheMolle » 8/10/2013 18:49

O meu comentário em relação à acção da EDP é que não se confirmou o Mornig Star, pelo que não vejo nenhum sinal de mudança de tendência no curto prazo. Após o dia de hoje, aponto para o suporte na casa dos 2,47€ (mais coisa menos coisa). Depois logo se vê. :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 662
Registado: 19/7/2013 19:23

Re: EDP - Tópico Geral

por filipeafonso@mail.telepac.pt » 8/10/2013 17:10

filipeafonso@mail.telepac.pt Escreveu:http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/research/detalhe/gs_para_edp_medidas_do_governo_terao_custo_anual_de_65_milhoes.html

tendo em conta que relativo ao assunto das taxas já desceu 7,3%, e que se prevê um impacto de 3% sobre a acção para o ano de 2014, diria que pelo menos ainda há 4% de margem para subir.

FA



"....Numa análise citada pela Bloomberg, a Kepler Cheuvreux calcula que a EDP absorva um impacto anual de 150 milhões de euros com estas medidas, pelo que cortou o preço-alvo da eléctrica portuguesa de 2,80 euros por acção para 2,27 euros."

isto já é um corte de 23,3%!!! (no preço alvo)
 
Mensagens: 82
Registado: 21/6/2013 7:55

Re: EDP - Tópico Geral

por nook » 8/10/2013 16:19

Alterações na energia penalizam lucros e avaliação da EDP
07 Outubro 2013, 09:47 por Nuno Carregueiro | nc@negocios.pt

Analistas ainda divergem na dimensão do impacto que as alterações regulatórias terão na EDP, mas são unânimes em considerar que afectará os resultados e a avaliação e forma negativa. A Kepler Cheuvreux cortou o preço-alvo para 2,27 euros.


Os analistas voltam esta segunda-feira a avaliar o impacto das medidas anunciadas pelo Governo que afectam o sector energético. Apesar da escassez de informação ainda disponível sobre o assunto, concluem que os resultados e a avaliação da EDP são penalizados, embora as estimativas sejam ainda divergentes.

O ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, revelou que o Governo vai reduzir em 1.400 milhões de euros os custos com a energia, sendo que em 2014 a receita adicional com este sector será de 100 milhões de euros.

Numa análise citada pela Bloomberg, a Kepler Cheuvreux calcula que a EDP absorva um impacto anual de 150 milhões de euros com estas medidas, pelo que cortou o preço-alvo da eléctrica portuguesa de 2,80 euros por acção para 2,27 euros.

Os analistas portugueses também quantificam o impacto das medidas na EDP, embora mantenham para já o preço-alvo inalterado, pois não são ainda conhecidos todos os detalhes sobre o pacote que o Governo pretende implementar.

“É ainda cedo para levar a cabo uma análise detalhada e não sabemos ao certo como a taxa vai ser aplicada, mas assumindo que afecta toda a geração de energia excepto as renováveis (…), estimamos um impacto negativo de 2% no EBITDA de 2012 e um impacto negativo de 6% no lucro por acção de 2014”, referem os analistas do BPI, acrescentando que se estas medidas forem permanentes o preço-alvo será afectado em 5%. O BPI tem um preço-alvo de 2,80 euros para a EDP, com uma recomendação de “neutral”.

Por outro lado, o BPI Equity research salienta que a extensão dos CMEC (Custos para a Manutenção do Equilíbrio Contratual) “vem eliminar incertezas sobre a potencial ameaça de eliminar estas receitas da EDP, dado que a redução efectiva [de custos para o sistema eléctrico] vai implicar uma extensão do período [dos CMEC], de modo a compensar a EDP”.

A Espírito Santo Research, unidade de “research” do BESI, adianta que a empresa liderada por António Mexia parece ser mais afectada pela taxa a aplicar em 2014 aos produtores de energia, com a qual o Governo pretende angariar 100 milhões de euros.

O BESI calcula que as medidas terão um impacto negativo de 4% nos lucros por acção da EDP em 2014, a que pode acrescer mais 4% através de medidas fiscais. “Notamos que estamos ainda dependentes de muitos detalhes” para efectuar uma análise completa, “pelo que esta é um cálculo muito preliminar e temos dúvidas que o Governo venha a ter sucesso na monitorização para que as empresas não passem estes custos para os consumidores”.

As acções da EDP têm reagido negativamente a estas notícias, estando hoje a descer 1,31% para 2,552 euros, depois de na sexta-feira terem fechado a cair perto de 4%.

O BESI considera que a reacção negativa das acções da EDP “terá sido suficiente, dado o detalhe que temos actualmente” sobre as medidas.

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de “research” na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... a_edp.html





Goldman Sachs: Medidas do Governo terão custo anual de 65 milhões para EDP
08 Outubro 2013, 15:34 por Hugo Paula | hugopaula@negocios.pt

O banco de investimento estima que as medidas aprovadas pelo Governo para o mercado de electricidade terão um custo de 35 milhões, em 2014, para a EDP. Os analistas alertam que o custo anual vai crescer até 65 milhões, três anos depois.


O Goldman Sachs (GS) emitiu uma nota de análise em que comenta os detalhes divulgados pelo Governo relativamente às alterações introduzidas no mercado português de electricidade. O preço-alvo e a recomendação da EDP foram colocados “sob revisão”, assim como os da REN.

Para os analistas, a quota de mercado de 66% que a EDP detém nos mercados de energia hidroeléctrica, carvão e cogeração, vai imputar-lhe um custo de 66 milhões de euros, num total de receitas fiscais que o Estado estima em 100 milhões de euros. Este montante será subtraído, anualmente, aos resultados antes de impostos, prevê o banco.

Já as medidas relacionadas com o défice tarifário terão um custo que vai ascender a 35 milhões de euros, no próximo ano, mas que vai crescer nos anos de 2015 e 2016, quando expiram os contratos de manutenção do equilíbrio contratual (CMEC) de algumas centrais eléctricas do grupo.

Estas medidas consistem no corte das transferências por conta do transporte de energia e no imposto que vai retirar os ganhos derivados da vantagem competitiva do mercado português face ao espanhol, em virtude do imposto de geração implementado em Espanha. As taxas vão ser obtidas entre 2014 e 2020, segundo o banco.

“Assumindo que as duas medidas vão ser distribuídas igualmente pelos produtores de electricidade no mercado liberalizado, estimamos um impacto de 35 milhões em 2014, aumentando até 65 milhões em 2017”, refere o Goldman Sachs. O custo apurado para o próximo ano ascende a 3% do resultado estimado por acção, especifica o banco.

As acções da EDP seguem a desvalorizar 0,90% para 2,522 euros na sessão e a REN desvaloriza 0,14% para 2,177 euros.


Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de “research” na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... lhoes.html
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

Re: EDP - Tópico Geral

por filipeafonso@mail.telepac.pt » 8/10/2013 16:09

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... lhoes.html

tendo em conta que relativo ao assunto das taxas já desceu 7,3%, e que se prevê um impacto de 3% sobre a acção para o ano de 2014, diria que pelo menos ainda há 4% de margem para subir.

FA
 
Mensagens: 82
Registado: 21/6/2013 7:55

Re: EDP - Tópico Geral

por nook » 8/10/2013 13:44

Deixo os gráficos onde se pode ver o toque simultâneo na base do canal ascendente + MME200!

Só falta agora um fecho positico para a morning star... :wink: :wink:
Anexos
EDP MP.png
EDP MP.png (62.92 KiB) Visualizado 6678 vezes
EDP CP.png
EDP CP.png (62.74 KiB) Visualizado 6678 vezes
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

Re: EDP - Tópico Geral

por rasteiro » 8/10/2013 13:11

soso Escreveu:Acabei de entrar.
Cumprimentos bolsistas :wink: .
g.a.


O gráfico é vêm explicito.
têm tudo para recuperar estes 7%(+-), que perdeu nestes últimos 2 dias.
têm dois GAP; para fechar, e por isso acredito numa ida outra vez até aos 2.70€.
Dá para ver que nestes valores de 2.54€, é ACUMULAÇÃO.
estou dentro

abraços
Rasteiro
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

Re: EDP - Tópico Geral

por soso » 8/10/2013 12:17

Acabei de entrar.
Cumprimentos bolsistas :wink: .
g.a.
Anexos
EDP ENTRADA 8 OCT.png
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2024
Registado: 4/2/2008 13:37
Localização: Coimbra

Re: EDP - Tópico Geral

por TheMolle » 8/10/2013 11:56

Uma estrela é um tipo de vela e o morning star é um padrão que corresponde a um conjunto de velas.

Procura por Candle Star e Morning Star no google que has-de encontrar muita informação. Se precisares de ajuda manda PM :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 662
Registado: 19/7/2013 19:23

Re: EDP - Tópico Geral

por Federer » 8/10/2013 9:08

Q significa uma estrela e uma morning star?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 226
Registado: 11/1/2013 0:22

Re: EDP - Tópico Geral

por TheMolle » 8/10/2013 0:56

Hoje formou uma estrela! Será que amanhã confirma um Morning Star?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 662
Registado: 19/7/2013 19:23

Re: EDP - Tópico Geral

por serpim1 » 7/10/2013 20:11

Boas,
Depois de hoje ter vindo visitar a parte inferior da Lta, aproximadamente onde podemos desenhar um suporte importante, que coincide com a MM200.

Com indicadores como o stochastic slow, o RSI, o William R, em valores muito baixos.

Parecem-me estar reunidas condições para uma entrada num trade com +/- 15 % de potencial de valorização pelo menos até ao topo superior do canal ascendente.

Bons negócios
SP
Anexos
Edp(Diário)20131007200126.png
Edp(Diário)20131007200126.png (70.14 KiB) Visualizado 7244 vezes
 
Mensagens: 219
Registado: 19/8/2009 19:28
Localização: Santo Tirso

Re: EDP - Tópico Geral

por Blue Epsilon » 5/10/2013 0:40

HOPE Escreveu:
Blue Epsilon Escreveu:
Serra Lapa Escreveu:Face ao comportamento de hoje, estou bastante pessimista para a próxima semana em relação à EDP. Terminou o dia quase em mínimos depois de ter estado sempre a descer, para além disso a dimensão da queda face ao comportamento do PSI 20, é muito significativa.


Concordo e até abri uma posição curta. Foi uma vela muito bearish em contraciclo com quase todo o PSI20.




Blue Epsilon, precisava de umas repostas. Podes dizer-me que plataforma usas para abrir posições curtas? Há contas margem envolvida? Os custos são os mesmos de uma ordem de bolsa normal (longa)? Além da EDP, que mais títulos estão passíveis de se abrirem posições curtas? Obrigado


Hope, utilizo CFDs na GoBulling. Sim, há conta margem envolvida. No caso da EDP tens que pagar um custo de empréstimo de 1%. Os títulos de maior liquidez estão normalmete diponíveis para abrir posições curtas.
O melhor é pesquisares por um tópico que explica o funcionamento de CFDs, penso que existem vários aqui no CdB. Os CFDs são muito mais simples do que por vezes se pensa.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1325
Registado: 29/11/2007 2:13
Localização: Porto

Re: EDP - Tópico Geral

por HOPE » 4/10/2013 23:23

Blue Epsilon Escreveu:
Serra Lapa Escreveu:Face ao comportamento de hoje, estou bastante pessimista para a próxima semana em relação à EDP. Terminou o dia quase em mínimos depois de ter estado sempre a descer, para além disso a dimensão da queda face ao comportamento do PSI 20, é muito significativa.


Concordo e até abri uma posição curta. Foi uma vela muito bearish em contraciclo com quase todo o PSI20.




Blue Epsilon, precisava de umas repostas. Podes dizer-me que plataforma usas para abrir posições curtas? Há contas margem envolvida? Os custos são os mesmos de uma ordem de bolsa normal (longa)? Além da EDP, que mais títulos estão passíveis de se abrirem posições curtas? Obrigado
 
Mensagens: 358
Registado: 29/11/2007 3:50
Localização: Feijó

EDP - Tópico Geral

por Massao1 » 4/10/2013 21:45

Se uma empresa dá prejuízo quem perde é o estado trabalhadores, acionistas, etc, ou seja toda a gente perde,

Se uma empresa dá lucro quem beneficia é o estado, trabalhadores, aciontas, etc, com excepção de uns (aqueles que querem que a economia afunde para atrair pessoas desesperadas para o seu partido.

Agora, o papel do catroga é de lamentar. Mais um amigo do Presidente daa Republica a ficar mal na fotografia.
 
Mensagens: 550
Registado: 5/10/2009 12:35
Localização: 1

Re: EDP - Tópico Geral

por Blue Epsilon » 4/10/2013 21:10

Serra Lapa Escreveu:Face ao comportamento de hoje, estou bastante pessimista para a próxima semana em relação à EDP. Terminou o dia quase em mínimos depois de ter estado sempre a descer, para além disso a dimensão da queda face ao comportamento do PSI 20, é muito significativa.


Concordo e até abri uma posição curta. Foi uma vela muito bearish em contraciclo com quase todo o PSI20.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1325
Registado: 29/11/2007 2:13
Localização: Porto

Re: EDP - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 4/10/2013 21:04

Face ao comportamento de hoje, estou bastante pessimista para a próxima semana em relação à EDP. Terminou o dia quase em mínimos depois de ter estado sempre a descer, para além disso a dimensão da queda face ao comportamento do PSI 20, é muito significativa.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: EDP - Tópico Geral

por Opcard33 » 4/10/2013 20:17

Lion_Heart Escreveu:
Trialul Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Uma empresa que num País de 10 milhões tem mais de 600 Milhões de euros de lucro por ano, não é capitalismo, é Oligopólio .Agora se não sabe gerir esse lucro a culpa não é do País é dos accionistas.




Nunca foi tao fácil estar informando, quando leio barbaridades tenho de reagir
EDP - 42% do resultado operacional bruto do grupo teve origem em Portugal, 29% foi gerado em Espanha, 14% no Brasil, 11% nos EUA e 5% no resto da Europa (excepto Península Ibérica).


Portugal já só representa 12% da EDP Renováveis.


Pois , realmente a barbaridade está do teu lado,pois num País minúsculo comparado com esses que acabas de referir a EDP vai buscar 42% ou seja perto dos 600 Milhões de Euros e no resto do Mundo vai buscar outro tanto. Ve lá onde esta a diferença!


é comum nos vermelhos
A
 
Mensagens: 731
Registado: 9/9/2013 15:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], Goya777, m-m, malakas, Masterchief, MP65, MPAM, MR32, nicolau2019, PAULOJOAO, peterteam2, PIKAS, PMP69, Shimazaki_2, Silvaz77 e 312 visitantes