Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP - Tópico Geral

por srosa » 25/5/2018 14:22

Está a perder a força, será que vai fechar o GAP?
Boa reacção quando tocou 3,36 no mesmo valor a quando a noticia da OPA, viram o fecho?? :roll:
 
Mensagens: 835
Registado: 19/10/2005 15:48
Localização: 16

Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 22/5/2018 19:48

Já AQUI expliquei que quem tem bloqueado o mercado livre da energia eléctrica entre a Península Ibérica e o resto da Europa tem sido a França. Esta é uma verdade histórica. Não há como refutá-la. Nem entendo a razão de insistirem na mesma mentira.
A EDP já concorre com Espanha no mercado livre de electricidade (MIBEL). E está a sair-se muito bem. Outra verdade indesmentível. É um facto. E não há como refutá-lo. Qual o objectivo de continuarem com estas mentiras?
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP - Tópico Geral

por 654235 » 22/5/2018 16:50

A EDP recomeçou o seu bull...espero ver a acção acima dos 4 eur num futuro próximo...o preço manda e pelo volume que tenho visto....isto é para valer...
A empresa vale hj muito mais que em 2007 qd andava acima dos 4... aquilo que eles querem fazer querer é o contrário...
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4377
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: EDP - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 22/5/2018 16:30

DIXIE18 Escreveu:Na tentativa desesperada d e fidelizar clientes preparando-se para o vem ai Pós- ccimeira ibérica-França sobre a liberalização do mercado da energia, a EDP lança mais esta iniciativa- para além da pseudo-OPA-, A EDP vai passar a tratar da saúde dos seus clientes, veja-se aqui: http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... sas_outros :mrgreen:


É bem necessário.
Eu quando recebo a conta da EDP fico logo doente . Dá jeito um seguro de saúde para recuperar das consequências da fatura na saúde . :mrgreen:
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: EDP - Tópico Geral

por Goya777 » 22/5/2018 16:30

DIXIE18 Escreveu:Na tentativa desesperada d e fidelizar clientes preparando-se para o vem ai Pós- ccimeira ibérica-França sobre a liberalização do mercado da energia, a EDP lança mais esta iniciativa- para além da pseudo-OPA-, A EDP vai passar a tratar da saúde dos seus clientes, veja-se aqui: http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... sas_outros :mrgreen:


A energia em França e Espanha é mais cara, mas tu achas que a EDP vai perder todos os clientes depois dessa cimeira...

Ok....
 
Mensagens: 2824
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: EDP - Tópico Geral

por DIXIE2020 » 22/5/2018 16:26

Na tentativa desesperada d e fidelizar clientes preparando-se para o vem ai Pós- ccimeira ibérica-França sobre a liberalização do mercado da energia, a EDP lança mais esta iniciativa- para além da pseudo-OPA-, A EDP vai passar a tratar da saúde dos seus clientes, veja-se aqui: http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... sas_outros :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: EDP - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 22/5/2018 11:09

Esta cotada tem uma OPA lançada a 3.26 euros .

Este é o único valor que está assegurado que terá de ser pago enquanto decorrer a OPA , tudo o resto são expectativas do mercado futuras .
Aliás ao preço atual o FUNDO americano Capital GROUP que tinha uma posição gigante de 15% do capital em 2015 , já começou a vender e baixou há dias a barreira dos 9.97% para baixo , sendo provável que possa continuar a vender a este preço bem acima da OPA .

A minha opinião é que passada a euforia da OPA e assentada a poeira , em breve a cotação do titulo poderá voltar aos 3.26 ( Assim que mercado faça uma correcçaõ ) , até porque o fundo americano baixou dos 10% e aparenta poder continuar a vender em força , só tendo que comunicar abaixo dos 5%.

E apesar de toda a especulação , para este fundo e provavelmente outros investidores mais vale encaixar 3.40 agora numa OPA que poderá demorar MESES com questões regulatórias e é somente a 3.26 euros .

Valores acima de OPA são subjetivos e poderão concretizar-se ou não no futuro imediato .
E no futuro terminada a OPA , se não surgir nenhuma contra OPA , até poderá novamente cotar abaixo dos 3 euros , na flutuação normal do mercado .
Depois de terminada a OPA que não deverá neste preço adquirir grandes quantidades o preço flutuará ao sabor do mercado .
Ainda me recordo de grandes OPAS a BPI e BCP no passado longínquo que mercado não aceitou porque achava muito barato e no futuro próximo esses títulos desvalorizaram mais de 50%

A minha opinião é que antes de terminar a OPA , veremos novamente o titulo nos 3.26
Esse sim é um valor assegurado até final da OPA .
O resto é incerto.
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17


Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 18/5/2018 12:20

A regra dos 25% é o maior obstáculo ao lançamento duma OPA concorrente. De que adianta um concorrente ter a maioria do capital se depois está limitado a 25% dos direitos de voto? E como acaba com esta regra sem a concordância dos chineses? É preciso conseguir 66,66% dos direitos de voto. Ora, historicamente, nas AG está presente apenas 70% do capital. É só fazer as contas.
Portanto, aquilo que eu prevejo é mais ou menos isto: Não vai haver OPA concorrente. Os chineses aproveitam este balão de ensaio para adquirirem o máximo de aões da EDP que conseguirem. E os que venderem na OPA já não poderão estar contra eles na AG mesmo que apenas lhes sejam imputados 25% dos direitos de voto.. Vão reinar, de facto, na EDP com 25% dos direitos de voto. Vai instalar-se uma paz podre na EDP.
E os chineses não vendem por preço algum: A EDP é para eles uma empresa estratégica. A China não está na EDP para ganhar dinheiro. Desengane-se quem pensa isso. A China está estratégica e geopoliticamente na EDP para vender em 15 países de 4 continentes "ventoinhas"e painéis solares. And last but not least exportar chineses pelos 4 cantos do mundo. É o tão badalado plano industrial que dizem ter para a EDP.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP - Tópico Geral

por ljbk » 18/5/2018 10:23

Afinal a regra dos 5% era antes da revisão do Código de valores mobiliarios:

"
Ou seja, o mínimo que a CTG pode oferecer, caso reveja o valor da oferta, será de 3,325 euros, 2% acima da atual — antes da revisão do Código, o mínimo era de 5%. E este é o mesmo valor que qualquer outro interessado na empresa terá de apresentar caso queira desafiar os chineses na luta pelo controlo da empresa portuguesa. É que, de acordo com as regras do mercado de capitais português (o artigo 185.º), uma oferta concorrente não só “não pode incidir sobre quantidade de valores mobiliários inferior àquela que é objeto da oferta inicial”, como tem de ter um valor superior em 2%.
"

https://eco.pt/2018/05/14/e-se-houver-o ... de-2-em-2/


É o que faz não estar actualizado e ainda estar no tempo de outras OPAs ... :oops:

BN,
ljbk.
 
Mensagens: 1000
Registado: 25/11/2005 11:15

Re: EDP - Tópico Geral

por ljbk » 18/5/2018 9:33

maturidade Escreveu:Boas.
esta menina anda muito controlada entre os 3.40/3.50.
está nas mãos dos GURUS da bolsa.
eu estou dentro e espero vênde-las por valores entre os 3.75 a 4.00.


abraços



Lembram-se da regra da revisão do preço em 5% nas OPAs ???

3.26 + 5% = 3.423

Ou seja o mercado está a apostar numa revisão de preço e alguns que compram acima deste valor numa outra OPA concorrente.


BN,
ljbk.

PS: não tenho posição na EDP.
 
Mensagens: 1000
Registado: 25/11/2005 11:15

Re: EDP - Tópico Geral

por maturidade » 18/5/2018 8:39

Boas.
esta menina anda muito controlada entre os 3.40/3.50.
está nas mãos dos GURUS da bolsa.
eu estou dentro e espero vênde-las por valores entre os 3.75 a 4.00.


abraços
 
Mensagens: 2846
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: EDP - Tópico Geral

por peaners » 17/5/2018 18:41

NirSup Escreveu:A A CTG veio agora esclarecer alguns pontos duvidosos.
Um deles que já foi referido por mim num texto publicado: poder deixar cair a condição de 50% mais uma ação.
Simultaneamente, a CMVM vem também traçar uma linha entre as participações acionistas da República Popular da China na EDP. A CTG conta com 23,27% da eléctrica, enquanto a CNIC tem 4,98% da EDP.
"De acordo com o entendimento da CMVM", as duas participações são "imputáveis à República Popular da China", pode-se ler na adenda. No entanto, os direitos de voto da CNIC na EDP "não são, contudo também de acordo com o entendimento da CMVM, imputáveis" à CTG.
Esta questão já foi suscitada por mim antes ao dizer que era, no mínimo, legalmente discutível que as duas participações pudessem ser imputadas à CTG por causa do limite dos 25%. Portanto, as duas participações valem 23,27%% dos direitos de voto. É isto o que a CMVM vem esclarecer.
Sempre entendi, ao contrário de muitos, que a CTG quer adquirir o máximo de ações possíveis da EDP para impedir veleidades de quem quer que seja no lançamento duma OPA concorrente a esta (agora ou no futuro).
Boa tarde e bons negócios


Basta os chineses ficarem com 50,1% para ficarem a "mandar" na EDP.
Objectivos da CTG:
- manter a EDP cotada em bolsa
- manter política de dividendos
- manter entidade portuguesa
- trocar sinergias entre chineses e portugueses (aqui pode estar investimento em energia solar)
- expandir o negócio países lusófonos, américa latina

Penso que a bola está do lado do UBS que está a avaliar o justo valor da EDP.

Norgesbank aumenta participação o que significa que apostam numa valorização do título
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/PQ68641.pdf

As ações da EDP negoceiam na bolsa acima dos 3,4 euros, ou seja, quase 10% acima do valor pré-OPA. E os analistas estão convencidos de que o preço terá ainda de subir bastante mais. Ontem, a Macquarie subiu o preço-alvo das ações da EDP para 3,6 euros. “A nossa base de dados de fusões e aquisições para transações similares no mercado ibérico sugere um preço mínimo de 3,6 euros”, refere a casa de investimento. “Acreditamos que o preço final da OPA sobre a EDP será negociado entre os acionistas-chave, incluindo o Capital Group, Liberbank, BlackRock, o governo de Abu Dhabi, BCP, Sonatrach, Autoridade de Investimento do Qatar e o Norges Bank.” O terceiro maior acionista da EDP também já anunciou que não tenciona vender a sua posição de 7,2% ao preço anunciado pela CTG. Segundo o espanhol Cinco Días, os acionistas espanhóis da EDP – Liberbank e o grupo Masaveu, através da Oppidum – consideram insuficiente o prémio de 4,8%, que lhes renderia uns 850 milhões de euros. A CTG oferece 3,26 euros por ação pela EDP e 7,33 euros pela EDP Renováveis. Entendem que se deve levar em conta que a EDP paga um dividendo elevado. “Se considerarmos o controlo de uma empresa que gera um resultado anual entre os 900 milhões de euros e os 1000 milhões num horizonte temporal de sete a 10 anos, não estranharíamos se houvesse uma melhoria nas condições da OPA”, diz João Queiroz, do Banco Carregosa. Mas poucos acreditam já numa oferta concorrente. “Por agora, parece-nos improvável haver alguma OPA concorrente, tendo em consideração que o governo chinês detém uma posição de 28% através da CTG e da CNIC”, refere a Macquarie. As outras energéticas ibéricas “vão ficar à margem na expectativa de que eventuais remédios impostos à CTG se traduzam em oportunidades para comprar ativos”.

De Espanha, por outro lado, surgiram notícias de uma eventual fusão “amistosa” entre a Gas Natural e a EDP, que vem sendo preparada “em lume brando” há vários meses. Diz o site El Confidencial, citando fontes do setor energético, que a elétrica espanhola já tem mesmo dois aliados para esta fusão: a argelina Sonatrach, que tem 2,38% da EDP; e o fundo norte-americano Capital Group, que controla 12%. Contactada pelo DN/Dinheiro Vivo, a Gas Natural não quis fazer comentários. A própria EDP, em resposta a pedido de esclarecimento da CMVM, terá negado estar envolvida ou ter informação sobre uma eventual fusão.
"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

Re: EDP - Tópico Geral

por Ativo » 17/5/2018 15:24

NirSup Escreveu:(...)
Sempre entendi, ao contrário de muitos, que a CTG quer adquirir o máximo de ações possíveis da EDP para impedir veleidades de quem quer que seja no lançamento duma OPA concorrente a esta (agora ou no futuro).
Boa tarde e bons negocios

Penso exatamente o mesmo. De resto, a certa altura o grupo La Caixa (Caixabank) com um propósito semelhante lançou uma OPA sobre o BPI, a qual lhe permiitiu ficar detentor de uma larga fatia do capital social do BPI. Apesar de a percentagem de direitos de voto do grupo La Caixa no BPI ser inferior à percentagem do capital social do BPI que o grupo La Caixa passou a deter, isso não impediu o Grupo La Caixa de ficar de cavalinho no BPI. Mais tarde, com a ajuda de legislação publicada pelo governo, acabou por alcançar um entendimento com Isabel dos Santos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 17/5/2018 15:10

A A CTG veio agora esclarecer alguns pontos duvidosos.
Um deles que já foi referido por mim num texto publicado: poder deixar cair a condição de 50% mais uma ação.
Simultaneamente, a CMVM vem também traçar uma linha entre as participações acionistas da República Popular da China na EDP. A CTG conta com 23,27% da eléctrica, enquanto a CNIC tem 4,98% da EDP.
"De acordo com o entendimento da CMVM", as duas participações são "imputáveis à República Popular da China", pode-se ler na adenda. No entanto, os direitos de voto da CNIC na EDP "não são, contudo também de acordo com o entendimento da CMVM, imputáveis" à CTG.
Esta questão já foi suscitada por mim antes ao dizer que era, no mínimo, legalmente discutível que as duas participações pudessem ser imputadas à CTG por causa do limite dos 25%. Portanto, as duas participações valem 23,27%% dos direitos de voto. É isto o que a CMVM vem esclarecer.
Sempre entendi, ao contrário de muitos, que a CTG quer adquirir o máximo de ações possíveis da EDP para impedir veleidades de quem quer que seja no lançamento duma OPA concorrente a esta (agora ou no futuro).
Boa tarde e bons negócios
Editado pela última vez por NirSup em 17/5/2018 15:32, num total de 1 vez.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP - Tópico Geral

por Goya777 » 16/5/2018 17:24

DIXIE18 Escreveu:Para já, ao 3.ºdia de anuncio da OPA, a cotada quebrou a valorização em curso e encostou ali nos 3,40 :-s

-Quanto a volumes:
2.ºfeira: 39 Milhões
3.ºfeira: 19 Milhões
4.ºfeira:12 milhões
logo desde o anuncio da OPA dos chinocas já foram transacionados + ou -70 milhões de papeis .

Em conclusão: a coisa parece estar a perder velocidade... 8-)


Já pareces o Eagletrader (desaparecido nestes dias de subidas do mercado), sempre pessimista. Enquanto nao houverem novos desenvolvimentos porque é que a coisa devia acelerar? Isto é algo que vai demorar longos meses, nao é que a EDP vá ser vendida antes do final do mes. Calma...
 
Mensagens: 2824
Registado: 17/7/2014 22:33


Re: EDP - Tópico Geral

por DIXIE2020 » 16/5/2018 16:47

Para já, ao 3.ºdia de anuncio da OPA, a cotada quebrou a valorização em curso e encostou ali nos 3,40 :-s

-Quanto a volumes:
2.ºfeira: 39 Milhões
3.ºfeira: 19 Milhões
4.ºfeira:12 milhões
logo desde o anuncio da OPA dos chinocas já foram transacionados + ou -70 milhões de papeis .

Em conclusão: a coisa parece estar a perder velocidade... 8-)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: EDP - Tópico Geral

por F63 » 16/5/2018 16:20

DIXIE18 Escreveu:Colocando as cores desta OPA da EDP pela CTG sobre outra tonalidade,
na minha modesta opinião
se n fizerem uma revisão do preço da oferta em alta, é a confirmação- para mim -q esta OPA só visou um objetivo, a valorização actual das posições acionistas chinesas com vista a uma potencial venda aos melhores preços possíveis, n esquecer que entraram nesta cotada a €3,45.
BN


É possível. Mas para isso deveriam estar já a vender, o que não parece que esteja a acontecer.
Porque caso contrário e se não aparecer nenhuma OPA concorrente, a cotação do título acabará por encostar aos 3,26 que foi o valor oferecido.
E aí teriam com certeza muitas ações para comprar, não sendo esse o objetivo dos chineses caso estejam vendedores...

Essa jogada só teria sucesso se aparecesse um OPA concorrente. Será esse o bluff?
Sinceramente não me parece, mas tudo é possível.

BN
 
Mensagens: 240
Registado: 7/2/2017 15:10

Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 16/5/2018 15:48

DIXIE18 Escreveu:“Há aspetos que são de natureza política, e não puramente de mercado, e não é possível pretender valorizar adequadamente uma empresa cuja rede de distribuição vai ser objeto de processos de concessão no próximo ano, processos esses cujas regras não são conhecidas hoje"
Declarações do ex-Presidente da ERSE.


Considerando que:
1.º O valor da renda a pagar aos municípios deve ser incluído nas tarifas de uso das redes de distribuição em BT (DL 31/2017);
2. Dispõe a Lei n.º 31/2017 que a concessão municipal para a distribuição da electricidade em BT e o respectivo procedimento concursal tem de salvaguardar a neutralidade financeira para os consumidores e para o Estado, isto é, não pode onerar a fatura da luz nem os encargos do OE.
Não estou a ver como é que a renegociação das futuras concessões municipais para a distribuição de energia em BT possa ter uma impacto financeiro relevante para a EDP. Mas até agradecia que me explicassem como.
Boa tarde e bons negócios a todos.
Anexos
Concessões.PNG
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP - Tópico Geral

por DIXIE2020 » 16/5/2018 15:38

Minsk Escreveu:
DIXIE18 Escreveu:Colocando as cores desta OPA da EDP pela CTG sobre outra tonalidade,
na minha modesta opinião
se n fizerem uma revisão do preço da oferta em alta, é a confirmação- para mim -q esta OPA só visou um objetivo, a valorização actual das posições acionistas chinesas com vista a uma potencial venda aos melhores preços possíveis, n esquecer que entraram nesta cotada a €3,45.
BN


Sim, sem dúvida porque poucos ou ninguém venderá a este preço.

Segundo as regras, uma contra-OPA não tem obrigatoriamente de ser com uma percentagem mínima acima da inicial? (lembro-me de ter visto há já muito tempo qualquer coisa como 10% mas não sei ao certo...)


Caro Minsk
esta no art180.º e tal do código de valores mobiliários q foi alterado e em q reza nesse aspecto q referes q a contra OPA teria q ser 5% acima do valor da OPA inicial e agora salvo erro será apenas 2% acima, reduziram o valor... :arrow:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: EDP - Tópico Geral

por Minsk » 16/5/2018 15:25

DIXIE18 Escreveu:Colocando as cores desta OPA da EDP pela CTG sobre outra tonalidade,
na minha modesta opinião
se n fizerem uma revisão do preço da oferta em alta, é a confirmação- para mim -q esta OPA só visou um objetivo, a valorização actual das posições acionistas chinesas com vista a uma potencial venda aos melhores preços possíveis, n esquecer que entraram nesta cotada a €3,45.
BN


Sim, sem dúvida porque poucos ou ninguém venderá a este preço.

Segundo as regras, uma contra-OPA não tem obrigatoriamente de ser com uma percentagem mínima acima da inicial? (lembro-me de ter visto há já muito tempo qualquer coisa como 10% mas não sei ao certo...)
 
Mensagens: 226
Registado: 29/2/2012 0:44

Re: EDP - Tópico Geral

por DIXIE2020 » 16/5/2018 15:05

Colocando as cores desta OPA da EDP pela CTG sobre outra tonalidade,
na minha modesta opinião
se n fizerem uma revisão do preço da oferta em alta, é a confirmação- para mim -q esta OPA só visou um objetivo, a valorização actual das posições acionistas chinesas com vista a uma potencial venda aos melhores preços possíveis, n esquecer que entraram nesta cotada a €3,45.
BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: EDP - Tópico Geral

por peaners » 16/5/2018 14:44

3º maior acionista considera oferta baixa, blackrock e capital group devem seguir o mesmo critério

http://www.jornaldenegocios.pt//empresas/energia/detalhe/terceiro-maior-accionista-da-edp-considera-preco-da-opa-baixo?ref=CaldeiraoDaBolsa_Destaques

portanto para a opa ter sucesso só há uma solução: rever o preço da opa em alta

depois da proposta preliminar, a proposta final deverá surgir lá para final do mês

Ponto importante: o UBS e o JP Morgan (julgo) estarão a trabalhar com a EDP e deverão estar a avaliar o valor justo da empresa.
"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

Re: EDP - Tópico Geral

por JorgeM2014 » 16/5/2018 12:33

Nota-se a acumulação de essencialmente grandes investidores mas a cotação não sobe logicamente porque ainda existem muitos pequenos investidores a venderam posições com uma mais valia que consideram boa.
Os analista "mandam" manter mas... o desejo é grande e bloqueia o racional.
 
Mensagens: 648
Registado: 25/5/2014 19:16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Ferreiratrade, Goya777, Jmdm, malakas, MP65, MPAM, nfaz, Nuno V, OCTAMA, peterteam2, PIKAS, VALHALLA e 155 visitantes