Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 13/5/2020 15:13

Ulisses Pereira Escreveu:
Nirsup, então como explicas que tantas acções tenham o comportamento inverso?
Tentar encontrar explicações para tudo em Bolsa é um dos maiores pecados.
ULisses


Caro Ulisses,
Tenho este defeito comigo: para tudo o que acontece à minha volta tento descobrir uma explicação. Sigo o princípio que me ensinaram de que tudo o que acontece tem a sua razão de ser (princípio da adequação ou da razão suficiente).
Agora, nem todas as empresas cotadas em bolsa seguem o mesmo padrão. Isso é verdade. E queres saber a razão? Porque é outra a explicação.
Um abraço e continuação de uma boa tarde sem corona. Nisso estamos juntos!
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 13/5/2020 12:22

Nirsup, então como explicas que tantas acções tenham o comportamento inverso?

Tentar encontrar explicações para tudo em Bolsa é um dos maiores pecados.

Abraço,
ULisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 13/5/2020 12:20

Ulisses Pereira Escreveu:
Estranho era se as acções subissem ou descessem sempre antes do dividendo há tanto tempo conhecido. Não entendo que sentido faria...
Ulisses


Quando algo se torna, aparentemente, inexplicável ou irrazoável, invento uma teoria. E, neste caso, a teoria dos jogos e o princípio da sabedoria das multidões encaixa que nem uma luva.
Tal como eu muita gente pensou vender a EDP na segunda-feira (alguns por razões puramente fiscais).
E o que aconteceu foi que na segunda-feira ficou tudo na fila para vender a EDP. Naturalmente, com tantas ordens de venda a cotação baixou.
Como é que eu reajo nesta situação? Em sentido inverso à manada.
Esta é a minha teoria. Mas nem sempre as minhas teorias batem certo.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP - Tópico Geral

por Diacono » 13/5/2020 12:18

NirSup Escreveu:
maturidade Escreveu:Vejam o comportamento da ALTRI e SONAE em dia de ex-dividendo.
a subirem e vêm, e com os mercados a perderem mais de 2%, :?: :?: :?: :?:
Ontem a EDP, fez o contrário.
ele á cada coisa que nem dá para compreender.


Fiquei desapontado com o comportamento da EDP na segunda-feira no dia que antecipou o ex-dividendo. O mercado é uma caixinha de surpresas e há quem goste de contrariar o que parece óbvio.
A minha intenção era vender na segunda-feira. Não vendi. E reforcei. Recebi os dividendos e espero vender a EDP com mais-valias dentro de poucos dias. Não estou arrependido. É o que eu costumo dizer: dois em um.
Mas o melhor, sem dúvida, teria sido vender na sexta-feira anterior. Vicissitudes e virtualidades da nossa bolsa.
By Nirvana


Há muita gente que se posiciona no mercado antes dos dividendos e vende no dia anterior ao ex-dividendo. Aproveitam uma "eventual" subida das acções até esse dia. Achei normal a queda de segunda, face a este pensamento.
Eu optei por manter as acções pelo facto que já aqui escrevi. O desconto do dividendo manteve, ainda assim, a acção acima do seu suporte, o que poderia ser um bom indicador. Até ver a coisa parece que fiz a escolha certa.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: EDP - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 13/5/2020 12:05

Boas.
Vejam o comportamento da ALTRI e SONAE em dia de ex-dividendo.
a subirem e vêm, e com os mercados a perderem mais de 2%, :?: :?: :?: :?:
Ontem a EDP, fez o contrário.
ele á cada coisa que nem dá para compreender.


Estranho era se as acções subissem ou descessem sempre antes do dividendo há tanto tempo conhecido. Não entendo que sentido faria...

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 13/5/2020 11:37

maturidade Escreveu:Vejam o comportamento da ALTRI e SONAE em dia de ex-dividendo.
a subirem e vêm, e com os mercados a perderem mais de 2%, :?: :?: :?: :?:
Ontem a EDP, fez o contrário.
ele á cada coisa que nem dá para compreender.


Fiquei desapontado com o comportamento da EDP na segunda-feira no dia que antecipou o ex-dividendo. O mercado é uma caixinha de surpresas e há quem goste de contrariar o que parece óbvio.
A minha intenção era vender na segunda-feira. Não vendi. E reforcei. Recebi os dividendos e espero vender a EDP com mais-valias dentro de poucos dias. Não estou arrependido. É o que eu costumo dizer: dois em um.
Mas o melhor, sem dúvida, teria sido vender na sexta-feira anterior. Vicissitudes e virtualidades da nossa bolsa.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP - Tópico Geral

por Diacono » 13/5/2020 11:33

maturidade Escreveu:Boas.
Vejam o comportamento da ALTRI e SONAE em dia de ex-dividendo.
a subirem e vêm, e com os mercados a perderem mais de 2%, :?: :?: :?: :?:
Ontem a EDP, fez o contrário.
ele á cada coisa que nem dá para compreender.

Abraços

e o comportamento de hoje?
Se calhar a Altri e a Sonae vão fazer ao contrário. Hoje sobem...depois voltam a cair.
Como dizes: ele há cada coisa que nem dá para compreender

Se fosse matem´ático era mais fácil, de facto...
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: EDP - Tópico Geral

por maturidade » 13/5/2020 9:34

Boas.
Vejam o comportamento da ALTRI e SONAE em dia de ex-dividendo.
a subirem e vêm, e com os mercados a perderem mais de 2%, :?: :?: :?: :?:
Ontem a EDP, fez o contrário.
ele á cada coisa que nem dá para compreender.

Abraços
 
Mensagens: 2846
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: EDP - Tópico Geral

por leonidas » 12/5/2020 23:21

Depois da subida na 6a, penso que muita gente terá mantido as acções na expectativa de que recuperariam parte do dividendo.

Mas como não se verificou, houve muita gente a desfazer-se delas.

Na minha opinião os pressupostos mantêm-se: acima da zona do agora suporte, e chegou a vir aos 3.81 e recuperou fácil. Fosse a conjuntura geral outra e continuava a ter tudo para se manter na rota.

Por ora vou manter-me, até porque quem só tinha acções para o dividendo teve hipótese de as vender a ficar quase sem prejuízo... depois vamos vendo...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 23
Registado: 28/4/2020 23:10

Re: EDP - Tópico Geral

por maturidade » 12/5/2020 15:47

Boas.
está a descontar o dividendo na totalidade.
para já quem ficou dentro está a perder dinheiro, no caso de ter entrado acima dos 3.90€.
Vamos ver se recupera daqui para a frente.
geralmente não perde o dividendo na integra no dia a seguir, mas hoje está a perde-lo todo.

abraços
 
Mensagens: 2846
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: EDP - Tópico Geral

por Diacono » 11/5/2020 10:40

NirSup Escreveu:A história repete-se?

No ano passado, quem vendeu depois do dividendo ganhou dinheiro. Será que a história se repete?
A EDP entrou em ex-dividendo, em 2019, no dia 13/05/2019. Na sexta feira anterior, tinha cotado a €3,26. Na segunda-feira (ex-dividendo) cotou a €3,16. Quatro dias depois, sexta-feira, cotava a €3,26. E na quarta-feira seguinte a €3,27.
Portanto, quem segurou os dividendos fez bom negócio.
E este ano como será?
By Nirvana



A partir de amanhã saberás...

No entanto, o facto de o desconto do dividendo ficar em valores acima da anterior resistência pode ser um bom sinal para a tua resposta.
Tenho as fichas na mesa. Vou esperar para ver.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 10/5/2020 23:38

A história repete-se?

No ano passado, quem vendeu depois do dividendo ganhou dinheiro. Será que a história se repete?
A EDP entrou em ex-dividendo, em 2019, no dia 13/05/2019. Na sexta feira anterior, tinha cotado a €3,29. Na segunda-feira (ex-dividendo) cotou a €3,16. Quatro dias depois, sexta-feira, cotava a €3,26. E na quarta-feira seguinte a €3,27.
Portanto, quem segurou os dividendos fez bom negócio.
E este ano como será?
By Nirvana
Anexos
EDP  ex-dividendo.JPG
EDP ex-dividendo.JPG (33.1 KiB) Visualizado 9424 vezes
Editado pela última vez por NirSup em 13/5/2020 11:28, num total de 1 vez.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP - Tópico Geral

por DocinhoTrader » 8/5/2020 16:17

Obrigado :wink:
"Procure olhar a floresta e, não, as árvores mais próximas"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 767
Registado: 23/3/2015 20:57

Re: EDP - Tópico Geral

por Jaegger » 8/5/2020 16:14

Ok então...
Não estou a ver o mesmo filme que tu, mas em todo o caso, boa sorte.
Podes estar certo e eu errado.
Abraço.
 
Mensagens: 45
Registado: 14/4/2020 1:15

Re: EDP - Tópico Geral

por DocinhoTrader » 8/5/2020 16:08

Jaegger Escreveu:DocinhoTrader,
Vais esperar pela queda do desconto ex-dividend, só pode!
Não te queimes...



Jaegger, o trade nada tem a haver com a queda do ex dividend.
"Procure olhar a floresta e, não, as árvores mais próximas"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 767
Registado: 23/3/2015 20:57

Re: EDP - Tópico Geral

por Jaegger » 8/5/2020 16:03

DocinhoTrader,
Vais esperar pela queda do desconto ex-dividend, só pode!
Não te queimes...
 
Mensagens: 45
Registado: 14/4/2020 1:15

Re: EDP - Tópico Geral

por DocinhoTrader » 8/5/2020 15:39

Trade supostamente contra a probabilidade. Entrada curto na EDP , para um tiro de curto prazo.

Foi colocado o Volume on Bar para melhor visualização.
No gráfico horário está a existir absorção do preço e pareçe ser confirmado pelo volume na barra laranja e não como barra de ignição.
Os indicadores de preço continuam ainda comprados mas com exaustão :wink:
Anexos
EDP 4H.png
4h
"Procure olhar a floresta e, não, as árvores mais próximas"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 767
Registado: 23/3/2015 20:57

Re: EDP - Tópico Geral

por Diacono » 8/5/2020 12:31

na proxima semana (creio que terça) ajusta ao dividendo, mas ainda assim e mantendo-se nestes valores, o ajuste ficará acima da resistência (actual suporte), o que é um bom sinal.
Vamos ver qual será o comportamento depois disso.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: EDP - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 8/5/2020 12:25

Aqui ficam os gráficos actualizados da resistência quebrada da EDP.

Abraço,
Ulisses
Anexos
edp1.jpg
edo2.jpg
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: EDP - Tópico Geral

por Jaegger » 8/5/2020 12:06

Máximos de março são possíveis...
Resistência de 3,80 quebrada a alguns dias e 3,90 agora...
Se os mercados o permitirem (daí o volume um pouco mais baixo, devido aos receios dos ursos), é bem possível subir ainda mais.
 
Mensagens: 45
Registado: 14/4/2020 1:15

Re: EDP - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 8/5/2020 11:58

fjcbolsa Escreveu:Ulisses consideras a resistência dos 3,80€ quebrada :?:


Entrei quando a considerei quebrada, embora assumindo o risco dos resultados ainda não estarem divulgados.

Quanto aos resultados, a reacção de hoje fala por si. Só preferia um pouco mais de volume.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: EDP - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 8/5/2020 11:56

Diacono Escreveu:Qual acham que poderá ser o impacto disto?
Haverá por lá informação que não interesse de todo que se torne pública?
Algo a monitorizar, certamente!

...

Grupo atingido
Todo o grupo EDP foi atingido. Desde a EDP Comercial, que trata de faturação e gestão dos clientes, à EDP Renováveis e departamento de recursos humanos, entre outras áreas.

PJ investiga
A Polícia Judiciária está a investigar as circunstâncias e origem do ataque informático.


Pelo menos a minha factura veio correcta e no dia habitual.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: EDP - Tópico Geral

por fjcbolsa » 8/5/2020 10:10

Ulisses consideras a resistência dos 3,80€ quebrada :?:
 
Mensagens: 1027
Registado: 24/11/2010 10:03
Localização: 20

Re: EDP - Tópico Geral

por Diacono » 7/5/2020 20:30

A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: EDP - Tópico Geral

por Diacono » 7/5/2020 11:26

Qual acham que poderá ser o impacto disto?
Haverá por lá informação que não interesse de todo que se torne pública?
Algo a monitorizar, certamente!

Piratas começam a revelar informação secreta da EDP
Empresa foi alvo de ataque informático e não pagou resgate de 10 milhões de euros exigido pelos hackers que ameaçaram tornar públicos dados sensíveis.

A EDP não pagou um resgate de 10 milhões de euros e, por isso, os piratas informáticos cumpriram a ameaça que tinham feito e começaram a revelar documentos secretos do grupo empresarial. Os hackers, considerados altamente eficientes, conseguiram penetrar no sistema informático da EDP e sacar uma quantidade gigantesca de informação sensível, relacionada com a atividade da empresa nos Estados Unidos da América. Os piratas dizem ainda que a informática da EDP tem muitas fragilidades.

Foi na chamada "Dark Net", uma parte da Internet menos acessível e onde o anonimato é sempre garantido, que os piratas divulgaram os documentos. Para já, os hackers não publicaram informação sobre a atividade da empresa em Portugal, optando por libertar dois ficheiros datados de 2017 e 2015.

Dados de funcionários

Um dos ficheiros tornados públicos contém dados dos funcionários da EDP nos EUA e também sobre a evolução financeira daquele ramo da empresa. O outro é um documento, também interno, com a mesma proveniência.

Tudo indica que os piratas quiseram demonstrar à EDP que pretendem mesmo cumprir as ameaças de revelar documentos internos, caso a elétrica não pague o resgate de 10 milhões, exigido em meados de abril.

"Uma das maiores empresas de energia da Europa, com uma faturação multimilionária, foi penetrada e todas as suas barreiras de segurança foram derrubadas com facilidade... não parecem interessados em receber indicações para melhorar a sua segurança", avisam os piratas numa nota que acompanha os documentos.

A EDP, que já veio a público confirmar o ataque perpetrado a 13 de abril, sempre garantiu, no entanto, desconhecer qualquer pedido de resgate.

Pormenores

Grupo atingido
Todo o grupo EDP foi atingido. Desde a EDP Comercial, que trata de faturação e gestão dos clientes, à EDP Renováveis e departamento de recursos humanos, entre outras áreas.

PJ investiga
A Polícia Judiciária está a investigar as circunstâncias e origem do ataque informático.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caganixo7, Google [Bot], Google Adsense [Bot] e 394 visitantes