Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP - Tópico Geral

por Flavc » 14/2/2018 16:35

Tonirai eu nem preciso de fazer tantas contas, ainda por cima incompletas nos níveis de consumo e no total de veículos (q podem ser diferentes). As perspetivas são aumento de consumo de electricuidade q esteja relacionada com a produção e consumo de "energia limpa". Além disso mesmo sem essas previsões a cotação da EDP manteve-se estável e sustentada com bons resultados bem acima dos 3 oiros. Por isso...
 
Mensagens: 735
Registado: 9/3/2017 16:10

Re: EDP - Tópico Geral

por tonirai » 14/2/2018 14:05

tonirai Escreveu:Citando cálculos lidos noutro forum:
Consumo anual de eletricidade em Portugal em 2015: 46 852 996 020 kWh.

Venda de carros novos em 2016: 207 000.

Um carro elétrico consome algo entre 12 a 20 kwh/100km, depende do modelo.

Assumindo uma média de 16kwh/100km e 20 000km ano, dá um total de 3 200kwh por ano por carro.

Se os 207 000 carros vendidos em 2016 fossem totalmente elétricos, o consumo anual do subia 662 400 000kwh ou seja 47 515 396 020 kWh que representa um aumento de... 1,4%

Não verifiquei os dados, mas onde os li, pareceram consensuais.
E isto era se o parque novo todo de 2016 fosse eléctrico, coisa que sabemos ser impossível (o aumento do parque eléctrico será sempre gradual).
Pesa ainda o facto que a maioria do parque eléctrico irá carregar de noite (bi-horário), o que não leva nunca ao risco de sobrecargas de rede, apenas leva a uma melhor distribuição do consumo ao longo das 24h.

E não esqueçamos por exemplo que, com o aumento de veículos eléctricos, virá a diminuição de consumo de combustíveis fósseis, com a consequente redução de consumo eléctrico das refinadoras.

Portanto a coisa não é necessariamente como a estão a querer pintar...

Deparei-me com outra notícia interessante, sobre o aumento de veículos elétricos e o seu efeito no consumo de eletricidade, que vai ao encontro do que citei anteriormente, e serve para resfriar os ânimos dos que pensam que, com a inevitável massificação de carros elétricos no futuro, o consumo irá disparar e consequentemente fazer lucrar imensamente as empresas do ramo (notícia em espanhol):
http://forococheselectricos.com/2018/02 ... -2025.html

Desta, citaria o seguinte:
“[…] a pesar de que la cantidad de coches eléctricos está aumentando, el consumo de electricidad aumenta a un ritmo más lento. Incluso cuando todos los coches funcionen con electricidad, sólo aumentará el consumo de electricidad en Noruega en un 6%, y si la carga se realiza de forma inteligente, la carga máxima aumentará solo un pequeño porcentaje“.

Actualmente en Noruega (que es un país productor de petróleo) se necesitan hasta 6 kWh de electricidad para refinar 1 galón de gasolina. Dicho galón de gasolina contiene aproximadamente 40 kWh de energía química, y cuando se quema en un motor, aproximadamente el 75% se pierde en forma de calor, dejando 10 kWh para la propulsión. Por lo tanto, lo más sostenible para Noruega sería utilizar directamente dicha electricidad en coches eléctricos en lugar de en el refinado de petróleo, haciendo que apenas varíe el consumo eléctrico final.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1985
Registado: 19/4/2007 18:26
Localização: Cronologicamente... Paris/Resende/Gaia

Re: EDP - Tópico Geral

por RFPB » 9/2/2018 15:36

Ulisses Pereira Escreveu:Não leves a mal mas fiquei com mais dúvidas.

:arrow: Porque é que os fundamentais apontavam para os 2,65 euros?

:arrow: E a outra dúvida mantém-se: Porquê acima dos 2,71 e não 2,69 ou 2,74? Porquê esse valor?

Abraço,
Ulisses


A 1.ª questão, encontras a resposta num do posts que eu coloquei em Novembro salvo o erro;

A 2.ª questão, porque é o segundo quarto acima do valor máximo atingido hoje e onde o preço ganhou peito.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1432
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: EDP - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 9/2/2018 15:25

Não leves a mal mas fiquei com mais dúvidas.

:arrow: Porque é que os fundamentais apontavam para os 2,65 euros?

:arrow: E a outra dúvida mantém-se: Porquê acima dos 2,71 e não 2,69 ou 2,74? Porquê esse valor?

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: EDP - Tópico Geral

por RFPB » 9/2/2018 15:19

Ulisses Pereira Escreveu:RFPB, porquê esse valor e não outro qualquer? Qual é o argumento subjacente a essa tua previsão?

abraço,
Ulisses


Ulisses,

Estamos em fase de consolidação, os fundamentais apontavam para os 2,65€, por isso se descer, penso que haverá ressalto.

Repara no volume a partir das 14H15m de terça-feira passada.

Abraço
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1432
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: EDP - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 9/2/2018 13:13

RFPB, porquê esse valor e não outro qualquer? Qual é o argumento subjacente a essa tua previsão?

abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: EDP - Tópico Geral

por RFPB » 9/2/2018 12:35

2,65€? Não me parece, a tendência do volume alterou completamente.
Hoje deve fechar acima dos 2,71€.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1432
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: EDP - Tópico Geral

por RG49 » 9/2/2018 10:08

Ordem de compra efectuada até final do dia de hoje a 2,65€ :wink:
Vamos ver como vai correr :-k
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 73
Registado: 11/3/2016 19:24

Re: EDP - Tópico Geral

por DIXIE2020 » 8/2/2018 16:49

EAGLETRADER20 Escreveu:
Flavc Escreveu:Eagle respondo agora pq só cheguei agora depois de almoço. Nem sempre me lembro de fechar o login. Parece-me que estás a ser demasiado guloso querer novamente a EDP a 2,65. Basta lembrar que a esse valor terás de somar os 0,19 do dividendo. Isto para não dizer que a EDP foi demasiado penalizada com os CMECs ou lá o que é essa treta.


Eu sou uma pessoa paciente , eu espero.
Até já tenho a ordem nessa zona

Com o DAX a cair 1,80% e DOW 250 pontos , se calhar nem espero muitos dias



Pois tb estou ficar inquieto com o Dax (-2,04%) e dow (-0,95% )a estes níveis...por este andar, temo que o PSI não se aguente, e vá outra vez aos 5250pts... e nesse caso reentrarei novamente na EDP.

BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: EDP - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 8/2/2018 16:39

Flavc Escreveu:Eagle respondo agora pq só cheguei agora depois de almoço. Nem sempre me lembro de fechar o login. Parece-me que estás a ser demasiado guloso querer novamente a EDP a 2,65. Basta lembrar que a esse valor terás de somar os 0,19 do dividendo. Isto para não dizer que a EDP foi demasiado penalizada com os CMECs ou lá o que é essa treta.


Eu sou uma pessoa paciente , eu espero.
Até já tenho a ordem nessa zona

Com o DAX a cair 1,80% e DOW 250 pontos , se calhar nem espero muitos dias
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: EDP - Tópico Geral

por Flavc » 8/2/2018 16:35

Eagle respondo agora pq só cheguei agora depois de almoço. Nem sempre me lembro de fechar o login. Parece-me que estás a ser demasiado guloso querer novamente a EDP a 2,65. Basta lembrar que a esse valor terás de somar os 0,19 do dividendo. Isto para não dizer que a EDP foi demasiado penalizada com os CMECs ou lá o que é essa treta.
 
Mensagens: 735
Registado: 9/3/2017 16:10

Re: EDP - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 8/2/2018 13:15

Flavc Escreveu:Eagle só por isto que tu dizes " A EDP ontem pelo facto de se encontrar no forte suporte dos 2.65 e níveis técnicos muito baixos e bom momento do mercado..." podias comprar um lotezito de EDPs. Talvez ficasses um bocadito menos pessimista (pelo menos na EDP) lol.



Todos viram que aquele suporte era obvio, até eu que não percebo nada disto.
Neste momento já não tenho EDP , pelas razões atrás enumeradas e por achar que neste momento probabilidade maior é SEtor e DAX continuarem a corrigir .
Aguardo novamente possível vinda aos 2.65 para poder aproveitar se mercado proporcionar trade com pouco risco.

Conforme disse anteriormente , parece me que a perceção de risco mudou nos USA e podemos ter novamente quedas , especialmente sempre que 10 Yield estiver muito acima dos 2.85.

Mas pelo meio faço alguns trades que o mercado proporcione com menor risco.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: EDP - Tópico Geral

por Flavc » 8/2/2018 13:09

Eagle só por isto que tu dizes " A EDP ontem pelo facto de se encontrar no forte suporte dos 2.65 e níveis técnicos muito baixos e bom momento do mercado..." podias comprar um lotezito de EDPs. Talvez ficasses um bocadito menos pessimista (pelo menos na EDP) lol.
 
Mensagens: 735
Registado: 9/3/2017 16:10

Re: EDP - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 8/2/2018 12:09

A EDP ontem pelo facto de se encontrar no forte suporte dos 2.65 e níveis técnicos muito baixos e bom momento do mercado , fez um bom rebound assim como setor utilities na Europa .

A EDP ao ser um peso pesado acompanha bem o setor de utilities na Europa e alem do momento conturbado interno não será alheio a queda o facto de o setor estar a cair desde 20 Janeiro .
Ontem acompanhou a recuperação do Setor .
Hoje o setor na europa cai novamente mais de 1%.
Enquanto Setor e DAX continuarem a cair a probabilidade maior será poder visitar novamente o suporte dos 2.65

DO forte volume ontem dos 13 Milhões com subida de 3%, uma parte poderá estar a realizar mais valias proveitosas em face do desempenho hoje do setor e DAX .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: EDP - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 7/2/2018 12:54

Eagle, é fantástico ires aos tópicos todos dizeres a mesma coisa. :shock: O problema desse género de análises é mesmo esse. É que a Europa está quase a zero e o PSi sobe mais de 1%. Mas gostava de discutir isso num tópico do PSi do que num tópico da EDP. Por isso, fico-me por aqui.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: EDP - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 7/2/2018 12:41

DIXIE18 Escreveu:
RG49 Escreveu:Estava a pensar entrar nesta cotada pela primeira vez.
Parece-me estar num ponto de entrada "simpático", qual a vossa opinião?

"El Confidencial: Gas Natural Fenosa disposta a dar presidência à EDP numa eventual fusão"
Fará algum sentido esta fusão?
O facto de ser uma fusão, tem menos interesse que uma OPA para os pequenos accionistas, verdade?

Meu Caro, essa fusão pode ser um evento potenciador de uma recuperação(ontem em Madrid Rajoy e Costa abordaram esse assunto das electricas na penisula Ibérica. Sendo certo q os chineses da EDP já vieram manifestar não terem qq interesse nesse plano...contudo...wait a see...
Eu entrei ontem nesta cotada, mas a recuperação hoje está a ser pífida, máximo logo no inicio da sessão €2,69. Espera-se que a curto prazo esta cotada tenha um ressalto entre o canal 2,65-3,30 q dura já há dois anos. A Vêr, vamos, se demorar muito o ressalto q se veja, salto fora... :-k


Posso estar errado , mas o que me leva a crer a evolução dos USA , é que USA se preparam para novas quedas , não tão fortes como anteriores e O PSI novamente a visitar os 5250 e EDP novamente abaixo dos 2.65, pela força vendedora dos últimos dias .

A abertura em GAP foi boa, mas já passou o efeito e se DOW abrir sessão a cair 200-300 Pontos não vai ser COOL

DAX á custa disso já so sobe 0.30%, por aqui BCP vai mantendo índice nos 5400, mas poderá não ser por muito tempo.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: EDP - Tópico Geral

por DIXIE2020 » 7/2/2018 12:35

RG49 Escreveu:Estava a pensar entrar nesta cotada pela primeira vez.
Parece-me estar num ponto de entrada "simpático", qual a vossa opinião?

"El Confidencial: Gas Natural Fenosa disposta a dar presidência à EDP numa eventual fusão"
Fará algum sentido esta fusão?
O facto de ser uma fusão, tem menos interesse que uma OPA para os pequenos accionistas, verdade?

Meu Caro, essa fusão pode ser um evento potenciador de uma recuperação(ontem em Madrid Rajoy e Costa abordaram esse assunto das electricas na penisula Ibérica. Sendo certo q os chineses da EDP já vieram manifestar não terem qq interesse nesse plano...contudo...wait a see...
Eu entrei ontem nesta cotada, mas a recuperação hoje está a ser pífida, máximo logo no inicio da sessão €2,69. Espera-se que a curto prazo esta cotada tenha um ressalto entre o canal 2,65-3,30 q dura já há dois anos. A Vêr, vamos, se demorar muito o ressalto q se veja, salto fora... :-k
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: EDP - Tópico Geral

por umXdois » 7/2/2018 12:17

RG49 Escreveu:Estava a pensar entrar nesta cotada pela primeira vez.
Parece-me estar num ponto de entrada "simpático", qual a vossa opinião?

"El Confidencial: Gas Natural Fenosa disposta a dar presidência à EDP numa eventual fusão"
Fará algum sentido esta fusão?
O facto de ser uma fusão, tem menos interesse que uma OPA para os pequenos accionistas, verdade?


Todas as opiniões são válidas, mas também podes sempre ouvir a do Ulisses ontem nos discos pedidos.
A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 269
Registado: 20/11/2013 17:48

Re: EDP - Tópico Geral

por RG49 » 7/2/2018 11:58

Estava a pensar entrar nesta cotada pela primeira vez.
Parece-me estar num ponto de entrada "simpático", qual a vossa opinião?

"El Confidencial: Gas Natural Fenosa disposta a dar presidência à EDP numa eventual fusão"
Fará algum sentido esta fusão?
O facto de ser uma fusão, tem menos interesse que uma OPA para os pequenos accionistas, verdade?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 73
Registado: 11/3/2016 19:24

Re: EDP - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 5/2/2018 17:00

O dividendo está previsto que seja distribuído e seja de 19 cêntimos
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: EDP - Tópico Geral

por Sacanitajose » 5/2/2018 16:57

P-Mendes Escreveu:
fjcbolsa Escreveu:calma =; enquanto não houver fecho semanal abaixo de 2,65€ :-" tranquilo
Um dos artigos dos Ulisses, acho que falava para um Bull no PSi a EDP precisava de sair do marasmo :-k
A maior parte da minha carteira :oops: vamos ver o que dá :?: :?: :?: :?:


Sim, recordo-me do Ulisses ter mencionado isso num artigo já este ano.
Seria oportuno um Discos Pedidos ou uma análise mais detalhada (fundamental / técnica) sobre a cotada.

Admito também estar ligeiramente apreensivo, pois custou fechar parte da carteira com uma menos valia e custa mais ainda ver que a cotada continua a cair significativamente, sem grandes sinais de inversão. :oh:


boa tarde. haverão dividendos, este ano !? :-k obrigado
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 545
Registado: 3/5/2014 21:03
Localização: Lisboa

Re: EDP - Tópico Geral

por P-Mendes » 5/2/2018 15:26

fjcbolsa Escreveu:calma =; enquanto não houver fecho semanal abaixo de 2,65€ :-" tranquilo
Um dos artigos dos Ulisses, acho que falava para um Bull no PSi a EDP precisava de sair do marasmo :-k
A maior parte da minha carteira :oops: vamos ver o que dá :?: :?: :?: :?:


Sim, recordo-me do Ulisses ter mencionado isso num artigo já este ano.
Seria oportuno um Discos Pedidos ou uma análise mais detalhada (fundamental / técnica) sobre a cotada.

Admito também estar ligeiramente apreensivo, pois custou fechar parte da carteira com uma menos valia e custa mais ainda ver que a cotada continua a cair significativamente, sem grandes sinais de inversão. :oh:
 
Mensagens: 496
Registado: 25/1/2017 0:43

Re: EDP - Tópico Geral

por fjcbolsa » 5/2/2018 15:09

calma =; enquanto não houver fecho semanal abaixo de 2,65€ :-" tranquilo
Um dos artigos dos Ulisses, acho que falava para um Bull no PSi a EDP precisava de sair do marasmo :-k
A maior parte da minha carteira :oops: vamos ver o que dá :?: :?: :?: :?:
Anexos
semanal.png
semanal.png (149.33 KiB) Visualizado 10894 vezes
 
Mensagens: 1027
Registado: 24/11/2010 10:03
Localização: 20

Re: EDP - Tópico Geral

por P-Mendes » 5/2/2018 14:42

RFPB Escreveu:Lá vai ela fechar o gap a 3,185€.


Como assim? Por muito que me custe dizer isto, mas a tendência é para baixo, onde foste buscar esse valor e qual a data do GAP?
 
Mensagens: 496
Registado: 25/1/2017 0:43

Re: EDP - Tópico Geral

por RFPB » 5/2/2018 12:12

Lá vai ela fechar o gap a 3,185€.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1432
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], icemetal, Kooc, Shimazaki_2 e 386 visitantes