Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por BullPower » 8/3/2012 23:23

Boas. Sempre considerei a gestão da EDP muito boa relativamente à expansão internacional e à moderação do risco dos seus investimentos. Mas a política de dividendos na minha opinião é bastante arriscada e algo irresponsável. Não compreendo qual o benefício do accionista de longo prazo (que esta gestão tantas vezes refere) em receber por exemplo este ano menos de 14 cêntimos líquidos por acção e ver a cotação baixar 30 a 40 cêntimos ao ano. O que o mercado vê nestes dividendos chorudos, juntamente com o contínuo aumento da dívida e agora também com o aumento dos juros da dívida, é simplesmente a descapitalização da empresa. Se a EDP não cortar drasticamente o dividendo, ou seja dividendo=0 nos próximos anos, corre o risco de ter de vender activos com urgência a desconto e voltar à estaca zero. Desta forma, não vejo qual é o ganho dos accionistas.

Com esta política, creio que o bear market de longo prazo na EDP está de pedra e cal.

Cumprimentos.
"Bull Markets Climb Walls of Worry"
"Bear Markets Flows Down Rivers of Hope"
Não faças ondas, negoceia-as :) http://fmarketswaves.blogspot.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1227
Registado: 28/1/2005 0:38
Localização: Massamá

por moritz » 8/3/2012 22:18

parece-me que esse problema, com a entrada dos chineses, ficou resolvido...
 
Mensagens: 97
Registado: 27/4/2011 10:24
Localização: 16

por artista_ » 8/3/2012 18:40

pocoyo Escreveu:Esta empresa tem mesmo que diminuir a divida.
Pode ser que este ano não paguem dividendo e abatam a divida.

Reparem nos custos de juros é uma brutalidade.


Mesmo assim os lucros não param de subir. Se não fosse esse fator os lucros teriam subido mais de 20%!!!

Se as condições de financiamente melhorarem se calhar nem precisam de descer o individamente... mas se pioram! :roll:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por pocoyo » 8/3/2012 18:34

Esta empresa tem mesmo que diminuir a divida.
Pode ser que este ano não paguem dividendo e abatam a divida.

Reparem nos custos de juros é uma brutalidade.
Anexos
edp1.jpg
edp1.jpg (47.26 KiB) Visualizado 6438 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2056
Registado: 15/1/2010 15:30

por Ulisses Pereira » 8/3/2012 13:28

Exactamente, epinay. A JM é das poucas acções nacionais que tradicionalmente reage à apresentação de resultados. E historicamente sempre foi assim. Há mais de 10 anos atrás, abriu a cair 15% na sequência dos maus resultados resultantes da sua aposta no mercado polaco...

Nos Estados Unidos, apresentação de resultados é sinal de movimento. Aqui são raras as excepções. e não é de hoje.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por epinay » 8/3/2012 13:18

Concordo caro Ulisses. No entanto recordo aqui a primeira vez que fiz um investimento em bolsa sem contar com a opv da Impresa, e foi no ano de 2009 (sim sou um novato nisto)véspera da apresentação de resultados da Jerónimo Martins, no dia seguinte penso que teve uma subida de 10/11%, mas claro a JM é um caso à parte, prova disso foi o dia de ontem...
Cumprimentos.
 
Mensagens: 677
Registado: 15/2/2012 12:50

por Ulisses Pereira » 8/3/2012 13:10

epinay, queria apenas dizer-te que salvo raras excepções, a apresentação de resultados em Portugal raramente produz movimentos significativos das cotações. São quase "não eventos".

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por epinay » 8/3/2012 12:13

marinhas Escreveu:
epinay Escreveu:bom dia.
quais são as perspectivas do seu comportamento após a apresentação dos resultados?
cumprimentos.


Os resultados serão bons. Umas quebras aqui e ali mas aceitaveis. O comportamento depende do volume de quem entra e quem sai. Diz-se que até final do ano poderá estar nos 3€. Será? o comportamento tem sido de resistência. Os EUA, Brasil e alguns países Europeus vão apoiar fortemente as energias renovaveis. A EDP não precisa que particulares lhes vendam o excedende de energia que produzem. EDP tem um potencial enorme de crescimento. A China Three Gorges sabe isso muito bem. Entrar longo sim pode ser o mais correcto.


Obrigado
 
Mensagens: 677
Registado: 15/2/2012 12:50

por marinhas » 8/3/2012 11:30

epinay Escreveu:bom dia.
quais são as perspectivas do seu comportamento após a apresentação dos resultados?
cumprimentos.


Os resultados serão bons. Umas quebras aqui e ali mas aceitaveis. O comportamento depende do volume de quem entra e quem sai. Diz-se que até final do ano poderá estar nos 3€. Será? o comportamento tem sido de resistência. Os EUA, Brasil e alguns países Europeus vão apoiar fortemente as energias renovaveis. A EDP não precisa que particulares lhes vendam o excedende de energia que produzem. EDP tem um potencial enorme de crescimento. A China Three Gorges sabe isso muito bem. Entrar longo sim pode ser o mais correcto.
 
Mensagens: 182
Registado: 14/11/2010 22:51
Localização: 10

por epinay » 8/3/2012 11:03

bom dia.
quais são as perspectivas do seu comportamento após a apresentação dos resultados?
cumprimentos.
 
Mensagens: 677
Registado: 15/2/2012 12:50

por artista_ » 6/3/2012 14:32

E eu que era para ter deixado uma ordem no sistema ali entre os 2.15/18! :x

Também não pensei que uma coisa destas acontecesse, deve ter havido algum engano... mas também é verdade que "fenómenos" destes muitas vezes não acontecem por acaso! :|
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Tecla Azul!

por L.S.S » 6/3/2012 13:50

pmsm91 Escreveu:Uma queda de 10% assim tão rapida existe explicação ?


Foi um problema de teclas! :)

Tecla azul ficou presa... ;)
Anexos
Teclas.jpg
Teclas.jpg (6.21 KiB) Visualizado 7434 vezes
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
 
Mensagens: 2805
Registado: 29/11/2007 13:03
Localização: 10

por Marco Martins » 6/3/2012 10:45

um engano é aquilo que costumam dizer quando nos states os índices caiem sem justificação.... depois nos dias seguintes cai tudo!

isto naturalmente assusta alguns investidores e é natural que nos próximos dias a cotação caia devido ao receio de outra queda forte...
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

por marinhas » 6/3/2012 10:32

rfm73 Escreveu:
marinhas Escreveu:

Mais uma situação que deve ser investigada pela CMVM. Pois alguem deu um valente Stop ( talvez por engano) e uma concentração de ordem de compra a 2,26 . Estranho, muito estranho. Uma coisa é certa, este ano antes da entrega do dividendo poderemos assistir a uma boa recuperação 2,60 , e após a entrega do dividendo pode acontecer o mesmo do ano anterior. Não houve queda e subiu até 2,80 . Os analistas dizem que vai terminar o ano nos 3,10 pois a EDP está muito bem financiada.


É pá certezas na bolsa ninguém tem!! Muito menos subir por causa da entrega do dividendo. Isso é alguma novidade para alguém?

Depois, pior a emenda que o soneto... ligar ao que os analistas dizem :?: :?: :?:

Só faltam vir os charters de fundos chineses...

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


rfm73 O Diario Economico está actualizar a noticia do motivo da queda. Aguardemos para ver o que dizem.

No Económico dizem: possivel engano levou Edp a tombar 10% levando à sua suspensão.
 
Mensagens: 182
Registado: 14/11/2010 22:51
Localização: 10

por nook » 6/3/2012 10:19

marinhas Escreveu:

Mais uma situação que deve ser investigada pela CMVM. Pois alguem deu um valente Stop ( talvez por engano) e uma concentração de ordem de compra a 2,26 . Estranho, muito estranho. Uma coisa é certa, este ano antes da entrega do dividendo poderemos assistir a uma boa recuperação 2,60 , e após a entrega do dividendo pode acontecer o mesmo do ano anterior. Não houve queda e subiu até 2,80 . Os analistas dizem que vai terminar o ano nos 3,10 pois a EDP está muito bem financiada.


É pá certezas na bolsa ninguém tem!! Muito menos subir por causa da entrega do dividendo. Isso é alguma novidade para alguém?

Depois, pior a emenda que o soneto... ligar ao que os analistas dizem :?: :?: :?:

Só faltam vir os charters de fundos chineses...

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

por pocoyo » 6/3/2012 10:17

Uma opinião...
Anexos
edp.jpg
edp.jpg (50.18 KiB) Visualizado 7875 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2056
Registado: 15/1/2010 15:30

por nook » 6/3/2012 10:04

pocoyo Escreveu:
Foi exatamente o que eu fiz. :lol:
Aliás fui eu que provoquei isto. :lol:
Só para mostrar quem manda!!! :mrgreen:


Fonix acordei agora, ainda estou meio zonzo.
E tu sempre a pegaste nos 2,05? Ou aconteceu-te como a mim?


Não ... claro que não... a Edp até tem estado com força nos últimos dias.

Não estava nada à espera desta descarga ... :roll: :roll:
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

por marinhas » 6/3/2012 9:56

JorgeNobre Escreveu:
pc05 Escreveu:
JorgeNobre Escreveu:Mais uma prova de que acordar cedo faz bem á saúde.
Estava a acompanhar o mercado,a compra continuava nos 2,26(more or less) e a venda nos 1,93,como é obvio, efectuei uma ordem de compra nos 2,05,não satisfeita...uma destas em que tens ordens de venda nos 1,93 e de compra a 2,26 é muito estranho...


A ação esteve suspensa para negociação.


Pois é,acordei bastante cedo hoje e ainda não estou com o raciocinio a 100%,tinha-me esquecido dessa alternativa,obrigado pc05



Mais uma situação que deve ser investigada pela CMVM. Pois alguem deu um valente Stop ( talvez por engano) e uma concentração de ordem de compra a 2,26 . Estranho, muito estranho. Uma coisa é certa, este ano antes da entrega do dividendo poderemos assistir a uma boa recuperação 2,60 , e após a entrega do dividendo pode acontecer o mesmo do ano anterior. Não houve queda e subiu até 2,80 . Os analistas dizem que vai terminar o ano nos 3,10 pois a EDP está muito bem financiada.
 
Mensagens: 182
Registado: 14/11/2010 22:51
Localização: 10

por pocoyo » 6/3/2012 9:56

rfm73 Escreveu:
pocoyo Escreveu:
rfm73 Escreveu:
goncarj2 Escreveu:Viva
Que figura é essa?


É a figura "Ai se eu te pego nos 2,05... chamo-te um figo !!! 8-) 8-) 8-)


Ehehehehe


Parece que a figura do Pocoyo sempre se concretizou... mesmo que para isso tenhas que ter vendido 1M ao melhor... :shock: :shock: :shock:

Parabéns Pocoyo!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Foi exatamente o que eu fiz. :lol:
Só para mostrar quem manda!!! :mrgreen:


Fonix acordei agora, ainda estou meio zonzo.
E tu sempre a pegaste nos 2,05? Ou aconteceu-te como a mim?
Editado pela última vez por pocoyo em 6/3/2012 10:01, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2056
Registado: 15/1/2010 15:30

por JorgeNobre » 6/3/2012 9:40

ATT
O Mexia vai falar agora na Bloomberg
 
Mensagens: 131
Registado: 26/6/2011 9:50

por JorgeNobre » 6/3/2012 9:38

pc05 Escreveu:
JorgeNobre Escreveu:Mais uma prova de que acordar cedo faz bem á saúde.
Estava a acompanhar o mercado,a compra continuava nos 2,26(more or less) e a venda nos 1,93,como é obvio, efectuei uma ordem de compra nos 2,05,não satisfeita...uma destas em que tens ordens de venda nos 1,93 e de compra a 2,26 é muito estranho...


A ação esteve suspensa para negociação.


Pois é,acordei bastante cedo hoje e ainda não estou com o raciocinio a 100%,tinha-me esquecido dessa alternativa,obrigado pc05
 
Mensagens: 131
Registado: 26/6/2011 9:50

por latrinaxxl » 6/3/2012 9:35

O meu stop foi activado nos 2,262. Queria recomprar a 2,05, mas a negociação está suspensa.
Tinha comprado a 2,29, stop 2,27, pois todos os indicadores apontavam para a subida.
No jogo da bolsa, as mãos fracas e fortes estão sempre a perder, quem ganha sempre é a "casa" (corretoras e bancos).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 492
Registado: 15/2/2010 20:30
Localização: Norte

por PC05 » 6/3/2012 9:32

JorgeNobre Escreveu:Mais uma prova de que acordar cedo faz bem á saúde.
Estava a acompanhar o mercado,a compra continuava nos 2,26(more or less) e a venda nos 1,93,como é obvio, efectuei uma ordem de compra nos 2,05,não satisfeita...uma destas em que tens ordens de venda nos 1,93 e de compra a 2,26 é muito estranho...


A ação esteve suspensa para negociação.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3247
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

por JorgeNobre » 6/3/2012 9:29

Mais uma prova de que acordar cedo faz bem á saúde.
Estava a acompanhar o mercado,a compra continuava nos 2,26(more or less) e a venda nos 1,93,como é obvio, efectuei uma ordem de compra nos 2,05,não satisfeita...uma destas em que tens ordens de venda nos 1,93 e de compra a 2,26 é muito estranho...
 
Mensagens: 131
Registado: 26/6/2011 9:50

por slapper » 6/3/2012 9:23

Acordei...vi aquilo e mandei um salto da cama Oo lol
 
Mensagens: 60
Registado: 9/1/2012 17:58

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caganixo7, Cem pt, hugob0ss, Mmmartins, PAULOJOAO e 126 visitantes