Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por motocross » 7/11/2012 16:25

J9 Escreveu:Stopado a 2,029... :cry:

Melhores dias virão! :roll: :wink:

também estou dentro e quase a mandar ao ar o ganho de ontem que vendi de manhã. voltei a entrar a 2,04 pm e por este andar lá se vai a mais valia ontem .
estes dados hoje :?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 28/12/2010 18:23
Localização: Leiria

por J9 » 7/11/2012 16:23

pocoyo Escreveu:Mais vale seres stopado aqui do que a 2,01€. :mrgreen:

Não faz sentido este teu stop, penso que deveria estar abaixo dos 2€.


Verdade! Verdade! :)

A minha entrada a 2,065 baseava-se no suporte dos 2,06, tendo como margem 1,5%... vai para os 2,3, daí ter colocado um automático nos 2,29 porque ia almoçar e não queria apanhar uma indigestão! :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 299
Registado: 29/11/2007 4:00
Localização: Porto

por pocoyo » 7/11/2012 16:05

J9 Escreveu:Stopado a 2,029... :cry:

Melhores dias virão! :roll: :wink:


Mais vale seres stopado aqui do que a 2,01€. :mrgreen:

Não faz sentido este teu stop, penso que deveria estar abaixo dos 2€.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2056
Registado: 15/1/2010 15:30

por J9 » 7/11/2012 15:28

Stopado a 2,029... :cry:

Melhores dias virão! :roll: :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 299
Registado: 29/11/2007 4:00
Localização: Porto

por FxTrader » 7/11/2012 2:09

Sr_SNiper Escreveu: Tu tens parte do capital de uma empresa que vale 1,00EUR, ela distribui um dividendo de 0,10EUR, o estado fica com 0,028EUR quando o dividendo sai da empresa, mais 0,028 quando entra no teu bolso, agora tens 0,9EUR do capital social e mais 0,044EUR de dividendo,ou seja tens 0,944EUR em vez de 1,00EUR.
Se a empresa desenvolvesse passado um ano em vez de 1,00EUR vale 2,00EUR, tu vendes e ganhas 100% do que tinhas. Qual é a dúvida? Mas pronto, vamos apoia lá a política mas diz-me qual é a empresa para eu não a comprar.


Amigo Sniper

A bolsa não se resume apenas a compra e venda de acções! além desses activos e muitos outros existem também os dividendos, o que não te impede de realizares mais valias com a venda se achares mais oportuno ou vantajoso do que esperar pelos dividendos...

Por outro lado podes sempre ganhar com a venda e com os dividendos ao mesmo tempo :o)

MorningBlade Escreveu:Eu diria que o manter a politica de dividendos serve mais como "sinal". Muitas empresas tem medo de retirar ou baixar os dividendos visto dar uma ma imagem ao mercado.

Agora concordo plenamente que contrair emprestimos para manter politicas de dividendos ja obtusas para agradar a accionistas mais seniores e conservadores pouco sentido faz.

Ivo, quanto ao efeito pratico parece-me perto de ser nulo para os accionistas, se reparares as cotacoes descem sempre depois de serem pagos os dividendos ( menos dinheiro que fica na empresa). O que ganhas em dividendos perdes com as nao mais valias, nao contado que pagas mais de imposto sobre dividendos do que com realizacoes de mais valias.


Amigo MorningBlade

Estou completamente de acordo, mas permite-me que acrescente isto à questão de a cotação corrigir pelo valor do dividendo, é um facto, mas analisa as coisas desta forma, compras hoje a 2€ com a prespectiva de que a acção passado um ou 2 anos, conforme o investimento que tenhas em mente, esteja nos 3€ e esse valor ou próximo disso se efectiva, recebes os dividendos, e ainda podes retirar a mais valia da venda...

Mas imaginemos que em vez dos 3€ ela cote a 1,5€ continuas a receber os dividendos, e podes manter as acções em carteira até que esses mesmos dividendos te cubram as menos valias...

Enfim tudo vai depender da tua disponibilidade financeira ou necessidade do capital investido, assim como do risco envolvido...

O que quero dizer é que a política de Dividendos permite-te flexibilizar o investimento...

Além de que após correcção por distribuição de dividendos fica sempre um gap que poderá constituir uma boa oportunidade de entrada no titulo...

Dou-te um exemplo prático muito recente, Sonae SGPS, distribui dividendos a 25 Maio de 2012, dividendo liquido 0,024825€, no próprio dia de entrada em Ex. Div sobe 0,023€, ou seja recebias o dividendo e ainda podias efectivar a mais valia da venda no próprio dia, ganhavas a dobrar :o) é um facto que a cotação caiu nos dias seguintes, mas por cuioso que pareça depois disso tem vindo a subir até hoje, mesmo com a conjuntura a que estamos sujeitos...

Bons Negócios
 
Mensagens: 125
Registado: 29/11/2007 1:33
Localização: São Brás de Alportel

por MorningBlade » 7/11/2012 2:09

Tou na Irlanda.

Ja disse o que achava sobre os dividendos, em termos fundamentais (nao contado com impostos) vai acabar por ser o mesmo. Porque la esta e dinheiro que esta a sair da empresa.

Ha especuladores que usam essa estrategia, compram antes da accao entrar em ex-dividend, depois quando e pago saiem de novo.

Agora tambem digo-te uma coisa se o presidente da EDP tivesse vindo para a praca publica dizer que ia acabar com os dividendos, o mais possivel era a accao cair bastante. E quais os fundamentais para isso? Nada. Tudo uma questao psicologica.

Cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 50
Registado: 19/7/2011 16:41
Localização: Dublin

por Sr_SNiper » 7/11/2012 1:53

MorningBlade Escreveu:De acordo, dai o "perto de ser nulo". Referia-me ao facto de em termos fundamentais o valor acabar por ser o mesmo. Mas se depois contares com os impostos ai sim.

Cumps

Explica isso ao camarada epinay que ele não acredita em mim...
De onde teclas?
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Dividendos!

por Sr_SNiper » 7/11/2012 1:45

epinay Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:
epinay Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Se a empresa desenvolvesse passado um ano em vez de 1,00EUR vale 2,00EUR, tu vendes e ganhas 100% do que tinhas. Qual é a dúvida? Mas pronto, vamos apoia lá a política mas diz-me qual é a empresa para eu não a comprar.


E mais valias não se pagam? Não são 28% já em janeiro? e hoje 26,5%? e já agora diz-me tu qual a empresa que hoje vale 1€ e amanha 2€, que deixo já a ordem de compra antes de me deitar

Pagas uma vez, nos dividendos pagas 2 vezes, quando sai da empresa e quando entra no teu bolso, logo ficas a perder.


ahh ok entao sempre pagas, é que o que tinhas transmitido é que ganhava 100% do que tinha investido

Eu acho que deves ter idade suficiente para perceber que era um exemplo. Mas pronto vai lá em busca do dividendo, cada um faz o que quer, se tu é o dividendo força.
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Dividendos!

por epinay » 7/11/2012 1:43

Sr_SNiper Escreveu:
epinay Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Se a empresa desenvolvesse passado um ano em vez de 1,00EUR vale 2,00EUR, tu vendes e ganhas 100% do que tinhas. Qual é a dúvida? Mas pronto, vamos apoia lá a política mas diz-me qual é a empresa para eu não a comprar.


E mais valias não se pagam? Não são 28% já em janeiro? e hoje 26,5%? e já agora diz-me tu qual a empresa que hoje vale 1€ e amanha 2€, que deixo já a ordem de compra antes de me deitar

Pagas uma vez, nos dividendos pagas 2 vezes, quando sai da empresa e quando entra no teu bolso, logo ficas a perder.


ahh ok entao sempre pagas, é que o que tinhas transmitido é que ganhava 100% do que tinha investido
 
Mensagens: 677
Registado: 15/2/2012 12:50

por MorningBlade » 7/11/2012 1:42

De acordo, dai o "perto de ser nulo". Referia-me ao facto de em termos fundamentais o valor acabar por ser o mesmo. Mas se depois contares com os impostos ai sim.

E dos "fenomenos" mais caricatos dos mercados, mas a verdade e que a maior parte dos accionistas perfere accoes com altos dividends yields. Ha uma teoria que diz que vem do tempo em que se recebia o cheque no correio com o valor do dividendo.

P.S - Epa desculpem la a falta de acentos, mas nao tenho teclado portugues.

Cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 50
Registado: 19/7/2011 16:41
Localização: Dublin

Re: Dividendos!

por Sr_SNiper » 7/11/2012 1:41

epinay Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Se a empresa desenvolvesse passado um ano em vez de 1,00EUR vale 2,00EUR, tu vendes e ganhas 100% do que tinhas. Qual é a dúvida? Mas pronto, vamos apoia lá a política mas diz-me qual é a empresa para eu não a comprar.


E mais valias não se pagam? Não são 28% já em janeiro? e hoje 26,5%? e já agora diz-me tu qual a empresa que hoje vale 1€ e amanha 2€, que deixo já a ordem de compra antes de me deitar

Pagas uma vez, nos dividendos pagas 2 vezes, quando sai da empresa e quando entra no teu bolso, logo ficas a perder.
A empresa é o BCP
Mas se não compreendes esta situação extremamente simples e corriqueira dos dividendos duvido que descubras uma empresa que vá valorizar...
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Dividendos!

por epinay » 7/11/2012 1:39

Sr_SNiper Escreveu:Se a empresa desenvolvesse passado um ano em vez de 1,00EUR vale 2,00EUR, tu vendes e ganhas 100% do que tinhas. Qual é a dúvida? Mas pronto, vamos apoia lá a política mas diz-me qual é a empresa para eu não a comprar.


E mais valias não se pagam? Não são 28% já em janeiro? e hoje 26,5%? e já agora diz-me tu qual a empresa que hoje vale 1€ e amanha 2€, que deixo já a ordem de compra antes de me deitar
 
Mensagens: 677
Registado: 15/2/2012 12:50

por Sr_SNiper » 7/11/2012 1:36

MorningBlade Escreveu:Eu diria que o manter a politica de dividendos serve mais como "sinal". Muitas empresas tem medo de retirar ou baixar os dividendos visto dar uma ma imagem ao mercado.

Agora concordo plenamente que contrair emprestimos para manter politicas de dividendos ja obtusas para agradar a accionistas mais seniores e conservadores pouco sentido faz.

Ivo, quanto ao efeito pratico parece-me perto de ser nulo para os accionistas, se reparares as cotacoes descem sempre depois de serem pagos os dividendos ( menos dinheiro que fica na empresa). O que ganhas em dividendos perdes com as nao mais valias, nao contado que pagas mais de imposto sobre dividendos do que com realizacoes de mais valias.

Na teoria não é nulo, perdes capital com a política de dividendos por causa da dupla tributação, quando saí empresa e quando entra no teu bolso
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por MorningBlade » 7/11/2012 1:34

Eu diria que o manter a politica de dividendos serve mais como "sinal". Muitas empresas tem medo de retirar ou baixar os dividendos visto dar uma ma imagem ao mercado.

Agora concordo plenamente que contrair emprestimos para manter politicas de dividendos ja obtusas para agradar a accionistas mais seniores e conservadores pouco sentido faz.

Ivo, quanto ao efeito pratico parece-me perto de ser nulo para os accionistas, se reparares as cotacoes descem sempre depois de serem pagos os dividendos ( menos dinheiro que fica na empresa). O que ganhas em dividendos perdes com as nao mais valias, nao contado que pagas mais de imposto sobre dividendos do que com realizacoes de mais valias.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 50
Registado: 19/7/2011 16:41
Localização: Dublin

Re: Dividendos!

por Sr_SNiper » 7/11/2012 1:27

Ivo Duarte Escreveu:Não vejo problema nenhum em que qualquer empresa se decida por adoptar uma política de dividendos, já que são sempre bem vindos para investimentos a longo prazo...

Se não houvessem dividendos qual seria o objectivo de deter partes de capital, nomeadamente acções, que nos conferem o estatuto de sócios, de qualquer empresa ?

Apoio a política de dividendos da EDP...

Bons Negócios


Tu tens parte do capital de uma empresa que vale 1,00EUR, ela distribui um dividendo de 0,10EUR, o estado fica com 0,028EUR quando o dividendo sai da empresa, mais 0,028 quando entra no teu bolso, agora tens 0,9EUR do capital social e mais 0,044EUR de dividendo,ou seja tens 0,944EUR em vez de 1,00EUR.
Se a empresa desenvolvesse passado um ano em vez de 1,00EUR vale 2,00EUR, tu vendes e ganhas 100% do que tinhas. Qual é a dúvida? Mas pronto, vamos apoia lá a política mas diz-me qual é a empresa para eu não a comprar.
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Dividendos!

por FxTrader » 7/11/2012 1:23

Não vejo problema nenhum em que qualquer empresa se decida por adoptar uma política de dividendos, já que são sempre bem vindos para investimentos a longo prazo...

Se não houvessem dividendos qual seria o objectivo de deter partes de capital, nomeadamente acções, que nos conferem o estatuto de sócios, de qualquer empresa ?

Apoio a política de dividendos da EDP...

Bons Negócios
 
Mensagens: 125
Registado: 29/11/2007 1:33
Localização: São Brás de Alportel

por nook » 6/11/2012 20:15

nook Escreveu:
pocoyo Escreveu:E a divida!!!

Fonix, ninguem avisa o gajo que as dividas são para ser pagas?


Só este ano foram + de mil milhões de euros... já vai nos 18 mil milhões e picos :!: :shock: :shock:


Para o ano chegam ao 19 mil milhões... :roll: :roll:


António Mexia
"O nosso compromisso de dividendos mantém-se"
06 Novembro 2012 | 18:56
Miguel Prado - miguelprado@negocios.pt


O presidente executivo da EDP assegura que a descida dos lucros nos primeiros nove meses deste ano não põe em causa a política de distribuição de dividendos aos accionistas, que prevê para 2013 uma remuneração pelo menos ao nível da entregue este ano.


"Não é com certeza uma descida de 3,5% nos resultados que iria condicionar a nossa política de dividendos", declarou o presidente da EDP, António Mexia, ao Negócios, indicando que os accionistas poderão contar em 2013 com um dividendo pelo menos igual aos 18,5 cêntimos distribuídos este ano.

O CEO da EDP nota que a política assumida pelo grupo é de proporcionar aos accionistas dividendos que acompanhem a evolução dos resultados, mas mantendo em 2013 pelo menos uma base (“floor”) de remuneração de 18,5 cêntimos de euro por acção. "Este nosso compromisso mantém-se, assegurou António Mexia.

Nos primeiros nove meses deste ano o resultado líquido da EDP foram de 795 milhões de euros, traduzindo uma quebra de 3,5% em comparação com o mesmo período do ano passado.
O grupo compensou, com o crescimento na área eólica, a queda de resultados em outras áreas, como o negócio no Brasil. "Isto mostra que a EDP tem um efeito de portfólio único e indispensável para manter resultados resilientes", comentou ainda António Mexia.

Ao longo deste ano o grupo contabilizou o pagamento de 671 milhões de euros em dividendos, mais 9% do que no ano passado.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=588539




Mexia destaca os "bons resultados" conseguidos num contexto económico adverso
06 Novembro 2012 | 19:39
Jornal de Negócios Online - negocios@negocios.pt


António Mexia realça que os resultados conseguidos pela EDP até Setembro foram "bons" e demonstram "resiliência". O presidente da EDP destaca o contexto económico adverso e a "determinação no desinvestimento".


"Há uma palavra que caracteriza bem os resultados dos primeiros nove meses: resiliência", afirmou o presidente da eléctrica nacional num vídeo disponibilizado pela EDP. Mexia realçou que os resultados operacionais "apenas" caíram 1% e os resultados líquidos recuaram 4%, num período em que os mercados onde a EDP actuam revelaram algumas dificuldades.

O presidente da eléctrica nacional realça o impacto do mercado ibérico e do Brasil, com este último a registar "uma descida muito por questões regulatórias e não recorrentes", o que significa que esta perda será recuperada no próximo ano, salientou.

Mexia considera que os resultados apresentados pela EDP são "bons" no "actual contexto", realçando que a evolução foi a prevista.

O responsável sublinhou que a empresa tem estado a fazer uma adaptação do Capex e a desinvestir, nomeadamente em pipelines em Espanha. Mexia destacou a determinação no desinvestimento da eléctrica.

"A questão do financiamento é uma das prioridades para 2012. Nos últimos três meses conseguimos mais de 2,6 milhões de euros", o que "alterou significativamente a nossa posição de liquidez" e "que nos dá maior visibilidade até 2015", afirmou.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=588553
Editado pela última vez por nook em 7/11/2012 13:16, num total de 1 vez.
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

por C0rr3i4 » 6/11/2012 18:41

nook Escreveu:
pocoyo Escreveu:E a divida!!!

Fonix, ninguem avisa o gajo que as dividas são para ser pagas?


Só este ano foram + de mil milhões de euros... já vai nos 18 mil milhões e picos :!: :shock: :shock:


(...)
A dívida líquida aumentou €1,3MM, para €18,2MM em Set-12, influenciada por: (i) +€1,0MM de recebimentos futuros
relacionados com actividades reguladas, designadamente em Portugal (+€0,9MM), (ii) €0,8MM de investimento em nova
capacidade eólica, no Brasil e hídrica em Portugal; e (iii) +€0,7MM de dividendos pagos aos accionistas da EDP. O FFO cresceu
2% no período. Até Set-12, a EDP despendeu €2,0MM nos 2,8GW actualmente em construção. Excluindo os recebimentos
futuros relacionados com actividade regulada, o nosso rácio de dívida líquida ajustada/EBITDA aumentou de 4,1x em Dez-11
para 4,3x em Set-12, penalizado pelo investimento acumulado em capacidade em construção.(...)
(Comunicado à CMVM)


Se a dívida aumentou para reforçar o investimento, não tenho nada contra isso. O maior problema é que dívida também aumentou para pagar dividendos aos accionistas.
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1561
Registado: 18/1/2012 17:35
Localização: Sorria, está na Maia.

por pocoyo » 6/11/2012 18:27

rasteiro Escreveu:os Chinocas, suportam isso tudo.
não á problema, que eles estão com muito guito...

abraços



pocoyo Escreveu:E a divida!!!

Fonix, ninguem avisa o gajo que as dividas são para ser pagas?


No limite ficam com a empresa. :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2056
Registado: 15/1/2010 15:30

por nook » 6/11/2012 18:25

pocoyo Escreveu:E a divida!!!

Fonix, ninguem avisa o gajo que as dividas são para ser pagas?


Só este ano foram + de mil milhões de euros... já vai nos 18 mil milhões e picos :!: :shock: :shock:
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

por pocoyo » 6/11/2012 18:25

A edp gera quase tanto de lucro como o que paga de juros. Está na altura de começar a olhar para o balanço e com essa medida aumentar lucros.

Deixem de pagar dividendos!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2056
Registado: 15/1/2010 15:30

por nook » 6/11/2012 18:21

EDP reduz lucro em 3,5% nos primeiros nove meses
06 Novembro 2012 | 17:10
Miguel Prado - miguelprado@negocios.pt

O grupo presidido por António Mexia teve até Setembro ganhos de 795 milhões de euros, que ficaram aquém dos alcançados no ano passado devido ao aumento dos custos operacionais e da carga fiscal suportada pela EDP.


A EDP baixou em 3,5% o seu lucro nos primeiros nove meses deste ano, para 795 milhões de euros, num resultado penalizado pela subida dos custos operacionais e por um aumento do montante de impostos pagos pelo grupo.

De Janeiro a Setembro o EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) recuou 1,2%, para 2,74 mil milhões de euros, num período em que a margem bruta subiu 0,4%, para 4,1 mil milhões, e os custos operacionais, em termos líquidos, aumentaram 3,8%, para 1,36 mil milhões.

À semelhança dos resultados reportados no primeiro semestre, o EBITDA da EDP foi penalizado pelas actividades no Brasil, com uma queda de 28%, e pela produção contratada de longo prazo, com quebra no EBITDA de 2,3%. Estes desempenhos acabaram por ser compensados pelo crescimento de 23% nos ganhos operacionais da divisão eólica (EDP Renováveis).

No período em análise, a EDP contabilizou um pagamento de impostos de 273 milhões de euros, acima dos 242 milhões de euros, um agravamento que acabou por contribuir para a diminuição do resultado líquido do grupo.

Nos primeiros nove meses do ano o investimento da EDP cifrou-se em 1,2 mil milhões de euros, menos 11% do que em igual período do ano passado. Já os fundos libertos pelas operações do grupo cresceram 2,2%, para 2,04 mil milhões de euros.

A dívida líquida da companhia presidida por António Mexia atingiu no final de Setembro a marca de 18,2 mil milhões de euros, valor que compara com 16,9 mil milhões no final do ano passado.

Apesar dessa evolução, o grupo teve uma melhoria dos resultados financeiros, que passaram de 545,6 milhões de euros negativos para 515,7 milhões negativos.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=588511
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

por rasteiro » 6/11/2012 18:20

os Chinocas, suportam isso tudo.
não á problema, que eles estão com muito guito...

abraços



pocoyo Escreveu:E a divida!!!

Fonix, ninguem avisa o gajo que as dividas são para ser pagas?
Rasteiro
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

por pocoyo » 6/11/2012 18:17

E a divida!!!

Fonix, ninguem avisa o gajo que as dividas são para ser pagas?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2056
Registado: 15/1/2010 15:30

por C0rr3i4 » 6/11/2012 18:15

EDP's 9-month profit down slightly but beats forecast

LISBON | Tue Nov 6, 2012 12:00pm EST
Nov 6 (Reuters) - Portugal's largest company, EDP Energias de Portugal, posted a 3.5 percent drop in 9-month net profit on Tuesday, beating analysts' expectations but pressured by rising debt costs and lower electricity use in recession-hit Portugal and Spain.

The company said net profit fell to 795 million euros, above an average forecast of 775 million euros in a Reuters poll of analysts.

Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization (EBITDA) stood at 2.74 billion euros, above the market consensus, of 2.72 billion euros. (Reporting by Sergio Goncalves).
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1561
Registado: 18/1/2012 17:35
Localização: Sorria, está na Maia.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: JFDIL, rtinto e 319 visitantes