Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP - Tópico Geral

por HJOR » 6/3/2014 1:08

GooPrime Escreveu:Caro HJOR, esse gráfico é ajustado ou não ajustado? É que no meu (ajustado), não me aparece esses máximos em 2010.


Penso que, se amanhã fechar acima de hoje (quebra da minha LTA), o meu target seria 3.27~3.41, máximos de 2008, vale o que vale, de resto não há mais referências.


Não ajustado.
E agora com o fecho de hoje.
Anexos
EDP_W_2014-03-05.jpg
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: EDP - Tópico Geral

por Gonee111 » 6/3/2014 0:01

Caro HJOR, esse gráfico é ajustado ou não ajustado? É que no meu (ajustado), não me aparece esses máximos em 2010.


Penso que, se amanhã fechar acima de hoje (quebra da minha LTA), o meu target seria 3.27~3.41, máximos de 2008, vale o que vale, de resto não há mais referências.
 
Mensagens: 499
Registado: 4/2/2014 15:24

Re: EDP - Tópico Geral

por fitas » 5/3/2014 17:41

Luxor Escreveu:Qd. comecar a ver volumes acima de 10.000k, ficarei mais feliz

Boas...

Está quase lá... vamos acompanhando o seu andamento.

BN

Fitas
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/6/2005 17:48
Localização: Figueira da Foz

Re: EDP - Tópico Geral

por TheWolf » 5/3/2014 16:54

HJOR Escreveu:
The Wolf of Psi20 Escreveu:Obrigado pelo grafico HJOR.

Já agora, desculpa a ignorância....mas consegues explicar-me o que significa o "M" que se segue aos valores -500M; 500M; 1000M, e assim sucessivamente. Refiro-me ao gráfico de baixo.


M = Milhões


Muito obrigado. Era essa a minha aposta. :)
"All I ask is the chance to prove that money can't make me happy."
Spike Milligan
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 65
Registado: 3/3/2014 13:37

Re: EDP - Tópico Geral

por HJOR » 5/3/2014 16:50

The Wolf of Psi20 Escreveu:Obrigado pelo grafico HJOR.

Já agora, desculpa a ignorância....mas consegues explicar-me o que significa o "M" que se segue aos valores -500M; 500M; 1000M, e assim sucessivamente. Refiro-me ao gráfico de baixo.


M = Milhões
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: EDP - Tópico Geral

por TheWolf » 5/3/2014 16:12

Obrigado pelo grafico HJOR.

Já agora, desculpa a ignorância....mas consegues explicar-me o que significa o "M" que se segue aos valores -500M; 500M; 1000M, e assim sucessivamente. Refiro-me ao gráfico de baixo.
"All I ask is the chance to prove that money can't make me happy."
Spike Milligan
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 65
Registado: 3/3/2014 13:37

Re: EDP - Tópico Geral

por 654235 » 5/3/2014 15:45

Qd. comecar a ver volumes acima de 10.000k, ficarei mais feliz
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4377
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: EDP - Tópico Geral

por HJOR » 5/3/2014 14:30

Hoje, decidi partilhar um "rabisco", ainda com os valores de ontem.
Aguardo, com curiosidade, o que o mercado fará!
:-"
Anexos
EDP_W_05-03-2014.png
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: EDP - Tópico Geral

por IzNouGuud » 4/3/2014 23:29

NirvSup Escreveu:Não é bem assim. E o que foi dito não é rigoroso.
Se é verdade que a empresa cotada perde nos dias a seguir à distribuição do dividendo o que pagou no dividendos ou até mais, também não deixa de ser verdade que passado algum tempo ela volta à cotação que tinha antes do dividendo, desde que não aconteça entretanto algum cataclismo.
Agora, aquilo que se tem verificado é que é preferível, muitas vezes, vender na véspera do dividendo, porque a mais valia pode ser bem superior ao montante do dividendo líquido (a contar com a retenção na fonte do 28%).


Volta se a tendência for de subida, (mas nesse caso, já ia avançada se não fosse o dividendo). Se a tendência for de descida, ainda pode acelerar a queda.
Pode se um problema maior se cair abaixo de um suporte importante...
O cérebro é uma coisa tão maravilhosa que toda a gente devia ter um
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 255
Registado: 18/7/2013 20:59

Re: EDP - Tópico Geral

por NirvSup » 4/3/2014 20:35

Luxor Escreveu:
IzNouGuud Escreveu:
romeucosta Escreveu:Qual é a vantagem de distribuir dividendos? No tópico da REN o Ulisses disse que a cotação normalmente perde o valor que for distribuído em dividendos. Assim sendo, qual é a vantagem de ter dividendos? Se ganhámos por um lado, perdemos por outro...


Para os grandes acionistas é uma maneira de conseguir um rendimento sem perderem posição.
Para os pequenos, não tem interesse, seria melhor que a empresa utilizasse para investir ou pagar dividas.

Esta é a minha maneira de ver as coisas, há quem discorde!


É o meu caso :wink:


Não é bem assim. E o que foi dito não é rigoroso.
Se é verdade que a empresa cotada perde nos dias a seguir à distribuição do dividendo o que pagou no dividendos ou até mais, também não deixa de ser verdade que passado algum tempo ela volta à cotação que tinha antes do dividendo, desde que não aconteça entretanto algum cataclismo.
Agora, aquilo que se tem verificado é que é preferível, muitas vezes, vender na véspera do dividendo, porque a mais valia pode ser bem superior ao montante do dividendo líquido (a contar com a retenção na fonte do 28%).
 
Mensagens: 90
Registado: 8/4/2010 12:27
Localização: 14

Re: EDP - Tópico Geral

por TheWolf » 4/3/2014 12:58

Hoje decidi reforçar posição a 3.15€.
Bem sei que é um dia de recuperação do mini-crash de ontem mas esta cotada está a demonstrar força quante baste.
"All I ask is the chance to prove that money can't make me happy."
Spike Milligan
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 65
Registado: 3/3/2014 13:37

Re: EDP - Tópico Geral

por NirvSup » 3/3/2014 1:17

Luxor Escreveu:
ParaCima Escreveu:reparem o que tem acontecido no final das secções

https://europeanequities.nyx.com/en/pro ... LIS/quotes

grandes volumes


secções ????? n acredito



Foram vendidas 3.363.416 acções da EDP, às 16:35 horas do dia 28/02/2014, no designado mercado Call Aution Trading, em 275 trades, todas ao mesmo preço (€3,14)
Tanto quanto sei as ordens dadas no mercado Call Aution Trading , contrariamente ao mercado Exchange Continuous, são ordens automáticas, geradas por meios informáticos.
Quererá isto significar que são ordens de estrangeiros?
Será um bom indicador para o futuro?
Obrigado, desde já, por qualquer informação.
 
Mensagens: 90
Registado: 8/4/2010 12:27
Localização: 14

Re: EDP - Tópico Geral

por 654235 » 1/3/2014 23:28

ParaCima Escreveu:reparem o que tem acontecido no final das secções

https://europeanequities.nyx.com/en/pro ... LIS/quotes

grandes volumes


secções ????? n acredito
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4377
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: EDP - Tópico Geral

por ParaCima » 1/3/2014 12:25

reparem o que tem acontecido no final das secções

https://europeanequities.nyx.com/en/pro ... LIS/quotes

grandes volumes
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: EDP - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 1/3/2014 11:31

Ilídio Pinho investiu quase 2,5 milhões de euros em acções da EDP


in Económico
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: EDP - Tópico Geral

por nook » 28/2/2014 14:42

EBITDA da EDP deverá ser de 3,5 mil milhões de euros em 2014
28 Fevereiro 2014, 11:48 por Hugo Paula | hugopaula@negocios.pt

A eléctrica portuguesa estima resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações para 2014 no valor de 3,5 mil milhões de euros.



A EDP publicou uma apresentação onde divulga orientações para os resultados do próximo ano. O resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) deverá saldar-se em torno dos 3,5 mil milhões de euros, segundo o documento publicado junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A eléctrica apresentou os resultados de 2013 na quinta-feira e deu conta de um EBITDA de 3,6 mil milhões de euros. Em conferência com os analistas, António Mexia reiterou o compromisso de investir 1,7 mil milhões de euros em 2014.

Ainda assim, o valor da dívida líquida no final deste ano será inferior ao que se verificou em 2013, refere o comunicado. O custo médio estimado a ficar entre 4,6% e 4,7%, segundo estima a empresa. No ano passado, a eléctrica portuguesa reduziu a dívida líquida em 4% para 17,45 mil milhões de euros.

As alterações à regulação em Espanha e Portugal terão um impacto nos resultados antes de impostos de 300 milhões de euros ao ano, no período de 2012 a 2014, diz ainda o documento publicado esta manhã. Em Portugal, este ano o custo do novo imposto sobre a energia terá um impacto negativo nos resultados de 47 milhões de euros.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... _2014.html
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

Re: EDP - Tópico Geral

por nook » 28/2/2014 11:51

EDP apresenta resultados "sem surpresas" com impostos a compensarem negócio no Brasil
28 Fevereiro 2014, 10:39 por Patrícia Abreu | pabreu@negocios.pt

Analistas consideram que empresa oferece valor, mas realçam que resultados deverão continuar a ser pressionados por questões regulatórias este ano.



A EDP divulgou esta quinta-feira as suas contas anuais referentes a 2013, continuando a ser a única cotada portuguesa com lucros acima de mil milhões de euros. Os analistas consideram que os resultados não trouxeram surpresas e destacam que a empresa continua a oferecer valor. Ainda assim, antecipam que as pressões regulatórias vão continuar a afectar resultados em 2014.

A EDP terminou 2013 com um lucro de 1.005 milhões de euros, que se traduziu num recuo de 1% face a 2012, num exercício em que a companhia foi mais pressionada pelos cortes resultantes de várias medidas regulatórias e por uma "deterioração do mercado", adiantou a eléctrica em comunicado.

Numa nota de investimento onde reiterou o seu preço-alvo de 3,05 euros e a recomendação de “neutral” para as acções da EDP, o BPI destaca que os impostos compensaram o efeito negativo da ‘underperformance’ no Brasil.

Apesar dos resultados sem surpresas e da expectativa que a companhia continue a enfrentar pressões ao nível da regulação, os analistas do BPI consideram que a EDP é um valor atractivo, “com um prémio de risco inferior ao sector, devido a 90% do EBITDA vir de um negócio regulado”.

A possibilidade de rotação de activos e vendas de posições minoritárias com acordos recentes com a China Three Gorges (CTG), bem como a descida da percepção de risco do país e a venda da participação da Iberdrola na EDP, que veio retirar risco à acção, são alguns dos catalisadores que poderão suportar os títulos, segundo o BPI.

Já o Caixa BI considera que os números apresentados pela EDP se tratam de “resultados sem grandes surpresas, com a EDP a evidenciar uma performance operacional resiliente num enquadramento desfavorável, em particular a nível regulatório”.

Ainda assim, a casa de investimento antecipa que os resultados da eléctrica “deverão continuar pressionados por medidas regulatórias e pela contribuição extraordinária de cerca de 47 milhões de euros para o orçamento de Estado Português”.

“A execução do processo de desalavancagem e a venda de activos à CTG deverão ser o principal foco de atenção dos investidores”, escreve a analista Helena Barbosa na mesma nota, acrescentando que “aos preços actuais a EDP continua a oferecer um perfil de risco baixo e uma retorno de dividendo atractivo de 6%”.

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... rasil.html
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

Re: EDP - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 28/2/2014 2:41

Serra Lapa, se essas empresas não tivessem distribuído dividendos, terias exactamente o mesmo património, desde que vendesses a % que normalmente receberias de dividendos.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: EDP - Tópico Geral

por IzNouGuud » 28/2/2014 1:30

Cardoso25 Escreveu:
IzNouGuud Escreveu:
romeucosta Escreveu:Qual é a vantagem de distribuir dividendos? No tópico da REN o Ulisses disse que a cotação normalmente perde o valor que for distribuído em dividendos. Assim sendo, qual é a vantagem de ter dividendos? Se ganhámos por um lado, perdemos por outro...


Para os grandes acionistas é uma maneira de conseguir um rendimento sem perderem posição.
Para os pequenos, não tem interesse, seria melhor que a empresa utilizasse para investir ou pagar dividas.

Esta é a minha maneira de ver as coisas, há quem discorde!



Eu percebo o que dizem em relação aos dividendos, é também a minha opinião. Mas para alguém que tenha um preço confortável não é melhor manter? Se eu tivesse uma suposta valorização de 5%, nesse caso preferia vender a receber dividendos que são taxados (28%) mais taxas dos bancos, que acham?


O facto de achar que os dividendos não são interessantes para o pequeno investidor, não significa que devas vender!
Se a tendencia for de subida, rapidamente recupera os níveis anteriores e vais perder dinheiro a tornar a entrar. O problema pode acontecer se cair abaixo de uma resistência importante.
O cérebro é uma coisa tão maravilhosa que toda a gente devia ter um
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 255
Registado: 18/7/2013 20:59

Re: EDP - Tópico Geral

por Cardoso25 » 27/2/2014 22:54

Luxor Escreveu:Receber dividendos + valorização é o que gosto nesta acção. Mas se calhar vou vender desta vez qd atingir um valor que me interessa. Daqui a 1 ano+-. A ver vamos


Tal como eu :)

Esse valor deve rondar os 4,12€? Caso a EDP rompa a resistência nos 3,12-3,14€ tem caminho aberto (parece-me).
 
Mensagens: 345
Registado: 4/3/2012 18:57

Re: EDP - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 27/2/2014 22:49

Caro Ulisses:

Longe de mim de desrespeitar a tua opinião, mas o que afirmas não é válido em todas as circunstâncias. Tudo depende da forma como se investe e o objectivo e horizonte temporal.
Na minha estratégia de negociação, por exemplo os dividendos são fundamentais e permite-me ter um descanso sobre o investimento que de outra forma seria impossível.
O princípio é o seguinte: escolher boas empresas que me dêem um rendimento anual confortável, de modo a que possa encarar um investimento de vários anos, tal como numa aplicação de depósitos e que me deixe satisfatoriamente sossegado mesmo que falhe o timing de saída, ou de entrada, de modo a esperar um novo ciclo para efectuar valorizações.
Assim a minha carteira é constituída por:
- EDP
-Ren
-CTT
-Santander
-Semapa
-PT
-Jerónimo Martins (apenas desde ontem)
.Sonae Industria (esta sem dividendo, mas transaccionando a uma valor cerca de 10% do seu volume de vendas acho demasiado atractiva para não a ter)

Todas as outras dão dividendos e permite-me todos os anos reinvesti-los na empresa que ache mais adequada e não ficar na que dá os dividendos. E é melhor que vender 5%, ou 6% porque para além de ter que acrescentar custos de comissões, posso não escolher a melhor altura da sua alienação.
Além disso tem a vantagem de me proteger em relação aos timings de entrada e de saída.
Vou dar um exemplo:
Reentrei na EDP antes da venda aos chineses por volta dos 2,55 Euros. Entrou imediatamente num ciclo descendente que não identifiquei de imediato. Estando a empresa demasiado desvalorizada corria o risco de vender e ela iniciar um forte percurso de subida. Estava descansado pois tive 7% de rendimento estes anos, sem sentir a necessidade de que estava a perder dinheiro.Foram cerca de 3 anos, mas se fosse mais tempo, a estratégia manter-se-ia Quando chegar perto dos 4 Euros, se não houver mudanças fundamentais vendo.

Não podem é ser empresas que dêem dividendos esporadicamente, nem de negócios temporários, sem grande solidez

Como disse no inicio tem tudo a ver com a estratégia de negociação de cada um.
Editado pela última vez por SERRA LAPA em 27/2/2014 23:07, num total de 2 vezes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: EDP - Tópico Geral

por 654235 » 27/2/2014 21:49

Receber dividendos + valorização é o que gosto nesta acção. Mas se calhar vou vender desta vez qd atingir um valor que me interessa. Daqui a 1 ano+-. A ver vamos
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4377
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: EDP - Tópico Geral

por Cardoso25 » 27/2/2014 21:40

Luxor Escreveu:
IzNouGuud Escreveu:
romeucosta Escreveu:Qual é a vantagem de distribuir dividendos? No tópico da REN o Ulisses disse que a cotação normalmente perde o valor que for distribuído em dividendos. Assim sendo, qual é a vantagem de ter dividendos? Se ganhámos por um lado, perdemos por outro...


Para os grandes acionistas é uma maneira de conseguir um rendimento sem perderem posição.
Para os pequenos, não tem interesse, seria melhor que a empresa utilizasse para investir ou pagar dividas.

Esta é a minha maneira de ver as coisas, há quem discorde!


É o meu caso :wink:


Eu percebo o que dizem em relação aos dividendos, é também a minha opinião. Mas para alguém que tenha um preço confortável não é melhor manter? Se eu tivesse uma suposta valorização de 5%, nesse caso preferia vender a receber dividendos que são taxados (28%) mais taxas dos bancos, que acham?
 
Mensagens: 345
Registado: 4/3/2012 18:57

Re: EDP - Tópico Geral

por 654235 » 27/2/2014 19:29

IzNouGuud Escreveu:
romeucosta Escreveu:Qual é a vantagem de distribuir dividendos? No tópico da REN o Ulisses disse que a cotação normalmente perde o valor que for distribuído em dividendos. Assim sendo, qual é a vantagem de ter dividendos? Se ganhámos por um lado, perdemos por outro...


Para os grandes acionistas é uma maneira de conseguir um rendimento sem perderem posição.
Para os pequenos, não tem interesse, seria melhor que a empresa utilizasse para investir ou pagar dividas.

Esta é a minha maneira de ver as coisas, há quem discorde!


É o meu caso :wink:
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4377
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: EDP - Tópico Geral

por HaRt » 27/2/2014 19:24

Obrigado Ulisses, esclarecedor.
Aconselhas a vender no dia de Ex-dividendos?
Politicamente anti-Costa (o golpista): Já Fomos Resgatados?
 
Mensagens: 595
Registado: 29/11/2007 12:46
Localização: Santo Tirso

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ambrosio1981, Bing [Bot], PAULOJOAO, RuiEncarnação e 406 visitantes