Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por camaleo » 9/9/2011 23:41

Palmix Escreveu:Penso que a EDP é um dos pilares empresariais do País. Muito dificilmente será abalada ao ponto das acções cairem brutalmente.
Actua num sector principal da economia...tem muitas vantagens!
A longo prazo, a entrar nesta altura, é sempre um bom investimento...embora convenha sempre andar atento, não vá o diabo tece-las!


Sempre um bom investimento...
Não concordo de todo...
Os fundamentais são por norma optimistas, com grandes price tragets; no longo prazo nunca podemos adivinhar uma grande subida nem jurar que a acção está barata. Veja-se o BCP a 1€ estava barata, a metade estava de borla e a 22 centimos... :roll: na realiade parece que ninguem as quer por preço nenhum :lol:

Pelo grafico de longo prazo da EDP... vemos quedas brutais... e longos Bear markets...

Quem investiu a 4,80€ e alguem comprou... pois houve negociação... se ainda está agarrado ao papel pode daqui a 10 anos ainda não ter recuperado o pilim...

Por isso não podemos dizer que será sempre um bom investimento...

Oxalá fosse...
8-)
Anexos
edp.jpg
edp.jpg (64.17 KiB) Visualizado 5780 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 385
Registado: 25/3/2010 21:12
Localização: Maia

por cplobato » 9/9/2011 8:09

fitas Escreveu:
cplobato Escreveu:
Palmix Escreveu:Li ontem que a EDP está em sobrevenda...
Esta acção só pode subir...o pessoal está à espera de ouvir as propostas dos compradores e depois não tenho duvidas que vai saltar!

Na minha opiniao a edp continua com tendencia descendente, quebrou ali uma LTD quando saiu a noticia mas depressa voltou as descidas, tem ali uma zona de resistencia forte entre os 2.40 e os 2.50 , a meu ver se nao quebrar essa resistencia , nada feito e continua bear.
Nao sei , mas gostava de saber qual o impacto da venda dos 20% por parte do estado


Mas também pode não ser dificil romper com essa resistência... tudo depende dos mercados...e ela está tão próxima. :roll:

BN

Fitas



prefiro seguir os conselhos do experiente ulisses e ser paciente...se quebrar la estarei para comprar algumas accoes , ate la fico a ver...
 
Mensagens: 78
Registado: 4/10/2010 10:39
Localização: 16

por Palmix » 8/9/2011 18:30

escada1 Escreveu:Vejamos,

o preço na electricidade aumentou 17% (IVA) este ano, e possívelmente mais 3% a 4% em 2012 (acrescidos de +2% se o IVA for a 25%).

O consumo de energia vai diminuir.

Em suma, os resultados da EDP poderão refectir essa perca, nos dividendos e no valor da acções.

Não será por isso a EDP uma má opção para o médio prazo (ou até mesmo mais longo prazo) ?

Eu estava a ponderar entrar na EDP para muito longo prazo (anos).


Penso que a EDP é um dos pilares empresariais do País. Muito dificilmente será abalada ao ponto das acções cairem brutalmente.
Actua num sector principal da economia...tem muitas vantagens!
A longo prazo, a entrar nesta altura, é sempre um bom investimento...embora convenha sempre andar atento, não vá o diabo tece-las!
 
Mensagens: 412
Registado: 29/11/2007 11:27
Localização: 15

por Ulisses Pereira » 8/9/2011 14:34

escada, esse género de raciocínio pode ser feito na maioria das acções nacionais. É também por isso que o mercado vai caindo, descontando todos esses factores. Até à altura em que tudo isso já estará descontado.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por escada1 » 8/9/2011 14:28

Vejamos,

o preço na electricidade aumentou 17% (IVA) este ano, e possívelmente mais 3% a 4% em 2012 (acrescidos de +2% se o IVA for a 25%).

O consumo de energia vai diminuir.

Em suma, os resultados da EDP poderão refectir essa perca, nos dividendos e no valor da acções.

Não será por isso a EDP uma má opção para o médio prazo (ou até mesmo mais longo prazo) ?

Eu estava a ponderar entrar na EDP para muito longo prazo (anos).
 
Mensagens: 453
Registado: 23/8/2011 11:35
Localização: 12

por Ulisses Pereira » 8/9/2011 12:12

Há uma coisa que ainda não percebi: qual a diferença (leia-se vantagem) de comprar os 20% detidos pelo Estado por negociação, em detrimento de o fazer em bolsa?

Tem a ver com a vontade dos interessados de não inundar o mercado com ordens de compra, fazendo assim disparar a cotação?


Treidar, exactamente. Comprar em Bolsa 20% da EDP implicaria fazer disparar muito o preço. É impossível quantificar quanto, mas eu diria que a compra em Bolsa de 20% da EDP poderia fazer com que as últimas parcelas a comprar se fizessem uns 40% acima do valor a que começariam a comprar, mesmo diluindo as compras durante alguns meses.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por fitas » 8/9/2011 10:57

cplobato Escreveu:
Palmix Escreveu:Li ontem que a EDP está em sobrevenda...
Esta acção só pode subir...o pessoal está à espera de ouvir as propostas dos compradores e depois não tenho duvidas que vai saltar!

Na minha opiniao a edp continua com tendencia descendente, quebrou ali uma LTD quando saiu a noticia mas depressa voltou as descidas, tem ali uma zona de resistencia forte entre os 2.40 e os 2.50 , a meu ver se nao quebrar essa resistencia , nada feito e continua bear.
Nao sei , mas gostava de saber qual o impacto da venda dos 20% por parte do estado


Mas também pode não ser dificil romper com essa resistência... tudo depende dos mercados...e ela está tão próxima. :roll:


BN

Fitas
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/6/2005 17:48
Localização: Figueira da Foz

por cplobato » 8/9/2011 10:35

Palmix Escreveu:Li ontem que a EDP está em sobrevenda...
Esta acção só pode subir...o pessoal está à espera de ouvir as propostas dos compradores e depois não tenho duvidas que vai saltar!

Na minha opiniao a edp continua com tendencia descendente, quebrou ali uma LTD quando saiu a noticia mas depressa voltou as descidas, tem ali uma zona de resistencia forte entre os 2.40 e os 2.50 , a meu ver se nao quebrar essa resistencia , nada feito e continua bear.
Nao sei , mas gostava de saber qual o impacto da venda dos 20% por parte do estado
 
Mensagens: 78
Registado: 4/10/2010 10:39
Localização: 16

por fitas » 8/9/2011 10:27

Treidar Escreveu:Há uma coisa que ainda não percebi: qual a diferença (leia-se vantagem) de comprar os 20% detidos pelo Estado por negociação, em detrimento de o fazer em bolsa?

Tem a ver com a vontade dos interessados de não inundar o mercado com ordens de compra, fazendo assim disparar a cotação?


Penso que ficará mais vunerável nas opções dos grandes investidores, pois o Estado deixará de poder controlar esses interesses, e não são poucos... :roll:

Penso eu de que :?:

BN

Fitas
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/6/2005 17:48
Localização: Figueira da Foz

por Treidar » 8/9/2011 10:16

Há uma coisa que ainda não percebi: qual a diferença (leia-se vantagem) de comprar os 20% detidos pelo Estado por negociação, em detrimento de o fazer em bolsa?

Tem a ver com a vontade dos interessados de não inundar o mercado com ordens de compra, fazendo assim disparar a cotação?
 
Mensagens: 23
Registado: 9/6/2011 13:05
Localização: Lisboa

por Palmix » 8/9/2011 9:33

Li ontem que a EDP está em sobrevenda...
Esta acção só pode subir...o pessoal está à espera de ouvir as propostas dos compradores e depois não tenho duvidas que vai saltar!
 
Mensagens: 412
Registado: 29/11/2007 11:27
Localização: 15

por Blue Epsilon » 8/9/2011 0:30

Serra,

Este tópico é sobre a EDP :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1325
Registado: 29/11/2007 2:13
Localização: Porto

por SERRA LAPA » 7/9/2011 23:58

Devo começar por dizer que não detenho qualquer posição no BCP.

Acho que se tratam de noticías muito positivas as que agora surgiram para o banco.
Pode ser o verdadeiro ponto de inversão para este título tão martirizado.
Acredito que algum dia haverá uma inversão forte nesta acção por várias razões:

- Não vejo hipóteses reais de ir à falência, porque se isso acontecesse arrastava a economia global do país.

-Foi dos títulos mais massacrados da nossa bolsa. Acredito se houvesse uma verdadeira entidade reguladora não seria possível estar a cotação a este nível.
Explicitando melhor o raciocínio: infelizmente os shorts em Portugal transformam-se em naked shorts dado que ninguém controla nada, como a próPRIA CMVM já admitiu.
Ou seja na realidade por falta de controlo passam a existir um número muito maior de acções que o real, assim as cotações têm obrigatóriamente que descer.

-Com um EV/EBITDA de 0,2 metade do BES e um terço do BPI, está a desconto claramente irracional (mesmo com as imparidades e problemas de finaciamento)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Edp

por lafs00 » 7/9/2011 21:30

O prazo para a privatização está a terminar, mais dia menos dia vamos começar a ter as noticias das " ofertas" dos compradores. esse será um momento no meu ponto de vista critico, pois dai poderá vir o destino da EDP.


Deixo o gráfico actualizado. tendência continua nos curtos a ser ascendente, continuo a dizer que se superar a casa dos 2,47 tem grandes hipóteses de " saltar" rapidamente até á casa dos 2,80.


A linha dos 2,30 è traçada desde os primórdios de 2004 a 2005 que serviu como resistência muito importante para a cotação. :)
Anexos
edp.png
edp.png (40.13 KiB) Visualizado 4870 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 240
Registado: 8/7/2009 22:43
Localização: Algures entre Norte, Sul, Este e Oeste

Venda é insuficiente para reembolso antecipado das obrigaçõe

por cplobato » 7/9/2011 4:24

Privatização não pode ser dada como motivo. Só se houver uma OPA é que o reembolso antecipado pode acontecer.
O Estado deixou de ter direitos especiais na EDP e vai vender uma tranche de 20% da empresa, deixando de ser o principal accionista. Mas estas alterações não pressupõem uma mudança de controlo accionista na eléctrica, pelo menos esse é o entendimento da Parpública que garantiu ao Negócios não ser esta privatização motivo para os obrigacionistas pediram o reembolso dos seus títulos antes da data prevista.

07 Setembro 2011 | 00:01
Alexandra Machado - amachado@negocios.pt
 
Mensagens: 78
Registado: 4/10/2010 10:39
Localização: 16

por kanu1929 » 6/9/2011 16:09

Pois.Eu tinha entrado com 50% do capital a 2,25 depois entrei com mais 50% do capital a 2,066 ontem vendi 100% do capital a 2,42. Ainda deu para ganhar qualquer coisa.
Hoje voltei a comprar a 2,31.
 
Mensagens: 106
Registado: 29/11/2007 9:32
Localização: 10

por Elias » 6/9/2011 15:51

os ganhos da vela monstruosa de sexta-feira já foram à vida.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por defst0ned » 6/9/2011 15:38

eu hoje fui stopado nos 2.295. :|
 
Mensagens: 614
Registado: 15/1/2009 15:14
Localização: 16

por kanu1929 » 6/9/2011 15:03

Obrigado pela correcção.

Suporte, sim, é isso.

Obrigado
 
Mensagens: 106
Registado: 29/11/2007 9:32
Localização: 10

Re: Tenho estado....

por artista_ » 6/9/2011 13:16

rasteiro Escreveu:desculpem lá que me enganei no ditado.

O que hoje é barato amanhã é caro :!:
SORRY!!!!!!!
Abraços


Isso dá para os dois lados, depende se a coisa sobe ou desce! :wink:

Kanu, resistência ou suporte?!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por kanu1929 » 6/9/2011 13:12

Já passamos a resistência. Qual é a proxima resistência.

Atentamente
 
Mensagens: 106
Registado: 29/11/2007 9:32
Localização: 10

Re: Tenho estado....

por rasteiro » 6/9/2011 10:21

desculpem lá que me enganei no ditado.

O que hoje é barato amanhã é caro :!:
SORRY!!!!!!!
Abraços


rasteiro Escreveu:Eu hoje estou tentado a entrar nesta menina simplesmente para jogar ao céntimo e mais nada.
Aproveitar os mercados estarem positivos, e ela recuperar das perdas de hoje.
O que hoje é caro amanhã é barato.

Abraços




otangas Escreveu:
rasteiro Escreveu:a olhar para esta menina.
Até agora lidera as perdas no psi20, mas lá fora já está tudo verdinho.
Não será um bom ponto de entrada atendendo que á dois dias atrás esteve a 2.47€?

Abraços



Comprar uma ação apenas porque há 2 sessões estava mais cara não é um bom princípio de negociação.


Neste caso, a sessão de ontem e de hoje parecem confirmar que a resistência dos 2.4€ não foi quebrada, pelo que me parece que uma entrada antes de uma quebra clara desta resistência não fará sentido.


Além disso, há aquela ltd, que anda a "condicionar" o andamento da EDP há alguns meses.
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

Re: Tenho estado....

por rasteiro » 6/9/2011 10:19

Eu hoje estou tentado a entrar nesta menina simplesmente para jogar ao céntimo e mais nada.
Aproveitar os mercados estarem positivos, e ela recuperar das perdas de hoje.
O que hoje é caro amanhã é barato.

Abraços




otangas Escreveu:
rasteiro Escreveu:a olhar para esta menina.
Até agora lidera as perdas no psi20, mas lá fora já está tudo verdinho.
Não será um bom ponto de entrada atendendo que á dois dias atrás esteve a 2.47€?

Abraços



Comprar uma ação apenas porque há 2 sessões estava mais cara não é um bom princípio de negociação.


Neste caso, a sessão de ontem e de hoje parecem confirmar que a resistência dos 2.4€ não foi quebrada, pelo que me parece que uma entrada antes de uma quebra clara desta resistência não fará sentido.


Além disso, há aquela ltd, que anda a "condicionar" o andamento da EDP há alguns meses.
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

Re: Tenho estado....

por otangas » 6/9/2011 10:03

rasteiro Escreveu:a olhar para esta menina.
Até agora lidera as perdas no psi20, mas lá fora já está tudo verdinho.
Não será um bom ponto de entrada atendendo que á dois dias atrás esteve a 2.47€?

Abraços



Comprar uma ação apenas porque há 2 sessões estava mais cara não é um bom princípio de negociação.


Neste caso, a sessão de ontem e de hoje parecem confirmar que a resistência dos 2.4€ não foi quebrada, pelo que me parece que uma entrada antes de uma quebra clara desta resistência não fará sentido.


Além disso, há aquela ltd, que anda a "condicionar" o andamento da EDP há alguns meses.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 422
Registado: 25/3/2009 22:02
Localização: 16

Tenho estado....

por rasteiro » 6/9/2011 9:13

a olhar para esta menina.
Até agora lidera as perdas no psi20, mas lá fora já está tudo verdinho.
Não será um bom ponto de entrada atendendo que á dois dias atrás esteve a 2.47€?

Abraços
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, Google [Bot], Google Adsense [Bot], icemetal, iniciado1, JoaoMatosSilva, KAWA, Kooc, maturidade, MR32, PAULOJOAO, Pmart 1, Z7Z e 121 visitantes