Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP - Tópico Geral

por JorgeM2014 » 9/5/2018 15:50

Ainda muita água vai passar pelas barragens da EDP para que se verifiquem definitivamente as alterações. A EDP não é uma empresa do estado como muitos ainda julgam. A EDP tem interesses e interessados em todo o mundo. Os tribunais decidirão.
O mais importante é toda a solidez e potencial da empresa e a inovação que se antecipa no setor com os grandes investimentos na mobilidade elétrica.
Para quem quer investir numa empresa a médio longo prazo a EDP é a empresa ideal.
se olharem para o histórico de cotações e de dividendos facilmente concluem.
 
Mensagens: 648
Registado: 25/5/2014 19:16

Re: EDP - Tópico Geral

por whiteshark » 9/5/2018 12:46

A verdade é que, a comprovar-se que os CMEC's foram mal feitos, foram feitos numa altura em que o Estado tinha 23% da EDP e foi, naturalmente, um dos argumentos para o preço de venda desses mesmo 23% à CTG.

Agora o mesmo Estado, que cria e impõe esses CMEC's, vir alegar que foram mal feitos quando já recebeu a contrapartida financeira pela venda da participação na EDP parece-me pouco ético. Não se terá a CTG protegido legalmente desta possibilidade?

Boa vela da EDP ontem
 
Mensagens: 345
Registado: 4/2/2014 12:33

Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 2/5/2018 16:45

Se as normas, ao abrigo das quais foram assinados os contratos (CMECs), forem declaradas nulas (o que acho muito provável) por falta de competência do Governo na matéria, nesse caso, volta tudo à estaca zero e mantêm-se os famigerados CAE's, por efeito da repristinação. Que a EDP diz serem mais favoráveis que os tão odiados CMEC's. Portanto, o BE que tire o cavalinho da chuva.
Tenho para mim que vai tudo para tribunal e no fim haverá um ACORDO a satisfazer AMBAS AS PARTES.
A montanha pariu um rato.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP - Tópico Geral

por peaners » 2/5/2018 14:16

"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

Re: EDP - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 2/5/2018 12:28

edp 0205.PNG
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: EDP - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 2/5/2018 11:36

Bloco de Esquerda " Volta á carga " , na energia , CMEC e EDP .

"Bloco de Esquerda quer arrancar com comissão de inquérito às rendas de energia em meados de Maio"

"O Bloco de Esquerda entregou no Parlamento o seu pedido para a realização de um inquérito parlamentar ao "pagamento de rendas excessivas aos produtores de electricidade""

"Desta forma, e se não houverem percalços, o Bloco de Esquerda prevê arrancar com a comissão de inquérito parlamentar a 15 de Maio, disse o deputado Jorge Costa ao Negócios."

"Desde 2007, os CMEC representaram 2500 milhões de euros a cargo dos consumidores de eletricidade (300 milhões em 2017). Segundo a Autoridade da Concorrência, esta renda garantiu, entre 2009 e 2012, um terço dos lucros da EDP antes de impostos", pode-se ler no projecto de resolução entregue esta quarta-feira, 2 de Maio."

O Bloco propõe que a comissão funcione durante 120 dias e que tenha por objecto determinar, entre outras coisas, a "existência de favorecimento por parte de governos relativamente à EDP, no caso dos CMEC".

"E também determinar a "existência de corrupção de responsáveis administrativos ou titulares de cargos políticos com influência ou poder na definição destas rendas"."

http://www.jornaldenegocios.pt//empresa ... _Destaques
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: EDP - Tópico Geral

por fitas » 2/5/2018 11:12

Boas...

Já alguém viu o "guito" na conta bancária?

BN

Fitas
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/6/2005 17:48
Localização: Figueira da Foz

Re: EDP - Tópico Geral

por P-Mendes » 1/5/2018 17:00

Bom, aparentemente voltaram as noticias à volta da EDP (CMEC, Pinho/Mexia, Cimeira sobre energia, etc), onde já visto antes? A última vez que surgiram assim tantas notícias "negativas" a cotada foi visitar os 2,631€ (demorou algum tempo, mas foi lá). Assim sendo, peguei nos dividendos e sai devagarinho.

Embora admita que tecnicamente a MM200 espreita os 3€ e existe um suporte forte nessa zona, se calhar até um suporte mais forte na zona dos 2,91x€, e o RSI tenha aliviado, não vejo grandes motivos para me manter na cotada, e preferi ver de fora o que acontecerá brevemente.
Caso ultrapasse com consistência os 3,12x talvez pondere em abrir uma pequena posição para ver se vai novamente aos 3,3x€, caso contrário e pegando na minha visão pessimista, regresse a valores abaixo dos 3€, cá estarei para ir acompanhando e analisando se reabrirei nova posição.

Imagem

Continuação de bons negócios para quem estiver dentro ou fora :wink:
 
Mensagens: 496
Registado: 25/1/2017 0:43

Re: EDP - Tópico Geral

por Beruno » 1/5/2018 14:07

Eu ja ha 10 anos que tenho cuidado. O cuidado de ter empresas a pagar dividendos. E amanha é dia de sao receber
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: EDP - Tópico Geral

por Àlvaro » 1/5/2018 12:41

Pelo que se lê nos média hoje a propósito de Pinho e Mexia e rendas e Bloco... cuidado com a EDP.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 27/4/2018 23:48

Ano de 2016
«Segundo a Redes Elétricas de Espanha, os preços médios do mercado diário na área espanhola (39,67euro/MWh) foram ligeiramente superiores aos da área portuguesa (39,44/MWh).
Isto significa que, quando for aumentada a interligação com França, temos potencial para vender também ao resto da Europa a preços convidativos.
"É estratégico o reforço das interligações entre Portugal e a Europa. Isto tem vindo a ser discutido há muito na UE e temos como objetivo passar dos atuais 2% de capacidade para 10%, a curto prazo", adiantou Jorge Seguro Sanches, secretário de Estado da Energia, ao DN/Dinheiro Vivo. "O problema têm sido as objeções ambientais levantadas em França há mais de 20 anos, mas acreditamos que terão de ser ultrapassadas, mais dia, menos dia."
(DN 18/06/2017)

Em 2018 o saldo exportador de Portugal aumentou exponencialmente.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP - Tópico Geral

por peaners » 27/4/2018 17:07



"Os contactos com Marraquexe têm tido bons progressos e espera-se a sua formalização, com a construção do cabo submarino entre Portugal e Marrocos, já em 2017."

exportação para Europa e para Marrocos
"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

Re: EDP - Tópico Geral

por SFT » 27/4/2018 16:40

Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: EDP - Tópico Geral

por DIXIE2020 » 27/4/2018 16:27

SEgundo a opinião desse professor catedrático expressa no tal programa mencionado, a situação da EDP num futuro mercado liberalizado de energia entre França e P.I. fica prejudicada, porque a tendência é q os preços da energia baixem consideravelmente, em especial às empresas e particulares em Portugal. Referiu que as actuais tarifas com subsídios e rendas pagas à EDP pelo OE em sucessivos governos, teriam os dias contados, por força da tal maior concorrência. Essa foi a opinião desse professor, que explicou muito bem a composição das actuais tarifas cobradas pelo Grupo EDP/EDP Renováveis. E que EDP só teria hipóteses de competividade se aliasse a outros parceiros, aliás até estabeleceu um paralelismo ao q sucedeu no sector bancário e telecomunicações.
BN e BFS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: EDP - Tópico Geral

por SFT » 27/4/2018 16:02

Dixie, se cada um de nós disser que os argumentos estão lá atrás e no programa do canal 127,5 da uma da manhã, a troca de ideias fica reduzida.

O que eu sei é que em tempos a França impedia a exportação de energia, produzida pela Península Ibérica, para a Europa. Se este impedimento desaparecer, como é projecto europeu apresentado há alguns anos, produtoras como a EDP saíram favorecidas.

Posso estar errado, mas não li os argumentos apresentados lá atrás...
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: EDP - Tópico Geral

por DIXIE2020 » 27/4/2018 15:42

NirSup Escreveu:Faz-me uma enorme confusão ler aqui afirmações do tipo «A Cimeira sobre energia entre a Península ibérica e França(Macron-Rajoy- Costa) já agendada para outubro, vai fazer os seus estragos nesta cotada» mas sem explicar os fundamentos ou as razões.
Aliás, acho piada à coincidência dos comentários do EAGLE e do DIXIE18. Até na forma como escrevem os dois: estilo atabalhoado e cheio de erros ortográficos e até de sintaxe. Mas adiante.
Dizia eu que acho estranho certas afirmações de Portugal e da EDP terem receio da cimeira dos dois países ibéricos com a França sobre energia sob a égide da Comissão Europeia. Portugal tem um saldo exportador positivo, até ao dia 26/04/2018, de 2336 GWh no MIBEL (Mercado Ibérico de Electricidade). Só como termo de comparação o consumo médio mensal português é de 4400 GWh.
A França sempre (isso é histórico) fechou o seu mercado de electricidade à concorrência espanhola. E está, agora, a dar os primeiros passos no sentido da liberalização.
Como é que Portugal, que está a dar cartas no MIBEL, pode ter medo da concorrência espanhola e francesa, relativamente à electricidade?



Caro Nirsup,
os fundamentos e razões encontram-se uns posts mais atrás, e correspondem mais ou menos: aquilo q foi afirmado por um professor catedrático especializado nesta área da energia num programa de José Gomes Ferreira no negócios da semana há umas semanas. Quanto ao estilo atabalhoado e cheio de erros ortográficos e até de sintaxe...??? Falo por mim, contamos com tua generosa contribuição para corrigir tais erros(apesar dos meus 2 graus acadêmicos de que sou titular), confesso que em termos linguísticos por vezes, sou um falhado. :mrgreen:
BN e BFS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 27/4/2018 14:47

Faz-me uma enorme confusão ler aqui afirmações do tipo «A Cimeira sobre energia entre a Península ibérica e França(Macron-Rajoy- Costa) já agendada para outubro, vai fazer os seus estragos nesta cotada» mas sem explicar os fundamentos ou as razões.
Aliás, acho piada à coincidência dos comentários do EAGLE e do DIXIE18. Até na forma como escrevem os dois: estilo atabalhoado e cheio de erros ortográficos e até de sintaxe. Mas adiante.
Dizia eu que acho estranho certas afirmações de Portugal e da EDP terem receio da cimeira dos dois países ibéricos com a França sobre energia sob a égide da Comissão Europeia. Portugal tem um saldo exportador positivo, até ao dia 26/04/2018, de 2336 GWh no MIBEL (Mercado Ibérico de Electricidade). Só como termo de comparação o consumo médio mensal português é de 4400 GWh.
A França sempre (isso é histórico) fechou o seu mercado de electricidade à concorrência espanhola. E está, agora, a dar os primeiros passos no sentido da liberalização.
Como é que Portugal, que está a dar cartas no MIBEL, pode ter medo da concorrência espanhola e francesa, relativamente à electricidade?
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP - Tópico Geral

por Thoth » 27/4/2018 14:36

EAGLETRADER20 Escreveu:2) Manter acesa a chama ( Esperança ) do " Bull Market" acima dos 5500 Pontos , pois com a correcção do dividendo ficaria abaixo deste patamar .


Devias ponderar mais o que escreves, muitas verdades mas também muitas mentiras.

Índices de rendimento total
Um índice de rendimento total líquido e um índice de rendimento total bruto são calculados e divulgados
com a mesma frequência do índice de preços. Os índices de rendimento total são obtidos pelo
reinvestimento dos dividendos líquidos e brutos, respetivamente.


Em, http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/download/file.php?id=161740
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: EDP - Tópico Geral

por Goya777 » 27/4/2018 13:21

EAGLETRADER20 Escreveu:Na minha opinião a forte subida hoje da cotada tem 2 objetivos pelo mercado :

1 ) Manter-se acima do fulcral suporte psicológico dos 3 euros com alguma margem , para evitar novas quedas fortes abaixo dos 3 euros
Os 3 euros são neste momento decisivos .

2) Manter acesa a chama ( Esperança ) do " Bull Market" acima dos 5500 Pontos , pois com a correcção do dividendo ficaria abaixo deste patamar . ( E a subida da JMT no inicio da sessão tbm ajuda)

Mas parece-me sol de pouca dura e deverá visitar níveis inferiores nas próximas semanas possivelmente apos apresentação de resultados .


Saiste nos 2.80 por nao ter força, entretanto foi aos 3.35 em pouco mais de um mês. Estas sempre a ver pouca força em todo o lado...
 
Mensagens: 2802
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: EDP - Tópico Geral

por SFT » 27/4/2018 13:02

DIXIE18 Escreveu:A Cimeira sobre energia entre a Península ibérica e França(Macron-Rajoy- Costa) já agendada para outubro,
vai fazer os seus estragos nesta cotada,


Porquê?
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: EDP - Tópico Geral

por DIXIE2020 » 27/4/2018 12:48

A Cimeira sobre energia entre a Península ibérica e França(Macron-Rajoy- Costa) já agendada para outubro,
vai fazer os seus estragos nesta cotada,
estarei aguardar por uma ida novamente à base deste canal q leva já 2 anos para reentrar nesta cotada,
o meu ponto ideal seria €2,65.
Contudo n ficaria admirado ou surpreendido
q fosse abaixo desse valor
com o anuncio das conclusões dessa referida cimeira,
da qual o governo português foge, cm o diabo da cruz...
PS: Para além q novidades sobre os vários processos crime pendentes relacionados com esta cotada, pode eventualmente fazer os seus estragos...
BN

PS: quais são as vossas opiniões?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: EDP - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 27/4/2018 12:46

Eagle, tens sempre justificação para tudo. Então quando sobe tens sempre que encontrar uma justificação artificial.

Deixo-te aqui os gráficos da EDP para veres com os 3 euros não têm qualquer relevância na acção. Ela tem andado para cima e para baixo desse valor, sem qualquer problema. Mas como te dava jeito para justificar uma subida, usaste esse valor.

Abraço,
Ulisses
Anexos
edp1.jpg
edp2.jpg
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: EDP - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 27/4/2018 12:32

Na minha opinião a forte subida hoje da cotada tem 2 objetivos pelo mercado :

1 ) Manter-se acima do fulcral suporte psicológico dos 3 euros com alguma margem , para evitar novas quedas fortes abaixo dos 3 euros
Os 3 euros são neste momento decisivos .

2) Manter acesa a chama ( Esperança ) do " Bull Market" acima dos 5500 Pontos , pois com a correcção do dividendo ficaria abaixo deste patamar . ( E a subida da JMT no inicio da sessão tbm ajuda)

Mas parece-me sol de pouca dura e deverá visitar níveis inferiores nas próximas semanas possivelmente apos apresentação de resultados .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 27/4/2018 12:25

Esta cotada teve no dia de ontem, véspera do dia de ex-dividendo, um comportamento estranho em bolsa.
Historicamente, tem sido um dia de subida da cotação. Baixou a cotação e num dia em que as suas congéneres europeias TODAS subiram.
Hoje, que era suposto baixar a cotação está a ter um comportamento de euforia.
Alguém alvitra uma explicação para isto?
É claro que eu tenho a minha explicação. Mas vale o que vale.
Bom dia e bons negócios para todos.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP - Tópico Geral

por Masterchief » 26/4/2018 18:23

umXdois Escreveu:
Masterchief Escreveu:Por acaso tenho ideia que a maioria das acções sobem no dia ex-dividendo. Pelo menos na EDP nos 2 últimos anos isso tem acontecido.


Masterchief,
Hoje não é dia de ex-dividendo é o dia anterior ao ex-dividendo.
Ou seja, hoje ainda negociavam com direito a ..
Amanhã, sim, será dia de ex-dividendo, isto é, negoceiam sem direito a ...
(nota eu fico com a ideia que sabes isto que acabei de referir, mas ex-dividendo é amanhã)


Sim, eu sei. Eu queria dizer na véspera.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 619
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: V.N.Gaia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, PAULOJOAO e 258 visitantes