Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP - Tópico Geral

por pcm79 » 14/1/2018 21:18

Apenas em 2016 é que não foi grande negócio comprar EDP, de resto Janeiro tem sido sempre uma boa oportunidade... há sempre aquela corrida ao dividendo... se for mais abaixo vou reforçar, quem me dera comprar um camião delas a 2 euros e viver dos dividendos. :-"
 
Mensagens: 438
Registado: 24/2/2014 22:44

Re: EDP - Tópico Geral

por fjcbolsa » 12/1/2018 18:59

:roll:
Anexos
edp  20181201.PNG
 
Mensagens: 1027
Registado: 24/11/2010 10:03
Localização: 20

Re: EDP - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 12/1/2018 17:15

EDP novamente a testar uma muito importante zona de suporte técnico . 2.80-2.85
Anexos
edp  20181201.PNG
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: EDP - Tópico Geral

por P-Mendes » 11/1/2018 17:19

trend=friend Escreveu:Na base do canal ascendente de muito longo prazo e junto a um suporte relevantíssimo durante 2017 (2,85), o risk reward torna-se outra vez muito muito interessante. E mesmo que fure os 2,90.
Abaixo dos 2,80 fugir, óbvio, mas até lá é acompanhar...


Curioso. Consegues colocar um gráfico que apresente esse canal e valores?
Obrigado!
 
Mensagens: 496
Registado: 25/1/2017 0:43

Re: EDP - Tópico Geral

por P-Mendes » 11/1/2018 17:17

JorgeM2014 Escreveu:Sinceramente. Esta cotação não me convence. Os lucros, o dividendo, a solidez, os investimentos nas energias de futuro, a internacionalização bem sucedida... etc.....
O mercado manda mas uma empresa com o PER da EDP está altamente sub-avaliada.


Mas tudo o que disseste é bom. Não percebo a parte que "não te convence".
Se achas que a EDP tem bons lucros, bom dividendo, boa solidez, é uma empresa que aposta no futuro e está bem representada a nível internacional, penso que te deveria de convencer e o facto de estar subavaliada ser uma boa oportunidade de negócio.
 
Mensagens: 496
Registado: 25/1/2017 0:43

Re: EDP - Tópico Geral

por trend=friend » 11/1/2018 9:47

Na base do canal ascendente de muito longo prazo e junto a um suporte relevantíssimo durante 2017 (2,85), o risk reward torna-se outra vez muito muito interessante. E mesmo que fure os 2,90.
Abaixo dos 2,80 fugir, óbvio, mas até lá é acompanhar...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: EDP - Tópico Geral

por JorgeM2014 » 10/1/2018 14:45

Sinceramente. Esta cotação não me convence. Os lucros, o dividendo, a solidez, os investimentos nas energias de futuro, a internacionalização bem sucedida... etc.....
O mercado manda mas uma empresa com o PER da EDP está altamente sub-avaliada.
 
Mensagens: 648
Registado: 25/5/2014 19:16

Re: EDP - Tópico Geral

por tonirai » 9/1/2018 13:40

Citando cálculos lidos noutro forum:
Consumo anual de eletricidade em Portugal em 2015: 46 852 996 020 kWh.

Venda de carros novos em 2016: 207 000.

Um carro elétrico consome algo entre 12 a 20 kwh/100km, depende do modelo.

Assumindo uma média de 16kwh/100km e 20 000km ano, dá um total de 3 200kwh por ano por carro.

Se os 207 000 carros vendidos em 2016 fossem totalmente elétricos, o consumo anual do subia 662 400 000kwh ou seja 47 515 396 020 kWh que representa um aumento de... 1,4%

Não verifiquei os dados, mas onde os li, pareceram consensuais.
E isto era se o parque novo todo de 2016 fosse eléctrico, coisa que sabemos ser impossível (o aumento do parque eléctrico será sempre gradual).
Pesa ainda o facto que a maioria do parque eléctrico irá carregar de noite (bi-horário), o que não leva nunca ao risco de sobrecargas de rede, apenas leva a uma melhor distribuição do consumo ao longo das 24h.

E não esqueçamos por exemplo que, com o aumento de veículos eléctricos, virá a diminuição de consumo de combustíveis fósseis, com a consequente redução de consumo eléctrico das refinadoras.

Portanto a coisa não é necessariamente como a estão a querer pintar...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1985
Registado: 19/4/2007 18:26
Localização: Cronologicamente... Paris/Resende/Gaia

Re: EDP - Tópico Geral

por JorgeM2014 » 8/1/2018 14:02

NirSup.

Tens toda a razão. Já consultaste o número de veículos elétricos e híbridos vendidos em Portugal e na Euro em 2017?
O crescimento é enorme o que vai levar a que as próprias energéticas melhorem sua estruturas par impedir um apagão por sobrecarga.
A EDP tem neste campo um potencial enorme.
A solução hidrogénio irá chegar mas está muito longe.
Empresas lideres como a Toyota investem milhões no desenvolvimento de híbridos também com carregamento elétrico com autonomias muito interessantes.
O futuro está aí.
 
Mensagens: 648
Registado: 25/5/2014 19:16

Re: EDP - Tópico Geral

por JorgeM2014 » 8/1/2018 10:19

Trend.

Sim. Fazendo uma análise histórica pode-se concluir exatamente isso.
O histórico de dividendos, o que, normalmente dá ‘dividend yield’ de 6 0u 7% um dos mais elevados do PSI.
A EDP tem ainda um nível de ativos diversificado e uma gestão muito eficiente.
 
Mensagens: 648
Registado: 25/5/2014 19:16

Re: EDP - Tópico Geral

por trend=friend » 4/1/2018 14:44

Num bull market as utilities são sempre as últimas a despertar. Para quem as tem custa ver as outras todas a disparar e elas na mesma...

Veja-se por exemplo o comportamento entre finais de Setembro e inícios de Novembro de 2007 (de 3,82 para 5 euros em mês e meio...).

Isso, 2007, quando o bull market já tinha acabado ainda ela fazia tranquilamente máximos.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: EDP - Tópico Geral

por Beruno » 4/1/2018 14:26

as barragens e as centrais teem um grande impacto ambiental. a edp, a par da ren e portucel sao as maiores posiçoes na minha carteira
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 4/1/2018 13:38

JorgeM2014 Escreveu:.
Para mim a EDP é a grande aposta para 2018.


Assino por baixo. A EDP é um activo adormecido. Basta pensarmos o seguinte: como estará a EDP dentro de 10 anos com milhões de carros eléctricos a circular no país? Além disso, o consumo de electricidade é o que causa menos impacto ambiental. facto nada dispiciendo e que não pode ser ignorado nas políticas energéticas para o país, ambientalmente sustentáveis.
O país dentro de 10 anos será bem mais eléctrico do que actualmente. E é por isso que aposto na EDP.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP - Tópico Geral

por RFPB » 4/1/2018 13:04

JorgeM2014 Escreveu:Os números que nos começam a chegar ao nível pluviosidade indicam que a produção de energia vai nos próximos meses, ficar menos dependente de combustíveis fósseis e mais das barragens. Este fator irá melhorar a eficiência da Empresa. Somando este fator ao crescimento do consumo da época do natal e aquecimento no presente inverno e ao aumento de 2,5% ao nível dos contadores deverá ajudar de forma significativa a rentabilidade da empresa.
No presente BullMarket a EDP ainda não apareceu porque alguns investidores institucionais decidiram reduzir posições por questões de organização geográfica de investimentos.
Para mim a EDP é a grande aposta para 2018.


Concordo plenamente, só continuo à espera dos 2,75€/2,65€.
A RWE também me parece ser uma boa aposta.
Estou à espera que o sector mude a tendência.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1428
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: EDP - Tópico Geral

por JorgeM2014 » 4/1/2018 12:43

Os números que nos começam a chegar ao nível pluviosidade indicam que a produção de energia vai nos próximos meses, ficar menos dependente de combustíveis fósseis e mais das barragens. Este fator irá melhorar a eficiência da Empresa. Somando este fator ao crescimento do consumo da época do natal e aquecimento no presente inverno e ao aumento de 2,5% ao nível dos contadores deverá ajudar de forma significativa a rentabilidade da empresa.
No presente BullMarket a EDP ainda não apareceu porque alguns investidores institucionais decidiram reduzir posições por questões de organização geográfica de investimentos.
Para mim a EDP é a grande aposta para 2018.
 
Mensagens: 648
Registado: 25/5/2014 19:16

Re: EDP - Tópico Geral

por P-Mendes » 23/12/2017 20:56

_x_ Escreveu:Também tenho essa LTA desenhada faz tempos, mas a coisa não está famosa. :roll:
Vamos a ver se é um toque de confirmação da mesma. :pray: :pray: :pray:
Dói um bocado, ver outras coisas a subirem à doida e eu, enterradinho em EDP e CTT, é mesmo de masoquista. :mrgreen: :mrgreen:


Não sei o que entendes por estar "enterradinho", mas tens que definir a tua estratégia e segui-la. Cria stops para controlares as tuas perdas e não as deixes prolongar em demasiado.
Se achas que não conseguirás recuperar o teu prejuizo (o que acho que poderá acontecer no caso dos CTT, caso tenhas um preço médio muito superior a 5€), então toma uma decisão quanto a isso.
Não querendo influenciar em nada, mas existem tantas acções onde podes tirar bons "trocos", não precisas de estar enterrado em nada.

Apesar do meu comentário, admito que a EDP também me tem dado dores de cabeça, mas acredito no seu valor. Veremos apenas se não quebra esta LTA importante e o suporte pelos 2,81x€, pois poderia comprometer a tendência de médio prazo desta cotada e caminhar para valores bem mais baixos. Controlarei bem o seu caminho, para caso quebre o suporte, feche esta posição, infelizmente, com perdas.
 
Mensagens: 496
Registado: 25/1/2017 0:43

Re: EDP - Tópico Geral

por _x_ » 22/12/2017 15:40

Também tenho essa LTA desenhada faz tempos, mas a coisa não está famosa. :roll:
Vamos a ver se é um toque de confirmação da mesma. :pray: :pray: :pray:
Dói um bocado, ver outras coisas a subirem à doida e eu, enterradinho em EDP e CTT, é mesmo de masoquista. :mrgreen: :mrgreen:
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1904
Registado: 9/1/2008 17:56
Localização: 15

Re: EDP - Tópico Geral

por P-Mendes » 22/12/2017 15:26

Uma semana após o último comentário, o gráfico 4H piorou ligeriamente (https://invst.ly/65zpk), não correspondendo às expetativas que lhe tinha.
O diário (https://invst.ly/65zqt) não ata nem desata, o que não é propriamente mau, pois pode ser entendido como mais uma consolidação acima do suporte dos 2,81€, entre os 2,9/2,85€. Apenas se destaca a contínua aproximação do TRIX e da MACD à linha zero.
O semanal (https://invst.ly/65zx5) continua em queda, sendo que poderá ser confirmada esta semana a ruptura do TRIX, confirmando-se assim a entrada numa tendência bear no médio prazo. Traço uma LTA que reforçará esta análise, se for rompida esta semana.

4H:
Imagem

diário:
Imagem

Semanal:
Imagem

Por último, não é motivo para pânico, visto que esta semana e a próxima poderão corresponder a fechos anuais para se obterem mais valias e como tal, não me parece que corresponderão de todo ao valor desta empresa.
 
Mensagens: 496
Registado: 25/1/2017 0:43

Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 18/12/2017 18:08

Não entendo a razão de tanto ruído à volta da queda dos proveitos da EDP por conta do abaixamento das taxas de juro a que são remuneradas as tarifas reguladas. A baixa das taxas de juro é um arma de dois legumes, como dizia o outro: se corta os proveitos regulados corta igualmente os juros a pagar pela dívida de 15 mil milhões de Euros da EDP. Que estão actualmente em 600 milhões de Euros mais coisa ou menos coisa. Não era nada de extraordinário se os encargos financeiros descessem no próximo ano 100 milhões de Euros. Será que o BPI teve isto em consideração nas contas que fez?
Tenho muitas dúvidas.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP - Tópico Geral

por JorgeM2014 » 18/12/2017 16:08

 
Mensagens: 648
Registado: 25/5/2014 19:16

Re: EDP - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 18/12/2017 13:46

"BPI diz corte tarifas 2018 reduz previsão lucro por acção EDP 9 pct
AçõesHá 14 minutos (18.12.2017 12:30) "

"LISBOA, 18 Dez (Reuters) - O corte de tarifas de electricidade fixado pela ERSE-Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos em Portugal para 2018 implica uma redução de 9 pct do lucro por acção previsto para a EDP EDP.LS em 2018, segundo os analistas do BPI (LS:BBPI).

As tarifas reguladas de electricidade para os clientes domésticos em Baixa Tensão Normal (BTN) vão descer 0,2 pct em 2018, a primeira redução nos últimos 18 anos. documento final apresentado mantém inalterado o enquadramento geral regulatório já apresentado em Outubro, mas introduziu algumas alterações que resultam em receitas marginalmente mais baixas para a REN (LS:RENE) e um ajustamento mais negativo da EDP", afirmou a equipa de analistas do BPI."


"Proveitos regulados da EDP Distribuição revistos em baixa em 14 ME nas tarifas para 2018 "

"Os proveitos regulados da EDP Distribuição foram revistos em baixa em 14 milhões de euros, para 1.062 milhões de euros, nas tarifas para 2018 face à proposta preliminar apresentada em 13 de outubro pelo regulador, anunciou hoje a EDP.

Em comparação com a proposta preliminar apresentada pela ERSE em 13 de outubro, a versão final das tarifas de eletricidade para 2018 apresenta “ligeiras alterações” face à informação então difundida, considera a EDP em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM)."

http://surfaratendencia.pt/proveitos-regulados/
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: EDP - Tópico Geral

por Mr. Mad_off » 18/12/2017 12:43

JorgeM2014 Escreveu:Estável sim. A EDP está influenciada por incertezas que dissiparam em breve.
Em termos de negócio tem um futuro auspicioso com a entrada em força no mercado do automóveis elétricos e híbridos. Terá de se preparar e investir na potenciação da rede para aguentar a procura e não ocorrerem apagões.



Podes concretizar, a que incertezas te referes?
 
Mensagens: 84
Registado: 26/12/2013 17:20

Re: EDP - Tópico Geral

por JorgeM2014 » 18/12/2017 10:18

Estável sim. A EDP está influenciada por incertezas que dissiparam em breve.
Em termos de negócio tem um futuro auspicioso com a entrada em força no mercado do automóveis elétricos e híbridos. Terá de se preparar e investir na potenciação da rede para aguentar a procura e não ocorrerem apagões.
 
Mensagens: 648
Registado: 25/5/2014 19:16

Re: EDP - Tópico Geral

por P-Mendes » 17/12/2017 19:43

Em altura de revisões de rating, parece-me relevante a seguinte comunicação:

"FITCH MANTÉM RATING DA EDP EM “BBB-” EOUTLOOK EM ESTÁVEL
Lisboa, 14 de dezembro de 2017: Nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 17º do Regulamento (UE) n.º 596/2014 do Parlamento Europeu e do Conselho e do artigo 248º-A do Código dos Valores Mobiliários, a EDP – Energias de Portugal, S.A. (“EDP”) vem prestar a seguinte informação ao mercado e ao público em geral:

Hoje, a Fitch Ratings (“Fitch”) manteve a notação de rating de longo prazo de “BBB-" e de curto prazo de “F3” da EDP e da EDP Finance BV, bem como a de “BB” para instrumentos representativos de dívida subordinada (“híbrido”). O Outlook foi também mantido em “estável”. A Fitch também afirmou a notação de rating de longo prazo de “BBB-” e de curto prazo de “F3” da EDP España, S.A..

Esta afirmação da notação de rating reflecte a posição de liderança da EDP em Portugal, o peso significativo das actividades reguladas e quasi-reguladas bem como um crescimento moderado nas energias renováveis e redes reguladas, essencialmente nos Estados Unidos e Brasil até 2020.

EDP – Energias de Portugal, S.A"
 
Mensagens: 496
Registado: 25/1/2017 0:43

Re: EDP - Tópico Geral

por trend=friend » 14/12/2017 19:38

EAGLETRADER20 Escreveu:O setor da energia na europa continuou hoje novamente com fortes quedas pelo segundo dia consecutivo , depois das fortíssimas quedas das empresas alemãs de energia no dia de ontem


Grande resiliência das nacionais face aos últimos dias lá fora. Veremos se no relief rebound acompanham ou continuam relativamente estáveis.
Convém recordar qual o sector que mais sobe na última fase de um bull por isso há que estar preparado
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

AnteriorPróximo

Quem está ligado: