Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP - Tópico Geral

por P-Mendes » 28/11/2017 15:17

Agradeço os v/comentários, o que fundamentalmente, fazem-me questionar o porquê desta cotada ainda estar abaixo dos 3€?
Se o assunto dos CMEC está praticamente resolvido, não deveria de se lançar novamente para melhores valores?
Tecnicamente, não consigo ver qualquer melhoria no diário, o que assusta um pouco para quem está dentro, como é o meu caso.
 
Mensagens: 496
Registado: 25/1/2017 0:43

Re: EDP - Tópico Geral

por JorgeM2014 » 28/11/2017 13:43

EDP conseguiu níveis de eficiência nos últimos anos que a colocam como uma das energéticas mas valorizadas na europa e mais sujeitas a que seja lançada uma OPA. Eu acredito e já se falou mais que uma vez que vamos ter uma OPA à EDP por valores 20 a 30 % acima da cotação atual e mesmo assim vai ser difícil ter sucesso.
 
Mensagens: 648
Registado: 25/5/2014 19:16

Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 27/11/2017 21:07

Caro P-Mendes,

As tarifas (proposta) para o próximo ano já têm em conta as contas feitas pela ERSE.
A ERSE fez as contas e chegou à seguinte conclusão: 15,4 milhões de euros por ano a pagar ao produtor (EDP) durante os próximos dez anos, a que acresce uma parcela fixa anual de 67,5 milhões de euros.
A EDP/REN fez as contas à sua maneira e apurou: 25,6 milhões de euros por ano, acrescido da parcela fixa.
Conclusão: cerca de 10 milhões de Euros por ano separam as propostas da ERSE e da EDP/RN. Peanuts para a EDP
É caso para dizer: a montanha pariu um rato. Como eu sempre pensei.
A EDP rejeitou a estimativa do regulador para os CMEC, considerando que as variações propostas violam grosseiramente a lei, e prometeu tomar medidas. Quer dizer: vão todos discutir o assunto em tribunal. Sem estar dentro do assunto, minimamente, acredito que assista razão à EDP. E não soubesse eu como se fazem as contas no Estado: tudo mais ou menos, a olho ou por estimativa. O rigor das contas não é com eles.
O OE2018 foi aprovado esta tarde.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP - Tópico Geral

por P-Mendes » 27/11/2017 19:36

Nesta troca de ideias de quem gosta e não gosta da EDP, alguém me consegue dizer se já houve desfecho no OE2018 quanto à questão dos CMEC? E se sim, consegue resumi-lo em poucas palavras? Obrigado.
 
Mensagens: 496
Registado: 25/1/2017 0:43

Re: EDP - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 27/11/2017 19:25

NirSup Escreveu:Caro EAGLETRADER20 e DIXIE17,

Dentro de pouco anos Portugal representará menos de 1/3 da facturação da EDP. Vale isto por dizer que, tendencialmente, Portugal está a tornar-se irrelevante para a EDP. E há outro argumento de peso que não deverá ter deixado indiferente o Costa. A EDP é das pouquíssimas empresas do mundo que dominam a tecnologia WINFLOAT. A ministra Vitorino acredita que o WINDFLOAT será o grande impulsionador das Energias do Mar em Portugal. E existem promessas e ideias de transformar Portugal num grande polo industrial das energias WINFLOAT para serem exportadas para o mundo inteiro. Chega?
Se o Costa mudou de ideias não foi pelos lindos olhos do Mexia. Acreditem nisso.


Pois não foi pelos lindos olhos , provavelmente poderá ter sido por outro motivo :mrgreen: E quem disse que a partir de janeiro é o Mexia que continua a frente da EDP ? :mrgreen:

A EDP pode ter as tecnologia que quiser e faturar onde quiser .

Aqui diminuem a conta eletricidade tirando as tretas todas excessivas que se falou durante meses CMEC, taxas e as tretas todas mencionadas nos artigos e baixando a nossa fatura eletricidade e depois pode ter lucros onde quiser e ir para onde quiser .

Mercados liberalizados da treta com rendas asseguradas e papinha feita , sobrecarregando toda a economia , dispenso empresas campeãs nacionais a cobrar uma fortuna na fatura da eletricidade .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: EDP - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 27/11/2017 19:21

DIXIE17 Escreveu:As empresas portuguesas pagam uma das energias mais caras da europa. Encarecendo as suas produções e prejudicando gravemente a sua competividade face às suas congeneres.

-Quanto é que EDP rouba à economia e aos portugueses em empregos com seu oligopólio na energia e com a máfia chinesa?

Em Sintese: a EDP por mim, bem que podia ir cantar para outra freguesia, em Portugal n faz falta nenhuma....


Concordo plenamente .

Não concordo pagar uma fatura exorbitante da eletricidade para depois entregar centenas de milhões em dividendos , sendo a maior parte ao accionista chines e sobrecarregando todos os portugueses e tecido empresarial português e ainda manter sempre deficits tarifários que titularizam e divida de 16 mil milhões .

A culpa não é deles é dos governos que alinham com estas tretas para povinho ver .

Por mim também podiam ir para onde quisessem , desde que lhes cortassem ás rendas asseguradas provavelmente em excesso.

Ai mas o chines diz que comprou porque as receitas eram um chuchu maravilhoso.

Isto é investimento acionista com risco.

Queriam uma garantia compravam uma torradeira .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 27/11/2017 17:43

Caro EAGLETRADER20 e DIXIE17,

Dentro de pouco anos Portugal representará menos de 1/3 da facturação da EDP. Vale isto por dizer que, tendencialmente, Portugal está a tornar-se irrelevante para a EDP. E há outro argumento de peso que não deverá ter deixado indiferente o Costa. A EDP é das pouquíssimas empresas do mundo que dominam a tecnologia WINFLOAT. A ministra Vitorino acredita que o WINDFLOAT será o grande impulsionador das Energias do Mar em Portugal. E existem promessas e ideias de transformar Portugal num grande polo industrial das energias WINFLOAT para serem exportadas para o mundo inteiro. Chega?
Se o Costa mudou de ideias não foi pelos lindos olhos do Mexia. Acreditem nisso.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP - Tópico Geral

por DIXIE2020 » 27/11/2017 17:33

As empresas portuguesas pagam uma das energias mais caras da europa. Encarecendo as suas produções e prejudicando gravemente a sua competividade face às suas congeneres.

-Quanto é que EDP rouba à economia e aos portugueses em empregos com seu oligopólio na energia e com a máfia chinesa?

Em Sintese: a EDP por mim, bem que podia ir cantar para outra freguesia, em Portugal n faz falta nenhuma....
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: EDP - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 27/11/2017 17:27

NirSup Escreveu:
DIXIE17 Escreveu:Redução das rendas das energias renováveis chumbada no OE2018, governo cede aos lobbys da energia perante o interesse do Pais


Caro DIXEI;
Não compreendo tanta azia contra a EDPR e as renováveis em geral.
E se a EDP mudasse o centro de decisão de Portugal para Espanha?
E se a EDP decidisse não investir mais em Portugal?
E se a EDP se colocar de fora das Energias Renováveis no mar, cujo cluster foi recentemente aprovado e onde se esperam milhões em investimento e a criação de muitos postos de trabalho?
O prejuízo para o país não seria muito maior?
A política é a ARTE DE BEM GERIR conflitos de interesses em prol do desenvolvimento cultural, económico e social do país. Ou desconhecia isso?


Eu não tenho nenhuma azia contra EDP e EDPR .
Tenho AZIA é contra a brutal conta da eletricidade que recebo todos ao meses e com os itens lá elencados , e que quanto a mim não se justifica de todo, pagar estes valores todos os meses .
E com toda a polemica dos últimos meses já deu para perceber que nem tudo é claro e transparente como devia , e que provavelmente não se justifica as muitas receitas .

Não concordo também que a empresa gere deficits tarifários gigantes que depois titulariza e que imagino serão os consumidores a pagar .

E que pague uma fatura de eletricidade gigante ao final do mês , para depois ter uma divida de 16 MIL Milhões , distribuindo 700 Milhões dividendos em que para os pequenos 28% ficam logo para o estado e para maiores acionistas imagino que consigam otimização fiscal e que não paguem nada parecido com os 28%.

A fatura gigante para que toda esta realidade exista é que me parece que poderá ser não totalmente adequada .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 27/11/2017 17:20

DIXIE17 Escreveu:Redução das rendas das energias renováveis chumbada no OE2018, governo cede aos lobbys da energia perante o interesse do Pais


Caro DIXEI;
Não compreendo tanta azia contra a EDPR e as renováveis em geral.
E se a EDP mudasse o centro de decisão de Portugal para Espanha?
E se a EDP decidisse não investir mais em Portugal?
E se a EDP se colocar de fora das Energias Renováveis no mar, cujo cluster foi recentemente aprovado e onde se esperam milhões em investimento e a criação de muitos postos de trabalho?
O prejuízo para o país não seria muito maior?
A política é a ARTE DE BEM GERIR conflitos de interesses em prol do desenvolvimento cultural, económico e social do país. Ou desconhecia isso?
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP - Tópico Geral

por DIXIE2020 » 27/11/2017 17:02

Redução das rendas das energias renováveis chumbada no OE2018, governo cede aos lobbys da energia perante o interesse do Pais e dá uma grande cambalhota perante a posição de 6.ºfeira(quanto é que terá rolado por baixo da mesa????).
-Será que há mais votos numa população inteira face aos pseudo-votos dos Lobbys?
Receita para a desgraça,
só espero que os eleitores n se esqueçam...eu por mim, sei bem, em quem vou votar, nas próximas eleições. :-#
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: EDP - Tópico Geral

por DIXIE2020 » 27/11/2017 11:09

Redução no OE de 2018, aprovado hoje com a votação final global na AR, de cerca 250 milhões nas rendas fixadas de energia para próximo ano para as famílias e empresas, implicam perdas grandes nesta cotada. Contudo esta, mostra alguma resiliência no valor em Bolsa até agora... :-k
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 23/11/2017 17:38

NirSup Escreveu:
NirSup Escreveu:A fusão entre a EDP e a Gas Natural poderá ser benéfica para os accionistas da Gas Natural mas não para os accionistas da EDP.


Gas Natural: o presente envenenado que azedou as relações entre os chineses e o Mexia.

«Gas Natural, muy cerca ya del importante soporte de los 17,85 euros
La corrección podría profundizarse algo más, hasta los 17,5 euros»
Anexos
Gas Natural.PNG
O presente envenenado
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 23/11/2017 16:15

Àlvaro Escreveu:Apesar do CEO reconhecer quebra de receitas, a EDP está a ter um desempenho interessante. É das que mais se destaca a segurar-se no suporte.


Nesta acredito que a probabilidade maior é para quedas no imediato. Claro lá para março deve arrebitar antes do dividendo.
Está calma agora porque mercado está parado.

Razões :

Técnicas - gráfico
1. EStá abaixo da LTA
2. Está abaixo da MM50 e MM200
3. Tendencia curto prazo descendente há 10 semanas desde atingiu 3.36

Fundamentais

1. Descargas fortes e cíclicas de vendedores e curtos que a leva a quedas mais fortes rapidamente . Vendem lotes grandes e depois esperam recuperação antes novas vendas
2. Curtos a incrementar posições
3. Fundos a anunciar que baixaram de posições qualificadas
4. Chineses não anunciaram quem vai liderar a partir de JAneiro
5. SUbida de custos atuais com produção energia
6. riscos regulatórios
7 CMEC
8. Taxas fortes e elevadas contribuição setor energia
9. USA penalização nova politica fiscal afetando EDPR e indiretamente EDP
10. Varias analises casas investimento colocar riscos e baixar preços
11 Ultima analise Morgan Stanley baixa target de 3.30 para 2.90 ( enorme ) apontando enormes riscos regulatórios e outros futuros e que enuncia , ainda não estão ainda incorporados pelo mercado.

Isto só de cabeça , existem outros diversos riscos negativos
Anexos
edp 2311.PNG
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: EDP - Tópico Geral

por Àlvaro » 23/11/2017 16:03

Apesar do CEO reconhecer quebra de receitas, a EDP está a ter um desempenho interessante. É das que mais se destaca a segurar-se no suporte.
 
Mensagens: 9729
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: EDP - Tópico Geral

por Àlvaro » 22/11/2017 21:31

Isto é positivo ou negativo para a EDP:
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... ascompatro
 
Mensagens: 9729
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: EDP - Tópico Geral

por P-Mendes » 21/11/2017 19:40

RFPB Escreveu:
RFPB Escreveu:
RFPB Escreveu:Ainda não coloquei os resultados na minha base de dados, mas pelo que li nas noticias, continuo à espera dos 2,75€ ou 2,65€.


Agora já percebi porque parou nos 2,88€

Em suma, o resultado líquido atribuível a accionistas da EDP aumentou 86%, para €1.147M nos 9M17, impactado em
grande parte pela mais-valia de €558M da venda da NED. Excluindo items não recorrentes(2)
, o resultado líquido
ajustado acresce ao valor de €633M (-4% face aos 9M16, vs. €661M nos 9M16).
(2)Eventos não recorrentes: (i) no 9M16 (-€46M), ganhos de capital obtidos na venda de Pantanal, no Brasil (+€27M) e da
participação na central Tejo Energia (+€11M), registo de imparidade com o BCP (-€24M) e contribuição extraordinária do sector
energético em Portugal (-€61M); (ii) no 9M17 (€514M): ganho de capital com venda da NED (+€558M), ganho de capital com venda
de participação na REN (+€25M) e contribuição extraordinária do sector energético em Portugal (-€69M).


Agora depois ler esta nota, vou ficar reticente a entrar acima de 2,65€.
O mercado agora é que vai dizer o que é que vale, se é 696M ou 228M.


Nesta altura entre os 2,83€/2,90€. :oh:
E se os juros da divida pública subirem?


A tua AF está alinhada com a minha AT. Começo também a pensar que poderá ir aos 2,65€ :wall:
Por esta altura, já esperava uma ligeira melhoria nos indicadores, mas nem a diário, 4H ou 1H se vê qualquer tentativa de recuperação, muito pelo contrário.
Resta-me indicar que até o semanal já inverteu negativamente (em MACD e DMI, apenas por confirmar na TRIX):
Imagem
 
Mensagens: 496
Registado: 25/1/2017 0:43

Re: EDP - Tópico Geral

por RFPB » 21/11/2017 12:29

RFPB Escreveu:
RFPB Escreveu:Ainda não coloquei os resultados na minha base de dados, mas pelo que li nas noticias, continuo à espera dos 2,75€ ou 2,65€.


Agora já percebi porque parou nos 2,88€

Em suma, o resultado líquido atribuível a accionistas da EDP aumentou 86%, para €1.147M nos 9M17, impactado em
grande parte pela mais-valia de €558M da venda da NED. Excluindo items não recorrentes(2)
, o resultado líquido
ajustado acresce ao valor de €633M (-4% face aos 9M16, vs. €661M nos 9M16).
(2)Eventos não recorrentes: (i) no 9M16 (-€46M), ganhos de capital obtidos na venda de Pantanal, no Brasil (+€27M) e da
participação na central Tejo Energia (+€11M), registo de imparidade com o BCP (-€24M) e contribuição extraordinária do sector
energético em Portugal (-€61M); (ii) no 9M17 (€514M): ganho de capital com venda da NED (+€558M), ganho de capital com venda
de participação na REN (+€25M) e contribuição extraordinária do sector energético em Portugal (-€69M).


Agora depois ler esta nota, vou ficar reticente a entrar acima de 2,65€.
O mercado agora é que vai dizer o que é que vale, se é 696M ou 228M.


Nesta altura entre os 2,83€/2,90€. :oh:
E se os juros da divida pública subirem?
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1432
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: EDP - Tópico Geral

por P-Mendes » 21/11/2017 11:30

EAGLETRADER20 Escreveu:A MORGAN STANLEY penso que deu Ptarget para 2018 de 2.90 euros e UNDERWEIGHT e mercado reage logo aos Ptarget.
Quanto á aquisição ENEL sem pernas para andar na visºao dos analistas


"Dito isto, temos algumas dúvidas sobre a EDP encaixa no portefólio da Enel, portanto não consideramos que esteja no topo da lista dos possíveis interessados na EDP", argumenta o Haitong.

http://www.jornaldenegocios.pt//empresa ... _Destaques


Sinceramente, não vejo um PTarget da Morgan a influenciar 3% numa cotada destas. Até porque existem outros PTarger acima de 3€ e não é por isso que a cotada reage positivamente.
Felizmente, a cotada tem estado a reagir bem, minimizando a perda para menos de 1%. Não descarto a possibilidade de voltar aos minimos de Julho, mas também poderá ser uma zona onde os curtos aproveitem para fechar posições com mais valias, e uma óptima entrada para quem acompanha a cotada e acredita que esta volte aos 3,3€.

Infelizmente, tenho um preço médio de 3,11€ e não estou a ver indicadores positivos suficientes que me façam "apostar" num reforço para diminuir o meu preço médio. Prefiro arriscar numa recuperação pelo valor que disponho, utilizando a restante liquidez para outras cotadas.

Bons negócios para quem está dentro (sejam curtos ou longos :wink: )
 
Mensagens: 496
Registado: 25/1/2017 0:43

Re: EDP - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 21/11/2017 11:05

A MORGAN STANLEY penso que deu Ptarget para 2018 de 2.90 euros e UNDERWEIGHT e mercado reage logo aos Ptarget.
Quanto á aquisição ENEL sem pernas para andar na visºao dos analistas


"Dito isto, temos algumas dúvidas sobre a EDP encaixa no portefólio da Enel, portanto não consideramos que esteja no topo da lista dos possíveis interessados na EDP", argumenta o Haitong.

http://www.jornaldenegocios.pt//empresa ... _Destaques
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: EDP - Tópico Geral

por P-Mendes » 21/11/2017 10:55

Algo de estranho se passa nesta cotada. Prestes a atingir os minimos de Julho, com maioria dos indicadores a apontarem para uma tendência bearish e a níveis fundamentais vão saindo notícias sobre uma possível aquisição da EDP ( http://www.jornaldenegocios.pt//empresas/energia/detalhe/expansion-edp-entre-potenciais-alvos-de-aquisicao-da-italiana-enel?ref=CaldeiraoDaBolsa_Destaques ).
Já vi isto com melhores olhos, mas poderá até ser um bom ponto de entrada, se considerarmos que chega novamente aos 3,3.

Diário:
https://invst.ly/5wcc2
Imagem
 
Mensagens: 496
Registado: 25/1/2017 0:43

Re: EDP - Tópico Geral

por trend=friend » 18/11/2017 18:46

EAGLETRADER20 Escreveu:As posições curtas qualificadas , aumentaram de 1.41 para 1.91%, os reforços começam a ser mais significativos e as quedas efetivas no mercado mais acentuadas na força vendedora .
A cotada fechou a semana em mínimos nos 2.915, abaixo do anterior suporte dos 2.95 e já bem abaixo das MM50 e MM200

Mais uma cotada onde os curtos andam a rondar e a incrementar as posições .

Grafico semanal


Foi nítido para quem a acompanhou a negociação ontem, vendas com precisão quase geométrica desde os máximos intradiários da manhã.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: EDP - Tópico Geral

por Àlvaro » 18/11/2017 17:48

Há problemas com o carvão. A coisa pode ficar preta para os lados do Norgesbank. Mas olho para o gráfico e parece-me ter bom aspecto, não creio que parta a linha que a tem vindo a suportar.
 
Mensagens: 9729
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: EDP - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 18/11/2017 16:22

As posições curtas qualificadas , aumentaram de 1.41 para 1.91%, os reforços começam a ser mais significativos e as quedas efetivas no mercado mais acentuadas na força vendedora .
A cotada fechou a semana em mínimos nos 2.915, abaixo do anterior suporte dos 2.95 e já bem abaixo das MM50 e MM200

Mais uma cotada onde os curtos andam a rondar e a incrementar as posições .

Grafico semanal
Anexos
EDP 18112.PNG
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: EDP - Tópico Geral

por Punitor » 18/11/2017 15:44

http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noti ... 030-234425

O Grupo pretende chegar a 2030 com uma redução de 75% nas emissões específicas de CO2, face aos níveis de 2005, atingindo, já em 2020, mais de ¾ de capacidade instalada renovável
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Goya777, icemetal, latbal, maturidade, morinni, PAULOJOAO, pbasto, PMP69, Shimazaki_2, Tx9262, Zorza e 210 visitantes