Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP - Tópico Geral

por OCTAMA » 16/5/2017 9:22

5640533 Escreveu:Eu não considero a EDP um monopólio. Era. Mas a linha em geral realmente tem sido de recuperação das cotações pós dividendo. Ex. mais óbvio: Jerónimo Martins.


A expressão Monopólio é para ser entendida como 80% do Cash-Flow anual é "estável", que já é muito (para mim). O resto depois é "ginástica" financeira.... :mrgreen:

Cps
 
Mensagens: 753
Registado: 19/4/2016 10:08

Re: EDP - Tópico Geral

por 5640533 » 16/5/2017 1:08

Eu não considero a EDP um monopólio. Era. Mas a linha em geral realmente tem sido de recuperação das cotações pós dividendo. Ex. mais óbvio: Jerónimo Martins.
 
Mensagens: 1981
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP - Tópico Geral

por OCTAMA » 16/5/2017 0:12

5640533 Escreveu:A valorização já se foi...


Boa Noite,

Bojarda Filosófica:

Se a valorização já se foi? Não sei. Mas sei o seguinte (ou creio estar a observá-lo...):

Em primeiro lugar após os dividendos existe na MHO sempre uma reciclagem de investidores, muitos até vendem antes dos mesmos e tentam entrar a seguir para saltar por cima dos 28% de retenção e continuar o caminho. Outros pura e simplesmente vão-se embora antes ou depois da distribuição dos mesmos (fazer menos valias para IRS...).... Cada um tem o seu perfil. E a EDP para mim é de um interesse geral muito institucional para o mercado, ou seja longo prazo. É um monopólio.

O PSI das últimas semanas tem estado muito mais resiliente do que em anos anteriores, em que após os dividendos muitos ficavam "agarrados" às ações sem poder voltar a usar esse dinheiro...a não ser reconhecendo menos valias...eram os tempos de investir ao estilo toca e foge para muitos (eu incluído :D )....mas, por enquanto esse "fado" ainda não ocorreu....há quem diga que é a diferença entre o mercado estar em bull ou bear mode....talvez...as noticias sobre Portugal são boas?....talvez....há cotadas com melhores perspetivas?....talvez.....está tudo iludido, crente e maluco?...talvez também.... :mrgreen: só o futuro o dirá e eu não tenho bolas de cristal!

Vejo é que até agora todas as cotadas que têm distribuído dividendos estão a fazer o caminho de regresso às cotações anteriores (pré-dividendo). A Corticeira Amorim nem é exemplo, pois foi por aí acima até terras desconhecidas e o dividendo foi um mero detalhe... :shock: ....Se as outras todas vão lá chegar, ultrapassar e até fazer novos máximos. Não sei, mas desejo-o fervorosamente!! :mrgreen:

A EDP sendo uma ação tal como a Sonae (barómetro do PSI) quebrou a sua LTD com 2 anos e fez-se à vida...por mim se quebrar a zona 2,95-3,05 podemos ir fechar o GAP, mas não vejo razão para não voltarmos cá acima. Sim, estou construtivo com o PSI no geral, EDP incluída. Mas alerta, muito ALERTA! Basta um qualquer Cisne Negro repentino e vamos para outras paragens...

Nota: Quando os gurus do mercado começarem a mandar postas de pescada sobre o valor da ação da EDP com a Renováveis incluída....estas valorizações podem ter novos rumos...ainda há muita especulação por aparecer...

Cumprimentos
 
Mensagens: 753
Registado: 19/4/2016 10:08

Re: EDP - Tópico Geral

por P-Mendes » 15/5/2017 23:34

5640533 Escreveu:A valorização já se foi...


Fecho perfeitamente normal.
É possível que a cotação nos próximos dias permaneça num intervalo entre os 3 e os 3,1€ reflectindo a saída de muitos caçadores de dividendos que apenas entraram na última semana, tendo sido impulsionada até aos 3,3€.
Após as próximas "semanas loucas" de dividendos, esta cotada deverá estabilizar e criar caminho novamente até aos 3,2€. Não acredito que chegue até aos 3,3 antes do final do 2ºtrimestre, mas algumas noticias macroeconómicas como a evolução do PIB no 1ºtrimestre, podem ajudar a crescer esta e outras cotadas "bem vistas" na psi20.
 
Mensagens: 496
Registado: 25/1/2017 0:43

Re: EDP - Tópico Geral

por 5640533 » 15/5/2017 21:40

A valorização já se foi...
 
Mensagens: 1981
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP - Tópico Geral

por JorgeM2014 » 12/5/2017 9:41

Bom dia.

Acredito uma semana após o dividendo esteja acima dos 3,20.

No histórico dos últimos anos antes do dividendo nunca se assistiu a uma valorização como a deste ano. Tudo está nitidamente ligado à situação favorável da economia portuguesa e ao facto dos investidores internacionais estarem a ver na melhores empresas do PSI um potencial de valorização maior do que as restantes "praças".
 
Mensagens: 648
Registado: 25/5/2014 19:16

Re: EDP - Tópico Geral

por P-Mendes » 11/5/2017 17:16

3.266€! melhor fecho desta cotada desde fev/2016 :clap: pouco a pouco vai ganhando subidas cruciais para que a redução pós-dividendo fuja o mais possível dos 3€
 
Mensagens: 496
Registado: 25/1/2017 0:43

Re: EDP - Tópico Geral

por P-Mendes » 11/5/2017 14:14

Ulisses Pereira Escreveu:Lateralização só se for nos últimos 3 dias. A acção tem subido bem, marcando uma clara tendência ascendente em todos os horizontes temporais.

Abraço,
Ulisses


Mas nesse contexto de subida generalizada, não terá que existir uma lateralização ou uma ligeira correção, para que esta cotada possa quebrar a próxima resistência com força? (pegando um pouco no que foi referido no último "discos pedidos - bcp")

PS: estou dentro, com altas expetativas de que esta cotada continue a sua subida (face à posição, resultados e estratégia anunciada nos últimos meses), quebrando até Junho os 3,3€, tendo no entanto uma correção para perto dos 3€ após distribuição de dividendos

Cumps,
PM
 
Mensagens: 496
Registado: 25/1/2017 0:43

Re: EDP - Tópico Geral

por JorgeM2014 » 11/5/2017 13:35

O desconto do dividendo pode deixar a ação ainda acima da resistência porque todo os aspetos financeiros de suporte estão muito positivos.
Entre a cotação atual e o seu potencial ainda existe muito para crescer.
 
Mensagens: 648
Registado: 25/5/2014 19:16

Re: EDP - Tópico Geral

por 5640533 » 11/5/2017 0:18

Exactamente.
 
Mensagens: 1981
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 10/5/2017 23:44

Lateralização só se for nos últimos 3 dias. A acção tem subido bem, marcando uma clara tendência ascendente em todos os horizontes temporais.

Abraço,
Ulisses
Anexos
edp.png
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: EDP - Tópico Geral

por 5640533 » 10/5/2017 21:47

Mas que subida? A EDP está a lateralizar no valor a partir de que vai ser descontado o dividendo. Mais ou menos.
 
Mensagens: 1981
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP - Tópico Geral

por Ingenting » 10/5/2017 17:16

JorgeM2014 Escreveu:A EDP está em termos de AT com uma resistência importante só nos 3,75. Até lá com algumas consolidações deverá chegar sem muito problemas.
Toda a estratégia da empresa tem sido reforçado com uma politica de investimento criterioso como foi o caso da aquisição do restante da EDPR.
A gestão de Mexia a ser muito bem sucedida mesmo sendo um exagero os prémios atribuídos ao gestor.
Penso que a saída de Portugal do procedimento de deficit excessivo levará as agências de notação financeira a alterem a sua posição e a colocar Portugal na rota do investidores internacionais.
Até pode tudo mudar mas não vejo de momento nada que possa contrariar a continuação firme da valorização do PSI 20 e nomeadamente de uma das suas empresas de referência. Juntamente com a Sonae e a Nos são as minha apostas na relação que têm com a sua cotação atual. Sub- avaliadas.
Abraço a todos.
Jorge Mendes.


Sim, a zona de resistência a superar e olhar com mais atenção é a que se encontra entre 3.65 € e 3.75 €. O que eu quis dizer é que, de acordo com os objectivos que delineei para a minha posição na EDP, irei vender provavelmente entre o intervalo que referi na publicação anterior (tenho outras coisas em vista para investimentos futuros que exigem liquidez). De resto, creio que é uma subida sem grandes percalços.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 394
Registado: 11/4/2017 23:13

Re: EDP - Tópico Geral

por JorgeM2014 » 9/5/2017 20:13

A EDP está em termos de AT com uma resistência importante só nos 3,75. Até lá com algumas consolidações deverá chegar sem muito problemas.
Toda a estratégia da empresa tem sido reforçado com uma politica de investimento criterioso como foi o caso da aquisição do restante da EDPR.
A gestão de Mexia a ser muito bem sucedida mesmo sendo um exagero os prémios atribuídos ao gestor.
Penso que a saída de Portugal do procedimento de deficit excessivo levará as agências de notação financeira a alterem a sua posição e a colocar Portugal na rota do investidores internacionais.
Até pode tudo mudar mas não vejo de momento nada que possa contrariar a continuação firme da valorização do PSI 20 e nomeadamente de uma das suas empresas de referência. Juntamente com a Sonae e a Nos são as minha apostas na relação que têm com a sua cotação atual. Sub- avaliadas.
Abraço a todos.
Jorge Mendes.
 
Mensagens: 648
Registado: 25/5/2014 19:16

Re: EDP - Tópico Geral

por Ingenting » 5/5/2017 18:38

P-Mendes Escreveu:
rsacramento Escreveu:
P-Mendes Escreveu:Alguém pode confirmar qual o suporte atual?

sugiro-te a leitura atenta deste excelente artigo

para teres sempre acesso a gráficos e à borla, tens o ProRealTime

quanto aos gaps, não lhes ligo nenhuma


Muito obrigado pelas dicas! Confirmo que é um bom artigo.
Não conhecia a ProRealTime. Já me registei, mas aparentemente é necessário instalar uma aplicação, o que não posso fazer no local onde me encontro durante o horário de bolsa. Por norma tento seguir através dos gráficos e dados do site da Euronext ou da Investing.

Quanto à EDP, óptima prestação semanal, com um aumento de 5,6%, tendo resistido muito bem ao suporte perto de dos 3€.

Coloco uma questão adicional: considerando que esta cotada reagiu muito bem à OPA efetuada à EDPR, caso o valor desta OPA tenha que ser revisto ou a OPA falhe, é possível que esta cotada volte aos 2.85€ (aproximados)? Já agora aproveito para perguntar se alguém sabe novidades sobre a OPA (datas, reações,etc)? Obrigado


A cotada não reagiu bem apenas à OPA. O anúncio da OPA à CMVM data de 27 de Março do presente ano. No mesmo dia a EDP anunciou a venda da espanhola Naturgas, por 2.5 mil milhões de euros.

A OPA a 6.75€ irá falhar, como é evidente. Não se trata de um valor atractivo para os pequenos investidores. A EDP poderá aumentar facilmente esse quantia para, digamos, 7€ (apesar das falinhas mansas do Mexia) e ainda comprar a EDP renováveis a preços de saldo,
dado que vendeu em 2008 a sua parcela por 8€/acção (http://www.edp.pt/pt/investidores/infor ... 62008.aspx). Fazendo contas de merceeiro, isto corresponde a um desconto de 12.5% para a EDP.

Em todo o caso, se tivesse de apostar (e até aposto, dado que tenho uma posição aberta na EDP que entretanto reforcei três vezes), a acção irá continuar a subir pelo menos até a altura da data do ex-dividendo (15 de Maio). Estarei na acção até aos 3.4 € a 3.5 €; depois irei repensar a minha posição de acordo com a conjuntura do mercado. Para a semana os mercados deverão continuar animados com a vitória do Macron frente à balzaquiana nazi; o volume da EDP tem vindo a crescer e, talvez mais cedo do que se pense, a acção irá começar a mordiscar a resistência dos 3.31 €.

Datas: de acordo com esta notícia (http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... as-semanas), registo da OPA dentro de uma a duas semanas. Até lá é amealhar os dividendos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 394
Registado: 11/4/2017 23:13

Re: EDP - Tópico Geral

por rsacramento » 5/5/2017 17:04

P-Mendes Escreveu:Não conhecia a ProRealTime. Já me registei, mas aparentemente é necessário instalar uma aplicação, o que não posso fazer no local onde me encontro durante o horário de bolsa. Por norma tento seguir através dos gráficos e dados do site da Euronext ou da Investing.


existe versão para mobile
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: EDP - Tópico Geral

por P-Mendes » 5/5/2017 16:51

rsacramento Escreveu:
P-Mendes Escreveu:Alguém pode confirmar qual o suporte atual?

sugiro-te a leitura atenta deste excelente artigo

para teres sempre acesso a gráficos e à borla, tens o ProRealTime

quanto aos gaps, não lhes ligo nenhuma


Muito obrigado pelas dicas! Confirmo que é um bom artigo.
Não conhecia a ProRealTime. Já me registei, mas aparentemente é necessário instalar uma aplicação, o que não posso fazer no local onde me encontro durante o horário de bolsa. Por norma tento seguir através dos gráficos e dados do site da Euronext ou da Investing.

Quanto à EDP, óptima prestação semanal, com um aumento de 5,6%, tendo resistido muito bem ao suporte perto de dos 3€.

Coloco uma questão adicional: considerando que esta cotada reagiu muito bem à OPA efetuada à EDPR, caso o valor desta OPA tenha que ser revisto ou a OPA falhe, é possível que esta cotada volte aos 2.85€ (aproximados)? Já agora aproveito para perguntar se alguém sabe novidades sobre a OPA (datas, reações,etc)? Obrigado
 
Mensagens: 496
Registado: 25/1/2017 0:43

Re: EDP - Tópico Geral

por tradermoraisbravo » 1/5/2017 20:39

Em anexo partilho convosco a previsão do Caixa BI para os resultados do 1ºT 2017 da EDP.

Cumprimentos.
Anexos
EDP - 1Q17 Preview.pdf
(504.28 KiB) Transferido 290 Vezes
 
Mensagens: 356
Registado: 20/1/2017 15:52

Re: EDP - Tópico Geral

por rsacramento » 28/4/2017 14:40

P-Mendes Escreveu:Alguém pode confirmar qual o suporte atual?

sugiro-te a leitura atenta deste excelente artigo

para teres sempre acesso a gráficos e à borla, tens o ProRealTime

quanto aos gaps, não lhes ligo nenhuma
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: EDP - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 28/4/2017 13:51

P-Mendes Escreveu:Boa tarde,
Alguém pode confirmar qual o suporte atual? Receio estar num ponto em que pode muito facilmente descer para os 2.8/2.9, fechando o GAP do mês passado.
Cumps,
PM


Com os dividendos é possivel que feche o gap.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: EDP - Tópico Geral

por P-Mendes » 28/4/2017 13:01

Boa tarde,
Alguém pode confirmar qual o suporte atual? Receio estar num ponto em que pode muito facilmente descer para os 2.8/2.9, fechando o GAP do mês passado.
Cumps,
PM
 
Mensagens: 496
Registado: 25/1/2017 0:43

Re: EDP - Tópico Geral

por Goya777 » 26/4/2017 8:28

rsacramento Escreveu:
Goya777 Escreveu:Alguém pode pf colocar gráficos actualizados?


Obrigado. Nao consigo discernir se está a consolidar para atacar uma subida ou se talvez venha a corrigir um pouco mais. Deixo-me estar quietinho...
 
Mensagens: 2802
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: EDP - Tópico Geral

por alexsimoes69 » 25/4/2017 14:29

JorgeM2014 Escreveu:Corrigiu com poucos volumes. Todo o contexto incrementado com "França" e dividendos indica uma boa projeção.


não esqueçam, A Coreia do Norte, ameaçou, a América !!! :pray: todo o cuidado, é pouco! Mas, os audazes 8-) , é que vencem!
matar saudades:-
Camaradas, bons negócios! lool :-"
 
Mensagens: 60
Registado: 29/11/2007 1:49
Localização: Lisboa

Re: EDP - Tópico Geral

por rsacramento » 24/4/2017 21:04

JorgeM2014 Escreveu:Corrigiu com poucos volumes. Todo o contexto incrementado com "França" e dividendos indica uma boa projeção.

consegues explicar um pouco melhor a tua ideia?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: EDP - Tópico Geral

por JorgeM2014 » 24/4/2017 20:29

Corrigiu com poucos volumes. Todo o contexto incrementado com "França" e dividendos indica uma boa projeção.
 
Mensagens: 648
Registado: 25/5/2014 19:16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Feedfetcher, Goya777, JoeP, m-m, maturidade, mquinaz, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, pbasto, peterteam2, Phil2014, Shimazaki_2, Tx9262 e 265 visitantes