Market-Gurus Escreveu:Sim, seria procurar ver de uma forma global. Além do estudo o trabalho igualmente acessório, que até toma mais tempo lol
Alguém tem valores de referência?
Bem sei que falar de preços/ordenados/dinheiro é sempre tabú em Portugal... mas se me puderem dar uma ajuda agradecia
Não é questão de ser tabu, mas sim de não fazer muito sentido querer avaliar globalmente sem saber o custo das parcelas.
Imagina que eu quero construir uma moradia e peço um orçamento. E o empreiteiro assim a olho diz-me "são 300 mil euros". E eu pergunto "então e isso inclui quantas horas de mão-de-obra e quanto em material"? E ele "não fiz essas contas, isto é o preço final". A olho, tás a ver?
Para mim, como comprador, é importante saber e compreender o preço das várias parcelas para saber onde posso poupar (e quanto). E saber se o vendedor me está a fazer o preço de mercado.
Penso que qualquer orçamento de qualquer bem ou serviço deve ser adequadamente discriminado, mas é claro que muita gente não o faz, aproveitando-se da ingenuidade dos compradores para meter mais algum ao bolso.
E chegado a este ponto vou buscar a tua pergunta inicial: qual é o preço "justo"? Olha, sinceramente, depende da abordagem...