Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae SGPS - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Artista Romeno » 4/6/2014 17:45

WofG Escreveu:é simples........

1,275€(?)*(1+0,01375 ou 0,01875)^5.............. mesmo assim daria qq coisa como 1,40€

Sendo que só compensa a conversão acima de.......... 1,726€. Parece-me que é esse o preço que ele não acredita que supere?

pelo que percebo a sonae arranjou uma artimanha a a partir do ano 3.....para quase impedir a conversão... "O preço inicial de conversão foi definido em EUR 1,726, representando um prémio de 35% acima do preço médio ponderado pelo volume das Ações na Euronext - Lisboa determinado no período que medeia entre o lançamento e a definição do preço da Oferta. O preço de conversão estará sujeito aos habituais ajustamentos de acordo com os termos e condições da emissão das Obrigações. " assim fica com um pacote de obrigações que podem ser convertidos em acções Sonae a 1,726 euros... isto é tem 100k/1,726= nº acções....não tem nada a ver com os juros a questão é tem x obrigações que pagam 1,625 e dão o direito a qualquer momento de serem convertidas em acções sonae a 1,726 qual o interesse do investidor? se o preço da acção estiver acima de 1,726 ganha preço-1,726..... daí que diga que ponham-se a pau nos targets que imaginam pa sonae Belmiro não é louco....dizer que interpretei mal anteriormente após o ano 3 a SOnae só pode chamar antecipadamente as obrigações se a cotação ultrapassar 1,3*1,726.... logo até ano 3 permite ter o cupão + preço mercado-1,726 se maior que esse valor após o ano 3 cupão +preço até 30% maior que 1,726-1,726......
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por WofG » 4/6/2014 17:36

é simples........

1,275€(?)*(1+0,01375 ou 0,01875)^5.............. mesmo assim daria qq coisa como 1,40€

Sendo que só compensa a conversão acima de.......... 1,726€. Parece-me que é esse o preço que ele não acredita que supere?
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."

WingsofGold
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 335
Registado: 1/10/2010 15:17
Localização: 16

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Artista Romeno » 4/6/2014 17:35

Cá temos tio Belmiro a jogar pela enésima x na bolsa... este homem que criou mais dinheiro em golpes de mercado que pelas suas empresas..... dito isto"As Obrigações serão reembolsáveis ao par no seu vencimento. A Emitente terá o direito de reembolsar todas as Obrigações remanescentes ao par acrescido dos juros corridos no (ou após o) terceiro aniversário (mais 15 dias) da emissão das Obrigações, caso o valor agregado das Ações por Obrigação num período específico exceda 130% do valor nominal das Obrigações ou se 85% ou mais das Obrigações inicialmente emitidas tiverem sido convertidas, reembolsadas ou compradas e canceladas"
Isto é uma jogada ele não acredita que a Sonae valha muito mais e sabem qual é o motivo??? :roll: ele tem a maioria do capital desta empresa se a Sonae valesse muito mais ele não queria ter que ver a sua posição diluida porque isto teoricamente poderia diluir a sua posição se a acção subisse muito...é daí que a taxa de juro das obrigações convertives é sempre menor, pelo facto de além do cupao incluirem uma call option implicita.... Belmiro neste prospeto não foi burro na parte", caso o valor agregado das Ações por Obrigação num período específico exceda 130% do valor nominal das Obrigações ou se 85% ou mais das Obrigações inicialmente emitidas tiverem sido convertidas, reembolsadas ou compradas e canceladas", portanto a emoção deste titulo era ver a Sonae disparar até 2017 bem acima de 1,76 euros.... e os obrigacionistas ganharem 2 x o miseravel cupão e a diferença entre o preço da cotação e o preço de exercicio... PENSEM NISTO:Belmiro não acredita nos proximos 3 anos que a Sonae valha muito mais que 1,76, senão não ia querer diluir a sua posição para poupar uns 2 ou 3% de juros ao ano :wink:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Artista Romeno » 4/6/2014 17:24

No limite, equivale a um AC no valor de 200milhões?[/quote]

Não. Uma emissão de obrigações é mais dívida, um AC é uma emissão de novas ações para aumentar o market cap.[/quote]

Peço desculpa, expressei-me mal. Não queria colocar uma questão (?) mas sim uma afirmação (!).
De momento é divida, mas como podem (no limite) ser reembolsadas (as obrigações) através da emissão de novas ações, a mim parece-me que, no limite, poderá ser equivalente a um AC nesse montante.[/quote]

Perto disso mas com uma DIferença.... Belmiro acredita que a Sonae não vale muito mais de 1,50 nem ele nem eu e vou explicar o motivo depois de ler bem isto... para poder opinar
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por nmprc » 4/6/2014 17:23

pacheco1979 Escreveu:Na minha opinião, noticia positiva para a cotada.... e mal entendida pelo mercado....

mas aqui vai, após o fecho do mercado:
Sonae fixa emissão de obrigações em 210,5 milhões e preço de conversão em 1,726 euros

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... euros.html


Na minha opinião, a ter sucesso, será muito positivo para a SONAE - baixa o custo da dívida, e a haver conversão de acções é a um preço superiotr ao actual, e pelo que se percebe através de acções próprias - ou seja... no futuro haverá troca de divida por capital, sem que haja aumento de capital.

Só posso entender a descida de hoje por não se saber os contornos da operação - ou então sou eu que estou a interpretar mal...
 
Mensagens: 531
Registado: 29/11/2007 10:48
Localização: Lisboa

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por WofG » 4/6/2014 17:12

JorgeNevada Escreveu:
WofG Escreveu:http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR50723.pdf

As Obrigações serão emitidas ao par com um valor nominal de EUR 100.000 por Obrigação, com prazo de 5 anos e com um cupão fixo de entre 1,375% e 1,875% por ano, pagável, postecipadamente, em duas parcelas semestrais.
O preço inicial de conversão será definido com base num prémio de entre 30% e 35% acima do preço médio ponderado pelo volume das Ações na Euronext - Lisboa determinado no período que medeia entre o lançamento e a definição do preço da Oferta. O preço de conversão estará sujeito aos habituais ajustamentos de acordo com os termos e condições da emissão das Obrigações.
As Obrigações serão reembolsáveis ao par no seu vencimento. A Emitente terá o direito de reembolsar todas as Obrigações remanescentes ao par acrescido dos juros corridos no (ou após o) terceiro aniversário (mais 15 dias) da emissão das Obrigações, caso o valor agregado das Ações por Obrigação num período específico exceda 130% do valor nominal das Obrigações ou se 85% ou mais das Obrigações inicialmente emitidas tiverem sido convertidas, reembolsadas ou compradas e canceladas.


No limite, equivale a um AC no valor de 200milhões?


Não. Uma emissão de obrigações é mais dívida, um AC é uma emissão de novas ações para aumentar o market cap.


Peço desculpa, expressei-me mal. Não queria colocar uma questão (?) mas sim uma afirmação (!).
De momento é divida, mas como podem (no limite) ser reembolsadas (as obrigações) através da emissão de novas ações, a mim parece-me que, no limite, poderá ser equivalente a um AC nesse montante.
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."

WingsofGold
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 335
Registado: 1/10/2010 15:17
Localização: 16

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por luma60 » 4/6/2014 16:59

Não sei se estou a interpretar mal, mas se são ações já emitidas, não haverá dispersão, não haverá aumento de capital. Deve ter sido esse o objetivo que há umas semanas a sonae andou a comprar ações próprias. Ou seja, na minha interpretação a Sonae vai pagar as obrigações com essas ações. Agora duvido um pouco é do sucesso, pois o risco parece-me bastante grande e a taxa de juro muito pouco atrativa. Por essa taxa iriam para depósitos a prazo, para o risco, é preferível comprar ações, pois têm muito mais liquidez.
Provavelmente esse dinheiro deve ser para ir retirando do mercado, recomprando as que se vencem em Julho de 2015 e que têm uma taxa de juro enorme de 7%, e se assim for deve ser positivo (penso eu)
Estarei a pensar mal?
O segredo do sucesso é fazer do seu dever o seu lazer - "Mark Twain"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 74
Registado: 23/8/2011 17:38
Localização: 17

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por JorgeNevada » 4/6/2014 16:52

WofG Escreveu:http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR50723.pdf

As Obrigações serão emitidas ao par com um valor nominal de EUR 100.000 por Obrigação, com prazo de 5 anos e com um cupão fixo de entre 1,375% e 1,875% por ano, pagável, postecipadamente, em duas parcelas semestrais.
O preço inicial de conversão será definido com base num prémio de entre 30% e 35% acima do preço médio ponderado pelo volume das Ações na Euronext - Lisboa determinado no período que medeia entre o lançamento e a definição do preço da Oferta. O preço de conversão estará sujeito aos habituais ajustamentos de acordo com os termos e condições da emissão das Obrigações.
As Obrigações serão reembolsáveis ao par no seu vencimento. A Emitente terá o direito de reembolsar todas as Obrigações remanescentes ao par acrescido dos juros corridos no (ou após o) terceiro aniversário (mais 15 dias) da emissão das Obrigações, caso o valor agregado das Ações por Obrigação num período específico exceda 130% do valor nominal das Obrigações ou se 85% ou mais das Obrigações inicialmente emitidas tiverem sido convertidas, reembolsadas ou compradas e canceladas.


No limite, equivale a um AC no valor de 200milhões?


Não. Uma emissão de obrigações é mais dívida, um AC é uma emissão de novas ações para aumentar o market cap.
"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 283
Registado: 5/1/2014 17:11

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por pacheco1979 » 4/6/2014 16:47

Na minha opinião, noticia positiva para a cotada.... e mal entendida pelo mercado....

mas aqui vai, após o fecho do mercado:
Sonae fixa emissão de obrigações em 210,5 milhões e preço de conversão em 1,726 euros

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... euros.html
 
Mensagens: 565
Registado: 17/8/2013 23:25

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por WofG » 4/6/2014 11:07

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR50723.pdf

As Obrigações serão emitidas ao par com um valor nominal de EUR 100.000 por Obrigação, com prazo de 5 anos e com um cupão fixo de entre 1,375% e 1,875% por ano, pagável, postecipadamente, em duas parcelas semestrais.
O preço inicial de conversão será definido com base num prémio de entre 30% e 35% acima do preço médio ponderado pelo volume das Ações na Euronext - Lisboa determinado no período que medeia entre o lançamento e a definição do preço da Oferta. O preço de conversão estará sujeito aos habituais ajustamentos de acordo com os termos e condições da emissão das Obrigações.
As Obrigações serão reembolsáveis ao par no seu vencimento. A Emitente terá o direito de reembolsar todas as Obrigações remanescentes ao par acrescido dos juros corridos no (ou após o) terceiro aniversário (mais 15 dias) da emissão das Obrigações, caso o valor agregado das Ações por Obrigação num período específico exceda 130% do valor nominal das Obrigações ou se 85% ou mais das Obrigações inicialmente emitidas tiverem sido convertidas, reembolsadas ou compradas e canceladas.


No limite, equivale a um AC no valor de 200milhões?
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."

WingsofGold
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 335
Registado: 1/10/2010 15:17
Localização: 16

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por drlu » 30/5/2014 14:31

em nome da sinceridade, gostava de admitir que a minha análise partilhada há uns posts atrás, se revelou errada...
de facto, parece q a cotada está a seguir a sua LTD . não conseguiu vencer a resistência dos 1.33....
aliás, fechei hj a posição que detinha, com ganho marginal, mas achei por bem respeitar a máxima:" mais vale perder um ganho do que ganhar uma perda"...

esperemos pelos desenvolvimentos , para re-entrar..
abraço a todos;)
 
Mensagens: 61
Registado: 14/11/2008 16:01
Localização: 14

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Alcalar » 30/5/2014 13:28

Obrigado pela dica Ulisses. Inicialmente fiz o upload d gráfico em PDF e dps vi que a imagem não aparecia no post.

Entrei curto a 1.292, considerando uma potencial opinião desfavorável por parte dos Doutores do Palácio Raton.

Primeiro objetivo os 1.217, segundo objetivo os 1.152 na EMM200.

Saída do trade caso ela supere a linha de tendência descendente que rabisquei no gráfico. Em alternativa e aproveitando um "eventual" movimento ascendente do PSI planeio a compra de Acções no mesmo valor ganhando com a subida. (axo k a isto se chama hedging certo?)
 
Mensagens: 4
Registado: 29/5/2014 17:05

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por pacheco1979 » 30/5/2014 12:31

ela até rasgou os 1,32 e acima dos 1,33... apesar de não ter aguentado. mas continuo optimista para esta cotada.
 
Mensagens: 565
Registado: 17/8/2013 23:25

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 30/5/2014 12:17

Alcalar, não sei se é um sinal de fraqueza. Mas, para quem está de fora e quer entrar, faz sentido esperar por uma demonstração de força que seria a ruptura, em alta, dessa linha de tendência descendente que desenhaste no teu gráfico.

Já agora, era óptimo que guardasses o teu gráfico noutro ficheiro que não .pdf, pois veríamos logo no teu post sem termos que o abrir.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Alcalar » 30/5/2014 12:14

Bons dias caríssimos,

A Sonae tem registado descidas com aumento de volume. Na ultima subida o volume foi diminuindo cada vez mais não conseguindo superar os 1.32. Não será um sinal de fraqueza?

Imagem
 
Mensagens: 4
Registado: 29/5/2014 17:05

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por _Noah » 29/5/2014 10:54

E, se colocarem o gráfico ao contrário, poderá estar em formação um I H&S.

É só um palpite, logo, a cotação poderá bem vir mais cá baixo! :mrgreen:

Bom fim-de-semana.

_Noah
Anexos
Screen Shot 2014-05-29 at 10.49.49.png
___________________________________________
"I never attempt to make money on the stock market. I buy on the assumption that they could close the market the next day and not reopen it for five years" (Warren Buffet)

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 981
Registado: 25/7/2012 12:04
Localização: Algarve

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Limonov » 29/5/2014 9:24

Limonov,

Repara que o meu argumento relativo ao TC deixa em aberto todas as possibilidades e até o finalizei com :?: . O efeito já estará totalmente descontado como afirma o nmprc? Se bem que o chumbo do TC possa devolver rendimento disponível às famílias, que impacto terão as medidas alternativas (aumento da carga fiscal) sobre esse mesmo rendimento? Estou a recordar-me de duas das verdades fundamentais enunciadas pelo Mark Douglas no seu "Trading in te Zone": a) tudo pode acontecer e b) cada momento no mercado é único.

Abraço.[/quote]


Certo Roadster, entendi o ponto de vista.
O melhor será mesmo olhar apenas para o gráfico e esquecer o ruído exterior.

Abraço,

Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
 
Mensagens: 1402
Registado: 7/2/2014 18:03

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por ROADSTER 1 » 29/5/2014 1:07

Limonov Escreveu:Boas Roadster,

Obrigado pelo contributo.

Não sei até que ponto um chumbo, ou vários, do Constitucional não seria bom para a Sonae, se houver aumento do rendimento disponivel, as despesas tendem a subir para cobrir esse rendimento (acho que era o Parkison que dizia algo deste género, despesas sobem para cobrir os rendimentos).

O teu argumento é no sentido do efeito de contágio, caso o mercado encare mal um chumbo?

Abraço,

Limonov


Limonov,

Repara que o meu argumento relativo ao TC deixa em aberto todas as possibilidades e até o finalizei com :?: . O efeito já estará totalmente descontado como afirma o nmprc? Se bem que o chumbo do TC possa devolver rendimento disponível às famílias, que impacto terão as medidas alternativas (aumento da carga fiscal) sobre esse mesmo rendimento? Estou a recordar-me de duas das verdades fundamentais enunciadas pelo Mark Douglas no seu "Trading in te Zone": a) tudo pode acontecer e b) cada momento no mercado é único.

Abraço.
Há duas classes de autores de previsões: os que não sabem - e os que não sabem que não sabem

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 257
Registado: 7/5/2013 11:46
Localização: Cascais

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por nmprc » 28/5/2014 21:31

o chumbo do TC já está mais do que descontado... já todos sabemos que vai haver chumbo
 
Mensagens: 531
Registado: 29/11/2007 10:48
Localização: Lisboa

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Limonov » 28/5/2014 21:08

Boas Roadster,

Obrigado pelo contributo.

Não sei até que ponto um chumbo, ou vários, do Constitucional não seria bom para a Sonae, se houver aumento do rendimento disponivel, as despesas tendem a subir para cobrir esse rendimento (acho que era o Parkison que dizia algo deste género, despesas sobem para cobrir os rendimentos).

O teu argumento é no sentido do efeito de contágio, caso o mercado encare mal um chumbo?

Abraço,

Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
 
Mensagens: 1402
Registado: 7/2/2014 18:03

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por rsacramento » 28/5/2014 20:58

drlu Escreveu:tens razão. as minhas desculpas.
golden cross: cruzamento ascendente da MM 200 pela MM50;

estava a ver um gráfico de outra cotada e o erro foi meu. humildes desculpas:(
retiro essa parte do q postei acima.

tudo bem: todos nós, sem excepção, erramos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por ROADSTER 1 » 28/5/2014 20:49

Limonov Escreveu:Pelo gráfico do Ulisses o que vejo é uma ltd com 3 toques e a caminho do 4º.
Caso não supere a ltd, vejo uma possível descida até aos 1.10, que para além de suporte gráfico, é também, mais ou menos, onde está a mm200.

Não tenho posição, ando a estudar a sonae para possível entrada.

Opiniões contrárias ou corroborantes serão bem vindas.

Abraço,

Limonov


Olá Limonov,

Também venho acompanhando esta cotada para possivel reentrada e, concordando com a tua análise, acrescentaria o seguinte:

- Para além da LTD, há também que que superar consistentemente a resistência dos 1,33 logo acima e os volumes trannsacionados não revelam, até ao momento, força para tanto;
- A superação da resistência dos 7150 no PSI 20 poderá ajudar;
- Ao conrário do driu, não me parece que um RSI na zona dos 55 possa revelar uma situação de sobrecompra;
- A cotação ultrapassou as MME 21 e 50 o que pode ser um bom sinal;
- Aproxima-se a decisão do Tribunal Constitucional que pode trazer a cotação para níveis bem inferiores...ou talvez nao :?:

Há que continuar a acompanhar porque o desenlace pode estar para breve.

Abraço.
Há duas classes de autores de previsões: os que não sabem - e os que não sabem que não sabem

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 257
Registado: 7/5/2013 11:46
Localização: Cascais

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por drlu » 28/5/2014 18:48

tens razão. as minhas desculpas.
golden cross: cruzamento ascendente da MM 200 pela MM50;

estava a ver um gráfico de outra cotada e o erro foi meu. humildes desculpas:(
retiro essa parte do q postei acima.
 
Mensagens: 61
Registado: 14/11/2008 16:01
Localização: 14

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por rsacramento » 28/5/2014 18:32

drlu Escreveu:- além disso, chamo a atenção para o facto de ontem se ter verificado uma Golden cross!

sabes a que é que se chama golden cross? não houve nenhum cruzamento desses na sonae, ontem (nem sequer está por perto...)

nota: não atribuo qualquer relevância à golden crosss ou à death cross
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Limonov » 28/5/2014 16:06

Olá drlu,

Obrigado pelo comentário. Realmente é uma opinião distinta, o que é preciso é o pessoal ir discutido os diversos pontos de vista.
Também não sou especialista e a minha análise não é tão sofisticada, nesta cotada só me guiei pela LT, suportes e resistências.

Abraço,

Limovov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
 
Mensagens: 1402
Registado: 7/2/2014 18:03

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: APOCALIPZO, Bing [Bot], ciliegino, macau5m, Mmmartins, papamericano, Phil2014 e 360 visitantes