Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae SGPS - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por TheMolle » 11/6/2014 22:59

Neste momento estou de fora na Sonae, mas é esta a análise (resumida) que lhe faço:

- talvez possam ser traçadas outras LTd's, mas que me dizem desta? Depois de ter sido quebrada com um volume não muito elevado, mas mesmo assim significativo, hoje pode ter tido o seu re-teste. Seja como for, penso que temos aqui uma zona de suporte entre os 1,21 - 1,25€ que pode aguentar a acção caso esta decida continuar a rumar a sul.

Apesar de os volumes das descidas dos dias 15 de Maio e 4 de Junho serem preocupantes, parece-me que a Sonae ainda tem (muito) espaço para os longos. Neste momento parece estar a lateralizar entre o máximo anterior (1,39€) e os 1,25 - 1€ pelo que não me parece o momento ideal para entrar, seja a entrada longa ou curta visto estarmos precisamente a 7% de distância da resistência e do suporte.

Tendo em conta tudo isto, parece-me que vale a pena esperar para ver quem cede primeiro, se o suporte (1,21€) se a resistência (1,39€). A lateralizarão parece-me que não tem muito interesse, mas este é apenas o meu ponto de vista!

Relativamente à LTD que tracei no gráfico (escala logarítmica), mesmo que seja relevante e o dia de hoje tenha sido o seu re-teste, atribuo-lhe pouca importância pois nunca entraria longo sem ver a resistência quebrada em alta ou uma resposta em alta na chegada ao suporte!

Ficam "as linhas com que me coso" :D
Anexos
SONAE11062014.png
SONAE11062014GRAFICO.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 662
Registado: 19/7/2013 19:23

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por jgut » 11/6/2014 20:01

O gráfico a considerar é o da esquerda... :roll: é que ainda não apanhei o jeito :oh: quando fui gravar a imagem o programa dividiu-a... :-k
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1614
Registado: 27/3/2014 21:50

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por jgut » 11/6/2014 19:58

Boa tarde a todos os participantes deste forum,
Gostaria que alguém entendido no assunto fizesse um comentário à minha análise da sonae.
Obrigado!
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1614
Registado: 27/3/2014 21:50

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 11/6/2014 13:07

Aqui ficam os gráficos actualizados.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
sonae1.png
sonae2.png
sonae3.png
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por rackdoritos » 10/6/2014 13:52

Boa tarde.

Alguém pode colocar gráfico atualizado?

Obrigado e bons negócios.
Cumprimentos
 
Mensagens: 5
Registado: 26/5/2014 19:22

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por katolo » 9/6/2014 22:51

NurseTrader Escreveu:
A AT não faz milagres, eu sei, mas a AF faz?! Coheces alguma estratégia milagrosa?! Eu não... :shame:

É lógico que em bolsa, a tudo o segundo, investidores acham que vender um título é um excelente negócio e outros acham que fizeram uma compra fantástica...É esta beleza disto... :wink:


Tens toda a razão :wink:
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por WofG » 9/6/2014 22:44

A AT é fantástica mas, a mota Engil tem dado muito € e quando a malta procura um titulo atrativo no pai... Encontra a Sonae, será? Continuo longo....
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."

WingsofGold
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 335
Registado: 1/10/2010 15:17
Localização: 16

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por NurseTrader » 9/6/2014 21:16

katolo Escreveu:Exato,

Mas abrir uma posição curta em contraciclo com o mercado é um risco demasiado elevado...

A AT não faz milagres, é subjetiva e não adivinha o futuro...

PS: tenho posição e estou longo


Boas...

Sim, abrir uma posição curta é estar em contraciclo. Contudo isto também é uma estratégia de hedging da carteira. Utilizo as acções que têm dado mais sinais de fraqueza e a Sonae é sem dúvida uma delas.

A AT não faz milagres, eu sei, mas a AF faz?! Coheces alguma estratégia milagrosa?! Eu não... :shame:

É lógico que em bolsa, a tudo o segundo, investidores acham que vender um título é um excelente negócio e outros acham que fizeram uma compra fantástica...É esta beleza disto... :wink:
"O que o dinheiro faz por nós não compensa o que fazemos por ele." Gustave Flaubert
http://nursetrader.blogspot.pt/ - Alguns bitaites de um pequeno investidor AMADOR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 548
Registado: 29/11/2007 14:13
Localização: Póvoa de Varzim

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por fitas » 9/6/2014 18:16

Boas.
Tenho andado muito atento ao título.
Mas esta volatibilidade na bolsa cria demasiadas incertezas...

A solução é de facto ir acompanhando e este título. :-"

Estou dentro.

BN
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/6/2005 17:48
Localização: Figueira da Foz

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por katolo » 9/6/2014 18:04

Exato,

Mas abrir uma posição curta em contraciclo com o mercado é um risco demasiado elevado...

A AT não faz milagres, é subjetiva e não adivinha o futuro...

PS: tenho posição e estou longo
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por NurseTrader » 9/6/2014 17:09

Oberon Escreveu:
Senior2000 Escreveu:
MME5 Escreveu:Gostei do raciocínio :clap:


Eu também gostei...mas na bolsa às vezes tudo muda em minutos. Parece que foi o caso :(


Podemos dar por falhado esse plano curto? :)

disclaimer: longo na SON


A LTD ficou de facto comprometida com a sessão de hoje. Contudo a sequência de lower-highs ainda não.
Estou tranquilo. O plano foi traçado, o stop está lá.
Fiquei contente por terem apreciado a minha fundamentação. Pode sempre correr mal, mas quando fazemos tudo correcto e somos rigorosos, até lidamos melhor com esse insucesso. :wink:
"O que o dinheiro faz por nós não compensa o que fazemos por ele." Gustave Flaubert
http://nursetrader.blogspot.pt/ - Alguns bitaites de um pequeno investidor AMADOR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 548
Registado: 29/11/2007 14:13
Localização: Póvoa de Varzim

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Pickbull » 9/6/2014 17:06

Oberon Escreveu:
Senior2000 Escreveu:
MME5 Escreveu:Gostei do raciocínio :clap:


Eu também gostei...mas na bolsa às vezes tudo muda em minutos. Parece que foi o caso :(


Podemos dar por falhado esse plano curto? :)

disclaimer: longo na SON


Eu estou fora mas o plano apresentado apresenta um stop loss que ainda está acima do fecho de hoje.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Oberon » 9/6/2014 16:24

Senior2000 Escreveu:
MME5 Escreveu:Gostei do raciocínio :clap:


Eu também gostei...mas na bolsa às vezes tudo muda em minutos. Parece que foi o caso :(


Podemos dar por falhado esse plano curto? :)

disclaimer: longo na SON
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 238
Registado: 14/4/2011 15:12
Localização: 16

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Senior2000 » 9/6/2014 13:35

MME5 Escreveu:Gostei do raciocínio :clap:


Eu também gostei...mas na bolsa às vezes tudo muda em minutos. Parece que foi o caso :(
 
Mensagens: 62
Registado: 1/5/2014 22:58

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por MME5 » 9/6/2014 13:18

Gostei do raciocínio :clap:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 697
Registado: 26/10/2013 19:07

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por NurseTrader » 9/6/2014 12:55

Boas...

Abri hoje um curto na Sonae baseado na estratégia 1-2-3 Trend Change.

Então é assim- Pontos 1-2-3 do Trend Change:
1-Quebrou a LTA que vinha desde há 1 ano- ponto 1 do gráfico
2-Fez dois lower-highs- ponto 2 do gráfico
3-Quebrou o ponto de inversão após a quebra da LTA- Ponto 3 do gráfico

Mais 3 notas importantes:
-Forte volume nas quedas conforme saliento no gráfico;
-A LTD que se formou já tem mais de 4 toques;
-A relação risco/benefício é de 1/2 conforme mostro no gráfico.

Ficam os gráficos:
Anexos
SON.CP.09062014.PNG
SON.CP.09062014.PNG (58.38 KiB) Visualizado 8589 vezes
SON.MP.09062014.PNG
SON.MP.09062014.PNG (52.84 KiB) Visualizado 8589 vezes
"O que o dinheiro faz por nós não compensa o que fazemos por ele." Gustave Flaubert
http://nursetrader.blogspot.pt/ - Alguns bitaites de um pequeno investidor AMADOR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 548
Registado: 29/11/2007 14:13
Localização: Póvoa de Varzim

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por yaya » 5/6/2014 18:02

Não vale a pena arranjar explicações basta olhar para os gráficos.

Gráfico mensal atingiu um RSI de quase 90 e inicia período de alívio. O RSI já vai abaixo da MA o que é sinal de menos força.
Anexos
04 - m.png
04 - m.png (34.18 KiB) Visualizado 4063 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1833
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por pacheco1979 » 4/6/2014 21:16

Nada como esperar pelo dia de amanha para perceber o movimento de hoje.... foi susto pelo desconhecimento da operação? ou foi movimento de saída que irá continuar?

a verdade é que não acabou em mínimos... e continuo a achar que a operação é boa para a cotada....

quanto ao que tanto se fala por aqui, não me parece que saibam mais que os ditos investidores (que já devem estar garantidos), por isso se eles vão entrar não é por receberem menos que num depósito a prazo....
 
Mensagens: 565
Registado: 17/8/2013 23:25

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por JorgeNevada » 4/6/2014 21:02

katolo Escreveu:Cá por mim, mais um disparate dos pequenos investidores que a qualquer notícia disparam a vender! Como tenho dito, anda tudo muito nervoso :wink:


Não são os pequenos investidores que mexem as ações. Hoje foram negociadas 9M ações, o triplo da médias dos últimos 30 dias, o que significa que foram negociados mais de 10 Milhões de euros só hoje... acredita que não foram os pequeninos investidores os responsáveis por este movimento.
Não substimes os movimentos do mercado com racionalizações , isso é um exercício que sai caro.

Tecnicamente, a SONAE está com mau aspecto, já com 3 máximos relativos cada vez menores, e o padrão de higher lows também ja foi quebrado.

Disclaimer: estou curto na sonae.
"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 283
Registado: 5/1/2014 17:11

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por katolo » 4/6/2014 19:22

Artista Romeno Escreveu:
nem tanto ao mar nem tanto à terra... se o potencial fosse tao forte o preço de conversao era ai 2 euros


Concerteza que não deixa de ser um risco para os institucionais e claro que eles quererão um fator de conversão que lhes permita ter ações a desconto aquando da maturidade da dívida...

Como acionista, esta notícia só me deixa mais tranquilo relativamente à evolução dos títulos...
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Blue Epsilon » 4/6/2014 19:11

katolo Escreveu:Não percebo qual a preocupação nem a venda massiva hoje. É uma emissão para institucionais (provavelmente já está garantida) e não há sequer entrada de novas ações no mercado. Além do mais baixa os juros da dívida e aumenta a maturidade da mesma, sendo que esta será convertida por capital.

E se os institucionais vão investir, aceitam um cupão tão baixo e o preço de conversão é porque acreditam no potencial do título a longo-prazo...

Eu vejo uma excelente notícia! Estarei tolo?

Cá por mim, mais um disparate dos pequenos investidores que a qualquer notícia disparam a vender! Como tenho dito, anda tudo muito nervoso :wink:


Os contornos da operação só sairam depois do fecho do mercado. Talvez tenha descido hoje precisamente por ainda não estarem claros esses detalhes.
Esperemos que amanhã seja um dia de subida...
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1325
Registado: 29/11/2007 2:13
Localização: Porto

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Artista Romeno » 4/6/2014 19:10

katolo Escreveu:Não percebo qual a preocupação nem a venda massiva hoje. É uma emissão para institucionais (provavelmente já está garantida) e não há sequer entrada de novas ações no mercado. Além do mais baixa os juros da dívida e aumenta a maturidade da mesma, sendo que esta será convertida por capital.

E se os institucionais vão investir, aceitam um cupão tão baixo e o preço de conversão é porque acreditam no potencial do título a longo-prazo...

Eu vejo uma excelente notícia! Estarei tolo?

Cá por mim, mais um disparate dos pequenos investidores que a qualquer notícia disparam a vender! Como tenho dito, anda tudo muito nervoso :wink:
nem tanto ao mar nem tanto à terra... se o potencial fosse tao forte o preço de conversao era ai 2 euros
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por katolo » 4/6/2014 19:07

Não percebo qual a preocupação nem a venda massiva hoje. É uma emissão para institucionais (provavelmente já está garantida) e não há sequer entrada de novas ações no mercado. Além do mais baixa os juros da dívida e aumenta a maturidade da mesma, sendo que esta será convertida por capital.

E se os institucionais vão investir, aceitam um cupão tão baixo e o preço de conversão é porque acreditam no potencial do título a longo-prazo...

Eu vejo uma excelente notícia! Estarei tolo?

Cá por mim, mais um disparate dos pequenos investidores que a qualquer notícia disparam a vender! Como tenho dito, anda tudo muito nervoso :wink:
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Artista Romeno » 4/6/2014 18:27

vaskom1973 Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:
vaskom1973 Escreveu:Uma questão para quem souber responder.

Para atrair os ditos investidores institucionais, a cotação não terá de subir nos próximos dias? Para tornar mais atractivo o investimento, pois a taxa de juro é um pouco baixa para os valores envolvidos.

Cumpr.,


Não necessáriamente... o que interessa é ao longo dos cinco anos que o valor em algum momento ultrapasse os 1,726 e por quanto mais melhor, investidores insitucionais não são artistas, sabem bem ou possuem que lhes diga o valor da sonae e a probabilidade de excercer a opção implicita


Concordo. Mas no momento da aquisição das obrigações, não será mais atractivo para os investidores ter a cotação, por exemplo, a 1,40€ do que a 1,20€? Ou seja, um valor mais próximo dos 1,726€.

eventualmente sim... mas eu normalmente nao raciocino por ses... sera suficientemente forte para a sonae ou um IB colocador puxar as acções não sei....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por vaskom1973 » 4/6/2014 18:24

Artista Romeno Escreveu:
vaskom1973 Escreveu:Uma questão para quem souber responder.

Para atrair os ditos investidores institucionais, a cotação não terá de subir nos próximos dias? Para tornar mais atractivo o investimento, pois a taxa de juro é um pouco baixa para os valores envolvidos.

Cumpr.,


Não necessáriamente... o que interessa é ao longo dos cinco anos que o valor em algum momento ultrapasse os 1,726 e por quanto mais melhor, investidores insitucionais não são artistas, sabem bem ou possuem que lhes diga o valor da sonae e a probabilidade de excercer a opção implicita


Concordo. Mas no momento da aquisição das obrigações, não será mais atractivo para os investidores ter a cotação, por exemplo, a 1,40€ do que a 1,20€? Ou seja, um valor mais próximo dos 1,726€.
 
Mensagens: 17
Registado: 14/5/2014 18:48

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Alfa Trader, Bing [Bot], Dijuse19191919292, Ferreiratrade, Goya777, JAAMC, latbal, m-m, malakas, MR32, nunorpsilva, PMP69, rs521, silva_39, Tx9262, vasco007 e 146 visitantes